foto: rinaldo marques palácio joaquim nabuco, rua da aurora, nº 631 – recife-pe. fone:...

8
INFORMATIVO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE PERNAMBUCO ANO XIV Nº 135 DEZEMBRO DE 2014 Páginas 3, 4 e 5 Assembleia pronta para receber nova Legislatura Assembleia pronta para receber nova Legislatura FOTO: RINALDO MARQUES

Upload: buiduong

Post on 29-Apr-2018

215 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: FOTO: RINALDO MARQUES Palácio Joaquim Nabuco, Rua da Aurora, nº 631 – Recife-PE. Fone: 3183-2368. PABX: 3183.2211. Os deputados estaduais que vão compor a 18ª Legislatura da

I N F O R M A T I V O D A A S S E M B L E I A L E G I S L A T I V A D E P E R N A M B U C O A N O X I V – N º 1 3 5 – D E Z E M B R O D E 2 0 1 4

Páginas 3, 4 e 5

Assembleia pronta para receber nova LegislaturaAssembleia pronta para receber nova Legislatura

FOTO: RINALDO MARQUES

Page 2: FOTO: RINALDO MARQUES Palácio Joaquim Nabuco, Rua da Aurora, nº 631 – Recife-PE. Fone: 3183-2368. PABX: 3183.2211. Os deputados estaduais que vão compor a 18ª Legislatura da

Nosso endereço na Internet: http://www.alepe.pe.gov.br — E-mail: [email protected] — www.twitter.com/alepeoficial — www.facebook.com/assembleiapeEXPE

DIE

NTE

2 TRIBUNA PARLAMENTAR DEZEMBRO DE 2014

O Jornal Tribuna Parlamentar é uma publicação de responsabilidade da Assistência de Comunicação Social da Assembleia Legislativa - Departamento de Imprensa.

MESA DIRETORA: Presidente, Deputado Guilherme Uchoa; 1º Vice-Presidente, Deputado Marcantônio Dourado; 2º Vice-Presidente, Deputado André Campos; 1º Secretário, Deputado João Fernando Coutinho; 2º Secretário, De-putado Claudiano Martins Filho; 3º Secretário, Deputado Sebastião Oliveira Júnior; 4º Secretário, Deputado Eriberto Medeiros. Superintendente de Comunicação Social: Margot Dourado. Chefe do Departamento de Imprensa:Marconi Glauco. Editores: Marconi Glauco e Fabiane Cavalcanti. Revisão: Marconi Glauco e Margot Dourado. Repórteres: Anselmo Monteiro, Fernandino Neto, Fellipe Marques, Mirella Lemos, Renata Varjal, Sandra Salisvânia, Ve-rônica Barros, Yanna Araújo e Bruna Suianne (estagiária). Gerente de Fotografia: Roberto Soares. Edição de Fotografia: Breno Laprovitera. Fotógrafos: Jarbas Araújo, João Bita. Rinaldo Marques e Williams Aguiar (estagiário).Tratamento de Imagem: Lucas Neves. Diagramação e Editoração Eletrônica:Anderson Galvão e Alécio Nicolak Júnior. Endereço: Palácio Joaquim Nabuco, Rua da Aurora, nº 631 – Recife-PE. Fone: 3183-2368. PABX: 3183.2211.

Os deputados estaduais que vãocompor a 18ª Legislatura da As-sembleia Legislativa de Pernam-

buco estão oficialmente aptos ao exercíciodo cargo. A cerimônia de diplomação dosnovos parlamentares, que representou aúltima etapa do ciclo eleitoral, foi realizadano dia 19 de dezembro, no Teatro Guara-rapes, no Centro de Convenções de Pernam-buco, em Olinda.

Também foram diplomados o gover-nador Paulo Câmara (PSB); o vice, RaulHenry (PMDB); o senador eleito, FernandoBezerra Coelho (PSB); e os 25 deputadosfederais que vão formar a bancadapernambucana na Câmara, em Brasília.Parentes e amigos dos diplomados lotaramo teatro durante a solenidade, transmitidaao vivo pela TV Alepe.

Na abertura da cerimônia, o presidentedo Tribunal Regional Eleitoral de Pernam-buco (TRE-PE), desembargador FaustoCampos, ressaltou o trabalho de todos osque atuam na Justiça Eleitoral do Estado.“O último pleito transcorreu com o máximode eficiência. Neste momento, a sensaçãoé de dever cumprido”, avaliou.

Primeiro a receber o certificado de di-plomação, entregue pela ex-primeira-dama

de Pernambuco Renata Campos, o gover-nador eleito Paulo Câmara reconheceu o“equilíbrio e a firmeza” da Justiça Eleitoralem conduzir todo o processo, durante odiscurso de encerramento da solenidade.

Dos 49 deputados estaduais eleitos,apenas três não estiveram presentes e justi-ficaram a ausência na cerimônia. Cada umdos diplomados, alguns acompanhados defamiliares, recebeu certificado e assinou olivro de presença.

O presidente da Alepe, deputado Gui-lherme Uchoa (PDT), reforçou que a di-plomação marca o encerramento de umaimportante etapa. Ele falou sobre as ex-

pectativas em relação aos próximos anos,salientando que acredita na apresentaçãode vários projetos voltados à aproximaçãoda Casa Joaquim Nabuco com a sociedade.

“Começaremos o ano com muito êxitoa partir da posse, em janeiro, dos aprovadosno concurso público realizado pela Casa em2014”, ressaltou Uchoa. O presidente tam-bém lembrou que, até o final da atual Le-gislatura, será concluída a obra do prédiodos novos gabinetes parlamentares.

Além dos presidentes da Assembleia edo TRE-PE, compuseram a mesa nasolenidade o governador de Pernambuco,João Lyra Neto (PSB); o prefeito do Recife,

Geraldo Julio (PSB); o presidente do Su-perior Tribunal de Justiça (STJ), ministroFrancisco Falcão; o presidente do Tribunalde Justiça de Pernambuco (TJPE), desem-bargador Frederico Neves; o presidente daOrdem dos Advogados do Brasil, seccionalPernambuco (OAB-PE), Pedro HenriqueAlves; os demais membros da Corte Elei-toral do Estado; e a ex-primeira-dama Re-nata Campos.

ABanda da Polícia Militar de Pernam-buco tocou os hinos do Brasil e de Pernam-buco na abertura e no encerramento da ce-rimônia.

Leia mais nas páginas 4 e 5

DIPLOMAÇÃO

DEPUTADOS ELEITOS APTOS PARA TOMAR POSSE NA ALEPE

O presidente Assembleia Legislativa,deputado Guilherme Uchoa (PDT), recebeu,em 4 de dezembro, no Teatro Santa Isabel,Centro do Recife, a Medalha EduardoCampos, da Defensoria Pública do Estado.Na concorrida cerimônia, que terminoucom a apresentação do grupo musical SáGrama, foram homenageadas mais 14personalidades, entre elas o então governa-dor João Lyra Neto (PSB), o presidente doTribunal de Justiça de Pernambuco,Frederico de Almeida Neves, e a ex-primeira-dama do Estado Renata Campos,viúva do patrono da comenda.

Para Guilherme Uchoa, a iniciativa daDefensoria Pública amplia o senso decompromisso para com os mais pobres."Recebo a medalha com muita respon-sabilidade, por ser um juiz aposentado, pela

afinidade que tenho com a DefensoriaPública e, sobretudo, pelo nome que amedalha carrega. É um símbolo do trabalho,da lealdade, da inteligência, e um reco-nhecimento ao ex-governador, que valorizoua instituição. Eduardo Campos era o de-fensor dos defensores públicos. Eu me sintomuito honrado com a homenagem", de-clarou.

Para o defensor público geral do Estadode Pernambuco, Manoel Jerônimo Neto, amaior motivação da instituição para oferecera comenda foi o sentimento de gratidão aEduardo. "Grande pernambucano e político,de uma visão futurista e espírito socialelevado, que entendeu que a nossa insti-tuição trabalha pelo resgate do cidadãomais carente da exclusão, para dar cidadaniaàs pessoas", destacou. "Eduardo Campos é

o maior homenageado com este ato, jun-tamente com as 15 personalidades agra-ciadas", completou.

O então governador João Lyra falouem nome dos agraciados sobre a emoçãode receber a comenda. Foram homenagea-dos ainda o deputado federal André de Pau-la (PSD); o procurador-geral do MinistérioPúblico, Aguinaldo Fenelon; o presidenteda OAB-PE, Henrique Alves; a ministrado Tribunal de Contas da União Ana Arraes;o conselheiro do Tribunal de Contas do Es-tado Dirceu Melo; a primeira-dama doEstado, Leila Queiroz; a ex-primeira-damaMagdalena Arraes; e os secretários estaduaisDécio Padilha (Fazenda), Djalmo Leão(Controladoria), Frederico Amâncio (Pla-nejamento) e Francisco Cavalcanti Neto(Administração).

DEFENSORIA PÚBLICA

GUILHERME UCHOA RECEBE MEDALHA EDUARDO CAMPOS

RINALDO MARQUES

Autoridades compuseram mesa na cerimônia de entrega dos certificados aos candidatos eleitos no pleito de 2014 em Pernambuco

JARBAS ARAÚJO

Uchoa foi condecorado por Manoel Neto

Page 3: FOTO: RINALDO MARQUES Palácio Joaquim Nabuco, Rua da Aurora, nº 631 – Recife-PE. Fone: 3183-2368. PABX: 3183.2211. Os deputados estaduais que vão compor a 18ª Legislatura da

AAssembleia Legislativa encerrou,no último dia 22 de dezembro, asatividades em Plenário da 17ª

Legislatura. Os parlamentares partici-param, pela manhã, de uma ReuniãoSolene, que contou com a presença dopresidente do Tribunal de Justiça de Per-nambuco (TJPE), desembargador Fre-derico Neves, e de deputados estaduaiseleitos para a próxima Legislatura, quecomeça em 1º de fevereiro de 2015.

Segundo o presidente da Alepe, de-putado Guilherme Uchoa (PDT), “2014foi um ano de muitos desafios e tambémde alegrias e tristezas para o Estado, masa Assembleia conseguiu dar continuidadeà missão de legislar e fiscalizar”.

Em relação às atividades legislativas,Guilherme Uchoa destacou que este anoforam realizadas 202 Reuniões Plenárias,onde 394 proposições, do tipo projetose propostas de emenda constitucional,foram apresentadas e 307 aprovadas. Opresidente salientou que cerca de 60%das proposições foram de autoria dosparlamentares.

Já o Poder Executivo, enviou 125matérias para a Assembleia em 2014.Quanto ao número de indicações e reque-

rimentos propostos pelos deputados nesteano, Uchoa informou que foram 2.140.Em relação às emendas, subemendas esubstitutivos, a Casa recebeu um total de612 proposições no mesmo período.

Quanto ao balanço estatístico de todaa 17ª Legislatura, iniciada em 2011, odeputado informou que 2.175 proposiçõesforam apresentadas, sendo 1.359 apro-vadas.

"A atividade legislativa resultou emmuitas leis importantes para a sociedade",salientou. O presidente citou comoexemplo a que garante a estudantes comnecessidades especiais matrícula emescolas da rede pública estadual próximasà residência, e a lei de autoria do Execu-tivo que destinou cerca de R$ 8 milhõesà Fundação de Atendimento Socioedu-cativo (Funase), incluindo investimentona atenção à saúde do adolescente emconflito com a lei. Ao todo, 114 leisordinárias de autoria do Poder Legislativoforam sancionadas em 2014. Se analisadatoda a Legislatura, esse número sobe para574 leis.

Guilherme Uchoa também lembroua morte repentina do ex-governadorEduardo Campos, em um acidente deavião em 13 de agosto, como um dosfatos mais lamentáveis deste ano. O

parlamentar lembrou que, apesar disso,o Estado precisou recuperar a força emanter o equilíbrio.

Segundo o presidente, a Assembleiadeve comemorar o fato de ter realizadoum concurso público, após 16 anos, paracontratação de cem servidores, que devemtomar posse em janeiro do próximo ano.

Outra ação destacada por Uchoa foia construção de dois prédios anexos àAssembleia, onde vão funcionar o novoPlenário, os gabinetes dos deputados e ossetores administrativos da Casa, comprevisão de entrega para o próximo ano.

Uchoa ainda citou o esforço paraaprimorar o setor de comunicação doLegislativo e a realização do projeto Aulade Cidadania, que trouxe 1.200 estudantespara conhecer a Assembleia de perto.

"Agradeço a atuação dos parlamen-tares e o trabalho dos funcionários doPoder que colaboraram para a execuçãodas diversas atividades", observou. Uchoadesejou boa sorte aos deputados eleitose aos que vão exercer mandatos em outrasCasas, lembrando estar convicto dos prin-cípios democráticos do Legislativo, queexiste para servir à população.

Além dos parlamentares da Casa, 12deputados estaduais eleitos novatosestiveram presentes na Reunião Solene:

Edilson Silva (PSOL), bispo Ossésio Sil-va (PRB), Miguel Coelho (PSB), SimoneSantana (PSB), Dr. Valdi (PP), AndréFerreira (PMDB), Álvaro Porto (PTB),Joaquim Lira (PSD), Lucas Ramos (PSB),Eduíno (PHS), Professor Lupércio (PSD)e soldado Joel da Harpa (Pros).

DEZEMBRO DE 2014 TRIBUNA PARLAMENTAR 3

PRESIDENTE APRESENTA BALANÇO

DO ANO DE 2014

ATIVIDADE LEGISLATIVA

A última Reunião Plenária de 2014 ocorreu em 22 de dezembro, encerrando os trabalhos legislativos do ano

RINALDO MARQUES

DADOS DE 2014

202 Reuniões Plenárias (145ordinárias, 55 solenes, 1 deinstalação e 1 extraordinária)394 proposições apresentadas(296 projetos de lei ordinária,41 projetos de leicomplementar, 54 projetos deresolução e 3 propostas deemenda constitucional)307 proposições aprovadas2.140 indicações erequerimentos propostos612 emendas, subemendas esubstitutivos apresentados278 leis, resoluções eemendas constitucionaissancionadas/promulgadas

17ª LEGISLATURA(1º/2/2011 a 31/1/2015)

2.175 proposiçõesapresentadas (1.729 projetosde lei ordinária, 287 projetosde resolução, 146 projetos delei complementar e 13propostas de emendaconstitucional)1.359 proposições aprovadas 1.350 pareceres emitidospelas comissões temporáriase pela Mesa Diretora1.514 leis, resoluções eemendas constitucionaissancionadas/promulgadas

Page 4: FOTO: RINALDO MARQUES Palácio Joaquim Nabuco, Rua da Aurora, nº 631 – Recife-PE. Fone: 3183-2368. PABX: 3183.2211. Os deputados estaduais que vão compor a 18ª Legislatura da

4 TRIBUNA PARLAMENTAR DEZEMBRO DE 2014

Oresultado das eleições de 2014trouxe mudanças na compo-sição partidária da Assembleia

Legislativa de Pernambuco. Dos 49deputados que irão compor a próximaLegislatura e que foram diplomadosem 19 de dezembro, 21 não integrama atual formação. A taxa de renovaçãoé de 42,8%. O índice está um poucoabaixo dos registrados nos últimos plei-tos, mas indica a possibilidade de umanova recondução da política praticadana Casa, sobretudo porque, desta vez,está vinculado a uma considerável am-pliação do número de partidos presentesno Legislativo estadual.

A quantidade de partidos com re-presentação na Alepe irá passar de 13para 18. Entre as novas siglas, está o Par-tido Socialismo e Liberdade (PSOL),fundado em 2004 a partir de dissidênciasdo PT. O único membro da legenda naCasa Joaquim Nabuco será o deputadoeleito Edilson Silva. A expectativa é queo parlamentar fortaleça o papel da ban-cada de Oposição na Assembleia.

"A chegada do PSOL à Alepe significaum reconhecimento do povo ao trabalhosério que estamos desenvolvendo aolongo desses dez anos de legalizaçãopartidária. A partir de agora, contamoscom mais uma ferramenta no cotidianoda luta popular em defesa da educação,da saúde, da moradia, da segurança e dasustentabilidade ambiental", destacouEdilson.

A maioria absoluta dos parlamentareseleitos para a próxima Legislatura iráintegrar a bancada governista. Dos 49deputados que irão assumir o mandato apartir de 1º de fevereiro de 2015, 36 de-verão apoiar o governador Paulo Câmara(PSB). O partido do governo continua afigurar como a sigla com a maior repre-sentação na Casa, com 15 integrantes -nove a mais que a legenda com a segundamaior bancada, o PTB, que terá seismembros.

Para o cientista político Hely Ferreira,o fato de a futura bancada de Oposiçãocontar com uma significativa minorianão impede que ela consiga obter resulta-

dos políticos concretos. "Se eles (oposi-cionistas) se articularem, tiverem umbom trâmite, com certeza podem fazerhistória, e espero que isso seja algo salutarà democracia pernambucana", frisou oespecialista.

Sobre o resultado geral das eleiçõespara o Parlamento Estadual, Ferreiracomentou que os eleitores pernambu-canos optaram pelo continuísmo. "Nosúltimos pleitos, a renovação tem sidomais de idade do que propriamente deideias. Os deputados eleitos, muitasvezes, são filhos de ex-deputados ou deprefeitos. São famílias de tradiçãopolítica que, ao longo do tempo, sempreestiveram no poder", ressaltou HelyFerreira.

Bancada evangélica - Integrante dabase de apoio ao Governo, o deputadoPastor Cleiton Collins (PP) foi reeleitopela terceira vez consecutiva com umavotação recorde de 216.874 votos. Oresultado favorável nas urnas confirmao potencial de votos da chamada bancadaevangélica, que também será composta

pelo deputado reeleito Presbítero AdaltoSantos (PSB) - segundo mais bem votadoem 2014 -, pelo Bispo Ossésio Silva(PRB) - já atuou na Casa na condiçãode suplente -, e pelo estreante AndréFerreira (PMDB), vereador do Recife atrês mandatos e quarto deputado maisbem votado em Pernambuco.

"Esses votos não são apenas de evan-gélicos. O Pastor Cleiton Collins, porexemplo, realiza um constante trabalhode apoio aos dependentes de droga. Real-mente, mais de 60% dos seus eleitores sãoevangélicos, no entanto também há pes-soas que, apesar de não abraçarem a mes-ma fé, comungam dos mesmos ideais daproposta dele de trabalhar na recuperaçãode jovens viciados", pontuou Hely Fer-reira.

"Eu não vejo (a participação do núcleoevangélico) de forma negativa comomuitos veem. Houve um tempo na his-tória política desse País que só os ca-tólicos mandavam. Agora, pelo menos,você tem o outro lado", avalia o cientistapolítico.

NOVA LEGISLATURA

ELEIÇÃO MUDA COMPOSIÇÃO

PARTIDÁRIA NA ALEPE

Taxa de renovação do corpo de parlamentares na Assembleia Legislativa, após pleito de 2014, foi de 42,8% em relação à atual Legislatura

ARQUIVO ALEPE

NOVA COMPOSIÇÃOPARTIDÁRIA

(18ª LEGISLATURA)

PSB - 15 MEMBROS (30,61%)PTB - 6 MEMBROS (12,24%)

PP - 4 MEMBROS (8,16%)PR - 3 MEMBROS (6,12%)PT - 3 MEMBROS (6,12%)

PMDB - 3 MEMBROS (6,12%)PDT - 2 MEMBROS (4,08%)PSD - 2 MEMBROS (4,08%)SD - 2 MEMBROS (4,08%)

PSDB - 1 MEMBRO (2,04%)PTC - 1 MEMBRO (2,04%)PHS - 1 MEMBRO (2,04%)PRB - 1 MEMBRO (2,04%)PRP - 1 MEMBRO (2,04%)PSL - 1 MEMBRO (2,04%)

PSOL - 1 MEMBRO (2,04%)DEM - 1 MEMBRO (2,04%)

PROS - 1 MEMBRO (2,04%)

DEPUTADOS QUE SAÍRAM DAALEPE E FORAM ELEITOS PARA

A CÂMARA DOS DEPUTADOS

ADALBERTO CAVALCANTI (PTB)BETINHO GOMES (PSDB)DANIEL COELHO (PSDB)

JOÃO FERNANDO COUTINHO (PSB)SEBASTIÃO OLIVEIRA JÚNIOR (PR)

Page 5: FOTO: RINALDO MARQUES Palácio Joaquim Nabuco, Rua da Aurora, nº 631 – Recife-PE. Fone: 3183-2368. PABX: 3183.2211. Os deputados estaduais que vão compor a 18ª Legislatura da

DEZEMBRO DE 2014 TRIBUNA PARLAMENTAR 5

PARLAMENTARES DA 18ª LEGISLATURA (por ordem de votação)

PASTOR CLEITON COLLINS (PP) RAQUEL LYRA (PSB) ANDRÉ FERREIRA * (PMDB) SIMONE SANTANA * (PSB) GUILHERME UCHOA (PDT) SÍLVIO COSTA FILHO (PTB)PRESBITERO ADALTO SANTOS (PSB)PASTOR CLEITON COLLINS (PP) RAQUEL LYRA (PSB) ANDRÉ FERREIRA * (PMDB) SIMONE SANTANA * (PSB) GUILHERME UCHOA (PDT) SÍLVIO COSTA FILHO (PTB)PRESBITERO ADALTO SANTOS (PSB)

JOAQUIM LIRA * (PSD) ALBERTO FEITOSA (PR) ODACY AMORIM (PT) NILTON MOTA * (PSB) LUCAS RAMOS * (PSB) WALDEMAR BORGES (PSB)RODRIGO NOVAES (PSD)JOAQUIM LIRA * (PSD) ALBERTO FEITOSA (PR) ODACY AMORIM (PT) NILTON MOTA * (PSB) LUCAS RAMOS * (PSB) WALDEMAR BORGES (PSB)RODRIGO NOVAES (PSD)

MANOEL SANTOS (PT) FRANCISMAR PONTES (PSB) ERIBERTO MEDEIROS (PTC) LULA CABRAL ** (PSB) HENRIQUE QUEIROZ (PR) BISPO OSSESIO SILVA ** (PRB)MIGUEL COELHO * (PSB)MANOEL SANTOS (PT) FRANCISMAR PONTES (PSB) ERIBERTO MEDEIROS (PTC) LULA CABRAL ** (PSB) HENRIQUE QUEIROZ (PR) BISPO OSSESIO SILVA ** (PRB)MIGUEL COELHO * (PSB)

VINÍCIUS LABANCA (PSB) CLAUDIANO FILHO (PSDB) ALUÍSIO LESSA (PSB) PRISCILA KRAUSE * (DEM) JÚLIO CAVALCANTI (PTB) AGLAÍLSON JUNIOR (PSB)CLODOALDO MAGALHÃES (PSB)VINÍCIUS LABANCA (PSB) CLAUDIANO FILHO (PSDB) ALUÍSIO LESSA (PSB) PRISCILA KRAUSE * (DEM) JÚLIO CAVALCANTI (PTB) AGLAÍLSON JUNIOR (PSB)CLODOALDO MAGALHÃES (PSB)

ÁLVARO PORTO * (PTB) ROGERIO LEÃO * (PR) JOSÉ HUMBERTO CAVALCANTI ** (PTB) ÂNGELO FERREIRA (PSB) TONY GEL (PMDB) ROMÁRIO DIAS ** (PTB)DIOGO MORAES (PSB)ÁLVARO PORTO * (PTB) ROGERIO LEÃO * (PR) JOSÉ HUMBERTO CAVALCANTI ** (PTB) ÂNGELO FERREIRA (PSB) TONY GEL (PMDB) ROMÁRIO DIAS ** (PTB)DIOGO MORAES (PSB)

SOCORRO PIMENTEL * (PSL) RICARDO COSTA (PMDB) TERESA LEITÃO (PT) AUGUSTO CÉSAR (PTB) EDILSON SILVA * (PSOL) EDUINO * (PHS)PEDRO SERAFIM NETO (PDT)SOCORRO PIMENTEL * (PSL) RICARDO COSTA (PMDB) TERESA LEITÃO (PT) AUGUSTO CÉSAR (PTB) EDILSON SILVA * (PSOL) EDUINO * (PHS)PEDRO SERAFIM NETO (PDT)

ZÉ MAURÍCIO (PP) DR. VALDI * (PP) BETO ACCIOLY * (SD) PROFESSOR LUPÉRCIO * (SD) EVERALDO CABRAL (PP) SOLDADO JOELDAHARPA* (PROS)JOÃO EUDES * (PRP)

* 21 novos deputados (taxa de renovação de 42,85% em relação à atual legislatura). Desses 21, quatro** já passaram pela Assembleia

ZÉ MAURÍCIO (PP) DR. VALDI * (PP) BETO ACCIOLY * (SD) PROFESSOR LUPÉRCIO * (SD) EVERALDO CABRAL (PP) SOLDADO JOELDAHARPA* (PROS)JOÃO EUDES * (PRP)

Page 6: FOTO: RINALDO MARQUES Palácio Joaquim Nabuco, Rua da Aurora, nº 631 – Recife-PE. Fone: 3183-2368. PABX: 3183.2211. Os deputados estaduais que vão compor a 18ª Legislatura da

Oconsumo de refeições rápidas écada vez maior no Brasil, assimcomo a expansão de franquias

voltadas para a produção de fast food, comosão conhecidas. A principal característicado setor é que as refeições são preparadase servidas em um intervalo pequeno detempo. A comodidade, que muitas vezesprevê entrega em domicílio, às vezes éprejudicada pela demora do consumidorem ter o pedido atendido.

Para evitar problemas como esse, jáestá em vigor a Lei Estadual nº 15.313/2014, sancionada no último mês de junho,que limita em 90 minutos o prazo má-ximo para que a empresa entregue arefeição solicitada. O texto determinaque o prazo seja contado a partir do ho-rário da finalização do pedido pelo con-sumidor. A norma foi baseada em projetode lei de autoria do deputado Sérgio Leite(PT), e obriga as empresas a entregarema nota do pedido, informando o horáriode sua finalização pelo consumidor. Emcaso de dúvida, o horário da ligação te-lefônica comprovará o momento exato emque foi feita a solicitação.

Por ser o mercado mais promissor noBrasil, o ramo de alimentação cresce hojetrês vezes mais que o PIB nacional. O mer-

cado aponta que as redes de comida rápidasão as que mais continuarão a crescer. Se-gundo pesquisa divulgada pela empresaRizzo Franchise, no início deste ano, 370redes de fast food lideram o ranking dosetor no Brasil. Juntas, as 13.643 unidadesespalhadas pelo País faturaram R$ 9,3bilhões no ano passado, um crescimento de12,7% em relação a 2012.

Se for considerado apenas o segmentode delivery, que no começo era focado empizzas, sanduíches e comida chinesa, ehoje engloba também outros ramos daculinária, os números também impressio-nam. Em 2012, o segmento chegou amovimentar R$ 8 bilhões, de acordo comestimativas da Associação Brasileira deBares e Restaurantes (Abrasel).

De acordo com Sérgio Leite, a iniciati-va visa o cumprimento do prazo de entregados alimentos preparados pelas empresasde fast food. "O Procon tem recebido di-versas reclamações em relação ao não aten-dimento do tempo estipulado pelos própriosprestadores do serviço, e a lei tem o objetivode dar mais proteção ao consumidor",frisou. O deputado também explicou que,se o prazo de 90 minutos for ultrapassado,o cliente tem o direito de recusar o pedido,e não efetivar o pagamento.

Para Gustavo Silva, gerente da ParlaPizza, que atua no segmento de delivery nobairro dos Aflitos, no Recife, a nova lei éimportante tanto para as empresas, queprecisam ter um melhor controle de seuprocesso de produção e entrega, quantopara os consumidores, que passam a terum respaldo legal, caso não sejam bematendidos. "Para nossa empresa, o prazoestipulado pela norma é mais do que su-ficiente, já que o nosso compromisso éatender o pedido em no máximo 40 minu-tos", salientou. Silva afirmou que, aos do-mingos, quando a quantidade de solicitaçõesé maior, às vezes o tempo é extrapolado,mas normalmente a pizzaria consegueprestar o serviço dentro do prazo definidopela direção da empresa.

Bruna Suianne

De autoria da deputada TerezinhaNunes (PSDB), entrou em vigor em 2 deoutubro último, a Lei nº 15.381, que instituio Dia Estadual dos Animais. A data serácomemorada anualmente em 4 de outubro,numa alusão ao Dia de São Francisco deAssis, considerado padroeiro dos animaise do meio ambiente.

Criada durante um Congresso de Pro-teção Animal, realizado na Itália, em 1930,a data é comemorada no mundo inteiro.Mesmo com a existência da celebração,seus direitos só foram reconhecidos na De-claração Universal dos Animais, em 1978.

Segundo o Ministério do Meio Am-biente, Pernambuco está em lugar dedestaque nas atividades ilegais de capturae exportação de espécies nativas, princi-palmente por causa de sua posição geo-gráfica privilegiada na rota dessa atividade.

Traficar animais silvestres é a terceira prá-tica clandestina mais comum no mundo,

perdendo apenas para o tráfico de drogase de armas.

Para Terezinha Nunes, também autorado projeto que instituiu o Código Estadualde Proteção aos Animais, hoje no País jáexiste uma grande conscientização emrelação ao tema. “É necessário e mais doque justo que os animais ganhem um diasó para eles no Estado. Hoje praticamentetoda família possui um bichinho de estima-ção e eu encontro na população em geralsempre o desejo de protegê-los”, salientou.

Pensando na proteção e no bem-estarde animais domésticos abandonados noEstado, o Programa Adote um Vira-Lata,criado pela Universidade Federal dePernambuco (UFPE), surgiu a partir deações de assistência aos animais por parteda comunidade universitária. O programaexiste desde 2007 e atua em quatro esferasprincipais: educação para os direitos dosanimais, adoção, controle populacio-

nal/castração e pesquisas para mapeamentoda prestação de serviços.

A vice-coordenadora do programa,Lena Costa Carvalho, explica que, entrefevereiro de 2013 e setembro de 2014,foram realizadas 745 castrações, sendo 409em cães e 336 em gatos. “Durante os muti-rões de castração, cerca de 500 tutores par-ticiparam de sessões educativas sobreguarda responsável, zoonoses e maus-tratos.Essa atividade tem como objetivo promoverum convívio mais respeitoso e saudáveldessa população com os seus animais deestimação”, ressaltou.

Ela explica ainda que, entre janeiro eoutubro de 2014, foram doados para adoção234 animais nos eventos organizados peloPrograma Adote um Vira-Lata. Para evitarabandonos, todos os animais foram entre-gues microchipados e todas as fêmeas foramdoadas já castradas, assim como os machoscom mais de seis meses de idade.

6 TRIBUNA PARLAMENTAR DEZEMBRO DE 2014

Estado também tem código de proteção

RESTAURANTES TÊM PRAZO PARA

ENTREGA DE PEDIDO EM DOMICÍLIO

DIA ESTADUAL DOS ANIMAIS É INSTITUÍDO EM PERNAMBUCO

SÉRIE AGORA É LEI

RINA\LDO MARQUES

Lei estadual limita em 90 minutos o prazo máximo entre a solicitação e a entrega

WILLIAMS AGUIAR

Page 7: FOTO: RINALDO MARQUES Palácio Joaquim Nabuco, Rua da Aurora, nº 631 – Recife-PE. Fone: 3183-2368. PABX: 3183.2211. Os deputados estaduais que vão compor a 18ª Legislatura da

DEZEMBRO DE 2014 TRIBUNA PARLAMENTAR 7

EDUCAÇÃO

AComissão Parlamentar Especialpara Elaborar o Plano Estadualde Assistência Estudantil concluiu

seu relatório, que foi apresentado emaudiência pública na Assembleia Le-gislativa. A presidente do colegiado,Teresa Leitão (PT), informou que odocumento, que contém propostas paraoferecer melhores condições aos estu-dantes, será encaminhado ao governadorPaulo Câmara (PSB).

Entre as propostas, está a criação deum Conselho de Assistência Estudantil,formado por representantes dos poderesLegislativo e Executivo e de entidadesestudantis; a implementação de políticasde acessibilidade nas instituições edu-cacionais voltadas para alunos comdeficiência; o fortalecimento das biblio-tecas, investindo no aumento do acervo;e a adoção de medidas de incentivo aosmunicípios para criarem e manteremCasas do Estudante.

Na audiência pública, estudantes eprofessores apresentaram sugestões ealgumas delas foram incorporadas aorelatório final. O relator da comissão,deputado Rodrigo Novaes (PSD), lembrouque o debate surgiu no ano passado, após

ouvir algumas entidades representativasdos estudantes. Desde então, foram tra-çadas metas para que o Poder Executivoimplante medidas de assistência estudantil,a fim de reduzir a evasão escolar.

"Hoje, a partir da democratização doensino, da interiorização das univer-sidades públicas, houve maior acessodos jovens às faculdades. A dificuldadeé mantê-los nos cursos. É preciso que

o Governo do Estado auxilie, para queas metas do Plano de Assistência Estu-dantil se transformem em políticas pú-blicas de proteção aos estudantes", ava-liou o parlamentar.

COMISSÃO ESPECIAL DE ASSISTÊNCIA

ESTUDANTIL APRESENTA RELATÓRIO FINAL

Propostas foram discutidas em audiência pública com estudantes e professores e sugestões foram incorporadas ao documento

RINALDO MARQUES

SÉRIE DOCUMENTOS HISTÓRICOS

m 13 de de-zembro, é cele-brado no Brasilo Dia do De-ficiente Visual,criado pelo Pre-sidente Jânio

Quadros, através do Decreto nº51.405, de 26 de julho de 1961,com o objetivo de incentivar aigualdade entre todos os sereshumanos, de acordo com os prin-cípios estabelecidos na DeclaraçãoUniversal dos Direitos Humanos.

A deficiência visual inclui acegueira ou a baixa visão, isto éa falta da capacidade de enxergarou a percepção bastante reduzida.Quem não enxerga geralmentedesenvolve, como forma decompensar a ausência da visão,

outros sentidos, especialmente otato, utilizado, por exemplo, pararealizar a leitura e a escrita, atra-vés do sistema de códigos braille.

A inclusão social de pessoascom deficiência visual, sobretudono espaço escolar, tem sido pautaconstante de discussões de diver-sos atores sociais, desde os pró-prios deficientes até os educado-res e formuladores de políticaspúblicas. A presença de alunoscegos nas escolas regulares requeradaptação e capacitação por partedas escolas, dos estudantes e dosprofessores.

O acesso dos estudantes comdeficiência visual à educação deveser irrestrito, pois se trata de umdireito público subjetivo e, antesde tudo, humano. Essa temática

não é nova. A preocupação com aeducação dos cegos já aparece naLei nº 1.826, de 28 de junho de

1884, da Assembleia LegislativaProvincial de Pernambuco, queautorizou a criação de uma cadeirade instrução primária para meninoscegos em Recife, que deveria serministrada por um dos portadoresda deficiência que estudaram noInstituto Benjamin Constant,localizado no Rio de Janeiro.

O instituto foi criado peloimperador d.Pedro II, por meiodo Decreto Imperial nº 1.428, de12 de setembro de 1854, e inaugu-rado com a presença do monarca,da imperatriz e dos ministros, nodia 17 do mesmo mês. Desdeentão, a educação voltada parapessoas cegas tornou-se possível,assim como sua profissiona-lização. Entre as matérias ensi-nadas estavam o ensino de música

e rudimentos de francês. Asede dacadeira de instrução primária seriaum estabelecimento de caridade.

A alfabetização e a apren-dizagem de cegos e pessoas combaixa visão, bem como os recur-sos didáticos utilizados para tal,são discutidos como instrumentospara efetivação da inclusão esco-lar e social, pelos poderes públi-cos e pela sociedade civil, comvistas à garantia dos direitos.

CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA:Superintendência de Preservaçãodo Patrimônio Histórico do Legis-lativo. Imagem – Lei nº1.826, de28 de junho de 1884. ArquivoGeral. Acervo da Assembleia Le-gislativa do Estado de Pernam-buco

E13 DE DEZEMBRO – DIA NACIONAL DO DEFICIENTE VISUAL

Acervo da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco.FOTO: WILLIAMS AGUIAR

13 DE DEZEMBRO – DIA NACIONAL DO DEFICIENTE VISUAL

Page 8: FOTO: RINALDO MARQUES Palácio Joaquim Nabuco, Rua da Aurora, nº 631 – Recife-PE. Fone: 3183-2368. PABX: 3183.2211. Os deputados estaduais que vão compor a 18ª Legislatura da

Ailuminação natalina do MuseuPalácio Joaquim Nabuco coloriua sede do Legislativo Estadual

com as cores vermelho, amarelo e verdeentre 2 de dezembro de 2014 e 6 de janeirode 2015. A ornamentação transforma oedifício um dos principais pontos de visi-tação na época do Natal no Recife.

Para a iluminação do prédio-sede daAlepe, foram instalados 12 refletores SetLight, além de lâmpadas do tipo LED eluzes com temporização, que ornamen-taram tanto as colunas quanto a cúpula doprédio com as cores vermelho, amareloe verde até o dia 6 de janeiro.

A cerimônia de inauguração da ilu-minação contou com show pirotécnico eapresentação da Orquestra CriançaCidadã. Parlamentares prestigiaram oevento, assim como a população.

A abertura do evento realizado emfrente ao prédio, no Cais da Aurora, foifeita pelo presidente da Assembleia,Guilherme Uchoa (PDT). O deputadoafirmou que o edifício centenário se vestede cores e luzes para os festejos natalinos."O Legislativo oferece suas luzes ao Re-cife, para que elas contribuam para a be-leza das festas natalinas e sejam um marcode visitação para os que queiram apreciaro Natal da cidade", salientou.

Após a queima de fogos, o públicoacompanhou o concerto da OrquestraCriança Cidadã, formada por jovenscarentes da comunidade do Coque. Ogrupo apresentou músicas populares,como Lamento sertanejo, de autoria doDominguinhos, e Mourão, do MaestroGuerra Peixe, e canções natalinas tradi-cionais, como Adeste fidelis e The firstNoel.

O evento também foi marcado pelaentrega de uma cesta de alimentos para

representar o engajamento do Legislativoestadual na Campanha Natal Sem Fome,

idealizada pelo Programa Ação da Cida-dania. AAssembleia já realiza a atividadehá 16 anos e os alimentos são doados pe-los parlamentares. A expectativa é que, es-te ano, sejam coletadas cerca de dez to-neladas de alimentos. "A Assembleia dáum belo exemplo em nome da solida-riedade", afirmou o coordenador da cam-panha no Estado, Anselmo Monteiro.CELEBRAÇÕES - O Natal na Assembleiatambém contou com a realização de cultoevangélico no dia 17 de dezembro e demissa no dia 18. Os eventos reuniramdiversos servidores no auditório da Alepee foram organizados pela Superinten-dência de Gestão de Pessoas, através doDepartamento de Desenvolvimento Hu-mano.

O culto foi dirigido pelo pastor Jo-sinaldo Soares, da Assembleia de DeusMadureira, em Cajueiro Seco, Jaboatãodos Guararapes. E a pregação ficou acargo do pastor Ney Ladeia, da IgrejaBatista da Capunga, no Parque Amorim,Recife, que falou sobre o sentido do Natal."O nascimento de Jesus proporciona es-perança e paz para a humanidade", ex-plicou. Ladeia lembrou que muito do sig-nificado da data tem sido perdido no fococomercial da celebração.

Já a missa foi celebrada pelo padreJoselito Freire, da Paróquia Militar deNossa Senhora do Loreto, na Base Aéreado Recife. Na liturgia, o religioso falousobre a importância do amor próprio paratransmitir o sentimento ao próximo. "ONatal é um momento de encontro. Umencontro consigo mesmo e com outro. Éum período de se amar, para poder es-palhar o amor e a paz de Cristo", ressal-tou o padre

8 TRIBUNA PARLAMENTAR DEZEMBRO DE 2014

ILUMINAÇÃO

Parlamentares na cerimônia de inauguração da iluminação natalina da Casa Joaquim Nabuco

JARBAS ARAÚJO

LUZES E CORES NO NATAL DA ASSEMBLEIA

A Campanha Papai Noel dos Correiosrecebeu, de servidores e funcionários daAssembleia Legislativa, cem presentes paracontemplar crianças entre 2 e 10 anos. Foio primeiro ano que a Casa Joaquim Nabucoparticipou do projeto. A ação foi sugeridapelo servidor Breno Maciel e coordenadapela Superintendência de Gestão de Pessoas(SUPGP), através do Departamento deDesenvolvimento Humano.

Este ano, a campanha está completando25 anos e os Correios receberam 14 milcartas cadastradas.

Na maioria das cartas “adotadas”pelos funcionários da Assembleia, ospedidos dos meninos eram de bolas decouro, já as meninas bonecas tipo Barbie,Monster High e Peppa Pig.

Acampanha tem como objetivo respon-der às crianças em situação de vulnerabili-dade social que escrevem ao Papai Noelatravés de carta-resposta e atender aos pe-didos de presentes de Natal.

Aação também é dirigida a estudantesdas escolas da rede pública, até o 5º ano doensino fundamental e de instituições par-ceiras, como creches, abrigos, orfanatos enúcleos socioeducativos.

O superintendente de Gestão dePessoas da Assembleia Legislativa, SérgioCoutinho, acredita que as boas açõesinspiradas pelo espírito natalino devem serrealizadas durante todo o ano. “De-senvolvimento humano é olhar para oslados. A carência está em todos os locais eajudar as crianças foi um ato que fizemos

com a maior alegria. Foi muito bonito vero envolvimento dos funcionários”, frisou

Coutinho. Para ele, a Casa tomou umaatitude cidadã e cristã. “Quem tem Joa-quim Nabuco como patrono não poderiafazer diferente”, salientou.

Para Socorro Melo, funcionária dosCorreios, o engajamento da Alepe no pro-jeto é importante uma vez que mostra aunião das instituições dentro da campanha.“Nós da família dos Correios agradecemosmuito a participação”, frisou.

Breno Maciel explicou que sempre noperíodo natalino contribui com a campanhae este ano, achou pertinente sugerir àSUPGP a participação da Casa. “A grandeideia é trazer para a Alepe a possibilidadede contribuir com as crianças carentes alémde ser uma forma de estar próximo da so-ciedade”, destacou.

SERVIDORES SE ENGAJAM NA CAMPANHA PAPAI NOEL DOS CORREIOS

Funcionários doaram cem presentes

JOÃO BITA