fique por dentro

8
Fique por Dentro Resumo das Atividades do Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco (CIEE-PE) |de 15 a 30 de junho de 2011| Ano 4 - Edição n° 108 ARTIGO Vantagens dos cursos técnicos CIEE NO NE CIEE abre vagas de estágio na Bahia e no Rio Grande do Norte Festa de São Festa de São João esquenta João esquenta CIEE Pernambuco CIEE Pernambuco BALANÇO SOCIAL Assembleia se reúne no CIEE DÉCADA Programa Amigo do Seguro completa 10 anos em Pernambuco

Upload: centro-de-integracao-empresa-escola-de-pernambuco

Post on 26-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição 108 do informativo Fique Por Dentro, do CIEE Pernambuco

TRANSCRIPT

Fique por DentroResumo das Atividades do Centro de Integração

Empresa Escola de Pernambuco (CIEE-PE) |de 15 a 30 de junho de 2011| Ano 4 - Edição n° 108

ARTIGO Vantagens doscursos técnicos

CIEE NO NECIEE abre vagasde estágio naBahia e no RioGrande do Norte

Festa de SãoFesta de SãoJoão esquentaJoão esquentaCIEE PernambucoCIEE Pernambuco

BALANÇO SOCIALAssembleia sereúne no CIEE

DÉCADAPrograma Amigodo Segurocompleta 10 anosem Pernambuco

Os cursos técnicos e profis-sionalizantes são ótimas cre-denciais para abrir portas nomercado de trabalho. Os jovenssão formados em cursos, cujoconteúdo é voltado para as prin-cipais demandas das empresas, oque facilita a inserção no mer-cado. Uma pesquisa divulgadapela Fundação Getúlio Vargas(FGV) comprova essa realidade:candidatos com cursos técnicospossuem 48% mais chance de con-seguir um emprego no Brasil.Com carteira assinada, esse ín-dice é de 38%.

O ensino técnico é uma exce-lente oportunidade para o Brasiltentar resolver seus problemasde mão de obra qualificada.Estudos já demonstraram que opaís pode sofrer com um apagãode profissionais especializadosem alguns setores, como a enge-nharia e a tecnologia da infor-mação.

Essa grande demanda acontece,principalmente, pelas perspecti-vas positivas decrescimento econô-mico para esteano, em torno de7%, e para osanos subseqüen-tes, em torno de5%, segundo eco-nomistas. Umapesquisa daFundação DomCabral, com150 grandesempresas,mostrou que67% delas jáencontramdificulda-des nacontrata-ção de mãode obraqualifica-da. Épor

isso que o poder público deveinvestir nas escolas técnicas.

Mas o Brasil ainda engatinhanessa questão. A penas 10% dosalunos do ensino médio fazemcursos profissionalizantes,quando o ideal, segundo especia-listas, seria um percentual de30%. Na A lemanha, por exemplo,país que lidera os índices detecnologia na Europa, 70% dosalunos do ensino médio fazemcursos técnicos. Na A mérica doSul, a A rgentina e o Chile tam-bém estão à nossa frente nessequesito.

Somado a essa formação, o es-tágio ganha nova dimensão, re-forçando sua eficiência como mo-dalidade de capação de futurosprofissionais. Nessa fase, osestudantes vão ter contato coma prática profissional e sertreinado para determinadas fun-ções, o que não só recheia seucurrículo e sua formação, comofacilita sua inserção no merca-do de trabalho.

2

Fique por DentroO informativo Fique Por Dentro éproduzido e editado pela Assessoria deComunicação do CIEE Pernambuco. 

PRESIDENTELucilo Varejão Neto SuPERINTENDENTE INSTITuCIONALGermano Coelho SuPERINTENDENTE OPERACIONALMaria Inez Borges LinsGER. DE CAPTAÇãO DE ESTáGIOJordania DiasGER. DE SELEÇãO E CONTRATAÇãOAndréa Karla LacerdaGER. DE TREIN. E ACOmPANhAmENTOAna Patrícia GomesGER. FINANCEIROFernando Jorge KouryGER. ADmISTRATIVOGildo SoaresGER. DE TICarlos BrazilGER. DO ESCRITóRIO DE CARuARuMaria Leonor VilaçaGER. DO ESCRITóRIO DE PETROLINAJamisson FernandesASSESSORIA DE INTERIORIZAÇãOFrancisco SarinhoASSESSORIA DE COmuNICAÇãOMarco IunesASSESSORIA JuRíDICAGermano Lomanchinsky FilhoASSESSORIA DE RECuRSOS humANOSRosana Freire

JORNALISTA RESPONSáVEL Marco Iunes (DRT/PE 3718)FOTOS | Marco Iunes, Raphaelle LucenaDIAGRAmAÇãO | Marco Iunes

FALE COm O CIEE-PE

Visite nosso site: www.ciee-pe.org.brSiga-nos no Twitter: @cieepe

PABX(81) 3131.6000

Teleatendimento aos estudantes (24h)(81) 3131.6100

Relacionamento com Empresas(81) [email protected]

Cendecom(81) [email protected]

Relacionamento com a Imprensa(81) 3131.6080 / 3131.6024 / [email protected]

Programa Aprendiz Legal3131.6018 / [email protected]

Escritório de Caruaru(81) [email protected]

Escritório de Petrolina(87) [email protected]

Posto Avançado na Estácio/FIR(81) [email protected]

Posto Avançado na uFPE(81) [email protected]

Posto Avançado da [email protected]

Posto Avançado da [email protected]

Posto Avançado do Cabo(81) [email protected]

Posto Avançado da Faculdade Guararapes(81) [email protected]

Posto Avançado de Vitória de SantoAntão(81) [email protected]

Posto Avançado de Garanhuns(87) 3762.1819 [email protected]

Posto Avançado de Serra Talhada(87) [email protected]

Rua do Progresso, 465, edificio VillaEmpresarial Boa Vista, sala 103  - Boa Vista 

ART I GO

Vantagens dos cursos técnicos

Luiz Gonzaga

Bertelli é

presidente

executivo do

Centro de

Integração

Empresa-

Escola

(CIEE) e

diretor da

Fiesp

Divulgação

3www.twitter.com/cieepe

O Conselho de A d minis - tração do Centro de Inte -gração Empresa Es cola dePernambuco (CIEE-PE) sereuniu no Cen tro de De -sen volvi men to de Compe -tên cias (Cen decom), emcará ter ordinário paraapre sentação do BalançoSo cial da instituição.

O encontro foi abertopelo presidente do CIEEPer nambuco, Lucilo Vare -jão que solicitou a se-cretária executiva da su-perintendência, VaneideLeal, que fizesse a lei-tura da ata da últimareunião.

A bertos os trabalhosos conselheiros, assis-tiram a apresentação dodesempenho da institui-ção em 2010, feita pelaSupe rin tendenteOperacional, Ma ria InezBorges Lins.

O balanço financeirofoi apresentado pelo ge -ren te da área, FernandoJor ge Koury e aprovadope los conselheiros pre -sen tes ao encontro.

O Balanço Social doCIEE Pernambuco pode serconferido através do linkhttp://issuu.com/ciee-pe/docs/bs2010

Assembleia se reúne no CIEE

Secretária Executiva, Vaneide Leal, fez leitura da ata anterior, a pedido do presidente, Lucilo Varejão

Inez apresentou o Balanço social da Instituição... Gerente, Fernando Jorge Koury, o balancete financeiro.

Marco Iunes

Marco IunesMarco Iunes

Raphaelle Lucena

Duas festas e a mesmaco memoração: celebrar ada ta mais importante pa -ra a região Nordeste, oSão João. No Centro deIn te gra ção Empresa Es co -la de Pernambuco (CIEE-PE) a comemoração es teano foi rea lizada no barBur burinho no Re ci feA ntigo.

A festa reuniu várioscolaboradores, e contoucom mesa de comidas tí-picas, banda de forró ea tradicional eleição pa -ra Rei e Rainha do Mi lho,este ano, vencida porIvan Barbosa e Elai nePaiva, ambos do De par ta -men to de Seleção e Con -tra tação.

Os jovens vinculadosao Programa A prendiz tam -bém tiveram sua comemora-ção, realizada no Cen trode Desenvolvimen to deCom petências (Cen decom).

A festa contou comparticipação de um grupode teatro e o forró ro -lou solto na área de con - vivência do Cende com.

Professora voluntária do Cendecom, Valmira Araújo, soltou a voz na festa de São João do CIEE-PE. Ivan e Elaine

Aprendizes também comemoraram o São João, com festa no Cendecom

Festa de São J

4

www.ciee-pe.org.br

5www.ciee-pe.org.br

Marco Iunes Raphaelle Lucena

Marco Iunes

Paiva foram coroados Rei e Rainha do milho

Equipe do PIT organizou a festa, que este ano aconteceu no bar Burburinho, no Recife Antigo

oão agita CIEE Pernambuco

6LEIA O FIQUE POR DENTRO NA INTERNET.  ACESSE http://issuu.com/cieepe/docs

Marco Iunes

Marco Iunes

Programa Amigo do Segurocompleta 10 anos

O Programa A migo doSeguro (PA S), uma parceriada Escola Nacional deSeguros (Funenseng) e oCen tro de Integração Em -presa Escola de Pernambuco(CIEE-PE) está completan-do 10 anos em 2011. De lápra cá, o trabalho ganhouo Brasil e é executado emvários estados.

“Entrar no 10º ano deparceria CIEE e Funensegrealizando o ProgramaA migo do Seguro é ter asensação de dever cumpri-do a cada ano que passa.É o reconhecimento da im-portânciadas duasinstituiçõesna capacita-ção e inclu-são dos jo-vens de bai -xa renda nomundo dotra balho naárea de se-guros”, destaca a gerentede Seleção e Contrataçãodo CIEE Pernambuco, res-ponsável pela seleção dosjovens, A ndrea Lacerda.

Em 2011 foram convoca-dos quase 900 estudantes,que se habilitaram a par-ticipar do processo sele-tivo, que conta com trêsetapas. Na primeira delas,os selecionados - este anoforam 164 jovens de esco-las públicas, que estãocur sando o primeiro e se -gun do ano – fizeram umare da ção.

Para a segunda etapaforam encaminhados 90 jo-vens. A pós uma dinâmica degrupo e entrevistas, 47adolescentes foram sele-cionados. Os aprovados ga-nham um curso gratuito epraticamente garantem es-

tágio nas empresas segura-doras do estado.

O curso tem duração detrês semanas e é divido emtrês módulos e uma ofici-na. Nos módulos, os estu-dantes têm aula dePortuguês, A tendimento aoPúblico e Introdução aoSeguro. A oficina é deinformática onde recebemaulas de Word e Excel.

A disputa por uma vagaé acirrada e tem justifi-cativa. No ano passado oaproveitamento dos jovensem estágio foi de quase100%. Muitos deles são

contratadospelas empre-sas ao finaldo programade estágio,feito atra-vés do CIEEPernambuco.Funenseg

- Fundada em1971, a

Escola Nacional de Segurostem a missão de difundiro ensino, a pesquisa e oconhecimento em seguros. Ainstituição atende às ne-cessidades dos profissio-nais brasileiros atravésda educação continuada,ajudando-os a enfrentarum mercado com forte com-petitividade.Programa - O A migo do

Seguro é um programa deresponsabilidade socialque visa dar oportunidadede qualificação profis-sional no mercado de se-guro a jovens de baixarenda.

O programa foi criadoem 2002 pela EscolaNacional de Seguros, emparceria com o Centro deIntegração Empresa-Escola(CIEE).

“Entrar no 10º ano deparceria com aFunenseg é ter a sensação de devercumprido a cada ano que passa

Em 2011 foram convocados quase 900 estudantes, que se habilitarama participar do processo seletivo, que conta com três etapas. Na pri-meira delas, os selecionados - este ano foram 164 jovens de escolaspúblicas, que estão cur sando o primeiro e se gun do ano – fizeram umare da ção.

O Centro de IntegraçãoEmpresa-Escola (CIEE)prevê a abertura de 1,1mil vagas de estágio emtodo o Estado da Bahia e100 para o Rio Grande doNorte, até meados de agos-to, para praticamentetodos os cursos. O aumen-to das oportunidades ocor-re nesta época do ano parareposição de vagas em em-presas e órgãos públicos,já que muitos contratosvencem coincidindo com aformatura de estudantes ecom a efetivação de esta-giários.

Segundo Eduardo de Oli -veira, superintendente deOperações do CIEE, a far-tura de vagas do períodovem confirmar a tendênciade crescimento da ofertade vagas para estágio.

Os jovens interessadosem ingressar em estágio

de vem acessar o Portal doEs tudante (ciee.org.br)

para se cadastrar gratui-tamente no CIEE. A os quejá são inscritos é impor-tante atualizar os dadospois, as sim, aumentarãoas chan ces de serem con-vocados para processosseletivos.

Os cadastrados nobanco de dados do CIEEcontam com uma série devantagens. A lém de con-correrem a programas deestágio, que facilitarãoo acesso futuro no merca-do de trabalho, podemturbinar seus currículosmatriculando-se em um (oumais) dos 31 cursos gra-tuitos que compõem agrade do programa deEducação a Distância doCIEE, que abrange temascomportamentais, técnicose conceituais.

S i s t e m a C I E E p e l o N E7

CIEE abre vagas na Bahia e no RN