folha de guaianases - abril 2011

6
Guaianases, Ferraz, Itaquera, Poá e Suzano O jornal da Zona Leste e do Alto Tietê Número 406 R$ 0,90 São Paulo, 2ª quinzena de abril de 2011 2 4 Anos A Palavra da Periferia www.folhadeguaianases.com.br Conhecido como um dos bairros-dor- mitórios de São Paulo, o distrito de Guaianases completará 150 anos no dia 3 de maio. A região, que incorpora o distrito de Lajeado, ainda conserva a aparência de vilarejo pobre dos anos 40 e 50. O problema se concentra nos baixos recursos que são repassados pela Prefeitura de São Paulo à subpre- feitura local. E com poucas obras e ser- viços, faltam também empregos para a população de Guaianases. 150 anos de Guaianases: ainda faltam obras, serviços e empregos Foto: Assessoria de Imprensa da Subprefeitura Guaianases Eles estão por todo o centro de Guaianases, os ambulantes irregu- lares, que atrapalham o comércio legal e o esta- cionamento de veículos. Na edição passada da Folha de Guaianases, di- vulgamos que a Prefei- tura de São Paulo – em convênio com Polícia Militar – vai intensificar a fiscalização em todas as subprefeituras da Ca- pital. Por enquanto, em Guaianases, os camelôs ainda não foram “inco- modados”. PÁGINA 3 Prefeitura amplia fiscalização de ambulantes; em Guaianases, eles continuam ocupando ruas A cantora Eliana de Lima poderá disputar uma vaga para a Câmara Municipal de São Paulo, em 2012, pelo PC do B. No último dia 25 de abril, ela prestigiou a posse do novo secretário Especial de Articulação para a Copa do Mundo, Gilmar Tadeu Ribeiro. O cargo foi criado pelo prefeito Gilberto Kassab (PSD). PÁGINA 4 Eliana de Lima é indicada pré-candidata a vereadora Foto: Divulgação LEIA MAIS EDITORIAL - Fal- tam hospitais e médi- cos; sobram promes- sas – Jorge Teixeira da Costa – Página 2 Estádio ou não, Itaque- ra e região precisam mudar – Página 4 Festa de confraterni- zação: Luiz Moura e Senival – Página 6 Unidos é o campeão da 11ª Copa Santana – Página 4 Veja na PÁGINA 3, matéria na coluna A voz dos bairros, assinada por Jorge Teixeira da Costa. E na PÁGINA 5, a programação de eventos da Subprefeitura para o aniversário de Guaianases.

Upload: folha-de-guaianases

Post on 22-Mar-2016

239 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Guaianases

TRANSCRIPT

Page 1: Folha de Guaianases - Abril 2011

Guaianases, Ferraz, Itaquera, Poá e SuzanoO jornal da Zona Leste e do Alto Tietê Número 406 R$ 0,90São Paulo, 2ª quinzena de abril de 2011

24AnosA Palavra da Periferia

www.folhadeguaianases.com.br

Conhecido como um dos bairros-dor-mitórios de São Paulo, o distrito de Guaianases completará 150 anos no dia 3 de maio. A região, que incorpora o distrito de Lajeado, ainda conserva a aparência de vilarejo pobre dos anos

40 e 50. O problema se concentra nos baixos recursos que são repassados pela Prefeitura de São Paulo à subpre-feitura local. E com poucas obras e ser-viços, faltam também empregos para a população de Guaianases.

150 anos de Guaianases: ainda faltam obras, serviços e empregos

Foto: Assessoria de Imprensa da Subprefeitura Guaianases

Eles estão por todo o centro de Guaianases, os ambulantes irregu-lares, que atrapalham o comércio legal e o esta-cionamento de veículos.

Na edição passada da Folha de Guaianases, di-vulgamos que a Prefei-tura de São Paulo – em convênio com Polícia Militar – vai intensificar

a fiscalização em todas as subprefeituras da Ca-pital. Por enquanto, em Guaianases, os camelôs ainda não foram “inco-modados”. Página 3

Prefeitura amplia fiscalização de ambulantes; em Guaianases, eles continuam ocupando ruas

A cantora Eliana de Lima poderá disputar uma vaga para a Câmara Municipal de São Paulo, em

2012, pelo PC do B. No último dia 25 de abril, ela prestigiou a posse do novo secretário Especial de

Articulação para a Copa do Mundo, Gilmar Tadeu Ribeiro. O cargo foi criado pelo prefeito Gilberto

Kassab (PSD). Página 4

Eliana de Lima é indicada pré-candidata a vereadora

Foto: Divulgação

LEia MaiS

EDiTORiaL - Fal-tam hospitais e médi-cos; sobram promes-sas – Jorge Teixeira da Costa – Página 2

Estádio ou não, Itaque-ra e região precisam mudar – Página 4

Festa de confraterni-zação: Luiz Moura e Senival – Página 6

Unidos é o campeão da 11ª Copa Santana – Página 4

Veja na Página 3, matéria na coluna A voz dos bairros, assinada por Jorge Teixeira da Costa. E na Página 5, a programação de

eventos da Subprefeitura para o aniversário de Guaianases.

Page 2: Folha de Guaianases - Abril 2011

2ª quinzena de abril de 2011 Grupo Leste de Jornais

OPINIÃO 2

Diretor Responsável: Jorge Teixeira da Costa (MTB 19.994 SP)Diretora Executiva: Rosa MartinezJornalista Responsável: Antônio Prado MTPS 9920Diretor Comercial: Alexandre MartinezColaboradores: Ronil Spilla, Roberto Elias, Luciano Pires, Isaac Sayeg e Elias Mattar.

O Grupo Leste de Jornais é uma publicação mensal da Empresa Jornalística Folha de Guaianases LTDA - e edita os jornais: Folha de Guaianases, Zona Leste em Notícias, Tribuna Bandeirante e O Guerreiro. “As presenças dos nomes neste expediente não assegura aos respectivos membros o vínculo empregatício com esta empresa jornalística”.

“As matérias assinadas não refletem obrigatoriamente a opinião deste jornal”.

Contato Publicitario: Silas H. Ferreira - (11) 2849-3251

Diagramação e Produção: LILIAN OLIvEIRA - CEL.: 7630-5532

Expediente

Redação e Publicidade: Rua Evaldo Calabrês, 670, Vila Princesa Isabel - Guaianases - CEP 08410-070 Fone/Fax 2557-8988

e-mail: [email protected] / [email protected] www. folhadeguaianases.com.br

Circulação: Zona Lestee cidades do Alto Tietê

Tô chegando na Cohab . . .O vereador Netinho de Paula (PC do B), longe dos palcos como cantor de pagode, agora está cogitado para disputar a eleição para prefeito de São Paulo. Fica a dúvida: se eleito, quais serão seus projetos para o município? Como vereador, sua atuação tem sido discreta.

E Marta Suplicy?

A senadora Marta Suplicy (PT/SP) foi parcei-ra de Netinho de Paula na disputa eleitoral em 2010. Nos bastidores, dizem que ela pediu ao então candidato que abandonasse o bor-dão “vote na loira e vote no negão”. Na épo-ca, parte da cúpula do PT paulista temia que Netinho obtivesse mais votos que “a loira”, o que acabou não acontecendo, com a eleição de Marta e de Aloysio Nunes, do PSDB.

Gabriel ChalitaEx-político do PSDB, o deputado Gabriel Chalita (PSB/SP) é o nome mais cotado

A cidade de São Paulo vive o mesmo dilema dos demais municípios do país: o setor de saúde não atende à demanda da população. Apesar de sua grandiosidade e importância, a capital está longe de prestar um serviço público de qualidade, com bons hospitais, postos de saúde e médicos de plantão – principalmente nas regiões mais periféricas.

Em recente matéria publicada no por-tal UOL, foram listadas as 10 promessas ainda não cumpridas pela administração do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Duas delas são relacionadas à saúde, já que Kassab prometeu erguer três hospitais – em Parelheiros, Brasilândia e Vila Matilde – e inaugurar 50 ambulatórios odontológicos. Não se pode esquecer que faltam apenas um ano e sete meses para o fim do mandato do prefeito, apesar de sua assessoria informar que as unidades acima serão inauguradas.

Promessas de campanha à parte, o que vale é observar o buraco na infraestrutura da saúde em nossa cidade e nos municípios vizinhos do Alto Tietê, neste canto leste, um tanto esquecido pelos governantes nos últimos anos.

Não posso ser omisso e deixar de infor-mar que muitas ações foram tomadas pelos

governos municipais, estaduais e federais no sentido de melhorar a saúde. No gover-no do Estado, o então secretário de Saúde Luiz Roberto Barradas Barata, morto em 2010, fez inúmeros esforços nesse sentido. Segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde, sob o comando de Barradas foram entregues 31 novos hospitais, implantado o programa Dose Certa e construída uma fábrica de vacinas, entre outras iniciativas.

Apesar dos esforços de alguns gover-nantes, a situação beira o caos, conforme vistoria realizada este ano pela Comissão de Saúde da Câmara Municipal, realizada em quatro hospitais da Prefeitura de São Paulo: Tatuapé, Itaquera e Ermelino Matarazzo, na Zona Leste, e Campo Limpo, na Zona Sul. Em média, faltam 112 médicos nestas qua-tro unidades e há carência de 447 profissio-nais de diversas especialidades.

A Prefeitura contrariou os números e informou que houve crescimento de 45%, de 2004 até hoje, no número de médicos na cidade.

Com a palavra, a população . . .

EditorialJorge Teixeira da Costa

ISAÍAS BELAFONTE

POR ARISTIDES FIGUEIRA

[email protected]

[email protected]

[email protected]

Pororoca

CURTINHAS...

P4

PENSATA

Jorge Teixeira da Costa

Adeus, prefeitura!O ano que vem promete ser bas-tante agitado nas cidades do Alto Tietê, pois muitos prefeitos não po-derão concorrer à reeleição, devi-do estarem em segundo mandato. São os casos de Marcelo Candido (PT), em Suzano; Jorge Abissamra (PSB), em Ferraz de Vasconcelos; e Armando da Farmácia (PR), em Itaquaquecetuba.

Região Metropolitana - 1No último dia 29 de abril, aconte-ceu a quarta audiência pública so-bre o Projeto de Lei Complementar (nº 06/2005), de autoria do Go-

verno do Estado, visando à reorga-nização da Região Metropolitana do Estado. O debate foi realizado na cidade de Mogi das Cruzes e contou com o secretário estadual de Desenvolvimento Metropolita-no, Edson Aparecido, além de ou-tras autoridades do Alto Tietê.

Região Metropolitana – 2Na opinião do deputado estadual Estevam Galvão (DEM), “a reorga-nização da Região Metropolitana será importante para detectar pro-blemas macros e buscar soluções em conjunto para os municípios. Estamos empenhados em apresen-

tar o melhor projeto para a popula-ção. Para tanto estamos realizando as audiências públicas e emendas deverão ser inclusas na peça, que deverá ser votada no início do pró-ximo mês”.

Explosão de aterro sanitárioUm acidente que já era previsto: a explosão do aterro sanitário em Itaquaquecetuba, que acabou causando a interdição da estrada do Ribeira. Há anos, cidades do Alto Tietê despejam seu lixo diá-rio neste aterro, que já está com

sua capacidade de absorver os detritos, prejudicada.

Tragédia anunciada

Segundo o deputado estadual José Candido (PT), “a explosão do ater-ro sanitário em Itaquá é a segunda

vez que acontece. Isso é uma tra-gédia anunciada, infelizmente dei-xaram virar manchete para pensar em soluções”.

Alternativa para o lixoPor conta da interrupção do des-pejo do lixo no aterro sanitário de Itaquá, algumas cidades da região ficaram com os sacos plásticos cheios de lixo espalhados pelas ruas de vários bairros. Uma das alternativas para as prefeituras era levar os resíduos para Santa Isabel, no aterro Anaconda, liberado pela Cetesb.

pelo PMDB a disputar a eleição para prefei-to de São Paulo. A indicação partiu do vive-presidente da República, Michel Temer. Para isso, Chalita terá que ingressar no PMDB, que espera sua resposta para o mês de maio. E a fidelidade partidária?

Lula, de palestrante a cabo elei-toralO ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), depois de sua fase de palestrante, que parece ter chegado ao fim; agora vai se de-dicar a trabalhar pelas candidaturas de seu partido às prefeituras do Estado de São Pau-lo em 2012.

Medo do Serra?O PT foi derrotado nas últimas duas eleições para prefeito em São Paulo e parece temer que José Serra, do PSDB, que perdeu para Dilma Rousseff (PT) a eleição presidencial do ano passado, volte a ocupar a cadeira de prefeito.

Delúbio, de voltaComo já havia adiantado esta coluna, De-lúbio Soares, ex-tesoureiro do PT e acusa-do de envolvimento no escândalo Mensalão (até hoje, ninguém foi responsabilizado), conseguiu se filiar novamente ao partido, em decisão da maioria dos membros do Di-retório nacional.

Faltam hospitais e médicos; sobram promessas

“O homem superior atribui a culpa a si próprio;

o homem comum aos outros”

Confúcio

Guaianases...

é um bairro que vem, aos poucos, mudando a cara.

Não se trata de operação plástica.Mas resultado da luta de alguns políticos

e de setores da população.Por isso chega aos 150 anos

com muita esperança.Parabéns Guaianases.

E por falar...em Guaianases, temos um

quadro político interessante:Diversas pessoas querem ser candidatas à Câmara Municipal de São Paulo, em 2010.

Vamos citar apenas alguns nomes:Mara Gianetti, Jânio (com apoio de

Chinaglia), Beto, Zezinho, Francisco, Augusto e muitos outros.

Além deles já têm os vereadores Senival Moura e Dr. Milton.

E o Vaccarezza, é o que dizem, quer eleger um vereador a qualquer custo. Busca um candidato na Zona Leste.

E como Guaianases é o novo point da política...

E o Bar Beira...

Rio fechou suas portas.Só para lembrar: o Beira Rio já foi o point da política de Guaianases.

Ele estava localizado na beira do córrego Itaquera-Mirim, perto

da estação de Trens de Guaianases.Dizem que o criador do bar está curtindo outras ondas.

Está surfando na Cidade Tiradentes.

Em Itaquera...

um candidato a vereador pelo PT está a todo vapor.

Estou falando do Alessandro (ex-presidente do DZ de Itaquera),

que conta com o apoio da Casa Rosada.O Carioca da COHAB II faz parte do grupo de apoio de Alessandro.

Vamos sentir a força do postulante a vereador na eleição do Conselho Tutelar em junho.

Se seu candidato derrotar os dois da Igreja Universal, então pode se dizer

que ele está forte.Caso contrário...

Quebram a cara

Foi o que ocorreu com lojas de “griffes” que não quiseram vir para o Shopping Itaquera.

Hoje estão arrependidas. Elas desprezaram o poder

de consumo dos moradores da periferia da Zona Leste.

E hoje, segundo informações, está ocorrendo o seguinte:

Tais empresas estão forçando a administração do shopping a não

renovar com algumas lojas, para que elas venham ocupar tais os espaços.

E o imperador!

Acabou a festa do timão.O imperador se machucou sem jogar.

Já que o Corinthians é um time de gordo, até o rei Momo quer uma chance.

E diz:Eu me garanto, sou bom de pernas, tenho ginga...

Ele tem razão.

E por falar...

em Corinthians, um colunista de um jornal de São Paulo publicou:

dizem que o torcedor do Corinthians é mala.E que o torcedor do São Paulo é bambi.

Então, o cruzamento das duas torcidas resulta em:Ladrão de lingerie!

Só pode ser coisa de palmeirense.

Será verdade?

Dizem que a Escola de Samba Leandro de Itaquera vai passar por uma grande reformulação.

A começar pela diretoria.Tomara que seja verdade.Se isso não ocorrer, ela vai

se definhar de vez.Como ocorreu com a Falcão do Morro.

Ele não é...o sansão que acreditava ser.

Cortaram o cabelo dele de vez.Jorge Perez não tem força nenhuma

na Subprefeitura de Guaianases.Talvez nem no governo Kassab.

Hoje, ele é mais conhecido politicamente como “o garoto mimado”.

E mais nada. No aniversário de Guaianases

nem será lembrado.

Chá de banco

Foi o que sentiu o vereador Senival Moura.Isso ocorreu ao ir registrar queixa

de furto numa delegacia da Zona Leste da cidade de São Paulo.

O DP estava (e está) sem infraestrutura.Faltam policiais, material, computadores...E o governo estadual diz que a segurança

vai bem.

Só para LembrarVocê acha que o estádiodo timão sairá do papel?

Política em quatro cidades

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Page 3: Folha de Guaianases - Abril 2011

2ª quinzena de abril de 2011 Grupo Leste de Jornais

CIDADE 3“A voz dos bAirros”Por Jorge Teixeira da Costa

Ao completar 150 anos neste dia 3 de maio, o distrito de Guaianases ainda con-serva a aparência de vilarejo pobre dos anos 40, 50 e – diferente-mente de outras regiões da Capital – continua carente de obras, servi-ços e empregos.

Um dos motivos para

essa situação, que se repete há anos, está no repasse dos recursos fi-nanceiros da Prefeitura de São Paulo para as sub-prefeituras – principal-mente as localizadas em regiões mais periféricas, como Guaianases, Cidade Tiradentes e Itaim Paulis-ta, na Zona Leste. Até o final de 2011, a Subpre-

feitura Guaia-nases deverá receber um total de ape-nas R$ 29,75 milhões, valor insuficiente para a realiza-ção de gran-des obras.

O prefei-to de São Paulo, Gil-berto Kassab (PSD), vem diminuindo

sistematicamente o orçamento das subpre-feituras, a cada ano, com a “justificativa” de que as obras e serviços mais significativos estão con-centrados nas secretarias municipais. Cabe somen-te às administrações dos bairros, cuidarem de ser-viços básicos: limpeza de ruas, córregos, tapa-

buracos, e outros.

Os distri-tos de Guaia-nases e Lajea-do acabaram p e r d e n d o ainda mais in-vestimentos da prefeitura quando hou-ve a criação da Subprefei-tura de Cida-deTiradentes (no passado, região atrela-da à Subprefeitura Guaia-nases).

Outro grave proble-ma: toda essa extensão leste da capital, consi-derada mais periférica, gera poucos empregos para seus próprios mo-radores. Em Guaianases, por exemplo, há uma vaga de emprego para

cada cinco habitantes. Enquanto que em regi-ões mais centrais, como os bairros que compõem a Subprefeitura Sé, a proporção é de cerca de 10 empregos para cada morador.

A disparidade entre as ofertas de emprego gerou em Guaianases o apelido de cidade-dor-

mitório ou bairro-dor-mitório. Nos dias úteis, em horários de pico, a estação de trem da CPTM local recebe mi-lhares de passageiros em direção a outros pontos da cidade ou a municípios vizinhos, já que as pessoas não en-contram trabalho em seus próprios bairros.

A estação de trem de Guaianases da CPTM transporta milhares de passageiros, moradores da região, que não encontram empregos em seus bairros

A Etec de Itaquera é uma Unidade de Ensino que ini-ciou suas atividades no ano de 2006 e além de oferecer um ensino de excelência e qualidade, preocupa-se ain-da com o bem-estar da Co-munidade e desde 2009 vem realizando um trabalho de prestação de serviços que au-xilie a todos que participam.

A ideia surgiu devido poucos conhecerem sua existência na região e a re-alização de uma Ação Social seria uma forma de apro-ximar a Comunidade local e de bairros adjacentes da escola.

Assim, o diretor e pro-fessor Claudson Lincoln Be-ggiato, o professor Junio Favaro Crema, Assistente Técnico Administrativo e a professora Rosemary Apare-cida Barbosa, Coordenadora Pedagógica vêm realizando parcerias com diversos ór-gãos e colaboradores para oferecer serviços de utilida-de pública a toda população.

A 3ª. Ação Social e Saúde prestará serviços à Comu-nidade, tais como: Poupa-tempo (emissão de Carteira Profissional), Posto de Saú-de Boni III (Campanha de Vacinação), ABS Advogados

(Orientações Trabalhistas, Previdenciárias e Aposen-tadoria), Obra Social Dom Bosco (Corte de Cabelo, Customização de Roupas, Higienização das Unhas), Elaboração de Currículo, Orientação Vocacional, Esco-la de Enfermagem Almeida Santos (Medição de Pressão, Teste de Glicose), Ótica Gil Lancaster (Exame oftalmo-lógico), Sorridents Clíni-cas Odontológicas (Exame odontológico), CAT–Centro de Apoio ao Trabalhador, CCMI Violência contra a Mu-lher, Fonoaudióloga, SAE Ci-dade Líder (Prevenção DST/

AIDS), Herbalife, Instituto Pró-Verde, Instituto Reciclar, Oficina de Reciclagem, Ma-crobyte, Novety Cosméticos, Sabesp, Secretaria do Verde do Parque do Carmo, Vita Derm Day Clinic, Zoonose, Yoga Itaquera além de muita recreação para a criançada com pipoca, algodão doce, piscina de bolinha, cama elástica, pintura, bexiga es-cultural e jogos eletrônicos.

Participem e prestigiem mais este evento que se re-alizará dia 14 de maio, no horário das 10h às 15h, na Rua Virgínia Ferni, 400 – COHAB II.

ANIVERSÁRIO DE GUAIANASESCom poucos recursos da Prefeitura, região continua

carente de obras, serviços e empregos

O distrito de Guaianases ainda conserva a aparência de vilarejo pobre dos anos 40 e 50, diferentemente de outras regiões da Capital

Foto

: Pa

ulo

Hen

riqu

e R

egis

Foto

: R

ival

do G

omes

/Fol

hapr

ess

Apesar de a Prefeitura de São Paulo ter firmado convênio com a Polícia Mi-litar para aumentar a fiscalização do comércio ambulante irregular em to-das as subprefeituras (Operação Dele-gada), em Guaianases, os camelôs con-tinuam ocupando as principais ruas do bairro.

A Folha de Guaianases tem divul-gado em várias edições o problema, já que a ocupação de barracas por todo

o centro acaba prejudicando os comer-ciantes legais e impede o estaciona-mento de veículos.

A reportagem da Folha procurou a Assessoria de Imprensa da Subprefei-tura Guaianases para saber do subpre-feito, Robert Eder Neto, como está a fiscalização dos ambulantes em sua administração. Até o fechamento desta edição, não houve retorno do subpre-feito.

Ambulantes irregulares ainda ocupam ruas de Guaianases

Ação SociAl em itAquerAEmissão de carteira profissional, posto de saúde, advogados,

cortes de cabelo, elaboração de currículos e muito mais

Ambulantes insistem em ocupar ruas principais de Guaianases, apesar do aumento na fiscalização anunciado pela prefeitura

Page 4: Folha de Guaianases - Abril 2011

2ª quinzena de abril de 2011 Grupo Leste de Jornais

CIDADE / POLÍTICA 4

Em primeiro lugar, quero parabenizar o Jor-nal Folha de Guaianases por abrir este espaço para a discussão sobre os reflexos da constru-ção do estádio do Corin-thians em Itaquera – um assunto de extrema im-portância para a região Leste (principalmente para a área mais perifé-

rica) da cidade de São Paulo, pois trará conse-quências que podem ser positivas ou negativas para a população de di-versos bairros. E, além de tudo isso, o anúncio sobre a criação do Ita-querão ou Fielzão, seja lá que nome for batizado o estádio, criou muitas ex-pectativas e incertezas,

já que as informações são desencontradas. Por isso, aproveito este es-paço para uma reflexão sobre o assunto.

A discussão não pode ser focada apenas no impacto que será pro-vocado pela construção do estádio que poderá entrar para a história como o local utilizado

para a abertura dos jo-gos da Copa do Mundo de 2014. Percebo que os debates estão cen-tralizados no impacto ambiental, saturação do transporte, especulação imobiliária, saúde, ge-ração de emprego, qua-lidade de vida e outros temas. Acredito, eu, que a importância desta po-lêmica é que ela abre para nós a oportunida-de de lutarmos pelos reais problemas que há décadas se arrastam pela periferia da Zona Leste, onde uma massa humana vive sem a in-fraestrura básica para se viver dignamente.

Esclareço que não sou contra a construção do estádio, o que precisa-mos é ter consciência de que toda essa carência evidenciada agora não será consequência da

construção do estádio, mas, sim, do abandono secular. Por isso deve-mos nos organizar para essa batalha, indepen-dentemente da constru-ção ou não do estádio. Caso contrário, vamos permanecer no abando-no, pois se nossa região não começar a ser rees-truturada, nosso futuro não é nada promissor. Cito alguns exemplos: Itaquera e bairros vizi-nhos serão os espaços do boom imobiliários, pois outras regiões não têm mais espaços e o metro quadrado está ca-ríssimo; a estrada Jacu-Pêssego transformou-se em espaço viário de ca-minhões que não tra-zem nenhum benefício financeiro, deixam para nós apenas a poluição e a tendência é piorar cada vez mais.

Como o espaço é limi-tado, fico apenas nestes dois exemplos que acre-dito serem suficientes para termos uma ideia de futuros problemas, tais como: especulação imobiliária, insuficiên-cia no transporte, carên-cia na saúde, no sanea-mento básico e outros. Por isso, concluo que nós precisamos urgente-mente de uma reflexão e traçarmos uma direção para nossa luta, além de tomarmos cuidados com os oportunistas que co-meçam a aparecer ape-nas para tirar dividendos políticos da construção do estádio do Corin-thians, que terá projeção internacional. Espero ter contribuído para esse debate tão importante para a região.

Rivair Carvalho, professor universitário

Estádio ou não, Itaquera e região precisam mudar

Seis vereadores de São Paulo anunciaram neste mês de abril suas saídas do PSDB. São eles: José Police Neto,

que preside a Câmara Municipal, Dalton Sil-vano, Juscelino Gade-lha, Gilberto Natalini, Ricardo Teixeira e Sou-

za Santos. A maioria dos dissidentes deve ingressar no PSD, sigla recentemente criada pelo prefeito Gilberto

Kassab. Além dos vereado-

res, o secretário mu-nicipal de Esportes e Lazer de São Paulo,

Walter Feldman, anun-ciou também a sua sa-ída do PSDB.

A debandada tucana já era esperada desde

o início do mandato do governador Geraldo Al-ckmin, fortalecida com a criação do novo partido pelas mãos de Kassab.

Seis vereadores e secretário municipal deixam PSDB de São Paulo

Foto: Divulgação

Maquete do Estádio do Corinthians projetado para Itaquera

O cantor e vereador Netinho de Paula

(PC do B), candidato derrotado à disputa pelo cargo de senador

em 2010, agora foi indicado por seu partido como pré-candidato

à Prefeitura de São Paulo, na eleição programada para o próximo ano.

Em 2008, Netinho obteve 84.406 votos para vereador, sendo o

terceiro candidato mais votado da cidade. Em nota, o PC do B informa que a

pré-candidatura do cantor foi baseada na “ascensão de Netinho como liderança

política com forte respaldo popular e eleitoral”.

Foto: Divulgação Netinho é pré-candidato à Prefeitura de São Paulo em 2012

A equipe do Unidos do Parque Guarani der-rotou por 2 x 0 o time do Brasão da Vila Nova São Miguel e se consa-grou a campeã da 11ª Copa Santana Itaque-rense de Máster (40 anos), cuja final ocor-reu no dia 1º de maio último. O terceiro lu-gar ficou com a equipe do Esquadrão Negro de

Itaquera que venceu por 8 x 1 o Vila Nova A. E. Carvalho.

Um bom público compareceu ao cam-po do Santana Itaque-rense para prestigiar o final da Copa que contou com o apoio do vereador Senival Moura e do deputado Estadual Luiz Moura, que entregou os tro-

féus ao campeão e ao vice. Na oportunida-de, Luiz Moura para-benizou os times que, aos domingos, levam alegria para a várzea da Zona Leste. “O fu-tebol amador ainda é uma importante opção de lazer para o traba-lhador, no fim de se-mana”, afirmou o de-putado, concluindo

que essa modalidade esportiva tem de ser apoiada, pois ela tem uma responsabilidade social muito impor-tante.

Classificação:

Unidos (campeão)Brasão (vice-campeão)Esquadrão (3º lugar)Vila nova (4º lugar)

Unidos é o campeão da 11ª Copa Santana

Deputado Luiz Moura entregou o troféu para integrantes da equipe do Unidos do Parque Guarani

Foto: Divulgação

Dentro de sua estra-tégia política para os próximos anos e com a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, tendo como sede de abertura a ci-dade de São Paulo – e que vai propiciar mui-to dividendo político – , o prefeito Gilberto

Kassab criou a Secre-taria Especial de Ar-ticulação para a Copa do Mundo e nomeou um integrante do PC do B para ocupar o cargo. Trata-se de Gil-mar Tadeu Ribeiro, ex-assessor do verea-dor Netinho de Paula. Essa tática de Kassab

deixa claro a alian-ça do PC do B com o seu novo partido, o PSD, e também uma aproximação com o ministro Orlando Sil-va. A posse de Gilmar, na segunda-feira (dia 25 abril), contou com a presença de vários dirigentes do parti-

do comunista, que exaltaram o prefei-to. A cantora Eliana de Lima prestigiou a posse do novo secre-tário e, possivelmen-te, irá disputar uma vaga para a Câma-ra Municipal de São Paulo, em 2012, pelo PC do B.

Eliana de Lima prestigia posse de secretário

Eliana de Lima com o secretário Gilmar Tadeu, nomeado recentemente por Kassab

Foto

: D

ivul

gaçã

o

Page 5: Folha de Guaianases - Abril 2011

2ª quinzena de abril de 2011 Grupo Leste de Jornais

VARIEDADES 5lixões no Alto tietê: um problema sério

A Subprefeitura Guaianases programou uma série de eventos durante o mês de maio para comemorar o aniversário de 150 anos do bairro. Acompanhe: 07/05 e 08/05 - Peça de Teatro no CEU Jambeiro: “Ensina –me viver” -

com Arlindo Lopes e Glória Menezes. Aberto para comunidade com a retirada dos convites antecipada-mente no CEU Jambeiro.Horário: 19h00 08/05 - Circuito Corrida e Caminhada de Rua c/ entrega de rosas, exames de diabetes e pressão arterial Horário: 07h00Local: Av. José Pinheiro Borges, s/n

10/05 – Noite Solene no Teatro do CEU Jambeiro;- Homenagem aos “Talen-tos da Comunidade local Inspirados nos autores da Literatura Nacional”.Horário: 19h00Local: CEU Jambeiro 14/05 - Final da Copa ACRE Família Fiel – Cultura Paz (sábado)Horário: a partir das 14h00 Local: Campo do Guaianases FC (Rua Pedro Ferraz Lopez) 15/05 – Show de Aniversá-rio de Guaianases Horário: a partir das 12h00

Local: Praça de Eventos15/05 - Revoada de Pipas com a Transcontinental = TransconexãoHorário: 10h00Local: Praça Jd. Célia (Rua Padre Nildo do Ama-ral, s/n) CDC Marcilio Alves de Prado.

20/05 – Feira da Cidadania da Escola EstadualHorário: 09h00Local: Profº Wilson Roberto

Simonini22/05 - Desfile Cívico Mili-tar. Com o Tema “Viajando na Literatura dos Escritores Brasileiros.”Horário: 9h00 Local: Rua Salvador Gianetti, concentração estação de Guaianases. 28/05 - Sábado Feliz – Um dia voltado para o exercício da cidadania, onde as crian-ças brincam e se divertem com atividades lúdicas e educativas, com muita pipo-ca e algodão doce. Os adul-

tos desfrutarão de serviços de beleza e saúde; e apoio jurídico com a presença da OAB de Itaquera. Além de apresentações culturais que serão exibidas durante todo o evento.Horário: das 9h00 às 16h:00 Local: CEU Jambeiro 29/05 - Final da Copa ACRE Família Fiel – Cultura Paz (domingo)Horário: a partir das 11h30Local: Campo de Guaianases FC (Rua Pedro Ferraz Lopez)

27º Aniversário da cidade tiradentesDiretora regional de Educação Mara Gianetti, à esquerda, e subprefeito de Cidade Tiradentes Regis Salgado, prestam homenagem a uma das personalidades femininas

Ao final do desfile, o subprefeito Regis e os profissionais da Educação que colaboraram com as festividades

“As autoridades precisam tomar providências urgen-tes para sejam apuradas as causas do acidente e para evitar que ocorra aqui uma tragédia”, afirmou o depu-tado Luiz Moura (PT/SP) ao

visitar a área onde está loca-lizado o aterro sanitário, na cidade de Itaquaquecetuba, que na manhã de 25 de abril último sofreu uma explosão seguida de desmoronamen-to. Em consequência da ex-

plosão, segundo os bombei-ros, cerca de 150 toneladas de lixo foram espalhadas pela estrada do Ribeira, cau-sando interdição da via. Luiz Moura, que esteve no local logo após a explosão, ficou muito preocupado com o que presenciou, pois não é a primeira vez que isso ocorre ali. “Ainda bem que não teve vítimas”, enfatizou o parla-mentar que há pouco tempo flagrou um aterro clandes-tino em Ferraz de Vascon-celos, que vem causando danos irreparáveis ao meio ambiente local.

Consta que a área afeta-da pela explosão está toda interditada, mas o aterro continua recebendo lixo. O aterro de Itaquá recebe lixo de pelo menos mais quatro cidades: Mogi das Cruzes, Suzano, Ferraz de Vasconce-

los e Poá. Durante a visita no local, Luiz Moura e outros deputados do PT tiveram problemas com funcionários da empresa (Empreiteira Pa-joan) que tentaram impedir o acesso dos parlamentares ao depósito. Foi apurado na ocasião, por meio de funcio-nários, que desde o final da semana passada a queima do gás produzido pelos ga-ses do lixo estaria desativada e que essa interrupção na queima seria um indicativo de que o depósito poderia ir para os ares.

A conclusão que os par-lamentares chegaram é a de que nada teria sido feito para impedir a explosão – a Pajo-an não teria avisado à agên-cia regional da Cetesb sobre o surgimento das primeiras rachaduras na montanha de lixo, que acabou ruindo.

De acordo com agerência da Cetesb de Mogi, o problema apareceu na quinta-feira da semana passada, mas so-mente na segunda-feira a agência foi informada das rachaduras.

A explosão da montanha ajudou a reforçar a impres-são de que o fato (explosão) poderá de alguma forma acelerar o processo de li-cenciamento do Ecoespaço, aterro que uma empresa está tentando licenciar na Secretaria do Estado do Meio Ambiente. Esse novo aterro funcionaria ao lado do depósito que explodiu. Na segunda-feira, vários mo-radores dos jardins Louzada e Lucinda alertaram para a possibilidade de a explosão ter sido provocada por moti-vos comerciais. Comentários afirmam que a explosão de

2000 teria sido provocada com a finalidade de acelerar o licenciamento do aterro Pajoan que agora, com sua vida útil quase expirada, estaria “sendo sacrificado” para dar lugar ao Ecoespaço.

O deputado Luiz Moura espera que o problema dos lixões na Região do Alto Tie-tê seja tratado com rigidez pelas autoridades, pois em-presários ambiciosos estão expandindo aterros clandes-tinos pela região – lixões que além de destruir a natureza podem provocar doenças que põem em risco a vida da população. “Exemplo disso foi flagrante ocorrido na Vila Luanda, em Ferraz, onde de-zenas de caminhões despeja-vam lixo numa área de pro-teção ambiental”, concluiu o parlamentar.

Deputado Luiz Moura quer mais empenho das autoridades na fis-calização dos lixões

ANIVERSÁRIO DE GUAIANASESProgramação

Solenidade de entrega do troféu mulheres notáveis

A Subprefeitura da Cidade Tiradentes, em parceria com a Diretoria Regional de Educação de Guaianases, organizou no dia 19 de abril de 2011, no Teatro do CEU Inácio Monteiro, uma solenida-de especial como parte da Programação comemora-tiva dos 27 anos da Cida-de Tiradentes.

O evento serviu para homenagear personali-dades femininas que têm

suas histó-rias vincu-ladas à história da Cidade Tiradentes: Alda Marco Antônio – vice-prefeita e secretária da Assistên-cia Social; irmã Monique Marie Marphe Bourget – superintendente da Or-ganização Social Santa Marcelina; Benta Antonia da Silva – campeã brasilei-ra de salto em distância e 400 metros rasos, catego-ria máster; Aurora Alves

Bezerra – uma das mo-radoras mais antigas da Cidade Tiradentes, tendo hoje 110 anos de idade; e professora Mara Gianetti - diretora regional de Edu-cação.

Outro evento muito marcante realizado foi o desfile Cívico-Militar que também teve como foco de homenagens e reflexões o tema: Mulher e Cidada-nia. Cerca de 15 unidades

educacionais da Rede Municipal,

uma unidade da rede par-ticular e aproximadamen-te 20 entidades homena-gearam mulheres notáveis no campo das Artes, da Educação, da Saúde, da Música e dos Movimentos Sociais

Esse desfile, já tradicio-nal em Cidade Tiradentes, iniciou com cerimônia de hasteamento de bandeiras da Nação, do Estado e do

Município, por autorida-des presentes, seguido de apresentações de institui-ções como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, Tropa e Canil, Guarda Civil Metropoli-

tana, Defesa Civil, Guar-da Mirim, fanfarras e/ou bandas militares, seguido de patrulhas de escotei-ros, escolas, agremiações e organizações não-gover-namentais.

Alunos da ONG Elite, Mara Gianetti e Regis Salgado

Page 6: Folha de Guaianases - Abril 2011

2ª quinzena de abril de 2011 Grupo Leste de Jornais

POLÍTICA / PUBLICIDADE 6

Uma festa de confra-ternização do mandato do deputado Estadual Luiz Moura e também do aniversário do vereador Senival Moura foi reali-zada no dia 30 último, no Ginásio Esportivo Elite Itaquerense, no bairro de Itaquera. A dupla come-moração contou com a presença de eleitores de Luiz e Senival, amigos, parentes, integrantes dos mandatos, religiosos e políticos, entre os quais o

deputado federal Gilmar Tatto (PT/SP). As pes-soas, que vieram de di-versas regiões da cidade paulistana e também de municípios de São Paulo, enalteceram o deputado e o vereador pelo traba-lho que vêm realizando em prol do estado paulis-ta, da cidade e das comu-nidades, principalmente da periferia.

O deputado Luiz Mou-ra aproveitou a oportu-nidade para agradecer a

todos pelo empenho em sua eleição, que resultou na expressiva votação de 104.705 votos. Também parabenizou seu irmão Senival Moura pela pas-sagem de seu aniversá-rio e pelo sucesso de sua eleição. O parlamentar ainda ressaltou que sua atuação na Assembléia Legislativa terá como principal meta o apoio às camadas menos pri-vilegiadas e na colabora-ção para que o Estado de

São Paulo siga, cada vez mais, rumo ao progresso.

Já o vereador Senival Moura fez diversos agra-decimentos: àqueles que prestigiaram seu aniver-sário, a Luiz Moura por sua vitória, isto é, con-quistando uma cadeira de deputado estadual, à sua família, às lideran-ças, aos militantes do PT, ao deputado Federal Gilmar Tatto, vereado-res, aos músicos Luka e Leonardo, às coopera-

tivas e seus diretores e, principalmente a Deus que sempre esteve ao seu lado. E concluiu: “Tenho certeza que Luiz Moura será um político de deci-são e determinação e nos honrará com o seu man-dato”.

“Tive 250.487 votos e isso só foi possível graças ao apoio da Zona Leste”, enfatizou Gilmar Tatto lembrando que foi o de-putado do PT mais vota-do na cidade e o segundo

no Estado. Após o agra-decimento, o deputado afirmou que o meio de campo agora está com-pleto com a eleição de Luiz Moura que, segun-do Gilmar, já tem a cara de deputado. Para o par-lamentar, para completar o time, só falta o partido ganhar a prefeitura em 2012. “E vamos ganhar”, enfatizou Gilmar enal-tecendo Senival “por ser um vereador de compro-misso”.

Festa de confraternização: Luiz Moura e Senival

Gilmar Tatto, Senival, Luiz Moura, Pintinho e os integrantes da dupla Luka (3º à esquerda) e Leonardo (último)

A festa contou com a presença de políticos, religiosos, familiares, amigos e militantes do PT

Senival agradeceu a participação de todos no evento e afirmou que Luiz Moura será um parlamentar de decisão e determinação

Toninho (ao centro) com as colegas de formatura: Francine, Andréia, Simone, Alhambra e Flávia

Antonio Rodrigues do Nascimento, conhecido po-pularmente como “Toninho”, é um exemplo de vida. Nas-cido no Ceará e procedente de uma família humilde, ele sempre mostrou garra para vencer as dificuldades nos estudo e no trabalho. E nos últimos anos, mostrou que essa força ainda está viva, obtendo mais duas vitórias: foi o mais votado na eleição para o cargo de Conselheiro Tutelar de Guaianases, em 2007 – já havia concorrido em 2005 e conquistado a pri-meira suplência; e ainda em 2007 iniciou o curso de Ser-viço Social e Cidadania na Unicastelo, que foi concluído no ano passado.

Toninho é obstinado em tudo que faz. E no cargo de Conselheiro Tutelar não é diferente. Não mede esfor-ço para desempenhar a sua função que não é tão fácil

como aparenta ser. “Fui eleito para tal função e tenho que de-sempenhá-la da melhor manei-ra possível, pois tenho um com-promisso com a comunidade e com a socieda-de e não posso decepcioná-los”, argumenta Toninho.

Já a con-clusão de um

curso superior era um anti-go sonho de Toninho, que conquistou o respeito e ad-miração dos colegas que formaram a primeira turma de Serviço Social e Cidada-nia da Unicastelo. Esse ca-rinho ficou demonstrado, mais uma vez, durante a formatura realizada na Casa de Eventos Monte Castelo, em Mauá, no último dia 9 de Abril. Amigos e familia-res estiveram presentes para prestar a merecida homena-gem a Toninho, que mostrou ser um exemplo de vida, deixando explícito que não há idade para se transfor-mar sonhos em realidade. E quem conhece o Toninho Nascimento tem certezas de que ele ainda vai surpreen-der muita agente com novas realizações, pois projetos não faltam em sua vida.

Quem é Toninho Nascimento

Toninho Nascimento nasceu em 17/05/1955, em Folha Larga, povoado de Pa-razinho distrito de Granja-CE. Seus pais: José Bezerra do Nascimento e Terezinha Rodrigues do Nascimento – uma família humilde do in-terior do Ceará. Na véspera de completar 20 anos, To-ninho chegou a São Paulo, desembarcando na Estação Rodoviária Julio Prestes em 27 de Março de 1975. Em sua bagagem trazia apenas o 2º ano primário. Foi resi-dir na rua Fortunato, Santa Cecília (centro), e começou a trabalhar na Metalúrgica São João, na Rua Agostinho Cantú, Butantã. Permane-ceu lá um ano e três meses e, depois, a convite de um ex-colega de trabalho foi para Vulcânia, nas proxi-midades do bairro de Vila Formosa. Para ficar perto do serviço, foi morar na pensão da Dona Cota (sua segunda mãe), no Parque São Lucas.

Em 15 de fevereiro de 1977, Toninho é registrado na Empresa Brasileira de Te-trâmero – indústria química pertencente ao pólo petro-químico de Mauá, região do ABC. Já na passagem do ano de 1978 para 1979 conhece

Angelina, irmã do colega Jose Alves (Charlie Brown), com quem se casou em 22 de dezembro de 1979.

Foram morar em Sapo-pemba, em abril de 1981. O casal tem o primeiro filho (Edson) e em 1º de Agosto do mesmo ano mudam-se para o Jd. São Paulo Guaia-nases. Em 1986, Toninho, conclui o ensino fundamen-tal no Colégio Palmarino Calabrez e em 14 de agos-to de 1987 nasce sua filha Adriana. Ainda em 1978, Toninho inicia o curso técni-co em eletrônica no Colégio Liceu Camilo Castelo Bran-co, terminando em 1990.

Durante 2 anos, Toninho viveu de bico de pinturas re-sidenciais. Dois anos depois, abre um pequeno comércio (barzinho) na vila. A partir daí, começa a sua trajetória nas Rádios Comunitárias. Atua em várias. Em 2005, concorre ao Conselho Tute-lar de Guaianases, ficando como 1º suplente (atuou 4 meses) e em 2007 inicia o curso superior e parti-cipa novamente das elei-ções do Conselho Tutelar e se elege, sendo o mais votado por Guaianases. Em 2010, conclui o curso superior e, agora em julho próximo, deverá tentar se reeleger para o Conselho Tutelar.

toninho Nascimento: um exemplo a ser seguido

Toninho recebendo o diploma simbólico (ca-nudo) das mãos do paraninfo da turma, pro-fessor Jayson

Luzimar (coordenadora da Secretaria de Promoção Social), Maria Cristina (coordenadora do CRAS-Vila São Paulo - Ferraz de Vasconcelos), Maria Aparecida e Toninho (formandos) na festa de formatura