fundamentos em avaliação psicológica - monitoria - exercÍcio

19
Fundamentos em Avaliação Psicológica Monitoria – Questões para discussão Fundamentos da Testagem Psicológica - Cap. 1 Susana Urbina

Upload: samuel-santos

Post on 06-Dec-2015

12 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Exercício - Histórico, aplicação, usuários e qualificação dos mesmo no campo da testagem e avaliação psicológica

TRANSCRIPT

Page 1: Fundamentos Em Avaliação Psicológica - Monitoria - EXERCÍCIO

Fundamentos em Avaliação Psicológica

Monitoria – Questões para discussão

Fundamentos da Testagem Psicológica - Cap. 1 Susana Urbina

Page 2: Fundamentos Em Avaliação Psicológica - Monitoria - EXERCÍCIO

I - Defina e diferencie o que é teste de outros instrumentos psicológicos.

Page 3: Fundamentos Em Avaliação Psicológica - Monitoria - EXERCÍCIO

Os testes psicológicos seguem classificados como PRIVATIVOS DA PSICOLOGIA, ou seja, trata-se de teste psicológico que pode ser utilizado profissionalmente apenas por psicólogos;

OS NÃO PRIVATIVOS são instrumentos que podem ser utilizados profissionalmente tanto pela Psicologia (se houver embasamento teórico que respalde sua utilização, conforme prevê o Código de Ética Profissional do Psicólogo) quanto por outras profissões.

Se alguma das condições mencionadas na definição não for satisfeita, o procedimento em questão não pode ser chamado acuradamente de teste psicológico!

Page 4: Fundamentos Em Avaliação Psicológica - Monitoria - EXERCÍCIO

II - Identifique os principais antecedentes da testagem psicológica no campo ocupacional, da educação, da clinica e da testagem moderna na psicologia científica. Campo ocupacional (como selecionar os melhores

candidatos possíveis para um determinado emprego)

- SÃO os precursores mais antigos da testagem psicológica.

- ANTIGO Império chinês, sistema de exames competitivos para selecionar indivíduos merecedores de posições governamentais, abolido em 1905.

- INSPIROU as seleções ao serviço público da Inglaterra, na década de 1850,

- QUE, por sua vez, estimularam a criação do Concurso Nacional para o Serviço Publico dos Estados Unidos, na década de 1860.

Page 5: Fundamentos Em Avaliação Psicológica - Monitoria - EXERCÍCIO

Campo da educação (e como determinar se os estudantes adquiriram o conhecimento ou as habilidades que seus professores tentaram lhes transmitir).

- Ocorreu na Idade Média, com o surgimento das primeiras universidades europeias, no século XIII.

- Por volta desta época, o grau universitário passou a ser usado como forma de certificar a qualificação para ensinar, e exames orais formais começaram a ser aplicados para dar aos candidatos a um diploma a oportunidade de demonstrar sua competência.

- Ao final do século XIX, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos, estas provas já estavam bem-estabelecidas como método para determinar quem deveria receber um diploma universitário e quem estava capacitado a exercer profissões liberais como medicina ou direito.

Page 6: Fundamentos Em Avaliação Psicológica - Monitoria - EXERCÍCIO

Campo da clínica

- DIVERSOS ANTECEDENTES dos testes psicológicos se originaram no campo da psiquiatria, uns na Alemanha, na segunda metade do século XIX e outros na França no inicio desse mesmo século - avaliação do funcionamento cognitivo de pacientes com vários tipos de transtornos.

- MUITAS TÉCNICAS desenvolvidas no século XIX foram incorporadas em testes modernos que ainda estão em uso, devido a sua engenhosidade.

- APESAR DA ENGENHOSIDADE, os criadores dos primeiros precursores dos testes clínicos eram prejudicados por pelo menos dois fatores:

Escassez de conhecimento (superstições e concepções equivocadas)

Falta de padronização

Page 7: Fundamentos Em Avaliação Psicológica - Monitoria - EXERCÍCIO

Campo da psicologia científica

- AS INVESTIGAÇÕES DOS PSICOFÍSICOS alemães Weber e Fechner, em meados do século XIX, iniciaram uma serie de avanços que culminaram na criação, por Wilhelm Wundt, em 1879, do primeiro laboratório dedicado a pesquisa de natureza puramente psicológica, em Leipzig - Sensação e percepção.

- A ÊNFASE NA NECESSIDADE DE PRECISÃO DAS MENSURAÇÕES e de condições padronizadas de laboratório provaria ser uma contribuição importante para o campo incipiente da testagem psicológica.

Galton Cattell Hermann Ebbinghaus

Page 8: Fundamentos Em Avaliação Psicológica - Monitoria - EXERCÍCIO

III - Caracterize o surgimento da moderna testagem psicológica, o nascimento do Q I e a testagem em grupo. No inicio do século XX, tinha-se os elementos

necessários para o surgimento dos primeiros testes psicológicos modernos:

- Os testes laboratoriais e ferramentas geradas pelos primeiros psicólogos experimentais na Alemanha;

- Os instrumentos de mensuração e técnicas estatísticas desenvolvidos por Galton e seus alunos para coleta e analise de dados sobre diferenças individuais.

- A acumulação de achados significativos nas ciências da psicologia, psiquiatria e neurologia;

- Em 1904 Alfred Binet foi indicado para criar um método para avaliar crianças que, devido retardo mental ou outros atrasos no desenvolvimento, no ensino regular público não conseguiam se beneficiar das classes e precisavam de educação especial;

Page 9: Fundamentos Em Avaliação Psicológica - Monitoria - EXERCÍCIO

III - Caracterize o surgimento da moderna testagem psicológica, o nascimento do Q I e a testagem em grupo. No inicio do século XX, tinha-se os elementos

necessários para o surgimento dos primeiros testes psicológicos modernos:

- Em 1905, Binet e seu colaborador Simon publicam o primeiro instrumento útil para mensurar a capacidade cognitiva geral, ou inteligência global: a escala Binet-Simon;

O nascimento do Q. I

Em1911, o psicólogo alemão William Stern propôs que o nível mental obtido na escala Binet-Simon, rebatizado de escore de idade mental, fosse dividido pela idade cronológica do sujeito para se obter um quociente mental que representaria de forma mais precisa a capacidade em diferentes idades. Para eliminar a casa decimal, o quociente mental era multiplicado por 100 - se tornou conhecido como quociente de inteligência, ou QI. Charles Spearman

Page 10: Fundamentos Em Avaliação Psicológica - Monitoria - EXERCÍCIO

Testagem em grupo

Com a entrada dos Estados Unidos na Primeira G.M. em 1917, o presidente da APA, Robert Yerkes, organizou uma comissão de psicólogos para ajudar na alocação de pessoal no exercito.

- Army Alpha (oito subtestes - capacidades verbais, numéricas e de raciocínio, julgamento pratico e informações gerais – para ser administrado a mais de um milhão de recrutas)

Para construí-lo a comissão se baseou em um protótipo de teste grupal inédito desenvolvido por Arthur Otis, que tinha criado itens de múltipla escolha, pontuado de modo objetivo.

O Army Alpha provou-se extremamente útil, e foi seguido rapidamente pelo Army Beta, um teste supostamente equivalente, mas que não demandava leitura, e por isso podia ser usado com recrutas analfabetos ou que não falassem inglês.

Testes militares / Thorndike

Page 11: Fundamentos Em Avaliação Psicológica - Monitoria - EXERCÍCIO

VI - Caracterize outros avanços na testagem psicológica.Com o êxito alcançado com os testes militares e as escalas Binet, surgiram novos instrumentos.

A testagem padronizada no contexto educacional◦ Testes padronizados de realização acadêmica

- Escala de caligrafia de Thorndike◦ Testes de aptidão escolar

- Usados para fins de admissão em faculdades e universidades

Testagem de pessoal e orientação vocacional◦ Testes de aptidão e habilidades especiais- a) identificar as habilidades necessárias para um

determinado papel ocupacional por meio de uma análise do trabalho;

- b) avaliar a aptidão através dos testes; - c) correlacionar os resultados dos testes e

mensurações do desempenho no trabalho.

Page 12: Fundamentos Em Avaliação Psicológica - Monitoria - EXERCÍCIO

Baterias de aptidões múltiplas

Na década de 1940, o uso de testes de habilidades separadas no aconselhamento vocacional seria substituído, em grande parte, por baterias de aptidões múltiplas, desenvolvidas por meio das técnicas de analise fatorial propostas por Spearman e aperfeiçoadas na Inglaterra e nos Estados Unidos ao longo dos anos de 1920 e 1930.

Mensuração de interesses

Em 1914, Truman L. Kelley produziu um Teste de Interesses simples, possivelmente o primeiro inventario de interesses criado, com itens relativos a preferências em materias de leitura e atividades de lazer, bem como alguns que envolviam conhecimento de palavras e informações gerais.

Page 13: Fundamentos Em Avaliação Psicológica - Monitoria - EXERCÍCIO

Testagem na clínica

◦ Inventários de personalidade

- O primeiro dispositivo deste tipo foi a Lista de Dados Pessoais Woodsworth, um questionário desenvolvido durante a primeira GM para fazer a triagem de recrutas que pudessem sofrer de doenças mentais.

- Inventario Multifásico Minnesota da Personalidade - MMPI (o mais bem sucedido da época e usado até hoje).

◦ Técnicas projetivas- O Teste de Rorschach- Teste de Apercepção Temática - TAT

◦ Testes neuropsicológicos

Page 14: Fundamentos Em Avaliação Psicológica - Monitoria - EXERCÍCIO

V - Indique os usos atuais dos testes e diferencie a testagem psicológica da avaliação psicológica além de qualificar os usuários dos testes e as fontes de informações sobre os testes.

Atualmente as testagens, de modo geral, são mais sofisticadas metodologicamente e embasadas de forma mais consistente do que em qualquer época do passado.

O uso atual dos testes, que acontece em uma ampla variedade de situações, pode ser classificado em três categorias:

(a) tomada de decisões,

(b) pesquisas psicológicas e

(c) autoconhecimento e desenvolvimento pessoal

Page 15: Fundamentos Em Avaliação Psicológica - Monitoria - EXERCÍCIO

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA x TESTAGEM PSICOLÓGICA

◦ Testes (testagem) e avalição psicológica não são sinônimos.

Passos no processo de avaliação

◦ Identificar seus objetivos do modo mais claro possível

◦ Na maioria dos casos a avaliação termina com um relatório verbal ou escrito, comunicando as conclusões as pessoas que solicitaram a avaliação

◦ Seleção apropriada nos instrumentos que serão usados na coleta de dados, a cuidadosa administração, pontuação e interpretação e – o mais importante – o uso criterioso dos dados coletados para fazer inferências a respeito da questão proposta.

Page 16: Fundamentos Em Avaliação Psicológica - Monitoria - EXERCÍCIO

◦ Este último passo vai além dos procedimentos psicométricos e requer o conhecimento da área a qual a questão se refere, como serviços de saúde, colocação educacional, psicopatologia, comportamento organizacional ou criminologia, entre outros.

◦Exemplos de questões que se prestam a investigação através da avaliação psicológica incluem:

– questões diagnósticas: como diferenciar entre depressão e demência;– predições: como estimar a probabilidade de comportamento suicida ouhomicida;– julgamentos avaliativos: como os envolvidos em decisões sobre a guardade crianças ou na avaliação da eficácia de programas ou intervenções.

Page 17: Fundamentos Em Avaliação Psicológica - Monitoria - EXERCÍCIO

Os testes psicológicos podem ser componentes-chave da avaliação psicológica, mas os dois processos diferem fundamentalmente em aspectos importantes:

Page 18: Fundamentos Em Avaliação Psicológica - Monitoria - EXERCÍCIO
Page 19: Fundamentos Em Avaliação Psicológica - Monitoria - EXERCÍCIO

Avaliação Psicológica ≠ Testagem

Avaliação

Psicológica

Testes Psicológic

os

Observação

Entrevista

Dinâmicas de

Grupos