formulário diagnóstico do sistema municipal de meio ambiente …¡rio... · 1 formulário...

25
1 Formulário Diagnóstico do Sistema Municipal de Meio Ambiente – SISMUMA Sr.(a) Gestor (a) Municipal, O Ministério Público do Estado da Bahia em cumprimento de suas funções institucionais, através do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente e Urbanismo – CEAMA e da Câmara Temática de Sistema Municipal de Meio Ambiente, vem solicitar a todos os municípios baianos o preenchimento do presente formulário para fins do diagnóstico da gestão ambiental local. Observem que o presente Formulário é dividido em 05 partes. Leiam atentamente para o correto preenchimento. Primeira parte : compreende o quesito de n o. 01, que deverá ser respondido por todos os municípios; Segunda parte : compreende o quesito de n o 02 que deverá ser respondido apenas pelos municípios que não realizam o licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades de impacto local; Terceira parte : compreende o quesito de n o 03 que deverá ser respondido pelos municípios que participam (ram) da capacitação pelo Programa GAC pela Secretaria de Meio Ambiente - SEMA; Quarta parte : compreende os quesitos de n os 04 a 14 que deverão ser respondidos apenas pelos municípios que realizam o licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades de impacto local e também por aqueles que atendem a uma ou mais exigências do quesito 2.1; Quinta parte : compreende os quesitos de n os 15 a 25 que deverão ser respondidos por todos os municípios. IDENTIFICAÇÃO DO MUNICÍPIO Município:________________________________________ Comarca: __________________________ Endereço: ___________________________________________________________________________ Telefone: ( ) __________________________ CNPJ: _____________________________________ Prefeito: _____________________________________________________________________________ Secretário (ou Diretor) de Meio Ambiente: _________________________________________________ e-mail: ______________________________________________________________________________ Território de Identidade/Cidadania: _______________________________________________________ Bacia Hidrográfica: ______________________________________ População: ____________________ Bioma: ( ) Mata Atlântica/Zona Costeira ( ) Cerrado ( ) Caatinga Responsável pelas informações: ________________________________________Data______________

Upload: vuongthu

Post on 02-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

Formulário Diagnóstico do Sistema Municipal de Meio Ambiente – SISMUMA

Sr.(a) Gestor (a) Municipal, O Ministério Público do Estado da Bahia em cumprimento de suas funções institucionais, através do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente e Urbanismo – CEAMA e da Câmara Temática de Sistema Municipal de Meio Ambiente, vem solicitar a todos os municípios baianos o preenchimento do presente formulário para fins do diagnóstico da gestão ambiental local. Observem que o presente Formulário é dividido em 05 partes. Leiam atentamente para o correto preenchimento. Primeira parte: compreende o quesito de no. 01, que deverá ser respondido por todos os municípios; Segunda parte: compreende o quesito de no 02 que deverá ser respondido apenas pelos municípios que não realizam o licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades de impacto local; Terceira parte: compreende o quesito de no 03 que deverá ser respondido pelos municípios que participam (ram) da capacitação pelo Programa GAC pela Secretaria de Meio Ambiente - SEMA; Quarta parte: compreende os quesitos de nos 04 a 14 que deverão ser respondidos apenas pelos municípios que realizam o licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades de impacto local e também por aqueles que atendem a uma ou mais exigências do quesito 2.1; Quinta parte: compreende os quesitos de nos 15 a 25 que deverão ser respondidos por todos os municípios.

IDENTIFICAÇÃO DO MUNICÍPIO

Município:________________________________________ Comarca: __________________________

Endereço: ___________________________________________________________________________

Telefone: ( ) __________________________ CNPJ: _____________________________________

Prefeito: _____________________________________________________________________________

Secretário (ou Diretor) de Meio Ambiente: _________________________________________________

e-mail: ______________________________________________________________________________

Território de Identidade/Cidadania: _______________________________________________________

Bacia Hidrográfica: ______________________________________ População: ____________________

Bioma: ( ) Mata Atlântica/Zona Costeira ( ) Cerrado ( ) Caatinga

Responsável pelas informações: ________________________________________Data______________

2

PRIMEIRA PARTE (o quesito de no 1 deverá ser respondido por todos os municípios)

1.0. Este município realiza o licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades de impacto local localizados em seu território?

□ Sim □ Não

SEGUNDA PARTE (o quesito de no 2 deverá ser respondido apenas pelos municípios que não realizam o licenciamento

ambiental de empreendimentos e atividades de impacto local)

2.0. Por qual (is) motivo(s) o município não licencia?

□ A demanda por licenciamentos é pequena

□O município não dispõe de órgão ambiental capacitado a executar as ações administrativas para o controle ambiental (licenciamento, fiscalização e monitoramento)

□ O órgão ambiental municipal não possui técnicos devidamente habilitados e em número compatível para a demanda administrativa de controle ambiental (licenciamento, fiscalização e monitoramento)

□ O município não possui Conselho de Meio Ambiente ativo

□ outro: ________________________________ _________________________________________

2.1 O Município atende alguma(s) das exigências legais previstas na Lei Complementar 140, de 08 de dezembro de 2011 combinada com a Res. CEPRAM 4327, de 03 de dezembro de 2013 para implementar a sua gestão ambiental? Assinalar.

□ Legislação sobre a Política Municipal de Meio Ambiente - PMMA que discipline as normas e procedimentos do licenciamento e da fiscalização de empreendimentos ou atividades de impacto local

□ Previsão do SISMUMA e dos seus órgãos na Legislação da PMMA

□ Técnicos próprios ou em consórcio suficientes para o licenciamento e a fiscalização

□ Previsão do Conselho Municipal de Meio Ambiente na Legislação da PMMA

□ Previsão do Fundo Municipal de Meio Ambiente na Legislação da PMMA

□ nenhuma delas

3

2.2. O Município já informou a Secretaria do Meio Ambiente - SEMA a sua não capacidade pela inexistência e/ou inaptidão de órgão ambiental capacitado ou de Conselho Municipal de Meio Ambiente ativo, para a instauração da competência supletiva do Estado, nos termos LC 140/11 combinada com a Res. CEPRAM 4327/13?

□ Sim □ Não

2.2.1 Se sim, informar a data. Nota: anexar o oficio comprobatório

ATENÇÃO Na hipótese do município já ter atendido uma ou mais exigências do quesito 2.1 acima, deverá também responder os quesitos de nos 04 a 14 à frente, quando for o caso.

TERCEIRA PARTE (o quesito de no 3 deverá ser respondido pelos municípios que participam (ram) de capacitação promovida pelo Programa Gestão Ambiental Compartilhada - GAC pela Secretaria do Meio Ambiente - SEMA) 3.0. O Município tem participado ou participou das capacitações do Programa GAC promovidas pela SEMA?

□ Sim □ Não

3.0.1 Se sim, esta capacitação é decorrente de algum instrumento de cooperação técnica? Qual?

__________________________________________

__________________________________________

3.1. Se sim, relacione as capacitações:

____________________________________________________________________________________

3.2. Nome dos servidores que participaram das capacitações:

____________________________________________________________________________________

3.3. Os servidores que participaram das capacitações permanecem no quadro funcional da Prefeitura?

□ Sim

□ Não

4

□ Apenas alguns, quais?

_______________________________________________________________

QUARTA PARTE (os quesitos de nos 04 a 14 deverão ser respondidos pelos municípios que realizam o licenciamento

ambiental de empreendimentos e atividades de impacto local e pelos municípios que atendem a uma ou mais exigências do quesito 2.1 acima)

4.0. Há quanto tempo o município realiza a atividade de Licenciamento Ambiental? Se possível, apontar a data.

_______________________________________ Data :___/___/______

Programa Estadual de Gestão Ambiental Compartilhada - GAC

5.0. O Município aderiu ao Programa Estadual de Gestão Ambiental Compartilhada contemplado pela Res.CEPRAM 3925/09?

□ Sim □ Não

5.1. O Município teve a resolução de reconhecimento de competência publicada pelo CEPRAM nos termos contemplados da Res.CEPRAM 3925/09?

□ Sim □ Não

5.2 Se sim, qual o nível de opção, número e a data da resolução de reconhecimento Nota: Anexar a Resolução de reconhecimento.

□ Nível 1 □ Nível 2 □ Nível 3 Data :___/___/______

5.3 O Município após a edição da Lei Complementar 140/2011 alterou o seu nível de opção? Para qual nível?

□ Sim □ Não

□ do Nível 1 para o Nível 2

□ do Nível 1 para o Nível 3

□ do Nível 2 para o Nível 3

5.3.1. Se Sim, qual(is) Motivo(s) que levou (ram) o Município a optar pelo novo nível de gestão?

____________________________________________________________________________________

5

5.4. Após a Edição da Lei Complementar 140/2011 ou com a edição Resolução CEPRAM nº 4327/2013, o município manifestou-se como apto ao licenciamento?

□ Sim □ Não

5.4.1. Se sim, para qual nível? Informar a data.

□ Nível 1 □ Nível 2 □ Nível 3 Data :___/___/______

5.4.2. Se Sim, qual (is) motivo(s) que levou (ram) o Município a optar pelo nível de gestão?

_______________________________________________________________

5.5 O Município após a publicidade de sua competência pelo CEPRAM e/ou manifestar-se apto ao licenciamento junto a SEMA promoveu ou pretende promover alguma alteração em sua estrutura administrativa e/ou técnica? Se sim, qual (is)?

□ Sim □ Não

____________________________________________________________________________________

Política Municipal de Meio Ambiente

6.0. Qual(is) o(s) Diploma(s) legal(is) que institui(em) a Política de Meio Ambiente e a Polícia Ambiental Administrativa no município? Nota: Anexar o Diploma Legal

6.1. A(s) respectiva(s) lei(s) já foi (ram) regulamentada(s)?

□ Sim □ Não

6.2. Se sim, qual o número do(s) respectivo(s) Decreto(s)? Nota: Anexar o Diploma Legal

6.3. Qual o Diploma legal que institui Plano Diretor do Município?

6.4.. O zoneamento do Plano Diretor atende as exigências da Lei da Política Municipal de Meio Ambiente - PMMA? Justifique.

□ Sim □ Não

__________________________________________

6

6.5. Assinale abaixo outras leis municipais com enfoque na Área Ambiental existentes no Município: Nota: Não é necessário apresentar os respectivos diplomas legais

Legislação Municipal

Diploma Legal

□ Lei Orgânica Municipal

□ Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo Urbano

□ Código de Posturas Municipal

□ Código de Obras

□ Outros __________________________

SISMUMA - Estrutura Administrativa e Técnica

7.0. Qual é a estrutura do Sistema Municipal de Meio Ambiente – SISMUMA previsto na Lei?

____________________________________________________________________________________

7.1. Qual é o Órgão Municipal de Meio Ambiente responsável, pelo planejamento, gestão e execução das políticas ambientais:

7.2. A Estrutura Administrativa é formada:

1. □ Secretário de Meio Ambiente ou

□ Diretor Meio Ambiente Nome: ________________________________ Formação Profissional: _______________________________________ Forma de Contratação:

□Servidor Concursado com cargo de comissão

□Servidor em cargo de comissão __________________________________________

7

2.□ Diretor ou Coordenador do Licenciamento Ambiental Nome: ________________________________ Formação Profissional: _______________________________________

Forma de Contratação:

□Servidor Concursado com cargo de comissão

□Servidor em cargo de comissão

□ Técnicos com Contratos Temporários. ________________________________________

3.□ Diretor ou Coordenador da Fiscalização Ambiental Nome: ________________________________ Formação Profissional: _______________________________________

Forma de Contratação:

□Servidor Concursado com cargo de comissão

□Servidor em cargo de comissão

□ Técnicos com Contratos Temporários. ________________________________________

4.□Outras Diretorias ou Coordenações Especificar: ___________________________ Nome: ________________________________ Formação Profissional: _______________________________________

Forma de Contratação:

□Servidor Concursado com cargo de comissão

□Servidor em cargo de comissão

□ Técnicos com Contratos Temporários.

8

7.3. A Equipe Técnica do licenciamento ambiental é formada:

□ Servidores Municipais Concursados. Especificar os cargos/ formação profissional

____________________________________________________________________________________ □ Servidores Municipais em cargo de comissão. Especificar os cargos/ formação profissional

____________________________________________________________________________________ □ Técnicos com Contratos Temporários. Formação profissional:

____________________________________________________________________________________ □ Técnicos em Consórcio Municipal (ou outro Instrumento de Cooperação - especificar). Formação profissional:

____________________________________________________________________________________

9

7.4. A Equipe Técnica de fiscalização ambiental é formada:

□ Servidores Municipais Concursados Especificar os cargos/ formação profissional

____________________________________________________________________________________ □ Servidores Municipais em cargo de comissão Especificar os cargos/ formação profissional

____________________________________________________________________________________

□ Técnicos com Contratos Temporários. Especificar os cargos/ formação profissional

____________________________________________________________________________________ □ Técnicos em Consórcio Municipal (ou outro Instrumento de Cooperação - especificar). Formação profissional

____________________________________________________________________________________

7.5. Quanto aos servidores concursados

□ Todos pertencem ao Quadro do Órgão Executor da Política Ambiental Municipal

□ Não pertencem ao Quadro do Órgão Executor da Política Ambiental Municipal.

10

□ Apenas alguns pertencem ao Quadro do Órgão Executor da Política Ambiental Municipal, quais?

____________________________________________________________________________________

7.6. Se não, ou se apenas alguns pertencem ao Quadro do Órgão Executor da Política Ambiental Municipal, apontar qual a Secretaria Municipal ou outro órgão municipal da Administração Indireta que cedeu o servidor, além de também especificar o servidor/cargo .

____________________________________________________________________________________

7.7 O Município ao estruturar o órgão ambiental capacitado criou cargos efetivos previstos em lei para a ocupação na estrutura administrativa, técnica e da fiscalização?

□ Sim □ Não

7.7.1 A investidura aos cargos se deu por concurso público? Se sim, apontar a data do Concurso Público:

□ Sim □ Não

Data: ___/___/______

7.7.2 Existe previsão de Concurso Público para provimento das vagas existentes?

□ Sim □ Não

7.7.2.1 Se sim, para quando? 7.8 O órgão ambiental capacitado dispõe de Assessoria Jurídica para acompanhar o processo de licenciamento?

□ Sim □ Não 7.8.1 Se sim, o profissional emite parecer jurídico? □ Sim □ Não

7.8.2 Se sim, o profissional integra o quadro de Procuradores do Município?

□ Sim □ Não

11

7.9. Quais os recursos abaixo estão disponíveis para executar a Gestão Municipal de Meio Ambiente?

Estrutura

Quantidade

□ Veículo de pequeno porte

□ Veículo Tracionado

□ Microcomputador Desktop

□ Microcomputador Notebook

□Softwares:

□Windows

□Pacote Office

□Pacote BrOffice

□Design Gráfico (CorelDRAW; Photoshop)

□Desenho Assistido por Computador (AutoCad; Microstation)

□Geoprocessamento (ArcGis; MapInfo; Spring)

□ Scanner de mesa

□ Impressora

□ Plotter

□ Máquina fotográfica digital

□ Câmera filmadora

□ GPS de navegação

□ GPS Topográfico

□ Trena

□ Distanciômetro Laser

□ Inclinômetro

□ Outros__________________

12

Conselho Municipal de Meio Ambiente

8.0. Qual o Diploma legal que institui o Conselho Municipal de Meio Ambiente? Nota: Anexar o Diploma Legal

8.1. Quais os Poderes ou Funções do Conselho Municipal de Meio Ambiente:

□ Consultivo □ Deliberativo

□ Normativo □ Recursal

□ outros: ___________________________

8.2. Quais as principais atribuições do Conselho Municipal de Meio Ambiente?

____________________________________________________________________________________

8.2.1. O Conselho Municipal de Meio Ambiente tem competência para analisar as licenças ambientais?

□ Sim □ Não

8.2.2. O Conselho Municipal de Meio Ambiente já emitiu alguma Resolução ou outro ato normativo?

□ Sim □ Não

8.2.2.1 Se sim, identificar quanta/os foi(ram) Nota: Anexar a(s) Resolução(ões) ou outro(s) ato(s) normativo(s)

8.3. Qual o número de Conselheiros: 8.3.1. Qual a proporcionalidade entre as representações do governo, organizações da sociedade civil e do setor econômico?

______ do Governo ______ das Organizações da Sociedade Civil ______ do Setor Econômico

8.4. Quem preside o Conselho de Meio Ambiente? Especificar o segmento.

8.5. Qual o período de mandato dos Conselheiros?

8.5.1 Os Conselheiros atuais foram nomeados? Em que data? Nota: Anexar o Diploma Legal da nomeação

□ Sim □ Não Data da Nomeação:___/___/______

13

8.6 Com que frequência ocorrem as reuniões do Conselho Municipal de Meio Ambiente?

□ mensalmente

□ trimestralmente

□ outra periodicidade: __________________ 8.6.1. Houve reuniões nos últimos 12 meses?

□ Sim □ Não

8.6.2 Se sim, quantas? Nota: Anexar as 03 (três) últimas atas das reuniões

8.6.3. Em que local ocorrem as reuniões do Conselho?

8.6.4. O Conselho de Meio Ambiente tem Regimento Interno? Nota: Anexar o respectivo instrumento legal

□ Sim □ Não Data da Aprovação___/___/______

8.7. Qual é a estrutura dada para o funcionamento do Conselho? (recursos: pessoal e material)

____________________________________________________________________________________

Licenciamento Ambiental 9.0 O Município tem sido demandado para licenciamento de quais empreendimentos? Indicar o porte destes empreendimentos, (Micro – Pequeno – Médio – Grande – Excepcional) ____________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________

14

9.1 Qual a média mensal/ semestral/ anual de pedidos de licenciamento feitos ao órgão ambiental capacitado? 9.2 Quantas licenças já foram emitidas pelo Município? Nota: Anexar a cópia dos 03 (três) últimos processos de licenciamento

9.2.1 As portarias das licenças ambientais concedidas são publicadas em Diário Oficial?

□ Sim □ Não

9.2.2. Se não, qual o meio é utilizado para a sua publicidade?

9.3 O órgão ambiental capacitado tem acompanhado o cumprimento das condicionantes e das medidas mitigadoras das licenças expedidas?

□ Sim □ Não

9.3.1 Se sim, de que forma? Nota: anexar os respectivos procedimentos

____________________________________________________________________________________

9.3.2. Se não, justificar o motivo

____________________________________________________________________________________

9.4 O órgão ambiental capacitado estabelece condicionantes para ações ou projetos de Educação Ambiental?

□ Sim □ Não

9.4.1 Se sim, poderia enumerar as condicionantes de Educação Ambiental mais relevantes?

____________________________________________________________________________________

15

9.5 O órgão ambiental capacitado tem normatizado os procedimentos referente ao Termo de Referência – TR e/ou Normas técnicas, contendo os parâmetros para os estudos ambientais e demais definições para a orientação aos técnicos municipais e ao empreendedor? Nota: Anexar as normas dos respectivos procedimentos

□ Sim □ Não

9.6 O órgão ambiental capacitado exige do empreendedor comprovação da averbação da reserva legal dos imóveis rurais ou a prova do cadastramento no Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais - CEFIR? Nota: anexar o(s) formulário(s) de requerimento

□ Sim □ Não

9.6.1 Se não, justificar o motivo

____________________________________________________________________________________

9.7 O órgão ambiental capacitado já exigiu o EIA/RIMA de algum empreendimento? Nota: anexar o(s) formulário(s) de requerimento

□ Sim □ Não

9.7.1 Se sim, identificar o(s) empreendimento(s Nota: anexar o(s) respectivo(s) processo(s)

____________________________________________________________________________________

9.7.2 Se não, justificar o motivo

____________________________________________________________________________________

9.8 O Município, após a edição da LC 140/2011, disciplinou em sua Política Municipal de Meio Ambiente os procedimentos, permitidos por lei, para a autorização de supressão de vegetação - ASV? Nota: anexar os procedimentos

□ Sim □ Não

16

9.8.1 O órgão ambiental capacitado em sua equipe, possui técnico (s) habilitado(s) para analisar o procedimento da autorização de supressão de vegetação, quando permitido por lei?

□ Sim □ Não 9.8.1.1 Se sim, qual a habilitação profissional do(s) técnico(s)?

9.8.1.2 Se sim, o(s) técnico (s) habilitado(s) integra(m) o quadro permanente do órgão ambiental capacitado?

□ Sim □ Não

9.10 As Anotações de Responsabilidade Técnica – ART dos profissionais que assinam os documentos, projetos e estudos ambientais para o licenciamento ambiental de responsabilidade do empreendedor, apresentam-se:

□ Regulares

□ são emitidas com rasuras

□ são emitidas com dados faltantes nos campos de preenchimento obrigatório

□ são emitidas para atividades estranhas às atribuições profissionais (exorbitância de atribuições)

□ são emitidas sem especificação de qual a participação do profissional na obra/serviço, e/ou sem detalhar a atividade realizada (sem especificidade do serviço prestado)

□ não são emitidas

□ Outros______________________________

_________________________________________

9.11 O Município mantém contrato de consultoria técnica especializada com pessoa física ou jurídica para análise dos estudos de impacto ambiental?

□ Sim □ Não

9.11.1 Se sim, especificar quem é/são o(s) contratado(s) Nota: anexar o(s) respectivo(s) contrato(s)

____________________________________________________________________________________

17

Fiscalização e Monitoramento Ambiental

10.0 Quantos relatórios de fiscalização ambiental foram emitidos nos últimos 12 meses? – Nota: Anexar os últimos 03 (três)

10.1 Quantos autos de infração foram lavrados nos últimos 12 meses? – Nota: Anexar os últimos 03 (três)

10.2 Quantas penalidades foram aplicadas nos últimos 12 meses? – Nota: Anexar os últimos 03 (três)

10.3 Quantas das penalidades foram efetivamente cumpridas pelo poluidor/degradador?

10.3.1. De acordo com os quesitos anteriores o Município para apuração das infrações ambientais instala o respectivo procedimento administrativo para formalizar os relatórios de fiscalização, os autos de infração e a aplicação das penalidades?

□ Sim □ Não

10.4 O órgão ambiental capacitado tem comunicado formalmente ao Promotor de Justiça da Comarca a ocorrência de ilícitos ambientais que chegam ao seu conhecimento? Nota: Anexar as últimas 03 (três) comunicações

10.5 O Município realiza ações de Monitoramento Ambiental?

□ Sim □ Não

10.6 Se sim, quais as ações de monitoramento ambiental são realizadas pelo município?

_______________________________________________________________

18

10.7 Se não, justificar o motivo

____________________________________________________________________________________

11.0 O município possui Plano Municipal de Meio Ambiente ?

□ Sim □ Não

11.1. Se sim, este Plano foi elaborado de forma participativa?

□ Sim □ Não

11.2. Se sim, este Plano foi aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente?

□ Sim □ Não

11.3. Se sim, este Plano está sendo implementado?

□ Sim □ Não

11.4. Quais as ações deste Plano Municipal estão sendo implementadas pelo município?

____________________________________________________________________________________

Instrumentos Econômicos

12.0. Qual o Diploma legal que institui Fundo Municipal de Meio Ambiente – FMMA? Nota: Anexar o Diploma Legal

12.1. Qual (is) a(s) fonte(s) de recursos do FMMA, previsto na lei?

__________________________________________

____________________________________________________________________________________

19

12.2. Quais os principais projetos, ações e atividades já custeados pelo FMMA?

____________________________________________________________________________________

12.3. O Município conta com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FERHBA?

□ Sim □ Não

12.3.1. O Município conta com recursos do Fundo Estadual de Recursos para o Meio Ambiente – FERFA?

□ Sim □ Não

12.3.2. O Município conta com recursos do Fundo Nacional de Meio Ambiente?

□ Sim □ Não

12.3.3. O Município conta com outros repasses financeiros para implementar ações da Gestão Ambiental Compartilhada?

□ Sim □ Não

12.3.3.1. Se sim, descreva:

12.4 Quais as destinações dos recursos do FMMA, previsto na Lei?

____________________________________________________________________________________

12.4.1. O FMMA conta com o controle social do Conselho Municipal de Meio Ambiente.

□ Sim □ Não

12.4.1.1. Se sim, de que forma?

_______________________________________________________________

20

12.4.1.2. O Município tem uma conta bancária ativa para a movimentação dos recursos e destinações do FMMA? □ Sim □ Não

12.4.1.3. Se sim, apontar os dados da conta bancária ( banco, agência e número da conta)

____________________________________________________________________________________

Instrumentos de Cooperação Técnica

13.0. O Município obteve do Estado delegação de atribuições ou de execução para algum licenciamento e/ou outro ato autorizativo?

□ Sim □ Não

13.1 – Se sim, qual (is) Nota: Anexar o respectivo instrumento legal

_______________________________________________________________

13.2 O Município participa de Consórcio Público para a sua gestão ambiental?

□ Sim □ Não

13.2.1. A personalidade jurídica do Consórcio Público é: Nota anexar:

a. Protocolo de Intenções b. Contrato de Consórcio Público c. Lei Municipal que discipline a participação no

consórcio. d. Outros, se de Direito Privado

□ de Direito Público

□ de Direito Privado

13.3 O Município participa de outro(s) Instrumento(s) de Cooperação Técnica para a sua gestão ambiental? Se sim, qual(is)?:

□ Sim □ Não __________________________________________

__________________________________________

13.4. Se sim para os quesitos anteriores, quais os municípios que formam o Consórcio Público ou o outro Instrumento de Cooperação?

_______________________________________________________________

21

13.2.3. Enumere os recursos que são consorciados ou partilhados:

□técnicos habilitados para análise e acompanhamento do licenciamento ambiental do município;

□técnicos habilitados para os atos de fiscalização

□técnicos habilitados para o monitoramento ambiental

□ bens e equipamentos

□outros:

____________________________________________________________________________________

Sistema Municipal de Informações sobre o Meio Ambiente

14.0 O Município tem implantado o Sistema Municipal de Informações Ambientais?

□ Sim □ Não

14.1 Se sim, o sistema comunica-se com o Sistema Estadual de Informação Ambiental – SEIA ?

□ Sim □ Não

14.2 Se sim, quais as informações que são registradas para alimentar este Sistema?

____________________________________________________________________________________

14.3 Se não, o Município já dispõe de condições técnicas para implantar o Sistema Municipal de Informações Ambientais?

□ Sim □ Não

14.4 O Sistema Municipal de Informações Ambientais está previsto na Política Municipal de Meio Ambiente?

□ Sim □ Não

22

QUINTA PARTE (os quesitos de nos. 15 a 25 deverão ser respondidos por todos os municípios)

15.0 Qual(is) a(s) principal(is) vocação(ões) econômica(s) do Município? Assinalar e detalhar.

□Agricultura: ____________________________________________________________________________

□Criação de animais: ____________________________________________________________________________

□Piscicultura ____________________________________________________________________________

□Mineração ____________________________________________________________________________

□Indústria ____________________________________________________________________________

□Serviços ____________________________________________________________________________

□Turismo e Lazer ____________________________________________________________________________

□ Outros: ____________________________________________________________________________________

16.0 O Município tem conhecimento dos projetos econômicos do Estado a serem implementados em seu território? Se sim, qual(is)

□ Sim □ Não

____________________________________________________________________________________ __________________________________________

23

17.0 O Município tem projetos econômicos próprios a serem implementados? Se sim, qual(is)?

□ Sim □ Não

____________________________________________________________________________________

18.0 Existem algum escritório de Órgão Ambiental do Governo Federal e/ou Estadual no Município?

□ Sim □ Não

18.1 Se sim, quais?

□IBAMA

□Unidades Estaduais Regionais

□Outros_________________________________

19.0. Existe no município Unidade de Conservação – UC?

Municipal □ Sim □ Não

Estadual □ Sim □ Não

Federal □ Sim □ Não

19.1. Se sim, descreva:

UC Criação (Diploma Legal) Conselho Gestor Zoneamento Plano de Manejo

□ Sim □ Não Diploma Legal:

□ Sim □ Não Diploma Legal:

□ Sim □ Não Diploma Legal:

□ Sim □ Não Diploma Legal:

□ Sim □ Não Diploma Legal:

□ Sim □ Não Diploma Legal:

□ Sim □ Não Diploma Legal:

□ Sim □ Não Diploma Legal:

□ Sim □ Não Diploma Legal:

□ Sim □ Não Diploma Legal:

□ Sim □ Não Diploma Legal:

□ Sim □ Não Diploma Legal:

20.0 O Município possui Floresta Pública Municipal, nos termos da Lei 11.284, de 02 de março de 2006?

□ Sim □ Não

24

21.0 Qual (is) o (s) meio(s) que são utilizados pelo município para emitir a certidão de conformidade ambiental para fins de licenciamento (municipal e/ou estadual e/ou da união)?

□ Plano Diretor

□ Lei de Uso e Ocupação do Solo

□ Parecer do técnico especializado

□ Inspeção e vistoria in locu

□ Outro: _____________________________

21.1. A certidão de conformidade ambiental está previsto em lei? Se sim, informar o artigo do respectivo diploma legal

□ Sim □ Não

__________________________________________

22.0 O órgão ambiental capacitado promove ações ou projetos de Educação Ambiental?

□ Sim □ Não

23.0 Se sim, enumerar as mais relevantes e apontar as possíveis parcerias.

____________________________________________________________________________________

24.0 Quais são as principais dificuldades encontradas para a efetivação da Gestão Ambiental Municipal?

25

25. Informações complementares, a critério do Município: