folder fortificação trigo e milho final

2
Apoio:

Upload: truongtuyen

Post on 08-Jan-2017

230 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Apoio:

O que é o ácido fólico?

Para que serve?

Qual a concentração de devo utilizar na minha farinha?

O ácido fólico pode trazer alguma gosto, aroma ou cor estranhos ao meu produto?

O ácido fólico é uma vitamina e faz parte do complexo B, sendo chamado de vitamina B . É hidrossolúvel e 9

quimicamente é denominado ácido pteroilglutâmico (APG). Na natureza é normalmente encontrada na forma de folato, ou seja, ligado a uma molécula de L-glutamato, geralmente na forma de poliglutamatos. As principais fontes são: fígado, feijão, vegetais de folhas verdes escuras, germe de trigo, gema de ovo, sucos de frutas cítricas e levedura.

No organismo humano esta vitamina tem uma papel essencial no metabolismo dos amino ácidos, na síntese de ácidos nucléicos, na formação de células do sangue e de alguns constituintes do tecido nervoso.A deficiência severa geralmente provoca anemia megaloblástica, que se não tratada pode levar a morte. Em casos agudos, provoca falta de apetite, dores abdominais e diarréia. Em crianças, pode levar a um crescimento retardado e também tem sido associado a desordem neurológica como demência e depressão. Durante a gestação podem causar nascimento prematuro e/ou má formação do feto. O ácido fólico previne a má formação do tubo neural evitando deformações como anencefalia (ausência de cérebro) e espinha bífida e meningocele (defeitos na coluna) que podem resultar em morte, paralisia dos membros inferiores, hidrocefalia e retardo mental.

De acordo com a resolução da ANVISA, a quantidade mínima, que deve conter uma farinha, é de 1,5g por tonelada. Este valor é bem menor que a quantidade mínima de ferro, que é de 42g.

Nas dozes recomendadas, a probabilidade de promover algum gosto, aroma ou cor estranhos ao produto são nulos. Na embalagem final, a própria farinha confere proteção ao ácido fólico.

Como devo adicionar o mesmo à minha farinha?

Onde compro?

Sei que a adição de ferro aumenta muito pouco o custo de meu produto. Como é com o ácido fólico?

Como analiso o mesmo?

Que laboratórios fazem esta análise?

A adição de ácido fólico deve seguir os mesmos procedimentos sugeridos para a adição do ferro, como descrito nos manuais de fortificação de farinhas. No caso da aquisição do mix, basta solicitar que o mesmo contenha também ácido fólico.

Recomenda-se que se compre um único mix contendo tanto o ácido fólico como o ferro. Este pode ser adquirido em diversas empresas, algumas quais são citadas nos manuais de fortificação de farinhas de trigo e de milho com ferro.

O custo por quilo de ácido fólico é bem maior que o dos diversos tipos de ferro. Entretanto, como a quantidade adicionada às farinhas é quase 30 vezes menor que a do ferro, o custo final, por quilo de farinha, é bastante baixo .

Sendo a análise padrão de determinação de ácido fólico de difícil implantação e condução em laboratórios das indústrias, recomenda-se que a mesma seja realizada em algum laboratório capacitado para esta determinação.

O método padrão, o qual é realizado via procedimento microbiológico, está descrito nos métodos da AOAC (Association of Official Analytical Chemists). Existem diversos procedimentos desenvolvidos para serem utilizados via CLAE (HPLC) e, embora nenhum deles ainda foi inserido em qualquer compêndio de métodos ou normas oficiais.

Devido a sua relativa dificuldade, poucos são os laboratórios, no Brasil, que realizam este tipo de análise. Alguns desses são:

UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Departamento de Ciência de AlimentosCampinas - SPTel.: (0xx19) 3788.2153/2154/2155

ITAL Instituto de Tecnologia de AlimentosCampinas - SPTel.: (0xx19) 3743-1780Homepage: www.ital.org.br/quimica

M. CassabSão Paulo SPTel.: (0xx11) 5522.7788, Fax: (0xx11) 5524.8823E-mail: [email protected]

Food IntelligenceSão Paulo - SPTel.: (0xx11) 5049.2772; Fax: (0xx11) 5049.2100Homepage: www.foodintelligence.com.br

O produto puro ou na forma de mix, deve ser armazenado conforme indicação do dada pelo fornecedor.

Na forma sintética, o ácido fólico é praticamente 100% absorvido pelo organismo.

De acordo com a legislação vigente (Portaria SVS/MS o N 31/98 D.O.U. 23/12/98). Nos rótulos deverá constar

a expressão "enriquecido ou fortificado com...." ou "rico em ácido fólico". Não é permitido, pela legislação, o uso do termo vitamina B em substituição ao nome 9

ácido fólico. Entretanto, nada é dito contra o uso dos termos juntos (ex.: ácido fólico (vitamina B ).9

Além deste detalhe, todas as orientações colocadas na portaria devem ser atendidas.

Como armazenar?

Qual a biodisponibilidade?

Como rotular?