folha de matinhos 57

16
Matinhos, quinzena de março de 2014, Edição 57 R$ 1,50 F F F F F olha de Ma olha de Ma olha de Ma olha de Ma olha de Ma tinhos tinhos tinhos tinhos tinhos J J J or or or or or nal nal nal nal nal Dalmora e Eunice entregam uniformes completos e kits escolares Na foto, na Escola Caetana Paranhos, com a neta Beatriz, que também vai estudar na Rede Pública de Ensino de Matinhos

Upload: debora-miranda

Post on 28-Mar-2016

232 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

FOLHA

TRANSCRIPT

Page 1: Folha de matinhos 57

M a t i n h o s , 1ª quinzena de março de 2014, E d i ç ã o 57 R $ 1 , 50

FFFFFolha de Maolha de Maolha de Maolha de Maolha de MatinhostinhostinhostinhostinhosJJJJJororororornalnalnalnalnal

Dalmora e Eunice entregamuniformes completos e kits escolares

Na foto, na Escola Caetana Paranhos, com a neta Beatriz, que também vai estudar na Rede Pública de Ensino de Matinhos

Page 2: Folha de matinhos 57

Prefeito Dalmora vai a Brasíliabuscar recursos para o município

O Prefeito Eduardo Dalmorajunto com o chefe de gabinete,David Pancotti, estiveram emBrasília no último dia 18, para bus-car recursos a serem investidos nomunicípio de Matinhos. A reuniãoaconteceu no Ministério do Planeja-mento. A pauta foi sobre o projetode engordamento da praia que tam-bém envolve a requalificação ereurbanização da orla, micro e

Prefeito Dalmora vai a Brasíliabuscar recursos para o município

macro drenagem e a colocação dosgabiões. O Prefeito foi recebido peloDiretor do Programa de Saneamen-to Ambiental e Prevenção de Áreasde Riscos, Marcel Olivi e pela chefede gabinete do Ministério do Plane-jamento, Orçamento e Gestão,Fernanda Amado.

No mesmo dia, Dalmora, es-teve no SPU – Setor de Patrimônioda União para liberar a execuçãodas obras de engordamento dapraia.

Acaba de chegar em Matinhosatravés do programa mais médicosdo Governo federal a Dra.OlindaZélia Bagatelli, brasileira de nascen-ça , Dra Olinda veio de Portugalonde residia a 40 anos para fazerparte do quadro de profissionais dasaude de nosso municipio.

São esperados mais seismédicos que deverão vir paraMatinhos através do programa maismédicos do Governo federal.

O Programa Mais Médicos faz

Matinhos recebe a 1º Médicado Programa mais Médicos

parte de um amplo pacto demelhoria do atendimento aos usuá-rios do Sistema Único de Saúde,que prevê mais investimentos eminfraestrutura dos hospitais e unida-des de saúde, além de levar maismédicos para regiões onde há es-cassez e ausência de profissionais.

Matinhos aguarda ainda a che-gada de mais seis médicos de ou-tro programa, para atender nos pos-tos de saúde, suprindo asnecessidaddes do município.

02 Matinhos, 1ª quinzena de março de 2014

Tiragem 10.000 exemplares.

Distribuiçaõ, Matinhos e Litoral do Paraná.

[email protected]“Matérias assinadas não representam necessariamente a opinião deste veículo de comunicação”

Diretora:Débora Miranda(41) 9909-9581(41) 8486-3981

Mira Publicidade Ltda MECNPJ 08579358/0001-22

Guarda Municipal recebe 5 motos e aguarda veículos novos

Page 3: Folha de matinhos 57

03Matinhos, 1ª quinzena de março de 2014

Gentil assume a Prefeitura de Matinhos durante viagem de Dalmora

O Vice Prefeito, assumiu oCargo de prefeito de Matinhos naausência do Prefeito EduardoDalmora durante viagem.

Na quinta feira 06/03 Gentildeu entrevista ao programa “O PovoQuer Saber” e falou sobre a experi-ência de administrar o município aolado de Dalmora. A seguir os princi-pais trechos da entreevista:

Avaliando a administraçãode Matinhos:

“Fico muito honrado em fazerparte dessa administração.Matinhos hoje é o 3º município emGestão Fiscal do Estado do Paraná,e isso é um motivo de muito orgu-lho para todos nós. Quero parabe-nizar todos os Vereadores queapoiam eu e o Dalmora, toda a co-munidade e o comércio local, poressa conquista. Podemos notarque o metro quadrado está

supervalorizado, graças a uma ad-ministração séria, transparente ecom responsabilidade”.

As mudanças de 5 anospara cá:

“Vejo que Matinhos melhoroumuito, nós já fomos o metro qua-drado mais valorizado do sul do Bra-sil, porém nossas administraçõesanteriores não foram tão felizes e asituação ficou muito difícil para nos-so município. Os turistas foram paraoutros estados e o próprio moradoracabou investindo em outros locais.Hoje vejo que as pessoas estãoretornando, temos grandes empre-sas, o que é um sinal que apenasnós da administração que estamosacreditando, mas, também empre-sários de fora estão se instalandoem nosso município. Com issoMatinhos virou referência, hoje ébem relacionado com o Governo

Estadual e Federal”

As conquistas do município:“A primeira delas a moralidade

e a honestidade que nosso governovem administrando o município.Hoje ninguém vê falar emroubalheira, maracutaia, desuperfaturamento de obras e licita-ções, a honestidade é muito impor-tante em nosso governo. O traba-lho social feito através do Cesta Vidaé de suma importância, como de-pendemos do turismo e ficamos 9messes esperando um final de se-mana, então muitas pessoas de-pendem muito de um apoio e assis-tência social, trabalho esse desen-volvido pela Senhora Eunice quefica a frente da Secretária de Assis-tência Social, ajudando quem maisprecisa. Também destaco a área daEducação com a distribuição dematerial escolar completo, unifor-mes completos e valorizando o fun-cionário público, que antigamentenem faziam compras aqui, pois aslojas tinham poucas variedades,iam a Paranaguá ou Curitiba, e nãotinham crédito, com um salário atra-sado, defasado, mas, hoje todos osnossos funcionários tem um poderaquisitivo bom, destacamos tam-bém o abono e o adicional por tem-po de serviço”.

O que falta fazer:Muito já foi feito, mas precisa-

mos investir mais no Turismo. Soua favor de não trazer o teleférico devolta, mas, fazer uma trilha para quese possa subir no morro. Precisa-mos de um local para a atracaçãode barcos grandes para passeio,temos um litoral maravilhoso. Tra-zer grandes shows, enfim, em umacidade turística, temos que trazerturistas. Conversando com os sur-fistas me informaram que temos amelhor direita do mundo para surfar

, tanto que daqui saíram vários cam-peões como Peterson Rosa, BrunaSchimitz, Jihad, Peterson Crisantoe muitos outros, portanto isso deveser estudado e aproveitado. Tenhotambém um sonho de fazer umMuseu do Surf para mostrar essasestrelas do Surf que daqui saíram.Matinhos é a Namorada do Paranáe estamos no caminho certo, oDalmora é uma pessoa persisten-te, determinado, e, é lógico nós nãosomos perfeitos, e acho que temosmuito mais acertado do que errado”.

Como foi assumir um muni-cípio devendo 50 milhões, semcrédito e pátio de máquinas to-talmente sucateado:

“Quando assumimos a situa-ção era difícil, cheguei a pensar:Olha a situação que entrei! Presen-ciei na Secretária de Obras, não tí-nhamos um caminhão, nenhumamáquina. Olhei para o Dalmora eperguntei o que faríamos, porém,somos tementes a Deus, pedimosajuda, e tínhamos que dar uma res-posta a população. Aos poucos fo-mos acertando as finanças e emdois anos o município foi entrandonos trilhos. Ainda sofremos um pou-co, pois aconteceu aqui um desca-so de muito tempo, e hoje as pes-soas estão vendo a mudança”.

Considerações finais:“A pessoa não precisa gostar

do Dalmora e nem do Gentil, a pes-soa deve gostar de Matinhos Eu e oDalmora amamos Matinhos e te-mos nos dedicado a melhorar omunicípio. Muito obrigado e continu-amos contando com toda a popula-ção Matinhense”.

Gentil Arzão.

Da Redação da Folha de

Matinhos

Page 4: Folha de matinhos 57

04 Matinhos, 1ª quinzena de março de 2014

Roque Vernalha 399,loja B ao lado do

COLETAS FRACIONADAS A PARTIR DE R$ 25,00

LEVAE

TRAZ

* MALOTES* ENCOMENDAS* COMPRAS* DOCUMENTOS* ENCOMENDAS URGENTESENTRE OUTROS FELIX BORILLE

(41) 8435-2366 (Oi)(41) 9274-3639 (Vivo)(41) 9727-7996 (Tim)

Mostrando as habilidades: Festival

Aconteceu neste domingo naPedra da Bolacha, localizada noPico de Matinhos o já tradicionalFestival da Tarrafa, que neste anodevido ao sucesso das ediçõesanteriores, entrou para sua 6º edi-ção.

Nesse ano, o evento contoucom a inscrição de 26tarrafeadores, e um grande publicoque já pelas primeiras horas damanhã se acompanhavam o aque-cimento dos atletas/pescadorescom seus lances de tarrafa.

O evento é uma realizaçãoda Prefei tura Municipal deMatinhos através da SecretariaMunicipal de Educação, Cultura eEsportes, com apoio da Secreta-

ria Municipal de Turismo. O coor-denador do Festival da Tarrafa éum veterano em eventos, oMarins, com apoio de Odair, Jhon,Rafael, Professora Edi e Adilsinho,toda equipe envolvida, merece osparabéns pela organização.

Todas as 13 duplas partici-pantes receberam medalhas pelaparticipação.

Após o evento foi servido umpirão e peixe a todos presentes,também com o apoio da HR imo-biliária.

O Vice Prefeito Gentil Arzãocomentou que esse evento mostraas raízes dos matinheses que do-minam a arte da pesca desde oinício da formação do município.

Aviário Casa da Lavoura

Rações - MedicamentosMateriais p/ Pesca e Praia

Tudo de bom paraseu melhor amigo

Av. Paranguá, 2.867 Bal. Riviera Matinhos 3453-4322

Consulta todas as segundas feiras:Manhã: 9:00 as 11:30Tarde: 13:00 as 14:30

Consultas todas as segundas feiras:Manhã: 9:00 as 11:30

Page 5: Folha de matinhos 57

05Matinhos, 1ª quinzena de março de 2014

Fone: 3473-2794Fone: 3473-2794Fone: 3473-2794Fone: 3473-2794

1º Lugar - Zézinho e Mimi.Premiação: Uma tarrafa oferta da HR Imobiliaria, troféus emedalhas e um jantar no Restaurante Pilequinho cortesia daAuto Escola Gentil.

2º Lugar - Dimitri e Iato.Premiação: Licras cortesia da Pescamar, troféus e medalhas.

3º Lugar - Paulo e Polaco.Premiação: Troféus e medalhas.

4º Lugar - Marquinhos e Tião.Premiação: Troféus e medalhas.

de Tarrafa vai para sua 6ª edição

Confira a classificação do 6º Festival de Tarrafa de Matinhos

AssadosAçougue eMercadoAv. do Contorno 1.780, Caiobá - Matinhos

3473-1524

Page 6: Folha de matinhos 57

06 Matinhos, 1ª quinzena de março de 2014

Campeonato Ferrugem AM Skate Street

O Ferrugem AM SkateStreet, realizado no último fim desemana (22 e 23/02), deu início anova fase ao skate matinhense.Por muito tempo o skate andouesquecido no litoral paranaense,mas com a construção da Pistade Skate de Matinhos com a su-pervisão e orientação do atletaRodil Ferrugem, hoje o municípiotem uma das melhores pistas deStreet do Brasil.

Com renomados skatistas eamadores presentes, além do alto ní-vel técnico a pista contribuiu muito parao evento ser considerado um dosmelhores já realizados no estado.

O evento serviu para avaliara pista que ainda não foi inaugu-

rada, e teve 201 inscritos dispu-tando a premiação de R$ 12 mildividida entre as categorias Mirim,Iniciante, Feminino, Am2 e Am1.

No sábado foram realiza-das as eliminatórias das catego-rias Mirim, Iniciantes e Am2. Parafechar o dia aconteceu o showcom da banda SKURF.

A molecada caiu cedo dacama no domingo, pois as com-petições as tiveram início as 9horas com a categoria Mirim, equem se saiu bem apresentandouma linha impecável foi CarlosEduardo, que faturou o campeo-nato, seguido de Gean Gustavoem Segundo e Mateus Gemenesem terceiro.

A Iniciante foi a categoriacom o maior número de inscritos.Para a molecada chegar na finalfoi uma batalha dos 82 atletas,somente 10 passaram para a fi-nal e quem levou a melhor foiMarcos Vinicius seguido de LuizFernando em Segundo e WilsonMuniz em terceiro.

O feminino foi final direto,somente 4 atletas inscritas.Beatriz Chimasnki mostrou queesta com o skate no pé e faturouesse campeonato deixando asegunda posição para TatianaMacedo e Barbara Sieno em ter-ceiro.

Am2 foi muito disputado, poistodos da final estavam andando

bem e deram muito trabalho paraos juízes.

Mas quem levou para casaa medalha de campeão foi Jorgedos Santos, Segundo Leonardode Castro e terceiro EduardoSantos.

Todos esperavam a grandedo Am1 ja que tivemos ummatinhense brigando pelo primei-ro lugar. Ivan Monteiro foi a bolada vez nesse evento, mesmo an-dando com a pressão da torcidaa favor do atleta de Matinhos ,Ivan destruiu na final, executandomanobras complicadas e difíceislevando o primeiro lugar, seguidode Lucas Alves em segundo eLucas Simora em terceiro

Page 7: Folha de matinhos 57

07Matinhos, 1ª quinzena de março de 2014

4ª Feira dasfrutas e verduras

5ª Feira Padaria eConfeitariaAceitamos

Encomendasde Bolos

6ª Feira dasCarnes e pizzas

AV. Paranaguá, 2854Riviera II - Matinhos PR.

Fone (41) 3453-3654

avalia a Pista de Skate de Matinhos

Mirim:

ATLETA Soma Max 1/21 C. EDUARDO NEVES 2022 GEAN GUSTAVO 1843 MATEUS GEMENES 1834 MATHEUS HENRIQUE 1745 LEONARDO FERREIRA 1526 MATHEUS CAZAO 1467 RAFAEL THOME MEYER 1308 DENIS LUIZ DE SÁ 1269 LAURO WILLIAN BATISTA 11910 SANTIAGO CESAR 0

Iniciante:

ATLETA SOMA MAX 1/2/31 MARCOS VINICIUS O.MAGALHAES 191,00

2 LUIZ FERNANDO VALLENTI183,003 WILSON MUNIZ REBACK JR.181,004 JOSNEI DO NASCIMENTO177,005 CARLOS EDUARDO DEJESUS M. 176,006 MATHEUS MELLO 170,007 GABRIEL M. DE SOUZA 166,008 GREGOY ANDREAS LEAL164,009 EVERALDO SILVA 160,0010 GUILHERME DE FREITAS158,00

Feminino:

ATLETA / Name Soma Max 1/2

BEATRIZ CHIMANSKI 75TATIANA M R DE MACEDO 50BARBARA SIENO 48KATIA NAIR NEGHERBON 45MARIANA ISABELA 0

Amador 2:

ATLETA SOMA MAX 1/2/31 JORGE DOS SANTOS 70,002 LEONARDO DE CASTRO69,003 EDUARDO SANTOS DEJESUS M 68,004 WESLEY FELIPE BORGES67,005 RAFAEL EASRUART 63,006 BRYAN LEONARDO 58,007 LUIZ FERNANDO LOPES 57,00

8 JONATHAN PEREIRA E.GOMES 55,009 ADRIANO CARVALHO 53,0010 MARCOS VALENTIN 0,00

Amador 1:

ATLETA SOMA MAX 1/2/3IVAN MONTEIRO BRAGA 77,00LUCAS ALVES 71,00LUCAS SIMORA 70,00FELIPE SOARES 68,00HEVERTON DE FREITAS 66,00BRANDON MARTINS VILLA NOVA65,00MURILO MARQUES 63,00MARLON CORREA 60,00DUDU GARCIA 58,00KAUAN KAROLESK 56,00

Page 8: Folha de matinhos 57

08 Matinhos, 1ª quinzena de março de 2014

3453-6311Fone:

Cerca de 5000 alunos da redemunicipal receberam pelo quintoano consecutivo uniformes comple-tos e da melhor qualidade jaqueta,calças, bermudas, shorts saias emochilas, tênis, meias e camisetase kits de material escolar.

O Prefeito Dalmora acreditaque a qualidade da Educação é amelhor herança que uma adminis-tração pode deixar para o futuro de

Pelo 5º ano consecutivo Dalmora e GentilDe olho no futuro o Prefeito Dalmora,

nosso município”A criança fora dasruas e dentro da escola tem umachance muito maior de completarseu ciclo escolar até a universida-de, além de se manterem longe dasdrogas e da violência que assola oPaís”, afirmou o Prefeito Dalmora.

Matinhos hoje possui umaperspectiva maior do que é fazereducação. Isso mostra que somen-te com respeito à população e valo-

rizando nossos educadores tere-mos uma mudança social, onde to-dos têm acesso e direito à educa-ção, conforme prevê a nossa Cons-tituição Federal.Durante a entregados uniformes em seu discursoDalmora falou das inúmeras con-quistas na área da educação alcan-çados por esta nova administraçãodentre elas:

1- Os kits de material escolar,

diminuindo os gastos dos pais noinicio das aulas.

2 - Uniforme escolar comple-to de inverno e verão que já é entre-gue pelo quinto ano consecutivo.

3 - O uso de net books e com-putadores pelos alunos da redemunicipal de ensino.

4 - A melhora na qualidade damerenda escolar com carnes, pei-xes, verduras e frutas onde as cri-

Page 9: Folha de matinhos 57

09Matinhos, 1ª quinzena de março de 2014

Av. Maringá, 187 - Centro - Matinhos - F. 3453-7206 - [email protected] Da Fonte, 522 Fone: 3453-1173

e 3453-6950 - Matinhos - PR

reafirmam seu compromisso com a educaçãotem investido forte na educação no município.

anças podem repetir o pratoquantas vezes quiserem.

5 - O contra turno escolaronde o aluno tem atividades es-portivas, artísticas, culturais, deeducação ambiental, acompanha-mento pedagógico e alimentaçãocompleta para as crianças, café damanhã, almoço e lanche reforça-do à tarde.

6 - Construção de dezenas de

novas salas de aula, com mobiliá-rio novo.

7 - Reformas das escolasMunicipais.

8 - Construção de um novocomplexo Educacional na RuaCianorte no Bairro Rio da Onça com11 salas de aula e Ginásiopoliesportivo coberto.

9 - Reforma e Construção deBibliotecas.

10 - Televisores com entradasUSB – Pen drive para cada sala deaula.

11 – Uniformes Pen drives,notebooks e melhora dos saláriospara os Professores.

12 – Melhora do transporteescolar, com até mesmo Ônibus deacessibilidade para APAE.

13 – losas interativas onde osalunos adquirem um melhor apren-

dizado por meio da tecnologia.“Recursos estes que não são

encontrados nem mesmos em mui-tas escolas particulares da Capital”comenta o prefeito.

“Ai me pergunto por que ago-ra o município tem dinheiro para fa-zer tudo isso e antigamente não ti-nha, onde ia parar o dinheiro da Pre-feitura de Matinhos? Boa pergunta!”Finaliza Dalmora.

Page 10: Folha de matinhos 57

10 Matinhos, 1ª quinzena de março de 2014

Dr. Marcos Rogério Cantazini CRO”PR”- 12.514

- Aparelhos Ortodônticos- Clareamento com Laser- Atendimento a Crianças- Cirurgias do Siso- Tratamento de Canal- Próteses Fixas e Removíveis- Clínica Geral

C l í n i c a O d o n t o l ó g i c aC l í n i c a O d o n t o l ó g i c aC l í n i c a O d o n t o l ó g i c aC l í n i c a O d o n t o l ó g i c aC l í n i c a O d o n t o l ó g i c aAtendimento nas áreas de :

Fone: 3453-0099

Dr. Édison Leopoldo - CRO - 7.712Especialista e Mestre em OrtodontiaResp. Técnico - CLM”PR” - 1.376

Rua Bandeirantes, 25, Centro,Matinhos – PR

Matinhos sedia a Copa Sul Sudeste de Takwondo

O evento contou com a parti-cipação de 450 Inscritos de 22 mu-nicípios, sendo eles:

Matinhos, Paranaguá,Guaratuba, Pontal do Paraná,Curitiba, Pinhais, São José dos Pi-nhais, Piraquara, Ponta Grossa, Cas-tro, Dois Vizinhos, Maringá, Londrina,Cambé, Foz do Iguaçu, Joinville,Florianópolis, São Bento do Sul,

Peabirú, Cascavel, Paranavaí, Toledo.Em dois dias de evento o pú-

blico pode assistir a lutas emocio-nantes e os competidores tiverama oportunidade de aprimorar os co-nhecimentos através dos temasapresentados por palestrantes.

No domingo a Copa Sul su-deste de Taekwondo, contou comgrandes combates e foi a oportuni-

dade para atletas se prepararempara futuros eventos e experiênciaem campeonatos para alguns quenunca pisaram em tatames em umacompetição.

O município de Matinhos repre-sentado pela Equipe Shekinah deTaekwondo Conquistou o 1º Lugar Ge-ral por Equipe, a equipe Ferla deCuritiba ficou em 2º Lugar, a

Taekombat de Pontal do Paraná em3º Lugar, em 4º a equipe do ProfessorLoeci Leandro de Pontal do Paraná.

A Organização do Evento fi-cou com o Mestre Maurício de Fari-as, e teve o apoio da Prefeitura Mu-nicipal de Matinhos, através dasSecretarias de Turismo e Desenvol-vimento Econômico e Secretaria deEducação, Cultura e Esporte.

Page 11: Folha de matinhos 57

11Matinhos, 1ª quinzena de março de 2014

Com faixas pintadas, esse é o novo visual da Roque Vernalha

Rua Apucarana na Vila Nova recebe novo asfalto

Page 12: Folha de matinhos 57

12 Matinhos, 1ª quinzena de março de 2014

O Carnaval 2014 de Matinhoscomeçou a ser organizado pela Pre-feitura em julho de 2013 quando aempresa Maxoel Reginaldo CruzME saiu vencedora, na ocasião, asegunda colocada, a Mundi Loca-ções foi a segunda colocada, a J.M. B. Aresta ME (a mesma que pu-blica o jornal O Imparcial), represen-tada por Fabiano Augusto Nunes,participou e ficou em terceiro lugar.Porém, segundo a prefeitura, nenhu-ma dessas empresas apresentouem tempo hábil o Trio Elétrico. Des-sa forma, a empresa Liquids Even-tos, a única que apresentou o Trio etinha a documentação completa,acabou saindo vencedora para fa-zer o Carnaval 2014. A EmpresaMundi, entrou com recurso questio-nado o tempo de apresentação paraa vistoria e a licitação acabou can-celada.

Já no dia 19 de novembro,outra licitação aconteceu com asdevidas correções no edital, dandomais prazo a apresentação do TrioElétrico. O processo foi canceladoporque nenhuma das empresasapresentou o Trio Elétrico.

Fabiano Nunes

Depois de duas licitação fra-cassadas, as empresas alegaramque já teriam patrocínio, e poderiamfazer o Carnaval, mesmo sem ver-ba pública, e ainda pagando (emprocesso licitatório) pela utilizaçãodo espaço público (Av. Atlântica).

Mas uma vez a prefeitura abriuo processo licitatório com as em-presas F A Nunes e S SaidAgenciamento Artístico, saindo ven-cedora a F A Nunes, que mais umavez não cumpriu com as exigênci-as do contrato. A segunda empresafoi convocada, porém também jánão aceitou pelo pouco espaço detempo para organizar o Trio.

A prefeitura ainda tentou con-tratar um caminhão de som comdispensa de licitação, porém a úni-ca empresa que aceitou, o fez nasexta feira de carnaval, tornandoassim impossível a contração emcima da hora.

A pessoa citada em ambas aslicitações, Fabiano Augusto Nunes,participa de licitações em dezenasde modalidades no Paraná e SantaCatarina, elas vão de Trio Elétrico,carimbos, impressos, mão de obra,

banners e outros mais, com maisde uma empresa. Na internet pode-se encontrar vários problemas cau-sados pelas empresas, e o cidadãose envolveu inclusive em uma gran-de confusão em Jandaia do Sul,quando participava de uma licitaçãoda área gráfica. Nesse caso especí-fico, segundo a representante da 2ªcolocada na licitação, ele teria “ofe-recido” seu espaço ganho na licita-ção e ela não aceitou a proposta

No Facebook, Fabiano fezuma postagem afirmando: “Chum-bo trocado não dói, eu avisei quenão ia sair carnaval e muito menosCaiobanda”, em tom de quem se vin-gou, ameaçou e cumpriu.

Após isso, Matinhos ficou sema Caiobanda e a reclamação foi ge-ral em cima da prefeitura e do Pre-feito, porém, os fatos acima mos-tram a realidade dos fatos e espe-ra-se que a Comissão de Licitaçãoda Prefeitura deixe essas empresasinabilitadas por 2 anos, que é o pra-zo máximo permitido.

O Prefeito Eduardo Dalmora,vendo a quantia que seria gastacom o carnaval, fez uma enquete

para ver a opinião da população, aproposta vencedora nessa enquete,optou por ter carnaval familiar e comuma noite de Caiobanda (essa 2ª li-citação vencida por Fabiano).

Dalmora comenta que rece-beu ligações de comerciantes pa-rabenizando pelo carnaval tradicio-nal, sem trios e sem violência.

“Além disso as famílias pas-seavam pela Avenida Atlântica comseus filhos, que puderam ver blo-cos, bandas e o tradicionalGaribaldis e Sacis de Curitiba, co-mércios que eram fechados quan-do o trio passava, nesse ano manti-veram as portas abertas, e venden-do” cita Dalmora.

“Também vi gente reclaman-do, alguns que se aproveitavam dealguma forma dos trios elétricos, eviajavam depois para a Europa paracomemorar” finaliza o Prefeito.

Com o valor economizadocom os trios, Dalmora já licitou qua-tro ambulâncias para serem utiliza-das no transporte de pacientes doHospital Navegantes.

Da Redação da Folha deMatinhos

Empresa F. A Nunes & Cia Ltda, de Fabiano Augusto Nunes vence a

Page 13: Folha de matinhos 57

13Matinhos, 1ª quinzena de março de 2014

Do OrdenadorÓrgão: Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econô-

micoUnidade: Gabinete do SecretárioDo ObjetoTem este o fim especial de solicitar a Vossa Excelência abertura de

processo licitatório para contratação de 01 (um) caminhão toco com equi-pamento de som para o Carnaval 2014.

Da Justificativa

No dia 25 de julho de 2013 por meio da Secretaria Municipal de Tu-rismo, foi iniciado um processo licitatório tendo como objeto a contrataçãode 01 (um) trio elétrico para o Réveillon 2013/2014 (31 de dezembro), e acontratação de 02 (dois) trios elétricos para o carnaval 2014 (01,02 e 03de março). Com o numero de protocolo 0683.20009674/2013 na data 26/07/2013. A Licitação ocorreu no dia 25 de setembro de 2013 as 09h00min.Tendo como ganhadora a empresa MAXOEL REGINALDO CRUZ – MEinscrita no CNPJ 09.628.640/0001-15, e em segundo lugar a empresaMUNDI LOCAÇÕES DE ESTRUTURAS TEMPORÁRIAS E TENDASEIRELI inscrita no CNPJ 17.140.866/0001-09 e em terceiro lugar a empre-sa J.M.B ARESTA inscrita no CNPJ 14.579.435/0001-47, porém estasempresas não apresentaram o objeto licitado em tempo hábil. Portanto aempresa ganhadora desta licitação foi à empresa LIQUIDS EVENTOSLTDA ME inscrita no CNPJ 14.475.095/0001-04, por ter sido a única a apre-sentar os objetos de tal licitação. Diante deste fato a empresa Mundi clas-sificada em segundo lugar entrou com um recurso no dia 01 de outubro de2013, questionando o tempo da apresentação para a vistoria do objeto(ver processo de licitação nº 165/2013).

Este processo de licitação foi cancelado pela pregoeira e pelo de-partamento jurídico desta Prefeitura no dia 02 de outubro de 2013 por jul-gar procedente o questionamento apresentado pela empresa Mundi.

No dia 10 de outubro de 2013 foi iniciado pela Secretaria Municipalde Turismo um novo processo licitatório nº 203/2013, pregão realizado nodia 19 de novembro de 2013 com as devidas correções no edital, dando aempresa vencedora um prazo maior para a apresentação do objeto licita-do (05 dias para cada empresa, após a classificação), sendo assim esteprocesso deu-se como fracassado, pois nenhuma das empresas partici-pante apresentou o objeto no prazo.

Tendo em vista que os dois processos licitatórios instaurados paraesse fim restaram fracassados, esta Secretaria de Turismo optou por maisum processo licitatório, com a proposta de patrocínio para o novo objeto.Proposta esta efetuada por algumas empresas que demonstraram inte-

resse em fazer o carnaval com patrocínio, pois alegavam já possuir patro-cinadores. No dia 02 de janeiro de 2014, a Secretaria Municipal de Turismoiniciou um novo processo licitatório nº002/2014 concorrência nº001/2014realizada no dia 17 de fevereiro de 2014 com o objeto de: PERMISSÃO DEUSO A TITULO ONEROSO, DA AV. ATLÂNTICA ENTRE A RUA ALVORA-DA E A RUA DR. JOSÉ REBELO NO MUNICIPIO DE MATINHOS, PARAEMPRESA COM INTERESSE NA REALIZAÇÃO DA FESTA DE CARNA-VAL (CAIOBANDA) NO DIA 02 DE MARÇO DE 2014 COM O DIREITO DEEXPLORAÇÃO DE ESPAÇO PUBLICITÁRIO NOS TRIOS ELÉTRICOS.LANCE INICIAL DE R$1.000,00 (UM MIL REAIS) POR TRIO ELÉTRICO.Com a participação das empresas F.A.NUNES inscrita no CNPJ 02.040.797/0001-86 e S SAID AGENCIAMENTO ARTISTICO inscrita no CNPJ03.935.010/0001-07, tendo como vencedor a empresa F.A.NUNES (parti-cipante dos dois processos licitatórios fracassados) e após não ter cum-prido com as exigências contidas no objeto do processo foi convocada asegunda empresa classificada S SAID AGENCIAMENTO ARTISTICO quetambém declinou do processo licitatório. Diante dos fatos expostos, osprocessos de licitação instaurados com a finalidade de realizar o Carnavalno Município de Matinhos restaram fracassados e que não há tempo hábilpara a realização de uma nova licitação até o dia 02 de março de 2014,esta Secretaria solicita abertura de processo para a contratação de umcaminhão toco com equipamento de som para animar o Carnaval 2014. Épreciso destacar que o carnaval é um grande e tradicional evento já inclu-ído no calendário oficial de Matinhos, o qual recebe um publico superior aum milhão de pessoas (entre população nativa e de fora), e que tem comocaracterística atrair turistas para o nosso município, o que alavanca a eco-nomia local, fazendo com que haja um maior movimento no comercio,bares, restaurantes, rede hoteleira e outros segmentos, além de entreteras pessoas que aqui vivem ou que vêm participar deste grande evento.Deste modo não havendo prazo suficiente para iniciar um novo processolicitatório para a contratação de um trio elétrico para este evento, estaSecretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico solicita aVossa Excelência a abertura de um processo de dispensa de licitação decaráter emergencial, com o intuito de contratar uma empresa responsávelpelo fornecimento de um caminhão toco com equipamento de som para afesta de carnaval que será realizada no dia 02 e 03 de março de 2014.Tudo para que não se perca a oportunidade de promover esse evento tãoimportante do calendário local, a qual certamente trás inúmeros benefíci-os como tem ocorrido nos anos anteriores ao Município.

Por todo o exposto, declaro a adequação orçamentária e financeirado presente Pedido de Licitação com a LOA e a compatibilidade com oPPA e a LDO, nos termos do Art. 16, II da LRF, e solicito ao Senhor PrefeitoMunicipal a autorização para a realização do procedimento de licitação,nos termos da Lei n.º 8.666/93.

Matinhos, 26 de fevereiro de 2014

RUY HAUER REICHERTSECRETÁRIO MUNICIPAL DE TURISMO E DESENVOLVIMENTO

ECONÔMICO

Pedido de Licitação Número 114 - Exercício 2014 - Data 26/02/2014

licitação, porém, não cumpre com o edital e não faz a Caiobanda

Secretaria de Turismo fez relatório e tentou até a última hora contratar Trio Elétrico

Durante o fechamento dessa matéria as empresas MAXOEL REGINALDO CRUZ ME, e MUNDI LOCAÇÕES DE ESTRUTURAS TEMPO-RÁRIAS E TENDAS EIRELI, ficaram impedidas de contratar com a Administração Pública Municipal pelo prazo de 01 (um) ano, com base nasdisposições do Art.7º da Lei nº 10.520/02 e item 14.4.3 do edital, referente ao processo epigrafado (conforme consta no site da PMM).

A Empresa F A Nunes & Cia Ltda M E, já estava sendo notificada para apresentar defesa, e Caso não o faça ou a mesma não sejaaceita, também ficará impedida de contratar com a administração Pública Municipal por 1 ano.

Page 14: Folha de matinhos 57

Foto: Irene de Miranda Goulart

Restaurante & Pesque Pague Quintilha

Almoço: Galinha Caipira, Pernil a Pururuca, Costela Assada,Vaca Atolada, 10 tipos de Saladas e 4 tipos de sobremesa.

Entrada pela Rod. Alexandra Matinhos Km 04Fones: 3427-3536 e 8836-8883

Pesque Pague: Tilápias, Pacús, Dourados e Pintados.Abrimos todos os finais de semana e feriados nacionais.

14 Matinhos, 1ª quinzena de março de 2014

Vereador Dr. Gerson envia Projetos aCâmara Municipal sobre Acessibilidade

De acordo com a AssociaçãoBrasileira de Normas Técnicas(ABNT NBR950), a Acessibilidade édefinida como “a condição para uti-lização com segurança e autono-mia, total ou assistida, dos espaçosmobiliários e equipamentos urba-nos, das edificações, dos serviçosde transporte e dos dispositivos, sis-temas e meios de comunicação einformação por uma pessoa comdeficiência ou com mobilidadereduzida”.

No âmbito federal já existe aLei que estabelece normas geraise critérios básicos para a promoçãoda acessibilidade, o Decreto lei 5296de 2 de dezembro de 2004.

Em Matinhos o Vereador Dr.Gerson Júnior enviou dois projetosa Câmara Municipal, um de Lei eoutro de Indicação, normatizando aAcessibilidade no município.

“Esta Lei tem por finalidade aadequação de logradouros, edifíci-os, mobiliários, empresa particular,escolas particulares e espaços ur-banos de uso público, propiciandomelhor acessibilidade a todas aspessoas, especialmente aquelasque possuam algum tipo de defici-ência” comenta Dr. Gerson.

O Projeto de indicação suge-re que sejam colocadas placas so-bre o direito preferencial do idoso,da gestante, do deficiente nas sa-las onde funcionam atividades deatendimento ao Público, pelo Exe-cutivo Municipal, preferencialmentenas Unidades de Saúde.

“Estive acompanhando asPinturas do projeto de revitalizaçãoda Rua Roque Vernalha ficou ótimajuntamente com a acessibilidade,nossos moradores merecem umcentro a altura de Matinhos, Para-béns ao prefeito Eduardo Dalmora”,finaliza Dr. Gerson.

Vereador Márcio do Seda acompanhaentrega de Uniformes e Mat. Escolares

O Presidente da Câmara Mu-nicipal de Matinhos Vereador Márciodo Seda, tem acompanhado o Pre-feito Eduardo Dalmora e a secretá-ria de Assistência Social, EuniceViganó Dalmora em todas as entre-gas de Materiais Escolares e Uni-formes nas Escolas Públicas domunicípio.

“Isso é uma conquista para asfamílias de Matinhos, podemos verque poucos municípios do Paranácontam com esse benefício” co-menta o Vereador Márcio.

Page 15: Folha de matinhos 57

Utilidades Domésticas, Papelaria,Presentes, Artigos de Praia

Eletrodomésticos e Ferramentas

Loja 02 Av, JK de Oliveira, 720Matinhos

Fone:(41) 3453-0199

Loja 01 Av, Roque vernalha,240 - Centro - Matinhos

Fone:(41) 3453-1194

15Matinhos, 1ª quinzena de março de 2014

Um grupo coordenado pelaProfessora Lolita de Lima, tem seencontrado semanalmente a quatroanos na Praça central de Matinhostodas segundas, quartas e sextas -feiras as 08:00 horas da manhã paraa pratica do Tai Chi Chuan, a parti-cipação é gratuita e qualquer pes-soa pode participar.

O tai chi chuan tem suasraízes na China, sendo, atualmen-te, uma arte praticada no mundotodo. É apreciado no ocidente es-pecialmente por sua relação com ameditação (tao yin) e com a promo-ção da saúde, oferecendo, aos quevivem no ritmo veloz das grandes

Tai Chi Chuan em Matinhos

cidades, uma referência detranquilidade e equilíbrio.

Os criadores do tai chi chuanbasearam sua arte na observação danatureza - não apenas na observa-ção dos animais, mas também no es-tudo dos princípios da interação en-tre os diversos elementos naturais.

Como somos parte desta na-tureza, o conhecimento destes prin-cípios e de como atuam dentro denós, estudados pela medicina tradi-cional chinesa, revelam o tai chi comouma fonte efetiva de energia que en-contra-se em nosso interior, situadana região do corpo nomeada peloschineses de dantian médio.

Famílias curtiram Garibaldis e Sacis

O bloco carnavalescocuritibano Garibaldis e Sacis seapresentou na segunda-feira (3) emMatinhos. A apresentação foi naPraia de Caiobá, na Avenida

Atlântica.O bloco desfilou pela avenida,

cantando marchinhas do repertóriopróprio e tradicionais de carnaval,levando famílias a diversão.

Page 16: Folha de matinhos 57

PENSANDO NA QUALIDADE E VARIEDADE PARA SUA FAMÍLIA

BrBrBrBrBrasãoasãoasãoasãoasãoSuperSuperSuperSuperSuper mermermermermercadoscadoscadoscadoscados

AGRADECEMOS A PREFERÊNCIA

Loja 1: Rua Projetada nº 120 Em frente a Prefeitura Fone: 3453-2828 - Loja 2: Rua Roque Vernalha nº 157 - Centro Fone: 3453-0002COMPROMISSO EM SER MAIS BARATO

Descontos especiais o ano inteiro

Medicamentos e PerfumariaFone:(41) 3453-6953

Av. Paranaguá, 3504 - Praia Grande - Matinhos - PR

Ouça na Rádio Ativa FM Matinhos, as perguntas da população e as respostado Prefeito Eduardo Dalmora sobre a administração municipal.

Você também pode participarenviando sua pergunta pelo email:

[email protected]

Anuncie AquiFone:(41) 8486-3981

[email protected]