folha extra ed 997

10
0003 CONTAGEM REGRESSIVA PARA EDIÇÃO 1000 PÁGINA A3 PÁGINA A6 - Por Lucas Aleixo O secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli, entregou na manhã desta sexta-feira (16) uma nova viatura para a Polícia Civil de Joaquim Távora. A entrega da viatura, uma Renault Duster 0km, aconteceu na própria delegacia de Polícia Civil e contou com autoridades e população em geral. COMIDA CASEIRA DE SABOR ÚNICO Rua Santos Dumont, 128 -sobre loja- centro Em frente a praça da matriz O Restaurante Marissol, está sempre inovando para oferecer a seus clientes o que há de melhor em alimentação. Cardápio variado com carnes, saladas, acompanhamentos e bebidas para o seu almoço, isso sem falar naquele suco natural delicioso. SEMPRE NO ALMOÇO DE SEGUNDA À SÁBADO A PARTIR DAS 11:20HS SEGUNDA-FEIRA 19 DE AGOSTO DE 2013 nº 997, ANO 10 R$ 2,00 O Movimento Paraná Sem Corrupção, integrado pelo Ministério Público Estadual e por diversas entidades e organizações, assinou nesta sexta- feira (16) termo de parceria com a organização não-governamental paranaense Instituto Atua- ção, a fim de contribuir com o projeto Eleições Limpas (www.eleicoeslimpas.org.br), uma pro- posta de Reforma Política por iniciativa popular, que visa melhorar o atual sistema eleitoral e seu financiamento. Movimento quer incentivar reforma política de iniciativa popular O distrito da Alemoa, em Siqueira Campos, é o destino da série “O Interior do Norte Pioneiro” desta edição. Muito conhecida regionalmente por ser banhada pelas águas da represa Chavantes, a Alemoa conta com uma prainha e um grande número de ranchos, o que a torna, em teoria, um lugar turístico. No entanto a falta de uma melhor infraestrutura prejudica o desenvolvimento deste segmento. O maior problema está na estrada de acesso ao distrito, que na maior parte do trecho não tem pavimentação e “espanta” visitantes. LUCAS ALEIXO - FOLHA EXTRA Pedro Claro fala dos 100 anos de Santo Antônio Santo Antônio da Platina completa, nesta terça-feira, 99 anos de história. Porém prefeito já adianta os preparativos para a festa do centenário, no próximo ano. PÁGINA A4 ANDRÉ LUIZ FARIA - FOLHA EXTRA PAINEL HIGIENE BUCAL CONFIRA NA PÁGINA B5 Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tor- nem mais graves. Romanelli entrega viatura para Polícia Civil de Joaquim Távora PÁGINA A3 O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) notificou atuais e ex-prefeitos, vice- prefeitos e vereadores de 163 municípios para que apresentem justificativas para subsídios recebidos no exercício de 2012. Análise feita por técnicos da Diretoria de Contas Municipais (DCM) do TCE aponta indícios de irregularida- des nos reajustes destes valores. As diferenças, em alguns casos, chegam a 40%.. TCE notifica 163 municípios por subsídios irregulares pagos a políticos PÁGINA A3 PARANÁ O INTERIOR DO NORTE PIONEIRO ANDRÉ LUIZ FARIA - FOLHA EXTRA ALEMOA

Upload: folha-extra

Post on 22-Mar-2016

235 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

FOLHA EXTRA ED 997

TRANSCRIPT

Page 1: FOLHA EXTRA ED 997

A 1S E G U N D A - F E I R A , 1 9 D E A G O S T O D E 2 0 1 3 - E D I Ç Ã O 9 9 7

0003CONTAGEM REGRESSIVA PARA EDIÇÃO Nº 1000

PÁGINA A3

PÁGINA A6 - Por Lucas Aleixo

O secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli, entregou na manhã desta sexta-feira (16) uma nova viatura para a Polícia Civil de Joaquim Távora. A entrega da viatura, uma Renault Duster 0km, aconteceu na própria delegacia de Polícia Civil e contou com autoridades e população em geral.

COMIDA CASEIRA DE SABOR ÚNICO

Rua Santos Dumont, 128 -sobre loja- centroEm frente a praça da matriz

O Restaurante Marissol, está sempre inovandopara oferecer a seus clientes o que há de melhorem alimentação. Cardápio variado com carnes,saladas, acompanhamentos e bebidas para o seu almoço,isso sem falar naquele suco natural delicioso.

SEMPRE NO ALMOÇO DE SEGUNDA À SÁBADOA PARTIR DAS 11:20HS

SEGUNDA-FEIRA

19 DE AGOSTODE 2013

nº 997, ANO 10R$ 2,00

O Movimento Paraná Sem Corrupção, integrado pelo Ministério Público Estadual e por diversas entidades e organizações, assinou nesta sexta-feira (16) termo de parceria com a organização não-governamental paranaense Instituto Atua-ção, a fim de contribuir com o projeto Eleições Limpas (www.eleicoeslimpas.org.br), uma pro-posta de Reforma Política por iniciativa popular, que visa melhorar o atual sistema eleitoral e seu financiamento.

Movimento quer incentivar reforma política de iniciativa popular

O distrito da Alemoa, em Siqueira Campos, é o destino da série “O Interior do Norte Pioneiro” desta edição. Muito conhecida regionalmente por ser banhada pelas águas da represa Chavantes, a Alemoa conta com uma prainha e um grande número de ranchos, o que a torna, em teoria, um lugar turístico. No entanto a falta de uma melhor infraestrutura prejudica o desenvolvimento deste segmento. O maior problema está na estrada de acesso ao distrito, que na maior parte do trecho não tem pavimentação e “espanta” visitantes.

LUCAS ALEIXO - FOLHA EXTRA

Pedro Claro fala dos 100 anos de Santo AntônioSanto Antônio da Platina completa, nesta terça-feira, 99 anos de história. Porém prefeito já adianta os preparativos para a festa do centenário, no próximo ano.

PÁGINA A4

ANDRÉ LUIZ FARIA - FOLHA EXTRA

PAINEL

HIGIENE BUCAL

CONFIRA NA PÁGINA B5

Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tor-nem mais graves.

Romanelli entrega viatura para Polícia Civil de Joaquim Távora

PÁGINA A3

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) notificou atuais e ex-prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de 163 municípios para que apresentem justificativas para subsídios recebidos no exercício de 2012. Análise feita por técnicos da Diretoria de Contas Municipais (DCM) do TCE aponta indícios de irregularida-des nos reajustes destes valores. As diferenças, em alguns casos, chegam a 40%..

TCE notifica 163 municípios por subsídios irregulares pagos a políticos

PÁGINA A3

PARANÁ

O INTERIOR DO

NORTE PIONEIRO

ANDRÉ LUIZ FARIA - FOLHA EXTRA

ALEMOA

Page 2: FOLHA EXTRA ED 997

A 2S E G U N D A - F E I R A , 1 9 D E A G O S T O D E 2 0 1 3 - E D I Ç Ã O 9 9 7

COMIDA CASEIRA DE SABOR ÚNICO

OPINIÃO

CHARGE DA EXTRA

Há muito tempo atrás, num vila-rejo escondido entre as colinas, debaixo de uma terrível chuva, morreu um simples carpinteiro.O homem, que estivera estranho de alguns dias para cá, deixou apenas uma carta sobre o balcão de sua marcenaria, destinada à mulher grávida, e então, lançou-se estrada afora.Encontrado morto misteriosa-mente sobre as margens de um rio não tão longe de sua casa, contribuíra com mais uma lenda para o folclore do vilarejo.Na carta, o homem deixava tudo que tinha à esposa e filho (ainda nem nascido), e pedia desculpas por sua incapacidade de protegê-los, não deixando nada explicado sobre seu suposto suicídio.Vinte e dois anos haviam se pas-sado.Thomas J. Coffin, já com seus vin-te e dois anos, herdara do pai uma pequena marcenaria, a “Coffe in Coffin”, voltada para a construção de caixões, dos quais eram feitos sobre encomenda – com os car-valhos da plantação também dei-xada por seu pai – às pessoas do seu próprio vilarejo, e muitas ve-zes de fora também. Além disso, também herdara a habilidade de carpintaria, sendo capaz de talhar vários objetos diferentes a partir da madeira que ele continha.Tom, como bom moço que era, ti-nha os olhos voltados a uma bela donzela que vivia no mesmo vila-rejo que ele. Era a moça mais lin-da que ele já havia visto em toda sua medíocre vida.Porém, infelizmente, a vergonha de apresentar-se e a insegurança de um bom resultado impediram Tom de conversar com a moça, que com o tempo, cansou-se de esperar por uma iniciativa e, achando que Tom não a amava, tocou sua vida para frente.O garoto também seguiu sua vida. Além de sua incapacidade, ele ain-da trabalhava muito para retirar o sustento para ele e sua mãe. Deste modo, nunca lhe sobrava tempo, e assim ele aos poucos desistira de seus sonhos com a donzela, mantendo-a somente sobre seus olhares interessados.Certo dia, a mãe de Tom, já velha, faleceu.Ele, sem alternativa, teve de con-formar-se, e com toda a respon-sabilidade do comercio sobre si, resolveu largar mão de uma vez da sua pobre vida.

Com apenas o trabalho em mente, esqueceu de aproveitar sua vida, e extinguiu em sua mente a possi-bilidade de conversar, algum dia, com a moça de seus sonhos, que provavelmente já nem morava mais naquele vilarejo.E assim, tornou-se um jovem ra-bugento, com raiva de tudo e de todos.Até que, dois anos após a morte de sua mãe, após voltar da mer-cearia, deparou-se com uma carta em cima do balcão de sua marce-naria.Tomou a carta em mãos e deu uma breve olhada no envelope. Havia apenas os dizeres: “Ao Sr. Coffin” escritos a uma caligrafia extremamente cuidadosa e com tinta roxa.Curioso, abriu o envelope preto e retirou a carta dobrada duas vezes, com o mesmo cuidado que o escritor tivera com a caligrafia.E então, aos poucos, foi lendo os dizeres na carta.Era uma proposta. Uma proposta de emprego. Um emprego nada comum.Nesta proposta, estava imposto que, a partir do momento em que Tom aceitasse-a, ele deveria cum-prir com alguns termos, que eram os seguintes: Ele devia passar a se dedicar a construir somente caixões, e nenhum outro tipo de objeto de madeira.Todos os caixões seriam feitos à base de encomenda. Ou seja, sem-pre que o carteiro viesse à casa de Tom, ele lhe entregaria uma carta contendo todas as informações necessárias da pessoa para a cria-ção do caixão, como nome, altu-ra, peso, idade entre outros.Além disso, os caixões teriam uma data de entrega, que deveriam ser rigorosamente seguidas, para que nenhum “problema” chegasse até ele, o encarregado de que tudo fluísse perfeitamente.E por ultimo, no canto da carta, uma pequena assinatura deixava em anônimo o misterioso reme-tente, conhecido apenas pela le-tra M, escrita com uma caligrafia nobre e de tinta roxa escura.

CONTOPor HENRIQUE B. BORGATO

Comente o artigowww.JP5.com.br

e na lacuna que vemos hoje em dia, mesmo com exames de labo-ratório e toda uma tecnologia, fal-ta uma informação de prevenção de doenças e males, a fim de que não estejamos sujeitos a excesso de remédios e tratamentos agres-sivos ao nosso organismo. A busca de soluções naturais, em especial através de hábitos, clima e alimen-tação, fará com que possamos vi-ver melhor e em maior harmonia. Por sinal, o equilíbrio é o ponto chave nesse ponto de vista tradi-cional oriental. Para tanto, ver se a pessoa tem um tipo energético determinado fará com que já saiba o que poderá adquirir em males, e assim evitar determinados alimen-tos ou climas, e procurar também o tratamento correto. Equilibrar yin e yang ki, a energia vital e compreender certos movimentos e ciclos da natureza leva a que se encontre uma saúde perfeita.Sobre a saúde, havia três ou qua-tro grupos de homens que man-têm a boa saúde, segundo o im-perador amarelo: os homens do espírito, os sábios, os filósofos e os dignos. Não se demora saber por que esse grupo, porque eles não se entregam a excessos e mantêm a temperança. A come-çar pela úlcera, diz o mestre que o excesso de alimento pode levar a mesma. Também ele fala que ‘o vento perverso é a causa de mui-

Imperador Amarelo tem muitas lições inte-ressantes sobre medici-na tradicional chinesa, O

Medicina Oculta – Imperador AmareloARTIGO Por MARIANO SOLTYS

tas doenças”. Em um clima mais severo de frio percebemos essa influência, mas em regiões mais temperadas de clima as pessoas esquecem que podem desequili-brar sua energia vital, seu qi, por se encontrarem em exposição a

Advogado, poeta e escritor do Recanto das Letras

tal ladrão energético. Também a influência e inter-re-lação entre os 5 elementos e os cinco órgãos, ou vísceras. Além da importância biológica de órgãos como coração, rim, fígado, baço e pulmão, há a relação destes com toda a natureza, com seus elemen-tos, devendo para tal selecionar os alimentos corretos para não ge-rar doenças. Mas quais alimentos? Gordurosos ou não? Não se trata disso. O que influi nos alimentos é o seu sabor, sendo que são re-lacionados aos elementos e por correlação aos órgãos principais, para a energia e saúde. Assim de-terminados vegetais têm um sabor ou outro, e carnes também, legu-mes etc. A carne de boi é doce, a de carneiro é ácida. Cada um está relacionado a um órgão, que se estiver ruim, se deve evitar. Não se trata apenas de cuidar em sal, gor-

dura e açúcar, ou em alimentos naturais ou não, mas em selecio-nar o sabor do alimento que trará a cura, bem como a não intensifi-cação de mal de determinado ór-gão zang, os cinco que tratamos. Observou o mestre chinês que

Estudante – Autor – 16 Anos

pessoas de diferentes regiões têm diferentes doenças, e tratamentos. Cada ógão zangtem aversão a um clima e assim gera a doença nesse clima, perdendo força nos outros, ou em determinada estação. Já ouvi relatos de pessoas que muda-ram de endereço, para um clima diferente e se viram curadas de um mal que possuíam.A doença é uma falta de energia que causa adormecimento ou dor, e assim se chama bi. E os remé-dios também podem ser selecio-nados pelo sabor (picante, amar-go, doce, azedo etc). Fala o mestre em doenças diversas, até em epi-lepsia, que entende uma doença fetal, e que seria o qi que sobe e congela. Também trata os sonhos como reveladores de símbolos dos elementos, assim o sonho com água seria elemento água, mato e cogumelos com madeira, incên-

dio com falta de elemento fogo no coração etc. Esses detalhes fariam muita diferença na prevenção de doenças e na localização das mes-mas, antes que ficam gritando em exames de laboratório de alta tec-nologia. Também trata o mestre

de uma tipologia, colocando a pessoa tímida como a que suporta mais a dor, enquanto uma aparen-temente corajosa, não a suporta sem escândalo. Assim os distúr-bios mentais são associados ao elemento fogo, devendo a pessoa evitar alimentos que atrapalhem isso. E situações como excesso de alegria seria tratado com espan-to, o medo com alegria, e assim por diante. As compensações são curas que podem ser encontradas por intuição.

Para tanto, ver se a pessoa tem um tipo energético determinado fará com que já saiba o que poderá adquirir em males, e assim evitar determinados alimentos ou climas, e procurar também o tratamento correto. Equilibrar yin e yang ki, a energia vital e compreender certos movimentos e ciclos da natureza leva a que se encontre uma saúde perfeita.“

“Uma árvore pode ser bela, mas sem raízes fortes, seca” Imperador Amarelo

Comente o artigowww.JP5.com.br

Momentos cruciais, quando nos perguntamos: e agora?... Todos se apresentaram como voluntários imbuídos do mais alto espírito de “serviço público”. Todos querem fazer a diferença... Fazer aconte-cer... Colocar seu nome, nem que seja em uma pontinha do rodapé da página que ninguém lerá. E aí acontece o inesperado: nada acontece! Até porque nada acon-tece sem empenho, dedicação... Notam que todo aquele furor de primeiro momento, toda aquela arrancada não ajuda muito para manter acesa a chama do entusias-mo, quando o objetivo mostra-se mais distante que o calculado ini-cialmente. Objetivo, este, que só será atingido à custa de inúmeros sacrifícios. Só poderão deitar em “berço esplendido”, após o tra-balho árduo e estafante e após a

hegamos a alguns mo-mentos de nossas vidas, onde nos encontramos em uma encruzilhada. C

E agora, José?ARTIGO Por JOÃO BARBALHO

obra estar totalmente concluída. Muitos se quedam cansados por não saberem dosar seu entusias-mo, por índole de fanfarrão di-zem: “faço tudo... Posso tudo... Topo tudo...” (desde que não dê muito trabalho)Os fanfarrões de plantão são os primeiros a apresentarem-se para missões difíceis, no entanto são também os primeiros a “picar a mula” quando a missão começa a apresentar as primeiras dificul-dades e o “barco começa a fazer água”. No momento em que a tripulação é mais necessária, o fanfarrão tem um ataque de pâni-co e abandona seu posto e a luta. FANFARRÃO! Sempre haverá um de plantão... Alguém que quer comer, mas não quer dar-se ao trabalho de ir à cozinha. Alguém que quer morar bem, mas não se dispões a carregar um tijolo... Alguém que quer ter amigos, mas não se dispõe a cultivar amizades!Os ombros amigos, no entanto,

Palestrante Espírita e Escritor do Recanto das Letras

são quietos. Os verdadeiros heróis não se voluntariam de público: fazem seu trabalho de “formigui-nha” no anonimato, nem sempre percebendo a importância do que fazem. Contentam-se com o pra-zer do dever cumprido e com a satisfação de fazer bem feito.Não vistam a camisa de um time se não estiverem dispostos a sorrir com ele e também acompanhá-lo nas agruras das derrotas. Na vida somos mais derrotados que vito-riosos. E agora, José?

SEGUNDA -FEIRA...VAI COMEÇAR TUDO DE NOVO!!

Comente o artigowww.JP5.com.br

A Letra M – Parte I

Page 3: FOLHA EXTRA ED 997

A 3S E G U N D A - F E I R A , 1 9 D E A G O S T O D E 2 0 1 3 - E D I Ç Ã O 9 9 7 VIDA PÚBLICA

PARANÁ

TCE notifica 163 municípios por subsídios irregulares pagos a políticos

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) notificou atuais e ex-prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de 163 municípios para que apresentem justificativas para subsídios recebidos no exercício de 2012. Análise feita por técnicos da Diretoria de Contas Municipais (DCM) do TCE aponta indícios de irregularida-des nos reajustes destes valores. As diferenças, em alguns casos, chegam a 40%.O levantamento feito pelo TCE analisou a vali-dade das revisões monetárias dos valores pagos aos agentes públicos, acumuladas entre 2009 e o ano passado. Os técnicos do Tribunal levaram em consideração os atos de fixação da remu-neração e as atualizações legais aplicadas aos vencimentos. No total, são 105 prefeituras e 77 câmaras municipais que estão recebendo a co-municação do órgão de controle. Em dezenas de municípios, o problema ocorreu no Executi-vo e no Legislativo. Os dados são declaratórios, ou seja, foram prestados pelos próprios órgãos municipais.Foram analisados os valores pagos a 783 agentes políticos, incluindo 105 prefeitos ou ex-prefeitos, 97 vice-prefeitos ou ex-vices, 59 presidentes ou ex-presidentes de Câmaras Mu-nicipais e 522 vereadores ou ex-vereadores. Há casos de municípios, como Bom Jesus do Sul, que tiveram quatro prefeitos no mesmo ano.Segundo o presidente do TCE, conselheiro Artagão de Mattos Leão, todos os agentes po-líticos notificados tiveram prazo de 15 dias, contado a partir da data de notificação, para o exercício do contraditório. Caso não o façam, correm risco de ter suas contas desaprovadas, ser obrigados a devolver os subsídios recebidos a maior e até ser inscritos na lista de inelegíveis para as próximas eleições. Também estarão su-jeitos a multa.

RECORDEAkichide Walter Ogasawara, titular da DCM, explica que as prestações de contas de 1.122 entidades municipais (prefeituras, câmaras de vereadores e órgãos da administração indire-ta), relativas a 2012, já passaram pela primeira análise, em prazo recorde. O prazo final para encaminhamento das prestações de contas es-gotou-se no dia 1º de abril. Houve entidades, contudo, que enviaram a documentação ao TCE até o dia 30 de julho.Dos processos encaminhados, 15% estavam corretamente preenchidos e tiveram parecer pela regularidade; os outros 85% apresentaram algum tipo de problema e foram devolvidos aos gestores públicos para um primeiro contradi-tório. O envio dos documentos em atraso gera multa de R$ 691,13 ao gestor responsável.

O secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Ro-manelli, entregou na manhã desta sex-ta-feira (16) uma nova viatura para a Polícia Civil de Joaquim Távora. A en-trega da viatura, uma Renault Duster 0km, aconteceu na própria delegacia de Polícia Civil e contou com autori-dades e população em geral. Para Romanelli a viatura é um refor-ço fundamental para a segurança do município. “É um desafio conseguir trazer uma viatura nova para Polícia Civil. Temos um delegado muito atu-ante na comarca de Joaquim Távora e ao mesmo tempo estava carecendo de ter uma viatura, uma Renault adequa-

da ao trabalho dos policiais”, afirma. O secretário também destaca a atu-ação do governo Estadual junto ao Norte Pioneiro, além de ações desen-volvidas para o progresso do Paraná pelo governador Beto Richa (PSDB). “Temos diversos outros projetos das mais diversas áreas em andamento, na agricultura, na habitação, com uma grande parceria que temos com o Mounir Chaowiche (presidente da Cohapar), que é tavorense, mas ao mesmo tempo ajuda toda a região. Também trabalhos sem cansar pela duplicação da PR-092, que é funda-mental para a região, e a vinda de um curso de medicina”, afirma. “E claro que estamos trabalhando com pro-jetos de médio e longo prazo, mas aproveitamos esse olhar diferenciado que o Beto Richa tem pelo Norte Pio-neiro como um todo e claro que eu como deputado estadual e secretário do Trabalho, sei como o governo tem trabalhado para o Paraná”, completa,

DA REDAÇÃOdestacando ainda o apoio de Richa às APAEs, além de citar os 294 mil no-vos empregos com carteira assinada criados no Estado e atração de R$ 25 bilhões em investimentos pelo Paraná Competitivo. O prefeito do município, Gelson Man-sur Nassar (PSDB), agradeceu ao apoio de Romanelli e afirmou que Joaquim Távora tem conseguido grandes con-quistas. “Esta viatura é mais um bene-fício que nosso amigo Romanelli trás para Joaquim Távora, e mais uma con-quista pra nosso município, que vem conseguindo melhorias significativas a cada dia. Já tínhamos conseguido uma viatura para a PM, para a Força Verde, e ainda iremos comprar um caminhão caçamba, uma van e uma máquina de triturar galho com recursos do PAM”, discursa.

MUNICÍPIO TAMBÉM GANHA CASASNo entanto, Entre as melhorias citadas pelo prefeito se destaca a recente assi-

natura para a construção de casas rurais e a já acertada construção de mais moradias para um futuro próximo. “Semana passada tive-mos assinatura de casas rurais, 25 foram inauguradas, que já eram da gestão passada, também foram fei-tos mais 20 contratos com famílias e temos mais 38 casas que estão em andamento. Além disso, esta-mos procurando terrenos no São Roque para construção de 20 ca-sas e no Joá faremos 10. Também estamos procurando terreno na ci-dade, o Mounir liberou 170 casas, só estamos definindo os locais”, comemora.Outro anuncio do prefeito foi so-bre investimentos da Sanepar para Joaquim Távora no valor de R$ 2,5 milhões, que engloba instalação da rede de captação de esgoto em vários pontos do município, incluindo o distrito de São Roque do Pinhal.

ANDRÉ LUIZ FARIA - FOLHA FOLHA

Romanelli entrega viatura para Polícia Civil de Joaquim Távora

O levantamento analisou a validade das revisões monetárias dos valores pagos aos agentes públicos

O Movimento Paraná Sem Corrupção, integrado pelo Ministério Público Es-tadual e por diversas entidades e or-ganizações, assinou nesta sexta-feira (16) termo de parceria com a organi-zação não-governamental paranaense Instituto Atuação, a fim de contribuir com o projeto Eleições Limpas (www.eleicoeslimpas.org.br), uma proposta de Reforma Política por iniciativa po-pular, que visa melhorar o atual siste-ma eleitoral e seu financiamento. A proposta é encabeçada pelo Movi-mento de Combate à Corrupção Elei-toral (MCCE) - organização da socie-dade civil integrada por 51 entidades nacionais de diversos segmentos, que foi responsável, por exemplo, pela mobilização da sociedade brasileira em favor da aprovação da Lei da Ficha Limpa. O Instituto Atuação é único in-tegrante paranaense do MCCE. O termo de parceria foi assinado pelo procurador-geral de Justiça, Gil-berto Giacoia, pelo coordenador do Movimento Paraná Sem Corrupção,

promotor de Justiça Eduardo Cambi, pelo coordenador da Coordenadoria das Promotorias Eleitorais do MP-PR, promotor de Justiça Armando Anto-nio Sobreiro Neto, e pelo diretor-pre-sidente do Instituto Atuação, Pedro Veiga. A partir da parceria com o Movi-mento Paraná Sem Corrupção, os promotores de Justiça de todo o Esta-do receberão formulários de abaixo-assinados para coleta de assinaturas a fim de viabilizar a tramitação da proposta de reforma, na Câmara Federal, como projeto de iniciativa popular. Para que o projeto vire lei serão necessárias 1,6 milhões de as-sinaturas (1% do eleitorado do país). Até o momento, foram coletadas mais de 73 mil assinaturas por meio do abaixo-assinado eletrônico e cerca de 250 mil em meio físico. O objetivo é que o número suficiente de assinatu-ras seja obtido até o dia 7 de setem-bro, quando as lideranças do MCCE pretendem entregar a proposta na Câmara dos Deputados, a fim de que possa tramitar e, caso aprovada, valer já para as próximas eleições. “O Ministério Público está em sinto-nia com os anseios da população, que há muito luta por um Brasil mais jus-

to e transparente. A reforma política é necessária para o aperfeiçoamento democrático, incrementando o com-bate à corrupção e o desenvolvimen-to do país”, afirma o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia. “O Movi-mento Paraná Sem Corrupção apoia a iniciativa das instituições que que-rem combater a corrupção eleitoral por meio de projeto de iniciativa po-pular, ferramenta que já se mostrou eficiente no caso, por exemplo, da Lei da Ficha Limpa, trazendo melho-rias na legislação brasileira. Por isso, estamos sugerindo que os membros do MP-PR discutam a proposta e reco-lham assinaturas, a fim de fortalecer a mobilização popular para a reforma político-eleitoral.”, diz o promotor de Justiça Eduardo Cambi, coordenador do Movimento Paraná Sem Corrup-ção. “É fundamental que um tema tão sensível como a reforma politica seja levado a uma ampla discussão na so-ciedade civil, o que dará legitimidade para um projeto que não represente o engajamento isolado da classe po-lítica, ganhando, ao contrário, con-tornos de efetivo exercício direto da soberania popular”, afirma Armando Antonio Sobreiro Neto, promotor de Justiça da Coordenadoria das Promo-

DA ASSESSORIAtorias Eleitorais do MP-PR.De acordo com representantes do Instituto Atuação, a proposta de Reforma Política têm três eixos principais. O primeiro, o chamado “Financiamento Democrático”, que visa permitir apenas a pesso-as físicas a doação de valores para campanhas eleitorais, com teto fixo máximo de R$ 700,00 por pessoa. Dessa forma, promoveria-se “igualdade” entre os eleitores e não seria mais possível que em-presas financiassem os pleitos. O segundo eixo é chamado de “Voto Transparente”, uma modificação no sistema eleitoral para que, em um primeiro turno, os eleito-res votassem apenas no partido ou coligação, de acordo com o programa apresentado à Justiça Eleitoral, a fim de definir quantas cadeiras cada partido terá no par-lamento. Todas as cidades teriam um segundo turno, quando vota-riam diretamente nos candidatos apresentados àquelas cadeiras. O terceiro eixo trata da “Liberdade de Expressão”, permitindo que o eleitor possa se expressar politica-mente em mídia não paga, a qual-quer tempo.

Movimento quer incentivar reforma política de iniciativa popular

DA ASSESSORIA TCE-PR

Page 4: FOLHA EXTRA ED 997

A 4S E G U N D A - F E I R A , 1 9 D E A G O S T O D E 2 0 1 3 - E D I Ç Ã O 9 9 7 COTIDIANO

COLUNA DA PÁGINA

AGRONEGOCIOS

Erva mate recuperapreço e anima produtores no Paraná

Planta símbolo do Paraná, ao lado da araucária, a erva mate já não está mais tão amarga para o pro-dutor paranaense. Pelo contrário. Depois de passar um longo período de muita oferta, que fez seu pre-ço despencar para R$ 8,36 a arroba da erva verde em 2012, ela recuperou sua rentabilidade em 2013, atingindo no mês julho o preço de R$ 15,16 a arro-ba, segundo dados do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB).Em alguns casos o preço chegou a triplicar, como observa o produtor Clóvis Bütenbender, que produz e industrializa erva mate na região de São Mateus do Sul, "Ano passado estava R$ 0,50 o quilo. Agora conseguimos vender a R$ 1,45 o quilo da erva crua", observa. Segundo ele, a retomada do preço deve-se à escassez do produto no mercado "Hoje tá faltando, todo mundo está sem estoque", diz.A ampla oferta ocorrida na década de 1990 e no começo da década de 2000, fez com que o preço do mate diminuísse, levando muitos produtores a substituír os ervais por lavouras de outras culturas, como a soja e o milho. Com a diminuição do culti-vo, a disponibilidade diminuiu e o mercado passou a pagar mais pelo produto, que alimenta não apenas a indústria do chimarrão, do chá quente e das bebi-das geladas, mas também migra para produtos como cosméticos e alimentos sólidos, como bolachas.Em 2012 a produção de erva mate no Paraná foi de 337,4 mil toneladas, um aumento de 9% em relação ao ano anterior. Os ervais estão presentes em 151 cidades do Paraná, sendo os maiores produtores de 2012 os municípios de Cruz Machado, São Mateus do Sul, Bituruna, Paula Freitas, General Carneiro, Inácio Martins, Prudentópolis, que juntos respon-deram por 60% da renda gerada pela erva-mate no Estado.Nos últimos, anos a oferta da erva vem seguindo uma trajetória estável, que pode mudar num futu-ro próximo com o bom preço que vem sendo pago aos produtores atualmente. Porém, aqueles que de-cidirem adotar esta cultura terão que planejar seus investimentos com cuidado, pois a planta demora, em média, seis anos para estar boa para a colheita das folhas.

Santo Antônio da Platina completa, nesta terça-feira, 99 anos de histó-ria. Considerada polo comercial do Norte Pioneiro, o município conta com uma média de 42.688 habitan-tes, conforme o senso de 2010. Colonizada por russos, alemães, su-íços, italianos, holandeses, paulistas e mineiros, a cidade teve início no atual distrito da Platina por volta de 1880, após a abertura de estradas e ferrovias. Posteriormente esses habitantes migraram para as princi-

pais localizações da cidade. Para a comemoração centenária, no ano que vem, o município pre-parou uma agenda especial. Para começar a festividade, será realiza-da a inauguração do Relógio Digi-tal em frente à praça matriz, logo as 9h, que fará a contagem regres-siva para os 100. Durante toda a terça-feira, acontecerão atividades de ação social, em que a popula-ção terá acesso a exame de glice-mia, vacinação, agendamento de mamografia e preventivo, aferição de pressão e higiene bucal, além de atendimento ao consumidor, exame de acuidade visual, expo-sição de máquinas, atendimento jurídico e customização de cami-setas. No período da manhã e da tarde, crianças poderão se divertir com parte de diversões, pintura

no rosto, cantinho da história, tri-lha de cordas, jogos de lógica, pipo-ca e algodão-doce. No coreto da praça haverá apresen-tação de um coral com 70 vozes, com abertura de apresentações mu-sicais, bandas de vários gêneros e sorteio de prêmios com intervalos e atividades físicas, além da praça de alimentação com barracas para todos os gostos.O atual prefeito de Santo Antônio da Platina, Pedro Claro de Oliveira Neto (DEM), disse que o município está tendo uma das comemorações mais significativas. “Estamos prestes a comemorar cem anos da história de Santo Antônio, então nada mais justo que preparar para o nosso povo uma festividade de qualidade, afinal, torna-se cen-tenária apenas uma vez”, afirmou. Pedro declarou ainda que o municí-

pio está recebendo investimentos e melhorias diariamente. “Nosso trabalho é contínuo, estamos fa-zendo com que o povo platinense veja o quanto estamos trabalhando para a melhoria do nosso municí-pio. Espero, profundamente, que Santo Antônio cresça ainda mais, que possamos trazer benefícios para essa terra tão querida”. “Gos-taria de dar os parabéns à cidade pelos 99 anos que amanhã estará completando, que venham anos mais prósperos e oportunos”, de-sejou Pedro Claro ao município.A festividade recebe apoio do Sesi/Senai, Sesc, Sanepar, Fanorpi, Si-coob, JK Artes Gráficas e Digital, Pontual Carimbos, Procon, Corpo de Bombeiros e secretarias de Saú-de, Agricultura e Meio Ambiente, Educação, Planejamento e Obras.

DA REDAÇÃOSanto Antônio da Platina

Prefeito fala dos preparativos do centenário platinense

Com uma comemoração especial, Santo Antônio da Platina, festeja seus 99 anos com festividades durante toda esta terça-feira

ANDRE L. FARIA - FOLHA EXTRA

Cidade comemora 99 anos, mas Pedro Claro já iniciou preparação festividade especial em comemoração ao centenário

Page 5: FOLHA EXTRA ED 997

A 5S E G U N D A - F E I R A , 1 9 D E A G O S T O D E 2 0 1 3 - E D I Ç Ã O 9 9 7

DIVULGAÇÃO

S E G U N D A - F E I R A , 1 9 D E A G O S T OD E 2 0 1 3 - E D I Ç Ã O 9 9 7P Á G I N A A 5 BOMDIA

ÁRIES (21 MAR. A 20 ABR.)Para você a noticia é ótima no cam-po amoroso: Vênus, que comanda os amores e as inclinações sensu-

ais, passa a transitar Libra, signo que governa, indicando efeitos positivos de tentativas de acordo e entendi-mento com seu amor. No trabalho, equilíbrio nas parcerias.

TOURO (21 ABR. A 20 MAI.)Há dois signos em que Vênus se encontra fortalecida: em Touro e em Libra. Hoje o planeta ingressa

em Libra, favorecendo a pacificação e a simetria das relações financeiras e de trabalho em sua vida. Aproveite para reforçar seus vínculos e cuidar

da saúde!

GÊMEOS (21 MAI. A 20 JUN.)Vênus em Libra é promessa de se-manas perfeitas para conhecer gen-

te nova, estruturar novas alianças e iniciar projetos sociais e culturais que visem grande alcance. Você será atra-ído por iniciativas filosóficas igualitá-rias. Justiça será um tema importante nos próximos dias.

CÂNCER (21 JUN. A 21 JUL.)Duas boas novidades para você hoje: Vênus entra em Libra, prome-tendo algumas semanas propicias

para investir recursos no seu lar, em-belezando o espaço em que habita. Bom para intervenções que visem a harmonia familiar. A outra boa notícia é uma surpresa de amigos!

LEÃO (22 JUL. A 22 AGO.)Que tal começar um curso que o habilite a ser mais diplomático e

habilidoso nas artes da expressão e da comunicação? Vênus em Libra a partir de hoje favorece iniciativas desta natureza. A Lua em Sagitário mantém o seu pique exploratório e traz otimismo.

VIRGEM (23 AGO. A 22 SET.)Já não era sem tempo: suas finan-ças começam a viver um bom tem-po! A portadora de tao boa nova é

Vênus, que promete equilibrar suas finanças através de uma boa aplica-ção de seus dons sociais. Seus conta-tos serão estratégicos neste sentido. Amor e autoconfiança.

LIBRA (23 SET. A 22 OUT.)Encanto superior, sofisticação e refinamento chegam até você com Vênus agora transitando seu sig-

no. Mais atraente, é bom aproveitar estas semanas para investir num bom corte de cabelo, na aparência e no visual em geral. Seus talentos profissionais serão prestigiados.

ESCORPIÃO (23 OUT. A 21 NOV.)A beleza das caminhadas solitá-rias, dos momentos de fino equi-líbrio interno, as atividades que aquietam sua alma, tudo isto são

promessas que a partir de agora po-dem ser feitas com suavidade. Vênus abre as portas para uma generosida-de profunda com todos os seres.

SAGITÁRIO (22 NOV. A 21 DEZ.)Semana chega ao fim com Lua ainda em seu signo, sinal de que ainda é tempo de cuidar de seus

interesses pessoais em primeira instancia. A novidade é que Vênus alcança o signo da justiça e do equi-líbrio,

CAPRICÓRNIO (22 DEZ. A 20 JAN.)É chegado o tempo de mostrar ao mundo todo o seu poder de con-ciliação e apaziguamento. Vênus

em Libra enviará a você as vibrações necessárias para agir consoante esta diretiva. Basta estar conectado com a suavidade. Sorria, apresente seu lado refinado e cosmopolita.

AQUÁRIO (21 JAN. A 19 FEV.)Beleza de cenário astral pra você hoje! Lua em Sagitário em har-monia com Sol em Leão promete

reforço social e caminho livre nas parcerias que visam desbravamen-to, originalidade. Vênus em Libra atrai para novos desafios artísticos, culturais e sociais. Paixões!

PEIXES (20 FEV. A 20 MAR.)Sol e Lua em ótimo aspecto favo-recem o contato com poderosos e facilitam a resolução de proble-mas com eles. Domínio de si as-

sociado a fé em um ideal são as suas armas para hoje. Vênus em Libra é a novidade: boas notícias sobre he-ranças e pagamentos devidos!

PASSATEMPO

PREVISÃO ASTRAL

16/08/13 Criador de Caça-Palavras

www.lideranca.org/word/palavra.php 1/1

Ü N G D L O Ô Â L E N I A P G C Í L À Q J U F O H L Z Õ Ò S A Í V É D D V M W E S Q P D R R C Ò O A Q W A T G G A B Ó R R Á X Ç B R Õ S A C I Õ P W S O Ç B B L P I Á Ó Ã O D N O U F M Õ A S A E N P R J R O Á O Ç J R P P A Ç À É L F Ü S I D Í E H O R Ú Ê R C C E G Ó E C D F À I Á Ò O D N A D A N Y I P C E J V S T O H D Ò D H S R L G Y N Õ E N S Â O P F O X U A A Ê Ã À R E B Ú Z T Ç D I S Ô Ô M Ò R A V E Â C A J Ç S R R Í Ê E Â O Ú Ã N P G E A H À V Ç M Ç M S É Â S B Ê P À C Ò Ü L Ô A Í Ô Ã E C M A Ú Õ H D I L F T K J N Á D V É L Ã U F D E X H Í L T B U X A E C V Z R V D Q O I R H B R L U S A L E R T S E A C T U I T S U B I N Ô H Á G Z Ã Ã N N J O Ã U É Ü G D U M T Ç D A T R O P A B U Á L N E

(?)PAI(?)OPAISTEL(?)CHUVA(?)ÔNIBUS(?)CHUVAPASSAGEIRA(?)SOL(?)SOMBRA(?)VENTO(?)CARRO(?)PAINEL(?)LUGAR(?)APORTA(?)JÔSOARES(?)NADANDO(?)ESPAÇOSIDERAL(?)FILME(?)ESTRELAS

Related Searches:

Karaoke Song

Lyrics

Chords And Lyrics

JavaScript Tests

Fernando Sor

JavaScript

Programming

Pg Music

Debug Java

Mauro Giuliani

Free YouTube

Download

Spanish Guitar

External JavaScript

JavaScript Code

We

bC

ake

Ad

s

FOLHA CAÇA-PALAVRAS

Mais uma semana se inicia, vamos começá-la com mais humor? Veja as charadas e encontre as palavras chaves no caça-palavras.

Quem é o PAI da padaria? R: O PAISTEL.Por que a CHUVA pegou o ÔNIBUS? R: Porque era CHUVA PASSAGEIRA.O que é, o que é que passa pelo SOL sem fazer SOMBRA? R: O VENTO.Quem é o pai do CARRO? R: O PAINEL.O que é que vai e vem, sem sair do LUGAR? R: A PORTA.O JÔ SOARES estava NADANDO no ESPAÇO SIDERAL. Qual é o nome do FILME?Jô nada nas ESTRELAS.

As perguntas publicadas nesta coluna são sugestões de leitores, enviadas através da internet. A elaboração das respostas é base-ada em artigos publicados em livros, além de tópicos veiculados em sites específicos, relacionados ao tema. As perguntas e as respostas não representam a opinião da Folha Extra.

Higiene bucalPor DR. LUCAS FAUSTINO DE SENE

O que é uma boa higiene bucal?

Hálito puro e sorriso saudável são o resultado de uma boa higiene bucal. Isso significa que, com uma higiene bucal adequada:Seus dentes ficam limpos e li-vres de resíduos alimentares;A gengiva não sangra nem dói durante a escovação e o uso do fio dental;O mau hálito deixa de ser um problema permanente.Consulte o seu dentista caso as suas gengivas doam ou sangrem quando você escova os dentes ou usa fio dental, e principal-mente se estiver experimentan-do um problema de mau hálito. Essas manifestações podem ser

a indicação da existência de um problema mais grave. Seu dentista pode ensiná-lo a usar técnicas corretas de higie-ne bucal e indicar as áreas que exigem atenção extra durante a escovação e o uso do fio den-tal.

Como garantir uma boa higiene bucal?

Uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes que você pode adotar para man-ter de seus dentes e gengivas em

Dr. Lucas Faustino de Sene é Cirurgião Dentista – CRO 19084, Gradua-do pela PUC-PR. Concluiu curso de especialização em Implantodontia (Implantes Dentários) pela Integrale Londrina-PR.

PAINEL SAÚDE

Seu dentista pode ensiná-lo a usar técnicas corretas de higiene bucal e indicar as áreas que exigem atenção extra durante a escovação e o uso do fio dental.“

ordem. Dentes saudáveis não só contribuem para que você tenha uma boa aparência, mas são tam-bém importantes para que você possa falar bem e mastigar cor-retamente os alimentos. Manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral das pesso-

as. Os cuidados diários preventi-vos, tais como uma boa escova-ção e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os proble-mas dentários se tornem mais graves. Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cui-dar da saúde bucal e que ao se fazer prevenção estamos evitan-do o tratamento de problemas que se tornariam graves. Existem algumas medidas muito simples que cada um de nós pode tomar para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cáries, gengivite e outros proble-mas bucais.

Tímida e Ousada continua respon-dendo alguns questionamentos sobre sexo. Essa semana, recebemos e-mails de vários leitores, cada um com uma

dúvida diferente, confira na coluna de hoje se as suas respostas estão dentre essas, se não estiverem é porque não tivemos tempo de respondê-las ainda, porém na próxima segunda-feira (26), com certeza estarão por aqui. Agora, se você ainda não enviou a sua, envie! A discrição, o anonimato e a informação são o forte desta coluna, sacie suas curiosidades e faça suas perguntas. Nós, da Tímida e Ousada fica-remos honradíssimos em ver a sua participação. ([email protected])

A- Quanto menor a vagina, mais prazer terão tanto homem, Quan-to a mulher?R: O tamanho do pênis, normalmente não interfere no prazer sexual, o prazer é obtido pelo envolvimento e auxiliado pelo atrito com a vagina e o clitóris, o tamanho da vagina não interfere na intensidade do prazer, a vagina tem um poder de adaptação muito grande, a não ser que tenha alguma disfunção.

- o orgasmo deixa a pessoa mais fraca?

R: Não, definitivamente não. O orgasmo não desencadeia nenhum prejuízo para o organismo e muito menos baixa a capacidade energé-tica da mulher. Muito pelo contrário, possibilita uma melhor oxige-nização do corpo todo, o coração bate mais rápido trazendo uma sensação de conforto e tranquilidade.

HUMOR

Comente o artigowww.JP5.com.br

- o homem tem menopausa?

R: Não, o homem tem "andropausa" que é o equiva-lente à "menopausa feminina", embora não tenha os mesmo sintomas. Pode ser desencadeadas ondas de calor e inibição do desejo, por vezes necessitan-do de correção hormonal.

- o desejo sexual vai diminuindo com a idade, Quanto mais idade menor desejo?

R: Não! O que pode diminuir é a frequência em que o desejo pode aparecer, mas a qualidade do desejo normalmente está preservada.

- homem também tem orgasmo?

R: Sim, o orgasmo sentido pelo homem é denominado "ejaculação" ou, simplesmente, "gozo" que é o momento em que a secreção esper-mática é lançada pelo pênis.Na masturbação masculina, o jato ejaculatório pode atingir até alguns metros, tamanha sua força e intensidade.

- ejaculação é a mesma coisa Que orgasmo?

R: Ejaculação é o resultado do prazer masculino, equivalente ao orgasmo feminino.

Page 6: FOLHA EXTRA ED 997

A 6S E G U N D A - F E I R A , 1 9 D E A G O S T O D E 2 0 1 3 - E D I Ç Ã O 9 9 7

ntes de começar a falar do lugar, a série de hoje começa pela estrada de acesso, que no caso específico da Alemoa, distrito de Siqueira Campos, é um caso completamente à parte. A rodovia sai do bairro do Ale-crim, na rodovia que leva de Siqueira Campos a Salto do Itararé, e tem uma pavimen-

tação “indefinida”, mesclado trechos asfaltados, trechos de terra e trechos de muita pedra. Enfim, já próximo da Alemoa se percebe um grande número de ranchos e chácaras margeando a estrada. A rodovia que leva ao distrito se “transforma” tam-bém na rua principal do local, que leva direto à prainha da Alemoa, que, embora pequena, é muito bem arrumada e ofe-rece uma bela vista para quem chega até ali. Durante as fotos na prainha, duas pessoas chegam ao local: pai, Pedro Xavier da Silva, e fi-lho, Erick Xavier da Silva. A fa-

mília atualmente mora no lito-ral paulista, porém já morou na Alemoa, onde ainda tem uma casa, e conhece bem o Norte Pioneiro. Pedro diz que visitou o lugar pela primeira vez há quase 50 anos, quando as águas da re-presa de Chavantes ainda nem haviam chegado à Alemoa (a represa, que é artificial, foi cria-da na década de 70 para a cons-trução de usinas hidrelétricas e inundou 1/3 da área de Carló-polis, além de terras de municí-pios vizinhos, obviamente bem indenizados para tal).“Aqui não tinha nada disso, era

um rio só e uma estrada que ia direto para Carlópolis, depois que veio a represa”, relembra Pedro. “E eu vou ser sincero, na minha opinião a água isolou a Alemoa. Antes ela era cami-nho e o movimento aqui era grande, mas grande mesmo. Para se ter uma ideia, existiam duas farmácias, e hoje não tem nenhuma. Eu acredito que se a represa não tivesse sido criada a Alemoa seria um município e hoje teria tudo pra ser maior até que Salto do Itararé”, pro-jeta. “Agora, já que veio a água, então vamos nos adaptar a isso e explorar, mas isso infelizmen-

te não acontece. Aqui tem um potencial muito bom, mas inex-plorado, a começar pela estra-da. Eu sempre falo que vão as-faltar até a lua e não vão asfaltar até aqui”, reclama. Outro a reclamar, e não só do potencial turístico inexplorado, mas como de toda infraestrutu-ra local, além de problemas so-ciais (que não são tão poucos) é o pedreiro e sitiante Luis Car-los de Ávila. “Falta tudo aqui, e se tem alguma coisa é porque o povo é esforçado e trabalhador. Prefeito e vereador nunca fize-ram nada por nós”, afirma. “São diversas casas sendo constru-

Potencial que pode “naufragar” sem investimentosO distrito da Alemoa, em Siqueira Campos, apresenta um grande potencial turístico, porém sofre com falta de infraestrutura e investimentos públicos

S E G U N D A - F E I R A , 1 9 D E A G O S T OD E 2 0 1 3 - E D I Ç Ã O 9 9 7P Á G I N A A 6

O INTERIOR DO

NORTE PIONEIRO

A

Reportagem, Redação e Fotos - Lucas Aleixo Projeto gráfico - Alceu Junior e Luiz Carlos Ferreira

ídas aqui, as pessoas estão in-vestindo, mas ainda falta muita coisa. O posto de saúde é ruim, policiamento é fraco, e o movi-mento de turistas tem caído”, reclama, ainda lembrando os problemas com adolescentes, envolvendo pequenos furtos e o consumo de álcool e drogas. Observando as dezenas de ter-renos baldios dentro do distri-to e mais tudo que foi visto e ouvido, a única conclusão plau-sível é que a possibilidade de se tornar um pólo turístico pode naufragar, caso medidas defini-tivas não sejam tomadas logo em favor da Alemoa.

Page 7: FOLHA EXTRA ED 997

A 7S E G U N D A - F E I R A , 1 9 D E A G O S T O D E 2 0 1 3 - E D I Ç Ã O 9 9 7

VARIEDADESS E G U N D A - F E I R A , 1 2 D E A G O S T O D E 2 0 1 3 - E D I Ç Ã O 9 9 2 - PÁG. B1

Tô bem de baixo, pra poder subirTô bem de cima pra poder cair Tô dividindo pra poder sobrar Desperdiçando pra poder faltarDevagarinho pra poder caberBem de leve pra não perdoarTô estudando pra saber ignorar Eu tô aqui comendo para vomitar

Eu tô te explicando pra te confundir, Eu tô te confundindo pra te esclarecer,Tô iluminado pra poder cegar, Tô ficando cego pra poder guiar.

Trecho da música “Tô”, de Tom Zé

Ramal da doença

Antigamente a nossa região era o Ramal da Fome, (e não em virtude do subdesenvolvimen-to, mas pela escassez de restaurantes próximos ao Ramal do Paranapanema, que vai de Jagua-riaíva a Ourinhos), hoje tem tudo se tornar o Ramal da Doença, já que dos quase 100 médi-cos do “Mais Médicos” a virem para o Paraná, zero deles serão destinados ao Norte Pioneiro. Isso mesmo, zero. Nenhum. Nada. Como diria um primo meu, enquanto criança: “eu nem queria mesmo”.

opção alteRnativa

Já que o “Mais Médicos” foi um fiasco total o governo brasileiro podia pensar em novos meios. Sei lá, né, mas que tal trazer benzedeiros e curandeiros? Podia ser o programa “Mais Ben-zedeiros”, nos mesmos moldes do original: pri-meiro os formados na Bahia, depois os forma-dos fora do Brasil. Aposto que teria muito dono de veículos de comunicação do Norte Pioneiro que iria gostar bastante desta medida.

Festival Fantasma?Está rolando um papo de que um festival de rock trará bandas de renome para Jacarezinho em breve. No entanto, o pessoal deve ficar aten-to, porque a maioria das bandas pré anunciadas como participantes do evento ainda não confir-ma a participação, tanto que em suas agendas oficiais não está previsto uma visita ao Norte Pioneiro.

“obRa divina”Impressionante o número de idiotices associadas a Deus. Esta semana o Feliciano falou que a queda de popularidade da Dilma era obra divina, como se incompetência fosse distribuída celestialmente. Aí o jogador de futebol ganha o jogo e diz que foi ajuda dos céus, “provando” que Deus tem um time de fu-tebol do coração. O cidadão compra um carro usa-do, canela-seca, parcelado em 60 vezes, e coloca um adesivo dizendo “foi Deus quem me deu”. O carnê, embora pareça uma bíblia, geralmente está escrito Banco Votarantin, e não tem palavras sagradas, além de ser pago por você, e não por Ele. O que Deus te deu foi um cérebro, mas isso não é muito lembrado, até porque não é muito usado também.

Judiação do eikeMas a “pobreza” do Eike Batista é tão difun-dida pela mídia as pessoas estão começan-do a se comover com a situação dele. Esta semana foi divulgada uma lista dos 15 bra-sileiros mais ricos e o empresário ficou de fora. É realmente preocupante. Que tal uma vaquinha? Ou então um bingo beneficente?

lha, não é perseguição nem nada, mas essa mania do PT de querer podar a imprensa é uma coisa muito, mas muito chata. E mais que isso: perigosa. Se existe algum tipo de justiça no Brasil, em parte se deve a liberdade de imprensa, que mostra, denuncia, cutuca, inferniza. Claro que há de se respeitar os militantes e toda história do Partido dos Trabalhadores, que lutou por um país democrá-tico, mas agora parece ter esquecido isso e constantemente prega pela limitação do “poder de fogo” da imprensa. E as declarações do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva esta semana foram patéticas. Está certo que Lula foi alvo de alguns abusos por parte da mídia. Quando, ao vivo Marcelo Rezende o comparou ao um jumento, ainda na época que o apresentador estava na Rede TV, não achei certo. Mentira. Ri desesperadamente por cinco minutos sem parar e contei pra todo mundo.Enfim, cada cidadão é avaliado por suas atitudes, e portanto julgado pela mídia neste parâmetro, ainda mais se tratando de pessoas que ocupam cargos eletivos e ganham horrores de dinheiro para gerir o país. Se você tem atitudes que te fazem parecer um jumento, a culpa é só sua. Da mesma forma, se você participa de esquemas como mensalão e coisas do gênero, vai ser taxado como corrupto. Rótulo esse que é muito justo. No filme “Bastardos Inglórios”, a trama se passa com um grupo de soldados que vão para a Europa, durante a Segun-da Guerra, caçar nazistas. Quando capturados os nazistas geralmente eram mortos, mas os que ficavam vivos tinham a suástica desenhada a faca na testa, para nunca se disfarça-rem de uma “pessoa normal”. Sou a favor de uma atitude parecida com quem faz mau uso do dinheiro do público, seja por desonestidade, seja por omissão, seja por burrice mesmo. Imaginem todas as pessoas que se encaixam nessa classe terem um X gigante tatuado definitivamente na testa. Com certeza o horário po-lítico deixaria de ser obrigado na TV, e passaria a ser trans-mitidos só via rádio. Por fim, aviso aos políticos (desde vereadores até presiden-tes): quem trabalha com competência e honestidade não vira alvo de denúncias. E nem de chacotas.

o

POR LUCAS ALEIXO

Falando em dó......o que foi a foto da Preta Gil divulgada esta semana? Bom, nem vale a pena tentar descrever, porque a palavra “bizarro” sequer chega perto disso:

Existe um ex-prefeito da região que ao ser investigado pelo Ministério Público teve uma triste realidade financeira descoberta: em seu nome só havia um Fiat Uno. Pobre político, ficou 8 anos como prefeito de um município e só conseguiu juntar dinheiro para comprar um Uno.

CHARGE

CHARGE - LUIZ CARLOS FERREIRA - FOLHA EXTRA

E A CENSURAo

DIVULGAÇÃO

Page 8: FOLHA EXTRA ED 997

A 8S E G U N D A - F E I R A , 1 9 D E A G O S T O D E 2 0 1 3 - E D I Ç Ã O 9 9 7

B 2S E G U N D A - F E I R A , 1 9 D E A G O S T O D E 2 0 1 3 - E D I Ç Ã O 9 9 7 EDITAISOUTRAS PUBLICAÇÕES PINHALÃO

Considerando a devolução pelos Correios do Ofício de Cobrança Administrativa encaminhado pelo INSS ao endereço constante do Cadastro do Sistema Único de Benefícios devido a não localização da beneficiária, em cumprimento ao disposto no art. 11, da Lei 10.666, de 08/05/2003e no art. 154 do Regulamento da Previdência Social aprovado pelo Decreto 3.048, de 06/05/1999, facultamos à interessada abaixo relacionada e/ou espólio o prazo de 60 dias, a contar da data dapublicação deste edital, para se manifestar sobre o ressarcimento aos cofres públicos dos valores recebidos indevidamente, bem como vistas ao dossiê de cobrança na Agência da Previdência Social Jaguariaíva/PR. Alertamos que o não ressarcimento dos valores será objeto de Inscrição em Dívida Ativa para cobrança judicial, com possibilidade de inclusão do nome da devedora no Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados do Setor Público Federal – CADIN.

SEGURADA/BENEFICIÁRIA ESPÉCIE/NBTokiko Jimbo Iwanaga 88/138.575.682-6

GERÊNCIA EXECUTIVA EM PONTA GROSSA/PR

EDITAL DE COBRANÇA

INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL

Ministério da Previdência Social

EDITAL Nº 09/2013

Tornar público para conhecimento dos interessados, o resultado do Processo de Escolha para membros do Conselho Tutelar do município de Pinhalão, mandato de 2013 a 2016 e abre prazo para recursos no que se refere ao resultado da apuração dos

votos. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adoles-cente de Pinhalão-Pr., na pessoa de seu Presidente Sr. Carlos Alberto de Sene, no uso de suas atribuições legais, com base na Lei nº8069/90, que dispõe sobre o ESTATUTO DOS DIREI-TOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE e Lei Municipal nº357/98, alterada pelas Leis 715/09, 929/11 e 1108/2013 vem

TORNAR PÚBLICO

O resultado do Processo de Escolha para membros do Conselho Tutelar do município de Pinhalão para o mandato de 2013 a 2016 e abre prazo de 05 dias úteis para recursos no que se refere ao resultado apresentado abaixo, contados a partir de 16/08/

2013:

CANDIDATOS Nº DE VOTOS Luzia Germano de Souza 457 Leandro Ricardo de Melo 417 Alair Azevedo 411 Alzira Gonçales Bonilha 399 Rosangela Maria Pimentel 396 Patrícia da Silva 326 Maria Eva dos Santos Goulart 286 Márcio César Lemes 245Eduardo Felix de Paula 178Margarida de Jesus Miranda 155Gilberto Marcondes Ferreira 79Nulos 12Branco 01

Pinhalão, 15 de agosto de 2013.Carlos Alberto de Sene

Presidente CMDCA

DECRETO 84/2013

Súmula: Abre Crédito Adicional Suplementar no orçamento geral do exercício de 2013, e dá outras providencias.

O Prefeito Municipal de Pinhalão, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais e em conformidade com o disposto na LEI 1071/2012 de 11 de dezembro de 2.012, (Crédito Adicional

Suplementar);

DECRETA

Art. 1º. - Fica autorizado ao Poder Executivo Municipal a aber-tura de Crédito Adicional Suplementar, no Orçamento Geral do Município, no exercício de 2013, no valor de R$ 10.000,00

(dez mil reais), conforme segue:

03 – ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS 01 – ASSESSORAMENTO SUPERIOR 04.123.0006.2.003 – MANUT DAS ATIVIDADES DA SEC DE ADM E FINANÇAS 036 – 3.3.90.39.00.00.00.00 – 1000 – Outros serv. de terc.-P.juridica.....................R$ 10.000,00TOTAL...........R$ 10.000,00

Art. 2º . – Para cobertura do crédito aberto no artigo anterior, serão utilizados recursos provenientes da anulação ou redução

das seguintes dotações, como segue:

03 – ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS 01 – ASSESSORAMENTO SUPERIOR 04.123.0006.2.003 – MANUT DAS ATIVIDADES DA SEC DE ADM E FINANÇAS 033 – 3.3.90.36.00.00.00.00 – 1000 – Outros serv. de terc. – P. física....................R$ 10.000,00TOTAL...............R$ 10.000,00 Art. 3º. – Este Decreto entrará em vigor na data de sua publica-

ção revogada as disposições em contrário.

Edifício da Prefeitura Municipal de Pinhalão, em 16 de agosto de 2013.

CLAUDINEI BENETTI Prefeito Municipal

EXTRATO DE CONTRATO

DISPENSA DE LICITAÇÃO N.º 04/2013

CONTRATANTE: CÂMARA MUNICIPAL DE PINHALÃO – PR

CONTRATADO: EXTIMPEL – EXTINTORES PLATINEN-SE LTDA

CNPJ: 09.411.441/0001-50OBJETO: RECARGA DE 04 (QUATRO) EXTINTORES

VALOR: R$ 140,00 (CENTO E QUARENTA REAIS)DOTAÇÃO: 01.001.01.031.0001.2.001.3.3.90.39.0001.

Publique-se.

Pinhalão, 16 de agosto de 2013.

JOSÉ APARECIDO DA CUNHAPRESIDENTE

PINHALÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHALÃOESTADO DO PARANÁ

PORTARIA Nº 118/2013

O Prefeito Municipal de Pinhalão, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais;

RESOLVE

EXONERAR o Senhor CARLOS AVELINO DA SIL-VA, portador do RG nº 8.055.541-5 e do CPF nº 050.854.079-89, do Cargo de Secretario Municipal de Obras, Cargo em Co-

missão.

Edifício da Prefeitura Municipal de PinhalãoEm 16 de agosto de 2013.-

REGISTRE-SE E PUBLIQUE-SE

CLAUDINEI BENETTI Prefeito Municipal

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL Nº 30/2013Encontra-se aberto na Prefeitura Municipal de Salto do Itararé, Estado do Pa-raná, o PREGÃO PRESENCIAL Nº 30/2013, Tipo Menor Preço, para Registro de Preço, que trata da AQUISIÇÃO DE PEÇAS DE AUTO ELÉTRICA PARA OS VEÍCULOS DO MUNICÍPIO, conforme especificado no anexo I do edi-tal. O credenciamento dos representantes das empresas interessadas será no dia 03/09/2013, às 09:15 horas e a abertura da sessão pública, com recebimento dos envelopes com “pro-postas de preços”, “documentos de habi-litação” e abertura dos envelopes de “proposta de preços”, dia 03/09/2013, às 09:30 horas. O edital em inteiro teor estará à disposição dos interessados, de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00, na Rua Eduardo Bertoni Júnior, 471, Centro, Município de Salto do Itararé/PR. Quaisquer informações poderão ser obtidas no

endereço acima ou pelo telefone (43) 35791607.

SALTO DO ITARARÉ

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DO CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL 01/2010

Nº 04/2013

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE SANTANA DO ITARARÉ - PR, no uso de suas atribuições legais, tendo em vista o disposto no art. 37 da Constituição da República de 1988, art. 87 da Lei Orgânica Municipal e em conformidade com o Edital nº. 01/2010, homologado pelo Decreto Municipal nº 05 de 29 de março de 2010, publicado no Diário Oficial do Município, TORNA PÚBLI-CO A CONVOCAÇÃO DOS CANDITADOS HABILITADOS, relacionados no anexo I deste edital, para o provimento de cargos públicos dos quadros de pessoal dos Servidores Públicos do Município de Santana do Itararé, confor-me resultado final devidamente publicado no Diário Oficial do Município nas edições 326 e 338 de 22 de fevereiro de 2010 e 22 de março de 2010 respec-tivamente. Os convocados deverão comparecer, durante o período de 29 e 30 de Agosto de 2013, das 08:00 às 11:00 horas e das 13:00 às 16:30 horas, no Departamento de Recursos Humanos, situado na Praça Frei Mathias de Gêno-va, 184, centro, CEP 84.970-000 (Paço Municipal) para apresentação, entrega dos documentos constates no anexo II deste edital e marcação dos exames de saúde pré-admissionais, tudo na forma do item 14.11.1 do edital de abertura do

Concurso Público Municipal n°01/2010.

Santana do Itararé - PR, em 14 de Agosto de 2013.

JOSÉ DE JESUS ISAC

Prefeito Municipal

ANEXO I

RELAÇÃO DOS CANDIDATOS HABILITADOS E CONVOCADOS:

CARGO – MOTORISTA

INSC. NOME DOCUMEN-TO

CLAS-SIF.

60356 NELSON AN-TONIO COR-REIA

3.027.212-9 24º

JOSÉ DE JESUS ISAC

Prefeito Municipal

ANEXO II

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS A SEREM APRESENTADOS PELOS CANDITADOS HABILITADOS E CONVOCADOS:

- Dois (02) fotos 3x4 coloridos atualizados;

- Carteira de Identidade (cópia);

- CPF (cópia);

- Certidão de Quitação Eleitoral;

- Título de Eleitor (cópia)

- Carteira do PIS/PASEP (cópia);

- CTPS (Cópia)

- Comprovante de escolaridade necessário para o exercício do cargo (cópia autenticada);

- Registro no Conselho Profissional para cargos referentes às profissões regu-lamentadas (cópia);

- Declaração de que não acumula cargo público ou declaração de Acumulação de cargo público, do órgão público oficial com respectiva carga horária, função

e dias trabalhados;

- Certificado de Reservista das Forças Armadas, quando for o caso (cópia);

- Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia);

- Certidão de Nascimento dos filhos menores (cópia);

- Certidão negativa do Cartório Distribuidor da Justiça Criminal da Comarca de

Wenceslau Braz - Paraná ou do Distribuidor do Município onde residir (ori-ginal);

- Comprovante de residência (cópia de conta de luz, água ou telefone p. ex.).

JOSÉ DE JESUS ISAC

Prefeito Municipal

ANEXO III

DOS REQUISITOS PARA INVESTIDURA NO CARGO

A investidura do candidato no emprego está condicionada ao atendimento dos seguintes requisitos:

- ser brasileiro nato ou naturalizado, ou ainda, no caso de nacionalidade estran-geira, apresentar comprovante de permanência definitiva no Brasil;

- estar em gozo dos direitos civis e políticos;

- possuir aptidão física e mental para o exercício das atribuições do emprego;

- possuir idade mínima de 18 (dezoito) anos, na data da posse;

- estar com os títulos obtidos no exterior revalidados no País, se for o caso;

- apresentar o Certificado ou Diploma de conclusão do Curso exigido como pré- requisito de escolaridade para o Cargo ao qual se candidata. Os referidos documentos só serão aceitos se expedidos por instituição de ensino Autorizada pela Secretaria de Educação do Estado - SEC (se curso médio) ou Reconhecida

pelo Ministério da Educação - MEC (se curso superior);

- apresentar a Carteira de Registro nos Conselhos de Classe respectivos;

- apresentar atestado médico de aptidão física e mental para o exercício do emprego não sendo portador de deficiência incompatível com as atribuições

do mesmo;

- conhecer e estar de acordo com as exigências do Edital.

JOSÉ DE JESUS ISAC

Prefeito Municipal

____________________________________________________________

SANTANA DO ITARARÉ

Prefeitura Municipal de Pinhalão torna público que requereu ao IAP, a Autorização Florestal, para o Corte de vegetação nativa para utilidade pública de interesse social, localizado no prolon-

gamento da Rua Rui Barbosa – Pinhalão/PR. PREFEITURA MUNICIPAL DE IBAITI – ESTADO DO PARANÁCNPJ Nº 77.008.068/0001-41

REAVISO DE LICITAÇÃO

O Município de Ibaiti, Estado do Paraná, torna público que fará licitação na modalidade Pregão Presencial nº. 040/2013 – Aqui-sição de Pedras Irregulares – Poliedro, para Pavimentação e Manutenção das Vias Públicas do Município, no período de 12

(doze) meses.Valor Máximo Total: R$ 349.980,00 (trezentos e quarenta e

nove mil novecentos e oitenta reais);ABERTURA: Ás 14h00m do dia 29 de agosto de 2013.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES: A cópia do Edital e de-mais informações, encontram-se à disposição dos interessados no endereço: Praça dos Três Poderes, 23, centro, no município de Ibaiti, Estado do Paraná, ou pelo telefone (43) 3546-7456, no horário comercial, das 08h00min às 11h30min e das 13h00min

às 17h00min.Ibaiti (PR), 16 de agosto de 2013.

Glauber Sória LameuPregoeiro

IBAITI

Page 9: FOLHA EXTRA ED 997

A 9S E G U N D A - F E I R A , 1 9 D E A G O S T O D E 2 0 1 3 - E D I Ç Ã O 9 9 7

B 3S E G U N D A - F E I R A , 1 9 D E A G O S T O D E 2 0 1 3 - E D I Ç Ã O 9 9 7 EDITAIS

Conferência das Cidades elege 3 mil propostas para encontro nacional

Foram votadas recomendações para ações prioritárias em saneamento, meio ambiente, habitação, mobilidade e acessibilidade, participação e controle social, planejamento e instrumentos de promo-

ção da função social da propriedade, da gestão e políticas públicas

Mais de 3 mil propostas, moções e prioridades foram debatidas e escolhidas para o documento que sintetiza a 5.ª Conferência Estadual das Cidades. Mais de 2 mil pesso-as participaram do encontro, em Foz do Iguaçu, entre terça (13) e quinta-feira (15). O relatório final, com cerca de 80 páginas, deve ficar pronto semana que vem para ser entregue a todos os níveis da admi-nistração pública.Foram votadas recomendações para ações prioritárias em sane-amento, meio ambiente, habita-ção, mobilidade e acessibilidade, participação e controle social, planejamento e instrumentos de promoção da função social da pro-priedade, da gestão e políticas pú-blicas. O texto contém sugestões de emendas ao texto base do Projeto Nacional de Desenvolvimento Ur-bano do Ministério das Cidades, que orienta o Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano. “O obje-tivo maior é desenvolver todos os municípios e tornar melhor a vida dos paranaenses, de maneira justa e harmônica”, resumiu o secretário estadual do Desenvolvimento Ur-bano, Ratinho Junior. Ele avaliou como madura e respon-sável a mobilização das pessoas em favor das melhorias sociais ao Es-tado. “É um avanço democrático sobre as questões urbanas, trata-das por todos os segmentos com a

mesma seriedade e respeito”, destacou Ratinho Júnior.O vereador Jorge Bernardi foi um dos seis delegados eleitos, entre os vereado-res credenciados na Conferência para representar Curitiba, em Brasília, de 20 a 24 de novembro, na 5.ª Conferên-cia Nacional das Cidades. “A sociedade já demonstrou e prova, mais uma vez, que quer princípios éticos, obediência às Leis, tanto no setor público como no privado”, enfatizou. ELEIÇÕES - Para a eleição dos verea-dores do Paraná a delegados titulares e suplentes que devem participar da 5ª Conferência Nacional das Cidades, o Estado foi dividido em seis regiões geográficas. Assim, para a representa-ção legislativa no Concidades, além de Bernardi, foram eleitos os vereadores: Luciano Marcos Antônio, de Pruden-tópolis, pela Região Centro/Sul; o ex-

prefeito e agora vereador Padre Roque, de Londrina, pela Região Norte; Suely Guerra, de Cascavel, pela Região Oeste; Antônio Araújo da Costa, o Toninho, de Roncador, pela Região Noroeste; e Gi-vanildo Silva, de Colombo, pela Região Metropolitana. Os suplentes eleitos foram: pela Região Sudoeste, José Brisola, de Francisco Beltrão; pela Região do Vale do Ribei-ra, Adir Fiorese, de Rio Branco do Sul; pelo Litoral, Edival Martins Júnior; pela Região Noroeste, Diemerson Castilho, de Umuarama; pelo Vale do Ivaí, José Eduardo Antoniassi, de Apucarana; e, ainda, pela Região Nordeste, Zelma de Carvalho Fernandes, de Abatiá. Além destas eleições, também foi eleita para representar todos os vereadores do Paraná no Conselho Estadual das Cidades, a vereadora Márcia Regina Ferreira da Silva, de Pinhais, Região Me-

tropolitana de Curitiba. “É uma enorme responsabilidade representar no Con-selho todo o legislativo municipal do Paraná e também os anseios de toda a população que nos elegeu como seus representantes”, afirmou Márcia. As eleições dos legisladores municipais foram presididas pelo vereador de Ma-rechal Cândido Rondon, João Marcos Gomes, e secretariada pelo vereador de Palmas, Nilo Humberto Deitos. MOVIMENTOS – Os movimentos so-ciais também elegeram os seus delega-dos titulares e suplentes a participarem da Conferência Nacional. Pela Confede-ração Nacional de Associações de Mora-dores foram eleitos delegados titulares: Hélio Oliveira, de Francisco Beltrão; Luiz de Mauro, de Curitiba; Selma Maria Gonçalves, de Londrina; Alceu Nasci-mento, de Guarapuava; Luiz Ribeiro, de São José dos Pinhais; e Afonso Francis-

aen co, de Maringá.Os suplentes são: Gilmara Apareci-da de Lima, de Colombo; Edgar da Luz, de Cascavel; Gerson Alfredo de Paula, de Ponta Grossa; Noelir Bello, de Pinhais; Marcelo de Moura Costa, de Cerro Azul; e Pedro Ros-seto, de Toledo.O primeiro secretário da Federa-ção das Associações de Moradores do Estado do Paraná (Famopar), Sérgio Ferreira Doszanet, destacou que ainda foram eleitos delegados titulares e suplentes de mais três entidades nacionais: da Central de Movimentos Populares (CNP); do Movimento Nacional de Luta por Moradia (MNLM); e da União por Moradia Popular do Paraná (UMP).O coordenador executivo da 5.ª Conferência Estadual das Cidades/ SEDU/Concidades, Gilmário Ferraz da Silveira, explica que também foram eleitos os delegados titula-res e suplentes pelo Poder Público Estadual; empresários; ONGs; tra-balhadores por suas entidades sin-dicais; entidades profissionais, aca-dêmicas, de pesquisas e Conselhos Representativos, além dos eleitos para comporem a terceira gestão do Conselho das Cidades “Concidades /PR 2014 a 2016.Entre os mais felizes pela eleição de conselheiro do Concidades/PR estava Mauro Sérgio Langowiski, de 37 anos. Vítima de paralisia cerebral desde o nascimento, ele superou as dificuldades e se formou bacharel em contabilidade. Mauro foi recon-duzido ao Conselho Estadual das Cidades e será um dos delegados titulares a representar todas as pes-soas com deficiências físicas na con-ferência nacional. “Pudemos retirar diretrizes para as cidades do Paraná e toda a nossa gente, principalmen-te para as que precisam de voz e es-paço”, disse.Mais de 3 mil propostas, moções e prioridades foram debatidas e escolhidas para o documento

Medicamento para combate ao câncer será fabricado no Paraná

Em solenidade realizada nesta sexta-feira (16), na Cidade Industrial de Curitiba, foram definidas duas plantas no Tecnoparque de Maringá para a implantação do laboratório do Instituto de Tecnologia do

Paraná (Tecpar), que produzirá o medicamento

Mais um importante passo foi dado para a produção no Paraná do Be-vacizumabe, medicamento biológi-co de última geração para combate ao câncer e a degeneração macular (perda da visão relativa à idade). Em solenidade realizada nesta sex-ta-feira (16), na Cidade Industrial de Curitiba, foram definidas duas plantas no Tecnoparque de Marin-gá para a implantação do laborató-rio do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), que produzirá o medicamento. Serão mais de 9 mil metros quadrados, que também vão abrigar a área de envase da empresa russa Biocad Brazil, que implanta o laboratório em parceria

com o Instituto. O Bevacizumabe fabricado no Paraná será fornecido para o Ministério da Saúde. “Será um investimento de R$ 40 milhões”, informa Júlio Felix, diretor-presidente do Tecpar. Outros R$ 60 milhões serão aplicados no complexo de envase. Para atender o empreendi-mento o Tecpar vai contratar entre 160 a 180 profissionais com nível superior em várias áreas. “Vamos produzir medi-camentos de tecnologia avançada, com alto valor agregado, e para isso preci-samos de mão de obra especializada”, explicou Felix. A parceria público-privada entre o Te-cpar e a Biocad para a produção local do Bevacizumabe – princípio ativo cuja marca comercial era patenteada pelo laboratório suíço Roche – deve gerar economia de aproximadamente R$ 67 milhões anuais aos cofres públicos, uma vez que o Ministério da Saúde importa a totalidade do produto para distribui-ção através do Sistema Único de Saúde

(SUS). “Hoje, o Ministério da Saúde gasta R$ 177 milhões anuais com a importação do Bevacizumabe. Com a nossa en-trada no mercado, esses números vão para baixar R$ 110 milhões/ano e a ex-

pectativa é que o Tecpar fique com pelo menos 50% do mercado”, disse Júlio Felix. “Além de se possibilitar o acesso a medicamentos elaborados no Brasil, da indústria brasileira, essa produção nacional vai baixar muito custo do SUS

aen (Sistema Único de Saúde)”, conclui. A Biocad é uma companhia russa de biotecnologia cujo foco é a pesqui-sa, o desenvolvimento, a produção, a inovação e a comercialização de produtos farmacêuticos de origem biológica. A parceria entre o Tecpar e a Biocad Brazil foi formalizada pelo Ministério da Saúde, seguindo o modelo de Parceria para o Desen-volvimento Produtivo (PDP). Felix explica que a instalação do laboratório em Maringá contempla a estratégia do governo Beto Richa de descentralização do desenvolvi-mento econômico e das ações do Estado. “Também é muito impor-tante para este empreendimento o apoio da Prefeitura de Maringá, que doou o terreno para o Parque Tecnológico e vai preparar toda a estrutura básica para a construção do laboratório, já a partir da terra-plenagem da área, o que diminui nossos custos de instalação”.A parceria público-privada entre o Tecpar e a Biocad

DIvUlGAÇÃO

DIvUlGAÇÃO

Page 10: FOLHA EXTRA ED 997

A 10S E G U N D A - F E I R A , 1 9 D E A G O S T O D E 2 0 1 3 - E D I Ç Ã O 9 9 7

B 4S E G U N D A - F E I R A , 1 9 D E A G O S T O D E 2 0 1 3 - E D I Ç Ã O 9 9 7 EDITAIS B 8

Q U A R T A - F E I R A , 1 4 D E A G O S T O D E 2 0 1 3 - E D I Ç Ã O 9 9 4 EDITAIS B 4Q U I N T A - F E I R A , 1 3 D E J U N H O D E 2 0 1 3 - E D I Ç Ã O 9 5 8

EDITAIS