fique por dentro

8
Fique por Dentro Resumo das Atividades do Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco (CIEE-PE) |de 01 a 30 de setembro de 2012| Ano 5 - Edição n° 129 Marco Iunes CIEE é eleito, pela segunda vez, uma das melhores empresas para trabalhar

Upload: centro-de-integracao-empresa-escola-de-pernambuco

Post on 20-Feb-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição 129 do informativo Fique Por Dentro do CIEE Pernambuco, produzido e editado pela Assessoria de Comunicação

TRANSCRIPT

Page 1: Fique por Dentro

Fique por DentroResumo das At iv idades do Centro de Integração

Empresa Escola de Pernambuco (CIEE-PE) |de 01 a 30 de setembro de 2012 | Ano 5 - Edição n° 129

Marco Iunes

Duas estrelas

CIEE é eleito, pela segunda vez, umadas melhores empresas para trabalhar

Page 2: Fique por Dentro

Fique por Dentro

O informativo Fique Por Dentro é produzido e editado pela Assessoria de

Comunicação do CIEE Pernambuco.

PRESIDENTELucilo Varejão Neto

SuPERINTENDENTE INSTITuCIoNALGermano Coelho

SuPERINTENDENTE oPERACIoNALMaria Inez Borges Lins

GER. DE CAPTAção DE ESTáGIoJordania Dias

GER. DE SELEção E CoNTRATAçãoAndréa Karla Lacerda

GER. DE TREIN. E AComPANHAmENToAna Patrícia GomesGER. FINANCEIRo

Fernando Jorge KouryGER. ADmISTRATIvo

Germano Lomanchinsky FilhoGER. DE TI

Carlos BrazilGER. Do ESCRITóRIo DE CARuARu

Maria Leonor VilaçaGER. Do ESCRITóRIo DE PETRoLINA

Jamisson FernandesASSESSoRIA DE INTERIoRIZAção

Francisco SarinhoASSESSoRIA DE ComuNICAção

Marco IunesASSESSoRIA INSTITuCIoNAL

Gildo SoaresASSESSoRIA DE RECuRSoS HumANoS

Rosana Freire

JoRNALISTA RESPoNSávEL Marco Iunes (DRT/PE 3718)

FoToS | Marco Iunes, Raphaelle LucenaDIAGRAmAção | Marco Iunes

FALE Com o CIEE-PE

Visite nosso site: www.ciee-pe.org.brSiga-nos no Twitter: @cieepe

PABX (81) 3131.6000

Teleatendimento aos estudantes (24h)(81) 3131.6100

Relacionamento com Empresas(81) 3131.6079

[email protected]

Cendecom(81) 3421.6516

[email protected]

Relacionamento com a Imprensa(81) 3131.6080 / 3131.6024 / 3131.6002

[email protected]

Programa Aprendiz Legal3131.6018 / 3131.6153

[email protected]

Escritório de Caruaru(81) 3723.4141

[email protected]

Escritório de Petrolina(87) 3864.7401

[email protected]

Posto Avançado na uFPE(81) 3272.5420

[email protected]

Posto Avançado da [email protected]

Posto Avançado da [email protected]

Posto Avançado do Cabo(81) 3524.5767

[email protected]

Posto Avançado da Faculdade Guararapes(81) 3461.5501

[email protected]

Posto Avançado de vitória de Santo Antão(81) 3526.1437

[email protected]

Posto Avançado de Garanhuns(87) 3762.1819

[email protected]

Posto Avançado de Serra Talhada(87) 3831.7257

[email protected]

Rua do Progresso, 465, edificio Villa Empresarial Boa Vista, sala 103 - Boa Vista

2

www.twitter.com/cieepe

Aconteceu em setembroMarco Iunes

Raphaelle LucenaRaphaelle Lucena

CIEE Pernambuco participoudo evetno ABRH naPraça, que é realizado em todo o país. na foto,Rosana Freire, de pé, com equipe do CIEE-PE,Silvoneide Gomes, Antônio Lucas e AntônioBrandão. De pé, de camisa verde, o ex-estagiário daAssessoria de Comunicação do CIEE, Ítalo Henriquefez uma ação voluntária de grafitagem no espaço doCIEE no evento

Grupo de gestores do CIEE Pernambuco se encon-trou na sala de reuniões da Superintendência, paraapresentação dos projetos de motivação que cadaum está aplicando em suas respectivas áreas.Projeto faz parte de um programa da Assessoria deRecursos Humanos (Asserh), da instituição.

Clube da Qualidade trouxe palestra sobre finançaspessoais com a Finacap. Tema contemplou oscolaboradores que lotaram o auditório do Centro deDesenvolvimento de Competências (Cendecom) doCentro de Integração Empresa Escola dePernambuco (CIEE-PE)

Mar

co Iu

ne

s

Page 3: Fique por Dentro

3

www.facebook.com/cieepe

Em uma mudança de estra-tégia na área de atuação,o Departamento de Captaçãode Estágio (Decap) passa ase chamar Departamento deRelacionamento com o Clien -te e adota a nova sigla De -parc.

“Sentimos a necessidadede alterar o nome doDepartamento, uma vez que onome atual ‘Captação deEstágios’ não contemplavaas atividades voltadas parao relacionamento com ocliente, como também perce-bemos que a palavra capta-ção não era muito comum enem utilizada nas organiza-ções”, diz a gerente doDeparc, Jordania Dias.

Jordania explica que nomarketing de relacionamen-to o foco está na troca devalores, na formação de umaparceria para toda vida.“Es sa sempre foi a nossaintenção, manter e aproxi-mar cada vez mais os nos-sos convenentes, garantin-do a sua preferência e sa-tisfação”, diz. E completa,citando o escritor PhilipeKotler: “um cliente perdi-do representa mais do quea perda da próxima venda,a empresa perde o lucro deto das as compras futurasdaquele cliente, para sem-pre”.

Para escolher o novonome do departamento umapesquisa interna foi feitacom os colaboradores da

área, que sugeriram e vo-taram no nome do departa-mento e em Deparc comosigla.

“É importante para onosso cliente saber clara-mente que há uma área es-pecífica para o seu aten-dimento, não que isso nãoacontecia antes, porém, onome anterior não contem-plava todo tipo de atendi-mento”, explica aSupervisora da Central deRelacionamento com oCliente, Kelly A rruda.

O Deparc desenvolve ati-vidades voltadas para apro-ximar e manter a preferên-cia dos clientes do CIEEPernambuco, como a criaçãode um canal de comunicaçãoexclusivo através de uma

conta de e-mail, que faci-lita o acesso às dúvidasdos clientes e agiliza oretorno das informações so-licitadas.

Para otimizar e customi-zar o atendimento para comas empresas parceiras tam-bém foi desenvolvido umsistema de Gestão de Rela -cio namento com o Cliente(CRM) interligado com osistema de gestão do CIEE.

“A preocupação com a sa-tisfação dos clientes hojeé grande. Um cliente queesteja apenas satisfeitocom o serviço ou produtoadquirido tende a mudar defornecedor quando surge umanova oferta, caso esta lhepareça mais atrativa. É ne-cessário, então, superar

suas expectativas, para queele se sinta altamente sa-tisfeito”, explica a geren-te do Deparc, JordaniaDias.

“Vejo essa mudança denome como forma de forta-lecer as atividades desen-volvidas pelo departamentono todo. Percebo que essatransição aconteceu aospoucos, onde antes tínhamosa área de relacionamentoseparada da Central deRelacionamento, hoje asduas andam juntas com umúnico objetivo: Conquis tare manter o cliente. Damesma forma as demais áreasdo departamento”, completaa supervisora da Central deRelacionamento com o clien-te, Kelly A rruda.

Decap muda de estratégia e agora é DeparcFoCo No CLIENTE

Para otimizar atendimento das concedentes foi desenvolvido um sistema de gestão de relacionamento

Raphaelle LucenaRaphaelle Lucena

Page 4: Fique por Dentro

4

No segundo anoda premiação, aconsagração deser eleita umadas melhores,mais uma vez

Marco Iunes

Mar

co Iu

ne

s

Page 5: Fique por Dentro

5

Em cerimônia realizadano dia 25 de setembro, oCentro de IntegraçãoEmpresa Escola dePernambuco (CIEE-PE) foieleito, pelo segundo anoconsecutivo, uma das me-lhores empresas para tra-balhar em Pernam buco.

A festa de entrega dapremiação, que é promovi-da pelo Instituto GreatPlace to Work (GPTW) Bra -sil, em parceria com aA s sociação Brasileira deRecur sos Humanos em Per -nam buco (A BRH-PE) e o Sis -te ma Jor nal do Commerciofoi realizada no Em pre -sarial JCPM e reuniu todasas empresas premiadas.

Este é o segundo anoque o prêmio é realizadono Estado e a segunda vezque o CIEE Pernambuco sequalifica entre as melho-res empresas para traba-lhar.

De acordo com O CEO doGPTW Brasil, Ruy Shio -zawa, este ano a pesqui-sa mostrou um crescimen-to dentre as premiadas.Dois pilares avaliadospela pesquisa, tiveramcrescimento. O que ques-tiona o respeito nas or-ganizações e as práticasadotadas pelas empresas.

Para a SuperintendenteOperacional do CIEE Per -nambuco, Maria Inez Bor -ges Lins (foto 1), querecebeu a premiação aolado do também Superin -ten dente, Ger mano Coe lhoe do Pre si dente do CIEEPer nam buco Lucilo VarejãoNe to (foto 2), o resulta-do é fruto do trabalhovoltado para a qualifica-ção do colaborador e dainserção do jovem no mundodo trabalho.

“O CIEE tem o carismarevolucionário, militan-te. A creditamos que pode-mos mudar a sociedade pormeio do crescimento pes-soal e profissional do serhumano”, afirmou em en -tre vista ao Jornal do Com - mercio, a Superinten den teOpe racional do CIEE Per -nambuco, Maria Inez Bor -ges Lins.

Para comemorar a con-quista do selo GPTW emPer nambuco, pelo segun-do ano consecutivo, oscola bora dores do CIEEPernam buco se reuniramem uma festa de confra-ternização.

Evento foi realizadono Bar Catamarã, com vi-sual exclusivo para abacia do Pina, na mesmasemana em que o selo foirecebido pela institui-ção e como é de costumefoi precedido pela en-trega de placas aos co-laboradores com maistempo de casa.

Este ano, dois conse -lhei ros, além do presi-dente da instituição,Lucilo Varejão Neto, re-ceberam placas pelo seutempo de dedicação àinstituição.

A lém da entrega dasplacas um sorteio foirealizado e entregue oresultado da campanha dequalificação premiada,desenvolvida pela A sses -soria de Re cur sos Huma -nos.

Festa para comemorar as duas estrelas

Marco Iunes

Raphaelle Lucena

Raphaelle Lucena

Page 6: Fique por Dentro

Um projeto dedicadoao desenvolvimento ge-rencial está sendo exe-cutado no Departamentode Seleção e Contratação(Desec), do Cen tro deIn tegração Em presa Es -cola de Per nam buco(CIEE-PE).

Trata-se do projetoGestão Participativa,que conta com ações vol-tadas para facilitar aintegração e comunica-ção en tre os colaborado-res e o aperfeiçoamentodos processos realiza-dos pela área.

De acordo com a geren-te do Desec, A ndréaKarla Lacerda, o proje-to contempla um encontromensal, que é realizadona primeira sexta-feiradepois do 15º dia decada mês, na setor decontratos e tem como ob-jetivo a participação eintegração dos colabo-radores do De sec, in-cluindo os postos avan-çados, pautado na clare-za das informações, nareflexão e proposiçõespara os problemas dodia-a-dia, na execuçãodos processos do Pro -grama de Estágio e

A pren di zagem.“Os encontros contam

com exposições teóricas,trocas de experiênciasdo dia-a-dia de cunhoprofissional e pessoal,realização de dinâmicase exposição de vídeospara exploração de as-suntos pertinentes aobom andamento dos pro-cessos e relacionamen-tos, bem como, encontrospara comemoração e des-contração da equipe”,explica A ndréa Lacerda.

Para A ndréa, o que seespera de um trabalhocomo este são posturascomprometidas com os re-sultados, garantindo asustentabilidade e efe-tividade do modelo degestão, baseado na ver-dadeira Gestão Partici -pativa. “Tal ênfase im -pli ca que cada pessoaes tá consciente de suaresponsabilidade indivi-dual com as metas aserem atingidas por todaa equipe”, completa.

6

www.flickr.com/photos/ciee-pe

A A ssistente Social doCentro de Integração Em -presa Escola de Pernam -buco (CIEE-PE), BrunaRi beiro, participou noinício de setembro doFórum DCA Per nambuco,que promoveu o Seminário“Pro jeto Di reitos daCriança e do A dolescenteno Cir cuito da Co pa eObjetivos do Mi lênio”,que contou com a parti-cipação de representan-tes do Governo e da so-ciedade civil organiza-da.

O Fórum é um espaçodemocrático formado porrepresentações da socie-dade civil e tem como ob-jetivo realizar o monito-ramento e a efetivaçãodas políticas públicasvoltadas à defesa e pro-moção dos direitos dascrianças e adolescentes.

“A participação doCIEE nestes espaços é degrande importância, poisalém de fortalecer a re-presentação da sociedadecivil organizada, con-tribui diretamente paraa elaboração de políti-cas públicas mais jus-tas. A lém disso, levatoda a sua experiênciana área de qualificaçãoe profissionalização deadolescentes e jovens”,afirma Bruna Ribeiro.

Fórum discutedireito de crianças e adolescentes

Raphaelle Lucena

Raphaelle Lucena

Gestão participativa doDesec em atividade

Page 7: Fique por Dentro

7

www.youtube.com/user/cieepe

Divulgação/CIEE Petrolina

Divulgação/CIEE Petrolina

Petrolina segue oritmo do Recife e Caruarue deve shegar, em novem-bro, à marca de 100 es-tudantes no programaA prendiz Le gal.

Para o gerente do es-critório do CIEE emPetrolina, Ja misson Fer -nandes, o avan ço daapren dizagem na re giãose dá tanto pela qua - lidade do material quan -to pela estrutura dis-posta pelo CIEE, além doapoio da SuperintendênciaRegional do Trabalho(SRT), em Petrolina eJua zei ro.

“O apoio da SRT paraaplicação da legislaçãodo aprendiz na região émuito importante, poisas empresas reconhecem oprograma como formadorde mão-de-obra qualifica-da, mas só procuram aten-der a legislação quandoprocuradas pela SRT”,alerta Jamisson Fer -nandes.

Diante desse quadro,Jamisson diz que contacom o apoio da Imprensalocal para divulgação dasvagas, atividades e daLei da A prendizagem.

A tualmente em Petro -lina, quatro turmas depráticas bancárias e ocu-pações administrativasestão sendo qualificadase os jovens realizarãosuas atividades práticasno Banco do Brasil, BNB,Codevasf, Infraero,Embra pa e em fazendas daregião.

Petrolina avança com o ProgramaAprendiz Legal

Em novembro, escritório do CIEEem Petrolina deve chegar a 100

jovens no Programa AprendizLegal. Atualmente possui quatro

turmas em andamento, com 83aprendizes em atividade

Page 8: Fique por Dentro