foto: kriz knack 5º dançando a bordo as imagens da grande ... · É claro que temos as nossas...

8
DISTRIBUIÇÃO INTERNA E GRATUITA - A NO XIII - Nº 149 - MARÇO – 2008 EDITOR: MILTON SALDANHA - www.jornaldance.com.br - [email protected] Dance de março encartado Foto: Kriz Knack As imagens da grande festa no mar azul 5º Dançando a Bordo As imagens da grande festa no mar azul Renato Assis Amanda Baldo edição especial

Upload: vuhanh

Post on 10-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

DISTRIBUIÇÃO INTERNA E GRATUITA - AN O XIII - Nº 149 - MARÇO – 2008EDITOR: MILTON SALDANHA - www.jornaldance.com.br - [email protected]

Dance demarço encartado

Foto: Kriz Knack

As imagens da grande festa no mar azul5º Dançando a Bordo

As imagens da grande festa no mar azul

Renato Assis

Amanda Baldo

ediçãoespecial

2 Março/2008

Foi emocionante ver o palco do TeatroFestival, no navio Costa Victoria, durante o evento Tango & Milonga, em

janeiro, ocupado por artistas brasileiros e ar-gentinos. Cena que se repetiu no começo defevereiro, no Teatro do CIC, em Floripa, du-rante o III Congresso Internacional de Tango.

Exatamente na metade do espetáculo nonavio, ainda que mergulhado na beleza dasapresentações dos diversos casais, tive ummomento de fuga. De repente, minha menteestava no Oriente Médio e nas atrocidadesque ali são cometidas, por todos os lados, emnome dos mais variados princípios. São co-rações dilacerados por séculos de ódioincontrolável. E se a gente retroceder um mí-nimo, ainda dentro da história contemporâ-nea, vai encontrar outros quadros de horro-res no que foram as duas guerras mundiais, aGuerra da Coréia, a Guerra do Vietnam, a

Milton Saldanha

Dança leva a mensagem da paz mundialinvasão do Iraque, para citar só as principais,que esparramaram dor, sofrimento e desespe-ro por quase todo o mapa mundial, sobretudona Europa e Ásia. Para não falar do barbarismode centenas de massacres regionais, do TimorLeste à África Central.

Então pensei, enquanto a música brasileirae portenha nos abraçava naquele momento su-blime: foi uma sorte ter nascido aqui e saber quepodemos visitar nossos povos vizinhos, tro-cando com eles respeito e carinho. E que contri-buição, sem preço, que a dança vem dando paraa união, entendimento e fraternidade internacio-nal.

É claro que temos as nossas divergências. Écristalino que os interesses comerciais nem sem-pre são complementares e recíprocos. Determi-nadas rivalidades são históricas. Persistem al-guns preconceitos, derivados da ignorância pas-sada de pais para filhos.

E tivemos, só a lastimar, algumas manchasno passado, das quais a Guerra do Paraguai, ouda Tríplice Aliança, como eles chamam, foi amais triste, principalmente a partir dogenocídio promovido na fase final por nossoImpério. Quem se aprofundar neste estudosentirá repulsa a nomes como Conde D‘Eu emarechal Floriano Peixoto, personagens des-providos de qualquer humanismo e expressõesmáximas do militarismo sem limites éticos e delegalidade.

Mas o passado é impossível de apagar, ain-da que a cada ciclo histórico se tente, como jáobservou Borges. Teremos que viver para sem-pre com suas sombras e fantasmas. Resta tirardisso lições para que nunca mais se repitam,acrescidas da generosidade da reparação materi-al e principalmente moral.

Será sempre um momento bonito ver ospovos do mundo, sobretudo latino-americanos,

dançando juntos. No que nos com-pete produzir, no Dançando a Bordo, Tango& Milonga, no Dança & Relax (em Assunção),Baila Floripa, Congresso Mundial de Salsa(SP), no Congresso de Tango de Floripa, noBR Danças (Rio), nos vários países do SalsaOpen, entre muitos outros.

A paz agradece!

A tradição do sucesso se repetiu na quinta edição do Dançando a Bordo, de 9 a16 de fevereiro, no navio Costa

Magica, um dos colossos entre os 12 transa-tlânticos da Costa Cruzeiros (há mais cincoem construção) que cruzam os mares do mun-do.

Com o compromisso de manter a qualida-de e, se possível, se superar a cada ano, a equi-pe organizadora deste que é certamente o mai-or cruzeiro dançante do mundo, trabalha pe-sado e investe alto para oferecer espetáculos eprofessores altamente qualificados, do Brasile exterior.

O evento é dirigido por Francisco Ancona,com Theo e Monica na coordenação artística.

5º Dançando a Bordo manteve a tradição: sucesso!O jornal Dance é promotor e divulgador oficial,representado por Milton Saldanha e RubemMauro Machado.

Neste ano, as estrelas a bordo foram Theo eMonica (coordenadores, forró e merengue), RenatoAssis e Amanda Baldo (samba, samba no pé),Fabiana Terra e Patrick de Oliveira (salsa), PhilipMiha e Fernanda Teixeira (zouk), Euler e Bel Consoli(country), Cristóvão Christianis e Katiuska (bolero,valsa, jive), Fernando Campani e Daniela Dias (dan-ças gaúchas), Magoo e Carol (samba-rock), JohanaCopes e Jorge Damian Marinio (tango e milonga),William Valle (danças circulares), Rachel Mesquita(palestrante e aula especial).

O Dançando a Bordo contou ainda com umaparticipação especial de Carlinhos de Jesus, que

montou a Escola de Samba Unidos do CostaMagica e dirigiu a festa de Carnaval na ArenaJornal Dance, na piscina central. Outra partici-pação especial foi da Cia Mimulus, de BeloHorizonte, dirigida por Jomar Mesquita, quelevou ao palco do Teatro Urbino a peça “Dolado esquerdo de quem sobe”.

No total, foram mais de cem aulas, cincobailes simultâneos todas as noites, festastemáticas na Arena Jornal Dance, matinês e chásdançantes, shows de pista, práticas de tango,preparação corporal, etc. A equipe personal, com16 dançarinos escolhidos a dedo, foi fundamen-tal na animação dos bailes, proporcionando oprazer de dançar ao máximo de damas. Comoacontece em todos os lugares, a presença femi-

nina era predominante.Um dos grandes momentos, a exemplo dos

cruzeiros anteriores, foi o espetáculo “Dan-çando a Bordo, o Show!”, com magníficas apre-sentações de todos os professores no palcodo Teatro Urbino.

O 5º Dançando a Bordo foi realmente umsucesso, na avaliação geral dos quase 3.500hóspedes do navio. A principal prova disso éque o cruzeiro já se consagrou como o cam-peão de antecipação de vendas de cabines, entretodos os cruzeiros da temporada de verão.

O próximo, novamente no Costa Magica,será de 14 a 21 de fevereiro, na rota do Nordes-te. Seu irmão caçula, o Tango & Milonga, seráde 13 a 22 de janeiro, no Costa Mediterrânea.

O jornal Dance, com mais de 13 anos, é mensal e distribu-ído gratuitamente nas principais instituições de dança, públi-cas e privadas, da Região Metropolitana da Grande SãoPaulo. Tem também repartes menores em diversas cida-des brasileiras. Com tiragem de 10 mil exemplares, pode serencontrado nas melhores academias, bailes, casas noturnas,festivais de dança, eventos, restaurantes e outros locais,inclusive não dançantes, como bares, padarias, lojas, etc.Está também completo na Internet.

Editor e jornalista responsável: Milton Saldanha (MTb.3.419; matr. Sindicato dos Jornalistas 4.119-4). RepórterEspecial: Rubem Mauro Machado (Rio de Janeiro); DanceCampinas; Luiza Bragion, editora regional; Ilustrações:Pedro de Carvalho Machado. Fotos: Milton Saldanha. Co-laboradores: Alexandre Barbosa da Silva (diagramação);Pedro de Carvalho Machado e André de Carvalho Machado.Impressão: LTJ Editora Gráfica. Reg. INPI: 820.257.311.Produção: Syntagma Comunicação Social.

Endereço: Rua Pais da Silva, 60 - Chácara Santo Antonio/Santo Amaro, São Paulo/SP. CEP 04718-020.Tels./Fax (11) 5182-3076 / 5184-0346 / 8192-3012Site: www.jornaldance.com.br (Parceira na Internet: Agen-da da Dança de Salão Brasileira)E-mail: [email protected] reprodução total ou parcial, exceto quando autorizada pelo editor. Nenhumapessoa que não conste neste Expediente está autorizada a falar em nome do jornal.

Veja em www.jornaldance.com.br

Anuncie5182-3076

5184-0346 / 8192-3012

Completo naInternet, sem

custo adicional

Faça já sua reserva!Consulte seu agente de viagens

VI Dançando a Bordo14 a 21 de fevereiro de 2009

no Costa Magica

II Tango & Milonga13 a 22 de janeiro de 2009

no Costa Mediterranea

3Março/2008

1 2 3 4

5

67 8

9 10

11

12

13

14

1516

1. Katiusca e Cristóvão Christianis. 2. Fernanda Teixeira e Philip Miha. 3. Daniela Dias e Fernando Campani. 4. Johana Copes e Damian Marinio.5. Bom tempo ajudou para aulas ao ar livre. 6. Happy hour dançante, diário, no hall central. 7. Arena Jornal Dance. 8. Magoo e Carol. 9. EstaçãoTango homenageou a Dançata. 10. Faixas do cruzeiro e do Dance estavam nos locais mais visuais. 11. Francisco Ancona no aulão de encerramen-to. 12. Euler e Bel, do country, comandaram o espaço Panteras. 13. Uma das aulas no Atrium. 14. Carlinhos de Jesus e família com o comandanteMichele De Gregorio. 15. Equipe personal. 16. Drika e La Luna.

Fotos: Kriz Knack, Studio RUDA

4 Março/2008

17 18 19

2021 22

2324 25

26 27

28

2930 31 32

17, 18 e 19. Cenas do maravilhoso espetáculo “Do lado esquerdo de quem sobe”, da Mimulus, dirigido por Jomar Mesquita. 20. Rachel Mesquitaem sua sempre imperdível palestra. 21. Karina Sabah, Francisco Ancona, Marcelo Cunha, Regina Burin e Sebastião Cabrera (Tião). 22. Personaisna Noite de Gala. 23. Festa Tropical na Arena Jornal Dance. 24. Uma das aulas de country. 25. Palestra-show de Carlinhos de Jesus lotou oprincipal salão. 26. Participação infantil mostrou que o Dançando a Bordo é para todas as idades. 27. Ensaio para o desfile da escola de sambaUnidos do Costa Magica. 28. Estação Country Panteras. 29. Monica Steinvascher e Francisco Ancona. 30. Magoo, sempre repleto de simpatia.31. E Theo, sempre impecável como animador. 32. Milena Malzoni de sentinela na Estação Latina Rey Castro.

5Março/2008

33 3435

36 3738

39

4041

42

43

44

45 46

33. Zuqueiros a todo vapor. 34. Equipe agradece no final do “Dançando a Bordo, O Show!” 35. Primeiros momentos da Milonga de Gala. 36. FestaTropical na Arena Jornal Dance. 37. Confraternização geral no Aulão de Encerramento. 38. As danças circulares, novidade no cruzeiro, fizeramsucesso. 39. Rachel Mesquita agita com jovens senhoras. 40. Carlinhos de Jesus comandou gracioso Carnaval, com marchinhas antigas. 41.William Valle, o mago das danças circulares. 42. Country a céu aberto, com Bel. 43. Cadica baila com o comandante Michele De Gregorio. 44.Cláudia e Jovino Garcia no salão que homenageia o Avenida Club. 45. O poderoso exército do Espaço Andrei Udiloff. 46. Patrick de Oliveira eFabiana Terra em aula de salsa.

6 Março/2008

47 48 49

50

51

52

53

54

55

56

57

5859

47. Carnaval na Arena Jornal Dance. 48. As festas temáticas geram explosões de alegria a bordo. 49. Mais um detalhe da Festa Tropical. 50. A foto diz tudo: só alegria!Os problemas normais da vida ficaram em terra. 51. Matinê dançante no magnífico Atrium, com seus elevadores panorâmicos ao fundo. 52. Arena Jornal Dance, napiscina central, palco das maiores festas. 53. Lembrando os velhos tempos, o Carnaval teve concurso de fantasias. 54. Avenida, Zais, Dançata, Rey Castro foramhomenageados com seus nomes em belos salões, como este. 55. Aula de dança de salão para crianças. 56. Milton Saldanha homenageia o estreante William Valle, dasdanças circulares. Ao lado, Rubem Mauro Machado. 57. Vanessa Nascimento em hora de folia. 58. Muitas turmas formaram blocos nas festas temáticas. 59. Ocarinhoso encontro a bordo de duas celebridades da dança, Maria Antonieta e Rachel Mesquita. 60 a 63. Cenas históricas da alegria e emoção de dançar nos naviosda Costa Cruzeiros. 64. Um imperador romano a bordo? Sim, Naim Ayub, diretor de cruzeiro, pouco antes de entrar em cena no teatro. 65. Dancing Team Costa Cruzeiros.

7Março/2008

60 61 62

63 64 65

8 Março/2008