fosfitocontra doenças florestaisainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/... · to, tanto...

2
Fosfito contra doenças florestais Álvaro Figueredo dos Santos Pesquisador da Embrapa Florestas [email protected] Eduardo [un Fuzitani Wilson da Silve Morses Pesquisadores da APTA-Vale do Ribeira o sfosfitos são fertilizantes comercializados em for- mulações líquidas originadas da neutralização do ácido fosforoso (Hl03) por uma base, como o hidróxido de potássio, formando, por exemplo, o fosfito de potássio. Assim, o fosfito atua como fonte nutricional para as plan- tas, pois quando sofre uma reação química e se transforma em P0 4 (fosfato), passa a ser uma forma assimilável pelos vegetais. Estes produtos apresentam atividades antifúngi- cas que atuam diretamente ou ativam mecanismos de re- sistência da planta. Existem estudos demonstrando que o fosfito (P0 3 ) pos- sui ação fungicida contra patógenos e, ao ser combinado com outros elementos, como K, Ca, Mg e Zn, podem in- duzir resistência na planta contra patógenos. Atualmente são usados no controle de doenças causa- das por fungos do gênero Phytophtora, como míldios em hortaliças, ornamentais e videira, além de gomoses, can- cros e podridões de raízes e caule. Podem, também, con- tribuir para o controle de doenças vasculares (Vertici/ium, Fusarium e Rhizoctonia), oídios e Botrytis. Conheça melhor Os fosfitos são bons complexantes, pois favorecem a ab- sorção de cálcio, boro, zinco, molibdênio, potássio e outros nutrientes. Além disso, os fosfitos ajudam na prevenção de algumas doenças fúngicas, quando estimulam a produção de substâncias que inibem o desenvolvimento de fungos. Os fosfitos são rapidamente absorvidos pelas plantas, quer seja pelas raízes, folhas e caule, promovendo, por exemplo, melhor desenvolvimento e fixação dos frutos cítricos, quan- do aplicados por via foliar. Aplicação As formas de aplicação de fosfitos visando o controle de doenças variam de acordo com os objetivos do estu- do e da planta a ser tratada. Na literatura, alguns traba- lhos mostram resultados positivos da aplicação do fosfi- to, tanto pelo encharcamento da raiz, aplicações foliares quanto injeções no caule. Embora este último possa pro- vocar alguns efeitos deletérios às plantas, a maioria dos autores considera a aplicação foliar mais adequada. Os fosfitos apresentam uma boa compatibilidade com fertilizantes foliares e defensivos agrícolas na mesma cal- da pulverizada, porém, essa característica não é comum a todos eles. Contudo, as informações técnicas do fabri- cante sobre as características químicas de cada formula- ção, suas potencialidades técnicas e limitações são funda- mentais para seu melhor manuseio e eficiência. O uso cauteloso dos fosfitos traz benefícios à pro- ~ DEZEMBRO I JANEIRO 2015 CA PO& ME 105 --

Upload: others

Post on 25-Apr-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Fosfitocontra doenças florestaisainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/... · to, tanto pelo encharcamento da raiz, aplicações foliares quanto injeções no caule. Embora

Fosfito contradoençasflorestais

Álvaro Figueredo dos SantosPesquisador da Embrapa Florestas

[email protected] [un Fuzitani

Wilson da Silve MorsesPesquisadores da APTA-Vale do Ribeira

osfosfitos são fertilizantes comercializados em for-

mulações líquidas originadas da neutralização doácido fosforoso (Hl03) por uma base, como o

hidróxido de potássio, formando, por exemplo, o fosfitode potássio.

Assim, o fosfito atua como fonte nutricional para as plan-

tas, pois quando sofre uma reação química e se transformaem P04 (fosfato), passa a ser uma forma assimilável pelosvegetais. Estes produtos apresentam atividades antifúngi-cas que atuam diretamente ou ativam mecanismos de re-sistência da planta.

Existem estudos demonstrando que o fosfito (P03) pos-sui ação fungicida contra patógenos e, ao ser combinadocom outros elementos, como K, Ca, Mg e Zn, podem in-duzir resistência na planta contra patógenos.

Atualmente são usados no controle de doenças causa-das por fungos do gênero Phytophtora, como míldios emhortaliças, ornamentais e videira, além de gomoses, can-cros e podridões de raízes e caule. Podem, também, con-tribuir para o controle de doenças vasculares (Vertici/ium,Fusarium e Rhizoctonia), oídios e Botrytis.

Conheça melhor

Os fosfitos são bons complexantes, pois favorecem a ab-sorção de cálcio, boro, zinco, molibdênio, potássio e outrosnutrientes. Além disso, os fosfitos ajudam na prevenção dealgumas doenças fúngicas, quando estimulam a produçãode substâncias que inibem o desenvolvimento de fungos.

Os fosfitos são rapidamente absorvidos pelas plantas, querseja pelas raízes, folhas e caule, promovendo, por exemplo,melhor desenvolvimento e fixação dos frutos cítricos, quan-do aplicados por via foliar.

Aplicação

As formas de aplicação de fosfitos visando o controlede doenças variam de acordo com os objetivos do estu-do e da planta a ser tratada. Na literatura, alguns traba-lhos mostram resultados positivos da aplicação do fosfi-to, tanto pelo encharcamento da raiz, aplicações foliaresquanto injeções no caule. Embora este último possapro-vocar alguns efeitos deletérios às plantas, a maioria dosautores considera a aplicação foliar mais adequada.

Os fosfitos apresentam uma boa compatibilidade comfertilizantes foliares e defensivos agrícolas na mesma cal-da pulverizada, porém, essa característica não é comuma todos eles. Contudo, as informações técnicas do fabri-cante sobre as características químicas de cada formula-ção, suas potencialidades técnicas e limitações são funda-mentais para seu melhor manuseio e eficiência.

O uso cauteloso dos fosfitos traz benefícios à pro-

~ DEZEMBRO I JANEIRO 2015 CA PO&ME 105--

Page 2: Fosfitocontra doenças florestaisainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/... · to, tanto pelo encharcamento da raiz, aplicações foliares quanto injeções no caule. Embora

dução, porém, sua aplicação indiscriminada, como emdoses excessivas e, às vezes, em combinações incom-patíveis na mesma calda pulverizada, pode provocar da-nos às plantas.

Há fosfitos que potencializam a ação de contato demuitos fungicidas, podendo causar fitotoxicidade. Alémdisso, é bom enfatizar que alguns fosfitos podem acele-rar a corrosão de partes metálicas dos equipamentos defertirrigação e de pulverização.

É essencial realizar testes preliminares nas condi-

ções de manejo de cada cultura (água, concentração,equipamento, ambiente e aplicação) antes do uso emmaior escala.

Contra doenças

o uso do fosfito de potássio no controle da doençaPodridão da Base do Estipe (PBE), causada por Phyto-phthora palmivora em pupunheiras, uma palmeira culti-vada em várias regiões brasileiras para produção de pal-mito, apresentou resultados satisfatórios.

Esta doença incide em mudas e em plantas adultasde pupunheira e caracteriza-se pela murcha e amarele-cimento da folha bandeira, seguido do amarelecimentodas demais folhas, podendo provocar a morte da plan-ta-mãe e, às vezes, dos perfilhos da touceira.

Nestes estudos, verificou-se que o fosfito de potás-sio aplicado preventivamente em folhas, na dosagem de5,0 mL de produto comercial/litro de calda, reduziu sig-nificativamente a incidência e a severidade da doença.Estes resultados foram animadores e possibilitaram ocontrole da doença em viveiro e campo.