fique por dentro

8
Fique por Dentro Resumo das Atividades do Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco (CIEE-PE) |de 01 a 30 de maio de 2012| Ano 5 - Edição n° 125 Raphaelle lucena ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO

Upload: centro-de-integracao-empresa-escola-de-pernambuco

Post on 09-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Edição 125 do informativo Fique Por Dentro do CIEE Pernambuco, produzido e editado pela Assessoria de Comunicação

TRANSCRIPT

Page 1: FIQUE POR DENTRO

Fique por DentroResumo das Atividades do Centro de Integração

Empresa Escola de Pernambuco (CIEE-PE) |de 01 a 30 de maio de 2012| Ano 5 - Edição n° 125

CIEE premia melhoresCIEE premia melhoresProgramas de EstágioProgramas de Estágio

Raphaelle lucena

ENCONTRO DE INTEGRAÇÃOENCONTRO DE INTEGRAÇÃO

Page 2: FIQUE POR DENTRO

Na luta por uma vaganas universidades pernam-bucanas os estudantes docurso gratuito Preparandopara o Vestibular, doCentro de De senvolvimentode Com pe tên cias (Cendecom)tem se es forçado ao máxi-mo, com o apoio dos profes-sores volun tários.

Para testar os conheci-mento dos alunos e avaliarseu nível de competitivi-dade na matéria, os profes-sores, Elizardo Lisboa ePriscilla Moura organiza-ram um simulado de biolo-gia com os estudantes doCendecom.

“O simulado foi elabora-do com o objetivo de veri-ficar os níveis de apren-dizagem dos alunos a cercado primeiro bloco de bio-logia e ambientar os mes-mos com as provas das uni-versidades e com o Enem,que aconteceram no final doano. Os assuntos aborda dosneste simulado são to dostemas dos vestibulares daUFPE, UFRPE, UPE e Uni -cap”, explica ElizardoMou ra.

“A lém disso, o simuladoteve como objetivo fazerque os próprios alunos per-cebam suas dificuldades esintam a necessidade deestudar mais, para obtermelhores notas futuramen-te”, acrescenta a profes-sora voluntária PriscillaMoura.

Para ela a aplicação desimulados pode ajudar aoaluno na preparação para asprovas, já que eles encon-tram nos testes questõesparecidas com a das insti-tuições de ensino, nos ves-tibulares. “O teste fazcom que, aqueles alunosque não estão estudandomuito e acumulando assun-to, se deparem com as ques-tões que são utilizadasnos vestibulares, sintam a

necessidade de se esforçare estudar mais”, avaliaPris cil la.

A pesar da importânciado teste, o professor Eli -zardo faz um alerta. “Oque ajudará o alunado mes -mo, são osestudos con-tínuos. Po -rém, essesexames auxi-liam na arru-mação dasideias, obje-tivando umaanálise crí-tica dos alu-nos em rela-ção ao temaproposto eatualidades”.

Os professores premia-ram os três primeiros co-locados no simulado comuma caixa de chocolate.Mais que o presente, o re-sultado para eles podesignificar uma vaga nauniversidade desejada,como é o caso de RodrigoVieira, que tenta uma vagaem medicina e teve a notamais alta do simulado debiologia.

A pesar de ser matériada sua área, Rodrigo ficousurpreso em ter tirado amelhor nota mo si mulado.“Esperava estar entre as10 primeiras no tas”, disse.

Joana Bea triz, que ten - tará fi sio - terapia naUni ver sidadeFederal e me-dicina naUni versidadede Pernambucoe teve a se-gunda melhornota no simu-lado foi maismodesta, ape-sar de estu-dar mais a

matéria. “Tinha certa con-fiança, pois biologia é amatéria que eu estou estu-dando mais. Só não imagi-nava ficar entre os primei-ros colocados”, diz.

Quem fechou o pódio dosimulado foi Diogo daSilva, que tentará odonto-logia e teve a terceiramelhor nota. “Com um poucode dedicação e persistênciachegaremos no objetivo es-perado”.

Fique por Dentro

O informativo Fique Por Dentro é produzido e editado pela Assessoria de

Comunicação do CIEE Pernambuco. 

PRESIDENTELucilo Varejão Neto 

SuPERINTENDENTE INSTITuCIoNAlGermano Coelho 

SuPERINTENDENTE oPERACIoNAlMaria Inez Borges Lins

GER. DE CAPTAção DE ESTáGIoJordania Dias

GER. DE SElEção E CoNTRATAçãoAndréa Karla Lacerda

GER. DE TREIN. E AComPANhAmENToAna Patrícia GomesGER. FINANCEIRo

Fernando Jorge KouryGER. ADmISTRATIvo

Gildo SoaresGER. DE TICarlos Brazil

GER. Do ESCRITóRIo DE CARuARuMaria Leonor Vilaça

GER. Do ESCRITóRIo DE PETRolINAJamisson Fernandes

ASSESSoRIA DE INTERIoRIZAçãoFrancisco Sarinho

ASSESSoRIA DE ComuNICAçãoMarco Iunes

ASSESSoRIA JuRíDICAGermano Lomanchinsky Filho

ASSESSoRIA DE RECuRSoS humANoSRosana Freire

JoRNAlISTA RESPoNSávEl Marco Iunes (DRT/PE 3718) 

FoToS | Marco Iunes, Raphaelle LucenaDIAGRAmAção | Marco Iunes

FAlE Com o CIEE-PE

Visite nosso site: www.ciee-pe.org.brSiga-nos no Twitter: @cieepe

PABX (81) 3131.6000

Teleatendimento aos estudantes (24h)(81) 3131.6100

Relacionamento com Empresas(81) 3131.6079

[email protected]

Cendecom(81) 3421.6516

[email protected]

Relacionamento com a Imprensa(81) 3131.6080 / 3131.6024 / [email protected]

Programa Aprendiz legal3131.6018 / 3131.6153

[email protected]

Escritório de Caruaru(81) 3723.4141

[email protected]

Escritório de Petrolina(87) 3864.7401

[email protected]

Posto Avançado na uFPE(81) 3272.5420

[email protected]

Posto Avançado da [email protected]

Posto Avançado da [email protected]

Posto Avançado do Cabo(81) 3524.5767

[email protected]

Posto Avançado da Faculdade Guararapes(81) 3461.5501

[email protected]

Posto Avançado de vitória de Santo Antão(81) 3526.1437

[email protected]

Posto Avançado de Garanhuns(87) 3762.1819 

[email protected]

Posto Avançado de Serra Talhada(87) 3831.7257

[email protected]

Rua do Progresso, 465, edificio Villa Empresarial Boa Vista, sala 103  - Boa Vista 

2

www.twitter.com/cieepe

Marco Iunes

Seguindo a trilha do vestibular, estudantes fazem simulado

Professores Elizardo (camisa verde) e Priscilla (camisa azul escura),com três melhores colocados no simulado. Eliane, coordenadora doCendecom completa a foto (laranja).

“Simulado foielaborado com oobjetivo de verificar o nívelde aprendizagemdos alunos sobrebiologia

Page 3: FIQUE POR DENTRO

3

www.facebook.com/cieepe

Raphaelle Lucena

Raphaelle LucenaRaphaelle Lucena

O Programa de Mentoriado Centro de IntegraçãoEmpresa Escola de pernam-buco (Promento), um dosdois únicos realizados emPernambuco chegou a suafinalização com bons re-sultados, atestando o su-cesso que o programa teveentre os participantes.

O resultado do progra-ma foi apresentado peloseu coordenador, PauloErlich em encontro commentores e mentorados, noCentro de Desenvolvimentode Competências (Cende -com). “O programa deMentoria é um presenteque as instituições podemdar aos participantes”,afirma o coordenador.

A lém da avaliação po-sitiva do programa, aMentoria trouxe ganhospara a instituição, jáque o quesito ‘aumento dasatisfação com o trabalhoque realiza’, teve nota4,7 pelos mentorados.“Não tivemos nenhum pro-blema de relacionamentoentre mentores e mentora-dos e um alto nível deconcordância entre eles”,afirma Erlich.

Erlich adiantou quecada mentorado receberáo resultado do seu pro-grama, para conversar como gestor da área e apli-car na prática o que foidesenvolvido.

Para a A ssistenteSocial do CIEE Pernambu -co, Telma Muniz o proje-to de mentoria foi umaoportunidade de aprendi-

zado. “Foi um trabalhomuito rico, um desafio dese colocar na condição deajudar o outro e na con-dição de aprender sempre,mesmo com a função dementora”, explica Telma,que no programa foi men-tora da colaboradoraLuciane Ino cên cio, doDepartamen toA dministrativo.

E esse pensamento deTelma é ratificado porPaulo Erlich, que expli-ca que “um dos resultadosdo programa é mostrar aomentor e ao mentorado queele tem capacidade deexercer a função paraqual ele foi escolhido”.

Para a colaboradora doDepartamento Financeiro,Juliana Gurgel o senti-mento é de felicidade com

os resultados. “Fui esco-lhida como mentora, o quefoi muito bom para mim,poder ajudar. Estou felizcom o resultado do pro-grama”, afirmou.

Os depoimentos dadosna finalização do progra-ma vão de encontro à suafilosofia, que é de serum catalisador das ideiase do trabalho. E é exata-mente assim que se sentea colaboradora doDepartamento de Seleçãoe Contratação (Desec),Veridiana Pimentel.“Estou avançando pessoal-mente e profissionalmen-te”, resume.

Já Rodrigo A ugusto, doDepartamento A dministra -tivo (Depad) explica suaparticipação como “umprocesso de evolução”.

Para a superintendenteOperacional do CIEE Pern -ambuco, Maria Inez BorgesLins o Programa de Men -toria tem uma ligação es-treita com a instituição.“Com a Mentoria, a genteaprende a fazer, fazendo.É um trabalho que se en-caixa com a missão doCIEE, de integrar pessoasao mundo de trabalho”.

Inez adianta que o CIEEdeve priorizar o programae que uma segunda ediçãojá deve começar a ser for-matada, implantando-se asmelhorias necessárias aobom andamento do traba-lho.

Todas as fotos deste even-to estão disponíveis nopágina do CIEE Pernambucono Flickr.

CIEE finalizacom sucessoprograma deMentoria

Paulo Erlich coordenou o programa e apresentou os resultados aos mentores e mentorados. Acima, re-cebe o certificado pela excelência do trabalho realizado no CIEE-PE, das mãos da Superintendenteoperacional, maria Inez Borges lins

Page 4: FIQUE POR DENTRO

4

Fotos: Raphaelle Lucena

O Centro de IntegraçãoEmpresa Escola de Per -nambuco (CIEE-PE) cele-brou em cerimônia reali-zada no Banco Central doBrasil, as organizaçõesque tiveram destaque emseu Programa de Estágiono ano de 2011, com oPrêmio Melhor Programa deEs tágio.

A entrega da premiaçãoocorreu durante o Encon trode Integração do CIEEPernambuco, que teve comopalestrante o administra-dor e especialista em ges-tão empresarial e diretorexecutivo da PontusConsul toria, Bruno Cunha,que ministrou o tema“Velo ci dade Orga niza cio -nal: ambiente favorável +Lucidez nas Competên cias”.

Para Bruno, as empre-sas ainda vivem de mode-

los antigos de produção,sem o aprimoramento dosserviços e produtos paracompetir mais. Pensar naspessoas é uma das manei-ras de se destacar nessa

competição. “Necessitamosestar atentos para algunschoques culturais e admi-nistrarmos da melhor ma-neira possível”, orientaBruno Cunha.

A superintendente Ope -ra cional do CIEE Per nam -buco, Maria Inez BorgesLins, encerrou o encontropara anun ciar as empresasque tiveram seus progra-mas de estágio escolhidospelos estudantes estagiá-rios como sendo os me-lhores para estagiar.

“É uma grande honrapara o CIEE Pernambucoentregar este prêmio,porque ele é concedido apartir da opinião da peçafundamental para o pro-

CIEE-PE premia instituições com

ACImA Evento lotou o auditórioo Banco Central para palestra doconsultor Bruno Cunha.

Ao lADo Consultor recebe dasmãos da Assessora de Recursoshumanos do CIEE-Pe, RosanaFreire, certificado por ter minis -trado o tema

Page 5: FIQUE POR DENTRO

5

Fotos: Raphaelle Lucena

melhores Programas de Estágiograma de estágio, que éo estudante”, disse MariaInez.

O CIEE Pernambucocriou o prêmio MelhorPro grama de Estágio, em2003, para avaliar osprogramas e práticas deestágio das empresas e éconcedido às organiza-ções que se destacampelo compromisso e res-ponsabilidade social naformação de gerações ca-pazes de incorporar va-lores éticos, científi-cos, tecnológicos e cul-turais.

Para chegar ao resul-tado final, o CIEE fazum levantamento das em-presas que preenchem osrequisitos e envia aosestagiários dessas ins-tituições, um comunicadoinformando sobre o Prêmioe o link para o preenchi-mento das avaliações.

A s avaliações forampreenchidas pelos esta-giários das empresas par-ticipantes, diretamenteno site do CIEE. De acor-do com a gerente doDepar tamen to de Treina -mento e A compa nhamen to doCIEE Pernambuco, A naPatrícia Gomes, apenas osestudantes que estavam noperfil responderam osquestionários.

Segundo o Gerente deTI do CIEE Pernambuco,Carlos Brazil, cada estu-dante preencheu uma únicaavaliação, com o sistemacontrolado através dologin, feito a partir doCPF de cada um deles.

Para incentivar opreenchimento da avalia-ção, o CIEE Pernambucosorteou entre os estudan-tes participantes umsmartphone. A sortudadeste ano foi a estudan-te Eleneuza da Silva queestuda na UniversidadeVale do A caraú (UVA ) eestagiou na Prefeitura deJaboatão dos Guararapes.

Da esquerda para a direita, na primeira imagem , a estudante Eleneuza recebe o smartphone. Na sequên-cia as empresas premiadas com o melhor Programa de Estágio (ver quadro na página 6)

Page 6: FIQUE POR DENTRO

6

www.flickr.com/photos/ciee-pe

Antônio Braz e Vanya Maia Advogados Associados | Capital Login | Colégio Motivo

Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) | Prefeitura Municipal de Camaragibe

Prefeitura de Petrolina | Prefeitura da Vitória de Santo Antão | Secretaria de

Saúde do Estado de Pernambuco | Secretaria de Defesa Social (SDS) |

Viva Cred Cobrança

Ven cedo r e s d o p r êm i o Me l h o r P r o g r ama d e E s t á g i o d o C I E E Pe r n ambu co 2 0 1 1 *

* Nomes apresentado em ordem alfabética

Com exceção da Prefeituira dePetrolina, que devido à distâncianão pôde participar do evento eda Prefeitura da vitória de SantoAntão, que não compareceu,mas foi representada peloAnalista do posto Avançado devitória, Silas lyns, todas asempresas marcaram presença noevento. Acima, as premiadascom a Superintendenteoperacional do CIEEPernambuco, maria Inez Borgeslins na foto oficial

Raphaelle Lucena

Aconteceu

lIvRo SoBRE FoRAl DE olINDAE vACINA CoNTRA GRIPE No CIEE

Raphaelle LucenaVaneide Leal

Page 7: FIQUE POR DENTRO

7

www.youtube.com/user/cieepe

Marco Iunes

No Centro de Desen -volvimento de Competências(Cendecom) do CIEE Per -nam buco, no mês de maio,aconteceu a primeira for-matura de A prendizes deuma turma de Teles serviço.

A turma formada por 13jovens das empresas Data -métrica e CSU celebraram oacontecimento com festa,na presença dos educado-res. Para Jonathan Nas ci -mento, que iniciou as ati-vidades junto com os ou-tros jovens em maio doano passado, o programatrouxe experiência ao gru -po. “É muito importante ainserção do jovem no mer-cado de trabalho. Foi umaexperiência e tanto paranós”, afirmou o A prendizque foi o mestre de ceri-mônias do evento.

Ele aproveitou o mo-mento para agradecer a al-gumas pessoas que contri-buíram na jornada. “Temosa consciência de como foidifícil chegar até aqui”,disse, em referência aosalunos que não ficaram atéo final do curso.

O curso de Telesser -viços teve como conteúdoprogramático temas liga-dos ao atendimento ao pú-blico, técnicas de argu-mentação, telemarketingativo e receptivo, a im-portância do script, domarketing e a diversida-de cultural.

O setor é um dos quemais cresce no Brasil epor isso mesmo exige pes-soas qualificadas para aatividade. Esse é o aler-ta do educador Paulo Hen -rique Neves, professor daprimeira turma formada noCIEE. “Com o crescimentono setor de telesservi-ços, existe a necessidadede se qualificar, esse foio papel do CIEE nesse pri-meiro ano de formação.Fico muito feliz em saberque ao final do curso,formei não só profissio-nais no setor, mas jovenspara o mundo de trabalho.

Parabéns aos aprendizesconcluintes das turmas detelesserviços!”, diz.

“A conclusão das turmasé sempre um momento demuita alegria, esta em es-pecial, pois foi a primei-ra do curso de telesser-viços. Conseguimos obser-var durante o decorrer doprograma e principalmentenas palavras dos aprendi-zes, como o ProgramaA prendiz Legal contribuiupara o desenvolvimentopessoal e profissionaldeles”, diz a coordenado-ra do Programa de A pren -dizagem do CIEE Pernam -buco, Luciana Dias.

Helis Monteiro, forman-da da Datamétrica tambémacredita no programa comouma oportunidade de ga-nhar experiência. “Tudo oque vivemos, nossas expe-riências, vamos levar paratoda a vida e foi o CIEEque nos deu esta oportu-nidade”, disse em seu‘discurso’.

O evento contou com umaapresentação multimídia em

que cada aprendiz citouuma frase que inspirou oano que cada um passou noprograma.

Sobre a ‘desistência’do programa por parte dealguns alunos, que por mo-tivos pessoais não conse-guiram concluir o curso, oaprendiz Tomás Gomes reco-nhece o trabalho. “Esfor -çamos-nos muito para che-gar até aqui, onde algu-

mas pessoas não consegui-ram”, disse.

“Esse é o ProgramaA prendiz Legal: formadorde jovens cidadãos e pro-tagonistas de sua histó-ria”, conclui LucianaDias.

A s fotos deste eventoestão disponíveis no pági-na do CIEE Pernambuco noFlickr.

Formada primeira turma de telesserviços

Marco Iunes

Page 8: FIQUE POR DENTRO

Raphaelle Lucena

O projeto Meta, que temcomo objetivo a reengenhariade processos, utilizando umametodologia de análise e me-lhoria de processos de negó-cios, baseado no BPM e nosconceitos de organizaçãolean finalizou o treinamen-to dos colaboradores parti-cipantes.

O treinamento foi com-posto por dois módulos dife-rentes. De acordo com o ge-rente de TI do CIEE, Car losBrazil, o pri meiro módulo,chamado de Introdução àGestão de Pro cessos de Ne -gócios, teve 16 horas/ au lae o objetivo de capa ci tar osparticipantes em princípiosbásicos de gestão de proces-sos de negócios.

O segundo módulo chamadode Modelagem de Proces sos:Uma A bordagem Prática comUso de BPMN, com carga horá-ria de 20 horas/aula, capa-citou os participantes emmodelagem e documentação deprocessos utilizando a nota-ção BPMN (Business ProcessModeling Notation).

Para a A ssessora de RH doCIEE, Rosana Freire, o trei-namento do projeto deve tra-zer melhores resultados.“A credito que quando damossuporte, seja em forma detreinamento, tempo, apoiopara criação é possível quetenhamos excelentes resulta-

dos. E esse treinamento,certamente deu ao grupoisso, suporte para desbravara missão grandiosa doProjeto Meta”.

Carlos Brazil acreditaque o treinamento ajudaráno desenvolvimento de compe-tências do grupo. “Os módu-los ajudarão no trabalho dasdiferentes fases do geren-ciamento de processos de ne-gócios, contemplando as eta-pas, ferramentas, metodolo-gia e forma de monitoramen-to, permitindo identificaras vantagens do monitora-mento contínuo, integrandoos processos com metas e in-dicadores de desempenho como

forma de garantir o alinha-mento aos objetivos da orga-nização.

Finalizado o treinamento,o grupo de participantesiniciou o planejamento e mo-delagem do primeiro ciclode BPM que irá abordar pro-cessos do programa de está-gio, entre eles oMonitoramento e Validação deVagas.

“Iremos nas áreas mapearos procedimentos e ativida-des desenvolvidas, em se-guida representaremos emformato de processos utili-zando a notação BPMN. A pósisso serão analisadas pro-postas de melhorias e iden-

tificação de indicadores. Osprocessos serão apre sentadosaos colaboradores no forma-to atual. A partir daí serãoremodelados de acordo comas melhorias aprovadas. A ofinal se rão analisados osresul ta dos obtidos”, expli-ca Carlos Brazil.

O projeto foi apresenta-do pelo colaborador do de-partamento de Informática,Francisco Cunha, que foieleito o comunicador do gru - po, responsável, dentre ou-tras atividades, a apre sen -tação no Clube da Qua li dade.

O projeto Meta deve tra-zer para o CIEE, maior agi - li dade nos procedimentos,com redução de cus tos e con-sequentemente aumento dasreceitas. Isso deve se re-fletir na maior retenção declientes e maior produtivi-dade e satisfação pessoal.

“Estamos reescrevendo umnovo CIEE, através de pro-cesso, compreendendo a com-plexidade do sistema inter-no de informação que transi-ta e chega ao cliente, com umserviço de qualidade. Es ta -mos construindo sem dúvidauma case de sucesso”, prevêRosana Freire.

Todas as fotos deste eventoestão disponíveis no páginado CIEE Pernambuco noFlickr.

Relatório de Atividades é apresentado paraAssembleia Geral

8

Projeto conclui treinamento

A A ssembleia Geraldo Centro de Inte gra -ção Empresa Escola dePernambuco (CIEE-PE)se reuniu em caráterordinário para a apre-sentação do Relatóriode A tividades, docu-mento que reúne todasas ações da institui-ção durante o exercí-

cio do ano anterior. A apresentação do

relatório ficou acargo da Supe rin ten -dente Operacional doCIEE Pernambuco, MariaInez Borges Lins. Aparte financeira foiapresentada pelo ge -ren te da área, JorgeKoury.

Marco Iunes