fundaÇÃo universitÁria de cardiologia unidade de … · estratificação de risco e definição...

15
1 INSTRUÇÕES: A grade de resposta, na última folha da prova, é o único documento valido para a correção e classificação. Nela deve ser utilizada somente caneta esferográfica azul ou preta; Não serão entregues os cadernos de provas que deve ser devolvido, obrigatoriamente, junto com a folha de respostas; O gabarito da prova objetiva e a prova serão divulgados no dia 25 de novembro de 2019, segunda-feira e ficará disponível por 24 horas na página do IC/FUC. Todas as datas e demais informações referentes ao processo seletivo encontram-se no edital disponível na página do IC/FUC Prova com 30 questões /15 páginas BOA PROVA! FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE CARDIOLOGIA UNIDADE DE ENSINO - COREME INSTITUTO DE CARDIOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL EDITAL 03/2019 PROVA TEÓRICA CONCURSO DE SELEÇÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA: ÁREA DE ATUAÇÃO: ECOCARDIOGRAFIA 2019/2020 NOME DO CANDIDATO: _________________________________________________________ ASSINATURA: _________________________________________________________________

Upload: others

Post on 26-Oct-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE CARDIOLOGIA UNIDADE DE … · estratificação de risco e definição terapêutica. e) A ecocardiografia deve ser realizada em todos os pacientes com

1

INSTRUÇÕES:

A grade de resposta, na última folha da prova, é o único documento valido para a correção e classificação. Nela deve ser utilizada somente caneta esferográfica azul ou preta; Não serão entregues os cadernos de provas que deve ser devolvido, obrigatoriamente, junto com a folha de respostas;

O gabarito da prova objetiva e a prova serão divulgados no dia 25 de novembro de 2019, segunda-feira e ficará disponível por 24 horas na página do IC/FUC.

Todas as datas e demais informações referentes ao processo seletivo encontram-se no edital disponível na página do IC/FUC

Prova com 30 questões /15 páginas

BOA PROVA!

FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE CARDIOLOGIA UNIDADE DE ENSINO - COREME

INSTITUTO DE CARDIOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL EDITAL 03/2019

PROVA TEÓRICA CONCURSO DE SELEÇÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA:

ÁREA DE ATUAÇÃO: ECOCARDIOGRAFIA

2019/2020

NOME DO CANDIDATO: _________________________________________________________

ASSINATURA: _________________________________________________________________

Page 2: FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE CARDIOLOGIA UNIDADE DE … · estratificação de risco e definição terapêutica. e) A ecocardiografia deve ser realizada em todos os pacientes com

2

1. A manobra de cócoras induz modificações auscultatórias em várias patologias. Qual das

afirmações abaixo é INCORRETA?

a) Ocorre aumento dos sopros das insuficiências mitral e aórtica. b) Induz aumento da soprologia encontrada na miocardiopatia hipertrófica obstrutiva. c) Aumenta a intensidade e extensão do sopro sistólico da Tetralogia de Fallot d) Provoca redução do sopro sistólico da miocardiopatia hipertrófica obstrutiva. e) Pode induzir aumento do sopro encontrado na CIV.

2. Qual dos descritos abaixo é o achado presente no pulso venoso jugular utilizado para a

confirmação diagnóstica de pericardite constritiva?

a) Aumento de ondas reversas durante a fase inspiratória. b) Ventricularização do pulso venoso por onda V pronunciada. c) Onda A tipo canhão. d) Descenso X pronunciado, maior que o correspondente Y. e) Acentuação de ondas reversas em expiração.

3. Das assertivas abaixo, assinale a afirmação INCORRETA:

a) Intervalo A2/Estalido de Abertura Mitral encurtado relaciona-se à estenose mitral importante.

b) PACE em VD induz desdobramento paradoxal de B2. c) “Knock” pericárdico mostra-se mais atrasado em relação à B2 e de frequência mais

baixa, quando comparado com a B3 usual de VD. d) Comunicação interventricular e insuficiência mitral severa podem gerar desdobramento

amplo e variável de B2. e) Síndrome de WPW (pré-excitação em VD) está relacionada a desdobramento paradoxal

de B2.

4. Paciente feminina, 30 anos, assintomática, apresenta-se com sopro sistólico melhor audível

no ápice, porém com irradiação medial e para área aórtica. Encontra-se presente click

sistólico associado ao sopro. Qual a etiologia mais provável deste achado auscultatório?

a) Miocardiopatia hipertrófica obstrutiva. b) Prolapso valvar mitral de folheto anterior. c) Estenose valvar aórtica. d) Prolapso valvar mitral de folheto posterior. e) Anel subvalvar aórtico.

Page 3: FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE CARDIOLOGIA UNIDADE DE … · estratificação de risco e definição terapêutica. e) A ecocardiografia deve ser realizada em todos os pacientes com

3

5. Paciente feminina, pós mastectomia por câncer de mama, com radioterapia e

quimioterapia prévias, interna com dispnéia, taquicardia sinusal e hipotensão. Mensuração

da pressão arterial revela ruídos de Korotkoff iniciando em 90mmHg coincidentes com a

expiração , observando-se sons auscultatórios independentes da fase respiratória somente

com PA=70mmHg. Foi realizado um ecocardiograma à beira do leito. Qual foi o achado mais

provável encontrado?

a) Estenose valvar aórtica calcificada de grau severo. b) Pericárdio espessado e calcificado. c) Derrame pericárdico importante. d) Ventrículo esquerdo dilatado e com disfunção contrátil importante. e) Acinesia extensa de região miocárdica dependente da artéria descendente anterior.

6. Qual das alternativas abaixo não é considerada causa de injúria miocárdica por redução da

perfusão miocárdica:

a) Disfunção microvascular b) Hipertensão arterial severa com ou sem hipertrofia ventricular esquerda c) Dissecção arterial coronariana d) Insuficiência respiratória e) Bradiarritmia sustentada

7. Sobre infarto miocárdio tipo 2, analise as afirmações abaixo.

I. Ruptura aguda da placa aterotrombótica não é característica do IAM tipo 2. II. Aterosclerose coronariana é um achado comum nos pacientes com infarto miocárdio

tipo 2 submetidos a angiografia. Geralmente, esses pacientes têm prognóstico semelhante comparado com aqueles sem doença arterial coronariana.

III. Dissecção arterial coronariana espontânea com ou sem hematoma intramural é outra condição não aterosclerótica que pode ocorrer, especialmente em mulheres jovens.

IV. Surgimento de onda Q patológica e evidência de novas alterações da mobilidade segmentar ou perda da viabilidade miocárdica ventricular esquerda são critérios diagnósticos que devem ser considerados quando há alteração no valor da troponina.

São corretas: a) I e II b) I e III c) I, III e IV d) II, III e IV e) I, II, III e IV

Page 4: FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE CARDIOLOGIA UNIDADE DE … · estratificação de risco e definição terapêutica. e) A ecocardiografia deve ser realizada em todos os pacientes com

4

8. Em relação ao manejo do infarto agudo do miocárdico com supradesnivelamento do

segmento ST (IAMCSST), é incorreto:

a) Dupla agregação antiplaquetária na forma de aspirina mais ticagrelor ou prasugrel (ou clopidogrel se ticagrelor ou prasugrel não estiverem disponíveis ou forem contraindicados), é recomendada por 12 meses após a intervenção coronariana percutânea, a menos que haja contraindicações como risco de sangramento excessivo.

b) Recomenda-se angiografia precoce (dentro de 24 hs) se os sintomas são completamente aliviados e a elevação do segmento ST é completamente normalizada espontaneamente ou após administração de nitroglicerina (desde que não haja recorrência dos sintomas ou elevação do segmento ST).

c) Ecocardiograma de urgência é indicado em pacientes com choque cardiogênico e/ou instabilidade hemodinâmica ou na suspeita de complicações mecânicas sem atrasar a angiografia.

d) Prasugrel ou ticagrelor podem ser usados em pacientes com história prévia de acidente vascular cerebral hemorrágico, em pacientes em uso de anticoagulante oral ou em pacientes com doença hepática de grau moderado a grave.

e) Inibidores da ECA são recomendados, começando nas primeiras 24 horas do IAMCSST, em pacientes com evidência de insuficiência cardíaca, disfunção sistólica do VE, diabetes ou infarto anterior.

9. Analise as afirmações a respeito das complicações do infarto agudo do miocárdico com

supradesnivelamento do segmento ST (IAMCCST).

I) Disfunção sistólica ventricular esquerda é a consequência mais frequente do IAMCSST e é um preditor independente de mortalidade.

II) Betabloqueador é recomendado em pacientes com fração de ejeção ventricular esquerda ≤40% e/ou insuficiência cardíaca após estabilização para reduzir risco de morte, infarto miocárdico recorrente e hospitalização por insuficiência cardíaca.

III) No choque cardiogênico, a angioplastia percutânea de vaso não culpado está indicada durante o procedimento primário (classe Ia).

IV) Agentes inotrópicos geralmente melhoram a hemodinâmica de pacientes em choque cardiogênico, aumentando significantemente a sobrevida hospitalar.

Estão corretas: a) I e II b) I e IV c) I, II e III d) I, III e IV e) I, II, III e IV

Page 5: FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE CARDIOLOGIA UNIDADE DE … · estratificação de risco e definição terapêutica. e) A ecocardiografia deve ser realizada em todos os pacientes com

5

10. Quanto ao tromboembolismo pulmonar (TEP) é correto afirmar que:

a) Quando utilizamos os critérios de Wells para avaliação da probabilidade de TEP, uma pontuação acima de 4, indica baixa probabilidade diagnóstica.

b) A alteração eletrocardiográfica S1 Q3 T3 está sempre presente no diagnóstico de TEP maciço.

c) D-Dímeros devem ser solicitados para pacientes com alta probabilidade clínica de TEP para confirmação diagnóstica.

d) Em pacientes com diagnóstico de TEP a avaliação das dimensões e função do ventrículo direito, bem como a avaliação dos biomarcadores são fatores utilizados para estratificação de risco e definição terapêutica.

e) A ecocardiografia deve ser realizada em todos os pacientes com suspeita clínica de TEP para confirmação diagnóstica.

11. Quanto aos fatores prognósticos em pacientes com Hipertensão Arterial Pulmonar é

correto afirmar que:

a) Níveis plasmáticos de BNP não estão relacionados ao prognóstico. b) Quanto mais lenta a progressão dos sintomas, pior o prognóstico. c) Teste de caminhada de 6 minutos (6MVD) não é utilizado para avaliação prognóstica. d) Presença de derrame pericárdico na ecocardiografia não se correlaciona com o

prognóstico. e) Presença de síncope está relacionada a pior prognóstico.

12. Em relação as miocardiopatias é correto afirmar que:

a) A avaliação da função contrátil do ventrículo direito através da ecocardiografia evidenciando uma mudança da área fracional (FAC) < 40%, constitui critério maior para o diagnóstico de miocardiopatia arritmogênica de ventrículo direito.

b) A amiloidose primária ou amiloidose de cadeias leves (AL) acomete usualmente pacientes acima dos 50 anos, havendo envolvimento cardíaco em 50% dos casos.

c) O risco de miocardiopatia periparto é maior em pacientes jovens e na primeira gestação. d) Na fase aguda da miocardiopatia de Takotsubo não há alteração nos níveis de peptídeos

natriurético (BNP ou NT-proBNP). e) Nas miocardiopatias restritivas a presença de fibrilação atrial não é frequente.

Page 6: FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE CARDIOLOGIA UNIDADE DE … · estratificação de risco e definição terapêutica. e) A ecocardiografia deve ser realizada em todos os pacientes com

6

13. Em relação ao forame oval patente (FOP) podemos afirmar, EXCETO:

a) O FOP é um pequeno defeito anatômico originado pela falta de tecido entre os septosprimum e secundum durante a formação do septo interatrial, que pode resultar em pequena comunicação entre os átrios direito e esquerdo, sem determinar sobrecarga hemodinâmica entre as mesmas.

b) Variáveis como tamanho do FOP, anatomia atrial direita, condições hemodinâmicas, presença de aneurisma de septo interatrial e presença de trombos no sistema venoso contribuem para o risco de embolização paradoxal sistêmica.

c) A trombose venosa em região pélvica é encontrada com mais frequência em acidentes vasculares cerebrais (AVC) criptogênicos em pacientes jovens, em comparação com pacientes com AVCs de causas conhecidas.

d) A relação direta entre causa e efeito do FOP em pacientes com AVC ainda é considerada questionável, embora a literatura sugira uma forte associação entre ambas as condições.

e) Os ensaios clínicos que comparam os resultados da oclusão endovascular do FOP com o tratamento medicamentoso (AAS ou varvarina) na prevenção secundária do AVC demonstram resultados semelhantes, embora uma meta-análise publicada em 2016 e ensaios clínicos publicados após essa data demonstram uma pequena redução da probabilidade de recorrência do AVC nos pacientes submetidos ao fechamento endovascular.

14. Em relação aos tumores cardíacos, podemos afirmar, EXCETO:

a) Os rabdomiomas são os tumores cardíacos mais frequentes em crianças, havendo na maioria dos casos sinais ou histórico familiar de esclerose tuberosa associada, sendo o tratamento cirúrgico normalmente não necessário.

b) Os mixomas apresentam um pico de incidência entre os 40 e 60 anos de idade, havendo predileção pelo sexo feminino na proporção de 3:1.

c) O Complexo de Carney, caracterizado pela presença de mixomas extracardíacos (cutâneo, mama), hiperpigmentação da pele, hiperatividade adrenal e testicular e tumores pituitários, pode ocasionalmente ser visto na forma familiar dos mixomas.

d) Os fibroelastomas papilares são tumores normalmente únicos e menores que 2 cm, acometendo mais frequentemente a valva aórtica, seguida da valva mitral.

e) O tratamento dos fibroelastomas normalmente não prevê intervenção cirúrgica após o diagnóstico.

Page 7: FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE CARDIOLOGIA UNIDADE DE … · estratificação de risco e definição terapêutica. e) A ecocardiografia deve ser realizada em todos os pacientes com

7

15. Em relação às metástases cardíacas podemos afirmar, EXCETO:

a) O local mais frequente de metástase cardíaca é o pericárdio, seguido pelo epicárdio, miocárdio e endocárdio.

b) As metástases para o pericárdio ocorrem mais frequentemente por via hematológica da neoplasia, como nos casos de neoplasias de pulmão, mama e linfomas torácicos.

c) Os tumores abdominais e pélvicos podem atingir o átrio direito através da veia cava inferior, sendo o mais comum o carcinoma renal.

d) As metástases cardíacas mais frequentemente encontradas no coração são secundárias a neoplasias de pulmão, esôfago e hematológicas, respectivamente.

e) A presença de derrame pericárdico normalmente não é indicativo de metástase cardíaca, sendo normalmente relacionada a radioterapia, à quimioterápicos ou mesmo idiopática.

16. Quanto às recomendações sobre intervenções em aneurismas de aorta torácica, assinale a alternativa correta:

I) A cirurgia deve ser considerada para pacientes com síndrome de Marfan e com diâmetro da aorta ascendente ≥50 mm.

II) A cirurgia deve ser considerada para pacientes com síndrome de Marfan e com diâmetro da aorta ascendente ≥45 mm, com fatores de risco adicionais (histórico familiar de dissecção, aumento do tamanho >3 mm/ano, insuficiência aórtica grave, desejo de gravidez).

III) A cirurgia deve ser considerada em casos com valva aórtica bicúspide e com diâmetro da aorta ascendente ≥50 mm, com fatores de risco (como coarctação de aorta, história familiar de dissecção).

IV) Reparo aórtico endovascular deve ser considerado em pacientes com aneurisma de aorta torácica descendente com diâmetro ≥55 mm. Quando a cirurgia é a única opção, deve ser considerada em pacientes com diâmetro ≥60 mm.

a) I e II estão corretas. b) I, II e III estão corretas. c) III, IV estão corretas. d) II, III, IV estão corretas. e) Todas estão corretas.

Page 8: FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE CARDIOLOGIA UNIDADE DE … · estratificação de risco e definição terapêutica. e) A ecocardiografia deve ser realizada em todos os pacientes com

8

17. Com relação ao hematoma intramural aórtico, assinale a alterativa correta:

I) A hemorragia inicia-se na camada média e pode se estender para a adventícia. II) Os sinais e sintomas podem ser distinguíveis dos sinais e sintomas clássicos de dissecção

de aorta. III) A tomografia computadorizada demonstra a área de hematoma ao longo da aorta e o

local de ruptura da íntima. IV) A aortografia possui alta sensibilidade para o diagnóstico.

a) Apenas I está correta. b) Apenas II está correta. c) I, II, III estão corretas. d) III, IV estão corretas. e) Todas estão corretas.

18. Em relação à dissecção de aorta, assinale a alternativa correta:

I) A alteração de pulsos é mais comum na dissecção tipo III DeBakey. II) A dissecção de aorta afeta mais mulheres do que homens e é mais comum entre a sexta

e a sétima décadas de vida. III) Dissecção de aorta tipo II acomete exclusivamente a aorta torácica ascendente. IV)Sopro sistólico novo em foco aórtico pode aparecer na dissecção que se estende para o

aparelho da valva aórtica.

a) Apenas I está correta. b) I e II estão corretas. c) Apenas III está correta. d) III e IV estão corretas. e) Todas estão corretas.

19. Em relação aos preditores de complicação do hematoma intramural, assinale a alternativa INCORRETA:

a) Dor persistente e recorrente apesar de tratamento medicamentoso agressivo. b) Envolvimento da aorta torácica descendente. c) Dificuldade de controle da pressão arterial. d) Diâmetro aórtico máximo ≥50 mm. e) Derrame pleural recorrente

Page 9: FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE CARDIOLOGIA UNIDADE DE … · estratificação de risco e definição terapêutica. e) A ecocardiografia deve ser realizada em todos os pacientes com

9

20. São achados semiológicos típicos da insuficiência aórtica crônica todas as alternativas

abaixo, EXCETO:

a) pulso em martelo d'água. b) pulsação da úvula (sinal de Muller) c) pulso paradoxal d) pulso em "canhão" audível sobre a artéria femoral (Traube) e) sinal de Musset

21. Com relação a insuficiência aórtica (IAo) importante, assinale a alternative CORRETA:

a) Na IAo aguda ocorre um súbito e importante aumento da PD2, levando a dilatação precoce do ventrículo esquerdo, como mecanismo de compensação para manter o débito cardíaco.

b) Na IAo crônica severa, em pacientes assintomáticos, a queda na fração de ejeção abaixo de 50% indica a necessidade de tratamento cirúrgico

c) As principais causas de IAo crônica são endocardite bacteriana e dissecção de aorta tipo A Stanford

d) Na IAo aguda, sem dilatações significativas do anel valvar, o uso de próteses valvares de implante percutâneo (TAVI) é uma alternativa viável à cirúrgia convencional.

e) A presença de estenose de grau moderado, associada a regurgitação (Dupla lesão), não tem significado clínico definido, não devendo ser considerada para a tomada de decisão terapêutica.

22. Um paciente de 64 anos, obeso e diabético, com desconforto torácico e dispnéia aos

esforços veio encaminhado do ambulatório para se submeter a um ecocardiograma de

estresse com dobutamina. O ecocardiograma de repouso não apresentava alterações

segmentares de contração ventricular esquerda e a fração de ejeção do VE era normal

(65%). O VD também era normal em tamanho e função. No decorrer do protocolo, no pico

do estresse farmacológico, o paciente queixa-se de dor torácica. As imagens

ecocardiográficas evidenciaram acinesia dos segmentos inferior médio basal do VE. Além

disto, as paredes apical e lateral do VD tornaram-se hipocinéticas. O achado observado no

VD pode ser melhor interpretado como:

a) Um marcador de pior prognóstico. b) Como uma consequência da elevação das pressões de enchimento do VE. c) Devido a obesidade, podemos inferir o diagnóstico de SAHOS, e tal achado deve ser

atribuído a sobrecarga de VD. d) O movimento da parede do VD não pode ser interpretado de modo confiável no pico do

estresse, ainda mais por tratar-se de um paciente obeso (limitação acústica). e) O achado é mais consistente com o diagnóstico de embolismo pulmonar (McConnell), o

que torna a hipótese de DAC menos provável.

Page 10: FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE CARDIOLOGIA UNIDADE DE … · estratificação de risco e definição terapêutica. e) A ecocardiografia deve ser realizada em todos os pacientes com

10

23. A primeira manifestação de isquemia miocárdica é:

a) O aumento dos biomarcadores séricos. b) O surgimento de angina. c) Dano ao espessamento sistólico regional do miocárdio. d) Anormalidade da onda T no ECG. e) Queda na pressão arterial.

24. Sobre o manejo da Estenose valvar aórtica é correto afirmar:

I- A área valvar calculada ao Doppler através da equação de continuidade representa a área do orifício anatômico.

II- O grau de calcificação valvar aferido através da tomografia computadorizada pode ser utilizado para a melhor quantificação do grau de estenose.

III- O determinante primário da severidade da doença é o grau de obstrução. IV- O aumento dos gradientes transvalvares aórticos com o exercício é um preditor de

sintomas e desfechos adversos V- O estudo PARTNER demonstrou que o implante percutâneo da endoprótese

Edwards/Sapien não é inferior à cirurgia convencional nos pacientes com disfunção ventricular esquerda importante (FE<20%) e alto risco cirúrgico.

a) Apenas as afirmativas I e II são corretas b) Apenas as afirmativas I, II e III são corretas c) Apenas as afirmativas II, III e IV são corretas d) Apenas as afirmativas I, II e V são corretas e) Todas as afirmativas são corretas

25. A presença de uma comunicação interatrial (CIA) tipo Ostium primum está mais

comumente associada a:

a) Cleft do folheto septal da válvula tricúspide. b) Válvula aórtica bicúspide. c) Persistência do canal arterial. d) Cleft do folheto anterior da válvula mitral. e) Comunicação interventricular trabecular.

Page 11: FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE CARDIOLOGIA UNIDADE DE … · estratificação de risco e definição terapêutica. e) A ecocardiografia deve ser realizada em todos os pacientes com

11

26. Sobre a Regurgitação mitral primária grave podemos afirmar:

I - Estudos clínicos tem demonstrado que o uso de vasodilatadores (I-ECA) tem um impacto positivo e alteram a história natural da insuficiência mitral primária grave.

II - A presença de fibrilação atrial associada não determina uma pior evolução clínica nestes pacientes

III - O tratamento cirúrgico precoce, nos pacientes assintomáticos, não está indicado, pois trabalhos tem demonstrado ausência de redução nos desfechos clínicos neste subgrupo de pacientes.

a) Apenas as afirmativas I e II são corretas b) Apenas as afirmativas I e III são corretas c) Apenas a afirmativa III é correta d) Todas as afirmativas são corretas e) Todas as afirmativas são incorretas

27. No contexto da trombose de próteses valvares mecânicas podemos afirmar:

I - A terapia fibrinolítica pode ser considerada a melhor alternativa para pacientes com trombose de prótese mitral em classe funcional NYHA III ou IV (nível de recomendação IIA).

II- Para os casos de trombose de próteses mecânicas do lado direito do coração a terapia cirúrgica é a melhor alternativa.

III- Nos pacientes com a área do trombo medida ao estudo transesofágico maior que 0,8 cm² deve ser considerada a terapia cirúrgica.

a) Apenas a afirmativa I é correta b) Apenas a afirmativa II é correta c) Apenas a afirmativa III é correta d) Apenas as afirmativas I e II são corretas e) Apenas as afirmativas II e III são corretas

28. Em relação a Cintilografia Miocárdica no diagnóstico de cardiopatia isquêmica (CI), sabe-

se que as duas modalidades de estresse cardiovascular (exercício e provas farmacológicas)

mostram sensibilidade e especificidade semelhantes. No entanto o exercício é o método

de escolha pelo valor diagnóstico e prognóstico já bem estabelecidos, ficando as provas

farmacológicas reservadas as situações em que existam contraindicações ou limitações

em realizar o exercício físico. Analisando as seguintes condições abaixo:

I - Sequela de insuficiência vascular cerebral e patologias músculoesqueléticas degenerativas ou inflamatórias

II - Insuficiência cardíaca III – Doença pulmonar obstrutiva crônica

Page 12: FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE CARDIOLOGIA UNIDADE DE … · estratificação de risco e definição terapêutica. e) A ecocardiografia deve ser realizada em todos os pacientes com

12

IV – Baixa capacidade funcional ou outras condições não cardíacas que resultem em inabilidade na realização de exercício eficaz

V – Hipertensão arterial grave VI – Arritmias ventriculares complexas desencadeadas pelo esforço VII – Avaliação cardiológica pré cirurgia vascular VIII -Presença de bloqueio de ramo esquerdo

Em quais condições estaria indicado o estresse farmacológico:

a) I, IV, VI e VIII. b) I, IV, V e VII. c) I, II, III, IV, VI e VII. d) I, II, III, IV, V e VIII. e) Todas as alternativas.

29. Sobre a fisiopatologia da insuficiência cardíaca (IC) e seus achados clínicos e laboratoriais,

assinale a alternativa INCORRETA:

a) O pró hormônio do BNP é clivado em N-terminal (NT) pró BNP biologicamente inativo e em BNP biologicamente ativo. Em pacientes com IC os níveis circulantes tanto de peptídeo natriurético atrial quanto de peptídeo natriurético tipo B estão elevados. Os níveis de NT pró BNP na circulação aumentam com a idade e com a piora da função renal e tem uma relação inversa com o índice de massa corporal.

b) O edema pulmonar é iniciado por um desequilíbrio das forças de Starling, sendo resultado do aumento da pressão capilar pulmonar, do aumento da pressão oncótica plasmática e da diminuição da pressão oncótica intersticial.

c) Em pacientes com IC avançada, os níveis circulantes de norepinefrina são duas a três vezes mais altos dos que os encontrados em indivíduos normais e predizem mortalidade.

d) Os valores séricos dos eletrólitos geralmente são normais em pacientes com IC não tratada em fase inicial de doença. Já em pacientes com IC crônica descompensada, a hiponatremia é observada em até 25% desses pacientes e é um fator de mau prognóstico.

e) Na IC aguda a pressão arterial sistólica geralmente é normal ou alta (PAS >140 mmHg) e a minoria dos pacientes são hipotensos (PAS<90 mmHg), independentemente da fração de ejeção. Esse achado provavelmente se relaciona com o aumento do tônus simpático nessas situações (hipertensão reativa).

30. Sobre os fármacos na insuficiência cardíaca, assinale a alternativa CORRETA:

a) Os antagonistas dos receptores de mineralocorticoides atuam no túbulo contorcido distal renal e no túbulo coletor cortical reduzindo a reabsorção de sódio e inibindo aexceção de K+ e H+. Fármacos dessa classe não se mostraram eficientes em reduzir a morbidade e mortalidade na IC com fração de ejeção reduzida.

Page 13: FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE CARDIOLOGIA UNIDADE DE … · estratificação de risco e definição terapêutica. e) A ecocardiografia deve ser realizada em todos os pacientes com

13

b) Os diuréticos de alça são inibidores do cotransportador Na-K-2Cl no ramo ascendente espesso da alça de Henle. Seus efeitos adversos mais comuns são hipocalemia, hipomagnesemia, hipercalcemia, hiperuricemia e hiperglicemia.

c) A digoxina diminui significativamente hospitalizações por IC em pacientes sintomáticos, mas não reduz a mortalidade nesses pacientes. Seu nível sérico pode ser monitorizado e, embora a toxicidade digitálica geralmente se manifeste quando este se encontra acima de 2 ng/ml, efeitos colaterais podem ocorrer com níveis mais baixos, particularmente na presença de hipocalemia ou hipomagnesemia. Arritmias ventriculares secundárias à toxicidade da digoxina devem ser tratadas com cardioversão elétrica e, em casos refratários, diálise deve ser considerada.

d) O estudo PARAGON-HF demonstrou a superioridade do fármaco sacubitril-valsartana em pacientes com IC NYHA II-IV e fração de ejeção acima de 45% na redução de morte cardiovascular e hospitalização por insuficiência cardíaca em comparação com pacientes que receberam valsartana isoladamente.

e) Os inibidores da enzima conversora de angiotensina (IECA) reduzem a mortalidade em relação direta com o grau de gravidade da doença em pacientes com IC crônica. Além disso, melhoram a história natural da IC através de outros mecanismos que não apenas a vasodilatação, tendo em vista que estudos demonstraram que pacientes tratados com enalapril tiveram mortalidade significativamente menor do que pacientes tratados com a combinação vasodilatadora de hidralazina e dinitrato de isossorbida.

Page 14: FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE CARDIOLOGIA UNIDADE DE … · estratificação de risco e definição terapêutica. e) A ecocardiografia deve ser realizada em todos os pacientes com

14

PRM ECOCARDIOGRAFIA – Ano 2019/2020

NOME DO CANDIDATO:

Questão nº A B C D E

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

Page 15: FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE CARDIOLOGIA UNIDADE DE … · estratificação de risco e definição terapêutica. e) A ecocardiografia deve ser realizada em todos os pacientes com

15

PRM ECOCARDIOGRAFIA – Ano 2019/2020

NOME DO CANDIDATO:

Questão nº A B C D E

23

24

25

26

27

28

29

30