fogo heroico 13

32
Perfil Perfil Padre Ignácio Padre Ignácio 50 anos de sacerdócio 50 anos de sacerdócio Fogo Heroico Fogo Heroico Revista mensal da Juventude Masculina de Schoenstatt de Londrina Revista mensal da Juventude Masculina de Schoenstatt de Londrina Ano 2 número 13 setembro de 2011 Heroi de Schoenstatt Heroi de Schoenstatt Padre José Kentench Padre José Kentench Ele amou a Igreja e a Mãe de Deus Ele amou a Igreja e a Mãe de Deus Edição Edição Especial Especial

Upload: jumas-londrina

Post on 09-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Revista da Juventude Masculina de Schoenstatt de Londrina do mês de setembro

TRANSCRIPT

PerfilPerfil

Padre IgnácioPadre Ignácio50 anos de sacerdócio50 anos de sacerdócio

Fogo HeroicoFogo HeroicoRevista mensal da Juventude Masculina de Schoenstatt de LondrinaRevista mensal da Juventude Masculina de Schoenstatt de Londrina

Ano

2 n

úmer

o 1

3 se

tem

bro

de

2011

Heroi de SchoenstattHeroi de Schoenstatt

Padre José KentenchPadre José KentenchEle amou a Igreja e a Mãe de DeusEle amou a Igreja e a Mãe de Deus

Ed

içã

oEd

içã

o

Especia

lEspecia

l

Missa Jovem

Juventude Apostólica de SchoenstattJuventude Apostólica de Schoenstatt

Não

Esquecer

18h18h

Rua Rua GoiásGoiás nº 830nº 830

Do lado do

Do lado do Ginásio do

Ginásio do Colégio

Colégio Mãe de Deus

Mãe de Deus

Triduo em preparação Triduo em preparação para o Vestibularpara o Vestibular

Quartas-feirasQuartas-feirasno Santuário de Schoenstattno Santuário de Schoenstatt

A Juventude Universitária Católica de SchoenstattA Juventude Universitária Católica de Schoenstattte convida para as Missas Jovens pelos vestibulandos!te convida para as Missas Jovens pelos vestibulandos!

Vamos juntos pedir as bençãos a você Vamos juntos pedir as bençãos a você que está a poucos dias de fazer essa prova que que está a poucos dias de fazer essa prova que poderá te colocar na tão sonhada carreira.poderá te colocar na tão sonhada carreira.

Expediente:

Revista Fogo HeroicoPublicação da Juventude Masculina de

Schoenstatt de LondrinaProdução - Ailton Brito Alves, Alexandre Mestre Tejo, André Luiz Encinas Audibert, Gabriel Felipe Oberle, Paulo Zambolin Castanho e Pe. Afonso

de Miranda Wosny Filho.Diagramação - Gabriel Felipe OberleEditor Chefe - Gabriel Felipe OberleContato - [email protected]

SumárioSumário

AconteceuAconteceu

jumasbrasil.comjumasbrasil.com

Juventude é FogoJuventude é Fogo

Fala SacerdoteFala Sacerdote

6

7

8

910-1110-11

Os novos postulantes do Instituto dos Padres de Schoenstatt

Fogo Heróico - Setembro/2011FFFog0404

Nossa RealidadeNossa Realidade12

EditorialEditorial

Caminhada do JUMAS SBC

1 ano de Profi ssionais e Missão Saúde

O silêncio de Madrid

PerfilPerfil

Rumo a 2014Rumo a 2014

DestaqueDestaque

Jumas Londrina em fotosJumas Londrina em fotos

Herois de SchoenstattHerois de Schoenstatt

13-20

21-23

24

2526-30

Fogo Heróico - Setembro/201111 0505

Jornada Mundial da Juventude

Pe. Ignácio CruzUm exemplo de sacerdócio

O Brasil é um dos exemplos da GM2014

Pe. José KentenichQuem foi nosso fundador?

Amigos leitores da Fogo Heróico, essa é uma edição histórica para nós católicos e schoenstattianos! Nela você confere em detalhes os principais acontecimentos da Jornada Mundial da Juventude, lá mais de dois milhões de jovens compartilhando da mesma fé católica se encontraram com o suces-sor de São Pedro, o Papa Bento XVI. Dentre os momentos mais importan-tes do evento, destaco a vigília com o Papa e o anúncio da próxima JMJ em nossa pátria amada brasileira.

O Jumas Brasil volta com muito âni-mo para irradiar aos respectivos ramos as experiências vividas no Unanimiter, que reuniu 900 meninos da juventude masculina de todo o mundo, e na espi-ritualidade marcante da peregrinação a Schoenstatt.

O conteúdo da revista não para por aí tem um perfi l do Pe. Ignacio Cruz, que dedicou muito tempo de seu traba-lho aqui no Brasil, um projeto de apos-tolado inovador da juventude schoes-tattiana, a “Missão Saúde”, e na coluna dos nossos heróis va-mos conhecer mais sobre a vida do Pe. Kentenich para que possamos aumentar a vinculação ao nosso pai e fundador.

Paulo Zambolin

EditorialEditorial

Fogo Heróico - Setembro/20110606

“A Mãe de Deus fazer ia im

óico - SSetembr

Fala Sacerdote!Fala Sacerdote!

Fogo Heróico - Setembro/201111 0707

irradiar de modo especial magem de Cristo, em nós” Pe JK

Mais do que nunca, o momento é dos jovens! Já vive-mos numa sociedade em que muitos querem parecer mais jovens, querem ter aparência de jovens, em que o merca-do publicitário e o comércio olham com atenção para os jovens, porque sabem que eles consomem, têm poder de infl uência, etc... Mas a nossa Igreja também olha atualmen-te para a Juventude como a sua prioridade, o Papa olha e fala da Juventude com muito carinho. O novo presidente da Conferência episcopal dos bispos do Brasil, CNBB, Dom Raymundo Damasceno Assis, também expressou esse momento que estamos vivendo;

Dom Damasceno destacou a importância que o jovem terá durante sua gestão a frente da CNBB. Ele mencionou a criação da Comissão Pastoral para a Juventude, que vai elaborar uma programação especial para atingir os jovens brasileiros, oferecendo formação com valores cristãos.

Muitos jovens de Schoenstatt viveram o que signifi ca estar “na mira” do mundo inteiro durante a JMJ 2011 em Madri. Que experiência inesquecível! Que oportunidade única de manifestar a fé publicamente e de uma forma livre, alegre e espontânea, como são os jovens! Nesta edição da Fogo heróico, poderemos “saborear” um pouco do que foi o encontro mundial da Juventude Masculina de Schoenstatt

em Madri, o Unanimiter, com jovens de mais de 15 países num mesmo espírito – “uma só alma” que é a tradução da palavra Unani-miter e da JMJ com o Papa Bento XVI.

E o nosso Brasil inteiro também come-ça a se contagiar com a força da Juven-

tude depois do anúncio do Papa de que o nosso país será o anfi trião a próxima JMJ. Pro-

va disso é que a chegada da cruz da JMJ e do ícone da Mãe que o acompanha reuniu 100 mil jovens no Campo de Marte, em São Paulo.

JMJ Rio de Janeiro 2013: aqui está uma voz de Deus para o nosso JUMAS! É Deus que nos chama ao seu encontro no Rio de Janeiro e nos espera com o rosto de Cristo e com os braços abertos! Vamos mostrar ao mundo, que olha para os jovens, o fogo do Cristo Tabor e a vida que vem da Aliança de Amor com Maria!

Padre Afonso Wosny

Fogo Heróico - Setembro/2011FFFFFFFFFFFFFFFFFFFFoooogggg0808

Juve

ntud

e é F

ogo

Juve

ntud

e é F

ogo

O curso de Sião 2012 já conta com 12 postulantes de diferentes nacionalidades, do Paraguai, Argentina, México, Chile, Estados Unidos e Brasil. Rezemos por nossos postulan-tes, seminaristas e padres de Schoenstatt, para que Cristo confi rme, diariamente, o senti-do de suas vocações!

Em especial, reze-mos pelos os que se sentem chamados a entregar sua vida a Cristo e estão em

processo de dis-cernimento, para

que o Espírito de Deus os conduza à plenitude da Aliança

de Amor!

“Deus bradou-me ‘Serás meu!’. Deus queria “Deus bradou-me ‘Serás meu!’. Deus queria que eu me doasse a Ele. Quando me bradou que eu me doasse a Ele. Quando me bradou

‘Serás meu!’, eu respondi: ‘Aqui estou!’” ‘Serás meu!’, eu respondi: ‘Aqui estou!’” P.K.P.K.

É com este espírito que os mais novos postulantes da Comunidade dos Padres de Schoenstatt querem manter suas vidas de Aliança com Cristo.

Filipe Araujo, residente em Araraquara-SP, Rafael Eduardo Flausino e José Rafael Bastos, Poços de Caldas-MG, foram anunciados à Família de Schoenstatt, nos dias 15 e 18/09/11, como postulantes da Comunidade dos Padres de Schoenstatt. É imensa a alegria para esses jovens e para a Família de Schoenstatt, receber mais três novas vocações.

O processo dessa decisão se deu com o apoio do acompanhador espiritual deles, Pe. Alexandre Awi, quem os auxiliou a discernir a vontade de Deus na vida de cada um. Foram meses de extremo aprofundamento interior e confi ança na vontade divina e na da Mãe de Deus. Sobretudo, nunca se perdeu o foco de toda a vocação que se resume em um “Ita Pater” constante!

Os postulantes expressam suas alegrias a todos:“Para mim, é uma alegria enorme começar esse

caminho. Ouvir o chamado de Deus nem sempre é uma coisa simples, e atendê-lo é menos simples ain-da. Mas, a MTA cuidou de tudo e me ajudou em meu discernimento, tanto nos momentos em que tudo pa-recia confuso, quanto nos momentos em que a res-posta parecia clara. Graças a Ela, estou pronto para seguir o caminho da minha vocação. Estou muito feliz também com o apoio da minha família e dos meus amigos! Agradeço a Deus por tudo o que tenho vivido e rezo para que todos, em Schoenstatt, façam um dis-cernimento guiados pela luz da Mãe!”

Filipe de Freitas Araujo

O Jumas, com certeza foi um grande impulso para eles terem se decidido pelo sacerdócio.

“Sou grato a Mãe por ter me escolhido para es-tar em Schoenstatt e viver Schoenstatt eternamente como sacerdote! A vocação sacerdotal é um presente que me transpassa e que conduz a doar-me por intei-ro pela obra e por todos! Deus colocou em minha vida o Jumas, padres, amigos e familiares, que de algum modo me ajudaram a pronunciar este SIM a Deus. A procura pela verdadeira vocação é aquela que te com-pleta e te torna feliz! Se estou feliz é porque é vontade de Deus, portanto, só tenho que me deixar guiar!”

José Rafael Bastos

Deus utiliza pessoas como instrumentos para o chamado a servir inteiramente a Deus.

“Só tenho a agradecer a Deus e à MTA pelas ma-ravilhas que estão fazendo em minha vida de Aliança de Amor. Na ânsia de querer dedicar todo meu tem-po a Ele, a Igreja e a Schoenstatt, respondi com meu FIAT ao chamado a vocação sacerdotal. E, para minha alegria, a Mãe de Deus tem encaminhado tudo nessa minha decisão. Agradeço também a minha família e a família de Schoenstatt por todo apoio e orações, em especial agradeço ao Pe. Alexandre pelo acompanha-mento vocacional - ele é meu grande exemplo a ser seguido - e ao meu irmão de grupo e futuro irmão de comunidade, José Rafael por ter me dirigido a essa his-

tória de amor com a Mater.” Rafael Eduardo Flausino

Esc

rito

por J

osé

Raf

ael B

asto

s, R

afae

l E

duar

do F

laus

ino

e Fi

lipe

Ara

ujo.

Rev

isad

o po

r Rob

erta

Pra

tes

Mar

tini.

jumasbrasil.com

Fogo Heróico - Setembro/201111 0909

Na manhã do dia 07 de Setembro, a Juventude Masculina de Schoenstatt resolve acordar um pou-co mais cedo do que o de costume para caminhar aproximadamente 33 quilômetros, ao longo de 7 horas, como um pedido de perdão, sinal de recon-ciliação com Deus Pai, a casa de nossa querida Mãe.

Partiram as 6 horas da manhã 30 pessoas – en-tre elas estavam Júlio Fabiano e David Barbato, Regional Sudeste marcando presença -, ainda com sono, mas com uma vontade maior que os impul-sionavam a caminhar, e tudo isso por amor a Maria. Algo que santifi ca, uma entrega pequena, mas de grande signifi cado e fecundidade diante do Pai

No dia em que é comemorado a Independência do Brasil, o Jumas quis mostrar o que é ser diferen-te. Ao longo da caminhada, a Juventude se mostrou um sinal de amor, um sinal da presença de Deus viva, e em forma jovem.

Embora seja um pouco assustador caminhar uma distância tão longa como essa, ao término, não se sente tanto o peso disso. Fluiu de uma ma-neira tão natural, tão livre.

Jumas SBC em PeregrinaçãoNa primeira pausa houve um breve momento de

adoração conduzida pelo Júlio de maneira simples. Simples pelo momento, mas profunda, que auxiliou e muito nas refl exões seguintes.

Ao chegar no Santuário Tabor da Confi ança Vito-riosa no Pai, o Jumas teve a oportunidade de parti-cipar de uma ótima missa presidida pelo sacerdote diocesano Pe Antônio Araújo, pároco da Nossa Se-nhora do Rosário de Fátima, paróquia onde o Ju-mas São Bernardo é vinculado.

Esse foi o 12º ano em que a Juventude de São Bernardo completa a Peregrinação. Já se foram quase 400 quilômetros de sacrifício e oferta, mas muito Capital de Graças, pois não há chuva que faça parar esses jovens. Realmente houve anos em que a chuva tentou impedir o bom andamento (como foi em 2010), mas isso não signifi ca nada perto da grandiosidade do amor de Deus e do amor a Deus.

Uma única coisa temos certa: faça chuva ou faça Sol, o Jumas SBC em 2012 irá novamente fazer essa loucura por Cristo e Maria!!

de Graças, pois não há chuva que ses jovens. Realmente houve anos va tentou impedir o bom andamento 2010), mas isso não signifi ca nada

diosidade do amor de Deus e do amor

coisa temos certa: faça chuva ou faça SBC em 2012 irá novamente fazer

por Cristo e Maria!!

Texto retirado do site jumasbrasil.com.brAcesse e confi ra mais notícias

Aconteceu

Aconteceu

Fogo Heróico - Setembro/2011FogFog1010

Giuliano Pelaquin

Setembro de 2011 chegou e cumpria-se uma promessa feita há um ano no encontro que, pela pri-meira vez, reuniu o grupo que viria a ser o primeiro grupo de profi ssionais do Jumas da nossa região. Composto por membros de Londrina e Ibiporã, os objetivos do grupo ainda não estavam claros. Sabí-amos porém duas coisas: Primeiro, que o grupo veio preencher uma lacuna para aqueles que já passa-ram o período universitário, estão atuantes no mer-cado de trabalho, mas ainda não se encaixam em outro grupo como a Liga das Famílias ou os Padres de Schoenstatt. Segundo, que este era o momento de aprofundar os estudos.

Durante este ano de vida, abordamos a encíclica Rerum Novarum, considerada como o fundamento da Doutrina Social da Igreja e demos um foco espe-cial à encíclica Laborens Exercens, do Papa João Paulo II, relativa às questões do trabalho. Ainda es-tudamos o Documento de Aparecida que fala sobre o homem frente às mudanças de um mundo cada vez mais relativista. Recebemos também importan-tes visitas como do Diácono Geraldo Dule e do em-presário Rogério Chinese, dono da Pratic Leve, que puderam ilustrar estes estudos.

Para comemorar de forma especial este primeiro ano dos Profi ssionais, fi zemos um encontro muito próximo do Cristo, literalmente. Abençoados pelo Cristo Redentor, estivemos no Rio de Janeiro onde além de ter a chance de aproveitar um cenário digno de uma “cidade maravilhosa”, pudemos conhecer pessoas fantásticas e ainda contar com uma mãozi-nha da Divina Providência.

Lugar melhor não teria para a oração inicial que a Igreja da Candelária. Ali colocávamos as nossas expectativas que de longe foram superadas desde o começo. Em nosso primeiro compromisso, conver-samos com o Ocimar Santos. Ele tem uma ONG que leva o nome do portal que ele mantém na internet: www.rocinha.org. Este foi o primeiro site de uma fa-vela no mundo. Os pontos altos deste trabalho são uma rádio onde tocam composições de artistas da Rocinha e um banco de empregos, onde os mora-dores de lá podem se cadastrar. Ocimar defi ne que a essência deste projeto é mostrar para a juventude que é possível se destacar através de outros meios que não o tráfi co. Ele ressalta ainda que mais de 50 pessoas já foram tiradas das drogas pela ONG.

Foi também neste encontro que a divina provi-dência agiu pela primeira vez. Pudemos conhecer o Egard Landeo, o criador do sistema do banco de empregos da rocinha.org, que deu um testemunho muito interessante da sua carreira profi ssional e do que ele está realizando atualmente. Ele foi um dos diretores executivos da IBM e deixou a empresa para abrir seu próprio negócio. Trabalha com siste-mas para web e acessibilidade destas tecnologias via celular. Ele falou sobre a importância de realizar trabalhos sociais no nicho de atuação profi ssional e nos mostrou com muito entusiasmo os detalhes do projeto feito para a Rocinha.

Nossa segunda parada foi o Santuário Tabor Redenção da Família onde faríamos uma vivência e a apresentação dos temas que cada um de nós preparou. Lá tivemos a segunda surpresa da Divina

1 Ano dos Profissionais

Fogo Heróico - Setembro/20111111 1111

Otávio Cezarini

O Missão Saúde saiu do papel e enfi m foi para a rua. No último domingo de agosto integrantes da Juventude de Schoenstatt de Londrina e Ibi-porã foram até o Jardim Franciscato, pertencente à Paróquia São Lourenço (Zona Sul de Londrina), e panfl etaram as casas. Junto a este momento de conversa particular, outros jovens participaram de uma grande caminhada que reuniu a comuni-dade católica local.

Além desse trabalho de divulgação, as ofi ci-nas se iniciaram na semana seguinte. A primeira, com o tema focado em higiene e cuidados bá-sicos, recebeu apoio do Gabriel Dutra, Flávia e Ana Luísa Dias (Londrina), que proporcionaram um bom bate-papo com as moradoras que com-pareceram.

As ofi cinas continuarão. Para quem é da área da saúde – estuda ou já atua – os convites certa-mente serão feitos para que todos possam contri-buir com este novo projeto social. Quinzenalmen-te, jovens de Schoenstatt e comunidade local se reunirão e construirão novos caminhos. O Projeto Missão Saúde, a partir dessa realidade, buscará na Cultura da Aliança um objetivo claro, onde a saúde física e espiritual estão em comunhão.

Providência. Fomos recepcionados pelo Pe. Van-demir que estava lá para o encontro do Terço dos homens que aconteceria no dia seguinte. Aproveita-mos a presença do Padre que participou do primeiro tema e também presidiu a missa que participamos no dia seguinte.

Ainda no Santuário, pudemos contar com ou-tra participação especial do Felipe Awi, repórter da SporTV e irmão do Pe. Alexandre. Felipe falou um pouco sobre a sua profi ssão e como ele conduz a fé e a ética dentro de um meio complicado como a mídia televisiva.

E como todo profi ssional que trabalha tem o di-reito ao descanso, fi zemos um tour pela cidade. Vi-sitamos a área náutica onde passeamos de barco e pudemos conhecer a Ilha Fiscal, que além de ser um local histórico belíssimo, tem uma vista privile-giada para o Aeroporto Santos Dumont com o Pão de Açúcar fazendo cenário de fundo. Visitamos tam-bém as praias de Copacabana e Ipanema. Fomos ainda ao Centro Cultural Banco do Brasil onde vi-sitamos duas exposições. E numa cidade de tan-tos contrastes, não poderíamos deixar de visitar a Rocinha. Este foi com certeza um dos pontos altos dentre os passeios. Apesar de não ser um local tran-qüilo para se visitar, recebemos algumas dicas do Ocimar. Almoçamos em um restaurante no “pé” da favela. Depois subimos em direção ao Morro do La-boriaux. O principal meio de transporte por lá são os moto taxistas. Pelo caminho pudemos ver o des-caso com bens básicos, como a coleta de lixo, e uma população carente em um aglomerado urbano onde as leis que regem a ordem, sem dúvidas, não são as leis públicas. Apesar de tudo, eles têm uma vista fantástica de lá e a favela é uma das mais de-senvolvidas tendo um comércio forte e já possuindo inclusive agências bancárias.

Para fechar, conhecemos a noite carioca através da Lapa. Visitamos os famosos Arcos da Lapa onde estava acontecendo uma feira livre muito animada com direito a bloco de escola de samba. Ainda por lá pudemos experimentar uma das especiarias da região, o espetinho de calabresa com farofa.

Como não poderia deixar de ser, encerramos nosso encontro em um fi nal de tarde sob os bra-ços do Cristo Redentor, maravilhados com a vista do Rio de lá de cima e felizes com o êxito destes dias juntos. Por isso, para cada um que perguntou se a viagem foi “show”, não me restaram palavras para descrever a não ser: “Show é pouco. Foi show show!”

Missão Saúde

Nossa

Real

idade

Nossa

Real

idade

Fogo Heróico - Setembro/2011Fog1212

Hugo Carmagnani

Sem dúvidas a Jornada Mundial da Ju-ventude Madrid 2011, foi muito além das expectativas de qualquer participante. Mas a idéia aqui não é abordar o quão maravilhoso foi essa experiência. Antes de embarcar rumo a Madrid eu me questionava: Meu Deus, como será possível 2.500.000 de jovens se reunirem em uma única cidade? E quanto ao transporte? À organização? E o pior... e quanto aos mo-mentos no qual se deveria prevalecer o silêncio? Então, quando chega a hora de to-das essas perguntas serem respondidas, a surpresa... tudo ocorreu perfeitamente. O transporte sempre muito pontual, a organização muito precisa e fi nalmente o assun-to abordado aqui: o silêncio absoluto nos momentos de atenção.

Em Cuatro Vientos, onde houve a vigília com o Papa Bento XVI, a natureza não

O Silêncio da multidãoajudou muito: o calor de 40 °C junto ao am-biente muito seco fazia com que muitas pes-soas passassem mal. E quando eu pensei

“nada mais pode acontecer”, a natureza, assim como nos fi lmes, me mostrou a

sua fl exibilidade: começou a chover! Entretanto, nada fez com que a mul-tidão se desesperasse. O respeito e a ordem regiam a comunicação e cada indivíduo fazia quilo que ne-cessitava de forma calma e orga-nizada.

Mesmo com tudo que pode-ria fazer a multidão alterar a sua voz, os momentos no qual o Santo Padre se manifestava eram de si-lêncio e atenção absoluta. Todos paravam o que estavam fazendo e dirigiam os olhos para as pre-ciosas palavras do sábio Papa, afi nal a JMJ é muito mais do que um encontro com povos do mun-do todo, ela é capaz de calar uma multidão e fazer com que todos levem para a vida os conselhos dados pelo representante máxi-mo da igreja católica.

Destaque

Destaque

¡Holla ¡Holla Peregrinos!Peregrinos!

Fogo Heróico - Setembro/2011Fog1414

Gabriel Felipe Oberle

“Esta es la juventud del Papa!”, du-rante os dias da Jornada Mundial da Ju-ventude em Madrid. Mas todos os parti-cipantes provaram que essa frase possui um signifi cado ainda maior. A juventude católica, por meio daquelas duas milhões de pessoas, demonstrou sua força e pro-vou que a “juventude do Papa” é a ju-ventude capaz de mudar o mundo, com força para levar Cristo a todo lugar, ten-do o sim de Maria como exemplo. Sendo mais direto: vivendo o lema da JMJ2011, “Enraizados e edifi cados em Cristo, fi r-mes na fé”.

Para que esse sentimento seja prova-do, vamos relembrar agora alguns dos momentos vividos entre os dias que a Juventude Apostólica de Schoenstatt es-teve na capital da Espanha.

¿Más pan?Depois de meses de preparação, mui-

tas reuniões, capitais de graças, muitos

(muitos mesmo) e-mail’s trocados entre o grupo, todos se encontraram no saguão do aeroporto internacional de Guarulhos. Muitos ali nunca haviam se visto. Para se encontrar não foi difícil, as camisetas, bandeiras e até mesmo o sorriso no ros-to deixava claro quem estava represen-tando a Mãe de Deus na JMJ.

Logo depois de fazer o check in, os quase 80 do grupo participaram de uma missa na capela do aeroporto. A expec-tativa foi misturada com o apostolado. Entre eles apareceram passageiros de outros vôos, funcionários do local e até pilotos. A capelinha fi cou apertada com a força da juventude.

Então o caminho foi para o avião. Pas-sa pelo detector de metais. Abre a mala para o segurança. Entra na fi la. “Aqui não pode fazer fotos”, grita a segurança. Apresenta o passaporte. Entra em outra fi la. Corre pro banheiro. Mais uma fi la. E, enfi m, todos embarcam na aeronave.

Fogo Heróico - Setembro/2011 1515

Destaque

DestaqueNas 12 horas de viagem as aeromo-

ças sofreram para deixar todos em suas poltronas. A alegria não era só entre os schoenstattianos, já que existiam outros dois grupos menores entre os passagei-ros. Livros foram lidos e fi lmes assisti-dos, mas parecia que a viagem nunca acabava. Mas logo tudo foi melhorando ainda mais.

As seis da manhã o avião pousou no aeroporto de Barajas, em Madrid. Depois de ir buscar as malas (de metrô dentro do aeroporto), o caminho continuou com o ônibus que já estava estacionado na porta.

Em MadridDali o grupo partiu para o Santuário

de Pozuelo, ao lado de Madri. Local onde as meninas realizaram a Jornada RTA e onde participamos da primeira missa na Europa. E essa em português. Alguns aproveitaram para conhecer a região,

outros para dormir a sombra das árvores do Santuário, outros ainda começaram a arriscar conversas com as pessoas que estavam por ali.

O grupo dos meninos então seguiram de metrô para o Colégio Monte Tabor, lo-cal do alojamento e onde aconteceria o Unanimiter, encontro mundial da Juven-tude Masculina de Schoenstatt. Ali se concentraram quase mil rapazes de todo o mundo, com suas diferenças culturais e linguísticas, mas com um mesmo ideal. Ali viveu-se o que o próprio nome do en-contro sugeria. Unanimiter, que signifi ca “em uma só alma”, relembra o momento em que os apóstolos receberam o Espíri-to Santo no dia de pentecostes reunidos no cenáculo. Durante os dias em que aconteceu o encontro, tivemos palestras com pessoas muito importantes para o Movimento de Schoenstatt, como o car-deal Francisco Javier Errázurizo, o padre Heinrich Walter, diretor mundial do Mo-

vimento de Schoenstatt e o padre José Maria Garcia, diretor do Jubileu 2014.

¡Bienvenidos Peregrinos!No dia 16, terça-feira, aconteceu o pri-

meiro grande evento da Jornada, a Mis-sa de Abertura presidida pela bispo de Madrid, o cardeal Antonio María Rouco Varela. A maioria dos grupo sequer con-seguiu chegar perto do altar, devido a tanta gente. Este foi o primeiro momento em que pode-se ter a noção da quantida-de de pessoas que estavam em Madrid. Bandeiras dos quatro cantos do mundo. A alegria era vista no rosto de todos.

A cada passo que os brasileiros da-vam, um novo grito, com um novo sota-que, era ouvido: “Brasil!!!!”. E eles mos-travam a câmera para uma foto com a bandeira brasileira.

Depois da missa os meninos segui-ram para o Santuário de Serrano, bem próximo ao centro de Madrid, onde re-

alizou-se a Aliança de Amor de alguns grupos de vida vindos de cinco países diferentes.

Festival da JuventudeNa quarta-feira, dia 17, a Família de

Schoenstatt de Madrid acolheu a juven-tude mundial para o “Festival de la Ju-ventud”. Ao lado do Santuário de Pozuelo uma grande festa foi realizada, com mui-ta música, vinculações e alegria. Para in-cluir a vida dos jovens na vida Santuário, foi feito um musical, onde cada momento incluía um dos elementos em uma répli-ca do altar do Santuário, encerrando-se com a adoração ao Santíssimo. Logo depois, aconteceu a Missa da Aliança, próximo das onze da noite, dessa forma a renovação da Aliança aconteceu já no dia 18.

“¡Esta es la juventud del Papa!”Logo cedo, na quinta-feira, partimos

Fogo Heróico - Setembro/2011Fog1616

para uma das catequeses em português que estavam acontecendo. Como os metrôs estavam lotados, o grupo chegou atrasado, mas a participação na missa foi com a cara de Schoenstatt. Com a grande bandeira pendurada na Igreja e a alegria da MTA entre todos. Na parte da tarde, um grande momento aconteceu: a chegada do Papa a Madrid. E para a grande alegria dos schoenstattianos, o Santo Padre passou a poucos metros dentro do papamóvel.

A cruz caminhou entre os jovensNa sexta, a juventude mundial se reu-

niu novamente entre as ruas principais de Madrid para a Via Sacra. Várias obras de arte, representando as estações da Via Crucis, vindas de várias partes da Espanha foram colocadas por uma das avenidas. No decorrer deste trajeto foi realizada a caminhada da Cruz da JMJ, que era repassada para um novo grupo

de jovens a cada estação, representan-do a juventude de todo o mundo.

Sol e chuva, espera e alegriaNo sábado logo cedo todos seguiram

para Cuatro Vientos, local onde se reali-zaria a vigília e missa fi nal. A caminhada foi longa e sob um forte sol. Depois de algumas horas o grupo, já mistura entre as outras centenas de milhares de pes-soas, tiveram que esperar a tarde toda, ainda no sol, até que se começassem as celebrações. Neste período a organiza-ção da Jornada não parou, colocando no palco vários grupos musicais, testemu-nhos e até um palhaço fez uma apresen-tação (este era amigo pessoal do beato João Paulo II). Depois de conversar com gente do mundo todo, de tirar fotos de todos os ângulos possíveis, de trocar pulserinhas com muita gente, uma frase animou a todos: “¡El Papa esta a punto de llegar a Cuatro Vientos!”. E assim foi,

Fogo Heróico - Setembro/2011 1717

1515 Fogo Heróico - Setembro/2011

depois de realizar uma visita a um dos hospitais da cidade, Bento XVI chegou ao aeródromo para a Vigília. Mas aquele clima de sol que esteve presente duran-te todo o dia havia mudado. O tempo fe-chou. O céu escureceu. E a chuva caiu. O vento foi tão forte que parte de um dos telões, localizado atrás do altar, foi arrancada e quase que a armação caiu sobre a mesa do altar. Mas uma coisa inesperada aconteceu, a chuva diminuiu e o Papa continuou as orações. Todos ali permaneceram em silêncio. Dois milhões de jovens em silêncio adorando Jesus na Eucaristia. Dois milhões de corações unidos em Cristo. E logo após a adora-ção, quando o santíssimo foi retirado a chuva voltou. Cristo queria fi car com a juventude.

Assim que o Papa se foi os jovens co-meçaram a se arrumar para dormir, ali mesmo, com sacos de dormir entre to-dos. Um grande acampamento.

Na manhã seguinte os animadores acordaram a todos para a oração da ma-nhã e pedindo que todos se arrumassem para a grande missa. Infelizmente, em decorrência da chuva, também foi avisa-

do que os presentes não receberiam a Eucaristia na missa, pois as tendas onde estavam as partículas consagradas ti-veram que ser desmontadas durante a noite.

Novamente o Papa chegou a Cua-tro Vientos, e dessa vez passou entre todos no papamóvel. A missa foi reple-ta de alegria com a força da juventude. E um momento muito especial chegou: o anúncio do local da próxima JMJ! To-dos já sabiam, mas ouvir o Santo Padre falando foi algo inexplicável. Assim que Bento XVI disse: “La sede de la próxima Jornada Mudial de la Juventud sera Rio de Janeiro”, uma onda de alegria tomou conta do local. Bandeiras brasileiras não paravam ao som de “cidade maravilho-sa”. Sem dúvida a JMJ2013 começava ali.

Com o anúncio, os brasileiros viraram as estrelas da festa. Saindo de Cuatro Vientos, vários países tentavam trocar bandeiras e camisetas, ou simplesmente gritavam: “Rio 2013”. Naquele momento a Jornada de Madrid se encerrava com u sentimento que fi cará para sempre no coração de todos que participaram.

Fogo Heróico - Setembro/2011

Mateus Terrin e Marcos Terrin

A JMJ 2011 aconteceu em Madri entre os dias 16 a 21 de agosto. Porém a delegação brasileira do JUMAS embarcou para Madri no dia 13 para participarmos nos dias 15, 16 e 17 de agosto do UNANIMITER (Encontro Mundial do JUMAS).

UNANIMITER é uma palavra em latim que representa a união de espíritos. Esse nome foi escolhido, pois o objetivo do encontro foi unir os vários ramos do JUMAS espalhados pelo mundo e criar vínculos entre eles através da troca de experiências.

Estavam presentes aproximadamente 800 membros do JUMAS do mundo todo. De vários países, idiomas e culturas diferentes. Algumas delegações estavam presentes de forma mais expressiva como por exemplo, Portugal, Chile e Alemanha. Por outro lado, outras delegações tinham poucos representantes porém sua par-ticipação foi tão importante quanto as demais, que é o caso de Burundi na África e República Checa.

O encontro ocorreu no colégio Monte Tabor situado em Pozuelo de Alarcón, pequena cidade nas proxi-midades de Madri.

Durante o encontro tivemos vá-rios momentos de oração e vínculação, mas o que mais nos marcou foi a troca de experiência entre os paí-ses. Cada delega-ção teve a oportunidade de apre-sentar o seu ramo e os principais projetos realizados em sua terra natal.

Ao fi m desse encontro estava-mos todos vinculados em um só es-pírito e preparados para o encontro com o Papa na JMJ.

Durante a JMJ continuamos hos-pedados no mesmo colégio com

os demais participantes do UNANIMITER.

Un

an

imiter

11 1919

Destaque

Destaque

Texto publicado no Jornal M

ural do JUM

AS

Ibiporã

----- SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSeeeeeeeeeeeeetem

ntntroro ococorrreue n n nn no o o cococ lééélégigiggg o o r r sisitutuadaddoo o emem PPPoozozo ueueuelolo d dddee eeqqueuenana cididi adadadada e eee nanasss s prprprproxoxo i-i-i-MMadadriri..o o enencocoontntroro tivvemmemmososososs v vá-á-totos s dede oraraçãção o

oo, ,

aa aía --deelelegaga-oopopopporttrtununnididddaddaddde ee dedede aa aprprprpp e-eeu ramamo e osos ppririncncipipii aiais s alizaados emm sua terrraa

ese seee encontro estat va-inculladdosso em m um só eses-

paradod s para o encono tro na JMJ J.a JMJ coc ntinuauamos s hos-ss s no mesmo colégio com

ss demais participantees dodUNANIMITERRRR.

FFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggoooooooooooo HHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeerrrrrrrrrrrrrrrrrrrróóóóóóóóóóóóóóóóóóiiiiiiiiiiiiicccccccoooo

Text

o pu

blic

ado

no

Jorn

al M

ural

do

JUM

AS

Ibip

orã

Fogo Heróico - Setembro/2011

Mateus Terrin e Marcos Terrin

Após o fi m da Jornada Mundial da Juventude, a comitiva brasileira seguiu rumo à tão esperada visita à Schoenstatt, e principalmente ao Santu-ário original.

Acordamos por volta das 03h da madrugada de segunda-feira, dia 21 e fomos de ônibus em direção ao aeroporto de Barajas em Madri.

A viagem durou aproximadamente duas ho-ras e trinta minutos. Chegamos, portanto, ao aeroporto de Frankfurt por volta das 08h30 da manhã.

Quando todos estavam reunidos e prontos para seguir em frente, pegamos o trem em di-reção à Coblença (Koblenz). O trajeto foi mag-nífi co. A linha férrea era ao lado do rio Reno e na costa oposta deste havia diversos castelos medievais, casas e igrejas antigas. Ficamos per-plexos com tamanha beleza.

Após duas horas de viagem, chegamos à Coblença, onde iríamos pegar outro trem, desta vez em direção à Vallendar.

Após algum tempo, nos deparamos com uma pequena cidade, bonita, bem organizada e acon-chegante. Caminhamos por 15 minutos com as malas nas mãos até o destino fi nal: Schoens-tatt.

Estávamos cansados e ansiosos. Começa-mos a rezar o terço durante o trajeto. Na última ave-maria nos deparamos com um vale. Belas montanhas e algumas construções ao redor. Sa-bíamos que era ali.

A chegada foi marcante. O Santuário era tão simples e ao mesmo tempo tão sagrado. A Mãe estava ali. Ajoelhamos-nos, cantamos e reza-mos. Foi um momento breve e profundo!

Depois seguimos para uma missa no Santu-ário Marienau. No fi m do dia, tivemos mais uma surpresa. A casa do JUMAS, onde nos hospe-daríamos, era demais! Grande, aconchegante e com wi-fi ! Todos fi caram perplexos.

No segundo dia, após o café da manhã, enfrentamos uma enor-me subida até Monte Scho-enstatt. Chegando lá, tivemos uma missa na Igreja da Adoração, local onde o Pe. Kentenich faleceu. Ao fi nal da missa, di-vidiram-nos em dois grupos. Um visitaria a casa Pe. José

Kentenich e o outro a exposição missionária.Na casa Pe. José Kentenich havia uma ex-

posição de artefatos, objetos pessoais e docu-mentos que marcaram e contam a vida do Pai Fundador. Na exposição, nos deparamos com objetos de cada país onde estão as Irmãs de Maria.

No fi nal deste dia, tivemos um momento mar-cante na Capela do Pai Fundador.

No terceiro dia, o destino era Metternich, Santuário Jardim de Maria, local onde viveu a Ir. Emile. Lá fi camos impressionados com a be-leza dos jardins fl oridos e com a história de vida desta tão importante irmã. Antes da missa, nos reunimos no túmulo da Ir. Emile, local muito im-portante para o movimento.

Logo após o almoço, seguimos para o tão aguardado passeio de barco pelo rio Reno. O trajeto foi encantador. Paramos em Boppart. A cidade era pequena, mas muito bela. Dividimos-nos em pequenos grupos e exploramos a cida-de.

No quarto dia, começamos com uma missa no Santuário original. O almoço foi na Vaterhauss, casa dos Padres de Schoenstatt. Depois da re-feição, tivemos o prazer de visitar três santuários: Tabor, Sião e Moriá. Todos eram belíssimos!

No quinto dia, nosso destino era Colônia, grande cidade da Alemanha. A Catedral de Co-lônia, nossa primeira parada, era espetacular. Muita alta e cheia de adornos. Uma aula de ar-quitetura gótica. Subimos seus 533 degraus e tivemos uma belíssima visão panorâmica da ci-dade.

Após esta visita em grupo, fi camos livres para conhecer a cidade. Fizemos compras, explora-mos alguns pontos turísticos e experimentamos a culinária alemã.

No fi m da tarde, retornamos à Schoenstatt. Jantamos e seguimos rumo ao Festival da Ju-ventude, no Santuário Original. O evento, mes-mo chovendo, foi muito divertido!

Mesmo muito alegres, estávamos um pouco tristes por sabermos que era nossos últimos mo-mentos no local.

No sábado, partimos rumo ao aeroporto de Frankfurt. Mal chegamos à Madri e já pega-mos outro voo em direção à nossa terra na-tal.

Estar em Schoenstatt é reviver todo o passado do nosso movimento. Faz-nos sen-tir mais próximos dos desafi os vencidos pelo

Pe. Kentenich e os Congregados. É claramen-te um local muito santo e cheio de graças. A

todos que puderem, recomendamos à visita ao Santuário Original. Será uma experiência marcante!

E em Schoenstatt...

FFFFFFFFFFFFFFFFFFFFooooooooooooogggggggggggggg2020

Padre Ignacio Cruz,Padre Ignacio Cruz, 50 anos de sacerdócio, 50 anos de sacerdócio,

50 anos de pura paternidade50 anos de pura paternidade

Perfil

Perfil

Alexandre Mestre Tejo

Ignacio Cruz Gutierrez nasceu no dia 11 de Junho de 1932, fi lho do também Ignacio Cruz, advogado, bem sucedido, e Marta Gutierrez. Cresceu ao lado de suas duas irmãs, Vitória e Marta, numa Santiago muito diferente da que existe hoje no coração do Chile. “Na-quele tempo, a cidade era muito menor do que hoje e as pessoas acabavam se conhecendo”, conta ele.

Apesar de seu pai ter uma certa antipatia pela Igreja, desde pequeno Ignacio estudou em colégios católicos, o que lhe propiciou uma sólida formação cristã, que foi crescendo com o passar dos anos, ajudado pela devo-ção a Maria, que sempre marcou sua família e todo o povo chileno. Foi durante seus anos no colégio que ele conheceu o jovem Rafael Fernandez, um rapaz que desde que receberá a visita de um certo padre alemão em sua casa – padre José Kentenich – tornara-se um entusiasta do ainda fl orescente Movimento de Scho-enstatt do Chile.

Foi esse mesmo Rafael Fernandez que o convidou, em 1950, para conhecer o padre Ernesto Durán, padre palotino que assessorava o Movimento de Schoenstatt e que queria iniciar um grupo da Juventude Masculina em Santiago. Nas conversas que teve com o padre Ernesto, Ignacio pode conhecer um pouco mais sobre Maria e a visão do padre Kentenich sobre a Igreja e o

Mundo e isso o fascinou.Naquela época, antes

do Concílio Vaticano II, a Igreja era extremamente fechada em seus concei-tos. O fi el sentia-se dis-tante e pouco atuante na vida da comunidade. As idéias que o padre Ken-tenich trazia eram novas: a busca pela santifi cação através da auto-educação; a construção do Homem Novo para uma Nova Co-munidade; a idéia de que todos podiam contribuir com algo, através de seus

Fogo Heróico - Setembro/2011Fogo Heróico - Setembro/2011

dons naturais. Todas respostas concretas, pautadas nas necessidades e nos problemas atuais do mundo. Tudo fascinou o jovem Ignacio e, graças a personali-dade carismática e educadora do padre Ernesto Du-rán, junto com o amigo Rafael Fernandez e mais treze jovens, formaram o primeiro grupo da Juventude Mas-culina de Schoenstatt do Chile.

No dia 20 de Agosto, também de 50, Ignacio e o grupo selaram sua Aliança de Amor. O tempo desde a formação do grupo até a Aliança foi curto, mas era necessário, pois o padre Ernesto sabia que os meni-nos precisavam de uma força maior para impulsionar a fl orescente Juventude. Nascia o grupo Caballeros Del Fuego, que junto com outros dois da mesma geração – Sictu Ventus (que fazia parte o ainda não padre Her-nan Alessandri) e Caballeros Del Santo Graal (grupo que fazia parte Mário Hiriart) – deu origem a muitas vo-cações para o Movimento Schoenstatt, desde padres até casais e leigos consagrados, que impulsionaram não só Schoenstatt no Chile, mas também na Argen-tina, Paraguai e Brasil. A união entre os membros do grupo se tornou tão forte que até hoje eles se reúnem todos os anos, no dia 20 de Agosto, para comemorar seu aniversário de Aliança de Amor, que em 2010 al-cançou os 60 anos.

Durante os anos de Juventude, Ignacio seguiu os passos do pai e tornou-se advogado. Chegou a traba-lhar por um tempo no escritório da família, mas desco-briu que sua vocação residia no Sacerdócio. Junto com outros 23 rapazes de sua geração – sendo vários de seu próprio grupo – Ignacio decidiu-se por ser padre. Segundo ele, esse número de vocações de uma única geração só pode ser explicada como uma “erupção de graças do 31 de Maio”. Na época, nem se pensava que o ato que acontecera no Santuário de Bellavista se tornaria um Marco Histórico para toda a Família de Schoenstatt, mas sabia-se que “a carta sobre o altar” signifi cava um entrega muito grande do Pai Fundador e por isso tantas graças brotaram do Santuário naque-la ocasião.

Em 1954, Ignacio partiu para o Noviciado dos Pa-dres Palotinos, na época localizado em Friburgo, Suí-ça. O grupo de rapazes chilenos partiu de navio para a Europa e fez uma parada no Brasil antes de cruzar o

CABALLEROS DEL FUEGO: Uno de los dos primeros grupos de la Juventud Masculina de Bellavista en 1953, para el día la toma de hábito de sus hermanos de grupo Humberto Anwandter y Anselmo Cerró, seminaristas pallottinos. Abajo izquierda: Arturo Cleveland, Francisco Mena, (Padre) Rafael Fernández, (Padre) Ignacio Cruz, Norman Hansen y Rafael Montalva (Q.E.P.D.). Arriba izquierda: (Padre) Luis López, (Padre) Roberto Renner, Padre Ernesto Durán (asesor), (Padre) Raúl Feres, Rolando Torrijo, (Padre) Francisco García-Huidobro, (Padre) Anselmo Cerró, (Padre) Humberto Anwandter y Hernán Krause.2222

Fogo Heróico - Setembro/2011111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111

Perfil

Atlântico, quando puderam conhecer a cidade de São Paulo – “uma cidade enorme!”, conta ele – o que mar-cou muito o grupo, pois foi a última visão da América do Sul que tiveram por muitos anos. Na Suíça, formou o curso Aguilas del Padre, que se manteve por toda a formação intimamente unido ao Pai Fundador – na época, ainda no exílio de Millwaukee – e que gerou grandes frutos para toda a Igreja, incluindo alguns bis-pos e um cardeal.

Em 1961, padre Ignacio Cruz se ordenou sacerdo-te e retornou ao Chile, onde pode trabalhar numa Pa-róquia da capital Santiago e também exerceu vários cargos dentro da Comunidade dos Padres de Scho-enstatt, até mesmo como Superior Provincial. No en-tanto, somente em 1986, quando veio para o Brasil, é que passou a trabalhar diretamente com a Família de Schoenstatt. Primeiro, em São Paulo, por 12 anos – época em que também foi Superior Provincial dos Padres de Schoenstatt do Brasil – e depois em Londri-na, onde residiu por 11 anos. Segundo ele, este foi o período em que teve a oportunidade de trabalhar com mais Ramos da Família, desde as Famílias, as Mães, a Liga Feminina até a JUFEM. O único ramo que nun-ca trabalhou diretamente foi a Juventude Masculina, porém todos aqueles que participaram do JUMAS Lon-drina durante sua estada na cidade puderam conhecê-lo e receber um pouco de sua forte infl uência paternal ao encontrá-lo pelo corredor da Casa do JUMAS ou

durante suas diversas Missas.Em 2009, ao completar 75 anos, como é de costu-

me, padre Ignacio foi aposentado de suas funções e retornou ao Chile. Vive hoje na cidade de Viña Del Mar, no Santuário de Água Santa, próximo de alguns sobri-nhos e familiares. Porém, sua passagem pelo Brasil deixou fortes lembranças e muitos fi lhos espirituais, fato que pode ser facilmente comprovado pela agitada agenda de compromissos que ele teve nestes breves dias que esteve em Londrina, por ocasião da celebra-ção de seus 50 anos de sacerdócio.

Nesses 50 anos de sacerdócio, padre Ignacio pre-senteou a todos com seu carisma paternal, com seu olhar atencioso e profundo e, principalmente, com suas palavras de sabedoria, que nos pareciam vir di-retamente de Deus Pai e se assemelhavam muito a atitude de nosso Fundador – fato que é interessante, já que ele jamais pode ter um contato íntimo com o padre Kentenich, somente tendo cumprimentado-o em sua época de Juventude.

Após 50 anos de entrega incondicional a Igreja e a Schoenstatt, padre Ignacio Cruz deixa a Juventude Masculina mais palavras de sabedoria, que serve não só aos jovens, mas a todos que fazer parte da Família: “Não tenham medo de tomar decisões heróicas, de dar passos impor-tantes para a construção de Schoenstatt no Brasil. Vale a pena!”

2323

Rumo a2014

Fogo Heróico - Setembro/2011FFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFooog

Filipe de Freitas Araujo*Jumas Araraquara/SP

No dia 18 de agosto, após o Unanimiter, aconteceu a IV Jornada Internacional de Assessores e Líderes da Juventude Masculina, no Colégio Monte Tabor, em Pozuelo de Alarcón, Madrid. Estavam presentes representantes do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Equador, México, EUA, Portugal e Espanha. Do Brasil, participaram Gabriel Oberle (Londrina/PR), Filipe Araujo (Araraquara/SP) e Maike Nonício (São Bernardo do Campo/SP), juntamente aos Padres Afonso e Alexandre.

Diferentemente das Jornadas anteriores, que duraram alguns dias, dessa vez o encontro durou apenas uma manhã de reunião. Devido ao Unanimiter e à Jornada Mundial da Juventude, tivemos tempo apenas para conversar como está sendo trabalhado o tema da Geração Missionária nesses países que, desde 2008, tem se reunido para escutar as vozes de Deus nos ramos nacionais e discernir o que há de comum nessa grande corrente de vida. Apesar do tempo curto, a reunião foi bastante proveitosa. Diversos rostos novos apareceram em meio aos “macacos-velhos” das jornadas, tanto de assessores quanto de líderes representantes.

O assunto principal dessa rápida Jornada foi, sem dúvidas, o tema da comunicação. A grande difi culdade no trabalho da GM no interior dos ramos e também para a Unidade Internacional é a comunicação, que ainda é um tanto quanto falha. Nesse aspecto, no entanto, o Jumas Brasil foi bastante elogiado pelos participantes, com destaque nas palavras do Pe. José María García, que nos colocou como exemplo a ser

IV Jornada Internacional de Assessores e Líderes

seguido e disse “se o Brasil, com todo o seu tamanho, conseguiu isso, porque não os outros?”

O nosso site nacional é, sem dúvidas, o veículo que mais une a nossa Juventude. É por esse motivo que a equipe responsável em motivar e analisar a GM no Brasil criou uma página especial para reunir os materiais produzidos pelos regionais (como os vídeos, os textos explicativos e os materiais produzidos para dirigentes e grupos de vida). Além disso, as novas seções do site vão ao encontro disso: a Seção Pulso do Tempo é exemplo do nosso protagonismo social; a Central Jumas de Jornalismo, em desenvolvimento, já tem procurado inserir notícias da Igreja no site; sem contar a possibilidade dos ramos de postar suas notícias sem precisar passar pela equipe. Somos um expoente schoenstatteano em comunicação, e devemos nos orgulhar disso!

Tudo isso, unido às outras diversas iniciativas brasileiras no espírito da GM (Missão Cristo Tabor, Encontro Nacional de Músicos, Encontro de Comunicadores, Escola de Protagonistas, etc) tem ajudado o Jumas Brasil a viver os pilares da Cruzada 2014, como protagonistas da Cultura da Aliança no mundo! Agora, tendo em vista no o Encontro Internacional do Jumas e a JMJ no Brasil em 2013, ano da Corrente Missionária (algo a ver com GM?!), temos uma grande missão em nossas mãos! Schoenstatt Internacional conta com a gente! Somos Jumas Brasil! Somos Geração Missionária! Que o Fogo do Cristo Tabor incendeie nossa juventude nacional e internacional no Centenário da Aliança de Amor!

*Mem

bro

do a

tual

Sec

reta

riado

In

tern

acio

nal d

o Ju

mas

2424

Fogo Heróico - Setembro/2011

padre Kentenich He

ro

is d

e S

ch

oe

ns

ta

tt

Luiz Felipe Delaroza

Pe. José Kentenich, nosso pai fundador, qual se-riam as histórias de vida, suas difi culdades na sua infância e adolescência? A trajetória percorrida por José Kentenich foi a base para a formação de seu carisma e para a fundação da grande obra de Scho-enstatt.

Pedro José Kentenich nasceu na pequena ci-dade de Gymnich, no dia 18 de novembro de 1885, fi lho de Katarina Kentenich, mãe solteira e pobre. José viveu uma experiência familiar diferente, já no começo de sua vida, ainda na barriga de sua mãe, tem a primeira vivência de união a Maria, quando sua mãe é tentada a dar fi m a vida, no entanto con-sagra o fi lho a Deus e Nossa Senhora.

Aos nove anos a situação econômica força Kata-rina a mudar-se, assim José é obrigado a separar-se de sua mãe e entrar para o orfanato em Oberhau-sen. Mais tarde ele descreve este momento como um “golpe do destino”, revelando que a separação de sua mãe foi uma profunda experiência de sofri-mento. Nesse momento surge outro ponto que nos remete ao carisma schoenstattiano, a Aliança de Amor que depois Kentenich apresentaria ao mun-do. Afl ita, antes de se separar dele, sua mãe consa-gra-o aos pés de uma imagem de Nossa Senhora, para que ela faça o que Katarina não poderia fazer, guiar e educar o menino. A partir daquele dia, José Kentenich passou a ter convicção de que a Mãe de Deus é sua mãe e sua educadora. “Ela (Maria) formou-me e educou-me pessoalmente a partir dos

meus nove anos... pos-so dizer que não conhe-ço ninguém que tives-se uma infl uência mais profunda sobre o meu desenvolvimento”, o que levou a uma nova visão de Maria, como educa-dora de nossas vidas.

Em sua primeira co-munhão revelará a von-tade de ser Padre, no entanto fi lhos de mãe solteira não eram acei-tos nos seminários da época, mas Deus indicou o caminho. Naquele perí-odo, havia uma nova comunidade na Alemanha, a comunidade dos Palotinos. José entra para o semi-nário graças a ajuda de Padre Savels.

Aluno aplicado, José tem um pensamento muito a frente de seu tempo. É contra a falta de liberdade vivida no seminário e não aceita conteúdos que o ensinam, além disso, sofre de uma tuberculose du-rante sua formação, isola-se cada vez mais e passa por profundas crises.

Mas graças aos Palotinos, José é levado a um pequeno vale na Alemanha, o vale de Schoenstatt, na pequena cidade de Vallender onde será diretor espiritual dos jovens. Ali ele já começa a implantar suas novas idéias de liberdade e de paternidade,

mesmo sem a experiência paterna durante sua formação, ele compreende sua mis-são de ser pai diante dos homens.

Assim dizemos que a vida do Pai Fundador é a vida do nosso movi-mento, Deus guiou o menino José

Kentenich como obra sua, e a partir das experiências vivi-

das por ele, levou a criar nosso movimento cujas

marcas de sua vida são evidentes em nosso carisma.

FFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFooooooooooooooooooooooooooooooooooooggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo HHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeerrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrróóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiicccccccccccccccccccccccccccccoooooooooooooooooooooo ---------------------------------- SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSeeeeeeeeeeeetttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeemm 2525

JUMAS LONDRINA EM FOTOSJUMAS LONDRIJornada Mundial da JuventudeJornada Mundia

Fogo Heróico - Setembro/2011Foggggggggggggggggggggggggggggggggggggggoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo HHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHeeeeeeeeerrrrrrrrrrrrrrrrrrrrróóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiicccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccooooooooooooooooooooooooooooooooooo -- SSe

Por las calles de Madrid...

FFFog2626

JUMAS LONDRINA EM FOTOSRINA EM FOTOSJornada Mundial da Juventudeal da Juventude

Fogo Heróico - Setembro/2011mmbbrooo/////////////////////////////////////////////////////////22001111111

Mas também rezamos...

Fogo Heróico - Setemrbo/2011

JUMAS LONDRINA EM FOTOSJUMAS LONDRIP�r�grinacao a Schoensta�tP�r�grinacao a

FFoggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo HHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeerrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrróóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóiiccoo -- SSeetteemmrrbboo/////////////////222222222222222000000000000111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111

A Mãe foi coroada como Rainha da JMJ2013

Mapa de Jaguapitã foi deixado aos cuidados da Mãe

Passeio pelo rio Reno

FFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFog2828

JUMAS LONDRINA EM FOTOSRINA EM FOTOSP�r�grinacao a Schoensta�ta Schoensta�t

Fogo Heróico - Setembro/201111 2929

JUMAS LONDRINA EM FOTOSJUMAS LONDRINA EM FOTOS

Fogo Heróico - Setembro/2011

Noche de la JuventudNoche de la Juventud

FFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFooooooooooooooooooooogggggggggggggggggggggggggggggggggggoooooooooo HHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeerrróóóóiiiiccccoooo --- SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSeeeeetttttttttttteeeeeeeeeeemmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrroooooooo///////////22222222222222222222222222200000000000000000000111111111111111111FFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFoooooooooooooogggggg3030

JUMAS LONDRINA EM FOTOSNoche de la Juventud

16 de outubro

Festa da AliançaFesta da Aliança

Santuário de Santuário de Schoenstatt Schoenstatt de Londrinade Londrina