fique por dentro

4
Resumo das Atividades do Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco (CIEE-PE) |de 01 a 30 de junho de 2012| Ano 5 - Edição n° 126 CIEE apresenta código de ética para os colaboradores CIEE apresenta código de ética para os colaboradores Fique por Dentro

Upload: centro-de-integracao-empresa-escola-de-pernambuco

Post on 03-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Edição 126 do informativo Fique Por Dentro do CIEE Pernambuco, produzido e editado pela Assessoria de Comunicação

TRANSCRIPT

Page 1: Fique por Dentro

Resumo das Atividades do Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco (CIEE-PE)

|de 01 a 30 de junho de 2012| Ano 5 - Edição n° 126

CIEE apresenta código deética para os colaboradoresCIEE apresenta código deética para os colaboradores

Fique por Dentro

Page 2: Fique por Dentro

Fique por Dentro

O informativo Fique Por Dentro é produzido e editado pela Assessoria de

Comunicação do CIEE Pernambuco.

PRESIDENTELucilo Varejão Neto

SUPERINTENDENTE INSTITUCIONAlGermano Coelho

SUPERINTENDENTE OPERACIONAlMaria Inez Borges Lins

GER. DE CAPTAçãO DE ESTáGIOJordania Dias

GER. DE SElEçãO E CONTRATAçãOAndréa Karla Lacerda

GER. DE TREIN. E ACOmPANhAmENTOAna Patrícia GomesGER. FINANCEIRO

Fernando Jorge KouryGER. ADmISTRATIvO

Gildo SoaresGER. DE TI

Carlos BrazilGER. DO ESCRITóRIO DE CARUARU

Maria Leonor VilaçaGER. DO ESCRITóRIO DE PETROlINA

Jamisson FernandesASSESSORIA DE INTERIORIZAçãO

Francisco SarinhoASSESSORIA DE COmUNICAçãO

Marco IunesASSESSORIA JURíDICA

Germano Lomanchinsky FilhoASSESSORIA DE RECURSOS hUmANOS

Rosana Freire

JORNAlISTA RESPONSávEl Marco Iunes (DRT/PE 3718)

FOTOS | Marco Iunes, Raphaelle LucenaDIAGRAmAçãO | Marco Iunes

FAlE COm O CIEE-PE

Visite nosso site: www.ciee-pe.org.brSiga-nos no Twitter: @cieepe

PABX (81) 3131.6000

Teleatendimento aos estudantes (24h)(81) 3131.6100

Relacionamento com Empresas(81) 3131.6079

[email protected]

Cendecom(81) 3421.6516

[email protected]

Relacionamento com a Imprensa(81) 3131.6080 / 3131.6024 / 3131.6002

[email protected]

Programa Aprendiz legal3131.6018 / 3131.6153

[email protected]

Escritório de Caruaru(81) 3723.4141

[email protected]

Escritório de Petrolina(87) 3864.7401

[email protected]

Posto Avançado na UFPE(81) 3272.5420

[email protected]

Posto Avançado da [email protected]

Posto Avançado da [email protected]

Posto Avançado do Cabo(81) 3524.5767

[email protected]

Posto Avançado da Faculdade Guararapes(81) 3461.5501

[email protected]

Posto Avançado de vitória de Santo Antão(81) 3526.1437

[email protected]

Posto Avançado de Garanhuns(87) 3762.1819

[email protected]

Posto Avançado de Serra Talhada(87) 3831.7257

[email protected]

Rua do Progresso, 465, edificio Villa Empresarial Boa Vista, sala 103 - Boa Vista

2

www.twitter.com/cieepe

ACONTECEU NO CIEEMarco Iunes

Marco Iunes

Raphaelle Lucena

Raphaelle Lucena

Raphaelle Lucena

Raphaelle Lucena

Page 3: Fique por Dentro

3

www.youtube.com/user/cieepe

Depois de muitas reu-niões com grupos de tra-balho e correções no tex -to, o Centro de Inte gra -ção Empresa Escola dePernambuco (CIEE-PE) lan -ça o Código de Ética dainstituição. O evento foirealizado no auditório doseu Centro de Desenvol vi -mento de Competências(Cendecom).

O Clube da Qualidadecontou com uma aula doprofessor, Mestre em Filo -sofia e Membro A sso ciadodo CIEE Pernambuco, HélioLima.

A construção do Códigode Ética foi realizada emconjunto com os colabora-dores, queparticiparamde encontrospara leiturado texto esugeriramalgumasadaptações einclusões deitens.

De acordocom a A sses -sora de Re -cur sosHumanos do CIEE Per -nambuco, Rosana Freire osencontros com os colabora-dores serviram para que otexto do código tenha acara da instituição, jáque foi sugerido e modi-ficado pelos funcionários.

“O Código de Éticatorna-se importante, poisatravés dele o CIEE selaum acordo de convivênciacom, e entre os colabora-dores, fornecedores, par-ceiros e a sociedade, nointuito de construirmosum ambiente saudável, pau-tado nos valores de res-peito da existência dooutro, da honestidade,zelo e decência. É um do-cumento de referência dosdireitos e deveres insti-tucionais, que reflete ocaminho que queremos se-guir”, explica Rosana.

Ela adianta que depois

do lançamento algumasações serão realizadaspara sensibilização doscolaboradores. “No dia se-guinte ao lançamento doCódigo faremos uma paradaÉtica nas áreas. Serão 10minutos de reflexão e tam-bém faremos o ProjetoCultura 30 com temáticastransversais que estãodentro do nosso código deética, como o respeito adiversidade, dentre ou-tras ações”, explicouRosana Freire.

Todos os colaboradoresreceberam um exemplar doCódigo e à medida quenovos colaboradores foremintegrados à instituição

receberão umexemplar,durante aintegraçãoinstitucio-nal. OCódigo tam-bém ficarádisponívelno site doCIEE-PE.

Para aSuperinten -dente

Operacional do CIEEPernambuco, Maria InezBorges Lins, o Código deÉtica consolidará e torna-rá mais transparente aprática adotada pelo CIEE,de respeito pelas pessoase valorização do trabalhoconstrutivo em benefícioda juventude. “Vejo que oCIEE se apresentará damesma maneira que semprese apresentou, ou seja,com coerência, ética, ver-dade! Enfim, o Código vempara dizer e fazer a ver-dade!”, explica Inez.

Código de Éti ca do CIEE é apresentado

“O Código de Ética torna-se importante, poisatravés dele, o CIEEsela um acordo deconvivência com asociedade

mestre em Filosofia, o membroAssociado do CIEE Pernambuco,hélio lima (ao lado), conversoucom os colaboradores sobreÉtica, no lançamento do Códigode Ética do CIEE Pernambuco,apresentado aos colaboradoresno Clube da Qualidade, daInstituição

Raphaelle Lucena

Raphaelle Lucena

Raphaelle Lucena

Page 4: Fique por Dentro

4

O Programa de Quali -ficação Gratuita do CIEEPer nambuco, que ministrapa lestras de qualificaçãopara os estudantes quefrequentam o Centro de De -senvol vimento de Com pe -tên cias do CIEE-PE foiconvidado pela Secretariade A dministração doGoverno de Pernambuco(SA D) para executar pa-lestra para os estudantesdo órgão.

O professor voluntárioGilberto Silva ministrou otema “Oratória: Lide rançae Empregabilidade”.

A lém dos cursos de ca-pacitação, o Programa deQualificação Gratuita doCIEE Pernambuco mantém ocurso Preparando para oVestibular, que dura o anotodo e qualifica jovenspara o ingresso em univer-sidades pernambucanas.

CIEEministrapalestrana SA D O Centro de Integração

Empresa Escola de Per -nam buco foi agraciadopelo Ministério do Tra -balho e Emprego (MTE)com o selo parceiros daapren dizagem. Em Per -nambu co, apenas duasins tituições receberam acomenda do MTE, além doCIEE, a Fundação Bra des -co e a A ssociação de En -sino Social Pro fis sio na -lizante.

Para a Gerente deTrei namento e A com panha -mento do CIEE Pernam -buco, área responsávelpelo Programa, A na Pa -trí cia Gomes, o selo éfruto do trabalho emprol dos A prendizes.“Estamos mui to felizespelo reconhecimento doMinistério do Trabalhonas ações do CIEE dePernambuco em prol dainserção dos jovens comoaprendizes”, disse A naPatrícia.

O Superintendente Ins -ti tucional do CIEE-PE,Germano Coelho, acreditaque o selo representa oaval do MTE ao CIEEPernambuco. “Para nós, oSelo representa a abertu-ra de um caminho para todaa juventude na faixa etá-ria de 14 a 24 anos teringresso no mercado detrabalho. Representa oaval do MTE!”.

Este aval, segundoGermano Coelho deve servirde alerta para as empre-sas e também como um cha-mado para as instituiçõesreceberem os jovens. “É ochamamento a fim de que asempresas privadas, que sãono Brasil todo mais de 6

milhões, abram suas portaspara receber os aprendi-zes. A Lei obriga. O in-teresse manda que sejamqualificados os jovenspara o trabalho. O pa-triotismo exige que sejamprofissionalizados todosos jovens!”.

Com o selo, o CIEEPernambuco deve continuarna liderança da luta pelainserção dos aprendizesno mundo do trabalho.“vamos visar,acima detudo, a abertura completadas empresas privadas edo setor publico munici-pal, estadual e federal.Não esquecer nunca que sãoos 30 milhões de jovensmais pobres, vivendo emsituação de risco, que es-peram aprendizagem teóri-ca e prática, carteira detrabalho assinada, salárioe cidadania, com todos osdireitos previdenciáriose trabalhistas”, explicaGermano Coelho.

Mais do que um númeroex pressivo, a entrega dequase 100% dos Relatóriosde A tividades (RA ) cobradosdos estudantes representa orespeito e compromisso doCIEE com seu Programa deEstágio, Unidades Conceden -tes, escolas e estudan tes.

No primeiro quadrimestredeste ano, foram convocadosquase sete mil estudantes,dos quais, pouco mais de6,5 mil preencheram o Re -latório de A tividades.Destes que preencheram,6.482 devolveram o docu-mento ao CIEE Pernambuco,informa a gerente de Trei -namento e A companha men todo CIEE Pernambuco, A naPatrícia Gomes, duranteapresentação dos resultadosdo primeiro quadrimestrede 2012.

“A legislação estabele-ce que os acompanhamentosdos estágios devem ser rea-lizados em período não su-perior a seismeses. Paragarantir o cumprimento dalei, o CIEEde Pernambucomontou proce-dimentos ele-trônicos quefacilitam econtrolam opreenchimentodos relató-rios de ati-vidades pelosestagiários,bem como asavaliaçõesdos supervisores de está-gios das empresas e dosorientadores das institui-ções de ensino. Com esseinstrumento, temos condi-

ções de avaliar a qualida-de dos programas de está-gios oferecidos, intervin-do nos casos de irregula-ridades. Quando o estudan-te informa que seu estágio

está desvir-tuado naforma da lei,a unidadeconcedenterecebe umanotificaçãodo CIEE, paracorreção ime-diata do pro-blema, e noscasos dereincidênciaa parceria é

encerrada e esses estudan-tes têm preferência de en-caminhamento para outrasvagas”, explica A naPatrícia Gomes

Para a superintendenteOperacional do CIEEPernambuco, Maria InezBorges Lins, o resultadopositivo da atividade doacompanhamento de estágioreforça o compromisso dainstituição com a legalida-de do Programa. “Para oCIEE é o coroamento do “es-tágio com qualidade” quepassa, necessariamente pelalegalidade. Para as UCEs éa certeza de um estágioacompanhado rigorosamentepelas partes envolvidas.Este procedimento é singu-lar, pois o CIEE Pernambucose importa muito mais como sentimento do jovem comrelação à sua experiênciapositiva no mundo do tra-balho, do que com qualqueroutro benefício advindo daatividade”, completa.

Maioria dos estudantes devolvem o RA

“A legislação estabelece que osacompanhamentosdos estágios devemser realizados emperíodo não superior a 6 meses

CIEE é Parceiro da Aprendizagem,para o Ministério do Trabalho

www.facebook.com/cieepe