fluxos

14
Fluxus

Upload: jose-costa

Post on 24-Jun-2015

73 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Fluxos

Fluxus

Page 2: Fluxos

O que foi o “Fluxus”?

Fluxus foi um movimento artístico de cunho libertário, caracterizado pela mescla de diferentes artes, primordialmente das artes visuais mas também da música e literatura. Teve o seu momento mais activo entre a década de 1960 e a década de 1970, declarando-se contra o objecto artístico tradicional como mercadoria e proclamou-se como sendo anti-arte.

Page 3: Fluxos

“Há muito, muito, muito tempo atrás, quando o mundo ainda era jovem – por volta do ano de 1958 – artistas, compositores e outras pessoas que queriam fazer algo bonito começaram a olhar o mundo de uma maneira que era considerava nova (para eles)- “Bem! Uma chávena de café pode ser mais bonita que uma escultura de requinte! Um beijo pela manhã pode ter mais drama que um drama realizado pelo Sr.Lamechas! O chapinhar das minhas botas numa poça de lama pode soar melhor que o som do melhor orgão!””

Page 4: Fluxos

“Porque é que a chávena de café, o beijo pela manhã e as botas molhadas têm que obrigatoriamente pertencer a algo maior e melhor? Porque é que não os posso usar simplesmente por aquilo que são?”

E assim nasceu o Fluxus

Page 5: Fluxos

ArtistasGeorge MaciunasGeorge BrechtNam June PaikBem VautierYoko OnoRobert WattsKen FriedmanLa Monte YoungJoseph BeuysJohn Cage

Page 6: Fluxos
Page 7: Fluxos
Page 8: Fluxos
Page 9: Fluxos

Fluxus não tem:

• Financiamento elevado• Sinceridade• Ideia de Arte• Sentido • Humanidade• Mensagem

Page 10: Fluxos

“A ideia é uma máquina que cria arte”

Page 11: Fluxos

Nam June Paik

Page 12: Fluxos

Nam June Paik foi pioneiro na arte com video. O seu trabalho era principalmente escultura, altamente técnico e pretendia explorar a nossa atracção e obsessão pelos media.

Page 13: Fluxos

• Trabalho elaborado por José Costa 54396Sandro NascimentoJosé Taveira

Page 14: Fluxos