folha do norte da ilha ed 167

16
ANO XIV- N° 167 - NORTE DA ILHA, 6 DE NOVEMBRO DE 2012 - PUBLICAÇÃO MENSAL - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Siga-nos: @f_nortedailha www.folhanorte.com.br O novo prefeito da Capital comemorou a conquista com eleitores e correligionários Página 3 PETRA MAFALDA/FN Cesar Souza Júnior afirma que obras iniciam no próximo ano DUPLICAÇÃO DA SC-403 A Confirmação foi feita pelo prefeito em entrevista na sede da ACI

Upload: gilberto-goncalves

Post on 18-Mar-2016

233 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Jornal comunitário do norte da Ilha de Santa Catarina

TRANSCRIPT

Page 1: Folha do Norte da Ilha ed 167

ANO XIV- N° 167 - NORTE DA ILHA, 6 DE NOVEMBRO DE 2012 - PUBLICAÇÃO MENSAL - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Siga-nos: @f_nortedailha

www.folhanorte.com.br

O novo prefeito da Capital comemorou a conquista com eleitores e correligionários Página 3

PETRA MAfALDA/fN

Cesar Souza Júnior afirma que obras iniciam no próximo ano

DUPLICAÇÃO DA SC-403

A Confirmação foi feita pelo prefeito em entrevista na sede da ACI

Page 2: Folha do Norte da Ilha ed 167

CNPJ 03.341.537/0001-03

fundado em 10 de outubro de 1998

Direção Geral: Gilberto Gonçalves (MTb-SC 00306) Textos: Equipe da redação Projeto Gráfico: Rodrigo Gonçalves Depto jurídico: Dr. Marcos Eduardo A. de Medeiros (OAB/SC 14.508-B) Noticiário Nacional: Agência BrasilEditoração Eletrônica: Gilberto GonçalvesComercialização: Virtual Brazil Representações Fones: (48) 3233-2030 / 9961-5473

A direção do Folha do Norte da Ilha não se responsabiliza por conceitos ou opiniões emitidas em artigos assinados, colunas, e anúncios sendo de responsabili-dade de quem os escreveu.EX

PED

IEN

TE

Impressão: Jornal a NotíciaTiragem: 8.000 exemplaresRedação e Administração: (sede própria)Rua Quadrangular, 638 - InglesesIngleses - fpolis - SC - CEP 88058-455Fones: (48) 3269-1732 / 8860-2265 Site: www.folhanorte.com.bre-mail: [email protected]

Opinião02 Norte da Ilha, novembro de 2012Folha do Norte da Ilha folhanorte.com.br

EDITORIAL

Passado as eleições onde os ânimos estiveram exaltados

por conta da paixão político par-tidárias entre eleitores e candi-datos, é hora de baixar a poeira e focar as ações nos programas de governo dos eleitos, que irão conduzir os destinos da cidade pelos próximos quatro anos.

Os desafios são grandes, já que a Capital necessita de soluções urgentes em todos os setores. Uma dessas soluções é o sanea-mento básico, principalmente no norte da Ilha, que tem as praias bastante castigadas pelo despejo de esgotos in natura através dos rios, como a sua principal merca-doria de venda para os turistas.

O prefeito Cesar Souza Júnior, deve cobrar energicamente uma solução para o problema. Che-ga de enrolação. A Casan que cumpra o seu contrato de serviço com o município e bote o sistema para funcionar de uma vez por todas antes que as praias da re-gião, se transforme numa cópia da praias do centro que já estão inviabilizadas.

Já a questão da mobilidade ur-bana será outra pedra no sapato do novo prefeito. Embora já este-ja nos planos para ser executada, a duplicação da SC-403 deve ser uma das principais prioridades para o norte da Ilha. Moradores e turistas não podem continuar a

conviver diariamente com inter-mináveis engarrafamentos que se formam na saída dos Ingleses.

A segurança pública é outro setor que requer uma atenção especial. Embora o trabalho desenvolvido com extrema com-petência pelo comandante do 21° Batalhao, o efetivo precisa urgente de reforços especial-mente na alta temporada onde o número de ocorrências au-menta sensivelmente na região. Esses são alguns dos problemas que nos afligem, que precisam ser atacados e resolvidos pelo novo prefeito, e com os quatro vereadores eleitos para lutar pelo norte da Ilha. Boa leitura!

Queremos soluções

André Marques*

Pesquisas podem definir o rumo das disputas eleitorais?

Os proprietários das empresas/institutos de pesquisa, ramo de negócios cada vez mais rentável, responderão que não. Sabemos que o eleitor é livre, alegam, e escolhe de acordo com sua consciência. O próprio eleitor, se pesquisado sobre o tema, dirá mais ou menos a mesma coisa. É razoável que assim seja.

Os eleitores, para preservar a sua autoestima, e o dono do instituto, para ostentar a lisura do seu negócio, não poderiam responder diferente. No en-tanto, a observação continuada dos fatos recomenda colocar na pauta outros ingredientes, esses diretamente envolvidos no jogo eleitoral.

O debate de conteúdo polí-tico, mesmo na reta final, está afastado e o eleitor distraído apenas aponta na cartela os

Pesquisas eleitoraisnomes mais conhecidos. Ainda assim, os diretamente interes-sados entram em processo de ebulição ou abulia diante do retrato do momento estampado pela mídia.

Os candidatos, os assessores, as burocracias partidárias sabem que a cotação no mercado elei-toral passa pelos números das pesquisas. É em função delas que jornais, rádios e TVs pautam sua cobertura. E, dado decisivo, os grandes financiadores de campanha eleitoral se orientam por ela e é ela que define, na bolsa de apostas no mercado futuro, o destino dos recursos contabilizados ou não. As pes-quisas jogam, na cultura política dominante, papel importante na armação do cenário da disputa eleitoral. E, mais grave, são na maioria das vezes manipuláveis, direcionadas.

Do ponto de vista técnico, não

existe coisa mais fácil de mani-pular. São infinitas as possibili-dades: elaboração de questio-nários, escolha da amostragem, intercalação dos dias de consul-ta... pelo menos é o que lhe dirá, sob garantia de sigilo, qualquer técnico da área. E mais, tudo científico, sem deixar vestígios de má-fé. Pequenas alterações na margem de erro bastam para mudar a posição relativa dos candidatos.

Entre as únicas garantias de lisura, como o fio de bigode dos antigos, estão a independência dos institutos de pesquisa e a eventual competição entre eles. São artigos escassos entre nós. Eles são poucos e a maioria trabalha, fora do período elei-toral, para os mesmos clientes de sempre: governos e grandes corporações patronais. A re-putação da empresa, fato por demais alegado, só será medida pela comparação entre o voto na urna com a última pesquisa realizada.

Entretanto, embora se apre-sente como tal, as pesquisas não são o oráculo de Delfos. Elas podem errar feio, como vem acontecendo com frequência. Apesar de seu peso na cultura política dominada pela máquina mercante, elas não são profecias que se autorrealizam. As forças que travam a disputa eleitoral com base em projetos e ideias devem olhar as pesquisas com saudável desconfiança.

CLIC Foto: Gilberto Gonçalves

O João de barro aproveita o poste para construir sua casa, onde irá criar os seus filhotes juntamente com sua companheira

* André Marques é advogado, consultor e escritor

Seus direitos Rubens Graciolli Advogado OAB /RS 69.552 RS OAB/SC 30.927A

ARTIGO

Estabilidade empregoOs vencimentos, soldos e salá-

rios, entre outras verbas remune-ratórias do trabalho, podem ser penhorados para o pagamento de prestação alimentícia. A execução desse crédito, mesmo que pretérito, por quantia certa, não transforma sua natureza nem afasta a exceção à impe-nhorabilidade daquelas verbas. A decisão é da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O entendimento contraria posição adotada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). Para os desembar-gadores gaúchos, a penhora deveria ser afastada porque a execução seguia o rito da quantia certa e dizia respeito a dívida não atual.

Recalcitrância premiada Para a ministra Nancy Andri-

ghi, porém, ao contrário do que entendeu o TJRS, ao se permitir o afastamento da penhora em razão da passagem do tempo de inadimplência, a situação de quem necessita de tais presta-ções de natureza alimentar só piora. Segundo ela, as medidas deveriam ser progressivamente mais incisivas, e não abranda-das.

“Não admitir a constrição de verbas salariais, por efeito do

Mesmo após um ano da in-termediação do negócio, o cor-retor de imóveis tem direito ao pagamento da comissão se foi o responsável pelo contato entre o comprador e o vendedor. A decisão foi proferida em uma ação de cobrança de Blumenau e mantida pela 5ª Câmara do direito Civil do TJ.

Segundo os autos, o corretor foi contratado pelo réu em 2006, com exclusividade para inter-mediar a venda de um imóvel rural, localizado no município de Gaspar. O contrato expirou e o sítio foi vendido a um dos compradores apresentados pelo corretor em julho de 2007. Além da comissão, o autor também pleiteou indenização por danos morais. Para o vendedor, a ven-da foi efetuada sem qualquer participação do requerente, já que naquela época o contrato

lapso temporal já transcorrido desde o não pagamento da dívida de alimentos, resulta em inaceitável premiação à recalci-trância do devedor inadimplen-te”, afirmou a relatora.

Quantia certa Além disso, ela considerou

“manifestamente descabida” a interpretação do TJRS quanto ao rito de execução. Conforme explicou a ministra, o disposi-tivo que excepciona a regra de impenhorabilidade de salário e verbas similares (art. 649, § 2°, do CPC) se situa exata-mente no capítulo do Código de Processo Civil que trata dessa modalidade específica de execução: “Da execução por quantia certa contra devedor solvente.”

“A despeito dessa disposição legal expressa, o TJRS afastou a constrição – determinada pelo juiz de primeiro grau para garantia da execução de verba alimentar – de parte do soldo percebido pelo recorrido, sob o fundamento de que, ‘sendo caso de dívida alimentar não revestida de atualidade e exe-cutada sob o rito da quantia certa, resta afastado o caráter alimentar’”. Para a ministra, não há como esse argumento subsistir.

Comissão de corretagemde corretagem nem estava mais em vigor.

Para os desembargadores, apesar do contrato ter dura-ção de apenas três meses, as testemunhas que prestaram depoimento deixaram claro que a venda só ocorreu porque o comprador e vendedor foram apresentados pelo corretor.

“O fato do negócio ter sido ultimado um ano após a apro-ximação das partes e depois do término do contrato de corretagem não tem o condão de obstar a exigibilidade da respectiva comissão, porquan-to claramente a aproximação surtiu resultado útil ao réu/vendedor”, finalizou o desem-bargador relator do acordão. A votação da câmara foi unânime, sendo que o réu já apresentou recurso especial aos tribunais superiores.

Page 3: Folha do Norte da Ilha ed 167

Norte da Ilha, novembro de 2012Folha do Norte da Ilha folhanorte.com.br Eleições03

Universo

Em uma eleição disputadíssima, Cesar Souza Júnior do PSB derrotou o candidato Gean Loureiro do PMDB na disputa do segundo turno que definiu o novo prefeito de Florianópolis. Cesar levou as eleições com 52,6% dos votos válidos contra 47,45% feitos pelo candidato Gean do PMDB. O novo prefeito da Capital que acompanhou a votação ao lado do seu vice João Amin (PP), no apartamento de Gelson Merísio, presidente do PSD localizado na avenida Beiramar Norte, fez uma breve aparição aos eleitores 40 minutos após o término das apurações, deslocando-se ao comitê de campanha onde era aguardado por um grande nú-mero de eleitores e colaboradores da cam-panha. Em seguida retornou a Beiramar onde foi realizada a festa da vitória.

Um dia após ter vencido o segundo turno, o novo prefeito da Capital reuniu a imprensa na sede da Associação Ca-tarinense de Imprensa (ACI), onde deu detalhes sobre o seu plano de governo.

Cesar disse que espera uma transição em alto nível entre ele e sua equipe com a atual administração. Júnior aproveitou para agradecer os votos obtidos, e afir-mando que irá fazer um bom governo para surpreender quem votou em branco, ou anulou o voto, e até os eleitores do outro candidato.

Quanto a equipe de governo, Cesar disse na ocasião que irá tratar da questão só a partir de dezembro. “Primeiro quero encaminhar bem a transição para depois escolher a equipe com toda a calma e segurança”explicou.

Uma das principais diretrizes do seu go-verno é o enxugamento da máquina admi-nistrativa, para tanto, pretende extinguir secretarias e diminuir cargos de comissão. Com a Medida, Júnior quer melhorar o desempenho da máquina administrativa e ter mais recursos para investimentos. “A capacidade de investimento da prefeitura tá muito baixa. Com 9% não dá para fazer quase nada. Vamos traçar metas e elevar

Vou fazer um bom governo afirma Cesar Souza Jr

Da redação - Gilberto Gonçalves

O prefeito eleito da Capital, recebeu a imprensa na Casa do Jornalista para falar sobre o seu Plano de Governo

essa capacidade para 12% já no primeiro ano de mandato”, disse Cesar”.

Indagado sobre o norte da Ilha pela reportagem do Folha do Norte da Ilha, Cesar Souza garantiu que a duplicação da SC-403, obra de vital importância para o desenvolvimento da região, inicia no ano que vem. A certeza do novo prefeito vem da reunião que ele teve com o governador Raimundo Colombo, um dia após ser eleito. Cesar afirmou que existem duas linhas de créditos já áprovados para o financiamento da obra, sendo uma através do Pacto por Santa Catarina e outra por intermédio do Ministério do Turismo, que participou em parceria com o governo do financiamento do trecho final da SC-401. “Os engarrafamentos e transtornos no trânsito da SC-403 estão com os dias contatos”, garantiu Cesar Júnior.

Quanto a criação da Secretaria do Norte da Ilha, uma antiga reivindicação da comunidade, Júnior explicou que seu plano não contempla a criação de novas secretarias. No entanto, irá encaminhar junto com a reforma administrativa que será planejada ainda este ano e enviada para a Câmara no início do mandato, prevê a substituição das atuais intendên-cia que o prefeito considera arcáicas e superadas por um modelo que marque a presença da prefeitura em todos os bairros da Capital.

Já o turismo o prefeito disse que preten-de fazer uma profunda restruturação na Secretaria de Turismo, onde será criado um fundo municipal, além da escolha de um secretário que tenha intimidade e um profundo conhecimento da área. A cidade precisa de um cronograma de eventos. Para que isso seja possível, a prefeitura irá criar um grande evento em cada uma das estações do ano. Com a medida a cidade terá um bom fluxo de turistas durante todo o ano. Com a conclusão do Centro de Convenções de Canasvieiras, Vamos captar eventos para movimentar o turisno na baixa temporada diminuindo os efeitos da sazonalidade. Para que isso seja possí-vel, a secretaria irá participar de feiras e

eventos para a cidade, para que o turismo possa decolar de vez.

Outro ponto levantado pelo prefeito eleito, diz respeito a programas implan-tados pela administração anterior. Cesar afirmou que as coisas que caminham bem na prefeitura serão mantidas. Uma dessas coisas são as policlínicas e as UPAs 24 horas, que são bem avaliadas pela popu-lação. “Vamos botar para funcionar a UPA do continente que está em construção, e construir uma policlínica na Lagoa que já estava prevista”, garantiu.

Outro ponto a ser atacado por Cesar Souza Júnior é o saneamento básico. A cidade conta atualmente com apenas 52% de cobertura considerado muito baixo pelo

prefeito. Júnior vai cobrar investimentos por parte da Casan, já que a meta é atingir a marca de 75% nos 4 anos de governo o que irá representar um crescimento de 50% em cima da atual situação.

No setor de obras outro ponto polêmi-co da campanha Souza afirma que não é contra a construção de novos empreen-dimentos e nem irá proibir nada. “Vamos tirar o Plano diretor da Gaveta, organizar ele tecnicamente através do Instituto de Planejamento de Florianópolis (IPUF) e botar ele para funcionar, e aí sim, vamos proibir a construção em lugares onde o sanaeamento e o trânsito estejam com-pletamente saturados”, afirmou o prefeito eleito da Capital.

Após a confirmação do resultado, Cesar festejou junto com os eleitores

O novo prefeito conversou com a imprensa da Capital na sede da ACI

PETRA MAfALDA/DIVULGAÇÃO/fN

GILBERTO GONÇALVES/fN

Page 4: Folha do Norte da Ilha ed 167

Estado04 Norte da Ilha, novembro de 2012Folha do Norte da Ilha folhanorte.com.br

O governador Raimundo Colombo Co-memorou muito a instalação da fábrica da BMW em Santa Catarina, no muni-cípio de Araquari, no Norte do Estado. O vice-presidente da BMW Mundial, Ian Robertson, e Colombo apresentaram à presidenta Dilma Rousseff, no dia 22 de outubro, as condições do acordo entre a empresa e o Estado, que será formalizado oficialmente no dia 14 de novembro.

Robertson explicou que inicialmente a BMW irá investir U$ 200 milhões, algo em torno de R$ 530 milhões. E serão mais de mil empregos diretos para iniciar a pro-dução dos primeiros automóveis no final de 2014. O primeiro modelo produzido na fábrica será o BMW X1 uma caminhonete crossover, com potencial para expandir a produção para o Série 1 e Série 3. “A expansão do número de modelos e da produção vai acompanhar o mercado. A produção vai seguir a demanda”, disse o vice-presidente. Ele estima que serão produzidos 30 mil veículos anualmente, potencial que a empresa acredita poder conquistar no mercado brasileiro. Hoje, a BMW vende cerca de 12 mil veículos do

BMW escolhe SC para montar sua fábrica no Brasil

Da redação

A montadora escolheu a cidade de Araquari, no norte do Estado, por favorecer o escoamento de toda a produção

modelo BMW X1 por ano no país.O secretário de Desenvolvimento Sus-

tentável, Paulo Bornhausen, uma das pessoas que conduziu a negociação entre a BMW e o Estado, explica que o inves-timento deve atingir R$ 1 bilhão - e mais empregos gerados - à medida em que fo-rem avançando as etapas da instalação da fábrica e do crescimento da marca BMW no mercado brasileiro. “Prevemos que a produção vá ultrapassar rapidamente esse número inicial”, disse. Outro ponto destacado pelo secretário foi o exemplo da instalação da Renault no Paraná. “Para cada emprego direto criado pela monta-dora, foram criados outros sete empregos indiretos”, explicou.

Entre as razões levantadas para a esco-lha de Santa Catarina, especificamente o município de Araquari, está a logística. O terreno é bem próximo de dois portos (Itapoá e São Francisco) e a menos de 100 quilômetros de outros dois (Itajaí e Nave-gantes). Outro ponto destacado pelo vice-presidente da BMW foi a qualificação da mão de obra do Norte do Estado: um dos maiores polos do país no setor de metal mecânica. De acordo com o governador Raimundo Colombo, esses fatores, além

da tradição germânica da região, pesaram mais do que os incentivos fiscais.

A empresa foi enquadrada nos progra-mas de incentivo Pró-emprego e Prodec. “Incentivos que estão disponíveis para outras empresas que queiram se instalar no Estado”, disse. Para atrair a empresa,

o Governo de Santa Catarina decidiu criar um regime automotivo especial. “Vamos criar o Compete SC, um regime mais justo entre as partes do que alguns adotados por outros estados”, explicou o secretário Bor-nhausen. “O investimento deve se pagar em oito anos”, acrescentou.

Diretor da BMW e o governador apresentaram o acordo para a presidenta

ROBERTO STUCkERT fILHO/PR/fN

Page 5: Folha do Norte da Ilha ed 167

Norte da Ilha, novembro de 2012Folha do Norte da Ilha folhanorte.com.br Geral05

A nova escola básica municipal dos Ingleses, que está em fase final de constru-ção, deve ser entregue à comunidade até o próximo dia 29 de novembro. A definição da data da entrega foi feita em uma reu-nião entre representantes das Secretarias Municipais de Obras e de Educação, com os representantes da empresa que ganhou a licitação para construir o estabelecimen-to de ensino, que consumiu cerca de R$ 5,5 milhões dos cofres da prefeitura.

Com a conclusão da Escola Básica Municipal Profª Herondina Medeiros Zeferino, a Prefeitura de Florianópolis vai praticamente dobrar a capacidade de atendimento de alunos do primeiro ano à oitava série do ensino fundamental na região dos Ingleses. A nova escola terá condições de receber 1.680 estudantes, enquanto a EBM Gentil Mathias da Silva, que atende hoje quem mora nos Ingleses e proximidades e que será transformada em creche, contava no mês de agosto com 906 alunos. Já na creche, poderão ser matriculadas cerca de 250 crianças do Norte da Ilha. As obras da EBM Profª Herondina Medeiros Zeferino já estão

Nova escola de Ingleses deve ficar pronta ainda neste mêsA nova unidade escolar custou R$ 5,5 milhões para ser construída, e terá condições de receber 1.680 estudantes

Da redação

98% concluídas, faltando apenas detalhes de acabamento.

Localizada na Rua Três Marias, ao lado da creche, a EBM Profª Herondina Me-deiros Zeferino, cujo nome homenageia a primeira professora da EBM Gentil

Mathias da Silva, terá um total de 4.583 metros quadrados de área construída. O novo prédio de três pavimentos terá 24 salas de aula, amplo auditório com capacidade de 300 lugares, salas de artes, informática e multimeios, biblioteca com

salas de acervo e de estudos e um espaço infantil, salas para a direção, equipe peda-gógica e atendimento de alunos, além de secretaria, cozinha, refeitório, laboratório de ciências e depósitos

O prédio com três pavimentos possue amplo auditório, sala de artes e multimeios, biblioteca e laboratórios

GILBERTO GONÇALVES/fN

Page 6: Folha do Norte da Ilha ed 167

Lurran [email protected]

Econom’Ilha

Geral06 Norte da Ilha, novembro de 2012Folha do Norte da Ilha folhanorte.com.br

13° salário

Começou no dia 29 de outubro, o pe-ríodo das inscrições para os interessados em matricular crianças em creches ou núcleos de educação infantil da rede municipal de ensino de Florianópolis. As incrições se encerram no próximo dia 14 de novembro. Apenas será admitida a inscrição no caso em que a criança possa atingir no mínimo quatro meses de idade até a data de seu ingresso na unidade.

A criança que frequentar regularmente uma unidade de educação infantil mu-nicipal até o final do ano letivo de 2012, estará automaticamente rematriculada para 2013. O processo de seleção para as novas matrículas será feito por uma comissão microrregional de 22 de no-vembro a 7 de dezembro.

A divulgação do resultado das crianças contempladas, bem como da lista de es-pera, acontecerá no dia 10 de dezembro. Quando a procura for superior à oferta de vagas, o critério de seleção seguirá o de menor renda per capita. A criança que completar seis anos de idade até o dia 31 de março do ano que vem, não poderá

Matrículas para creches da prefeitura estão abertas

As inscrições que iniciaram no final de outubro seguem até o dia 14 de novembro

Da redação

inscrever-se para este processo, devendo ser matriculada no ensino fundamental.

Condições - As famílias deverão apre-sentar o original e fotocópia da certidão de nascimento da criança, cartão de vacina, Carteira de Trabalho ou último contracheque dos pais ou responsáveis, extrato bancário atualizado, constando o valor do benefício Bolsa Família, e comprovante de residência. Além disso, há a necessidade de CPF dos pais ou

responsáveis. As famílias estrangeiras deverão apresentar o protocolo do visto de permanência, assim como é preciso a apresentação de declaração de guar-da, para as crianças que convivem com responsáveis, emitida pelo Juizado da Infância e Juventude. Atualmente, a Secretaria de Educação de Florianópolis é responsável por 11 mil 130 crianças distribuídas em 83 unidades de educação infantil.

A Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, divulgou o calendário de matrículas para o próximo ano. As rematrículas no ensino fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (Eja), poderão ser feitas entre os dias 12 a 28 de novembro. O processo é simples e feito pela internet no portal da prefeitura: www.pmf.sc.gov.br. Com o número de matrícula do aluno, fornecido pela es-cola, e data de nascimento, é só acessar os dados para atualização e confirmar a rematrícula. Para quem não tiver internet em casa, as escolas estarão disponíveis para as famílias.

Dentro do sistema on line, o aluno do 1º ano à 7ª série será rematriculado automaticamente para o ano ou série

Matrículas para ensino fundamental iniciam dia 12posterior. O turno em que a criança ou adolescente irá frequentar será definido pela escola, de acordo com as questões pedagógicas e conforme as vagas. Infor-mações pelo telefone 3251-6127.

Já as novas matrículas serão feitas de 5 de dezembro a 3 de março de 2013 pelo portal da prefeitura. Neste ano, a validação da inscrição será feita na uni-dade educativa até o dia 20 de dezembro. Na ocasião, deverão ser entregues os documentos solicitados. Para o ensino fundamental, há necessidade de certidão de nascimento da criança ou adolescente e o atestado de frequência ou de apro-vação. Para a EJA é preciso certidão de nascimento ou carteira de identidade (RG) e comprovante de residência. Após

a data estipulada, as unidades estarão em recesso escolar. O novo período de validação ocorrerá a partir de 5 de fevereiro.

Divulgação das vagas e lista de espera será divulgada em dezembro

DIVULGAÇÃO/fN

No dia 30 de novembro será o último dia para o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário. A segunda parce-la deve ser paga até o dia 20 de dezembro. A tentação é grande, todos querem sair gastando a gratificação nas compras de natal. Cuidado caro leitor! Pense bem como você irá investir seu décimo tercei-ro. Meu conselho para administrar esta renda extra é: 1º quitar dívidas caras, como cheque especial e rotativo de cartão de crédito; 2º reservar parte deste para gastos próprios de início do ano, como IPTU e material escolar, pode-se adquirir um bom desconto pagando estes itens a vista; 3º gastar o saldo, se ainda existir, com compras e ceia, pois é necessário um pouco de conforto e recompensa própria para começar o ano novo revigorado.

O que é a independência financeira? Para aqueles que acham que é ter um bom salário ou bons rendimentos do próprio trabalho, eu lhes digo que estão enganados. Independência financeira é ter dinheiro e tempo para gastá-lo. É não ter os rendimentos dependentes do seu esforço físico. É não estar preso ao seu trabalho. A fórmula para esta inde-pendência é a geração de renda passiva. Independente é aquele que consegue ganhar dinheiro suficiente para suas necessidades enquanto dorme ou cuida de si. Uma maneira de medir o seu grau de independência é verificar quantos dias você sobrevive, ou seja, paga suas neces-sidades, com sua renda passiva mensal. Se a resposta for maior que o número de dias do mês, parabéns, você é indepen-dente. Se a resposta for inferior, você ain-da não chegou lá. Não é fácil, mas se você se planejar e tiver disciplina, este objetivo pode ser alcançado. Quais são suas ati-tudes com o fim de gerar renda passiva? Lembre-se o ano novo está para começar. Este é um ótimo mês para iniciar o pla-nejamento financeiro do ano que vem.

Independência financeira

Page 7: Folha do Norte da Ilha ed 167

Norte da Ilha, novembro de 2012Folha do Norte da Ilha folhanorte.com.br Comércio 07

Palavracom/especial/fN

O comércio de rua de Floria-nópolis ganhou um incentivo a partir do dia primeiro deste mes com o início da campanha Compra Premiada, promovida pela CDL de Florianópolis, que sorteará dois carros 0km aos consumidores. Até o dia 2 de janeiro, quem comprar R$ 50,00 nas lojas conveniadas terá direito a um cupom, que será sorteado na CDL. São 309 lojas que parti-cipam e estão identificadas com o selo da promoção, em todas as regiões da cidade.

Com este estímulo, a CDL de Florianópolis espera um au-mento de até 5% nas vendas de Natal. “A maioria absoluta dos 3,7 mil associados da CDL é de micro e pequenas empresas que, sozinhas, não teriam condições de oferecer um carro em uma promoção. Queremos dar um

A principal rua do comércio da Capital ganha uma novidade no próximo dia 6 de novembro, qunado será lançado oficialmente o projeto Felipe Schmidt Digital. O projeto que é uma iniciativa da da CDL de Florianópolis e da empresa de telecomunicações Globalwave Telecom, que vai possibilitar conexão gratuita à internet através de notebooks, tablets e smartfones entre a Pra-ça XV e a rua Padre Roma. Os interessados em conhecer e tes-tar a tecnologia podem participar do evento de lançamento que aconteçe às 9h30, no trecho do calçadão entre as ruas Jerônimo Coelho – a primeira “rua temáti-ca” da Capital, outro projeto da CDL – e Álvaro de Carvalho.

Para Pedro Paulo de Abreu, presidente da CDL de Floria-nópolis, este será um diferencial para quem frequenta o comércio no centro da cidade, além de um

CDL lança campanha Compra Premiada

Promoção deve movimentar comércio da Capital até o final do ano

incentivo para lojistas e consu-midores do comércio de rua”, explica Osmar Silveira, diretor de Assuntos Públicos e Políticos da entidade, que recebeu a im-prensa para um café da manhã na sede da CDL no centro da capital. O sorteio dos dois carros será realizado no dia 3 de janeiro, na sede da entidade.

Horário especial – A partir de 3 de dezembro, o comércio da Capital começa a funcionar em horário diferenciado para atender à demanda do Natal. Na primeira semana do mês, as lojas ficam abertas durante a semana até as 20h, na seguinte (dias 10 a 14) até as 21h e, entre os dias 17 a 21, até as 22h.

Rua Felipe Schimidt terá sinal wiriless gratuíto

atrativo também para os turistas. “Esta tecnologia valorizará a re-gião, que pode ser descoberta até por quem vem de fora mas está conectado pelo telefone ou pelo tablet. O comerciante também ganha com um movimento maior e mais qualificado na região”, destaca.“O foco é o uso social

da web, para operações básicas como acessar e-mails, ver sites e se localizar”, explica Eduardo Reis, gerente comercial da Glo-balwave. Ele lembra que a área de abrangência da conexão será o ambiente de rua, não o interior das lojas, valorizando assim o serviço para os pedestres.

Osmar Silveira (C) explica o regulamento da campanha

Para usar a internet será necessário fazer um cadastro

Page 8: Folha do Norte da Ilha ed 167

Turismo08 Norte da Ilha, novembro de 2012Folha do Norte da Ilha folhanorte.com.br

Da redação

As recentes medidas de controle do câmbio que o governo da presidente da Argentina, Cristina Kirchner, vem to-mando devem afetar a vinda de turistas argentino para o litoral Catarinense. “Se durante esse período o número de turistas argentinos perdeu força, o setor continuou a crescer de maneira forte em virtude da expansão do mercado interno”, analisou o economista da Fecomércio SC, Maurí-cio Mulinari, na 12ª Reunião da Câmara Empresarial de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Santa Catarina (Fecomércio-SC), realizada na segunda quinzena de outubro.

Ele explicou que os controles do mer-cado de câmbio condicionam a compra e a venda de dólares à comprovação do destino, data e motivo da viagem. Recen-temente as medidas chegaram aos cartões de crédito: a Afip (Administração Federal de Rendas Públicas) fiscalizará a remessa que a operadora tem de fazer para pagar os consumos feitos fora do país. O aperto

Controle de câmbio deve afetar vinda de argentinos neste anoAs medidas tomadas pela presidente Cristina Kirchner, restringe a vinda de turistas de menor poder aquisitivo

cambial afeta menos as classes mais altas, com maior facilidade de comprovar reser-vas em moeda doméstica. Isso porque, ao viajarem para o Brasil, só poderão retirar reais de suas contas em pesos se tiverem uma caderneta de poupança em dólares na Argentina. Como apenas 30% dos argentinos tem conta bancária, por conta da crise de 2001, a dificuldade de adquirir moeda estrangeira é muito elevada.

João Eduardo Amaral Moritz, presiden-te da Câmara Empresarial de Turismo, comentou que as agências de turismo argentinas continuam vendendo pacotes para Santa Catarina (com passagens aére-as, transfer e passeios inclusos), assumin-do os serviços de câmbio e comprovação. Essa, porém, é uma forma mais cara de viajar para o nosso país. Na avaliação do empresário, os mais prejudicados serão os que se deslocam para o nosso estado de automóvel ou ônibus.

Esse cenário deve influenciar o perfil do turista argentino que vem para o litoral catarinense. A grande maioria será de argentino com maior poder aquisitivo que por terem mais facilidades de lidar com

as novas medidas, e a maior restrição a viagens para a Europa e os EUA, podem optar pelo Brasil. Já o turismo de classes mais baixas continuarão a diminuir. “As medidas repercutem não apenas no movi-mento de turistas, mas também nos gastos artificialmente restringidos pelo governo argentino”, destacou Mulinari.

Do total de turistas do litoral catari-

nense, somente 10% são internacionais, segundo dados levantados pela Feco-mércio SC. “O carro-chefe do turismo catarinense continua sendo o turismo in-terno, tendência que deve se acentuar nos próximos anos”, apontou o economista. A expectativa é de que tanto o movimento quanto o faturamento continue crescendo na temporada de verão em 2012/2013.

O pacote cambial deverá diminuir a presença dos argentinos em SC

Costão do Santinho é eleito melhor resort de praia pela sétima vezAgora é incontestável. Santa Catarina é

o melhor Estado do Brasil para o turismo. Foi o que disse pelo sexto ano consecu-tivo a premiação “O Melhor de Viagem 2012/2013”, realizada no Jardim Botânico Rio de Janeiro, no dia 25 de outubro. O governador Raimundo Colombo compa-receu ao evento para receber o prêmio, acompanhado pelo secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Celso Calcagnotto. “O mérito é de uma soma de fatores: nossas belezas naturais, a infraestrutura hotelei-ra, o atendimento e muitas outras. Isso, e o trabalho contínuo para melhorarmos cada vez mais o que já está bom, sem nunca deixarmos a qualidade cair”, disse o go-vernador. Já o Costão do Santinho Resort, levou pela sétima vez consecutiva o título de melhor Resort de Praia do Brasil.

O Estado venceu ainda nas categorias Resort de Campo, com o empreendimento

Plaza Caldas da Imperatriz, do município de Santo Amaro da Imperatriz; Melhor Parque Temático, com o Beto Carrero World, localizado em Penha; e na catego-ria Companhia de Ônibus, com a empresa Viação Catarinense. E ficou bem coloca-do, entre os três finalistas, nas seguintes premiações: Melhor Cidade do Brasil, com a capital do Estado, Florianópolis, Melhor Praia do Brasil, com Bombinhas, e, na mesma cidade, Pousada de Praia, com a Vila do Farol. Ao todo, são 30 categorias.

O Prêmio contempla os melhores do turismo no Brasil e no mundo, que são eleitos pela opinião dos leitores da Revista Viagem e Turismo, da Editora Abril. A escolha se dá por meio de votação onde os leitores indicam suas preferências tu-rísticas. O prêmio “O Melhor de Viagem 2012/2013” é realizado pela revista. A

pesquisa para escolher os vencedores é feita pelo Ibope. Para ver a lista completa

dos ganhadores acesse a página: www.omelhordevt.com.br

O título é o resultado do bom trabalho realizado pela esquipe do resort

GILBERTO GONÇALVES/fN

BANCO DE DADOS/fN

Page 9: Folha do Norte da Ilha ed 167

Norte da Ilha, novembro de 2012Folha do Norte da Ilha folhanorte.com.br Publicidade 09

Page 10: Folha do Norte da Ilha ed 167

Educação10 Norte da Ilha, novembro de 2012Folha do Norte da Ilha folhanorte.com.br

Dr. João da Rosa HasseCRMV-2 1420

Saúde animal

Curiosidades rápidas

Da redação

Os moradores do Rio Vermelho ganham no próximo ano uma escola remodelada. Trata-se da Escola Básica Municipal Antônio Paschoal Apóstolo, que além de uma quadra de esportes coberta passará por uma reforma geral. A ordem de serviço já foi dada à empre-sa vencedora da licitação e responsável pelas obras.

Durante seis meses, período de execu-ção dos trabalhos, alunos, professores e familiares acompanharão as mudanças no prédio e no terreno da instituição. Para as aulas de educação física e lazer, por exemplo, as crianças terão a área esportiva coberta. “A obra era esperada pela comunidade do Rio Vermelho e faz parte do programa da prefeitura, que visa a garantir em cada escola um ginásio ou quadra coberta”, destaca a Secretária de Educação Sidneya Gaspar de Oli-veira. Para a diretora Bernadete Rosa, diversos eventos que eram cancelados devido ao mau tempo, poderão a partir de 2013 serem realizados regularmente. “Será muito benéfico para as atividades normais da unidade e de eventos de con-fraternização entre a escola e moradores do bairro”, complementa.

Escola Antônio Paschoal Apóstolo ganha melhorias e um ginásio coberto em 2013

Para a realização das obras, a Secretaria da Educação está investindo R$ 751 mil

Revitalização da quadra de esportes aberta e do parque infantil, pintura de salas de aula e fachadas, troca de pisos, rampa coberta, reforma nos banheiros, revisão elétrica, reforma do telhado e muros. Tudo isso será feito também a

partir de agora. A obra está orçada em mais de R$ 751 mil.

A Escola Antônio Paschoal Apóstolo, funciona desde 1956. Atualmente exis-tem 536 alunos matriculados na unidade, do primeiro ano ao quinto ano.

A obra era uma antiga reivindicação da comunidade do Rio Vermelho

DIVULGAÇÃO/fN

Você sabia que entre o cérebro do cão e do gato, o mais parecido com o do homem é o do gato? E que o gato pode girar a orelha 10 vezes mais rápido do que um cão de guarda por ter 32 músculos que a comandam?

Já o cão tem uma audição menos sensível que o gato.

O gato tem 245 ossos, enquanto que o homem tem 206 no total.

A audição do gato é super sensível chega a 65 khz. Enquanto a do homem alcança no máximo 20 khz.

Os gatos são os mamíferos que têm os maiores olhos, proporcionalmente ao ta-manho do corpo, e enxergam 6 vezes mais à noite, do que um ser humano. Em matéria de cores, os bichanos enxergam o amarelo, o azul e o verde, além do preto e do branco. Quanto ao vermelho, ainda há dúvidas.

Já os cães enxergam as cores, mas não conseguem diferenciar as mais próximas como o amarelo e o bege.

· O gato tem um campo de visão de 185 graus, e sua pupila quando aberta, ocupa um espaço proporcionalmente maior do que a do homem. Possuem também uma camada de células refletivas no fundo dos olhos que mandam a luz de volta para a retina, dando uma segunda oportunidade de captá-la e aumentando a capacidade visual.

Nessa os cães levam vantagem. Devido à sua anatomia cardíaca, não sofrem in-fartes.

Os gatos têm no céu da boca um órgão olfativo, chamado órgão de Jacobson. É por isso que o gato, às vezes, abre a boca de maneira esquisita quando sente cheiros fortes.

Jamais corte os bigodes do seu gato eles são utilizados para medir distâncias. Quan-do o gato está assustado, seu pêlo se eriça por todo o corpo. Já quando ele está preste a atacar, seu pêlo se eriça apenas numa estreita faixa dorsal.

No quesito velocidade, os bichanos são uns verdadeiros atletas. O gato pode al-cançar a surpreendente velocidade de até 50 km/h.

Page 11: Folha do Norte da Ilha ed 167

Norte da Ilha, novembro de 2012Folha do Norte da Ilha folhanorte.com.br Segurança11

Da redaçãoJAMES TAVARES/SECOM/fN

O Governo do Estado lançou no dia 25 de outubro, em Florianópolis, os Pactos pela Segurança Pública e pela Justiça e Cidadania. A cerimônia de lançamento que foi prestigiada por um grande número de policiais e servidores ligados a justiça, foi realizada no Teatro Pedro Ivo Campos, no Centro Administrativo do Governo. Com os programas, a população terá mais segurança, melhores atendimentos e respostas mais rápidas às demandas. Isso será possível com a modernização e ampliação do serviço das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto Geral de Perícias, além de novas unidades prisionais e socioeducativas. Estão previs-tos investimentos de R$ 530 milhões.

Os recursos para a Segurança, no total de R$ 265 milhões, serão direcionados para quatro importantes setores: estru-tura, mobilidade policial, equipamentos de proteção individual e ampliação do sistema de vigilância eletrônica. Já a Jus-tiça e Cidadania investirá o mesmo valor, R$ 265 milhões, em unidades prisionais e socioeducativas.

Na solenidade, o vice-governador Edu-ardo Pinho Moreira destacou os esforços do governador Raimundo Colombo junto ao Governo Federal na busca dos recursos para a viabilização dos projetos do Pacto por Santa Catarina. Pinho Mo-reira também defendeu a parceria com o Ministério Público e Poder Judiciário na luta pelo aprimoramento dos serviços na área de Segurança Pública e Justiça e Cidadania. “São investimentos muito ex-pressivos que vão proporcionar melhores condições de trabalho aos nossos agentes e, consequentemente, mais conforto à população”, disse.

Governo lança Pacto pela Segurança, Justiça e CidadaniaRecursos serão destinados a modernização das polícias civil e militar, e investimentos em unidades prisionais

O secretário César Augusto Grubba valorizou o benefício que esse recurso gera a população catarinense. “Esses investimento é o compromisso com o ci-dadão que terá um sistema de segurança melhor estruturado para atende-lo”. En-tre os projetos, destacam-se a construção de centrais integradas de atendimento ao público em 17 municípios de Santa Cata-rina, além da compra de viaturas para a Polícia Militar e Civil e para o Corpo de Bombeiros. O sistema de videomitora-

mento também será ampliando com mais 1000 novos pontos com câmeras.

Já a secretária Ada De Luca destacou os investimentos voltados para os jovens infratores para que ocorra uma ressociali-zação efetiva deste adolescente. Segundo a secretária, com a liberação dos recursos, será possível zerar o déficit carcerário de Santa Catarina em até quatro anos. “As novas construções também darão mais dignidade a quem está dentro da peni-tenciária. Isso significa mais segurança

dentro e fora do presídio”, concluiu Ada De Luca.

Todas as ações propostas serão financia-das com recursos do Governo do Estado e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os progra-mas para Segurança e Justiça e Cidadania fazem parte do Pacto por Santa Catarina, que prevê a aplicação de R$ 5 bilhões em setores básicos de atendimento à popula-ção como infraestrutura, saúde, educação, entre outros.

Lançamento do Pacto da Segurança Justiça e Cidadania reuniu policiais civis e militares e servidores da justiça

Page 12: Folha do Norte da Ilha ed 167

Servimos massas a partir de R$ 8,00

NORTE DA ILHA, NOVEMBRO DE 2012 - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Anuncie aqui gratuitamente*Envie seu anuncio de no máximo 4 linhas para:

[email protected]*somente para pessoas físicas

AUTOMÓVEIS/CAMINHÕES/MOTOSVendo - ford ka ano 2001

GL 1.0 Zetec Rocam, cinza, ar condicionado+acessórios. Tratar fone:9102.7929;

Ve n d o - f i e s t a 2 0 0 1 GL, básico, trava/alarme, manua l p rop . R$9 ,7mi l . f:9998.2218/3733.8888.

Vendo - fiesta 2003, com-pleto, gasolina. R$17,5mil. Aceito carro menor valor. f:8458.7446.

Vendo - Corsa Classic 2011, completo, único dono, 6,5mil km. R$ 27mil. Tratar f:3204.9314.

Vendo - Uno Mille Electronic 2p, 94, mecânica, pneus e lata-ria em perfeito estado. R$6mil. f:9953.9356.

Vendo - Corsa 96/97, bran-co, ar, vidro +trava, alarme cor ta-corrente, rev isado. f:9935.6288/3264.6949.

Ve n d o - f i o r i n o f u r -gão 98, 1.5 IE, gasolina. R$12mil . informações no tel:3237.9708/9963.6391.

Vendo - Uno 92/93, ver-melho, aro liga leve+película, c / s o m R $ 5 , 5 m i l . f:9125.8705/3206.4338.

Vendo - CBX-250 Twister 03/04, vermelha, pneus novos. R$4,5mil. Ac troca Bros-150cc. f:9994.3155/8462.3886.

Vendo - Casa em Ingleses com 4 qtos, Sala, coz., banhei-ro. Direto com o proprietário R$ 180 mil Tr (48) 3369-4376

Vendo - Casa em Canasviei-ras com 3 dormitório, terreno 16 X 30 a uma quadra do mar. Tr fone: 8401-6000

Alugo-Canasvieiras kit mo-biliada-varanda- fundos R$ 400,00- incluso agua- fone 48-3266-5785- 8443-0543

Vendo - Excelente casa lo-calizada na Cachoeira do Bom Jesus R$ 580.000,00 informa-ções f: 3233-1919

Vendo - Pousada localizada na Praia do Campeche, no sul da Ilha. TR. 3233-0141 / 8472-9474 c/Angela.

Vendo - Apto 2dorm., Cam-peche, entrega dez.2011. Entrada+fincto. R$220mil. f:9630.0557.

Vendo - forno industrial elét. Minimax Plasmatic plus. Para padaria e pizzaria. R$ 1.000,00 TR. 8426-6220 c/ Gilson

Vendo - Máq. de Lavar Rou-pas Brastemp 7k, 220V. Semi nova, perfeito estado R$ 450,00 fones:4104.1217/3369.1296

Vendo - trufa, pão de mel e bombom recheado fone: 9114-5395 / 9999-0638 / [email protected]

DJ Biel - Sonorização de festas, aniversários e eventos em geral. f: 8411-7767

[email protected]

Enfermagem - Técnica cuida de idosos com disponibilidade de horários e referências. Tr

9145-4962 ou 3985-1023

C o n t r a t o - C a m a r e i -ra para pousada fones: 32821379/9933-9801 preferên-cia que more no norte da Ilha.

Consultas espirituais- Leitura de cartas, amarração definitiva para unir casais.retorno rápido e garantido! tel:9683-4051

Vendo - Caminhão Mercedes Bencz 1513, ano 82, com guin-daste Argos 9500, ano 2011. Tratar f:9162.8575.

IMÓVEISVENDAS E ALUGUEL

PROFISIONAIS

Vendo bebê-conforto, até 13kg, Burigotto, rosa e cin-za, 1ano de uso. R$120,00. f:8483.6076/8436.9464.

Vendo - Skate carveboard long slider, marca Dropboards, seminovo, c/DVD. R$550,00. f:3365.8690/9622.8690

Vendo - Mesa centro, escura, colonial. R$80,00. Estante mog-no. R$170,00. f:9993.5337.

Vendo - fogão Dako inox, 4bocas, acendedor elétr., semi-novo. R$400,00. f:7811.8145.

Vendo - Daewood Espero, completo, todo original, ga-sol., ano 97, cinza. R$7mil. f:3338.7976.

Vendo/Troco - fusca 77 1600, preto, impecável tudo novo. R$ 7 mil f: 9991-0832

Vendo - Gol 97/98, 1.0, 8v, 2portas, verde. R$8,5mil. f:9654.3484/3371.1007.

Vendo- Terreno 20x26, c/2casas mad+mista, centro, 250m da Av.Mauro Ramos. f:3346-2451

Oportunidade de trabalho, vagas para Costureira (o) inde-pendente de temporada tratar fone 3284 8671

Oportunidade de trabalho, vagas para Auxiliar de Produ-ção independente de tempora-da tratar fone 3284 8671

Faxineiras Canasvieiras 24hs sabados,domingo e feria-dos estamos sempre a disposi-ção.fone 48-96525864 Tratar com Valquiria ou Ariele

Professora - Aulas parti-culares de francêsTraduções português/francês/portuguê. Informações Tel: (48) 9602-3119 e-mail: [email protected]

Fisioterapeuta – Ofereço-me para trabalhar com fisioterapia em idosos. Contatos com Aline (48) 9967-9110

Ofereco-me- P/ trabalhar como doméstica , babá , faxineira e aux. cozinha. dou referên-cias. disp. dormir no emprego.

fone: 3269-5515 fabiana

Vendo - fusca 1.3, 78, único dono, c/manual, original, preci-sa reparos. f:9942.5617.

Vendo - Buggy Duna , ano 71, mod.90, motor 1.3. f:8818.4652/3237.4301

Vendo - fiat Prêmio 86 ,bran-co .doc ok ,ótimo estado! R$ 5 mil tratar 8805-2473

Vendo ou troco kombi 95 gas. branca doc ok em boas condi-çõens R$ 10 mil tr: 9655-0143

Para anunciar ligue para 3269-1732 ou [email protected]

Vendo- Terreno no Santinho medindo 11 X 20mts. Preço R$ 250 mil. Tratar fone: 3369-3820 c/ Luis.

Vendo - Vendo - Bicicleta 18 marchas pouco uso, quase nova. C/ nota fiscal R$ 170,00. Tratar f: 8423-9600

Diarista - para trabalhar no-Norte da ilha, tenho referências. R$50,00 tratar f:9119-0224 c/ Renata.

Dj Ruts - festas e eventos Tel:(48) 9602-3119 [email protected] / www.djrutsfloripa.blogspot.com

Quer vender seu carro ou imóvel? Aqui é o lugar certo. mande seu anúncio para [email protected] é gratuito.

Desenhista Projetista - proj. arquitetônico/hidro/elét./Auto Cad, 3D e Sketch UP Tr: Marlei-f.9692-9212

Vendo - Courier ano 2000, motor 1.6 Zetec Rocam, cinza, R$10.000,00. f:8434-0537

Vendo - Gol Geração IV, flex, ano 2006 R$18mil. f: 8842.1519/3234.4526

Vendo - casa próx.Peq.Principe, Campeche, 2dorm. R$97mil. Casa r.Chico Xavier, Campeche, 2dorm. R$60mil. f:9663.3613

Anuncie aqui é [email protected]

NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES

Resenha DigitalPaulo Cordeiro

[email protected]

O Social Good, acontece em Florianópolis nos dias 6,7 e 8 de novembro. Se você acredita que a tecnologia é um meio que possibilita a transformação da sociedade e deseja debater ideias para uma mudança social positiva, inscreva-se no seminário pelo site www.sgb.org.br. A inscrição é gratuita e estará aberta até o início do evento

Social Good

A Microsoft colocou em funcionamento o Xbox Mu-sic, seu serviço de streaming competidor a iTunes (Apple) e Cloud Player (Amazon). Por enquanto apenas quem tem o console da companhia - Xbox 360 - poderá conhecer o produto. A empresa oferecerá dois pacotes de streaming, um gratuito mas com propaganda e outro, premium, que custará US$ 9,99 mas não terá limite de consumo e nem publici-dade.

Concorrente

O Google anunciou no dia 18/10, a nova versão do seu Chromebook, produzido em parceria com a Samsung, por US$ 250. O notebook de baixo custo conta apenas com cone-xão Wi-Fi.

Para quem quiser usar o aparelho em qualquer lugar, mesmo que não tenha uma conexão Wi-Fi disponível, o Google e a Samsung também disponibilizarão aos usuários uma versão compatível com redes 3G.

Chromebook

Rádio Avai

No ar o novo site da Rá-dio Avai, www.radioavai.com, desenvolvido numa parceria com o Portal da Ilha Comunicações, que disponibiliza em seus ser-vidores a hospedagem do site e a experiência técni-ca de seus profissionais.

Anuncie aqui é [email protected]

A Associação Catarinense de Imprensa ( ACI ), acaba de publicar seu novo site/portal de internet. Desenvolvido pela CODDE Comunicação Digital, o portal agora é melhor orga-nizado, com muita interatividade e novos canais de conteúdo. Site: www.casadojornalista.org

Novo portal

Page 13: Folha do Norte da Ilha ed 167

Gilberto Gonç[email protected]

CurtinhasNota 10

Para os candidatos que disputaram o segundo turno das eleições em Floria-nópolis. Desta vez, as ruas próximas aos locais de votação ficaram livres do lixo eleitoral

Nota ZeroPara os candidatos a vereador que ao

contrário do segundo turno, deixaram as ruas do bairro emporcalhadas com milha-res de santinhos jogados propositalmente. Esse tipo de medida não ganha eleição.

Expressas13Norte da Ilha, novembro de 2012Folha do Norte da Ilha folhanorte.com.br

fenatalFlorianópolis recebe de 14 a 23 de de-

zembro no Centrosul, a primeira edição da Feira de Natal (Fenatal). O evento reunirá empresas e artesãos de vários segmentos, que estarão expondo artigos de decoração, produtos natalinos, artesa-nato, comércio, indústria. A Fenatal de-verá encantar o público visitante pela sua criatividade, inovação e pelo seu projeto colorido e cheio de opções de compras para todos os gostos e bolsos. Uma deco-ração especial está sendo preparada para proporcionar aos visitantes um ambiente confortável e no melhor espírito natalino. Durante a feira estará funcionando uma praça de alimentação com música ao vivo, no melhor estilo happy hour, para animar os visitantes.

Metrô de superfícieAgora foi a vez dos portugueses apre-

sentar um projeto de metrô de superfície para Florianópolis. A confecção do projeto partiu do secretário de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis Renato Hinnig. O projeto prevê três alternativas de ligação do continente a ilha através de metrô e segundo o especialista a mais viável delas é a que utiliza o vão central entre as duas pontes. A primeira etapa contempla 37 KM, englobando a ligação continente-ilha e um contorno que passa pela avenida beira Mar, Mauro Ramos, fazendo a volta que engloba o norte da ilha e volta até a Trindade e que depois vai até o aeroporto. O valor da etapa inicial é de cerca de U$$ 750 milhões. Mais um factoide!

Novos vereadoresO Norte da Ilha ganhou uma boa repre-

sentatividade na Câmara de Vereadores de Florianópolis. Com a eleição de Dalmo Menezes, Edinho Lemos, Marcelo da In-tendência e a reeleição do vereador Dinho, a região passa a contar com quatro repre-sentantes. A parte dos moradores que os elegeram já foi feita, agora cabe a cada um honrar os votos que recebeu e realizar um bom mandato em prol da nossa região, e cumprindo o que prometram aos seus eleitores durante a campanha eleitoral. Muita coisa precisa ser feita para melhorar a qualidade de vida de nossa região.

Menos burocraciaA partir de agora, microempresas cata-

rinenses optantes do Simples que faturam até R$ 120 mil/mês não precisam mais do equipamento Emissor de Cupom Fiscal (ECF) para vendas nos cartões de crédito e débito. O decreto foi assinado no dia 17 de outubro, pelo governador Raimundo Colombo, com presença do secretário de Estado da Fazenda, Nelson Serpa, Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL SC), Fiesc, CRC, Abrasel, Ajorpe-me, Sescon e Fampesc. A medida é muito bem-vinda para o comércio catarinense que terá menos burocracia e custos, como instalação e manutenção.

RevitalizaçãoO Crepes Mania no Centrinho dos

Ingleses está passando por uma revitali-zação para enfrentar a temporada que já está batendo na porta. Clotildes e Carlos Campregher, correndo contra o tempo para colocar tudo nos trinques e mostrar as novidades aos seus clientes.

Semáforo já!E o tumulto no cruzamento da SC-403

com a Rua Manoel Ramos de Souza, só aumenta. Trafegar no trecho durante o dia requer uma dose extra de paciência.

NovidadeA recém inaugurada Bambini Sports, na

Rodovia João Gualberto Soares, 1035 está disponibilizando aos seus clientes e co-munidade uma novidade para esse verão. Fladimir Bambini, diretor proprietário instalou na frente da loja uma academia ao ar livre. Parabéns pela iniciativa!

Calçadas da João GualbertoCalçadas da Rodovia João Gualberto

Soares estão em ritmo de tartaruga. Mais uma vez os prazos de entegua pelo andar das obras não será cumprido.

Portal ACIComo parte das comemorações

dos 80 anos de fundação, a Asso-ciação Catarinense de Imprensa (ACI) - Casa do Jornalista apre-sentou no dia 18 de outubro, em sua sede seu novo portal (www.casadojornalista.org). O site traz informações institucionais – como a origem da imprensa catarinense e da própria ACI e de alguns dos personagens emblemáticos do jor-nalismo de Santa Catarina, como Jerônimo Coelho, fundador do primeiro jornal que circulou no es-tado, Altino Flores entre outros.

HeptacampeonatoO Costão do Santinho Resort

acaba de conquistar o título de Melhor Resort de Praia do Bra-sil, pela sétima vez. A escolha é promovida pela revista Viagem e Turismo, da editora Abril, através de uma pesquisa realizada entre os leitores. O título conqistado premia o excelente trabalho desenvolvido pelos funcionários do resort, que tem no comando o casal Iolanda e Fernando Mar-condes de Mattos. A direção do Folha do Norte da Ilha parabe-niza os diretores e funcionários pela conquista.

BANCOS DE DADOS/MARCOS QUINT/fN

Page 14: Folha do Norte da Ilha ed 167

Automotores14 Norte da Ilha, novembro de 2012Folha do Norte da Ilha folhanorte.com.br

Produzido e desenvolvido pela GM do Brasil no complexo de Gravataí (RS), o Hatchback utiliza tecnologia de ponta e excelente conectividade aos futuros proprietários, como o inédito sistema MyLink, e a transmissão automática de seis velocidades, já utilizadas nos modelos Cruze sedã, Cruze Sport6 e Sonic, além dos novos motores SPE/4, nas versões 1.0 e 1.4 litro. O modelo está sendo lançado na configuração global da GM, com as tradicionais versões LS, LT e LTZ, que ofercem uma ampla gama de escolha para

Chevrolet apresenta seu novo best-seller: o OnixModelo foi 100% desenvolvido no Brasil com tecnologia de ponta, design moderno e plataforma de conectividade

Da redação as necessidades dos clientes.Outra novidade do Onix são os kits de

personalização “Joy”, “Race” e “24Hours” que oferecem um jogo de adesivos inter-nos e externos desenvolvidos especial-mente para o modelo, garantindo, assim, uma expressão própria para cada estilo de consumidor. À parte de seu design de linhas robustas, joviais e esportivas, em termos de conforto e acabamento interno, não faltam detalhes e itens de conveniência que posicionam o Onix não apenas como um carro de qualidade supe-rior em relação a seus concorrentes, mas que o colocam em patamar semelhante a

O modelo já vem com os novos motores SPE/4 nas versões 1.0 e 1.4

O sistema multimídia My Link, inédito no Brasil é uma das novidades

modelos de segmentos mais sofisticados de mercado.

Uma das principais inovações apresen-tadas pelo Onix e que já tem chamado a atenção do público às vésperas de seu lançamento oficial, é o sistema multimídia MyLink. Inédito no Brasil para carros des-te segmento, ele permite ao usuário trazer suas músicas, fotos, vídeos e aplicativos do celular para dentro do veículo, além de

fazer ligações telefônicas via Bluetooth. O sistema se destaca por sua interface

intuitiva e de fácil navegação, a qual faz uso de uma tela LCD touch screen de sete polegadas. Por meio do sistema, é possível controlar algumas configurações funcio-nais do carro, além de funções tradicionais de rádio AM/FM com leitor de áudio para arquivos MP3/WMA. O Onix chega nas concessionárias ainda nesse mês.

Um carro compacto com o DNA Toyota de qualidade, confiabilidade e durabilida-de. Esse é o Etios, principal lançamento da Toyota no Brasil e primeiro veículo compacto da marca desenvolvido espe-cialmente para o mercado nacional. O modelo, cujo preço parte de R$ 29.990, está disponível em quatro versões de acabamento na carroceria hatchback e três versões na configuração sedã. O Etios oferece airbag duplo desde a versão de entrada no hatchback. Já a partir da segunda versão do hatchback (a primeira na carroceria três volumes), o modelo traz freios ABS e direção elétrica.

Desenvolvido sob o conceito “simplici-dade arrojada”, o design do Toyota Etios

Etios o compacto da Toyota que veio para ficarestá em sintonia com as mais recentes tendências mundiais, mesclando joviali-dade com elegância. O carro chega em dois tipos de motorização, 1.3L e 1.5L, ambas com 16 válvulas, que chegam a atingir potência máxima de 90cv e 96,5cv de potência, respectivamente.

Pensado para acomodar o motorista e passageiros de forma harmônica e agradá-vel, o design interior mostra o esmero da Toyota. O amplo painel de instrumentos, por exemplo, com os medidores localiza-dos ao centro em formato de onda contri-buem para gerar um ambiente espaçoso, conferindo uma “classe superior” perce-bida logo ao entrar no Etios.Além disso, detalhes em couro na transmissão, encaixe

perfeito dos componentes e tecidos de alta qualidade nos bancos equipam o modelo, que conta, ainda com 17 porta-objetos e porta-luvas de 13 litros.

O Etios também possui amplo espaço no porta-malas. O sedã, um dos maiores da categoria, tem capacidade para 562 litros enquanto o hatchback comporta 270 litros, ambos não considerando o rebatimento

dos bancos traseiros. Outro ponto forte do lançamento

segundo o fabricante, é o consumo de combustível. O modelo consome menos mesmo se comparado com concorrentes com motorizações menores. O tanque conta com capacidade de 45 litros de combustível, o que dá uma boa autonomia quando for pegar uma estrada.

O novo modelo da Toyota está disponível nas versões sedam e hatchback

Uma das novidades do Etios é o painel de instrumentos centralizado

fOTOS: GM/DIVULGAÇÃO/fN

fOTOS: TOyOTA/DIVULGAÇÃO/fN

Page 15: Folha do Norte da Ilha ed 167

Norte da Ilha, novembro de 2012Folha do Norte da Ilha folhanorte.com.br Saúde 15

O prefeito da capital, Dário Berger, e o secretário da Saúde do município, Clécio Espezim, inauguraram no dia 26 de outubro, o novo Centro de Saúde da Vargem Pequena. O prédio, que antes tinha apenas 112 metros quadrados, passa a ter uma área de 252 metros quadrados. O investimento total na obra foi de R$ 523 mil, com recursos do Ministério da Saúde e do Orçamento Municipal. “É sempre bom poder entregar à comunidade uma obra como esta, com toda a infraestrutura necessária tanto para o bom desempenho profissional quanto para o conforto da população. E este tem sido o padrão nos últimos seis anos”, destacou o prefeito.

Ele lembrou que neste período foram entregues as duas primeiras UPAs 24 horas e as quatro primeiras Policlínicas de especialidades. Segundo o secretário Clécio Espezim, a grande maioria dos Centros de Saúde foi contemplada com obras de reforma e ampliação. “Em mais da metade das unidades atendidas os pré-dios antigos deram lugar a outros novos e

com o dobro ou mais de área construída”, enfatizou ele.

O novo Centro de Saúde da Vargem Pe-quena atenderá uma população estimada pelo IBGE de 1.400 moradores. No local atuará uma Equipe de Saúde da Família e uma Equipe de Saúde Bucal. A unida-

Vargem Pequena passa a contar com novo Posto de SaúdeNo total foram investidos na obra R$ 523 mil com recursos do Ministério da Saúde e do Orçamento Municipal

Da redação

de passa a contar com dois consultórios médicos e um consultório odontológico, além de farmácia e salas de procedimen-tos, vacina e curativos. O evento contou ainda com a presença do vereador Dinho, que representou o presidente da Câmara Municipal.

O novo posto passa a contar com um novo consutório odontológico

Uma rede de voluntários e profis-sionais de saúde organizou no final de outubro, duas caminhadas para chamar a atenção da população para o acidente vascular cerebral AVC, popularmente conhecido como derrame. As manifes-tações são promovidas pela organização não governamental Rede Brasil AVC e têm o apoio de alunos de professores do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Esses eventos estão sendo realizados em vários países, em alusão ao Dia Mundial de Combate ao AVC, incen-tivados pela Organização Mundial de AVC (WSO, na sigla em inglês). Os voluntários também realizaram exames gratuitos de prevenção, no Beiramar Shopping. A programação também inclui uma caminhada no Parque de Coqueiros, e na Beira-mar Norte.

Atividades chamam atenção para prevenção do AVC

MAURO VAZ/PMf/fN

Page 16: Folha do Norte da Ilha ed 167

NORTE DA ILHA, NOVEMBRO DE 2012 - EDIÇÃO N° 167