fluxos de ideias e informação

11
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 6

Upload: rdbtava

Post on 14-Apr-2017

2.220 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 6

Ler, associar ideias e linguagens de artigos ensaísticos de diferentes autores e áreas do conhecimento (como Filosofia e Sociologia) com os conteúdos geográficos estudados; aplicar a noção de fluxos imateriais da globalização ao comércio mundial de bens culturais, identificando as assimetrias de poder e suas implicações políticas e culturais com base nos casos da indústria cinematográfica e das redes televisivas mundiais; transpor dados estatísticos sobre a realidade mundial da produção e da audiência de filmes para a realidade próxima e existencial, como meio de reavaliar as fontes, a qualidade, a diversidade e os hábitos de consumo de informações que influem na formação cultural; analisar os interesses na produção e na difusão de notícias sobre fatos e acontecimentos das conjunturas internacionais por diferentes redes televisivas; visualizar graficamente a noção de rede global, correlacionando-a às inovações resultantes do atual meio técnico-científico-informacional e aos fluxos financeiros; ler e interpretar textos sobre a chamada “migração de cérebros”, identificando as áreas de atração e os interesses dos países receptores.

Diferentes formas de manifestação dos fluxos imateriais, representados principalmente pelos fluxos de informação e pelos fluxos financeiros, e sua repercussão na escala local e global.

Sociedade da informação como aquela que exprime as diferentes formas de acesso dos grupos sociais, por meio da tecnologia, às mais variadas informações e produtos. Como impactos representativos de sua influência na cultura e na economia podem ser citadas as transmissões via satélite de eventos culturais e esportivos, que em tempo real mostram de forma simultânea a todas as partes do mundo eventos que ocorrem em determinada região do planeta, além da facilidade de acesso a bens e serviços das mais diferentes partes do mundo, formando um mercado global.

A aceleração contemporânea altera a natureza do espaço geográfico, imprimindo um novo ritmo às ações humanas. Certas ino vações técnicas contribuíram para a mudança na rela ção espaço-tempo no atual período técnico-científico-informacional.

A aceleração contemporânea é entendida como o momento em que eclodem forças concentradas da sociedade em sua relação com a natureza, e justamente o resultado da proliferação de invenções técnicas em vários setores da atividade humana é que aumenta os ritmos e os fluxos do espaço geográfico.

Os satélites são uma das mais signi ficativas novidades técnicas de transporte de informações. Ope rados por meio de estações transmissoras e receptoras de sinais instaladas em terra, os sa télites contribuíram para quatro importantes mudanças:

1.  A distância está deixando de ser uma bar reira para a difusão das informações, pois, agora digitalizadas, podem ser transferidas para regiões que possuam os equipamen tos necessários (antenas receptoras), onde esses fluxos são absorvidos;

2.  Cada vez mais, a fala, as imagens e os tex tos são transmitidos de maneira semelhan te, por meio de impulsos eletromagnéticos;

3.  Desenvolveu-se a chamada "sociedade da informação": cada vez mais as pessoas pre cisam de informações para o seu trabalho (dados sobre a economia, outras culturas, suas atividades profissionais) e também para o seu lazer (produção de filmes, televisão a cabo). 

4. Também está havendo a associação entre as tecnologias de computação e de comu nicação, por intermédio das mensagens por bits eletrônicos.

A expressão "es pecular" significa fazer operações financeiras ou comerciais com bens negociáveis, a fim de tirar proveito da variação de preços. Com a globalização, ocorreu um aumento da atividade especulativa sobre as moedas.

A internacionalização das fi nanças e o aprofundamento da economia especulativa se tornaram possíveis, em grande parte, graças a dois conjuntos de fatores:

a) a liberalização e a desregulamentação das economias nacionais, estimuladas pelo neoliberalismo;

b) o avanço nos últimos 20 anos da tecnologia eletrônica, que permite a movimentação instantânea de dinheiro entre as bolsas de valores de todo mundo por intermédio das redes de computadores integradas em escala global.