forro

16
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE RORAIMA. COORDENAÇÃO GERAL DO PRONATEC NÚCLEO 03 – ESCOLA ESTADUAL AMÉRICA SARMENTO RIBEIRO CURSO TECNICO CONCOMINANTE EM EDIFICAÇÕES ANA KÁSSIA LIMA ANDRESSA DAS NEVES GABRIEL DOS SANTOS JAQUELINE KETULIEN RAQUEL LIMA FORROS

Upload: tyago

Post on 12-Dec-2015

212 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

forro - construção civil

TRANSCRIPT

Page 1: Forro

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE RORAIMA.

COORDENAÇÃO GERAL DO PRONATEC

NÚCLEO 03 – ESCOLA ESTADUAL AMÉRICA SARMENTO RIBEIRO

CURSO TECNICO CONCOMINANTE EM EDIFICAÇÕES

ANA KÁSSIA LIMA

ANDRESSA DAS NEVES

GABRIEL DOS SANTOS

JAQUELINE KETULIEN

RAQUEL LIMA

FORROS

Page 2: Forro

BOA VISTA – RR2013

ANA KÁSSIA LIMA

ANDRESSA DAS NEVES

GABRIEL DOS SANTOS

JAQUELINE KETULIEN

RAQUEL LIMA

FORROS

Este trabalho foi elaborado pelos alunos do curso concomitante em

edificações para obtenção de nota na disciplina de construção civil ministrado

pelo professor Emanuel C. Tischer.

Page 3: Forro

BOA VISTA – RR2013

RESUMO

Existem vários tipos de forros que nos possibilita a ter um amplo campo de escolha que melhor se adéqüe a quaisquer tipos de gosto, tanto visualmente quanto ao preço.

O forro EPS é modulado e econômico. Produzido em poliestireno expandido, possui bom desempenho térmico, além de diversas opções de espessuras, modulações e bordas.

O forro em Fibra Mineral é modulado, removível e com excelente performance acústica – tanto na absorção quanto na atenuação de ruídos. Possui características térmicas e variadas opções de espessuras, modulações, texturas e bordas.

O forro de gesso acartonado monolítico é constituído em chapas fixadas através de perfis e estruturas de fixação ocultas. Este tipo de forro permite projetos arquitetônicos com sacas e curvas, de acordo com as necessidades.

O forro de gesso acartonado modulado é removível e constituído em placas com película vinílica (aplicada na face aparente), o que permite fácil limpeza. Este material é muito utilizado em corredores hospitalares, laboratórios e áreas úmidas.

O forro em lã mineral é produzido em lã de vidro, possui alta performance acústica (absorção) e térmica, além de opções de espessura, modulações, texturas e bordas.

O forro metálico pode ser produzido em aço ou alumínio – lineares ou em placas. Possuem diversas opções de cores e perfurações, permitindo projetos arquitetônicos de alto nível.

o forro de PVC pode ser produzido em placas modulares ou réguas com opção de larguras e cores, tendo como grande destaque a facilidade na limpeza.

Page 4: Forro
Page 5: Forro

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos tratar sobre um assunto pouco discutido ou até mesmo menos valorizado em uma construção: O acabamento do forro, o forro entra em ultimo plano quando se trata de construção e acabamento, mais podemos citar como um dos mais importantes “enfeites” para a parte superior do edifício.

Nossa meta é promover aos alunos desta disciplina uma visão ampla da importância do tal, e estabelecer novos campos de conhecimento e opções para decoração, já que em nossos tempos há varias maneiras de se conseguir diferentes tipos de acabamento proporcionando um conforto quanto a gostos e preços que se adéqüem ao bolso de cada cliente.

Disponibilizamos hoje no mercado de forros de todo tipo de matéria prima, cor, tamanho, conforto e preço, entre ele têm o forro PVC, EPS, Metálico, fibra mineral e gesso, as quais irão tratarmos ao longo deste trabalho.

Page 6: Forro

Forros de PVC

O Forro PVC linear ou modular é a solução ideal para você que procura qualidade e bom gosto no acabamento. O Forro PVC é leve, resistente, durável e de fácil instalação, não mancha, não requer pintura e ainda pode ser limpo apenas com água e sabão. O Forro PVC é produzido a partir de materiais auto-extinguíveis, não propaga chama. O Forro PVC linear ou modular é indicado para aplicações em escritórios, clubes, igrejas, supermercados, etc…

Uma das principais características do Forro PVC é o longo ciclo de vida de suas aplicações, que varia de 15 a 100 anos, sendo a média superior a 60 anos. Por ser reciclável, contribui diretamente para o melhor desempenho das empresas, ao reduzir custos e economizar insumos, além de contribuir nos resultados ambientais decorrentes da diminuição de resíduos.

Forros de Isopor

Forro Isopor apresenta um ótimo acabamento com pintura acrílica texturizada, fácil limpeza e conservação. Os perfis em aço galvanizado tipo “T” são todos pintados à base de tinta epóxi. O Forro Isopor proporciona um ótimo custo benef

Forros de gesso

Os Forros de Gesso Acartonado são constituídos por placas de gesso produzidas industrialmente a partir de gipsita natural e cartão duplex, parafusadas em uma ou mais camadas sobre uma estrutura metálica leve.

A estrutura é composta por perfis leves de aço zincado, conformados a frio em perfiladeiras de rolete garantindo a precisão das dimensões. Os parafusos são auto perfurantes e auto atarrachantes, zincados ou fosfatizados aplicados com parafusadeira.

Podem ser montados em conjunto com estruturas de concreto, metálicas ou de madeira. Os movimentos normais das estruturas são absorvidos pelos sistemas de perfis e juntas, não apresentando fissuras no conjunto.

A forma de montagem e os materiais utilizados definem o nível de desempenho que pode variar conforme o número de placas, dimensões das estruturas e incorporação de elementos isolantes ou acústicos.

As principais vantagens dos forros suspensos modulados são:

Page 7: Forro

Fácil acesso ao entreforro (espaço acima do forro, também chamado de plenum): torna as manutenções mais rápidas e econômicas, especialmente se o forro modular empregar placas removíveis;

Estética: os forros modulares têm aspecto segmentado e em blocos, o que valoriza o design de interiores;

Facilidade de instalação: montagem simples e rápida por meio de sistema de encaixes, gerando menos resíduos e desperdício;

Absorção sonora superior: os forros modulados de fibra mineral costumam ter melhores índices de absorção sonora que os demais materiais.

Características

Resistência ao fogo O fato de 20% do peso das placas de gesso ser água, garante excelente desempenho quanto à resistência ao fogo. Pode ser melhorado com o uso da placa RF específica para este fim. As possíveis composições podem atender disposições legais e regulamentações específicas referentes à segurança contra incêndio para cada localidade de implantação do edifício.

Isolamento térmico O espaço interno dos sistemas construtivos em drywall permite a colocação de lã mineral reforçando o isolamento térmico a fim de evitar o desperdício de calor. A resistência térmica útil das placas de gesso com espessura de 12,5mm é de: R = 0,04m² k/w.

Alternativas de Lã Mineral:

Lã de Rocha: 50mm de espessura

Lã de Vidro: 50mm de espessura

Isolamento acústico O desempenho acústico dos sistemas construtivos em drywall atende as mais exigentes especificações, podendo ser melhorado, acrescentando mais placas ou lã mineral no seu interior. O desempenho acústico é dado em dB - Decibéis.

Alternativas de Lã Mineral:

Lã de Rocha: 50mm de espessura

Lã de Vidro: 50mm de espessura

Page 8: Forro

Elementos de acabamento Os sistemas construtivos em drywall para uso interno podem ser caracterizados por planos lisos e sem juntas aparentes, em situações retas ou curvas, horizontais ou inclinadas, não estruturais de edifícios e não expostas a intempéries. Podem receber qualquer tipo de acabamento: pintura, azulejos, revestimento melamínico, mármores etc, que irão conferir a aparência final especificada.

Controles de qualidade Os Forros de Gesso Acartonado são garantidos por controles de qualidade internos, auditorias de terceira parte e ensaios realizados em laboratórios nacionais e internacionais.

Elementos de acabamento A estrutura, em perfilados de aço zincado, é constituída por perfis, sob os quais são fixadas as placas de gesso, em uma ou mais camadas, gerando uma superfície apta a receber o acabamento final. Os forros são suspensos por tirantes rígidos reguláveis e fixados sob laje de concreto, estrutura metálica ou de madeira. Os movimentos normais das estruturas são absorvidos pelo sistema de perfis e de juntas, não apresentando fissuras no conjunto.

Montagem rápida, com obra limpa e seca;Retos ou curvos, sem juntas aparentes formam uma superfície monolítica que não trinca, não ondula e são ideais para grandes vãos;

Forros de fibra mineral

Os forros modulados AMF são compostos pelo sistema estrutural leve Ventatec e por painéis de fechamento fabricados com diferentes matérias-primas, como fibra mineral wetfelt, metal ou madeira.

Os painéis de fibra mineral wetfelt são produzidos na Alemanha pela Knauf AMF e utilizam matérias-primas naturais, como lãs minerais biossolúveis, argila, perlita, aglomerantes orgânicos, celulose e aditivos. Seu processo de fabricação é o de modelagem em meio úmido, com posterior extração da água para que o produto ganhe rigidez.

Os forros de fibra mineral da AMF têm características que garantem o melhor desempenho em todas suas aplicações.

Flexibilidade de projeto: são diversas modulações, tipos de acabamento e detalhes de bordas;

Leveza: o forro com painéis wetfelt pesa aproximadamente a metade que um forro convencional de gesso;

Estabilidade: são isentos de trincas ou de fissuras causadas por movimentações estruturais ou vibrações;

Resistência à umidade: opções próprias para ambientes com índice de umidade relativa do ar de até 100%;

Page 9: Forro

Desempenho acústico: produtos com excelentes índices de absorção sonora e isolamento acústico;

Resistência ao fogo: forros de melhor comportamento frente ao fogo; Qualidade de acabamento: os forros saem prontos da fábrica e dispensam

pintura ou qualquer outro acabamento; Rápida execução: instalação simples e fácil; Minimização de resíduos e desperdícios: sistema de montagem simples e

inteligente; Facilidade para manutenções: os painéis são removíveis, o que facilita o

acesso ao entreforro (plenum); Garantia de qualidade: fabricação sob rigorosos controles de qualidade.

A Knauf AMF oferece forros suspensos modulados de fibra mineral, de madeira ou de metal com aplicações ilimitadas na construção civil, na arquitetura, na decoração e no design de interiores. As versões mais utilizadas no Brasil são as fabricadas com fibra mineral.

Os forros modulares e removíveis AMF estão disponíveis em diferentes modelos e tonalidades com acabamento liso, texturizado ou perfurado. Há também variadas opções com desempenhos técnicos adequados às mais diferentes necessidades de projeto em termos de absorção sonora, isolamento acústico, resistência ao fogo e lavabilidade, entre outras características.

Forros metálicos

Aeroportos e indústrias costumam ter demandas bastante específicas quanto a materiais arquitetônicos. No caso de forros, os metálicos são uma opção que responde bem a requisitos de durabilidade e praticidade comumente exigidos em projetos para esses espaços. Há alguns anos o Brasil conta com vários fabricantes de forros metálicos, facilitando a especificação e uso do produto.

A definição do modelo de forro metálico mais indicado depende do projeto e das necessidades particulares da edificação, afirma o engenheiro Paschoal Guglielmi, diretor Comercial da Owa. “De modo geral, indústrias ou edifícios que recebem grande fluxo de pessoas devem priorizar produtos de fácil manuseio para que os acessos de manutenção sejam muito rápidos”, indica o engenheiro.

Em aeroportos, informa Mario Orlando Santos, da fabricante Refax, os modelos mais utilizados nas áreas de circulação e halls são os baffles, as colmeias e os forros lineares,

Page 10: Forro

em função do melhor desempenho acústico e forte apelo decorativo. Nas áreas administrativas, aparecem com frequência modelos modulates, como o Clip-in e o Tegular, pois facilitam o acesso sobre o forro. “Em indústrias, os modelos lineares são muito aplicados em setores que requerem estanqueidade e higienização, e os modelos modulares nas áreas administrativas”, detalha.

Com relação à matéria-prima, é importante ter em mente que o alumínio é o que apresenta maior resistência à oxidação, sendo por isso o mais indicado para projetos em regiões próximas ao mar. O profissional da Refax explica que o aço zincado e o aluzinc também têm boa resistência, porém, esta é prejudicada quando as chapas são cortadas ou perfuradas, porque a camada de revestimento é rompida gerando pontos de oxidação.

Conheça os tipos mais indicados para aeroportos e indústrias

BAFLLE - Composto por painéis verticais, que são unidos por meio de junta de intersecção. A fixação é feita por meio de porta-painéis. Para melhor desempenho acústico, os painéis podem ser perfurados e ganhar materiais absorventes.

COLMEIA - Composto por grelhas quadriculadas, que são apoiadas sobre perfis padrão T invertido. Os fabricantes oferecem diferentes modelos, com formatos e design variados. Uma das vantagens é a fácil remoção das grelhas para acesso aos subsistemas e a possibilidade de agregar isolantes.

LINEAR - As lâminas retangulares, com cantos curvos ou retos, são dispostas lado a lado e encaixadas no porta-painel por meio de diferentes sistemas, dependendo do fabricante e do modelo do forro. O aspecto retilíneo é um dos principais atributos. Os painéis podem ser lisos ou perfurados e, neste caso, receber elementos termoacústicos.

TEGULAR - De aspecto modular, o sistema é formado por bandejas com acabamento tegular que se apoiam sobre a estrutura do perfil padrão T, criando um rebaixo em torno destas. Para acesso aos subsistemas, basta suspender e mover as bandejas. Painéis perfurados também podem receber absorventes acústicos.

CLIP-IN - As bandejas quadradas têm bordas com chanfros, permitindo que sejam clicadas ao perfil. Como a estrutura de sustentação não fica aparente (junta seca), o visual é contínuo e reticulado. Desempenho acústico ampliado com a perfuração dos painéis e aplicação de componentes absorventes.

Especificação criteriosa

Page 11: Forro

O projetista deve estar atento, principalmente, à modulação do forro metálico, de forma a evitar cortes no momento da instalação. A orientação é de Paschoal Guglielmi, da Owa. “O bom projeto deve prever que as placas não precisem de cortes para adaptá-las à dimensão do teto.” O profissional indica também atenção às características mecânicas da laje de sustentação e à necessidade de absorção acústica.

A compatibilização do material com instalações de iluminação, ar-condicionado, cabeamento, sprinkles, entre outras, é favorecida pelo fato de que a maior parte dos forros metálicos (em especial, os modulares) é fabricada para se integrar facilmente a esses subsistemas. Porém, é sempre importante considerar antecipadamente as interfaces.

Desempenho acústico

O melhor desempenho acústico dos forros metálicos é alcançado pela microperfuração das placas e pela aplicação de materiais absorventes acústicos aos elementos do forro, como mantas de lã de rocha ou vidro, ou ainda placas de fibra mineral. “O metal perfurado permite que a manta exerça função acústica, mas não contribui diretamente para a absorção”, explica Paschoal.

Vantagens

Algumas das características dos forros metálicos que estão alinhadas às necessidades dos projetos de indústrias e aeroportos:

• Como as placas metálicas são de material resistente e robusto, podem ser manipuladas constantemente;• Os modelos modulares facilitam o acesso sobre forro para manutenção de instalações;• Podem ser lavados e repintados sem perda de características técnicas;• Não permitem a proliferação de fungos ou ácaros, característica importante quando se considera áreas industriais com requisitos de higiene;• De acordo com as necessidades específicas de desempenho acústico, podem receber outros materiais complementares, como lãs minerais;• Mercado oferece grande variedade de formas e cores, permitindo adaptação às necessidades específicas de cada projeto; • Tem alta resistência à umidade;• São incombustíveis.

Page 12: Forro

INTRODUÇÃO

Neste trabalho tratamos sobre os diferentes tipos de forro, podemos através deste ter uma visão ampla e com mais escolhas para acabamentos de edifícios, como futuros engenheiros e arquitetos deve-se conhecer todos as características que convém saber o mesmo assim como o próprio proprietário da edificação.

Nossa meta encera-se aqui sendo que almejamos ter deixado exatamente tudo claro para melhor funcionamento das experiências feitas dentro de sala de aula, esclarecendo duvidas e fazendo o possível para que todos tenham evoluído apartir dos conhecimentos aqui compartilhados com todos.