folha de matinhos edição 19

24
O Desfile Pág 09 Pág 06 A Cerimônia Págs 05 Matinhos, 20 de julho de 2.010, Edição 19 R$ 1,50 Ligue Gáz, Água e Carvão 3453-3010 / 3453-4109 Av. Curitiba, 3.063 - Sertãozinho - Matinhos - PR No dia do seu 43º aniversário, Matinhos teve o que comemorar! 1º encontro Gideões em Matinhos reuniu milhares de fiéis População aprova em Audiência Pública Projeto de Engordamento da Praia Pág 03 Sem consulta ao SPC e Serasa e sem comprovação de renda Não gaste mais com Celular Agora no litoral Rádio Nextel Pré Pago Visite nosso Site www.nextelagora.com.br Fone: (41) 3328-6623 Rádio ilimitado e Celular Pré Pago. Fale a vontade! O Show de encerramento

Upload: debora-miranda

Post on 11-Mar-2016

271 views

Category:

Documents


22 download

DESCRIPTION

Litoral do Paraná Matinhos

TRANSCRIPT

Page 1: Folha de Matinhos Edição 19

O DesfilePág 09

Pág 06

A CerimôniaPágs 05

M a t i n h o s , 20 de julho de 2.010, E d i ç ã o 19 R $ 1 , 50

Ligue Gáz,Água e Carvão

3453-3010 / 3453-4109Av. Curitiba, 3.063 - Sertãozinho - Matinhos - PR

No dia do seu 43º aniversário,Matinhos teve o que comemorar!

1º encontro Gideõesem Matinhos reuniu

milhares de fiéis

População aprova emAudiência Pública Projetode Engordamento da Praia

Pág 03

Sem consulta ao SPC e Serasae sem comprovação de renda

Não gaste mais com CelularAgora no litoral

Rádio Nextel Pré Pago

Visite nosso Site www.nextelagora.com.br Fone: (41) 3328-6623

Rádio ilimitado e Celular Pré Pago. Fale a vontade!

O Show de encerramento

Page 2: Folha de Matinhos Edição 19

02Matinhos, 20 de julho de 2.010

População aprova em Audiência Públicao engordamento da orla de Matinhos

O Prefeito EduardoDalmora abriu a Audiên-cia Pública focado naaprovação do projeto epedindo bom senso e co-ração aberto aqueles quepor motivos outros, pudes-sem ser contra a aprova-ção do mesmo. Vejam seudiscurso:

“Queria agradecer apresença de todos para odebate de um sonho e docomeço de uma nova his-tória do litoral para-naense, e principalmentede Matinhos (aplausos).

Como todos sabem,nunca fui político, sou em-presário e tenho um amormuito grande por essa ci-dade, depois de muitos es-tudos feitos, e que acom-panhei, RIMA, estudos deimpacto ambiental, feitosdentro da maior lisura eclareza, me sinto honradoem dizer que nossa cida-de daqui para frente seráoutra.

Todo matinhense,o homem, a mulher, a cri-ança, tem um sonho: arecuperação da nossapraia. E este também émeu sonho como co-merciante, que a anosvenho esperando aconte-cer, e hoje, nós estamos aum passo desse aconteci-mento muito importantepara nossa cidade.

Estamos aqui tam-bém para discutir, se estácerto, ou se não está, mastenho certeza que este foium plano bem elaborado,bem estudado e foram fei-

Cerca de mil pessoascompareceram na audiên-cia pública sobre os estudosdos impactos ambientais doengordamento da orla deMatinhos.

O projeto consiste emaumentar em 50 metros afaixa de areia na orla domunicípio, recuperando áre-as de erosão e a paisagemlocal. O trecho de 6,5 km vaido Morro do Boi até o Bal-neário Riviera. Será utiliza-do 1,3 milhão de metros cú-bicos de areia retirada dejazidas localizadas a 13metros de profundidade emmar aberto. A viabilidade doprojeto foi consenso entreos participantes. Ao todoserão investidos R$ 22 mi-lhões no projeto

Projeto - Durante aaudiência o projetista, JoãoCassar, da empresaAquamodelo, do Rio de Ja-neiro, contratada pela Sedupara elaborar o projeto,apresentou detalhes daobra em uma perspectivaanimada e também com pa-norama aéreo de como fica-rá a praia após a conclusãodo trabalho.

O engenheiro contouque foram realizadas cercade 200 amostras para en-contrar as maiores jazidasde areia próximo a Caiobáe Matinhos. “São fontes na-turais de areia que irão pro-teger as estruturasconstruídas em períodos deressaca”, mencionou o pro-jetista. Ele explicou que se-rão construídas quatro es-truturas flexíveis e semi-rí-gidas (quebra-mares, mo-les, entre outros) para pro-teger as linhas de costas doavanço das ondas.

Além disso, os rios ecanais, importantes para adrenagem da água do mar,ganharão mais profundida-de e também duas estrutu-ras, sendo uma de cada ladodo canal, para garantir o flu-xo das águas. O rioMatinhos, considerado es-tratégico para drenagem daorla, terá sua profundidadeampliada, proporcionando anavegação de embarcaçõesmenores.

Impacto – O Estudo deImpacto Ambiental e o Rela-tório de Impacto ao MeioAmbiente (Eia/Rima) foramapresentados pelo professorRodolfo Ângulo, um dosmais conceituados especia-listas do país em gestão cos-teira. O estudo contou coma participação de 25 técni-cos e esclareceu que os da-nos causados a orla deMatinhos se devem às ocu-pações irregulares históri-cas, em áreas muito próxi-mas a praia. “Elementos deocupação irregular influenci-aram na erosão. A AvenidaAtlântica, por exemplo, foiconstruída sobre a praia edesde os anos 80 as tenta-tivas de contenção têm sidofrustradas com as fortes res-sacas que atingem a região”,disse ele.

Além da ocupação irre-gular, os técnicos apontaramproblemas como erosão cos-teira nos balneários Flamingoe Riviera, águas contamina-das lançadas na praia e des-truição da paisagem devidoà falta de infraestrutura. “Esteprojeto irá recuperar a praiae melhorar a infraestrutrra ur-bana e paisagística. Dividi-mos a avaliação dos impac-tos em dois momentos, du-

tas todas as análises queprecisavam ser feitas.

Depois desse so-nho realizado, vamos teroutra Matinhos, outro li-toral paranaense, tenhocerteza.

Hoje estou vendoGuaratuba se acabando,e, segundo RascaRodrigues, não existe umtrabalho sendo feito hojepor lá. A praia indo embo-ra e o pessoal jogando pe-dra, não vai resolver nada,é necessário que se façaum estudo. No nosso caso,esse estudo foi feito, a po-pulação cobrou pela de-mora, mas foi demoradoporque ele tinha que serbem feito. Queria parabe-nizar o IAP e todos os ór-gãos que acompanha-ram o projeto.

Tenho certeza quea melhor solução foi en-contrada e vamos verisso aqui hoje.

Queria mais uma vezagradecer a todos os pre-sentes, e pedir, vamos nosdesarmar, abrir o coraçãoe colocar aquilo que agente sente para uma boadiscussão, e não algorancoroso, puxando paraum lado ou outro, temossim, que discutir o que ébom para a cidade, é paraisso que estamos aqui(aplausos) e todos que aquiestão, tenho certeza, que-rem o melhor para a cida-de, e que Deus abençoetodos nós.

Muito Obrigado(aplausos).

Dalmora falou como empresáriomatinhense e pregou o bom sen-so para a aprovação do projeto

rante e após a obra”, com-pletou Ângulo.

Apesar das especula-ções em torno da tão espe-rada audiência publica des-ta segunda-feira dia 21 dejunho, todas as duvida sobreo assunto foram sanadas.

Depois de aberta areunião pelo Prefeito Eduar-do Dalmora, foi feita umaexplanação de todo contex-to que envolve a obra emseguida apresentado o Re-latório de ImpactoAmbiental, o RIMA do em-preendimento “Recupera-ção de trecho da orla maríti-ma situado entre a PraiaBrava e o Balneário Riviera”.

Após um breve inter-valo todos os presentes mo-radores, comerciantes, estu-dantes e autoridades tive-ram a oportunidade de rea-lizarem suas perguntas e ti-rar suas duvidas sobre oProjeto.

Matinhos caminhaagora rumo à realização datão esperada “Recuperaçãoda orla.

O Secretário de Co-municação Douglas Gabrielda Silva, comentou o se-guinte: “Aqueles poucos queem alguns momentos torce-ram pela não execução daobra e se aproveitaram depaginas eletrônicas para secolocarem contra, não tive-ram coragem suficiente paramostrar a cara e se manifes-tarem ao vivo durante a Au-diência Publica desta segun-da-feira”. “Um Sonho que ésonhado sozinho é apenasum sonho. Mas quando ésonhado pela maioria dapopulação, deixa de serapenas um sonho e torna-se realidade”, finaliza ele.

Conduziram a reunião:O Prefeito Eduardo

Dalmora, o DeputadoFederal Ângelo Vanhoni,representantes do IAP, doGoverno do Estado e João

Casar, representante daEmpresa Aquamodelo

Page 3: Folha de Matinhos Edição 19

Taxi Litoral

8416-4463e

8420-1633

MarcosAgradecemos a preferênciaFazemos viagens Fones: (41) 3016-0090 - Cel. 9972-3852

AR CONDICIONADO - AR QUENTEINTALAÇÕES E REPAROS - MECÂNICA E ELÉTRICA

PARA VEÍCULOS NACIONAIS E IMPORTADOS

Rua Des. Westphalen, 1768 - Rebouças - Curitiba - PR

Aviário Casa da LavouraRações e Medicamentos

Reinauguração 29/06

3453-4322Av. Paranguá, 2.867 - Bal. Riviera Matinhos - PR

Litoral unido por Gleisi e DilmaAconteceu em Matinhos, na

noite da quinta-feira , 24/06, a Ple-nária Supra-partidária para mobilizara militância do Partido dos Trabalha-dores de todo o litoral na largadainicial da campanha que acontecedentro de poucos dias.

O evento contou com granderepresentatividade política. Eramvários líderes políticos e militantesde muitos municípios da região Li-toral.

O prefeito de Matinhos Eduar-do Dalmora e a primeira-dama,Eunice Dalmora, foram os anfitriõesda festa que aconteceu no Caiobá

Praia Hotel.Estavam também os prefeitos

Amilton (Morretes), Canduca(Antonina), Gimenez (Pontal doParaná), o deputado federal AngeloVanhoni, o deputado estadualPéricles Melo e vários pré-candida-tos e vereadores.

Mais de 300 pessoas de vári-os partidos marcaram presença naPlenária, que terminou perto dasonze da noite. Uma linda apresen-tação de cantores de rap e de dan-ça de rua, de Paranaguá, fecharamo evento.

Fotos: Débora Miranda e Elias Dias

03 Matinhos, 20 de julho de 2.010

ALINHAMENTO, BALANCEAMENTO, INJEÇÃO ELETRÔNICA, SOM, MECÂNICA, ELÉTRICA E PNEUSEm Matinhos, o mais novo conceito de serviço automotivo Magoo Auto Center

Avenida J. K. de Oliveira, 1.237 - Caiobá - Matinhos - PR Fones: 3452-1558 e 3473-4733

Page 4: Folha de Matinhos Edição 19

Matinhos comemora 43 anos de emancipação política,

A chuva que caiu nos dias anteri-ores não atrapalhou a grande festa decomemoração dos 43 anos de eman-cipação política de Matinhos.

Autoridades, alunos de todas asescolas do município e a população sereuniram no centro de Matinhos pararelembrar a história, e mostrar as con-quistas.

Nas próximas seis páginas, acom-panhe o dia em que o matinhense teve

No hasteamento da Bandeira, o Prefeito Eduardo Dalmora,o Pres. da Câmara, Sandro Braga e Tenente Tavares

Fotos: Débora Miranda, Douglas Gerasom e Paulo Roberto Meisner

O Prefeito Eduardo Dalmora em seu discurso Padre Mansueto também discursou e orou

A apresentação do Coral Municipal Alunos da rede pública atentos aos discursos O comparecimento do público foi maciço

04Matinhos, 20 de julho de 2.010

A hora da oração

O Prefeito Eduardo Dalmora juntamente com os Vereadores, famí-lia, Adauto mendes, padre mansueto, Vice prefeito Gentil Arzão

A Secretária Administração Miriam Zaninetti,o Vice Gentil e Ãngela Arzão

O Secretário de Educação Eduardo Fofoncae Juliana Dalmora

Page 5: Folha de Matinhos Edição 19

a história do município foi mostrada na Av. MaringáA história do município de Matinhos

balneários ao longo da sua costa,começando no Balneário JardimMonções, onde faz fronteira com omunicípio de Pontal do Paraná, echegando ao famoso Balneário deCaiobá. No total, são cerca de 17km de praias. A área do municípiotambém abriga nove rios diferentes:

da Draga, Matinhos, da Onça, Ca-nal da Lagoa Amarela, Indaial, Novo,Cambará, do Meio e Cachoeirinha.Conta ainda com os morrosCabaraquara, Escalvado, Canela,Bico Torto, Taguá, Pedra Branca,Batatal e do Boi. Todos ótimos lo-cais para quem gosta de mantercontacto direto com a natureza. Deentre os atrativos mais procuradosem Matinhos está o Balneário deCaiobá. Ali, as praias Mansa, Bela,Brava e dos Amores figuram entreas preferidas, com belas paisagense deliciosos banhos de mar. A Ilhada Tartaruga ou do Farol também fazsucesso entre os visitantes. Se ain-da tiver disposição, a dica é uma vi-sita ao Parque Estadual do Rio daOnça, que conta com um Centro deVisitantes e trilhos de fácil acesso,no meio de formações de restinga,capoeira e caxetais.

O clima da região é o tempe-rado super úmido. A temperaturamédia anual gira em torno dos 18ºC,com uma máxima média de 26ºC euma mínima de 15ºC. Dados da ci-dade Matinhos

Estado: ParanáRegião: SulPopulação: 32 240 habitantes

MatinhosMatinhos é um município bra-

sileiro do estado do Paraná. Sua po-pulação estimada em 2004 era de30.781 habitantes. Possui 36 balne-ários, iniciando no balneário JardimMonções, onde faz divisa com o

município de Pontal do Paraná, e vaiaté o famoso Balneário de Caiobá,onde faz a divisa com Guaratuba.

EtimologiaMatinhos é palavra formada

pelo termo “mato” acrescida do su-fixo nominativo masculino plural“inhos”. O termo “mato” é substanti-vo masculino de “mata”, e origina-se do latim tardio “matta”, terrenoonde medram plantas agrestes.

Origem Histórica: Matinhos,

que ganhou este nome pela abun-dância de vegetação rasteira(restinga), típica da planície litorâ-nea paranaense, sofreu influênciasociocultural dos povoadores deParanaguá e, posteriormente, dos deGuaratuba, por se tratar de ponto in-termediário entre os dois municípios.

HistóriaEntre Caiobá e Pontal do Sul,

a praia arenosa é interrompida, poralgumas dezenas de metros, por umcostão rochoso de altura insignifi-cante. Nesse local, quem viajava deParanaguá a Guaratuba pela orlamarinha era obrigado a deixar apraia e atravessar um trecho derestinga de pouco mais de 100metros, para então retornar à praia

até chegar a Caiobá. Esse trechoarenoso de mata baixa(mata derestinga, rica em epífitas) era conhe-cido como Matinho(sem o “s”). Emsuas imediações, ao norte, desa-guava um pequeno rio, que recebiatopônimo homônimo. Era o Rio

Matinho, já referido em 1820 porSaint Hilaire, atualmente retificadoe canalizado.

A designação de Matinho,usual naqueles tempos, encontra-senos mapas antigos. Maismodernamente o nome foi alteradopara Matinhos.

Os primeiros vestígios da pre-sença do homem na região foramencontrados no Sambaqui deMatinhos. Trata-se de remanescen-

tes culturais de um povo que viveuno litoral do Paraná aproximada-mente entre 3.000 e 5.000 anos pas-sados, muito antes da presença doíndio carijó.

Com a ocupação do territóriopelos portugueses, houve a misci-genação das culturas indígena e eu-ropéia, que deu origem ao caboclo.Muito pouco se sabe a respeito dahistória da região de Matinhos e deseus primeiros povoadores, cujosdescendentes aí viviam no início doestabelecimento dos balneários deCaiobá e Matinhos.

Isolados do resto do estado, oscaboclos conservavam certos traçosculturais herdados do indígena e doelemento lusitano. As enormes difi-culdades de sobrevivência tornaram

seu modo de vida extremamente sim-ples, sem maiores preocupações ar-tísticas com os utensílios do dia a dia,além daqueles de sua utilização prá-tica.

Com o crescimento dos balne-ários, muita tradições caboclas de-sapareceram, como o estilo das ca-

sas, os aspectos da cozinha, o en-genho de mandioca, etc. A tradiçãoda pesca adaptou-se as novas exi-gências da comunidade. A canoa àremo e à vela foi substituída pela demotor 2 tempos.

Matinhos ficou sob a adminis-tração de Guaratuba até 31 de ju-lho de 1938, quando o município ho-mônimo foi extinto e anexado ao deParanaguá. Ao ser restabelecidoem11 de outubro de 1947, o Muni-cípio de Guaratuba perdeu a regiãode Matinhos, que ficou no territórioparnanguara. No dia 12 de junho de1967 foi promulgada a lei de eman-cipação do Município de Matinhos,que foi formalmente instalado em 19de dezembro de 1968.

A paisagem do Município deMatinhos é diversificada, compreen-dendo parte do maciço montanho-so da Serra da Prata e amplas áre-as da planície costeira da Praia deLeste. Cada conjunto apresenta ca-racterísticas próprias do ponto devista geográfico, geológico e dos re-cursos naturais renováveis e nãorenováveis.

A cidade de Matinhos fica nolitoral do estado do Paraná, a 110km da capital, Curitiba. Possui 36

05 Matinhos, 20 de julho de 2.010

Page 6: Folha de Matinhos Edição 19

Todas as Escola do município foram bem representadas: Alunos, Professores,

Fotos: Débora Miranda, Douglas Gerasom e Paulo Roberto Meisner

06Matinhos, 20 de julho de 2.010

Dr. Édison Leopoldo - CRO - 7.712Mestre em Ortodontia

Resp. Técnico - CLMPR - 1.376

Dr. Marcos Rogério Cantazini CROPR- 12.514

Rua Bandeirantes, 25, Centro,Matinhos – PR

- Aparelhos Ortodônticos- Clareamento com Laser- Atendimento a Crianças- Cirurgias do Siso- Tratamento de Canal- Próteses Fixas e Removíveis- Clínica Geral

C l í n i c a O d o n t o l ó g i c aAtendimento nas áreas de :

Fone: 3453-0099

Page 7: Folha de Matinhos Edição 19

Funcionários Públicos e voluntários se empenharam para o sucesso das apresentações

Auto Peças CarlinhosFones:

3453-21693453-3597Rua da Fonte, 615

Centro - Matinhos - PR

07 Matinhos, 20 de julho de 2.010

Page 8: Folha de Matinhos Edição 19

Calhas BrasilCalhas BrasilFone:

9981- 1995

Calhas e Rufos

Chamou... Chegou!

Desentupidora eLimpa Fossa

Rua 4, nº 203 - Stª Etiene - Matinhos - Fones: 3452-6289 e 9915-9904

A Secretaria Municipal da Saúde deMatinhos realizou no sábado, 12/06, a vacina-ção contra a poliomielite.

A vacina contra a polio esteve disponívelate o dia 19/06 nos postos de saúde fixos e vo-lantes mantidos pela Secretaria Municipal daSaúde. A vacina é oral, sendo fornecidas duasgotinhas a cada criança, mediante apresentaçãoda carteirinha de vacinação.

De acordo com a secretária de Saúde de

Matinhos supera meta de vacinação contra a paralisia infantil

Matinhos, Renata Cezar do Amaral a importân-cia da vacinação e da conscientização dos paisa respeito da imunização contra a poliomielite.Ela lembra que, apesar de o último caso da parali-sia infantil ter sido registrado há 16 anos, o víruscausador da doença voltou a circular em 26 paísesdistribuídos entre África e Ásia. “Com a facilidadeque as pessoas têm de ir e vir, não podemos des-cuidar. Por isso, é importante vacinar a populaçãopara que tenhamos uma barreira e evitar qualquereventualidade”, afirma. Segundo o Ministério daSaúde, em 2009, foram registrados 1.606 casosde paralisia infantil na Ásia e na África.

O último caso de paralisia infantil no esta-do foi registrado em 1989. Já na capital, o últimocaso ocorreu em 1986. O Brasil erradicou a do-ença em 1994.

Mas, ainda existe o risco de ocorrer umsurto da doença no Brasil e, por isso, todas ascrianças menores de cinco anos precisam ser va-cinadas. “O risco de um novo surto é reduzido sehouver a imunização em massa das crianças en-tre dois meses e cinco anos”, afirmou Renata.

A poliomielite pode atingir o sistema nervosocentral, deixar sequelas e até levar à morte.

Acima, Funcionários da Secretaria de Saúde cokm o Prefeito Dalmora. Abaixo: Sec. de Obras Márcio Gasparim,O Prefeito Dalmora, Sec. de Saúde Renata Cezar do Amaral e Secretária de Administração Miriam de Fátima Zaninelli

Participando ativamente da vacinação a Primeira DamaEunice Viganó Dalmora e o Prefeito Dalmora

Abaixo, Renata C. do Amaral, Prefeito Dalmorae Primeira Dama Eunice Viganó Dalmora

08Matinhos, 20 de julho de 2.010

Crianças menores de 01 anometa: 371vacinados: 381 - 103%

Crianças de 01 a 04 anos:meta: 1.565vacinados: 1633 - 105%

Total de crianças de 0 a 04 anosmeta: 1.936vacinados: 2014 - 104%

Atuaram na vacinação 120 Trabalhado-res da Saúde em mais de 20 Postos de Vaci-nação espalhados por toda cidade, inclusivena concentração e dispersão do Desfile peloAniversário de Matinhos.

Resultado da 1ª Etapa12 de junho de 2010

Page 9: Folha de Matinhos Edição 19

09 Matinhos, 20 de julho de 2.010

Apresentação impecável da FanfarraÁguias da Renovação do Instituto Dalmora

A premiadíssima Fanfarra Águias daRenovação fez uma apresentação impecá-vel no desfile de comemoração dos 43 anosde emancipação política de Matinhos.

Agora, com a regência do MaestroLucas Vieira, a Águias emocionou os pre-

sentes, o empenho dos participantes, jo-vens e adolescentes, garantiram o suces-so da apresentação que abrilhantou oevento.

A Fanfarra Águias da Renovação émantida pelo Instituto Dalmora, já venceu

concursos municipais, estaduais e inter es-taduais.

Sempre com novidades no repertórioe equipamentos de primeira qualidade aÁguias se firmou como a melhor fanfarrado litoral parnaense.

Fotos: Débora Miranda, Douglas Gerasom e Paulo Roberto Meisner

Page 10: Folha de Matinhos Edição 19

3453-6161

Central de AtendimentoDisk Gás & Água

Entregamos todos os diasLigue e ganhe um brinde

Anjuss VigilânciaRonda Motorizada

Fones: 9128-0670 9674-5960

Rua Telêmaco Borba nº 1.326, Riviera - Matinhos - PR.

Luciana Oliveira MartinsAntônio da Silva martins

(Guardião Noturno Alvará nº 3.017-A)

(In Memoriam)

10Matinhos, 20 de julho de 2.010

Dep. Comercial e Coluna Social : Débora Mirandamatinhos.wordpress.com

Gráfica e Editora Primeira Mão Ltda - MECNPJ 01.514.299/0001-65

Tiragem 5.000 exemplares.

[email protected]

“Matérias assinadas não representam necessariamente a opinião deste veículo de comunicação”

Diretor: Marcio Pereira de Miranda

Colaboração e Fotos : Douglas Gerasommatinhoscaioba.blogspot.com

Novos veículos e equipamentos agilizam aGuarda Municipal e a dão segurança a população

Duas motos e doi Fiat Unosfazem parte da frota de GuardaMunicipal de Matinhos.

Os veículos recem adquiri-dos dão maior agilidade de deslo-camento dos policiais econsequentemente aumentam asegurança da população e dosprédios públicos onde a guarda sefaz presente.

A Guarda Municipal tem re-cebido atenção especial por par-te do Prefeito Eduardo Dalmora,Desde que assumiu a prefeituraforam muitos os investimen-tos:cursos de especialização etreinamento,uniformes, coletes,câmeras de monitoramento, no-vos veículos,além da nova sede,que fica na Rua Artur Zanluti es-quina com Santa Rita.

Matinhos adquireMoto Niveladora 0 Km

A Polícia Militar realizou no dia08/06, no bairro Tabuleiro, emMatinhos, seu programa de policia-mento comunitário.

Das 13h às 19h policiais em

Programa Polícia nosBairros esteve em Matinhos

carros, motos e a pé fizeram o poli-ciamento ostensivo por todo o bair-ro enquanto uma equipe ficava nummódulo operacional para atender apopulação, ouvindo sugestões e re-clamações sobre segurança e even-tuais denúncias.

O módulo foi instalado em ummicro-ônibus que ficou estacionadona rua Martinho Ramos. Durante aoperação foram feitas visitas nas re-sidência, para buscar informaçõese opinião da população além deentrega de folhetos com orientaçõessobre segurança.

O projeto Polícia nos Bairrosrealizado pelo 9º Batalhão da Polí-cia Militar começou no dia 30 demarço em Paranaguá e prometeatender todas as cidades do Litoral.

Virou rotina a aquisição denovos veículos e equipamentospela administração municipal deMatinhos.

São caminhões, veículos, ambu-lâncias, equipamentos de informática,

móveis e máquinas pesadas.Essa patrola acaba de ser ad-

quirida, e vai agilizar os trabalhos demanutenção das ruas do município.

Acabaram as sucatas na Ga-ragem Municipal.

ElétricaSom

AcessóriosFone:9985-4450

Rua Amazonas, 870 - Matinhos - Paraná

jmc”jmc”

Page 11: Folha de Matinhos Edição 19

11 Matinhos, 20 de julho de 2.010

Pessuti anuncia obras decontrole de cheias no litoral

O governador Orlando Pessutie o secretário do Meio Ambiente eRecursos Hídricos, Jorge AugustoAfonso Callado, assinaram convê-nios que totalizam R$ 5 milhões paralimpeza de rios e desassoreamentode canais em Curitiba, Região Me-tropolitana e Litoral do Paraná.

Os convênios para execuçãode serviços de limpeza para contro-le de cheias beneficiarão os muni-cípios litorâneos de Pontal doParaná, Guaratuba, Matinhos,Antonina, e Morretes.

“Estes investimentos são paraprevenir e evitar possíveis cheiascausadas pelo excesso de chuva.Vamos priorizar os rios Iraí, Palmital,Atuba, canais litorâneos e todosàqueles que estiverem obstruídos,dando condições de escoamento daágua das chuvas em Curitiba, RMCe Litoral”, declarou o governador.

Desassoreamento é a retira-da do acúmulo de material arenosoque se deposita nos leitos dos ca-nais. O secretário Jorge AugustoCallado Afonso explicou que este éum procedimento que tem sido fei-to periodicamente pelo Instituto dasÁguas do Paraná para o controle decheias e prevenção de enchentes,além da manutenção dos canais dedrenagem.

O presidente do Instituto dasÁguas do Paraná, João Samek, dis-se que as ações já começarão no

mês de agosto. “Todos os rios e ba-cias hidrográficas devem ter seuscursos de água sempredesassoreados e limpos. Todos osconvênios foram assinados demons-tram uma ação imediata que o Go-verno está concedendo no sentidode minimizar os efeitos causadospara que não aconteçam cheias no-vamente”, explicou Samek.“Estamos preparando nosso litoralpara que os veranistas aproveitema temporada”, completou.

Os municípios Litorâneos, jun-tos, receberão R$ 2,6 milhões paraobras de contenção de enchentes.Somente em Pontal do Paraná se-rão investidos R$ 944 mil para obrasde limpeza e desassoreamento decanais.

Para o prefeito de Matinhos,Eduardo Dalmoura, o projeto garan-tirá o fluxo das águas em todos oscanais do Litoral. “Com estes recur-sos iremos eliminar os alagamentosem nossa cidade. Só temos a agra-decer ao governador Pessuti pelaeficiência e atenção que tem dadoaos municípios do Litoral”, destacouDalmora.

De acordo com o secretárioJorge Callado, a meta é que o tra-balho de limpeza dos canais estejaconcluído antes do início da tempo-rada de verão nos municípios deGuaratuba, Matinhos, Pontal doParaná, Morretes e Antonina.

Prefeitos conhecem cadernostécnicos durante Agenda Parlamen-tar no Litoral.

O CREA-PR, em parceria comas entidades de classe, promoveuesta semana mais uma reunião daAgenda Parlamentar no Litoral doEstado. A reunião aconteceu na úl-tima quarta-feira (dia 23) no CineTeatro Morretes, e foi realizada emparceria com a Associação dos Mu-nicípios do Litoral (AMLIPA). Partici-param cerca de 40 profissionais, li-deranças e prefeitos municipais.

No Litoral, das 19 propostasapresentadas pelos profissionaisdas áreas da Engenharia, Arquite-tura, Agronomia e Geociências, du-rante a Agenda Parlamentar do anopassado, 11 já estão sendoimplementadas e três foram conclu-ídas. Entre as concluídas estão duasapresentadas para Guaratuba: “Me-lhorar a circulação e infraestruturaviária” e “Participação do municípioem programas regionais e nacionaisde apoio e incentivo à preservaçãodo Patrimônio Histórico Cultural”.

Prefeitos do Litoral apóiamPrograma Agenda Parlamentar

Ambas foram acatadas pela Prefei-tura e implantadas com apoio técni-co da Associação de Engenheiros,Arquitetos e Agrônomos local. A ou-tra proposta que se tornou realida-de foi o “Projeto de preservação dedunas, restingas e mangues”, quefoi apresentada como prioritária paratoda a região.

Cadernos técnicos – os pre-feitos municipais e seus represen-tantes conheceram, durante a reu-nião, os 19 cadernos técnicos queabrangem assuntos apontadoscomo prioritários durante as reuni-ões do ano passado. Entre os as-suntos apresentados estão a aces-sibilidade, segurança, uso e reúsode água, entre outros.

O material foi apresentadopelo coordenador do programaAgenda Parlamentar do CREA-PR,Claudemir Marcos Prattes. Todosreceberam um kit com os cadernosimpressos.

Os cadernos também estãodisponíveis para consulta no blogWWW.paranaemdebate.com.br.

Canal da Avenida JK, dragado pela Prefeitura de Matinhos

Celinita Veiga das Neves funcionária publica aposentada, venhoatravés desta expressar o agradecimento em 1º lugar à Deus, que mere-ce toda honra e toda a glória, e que lançou no seu coração essa semen-te, que há anos foi plantada em nossos corações, pois desde o 3º en-contro dos Gideões Missionários, na cidade de Camboriú, eu participodeste evento.

Venho juntamente com todos os Matinhenses, que amam a Deus,agradecer ao Senhor e toda a sua equipe, que não olharam para osdesafios que tinham que ser enfrentados, mais cumpriram o desejo docoração de centenas de Matinhenses, e cidades circunvizinhas, autori-zando a realização do 1º Encontro dos Gideões, que ficará gravado comoum marco na nossa querida Matinhos.

Agradecemos a sua presença e da sua família, em todos os diasem que foram realizados o nosso trabalho.

Agradecemos o vice-prefeito, sua digna esposa, a Câmara Munici-pal, representada ali, por seus nobres vereadores.

Felizes somos, porque temos um Deus, como condutor de nossasvidas. Nós os evangélicos estamos com os nossos corações agradeci-dos, porque realizamos o sonhos, que estava contido dentro de cada umde nós, em poder propagar com ousadia o Evangelho de Cristo. E apartir de agora queremos muito mais. Queremos a comunidadeMatinhense unida numa só fé, sem acepção de pessoas, credo ou clas-se social, tudo como fonte principal o supremo pastor: Jesus Cristo.

Prefeito, acredite: Se permaneceres na direção de Deus, com sabe-doria, entendimento, cumprirás seu mandato até o fim de cabeça erguida.

Exercer seu cargo numa cidade como a nossa não é nada fácil, éuma tarefa árdua. Muitas dificuldades, muitas barreiras, que parecemintransponíveis, mas se Deus estiver contigo, sei que todas serão vencidas.

Aceite nossos agradecimentos, nossa oração, e que este laço quenos uniu nestes dias, através dos Gideões, permaneça e Matinhos seráconsiderada, como já é, a cidade modelo em todo o nosso litoralParanaense. Perdoe-nos se em alguma coisa lhe deixamos a desejar,mas somos seres humanos e como tais, temos nossas falhas.

Deus os recompensará. Todos os dias temos colocado sua vida, ade sua família, e de sua equipe, esta cidade em nossas orações e agora,muito mais.

Receba esta mensagem, como prova da nossa gratidão.“Eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela mão e te guardo, pois te dei

por parte a este povo. Não temas, porque te chamei pelo nome e tu ésmeu. Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando pelo fogonão te queimarás. Porque sou contigo diz o Senhor”.

Da MatinhenseCelinita Veiga das Neves e Família

Exmo Sr. Prefeito

Recebemos e publicamos

Page 12: Folha de Matinhos Edição 19

12Matinhos, 20 de julho de 2.010

Fotos: Débora Miranda, Douglas Gerasom e Paulo Roberto Meisner

A Frota Municipal, com ônibus, caminhões, máquinas pesadas, e veículos,a maioria novos, e outros recuperados pela atual administração. A força Verde,

o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar também abrilhantaram os desfile:

O maquinário pesado e veículos recem adquiridos, fizeram com que a Garagem.

Três caminhões caçamba e um para troca de lâmpadas, todos novos, e o caminhão da coleta seletiva.

Matinhos conta hoje com a melhor transporte escolar do Paraná, são dezenas de ônibus.

Desfilaram os Fiat Unos, dos quais 14 foram adquiridos e distribuídos as secretarias municipais e a Guarda Municipal.

PalmitalPrato Nordestino: carne de sol, manteiga degarrafa, palmito, banana a milanesa elegumes na manteiga.

Todos os pratos são paraduas pessoas acompa-

nhamento: salada, arrozbranco, arroz com alho,

feijão e fritas.

Todos os sábados musica ao vivo MPB voz eviolão a partir das 20:00 h. Temos Chopp

Avenida Paranaguá, Balneário Betaras - Matinhos - Paraná 3452-6606

Page 13: Folha de Matinhos Edição 19

13 Matinhos, 20 de julho de 2.010

Alguns dos esportes e um pouco da cultura de Matinhos

As imagens que marcaram: A Paz, Civismo, A Educação e a Alegria estampada no rosto de quem assistiu e participou da comemoração

Depois do desfile, o bolo do aniversário foi cortado

No encerramento, um grande show e queima de fogos

Clínica Médica Medicina do Trabalho

Clínica Geral – Ecografia – Oftamologia – UrologiaOtorrinolaringologista - Psiquiatria – Fisioterapia

Psicologia Acupuntura – Dermatologia – Avaliação FísicaGinecologia - Obstetrícia Cardiologia – Dentista

Exames Laboratoriais (Inclusive DNA).

Convênios: Amil, Bradesco, Caixa, Cape-

Saúde, Copel, Cassi, Dix, Geap,Metal Saúde, Nossa Saúde,

Pass, Paraná Clínicas,Siemaco, Sanepar.

Av. Juscelino K. de Oliveira, 200 (Av. Contorno), Matinhos - PR

Fone 3453-1072

Page 14: Folha de Matinhos Edição 19

14Matinhos, 20 de julho de 2.010

Alguns dos pioneiros do comércio no município,foram homenageados e também participaram do desfile

As Autoridades: Executivo, Legislativo e alguns dos convidados

Na foto acima: Vereadores, Prefeito Dalmora, Primeira Dama Eunice Viganó Dalmora e mirim Zaninelli. Nas fotos abaixo: Sérgio Cioli e TenenteDurval Tavares, Renata Amaral e Eduardo Fofonca;Zílio e Carolina Dalmora, e Ângela e Gentil Arzão, Vice-Prefeito.

Fotos: Débora Miranda, Douglas Gerasom e Paulo Roberto Meisner

Page 15: Folha de Matinhos Edição 19

15 Matinhos, 20 de julho de 2.010

O Grupo“Ativa Idade” daCasa da Culturavisitou, no últimodia 24, o Com-plexo Educacio-nal, na VilaNova.

Todos fi-caram maravi-lhados com a re-cepção, de-monstração eempenho dosfuncionários quefizeram o atendi-mento, já que oobjetivo da visi-ta era visualizaras inovaçõespara entenderas gerações.

Com mui-ta atenção pu-deram experi-mentar a lousadigital, visitar asala de informática e, juntoaos alunos, participar deuma atividade de alonga-mento e relaxamento. Tam-bém chamou muito a aten-ção do grupo a uniformiza-ção dos alunos e a organi-zação geral da escola.

No retorno à Casa daCultura todos faziam comen-tários de como a educaçãomudou no decorrer de tan-tos anos, comparada atémesmo aos tempos emque se fazia uso da pena etinteiro.

Também elogiaram aatual administração peloempenho em fazer da edu-cação de Matinhos um mo-delo de competência e“modernidades”.

De modo geral, o gru-po “Ativa Idade” agradeceua todos os funcionários eprofessores que desprende-ram toda a atenção neces-sária e aos alunos que, jun-to ao grupo, mostraram que“qualidade não tem idade”.

Délcio Ramos

Grupo Ativa Idade é recebidono Complexo Educacional

Eles não se enqua-dram em estereótipos devovôs que praticam esportesradicais nem de velhinhosabandonados em asilos. Osidosos brasileiros formamum grupo muito heterogê-neo de 15 milhões de con-sumidores (14% da popula-ção adulta), que deve che-gar a 30 milhões de pesso-as até 2020, a maioria mu-lheres, com uma renda quesoma R$ 7,5 bilhões ao mês,o dobro da média nacional,e que têm muito mais poderde influenciar hábitos deconsumo nas famílias doque se imagina. Estas sãoalgumas das principais con-clusões de uma pesquisainédita no Brasil sobre o per-fil da terceira idade, o Pano-rama da Maturidade, queacaba de ser concluída pelaIndicator GfK após dois anosde trabalho.

A pesquisa ouviu 1,8mil homens e mulheres commais de 60 anos nas gran-des regiões metropolitanasdo País e em Goiânia eBrasília. O objetivo foi inves-tigar o perfil dessa parcela dapopulação, buscando conhe-cer características de com-portamento, gastos, saúde,alimentação, moradia, trans-porte, educação, cultura,lazer e consumo de mídia. Oseminário Terceira Idade -Panorama Social de um Mer-cado em Expansão, realiza-do em São Paulo, discutiu aquestão com especialistasde várias áreas que se en-volveram na pesquisa.

Os dados levantadosmexem com a imagem tradi-cional dos velhinhos-proble-ma. Ao contrário, são eles osresponsáveis pela manuten-ção de 25% dos lares nacio-nais, ou seja, 47 milhões dedomicílios. De cada cem en-trevistados, 68 declaram serresponsáveis pelas decisõesde compra da família.

Apenas 15% deles nãotêm renda alguma. Já a ren-da média mensal dessa par-cela da população é de R$866. E eles estão em maiornúmero na classe A/B do quea média nacional, segundolevantamento da AssociaçãoNacional das Empresas dePesquisa de Mercado(Anep). Trinta e um por cen-to dos idosos pesquisadosfazem parte dessa classe,contra 29% do total nas regi-ões metropolitanas. E tam-bém estão em menor núme-ro na classe D/E - 34% napesquisa contra 35% consi-derando-se toda a população

O poder da Terceira IdadeIdosos brasileiros formam um grupo de 15 milhões de consumidores mal atendidos

avaliada pela associação.

“Tradicionalmente, aspesquisas de mercado des-cartam as opiniões daquelescom mais de 60 anos, des-prezando uma parcela dapopulação que se revelamais importante nas deci-sões do lar do que se imagi-na”, diz Paulo Cidade, soci-ólogo e gerente da IndicatorGfK, responsável pelo estu-do. “As entrevistas revela-ram que os idosos têm umcaráter fortíssimo de forma-dores de opinião, geralmen-te cuidam dos netos paraque os filhos possam traba-lhar, influenciando assimtoda a família”, completa ele.

Um dos conceitos cen-trais utilizados na análise dosdados é que a terceira idadenão acontece de uma horapara outra, ela tem um cará-ter de processo, já que aspessoas não se transformamde repente ao passarem dos60. “Portanto, o aspecto he-terogêneo desse grupo nãoé diferente do resto da soci-edade e isso é fundamentalna hora de pensarmos estra-tégias de comunicação queincluam essas pessoas”, dizCidade. “Será que, em vezde vender imagem de bele-za, não seria interessantepensar em elegância, que in-clui as pessoas mais ido-sas?”, questiona.

Outro dado que apare-ce nas entrevistas é que avisão negativa da velhice,que permeia a sociedade emgeral, também está entreaqueles que já chegaramnela e, portanto, há umagrande aversão à rotulaçãode terceira idade. Esses con-sumidores revelaram um de-sejo de ser incluídos, e nãoseparados dos demais cida-dãos na hora de se veremretratados pela mídia. Afinal,eles são fortes consumidoresde produtos de comunica-ção. Entre as atividades quemais fazem dentro de casa,assistir à televisão vem emprimeiro lugar, seguida deouvir rádio: 87% dos entre-vistados assistem à televisãodiariamente e 59% ouvemrádio todos os dias. No levan-tamento semanal, o hábito éainda maior, 92% assistem àtelevisão ao menos uma vezpor semana e 72% ouvem rá-dio nesse período. A leiturade jornais e revistas tambémestá entre as atividades maisfreqüentes.

As maiores despesasdos idosos são com o super-mercado, 24% do total degastos. Em seguida vêm os

gastos com planos de saú-de, 9%, e com luz e telefo-ne, ambos representam 6%do orçamento. Nas despe-sas pessoais, a compra deremédios tem o maior peso,10%, e em seguida vêm asviagens, 5%. Mais da meta-de desses idosos fez aomenos uma viagem no últi-mo ano.

Dos entrevistados,45% têm plano de saúde.“Isso significa que o cresci-mento acelerado dessa par-cela da população tem gran-de impacto também nas po-líticas públicas, já que maisda metade dos idosos de-pende dos serviços de saú-de do governo”, acrescentaPaulo Cidade. A questão daprevidência, tanto públicacomo privada, também terágrande influência na vida daterceira idade. Hoje apenas1,3% dos idosos vive comaposentadoria privada, e86% do restante nunca pen-sou nisso, o que indica umenorme mercado potencialpara os jovens de hoje.

“As próximas gera-ções chegarão a essa ida-de de outra forma, com ou-tros tipos de retaguarda fi-nanceira, e é isso que omercado precisa antever. Ogrande objetivo da pesqui-sa é fornecer informaçõesestratégicas para grandescorporações que devem sepreparar para futuras trans-formações sociais”, comple-ta o sociólogo.

A pesquisa chegou aoito grandes grupos de per-fis com as característicaspessoais e de estilo de vidados idosos. Esse refinamen-to, que vai além dos núme-ros, nunca havia sidomapeado no Brasil e podefornecer valiosas informa-ções para pensar se estra-tégias de marketing tantopara as atuais gerações dejovens, que em breve farãoparte dessa parcela, comopara os idosos. “Podemosconcluir que há um grandemercado potencial de produ-tos específicos para a tercei-ra idade, como também háuma grande necessidade dereadequar os produtos eserviços que já existem paraatender também os idosos”,diz Paulo Cidade. Um dosproblemas levantados pelosentrevistados na hora dascompras, por exemplo, é adificuldade de ler rótulos.

Fonte: Paula Grinover,Revista Meio & Mensagem

Page 16: Folha de Matinhos Edição 19

Atendemos até 23:00 hs

Fones:3453-03193453-0316

Mercado e Açougue TropicalMercado e Açougue Tropical

Av. Roque Vernalha nº 695Centro Matinhos - PR

Estética e Saúde inovador em Matinhos

Rua Artur Zanluti, 46, centro Matinhos - PR3473-5647 e 9177-9829

Planos de Salão de Estéticae Saúde a base natural.

Fones:

Venha conferir

16Matinhos, 20 de julho de 2.010

BrBrBrBrBrasãoasãoasãoasãoasãoLoja 1: Rua Projetada nº 120 Em frente a Prefeitura Fone: 3453-2828 - Loja 2: Rua Roque Vernalha nº 157 - Centro Fone: 3453-0002

Supermercados

COMPROMISSO EM SER MAIS BARATO

Aceitamos todos os cartões

Av. Paranaguá, 2.854 - Riviera II

Chame o Leva e Traz para comprasacima de R$ 100,00 até 19 hs

Segunda das Carnes e Terça das Frutas e Verduras

Fone: 3453-3654

BailãoTio Lulu

Domingueira DançanteCom Renan e Ravel

Fone: 9128-3397

Aos domingosA partir das 18 hs

Estrada do Cabaraquara

Entrada francapara mulheres,

Ônibus exclusivo egratuito de ida evolta até o bailão

Page 17: Folha de Matinhos Edição 19

Nos dias 12 e 13 e Junho foirealizada, na Casa da Cultura deMatinhos, a Feira de Inverno, com aparticipação de artesãos locais.

Com esse evento, a Prefeitu-ra Municipal quer iniciar as ativida-des para a efetivação de uma FeiraLivre a ser implantada no CalçadãoCentral nos finais de semana e au-mentar a frequencia do turismo al-ternativo com eventos variados nos

Feira de Invernona Casa da Cultura

vários ramos de atividades. O gru-po que participou da Feira estarátodos os finais de semana, em fren-te a Casa da Cultura para dar inícioàs atividades da Feira Livre.

É importante lembrar que ini-cialmente será disponibilizada aosartesãos locais e que todos os ma-teriais para a Feira passarão poravaliação técnica.

Fonte: Délcio Ramos C. C.

Cursos da Casa da Cultura- Oficina de Violão Básico- Oficina de Instrumentos de Sopro- Oficina de Instrumentos. dePercussão- Oficina de Artesanato em Crochê- Oficina de Chinelos Bordados- Curso de Formação de Ator

- Coral Municipal- Grupo de Teatro- Grupo de Cinema Amador- Yoga- Grupo de Artesãos

Mais notícias sobre a cultura de Matinhos você encontra nohttp://culturadematinhos.blogspot.com/

- Curso de Etiqueta (Social eTrabalho)- Curso de Oratória- Oficina de Pintura em Tecido- Oficina de Pintura em Tela- Ofic. de Artesanato comConchas- Curso de Capoeira

Além dos cursos e oficinas a Casa ainda disponibilizavagas para participação nos grupos:

- Grupo Cultural da Melhor Idade“Ativa Idade”- Grupo da Melhor Idade “Estrelada Manhã” (Particular)- Fanfarra Municipal- Roda de Capoeira

17 Matinhos, 20 de julho de 2.010

A Prefeitura Municipal, atravésda Secretaria Municipal de Educa-ção, Esporte e Cultura dá início àFEIRA DE ARTES E ARTESANA-TOS DE MATINHOS.

Durante o mês de Julho sefará uma experiência da atividadeno calçadão central enquanto se criasubsídios para a formalização daFeira. Objetivando a divulgação dosartistas e artesãos locais e,consequentemente, a geração derenda para a melhor qualidade devida, o Departamento de Cultura jáinscreveu oito artesão que, além devender, confeccionam seus traba-lhos no local.

Ainda no segunda quinzenade julho já estará à disposição dapopulação as novas inscrições como regimento já instituido.

Vale lembrar que as principais

Feira de artes eartesanato de Matinhos

condições para a participação denovos expositores é ter moradia fixano município e ter disponibilidade depermanecer na feira durante todo operíodo de funcionamento.

Também se pensa num espa-ço específico para expositores con-vidados de outros municípios, comparceria entre os governos munici-pais, objetivando a integração e tro-ca de experiências na confecção denovas peças.

Assessoria de Comunicação -Prefeitura Municipal de Matinhos

Page 18: Folha de Matinhos Edição 19

Dezenas de milhares de fiéis no 1º Gideões

“Os Gideões além do propósi-to sublime que ele tem que é fazermissões, reuniram o povo para com-partilhar a visão das missões.

A palavra de Deus diz assimide por todo o mundo e pregai oevangelho então esta se cumprindoa palavra, o povo tem obedecido epara a cidade tem tudo a somar por-que alem de abençoar a cidade,pessoas acabam conhecendo o ca-minho verdadeiro que é Jesus e trazmuitos benefícios tanto sociaisquanto econômicos, acho que temsido ótimo e vai ser ótimo para a ci-dade se este evento continuar achoque tem que fazer parte do calen-dário de eventos, fazer com que opovo saiba participe e com certezavai trazer muitos benefícios para acidade para a população que eu vejoque vão receber coisas boas vindasde Deus e com certeza vai restau-rar, este evento restaura vidas e tam-bém da suporte para outras vidasque precisam da palavra de Deus”.

Alexandre M. Martins, estu-dante da UFPR

“Para mim superou todas mi-nhas expectativas, foi melhor doque esperávamos muito bom mes-mo, alem das bênçãos houve aunião de todas as igrejas e pasto-res que na sua grande maioriaapoiaram e estiveram presentesneste 1º Gideões.

Uma estrutura, som e orga-nização como nunca foi visto an-tes aqui na cidade, e o principaltudo para receber um evento evan-gélico.

Com certeza Deus ira aben-çoar a vida de todos que participa-ram, e espero que a prefeitura con-tinue apoiando e dando suportepara que aconteçam outros even-tos evangélicos e ano que vem no-vamente o Gideões Matinhos”.

Adilson Trappel, Ministério......

Muito bom! Que este eventovenha a fazer parte do calendáriode Matinhos, fico feliz de acompa-nhar nossa cidade sendoreconstruída espiritualmente, cente-nas de famílias estiveram presentesnos sete dias de Gideões, todos comquem falei gostaram.

Parabéns para osorganizadores que souberam de-senvolver este grande congressoevangélico, que com certeza será oprimeiro de muitos.

Cafu, comerciante.

18Matinhos, 20 de julho de 2.010

Fotos: Débora Miranda, Douglas Gerasom e Paulo Roberto Meisner

Tudo começou no dia 24 de fevereiro,quando o Prefeito Eduardo Dalmora, o PastorElias e Douglas Gerasom visitaram a sede dosGideões Missionários da Última Hora emCamboriú.

Lá, foram recebidos pelo Pastor MarcoAurélio, e em seguida pelo Pastor CesinoBernardino, o criador do Congresso dosGideões que já é realizado a 28 anos emCamboriu, que questionou Dalmora: Por quelevar o Gideões para Matinhos?

Dalmora respondeu: -Tenho seis motivos:Primeiro, tem uma nuvem negra em cima dolitoral do Paraná, não só de Matinhos, mas detodo o litoral, e nós temos retirar isso. Em se-gundo lugar, temos que acabar com acorrupção, em todo o país, em todo o estado eem todo litoral. Em terceiro, temos que acabarcom a prostituição, com a promiscuidade nanossa cidade e no litoral, meninas de 12, 13anos se prostituindo, que leva ao fim de nos-sas famílias. Outro motivo, as drogas estão to-mando conta das famílias, hoje não somenteos filhos, mas, também pais e mães sedrogando. Outro motivo, são as dezenas deônibus que descem ao litoral no final do ano,não para agradecer pelo ano que tiveram, mas,para fazer macumba, nós temos que resgataressas almas.

E por fim, Dalmora comentou sobre a lutado bem contra o mal que existe, mas aqui obem sempre venceu o mal.

Agradeço a Deus, a minha fa-mília, aos pastores, secretários, tra-balhadores, ao Sr Prefeito Eduar-do Dalmora, Eunice Dalmora e aJuliana Dalmora, pois se doaramnestes dias trabalhando se doan-do mesmo para que o melhor pu-desse acontecer.

O maior evento evangélico doestado do Paraná aconteceu aquiem nossa cidade, porque nos uni-mos e onde a união, o melhor acon-tece.

Sete dias de vitórias, mila-gres, onde a gloria de Deus estevepresente.

Matinhos a terra dos Gideõesno Paraná.

Obrigado a todos, Deus lhesabençoe, até 2011

Pr. Elias Mendes (Coordena-dor Gideões Matinhos).

Page 19: Folha de Matinhos Edição 19

Missionários da Última Hora de Matinhos

“Fantástico, o 1º Gideões deMatinhos vem de encontro com afamília matinhense, revigora o es-pírito, salva almas preenche umalacuna na área de eventos do mu-nicípio e principalmente transformaa cidade e vida das pessoas porintermédio da palavra de Deus. Es-pero do fundo do meu coração queanualmente Matinho receba deabraços abertos este CongressoMissionário, e que a cada ano te-nha mais publico, apesar de ser oprimeiro a organização esta de pa-rabéns, pela estrutura, pelo som,preletores e louvores de renomenacional, só tem a somar para nos-sa cidade”.

Lucas Pilequinho, comerci-ante.

Este evento Missionário dosGideões em Matinhos não pode pa-rar mais, tem que continuar todoano, não é mais sonho é realidade,uma benção de Deus para nós! To-dos gostaram independente de reli-gião, acredito que nossa cidade sótem a ganhar, vamos orar e agrade-cer a Deus pela vida de todos quetransformaram este sonho em reali-dade e que o ano que vem possa-mos ser abençoados mais uma vezse reunindo aqui para louvar a pala-vra de Deus.

Isaias Correa, Pastor.

“Realizamos um sonho.”Iniciamos esse Projeto emfevereiro, depois de muitasviagens, muito trabalho,finalmente conseguimos orga-

nizar o maior evento evangélicodo litoral do Paraná.Graças aoempenho do Prefeito EduardoDalmora, Sra. Eunice Dalmora ede sua filha Juliana e de todosos secretários e funcionários daPrefeitura municipal, que nãomediram esforços para o sucessodo evento, e principalmente aunião de todas as igrejas e osPastores de nossa cidade.

Antes mesmo do término doevento, já estamos programandoum maior ainda para o próximoano. Aprendemos com ospequenos erros, que serãosanados na próxima edição.Mesmo assim, para mim, o eventosuperou as expectativas, comuma ótima organização.

19 Matinhos, 20 de julho de 2.010

Bispo José Carlos Maciel (Co-munidade Bíblica da Paz); presbíteroWanderlei Prado (Ministro Homens deFé); Pr. Osmar Ramos (I. Ev. Ass. DeusColombo); Pr. João Carlos dos Santos(Ig. Nação Unida no Espírito); Valmirde Campos (Ig. Ev. Missão Siloé); Pr.Adilson Trapel (ministério Besteda); Pr.Hélio do Nascimento (Ig. Caminho daVerdade); Pr. José Neves (Ig. Ev. Ass.De Deus Missão Pentecostal); Pr.Vicente (Ig. Presbiteriana Renovada);Pr. Sérgio (Igreja Quadrangular); Pr.Paulo (Comunidade Casa Provisão);Pr. Josias (Comunidade Louvor e Ado-

A organização do 1º Gideões Marinhos, agradece aosseguintes Pastores pelo apoio recebido durante o evento:

ração); Pr. José Antonio Lopes (Ig. Ev.Jesus é Vida); Missionário Guta (Ig.Bola de Neve); Pr. Odilon de Jesus (Ig.Ev. Unida na missão de Cristo); Pr.Elias Mendes (Ig. Batista Independen-te de Matinhos); Pr. Eliseu Lourenço(Ig. Do nazareno); Pr. Marcos Naor (IgMetodista); Pr. Evandro (Ig. Agapê); Pr.Eraldo (Ig. Sagrada Família); Pr. Fabi-ano; Pr. Paulo (Ig. Ev. Quadrangular);Pr. Nogueira (Ig. Ev. Ass. De DeusColombo) e Pr. Miguel (Ig.Presbiteriana). Fica aqui também umagradecimento para os Irmãos do Gru-po de Apoio

Essa palavras sensibilizaram o PastorCesino, e a partir desse momento entrou em açãoo Projeto Gideões Matinhos.Depois de muita luta,obstáculos, dificuldades e reuniões chegou-se aoresultado: milhares de fiéis de todo o Paraná eSanta Catarina reunidos em Matinhos.

O evento contou com celebridades evan-gélicas, tais como André Valadão, Damares,Cassiane, Lauriete, entre tantos outros, o quefez com que não só os evangélicos, mas pes-soas de várias outras religiões participassem.

Segundo estimativas, nos dias mais mo-vimentados, sábado e domingo, mais de vintemil pessoas estavam presentes nos pavilhõesmontados para o evento.

Durante a abertura Dalmora contou todaa trajetória desde o primeiro encontro, até a re-alização do evento. Pediu orações para aque-les que de uma forma ou de outra trabalharamcontra a realização do Gideões Matinhos, emuma clara demonstração de equilíbrio e per-dão aos adversários.

Foram sete dias de orações, músicasevangélicas e pregações.

Além do fator espiritual, outro segmentoque ficou movimentado com o evento foi o co-mércio local, aquecido com a movimentaçãodos fiéis. Os ambulantes também aproveitarampara vender seus produtos em uma área aolado do pavilhão.

Segundo Dalmora, o 2º GideõesMatinhos, já está em pauta para o próximo ano.

Page 20: Folha de Matinhos Edição 19

20Matinhos, 20 de julho de 2.010

Nesta segunda-feira, dia 05de julho, a Secretaria de Educaçãode Matinhos obteve o resultado daavaliação Prova Brasil, que indicaa qualidade de cada rede de ensi-no. Matinhos obteve a avaliaçãomais alta, comparada aos demaismunicípios do Litoral Paranaense.

Educação de Matinhos ultrapassa metas doMEC e se destaca entre os municípios do litoral

Sec. Municipal de EducaçãoEduardo Fofonca. Foto:RobertoPaulo Meissner

O indicador é calculado com baseno desempenho em taxas de apro-vação, reprovação e também deuma prova que foi aplicada no anode 2009, nos segundos anos doEnsino Fundamental.

Assim, a Secretaria de Edu-cação de Matinhos deu um impor-tante passo para a qualidade daeducação de nosso Município. Como resultado do IDEB (Índice de De-senvolvimento da EducaçãoBásica)obtendo a avaliação 5.1, otrabalho educacional no municípioteve a certeza que está no rumocerto para mudar a realidade da so-ciedade matinhense.

O IDEB é medido a cada doisanos e o objetivo é que o país, apartir das metas municipais e esta-duais, tenha nota 6 em 2022,correspondendo assim à qualidadedo ensino de países desenvolvidos.O ensino regular de Matinhos queteria como meta proposta pelo MECa nota 4.3 em 2009, ano de aplica-ção das provas, obteve nota acimado que o MEC propõe. Segundo oMEC, a nota que Matinhos tirou,5.1, seria ainda para o ano de 2013.

Isso quer dizer que o ensino deMatinhos está na frente em quali-dade de ensino, ultrapassando jáem 2010 a meta estabelecida peloMEC. Para o Secretário Municipalde Educação, Eduardo Fofonca, oótimo desempenho de Matinhos éreflexo do trabalho voltado para orepensar das práticas educativas eda concepção de ensino que a Se-cretaria Municipal de Educaçãopossui. “Acredito que estamos ten-do sucesso nas iniciativas das po-líticas educacionais pelo fato denosso prefeito dar a devida aten-ção ao que a educação municipalnecessita, pois o município real-mente utiliza mais de 25 por centoem Educação. Isso foi mostradocom todos os recursos tecnológicos

disponibilizados; com a distribuiçãode uniformes escolares completos,mochilas e também na preocupa-ção da qualidade da alimentaçãoescolar”, diz o secretário de Edu-cação, Eduardo Fofonca.

O Secretário complementa di-zendo que, “contamos com o apoiodas equipes da secretaria, além detodos os professores envolvidos noprocesso educativo. Educação sefaz com respeito ao cidadão, comverdadeira vontade de mudar as re-alidades sociais e isso ultrapassaos modelos tradicionais de ensinoe nos traz bons resultados de qua-lidade na aprendizagem”.

Douglas Gerasom:

Toma posse novo Secretário de Turismo de Matinhos.

Tomou posse na ultima se-gunda feira (05/07) o novo Secre-tario de Turismo da cidade deMatinhos, o detentor da pasta éo Sr. Ruy Hauer Reichert, 53 anosformado em administração de

empresas, já esteve a frente deempresas como a conhecida econceituada Toyota Sulpar, im-plantou a Marina Porto de pas-sagem, pessoa humilde ecarismática já de inicio conquis-tou vários amigos com sua sim-patia e atenção, conhecedor denosso litoral principalmenteMatinhos/Caioba onde freqüentae tem residência desde que nas-ceu.

Ruy vem com a proposta desomar conhecimentos e esforçoscontribuindo com a reconstruçãode nosso município, articulado,influente junto ao empresariadoCuritibano com certeza fará a di-ferença.

Douglas Gerasom

Ruy Hauer, novo Secretáriode Turismo de Matinhos

2ª Etapa do Circuitode Duathlon Terrestre

Um grande públicoprestigiou a 2ª Etapa do DuathlonTerrestre em Matinhos realizadono último domingo, 11/07.

O clima estava ideal para aprova, a pista um pouco molhada,mas nada que tirasse aempolgação dos atletas que já ele-

geram Alexandra/Matinhos o me-lhor circuito de Duathlon terrestredo Brasil (palavras dos atletas queparticipam do circuito nacional).

O vencedor da prova foiAlexander Loyola Gomes oatual campeão brasileiro deDuathlon Terrestre.

Page 21: Folha de Matinhos Edição 19

21 Matinhos, 20 de julho de 2.010

Nesta quarta-feira (14/07), oPrefeito Eduardo Dalmora Junta-mente com a Secretaria de Assis-tência Social Sra. Eunice ViganóDalmora e Vereadores de Matinhos,fizeram a entrega de uma fabrica degelo com capacidade de fabricar mile duzentos quilos de gelo por dia,canoa, redes e motores para pes-cadores da colonia Z4 de Matinhos.

Fabrica e equipamentos ad-quiridos através da parceria da Pre-feitura com o programa PRONAF doGoverno Federal.

O que é o Pronaf?

O Programa Nacional de For-talecimento da Agricultura Familiar(Pronaf) destina-se ao apoio finan-ceiro das atividades agropecuáriase não-agropecuárias exploradasmediante emprego direto da forçade trabalho do produtor rural e desua família.

Obs.: Entende-se por servi-ços, atividades ou renda não-agropecuários aqueles relacionadosao turismo rural, à produçãoartesanal, ao agronegócio familiar eà prestação de serviços no meio ru-ral, que sejam compatíveis com anatureza da exploração rural e como melhor emprego da mão-de-obrafamiliar.

Em seu discurso o prefeitoEduardo Dalmora comentou o se-guinte: “Há um ano e meio atrásquando assumimos a Prefeitura nósnão tínhamos as negativas,renegociamos uma divida de apro-ximadamente cinqüenta milhões dereais e temos hoje todas as negati-vas, e com estas negativas queestamos conseguindo todos os be-nefícios para nosso município, ummunicípio que arrecadou o ano pas-sado quarenta e um milhõesrenegociou quase cinqüenta mi-lhões de divida, nesse meio acerta-mos com a EMATER um processo,pagamos uma conta antiga que agestão anterior tinha deixado com aEMATER, renovamos o contrato pormais três anos com a anuência dacâmara municipal, conseguimosatravés do Presidente Lula, daDilma, do Deputado Federal Ânge-lo Vanhoni que nos ajudou muito oSenador Osmar Dias, todos se em-penharam muito para que esta fá-brica de gelo viesse para Ca, foi umavitoria de todo povo matinhense comesta fabrica de gelo, os barcos emotores”.

“Nós temos mais uma emen-da do Deputado Vanhoni de cento ecinqüenta mil reais para remodelartodo mercado do Peixe, dentro que-remos quebrar todos aqueles bal-cões de concreto e colocar balcõesrefrigerados ao redor onde se colo-ca os pescados sobre o gelo paravender, nos próximos meses esta

Prefeito Dalmora entrega Fabricade Gelo para Pescadores de Matinhos.

emenda do Deputado Vanhoni decento e cinqüenta mil reais será li-berada para obras no Mercado doPeixe, colocamos o guincho para ospescadores, colocamos a ilumina-ção e toda vez que os pescadorestem feito reivindicações nós da pre-

feitura junto com os vereadores te-mos atendido, nós estamos à dis-posição dos pescadores, tudo quefizermos através da parceria e doentendimento nós conseguiremoschegar ao bom senso, temos con-seguido muitas coisas para nosso

município com esta parceria tão im-portante que é o PRONAF que libe-rou aqui para Matinhos em 37 pro-jetos seiscentos e trinta mil reais quefoi mais uma vitoria para nosso mu-nicípio, estamos conseguindo dan-do passos largos subir cada vezmais as escadas do progresso, te-nho certeza que vamos chegar aomelhor que nosso município mere-ce, esta fabrica vai fabricar mil eduzentos quilos de gelo por dia, vaiser um gelo grátis para todos pes-cadores”.

“Na continuação temos o pro-jeto do óleo diesel, onde os pesca-dores vão ter um desconto de qua-renta por cento no preço do diesel,economizando ainda mais”.

“Estamos conseguindo muitosbenefícios para os pescadores atra-vés de parcerias.

Quero agradecer a todos pes-cadores e parabenizar o Mario comopresidente da Colônia pelo sucessoe por tudo que tem conseguido paraos pescadores”.

Mário Jorge Hanek, Presiden-te da Colônia de Pescadores Z4 deMatinhos também discursou:

“Este é um dia importante paranós porque tanto reivindicamos estafabrica de gelo, que na verdade nósnão tínhamos conseguido porquepela colônia não podíamos acessareste beneficio, que teve que vir porintermédio de uma ação da Prefei-tura e graças ao Prefeito que estacom as contas em dia a gente podeacessar esse recurso que é de sumaimportância para nós, porque isto vaiagregar valores para nós, vai dimi-nuir os custos, isto vai trazer bene-fícios tanto para os pescadorescomo para os consumidores daqui.

Essa é uma ação do ministé-rio da pesca que é parceiro dos pes-cadores, nós nunca tivemos tantosinvestimentos como nesta gestãoneste Governo, vamos falar agorado Presidente Lula que na verdadetrouxe este beneficio para nós da li-nha do PRONAF”.

“Nós estamos aqui com cano-as, motores e redes e não temosjuros para pagar, vamos pagar umpreço acessível em dez anos semjuros nenhum, isso é parceiro e ospescadores precisam desta parce-ria tanto com o governo federal, es-tadual e principalmente com o mu-nicipal, se o Prefeito não for parcei-ro dos pescadores a coisa nãoanda”.

“Eu tenho visitado muitos mu-nicípios de outros estados e possodizer do meu conhecimento que senão houver parceria com a Prefeitu-ra a coisa fica empacada e aqui gra-ça ao bom senso e uma boa admi-nistração do Prefeito nós estamoscaminhando de vento em popa” fi-nalizou ele.

Page 22: Folha de Matinhos Edição 19

Por:Débora Miranda

Divulgue aqui o seu evento:

9997-8864

22Matinhos, 20 de julho de 2.010

Hidráulica - EsgotoManutenção: Predial

Resid. Indust. - PinturasRoçada - Muros -

Reformas - Jardinagem

Peça seu orçamento

Fone: 3453-0481 Fax 3453-0246E-Mail [email protected]

Rua Da Fonte 441 - Matinhos - PR

Parabéns Sophia Turetta pelo seu 1º aninho,que Jesus a abençõe sempre.

Te amamos. De seus pais, Hugo e Silvana Turetta.

* Estrada do FerryBoat nº 2.000 - CaiobáParaná.

* Faça sua Reserva:Fones: (41) 3452-1917(41) 3473-9144

* Dispomos de aptosluxos e stander.

* Restaurante e Pizzariacom forno a lenha abertaao publico.

* Piscina e a mais bela vista dolitoral paranaense. www.hotelcaieiras.com.br

MAMBORÊ L a t a r i aP i n t u r a

* Polimento* Espelhamento* Reparos em Parachoque* Reparos em Fibra* Personalização

Rua Santa Catarina, 656 - Tabuleiro - Matinhos - PR

Fone:

9641-2131

Xerox - EncadernaçãoMaterial - Escolar

PlastificaçãoRevistas - Jornais

Doces - Chocolates

3473-4391

Av. Juscelino K. de Oliveira, 1223, Caiobá - Matinhos - PR

Em Breve:Consultório Veterinário

Dra. Giovanna PaulaZanetti Freire

Consultas, vacinas etudo de melhor para seu

cão e seu gatoRoque Vernalha 399, loja

B (ao lado doRestaurante Paraíso)

Parabéns Irene, por mais uma velhinha apagada!Na foto com a Mãe Ornelina e o marido Paulo.

Seus amigos e familiares lhe desejam felicidades.

Quem comemorou idade nova foi Morgana Rocha.Seus pais, Aglaé e Daniel Rocha,

e o irmão Yago desejam felicidades!

Page 23: Folha de Matinhos Edição 19

23 Matinhos, 20 de julho de 2.010

Venha, que aqui vocêfaz um bom negócio

Av. Paranaguá S/NPróx. Posto Kaimã - Matinhos - PR

Seminário em Matinhos mostra a importânciada restinga para áreas litorâneas.

Políticas públicas,ações e projetos para con-servação e manutenção dosremanescentes de restingano Litoral paranaense foramdiscutidos nesta quinta-feira(15) em Matinhos, no Semi-nário “Restinga – Que‘matinho’ é esse?”. Repre-sentantes dos sete municí-pios litorâneos (Guaratuba,Matinhos, Pontal do Paraná,Antonina, Morretes, Guara-queçaba e Paranaguá) com-pareceram ao evento pro-movido para mostrar à po-pulação o que é o biomarestinga, vegetação que,entre outros benefícios, for-ma uma barreira natural con-tra as ressacas e controla oavanço das dunas evitandoque seus movimentos pro-

voquem prejuízos urbanos. A programação incluiu

palestras de biólogos sobreas espécies de fauna e floraencontradas na restinga;apresentação do projetoRestinga Viva; visita a cam-po; a experiência do muni-cípio de Itapema, em SantaCatarina para proteção darestinga; conservação emanejo da restinga no Espí-rito Santo e técnicas decompostagem. Ao final, osparticipantes discutiram pro-postas e ações para prote-ção da restinga que deverãoser realizadas nos próximosmeses que antecedem atemporada de verão A inici-ativa é uma parceria entre aPrefeitura de Matinhos e oGoverno do Estado - por

meio da Sanepar, Secreta-ria do Meio Ambiente e Re-cursos Hídricos, InstitutoAmbiental do Paraná (IAP),Secretaria de Agricultura eAbastecimento, Emater eBatalhão de PolíciaAmbiental-Força Verde.

Participaram do Semi-nário estudantes e professo-res universitários, técnicos,comerciantes, surfistas, pes-cadores e coletores de ma-teriais recicláveis.

IMPORTÂNCIA

Restingas são forma-ções vegetais costeiras, ex-tremamente adaptadas acondições adversas comoventos, terrenos arenosos,baixos níveis de fertilidadedo solo e elevado grau desalinidade. Tudo isso sedeve à sua proximidade como mar.

Associadas à restingaestão as dunas, formadaspela areia e depositada naspraias pelas marés altas etransportadas pelos ventos,gerando elevações emconstante mudança.

Durante o seminário, aPrefeitura de Matinhos apre-sentou o projeto deengordamento da orla domunicípio, prejudicado peloavanço do mar e, em mui-

tos casos, pela degradaçãodas áreas de dunas erestinga. O projeto – cominvestimentos de R$ 22 mi-lhões - consiste em aumen-tar 50 metros a faixa de areiana orla do município, recu-perando áreas de erosão ea paisagem local. Será ne-cessária a utilização de 1,3milhão de metros cúbicos deareia retiradas de jazidas lo-calizadas a 13 metros deprofundidade em mar aber-to. O prefeito EduardoDalmoura contou que sem-pre foi defensor da preser-vação do ecossistema. “Écom muita alegria queMatinhos faz o primeiro se-minário sobre a restinga. Eusempre defendi a proteçãodesta vegetação e hoje omunicípio terá que gastarpara fazer a recuperação danossa praia, devido à faltada restinga”, mencionouDalmora. Segundo ele, a

primeira fase do projeto é oengordamento da orla e osegundo a revitalização dapraia e que inclui o plantiode espécies nativas darestinga. “Vamos construirum grande viveiro que vaialiar a produção de mudasde espécies nativas darestinga com e reciclagemdo coco verde. A ideia é cor-tar o coco ao meio e utilizá-lo para o plantio de mudas,tendo em vista que o cocosegura a umidade por até 30dias, o que permite o plantiona areia”, antecipa Dalmora.A construção do viveiro seráuma parceria entre a prefei-tura, IAP e Sanepar –idealizadora do projeto pilo-to Restinga Viva. As mudasproduzidas no viveiro, loca-lizado no Parque EstadualRio da Onça, contribuirãopara acelerar a recuperaçãodas áreas degradadas no li-toral paranaense.

Page 24: Folha de Matinhos Edição 19

24Matinhos, 20 de julho de 2.010