finanças empresariais - aula 01

19
1 AULA 01 - HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DAS FINANÇAS EMPRESARIAIS AULA 01 HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DAS FINANÇAS EMPRESARIAIS FINANÇAS EMPRESARIAIS

Upload: cead-virtual-materiais

Post on 24-Jul-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Finanças Empresariais - aula 01

TRANSCRIPT

Page 1: Finanças Empresariais - aula 01

1AULA 01 - HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DAS FINANÇAS EMPRESARIAIS

AULA 01HISTÓRIA E EVOLUÇÃO

DAS FINANÇAS EMPRESARIAIS

FINANÇASEMPRESARIAIS

Page 2: Finanças Empresariais - aula 01

2 FINANÇAS EMPRESARIAIS

FINANÇAS EMPRESARIAIS – EVOLUÇÃO

CARACTERÍSTICAS HISTÓRICAS

Veremos agora as principais características históricas das finanças empresariais,comosedeueemquecontextoocorreusuaevoluçãonotempo,quaisforamosmarcosmais importantes, bem como a utilização do estudo das finanças empresariais comoferramentadeanálise,planejamentoetomadadedecisão.

Noinício,asfinançasempresariaiseramconsideradasparteintegrantedoestudodasciênciaseconômicas,mas,devidoàsuaevoluçãoconceitualetécnicaaolongodosanos, ganhou espaço e se tornou uma área independente a partir do século XX, nosanos20.Essaevoluçãosefeznecessáriaparaacompanharoníveldecomplexidadedosnegóciosedasoperaçõesqueocorriamnomercado.

Essatransiçãoprovocou,também,umamudançadepostura,tornandooestudodasfinançasumprocessomaisdinâmico.Issoexigiudoprofissionaldaáreadefinançasmaioraproximaçãoeconhecimentodasoperaçõesdaempresa,enãosomenteamensuraçãodosdadosnosmodelostradicionais.

Acriseeconômicade1929/30,nosEstadosUnidos, foioutro importantemarconas finanças empresariais, pois a administração financeira, que até então era voltadaaosaspectosexternosdaempresaeseconcentrava,principalmente,nos instrumentosdecaptaçãoderecursosfinanceiros,demonstrousuafragilidadequantosaosaspectosinternos,trazendoàtonasuabaixaeficiênciaoperacional.

Coma influênciadas teorias trazidasprincipalmenteporTayloreFord,pôde-seavaliaremelhoraraadministraçãodosaspectosinternosdasempresas.Aintroduçãodasistematizaçãoe repetiçãodas tarefaspermitiuque fossepossível concentraresforçosnosresultadosoperacionaisemelhoraraprodutividade.

Noperíodocompreendidoentreosanos1940e1950,novamente,foidadamaiorênfaseàsdecisõesexternas,queenvolvemomercado,emenosparaasquestõesinternas,queenvolvemagestãodaempresa.Entretanto,nadécadade1950,comaapresentaçãodaTeoriaGeraldeKeynes,oestudodasfinançasempresariaispassouasepreocuparcomaalocaçãomaiseficientederecursoseamelhorseleçãodasfontesdefinanciamento.

Énessecontextoquesurgeoconceitodecustodecapital,quepermiteavaliare comparar as diferentes fontes de financiamentodisponíveis. Iniciam-se, também, asprimeirasdiscussõesarespeitodoconceitoderetornodoinvestimento,quepermitemamediçãoecomparaçãodediferentesdestinosdosrecursosfinanceiros.Destamaneira,pôdeaadministraçãofinanceiraaliar,emseuestudo,umenfoqueteóricoepráticonosprocessosdeanáliseetomadadedecisãosobreseusativosepassivos.

AteoriadesenvolvidaporGordoneLintner(1961)mostravaaimportânciadapolíticadedividendosdaempresacomseusacionistaseseuvalordemercado.Asempresasmais

Page 3: Finanças Empresariais - aula 01

3AULA 01 - HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DAS FINANÇAS EMPRESARIAIS

agressivasnassuaspolíticasdedistribuiçãodedividendosteriammaiorvalordemercado.Estateoriaficouconhecidacomoa“teoriadopássaronamão”,referênciaaoditopopularque“maisvaleumpássaronamãodoquedoisvoando”.

FrancoModigliani,vencedordoprêmioNobelem1985,eMertonMiller,vencedordoprêmioNobelde1990,trouxeramimportantecontribuiçãoàadministraçãofinanceira,denominadademodernateoriadefinanças,desenvolvidanasdécadasde1950e1960.Areferidateoriaapontaparaairrelevânciadaestruturadecapitaledividendossobreovalordemercadodaempresaeestábaseadaem3preceitos:oprimeiroéqueaavaliaçãodaempresasebaseiaemseusativos;osegundoéqueexisteavalorizaçãosemelhantedosdiferentesativoseo terceiroéqueexisteoefeitoclientela .Contudo,a teoriadeModiglianieMillerserviudecontrapontoàteoriadeGordoneLintneredebaseparaamodernateoriadefinanças,sendoutilizadaatéosdiasatuaiscomopressupostosnosmodelosdeavaliação.

Nadécadade1990,ateoriadasfinançaspassouapriorizaroriscoeasteoriasdegestãoderisco,elaborandoestratégiascorporativasparaoperaçõesqueenvolviamderivativos,opções,hedgeseoutrosmecanismosdeexposiçãoeproteçãodorisco.Foiumpassoimportanteparaaevoluçãodasfinançasempresariais.

Odesenvolvimentodasfinançascorporativaspossibilitouacriaçãodeferramentasemetodologias de avaliaçãomais sofisticadas para osmodelos de avaliação de riscoatuarem frenteaummercadovolátil e instável (cotaçõesdepapéis, taxasde câmbio,taxasdejuroseoutrosindicadoresdaeconomia).

OprecursordastécnicasdegestãoderiscofoiHarryM.Markowitzesuateoriadoportfólioindicaqueoriscodedeterminadoativodeveseravaliadopelasuacontribuiçãonoriscototaldacarteiraenãosomentepelasuamediçãoindividual,equeadiversificaçãoéamelhoropçãodereduçãodorisco.

Sobaóticadaadministraçãofinanceira,AssafNeto(2003,p.27)apontaque:

Na administração financeira, a teoria formulada orienta que uminvestimentodeveseravaliadoporsuacontribuiçãoaosresultadosderiscoeretornoproduzidosporampla(diversificada)carteiradeativos. Não deve predominar na gestão de uma empresa maiorpreocupaçãocomodesempenhoisoladodeumativo,mascomoreflexoquedeterminadadecisãopromove sobre todaa empresa(portfólio).

Outrosautorescontribuíramdeformasignificativaparaateoriadoportfólio,comoSharpe (Sharpe,William F. Capital asset Prices: a theory of market equilibrium underconditionsofrisk.Journaloffinance,Sept.1964)eLintner(Lintner,John.Securityprices,riskandmaximalgainsformdiversification.JournalofFinance,1965).Entretanto,veremoscommaisdetalhesessasteoriasaoestudarmosorisco,alémdeoutrasteoriasdemedição

Page 4: Finanças Empresariais - aula 01

4 FINANÇAS EMPRESARIAIS

eavaliaçãodorisco,comooAPT(ArbitragePricingTheory).

Principaiscorrentesqueinfluenciaramaevoluçãodasfinançasempresariais:

DESAFIOS E RESPONSABILIDADES DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Nestaparte,trataremosdosprincipaisdesafiosdagestãofinanceira,commaiorênfase para os desafios na economia brasileira. A importância da medição do valor

Page 5: Finanças Empresariais - aula 01

5AULA 01 - HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DAS FINANÇAS EMPRESARIAIS

demercadodaempresa,seucontextocomrelaçãoaovalorpatrimonial,o lucrocomomedidadevalor,osimpactosnoprocessodeavaliaçãodaempresaenopreçodaação,oprocessodecaptaçãoeaplicaçãoderecursoseataxadejurosdomercadobrasileiroserãoanalisadosaolongodestaaula.

Oprincipalobjetivoda administraçãofinanceira éodebuscar amais eficientealocaçãoe captaçãodos recursosfinanceirosdaempresa. Esta tarefa,por si só, éumgrandedesafioeexigedoprofissionaldaáreaumavisão integradadaempresaedomercadoexterno.

Naeconomiabrasileira,asexigênciassãoampliadaspordiversosmotivosquevãodesde a elevada taxa de juros, utilizada como âncora da estabilização damoeda, atéafragilidadedomercadointernofrenteàscrises internacionaiseescassezderecursosfinanceiros.Entretanto,comaatuaçãoeficientedaáreafinanceira,surgemoportunidadesigualmentedesafiadorasevaliosasparaocrescimentoefortalecimentodaempresa.

OmercadodecapitaisnoBrasiltemenormepotencialdecrescimento,comgrandesfatias demercado ainda pouco exploradas. Alémdisso, o aumento da produtividade,as competências naturais que facilitam o ingresso e o aumento na participação nomercadoexternosãofatoresquetornamasoportunidadesnestemercadoextremamentepromissorasedestacamaadministraçãofinanceiracomoumaferramentafundamentalparaocrescimentoedesenvolvimentodasempresas.

Avisãodopoderpúblicocomrelaçãoaomercadodecapitaisprevê incentivosconsideráveisparaoseudesenvolvimento.GuidoMantega,entãopresidentedoBNDES,ao comentar emumaentrevista sobre a criaçãodeumaárea, noBNDES, para cuidarexclusivamentedomercadodecapitais,explicaanovaposturadobancodiantedessesegmentoedánoçãodotamanhodomercadoaserexplorado.Segundoele:

Estamos no início de um novo ciclo de desenvolvimento, que édiferente dos ciclos anteriores e que exige também um padrãode financiamento diferente. É nessas condições que o BNDES échamadoadesempenharumnovopapel.Nessenovociclo,vamoscontarmenoscompoupançaexternaemaiscompoupançainterna.Umnovociclosemendividamentodosetorpúblico,ecommenosdívida externa é atípico, significa que o país tem que crescermobilizandoapoupançainterna.(MANTEGA,2005).

Comodesenvolvimentodaadministraçãofinanceira,oprofissionaldestaáreanãopodeestarapenasvinculadoaosmétodostradicionaisecomsuavisãofocadanoprocessoderesoluçãodeproblemas.Esteprofissionalprecisadesenvolverumavisãomaiscríticaeacuradatambémdosfenômenosglobais.Issoocapacita,tornaoplanejamentofinanceiromaiseficienteeosresultadosmaisintegradosàrealidadedaempresaedomercado.

Aestruturadaadministraçãofinanceiraemumambienteempresarialsecaracteriza

Page 6: Finanças Empresariais - aula 01

6 FINANÇAS EMPRESARIAIS

porquatrofases:

• Planejamento financeiro: aquele que busca maximizar os resultados por meiodaseleçãoe incrementodosativosmais rentáveisdaempresae tambémavaliarepesquisaroportunidadesdecrescimentoeexpansão.

• Controle financeiro: consiste na tarefa de comparar os resultados obtidos comosplanejados, alémde apontar, avaliar e implementar ações corretivas para evitardistorçõesnosresultadosplanejados.

• Administração de ativos: prevê uma gestão eficiente do capital de giro e daadministraçãodofluxodecaixa,demaneiraquesejamevitadososdesencaixesentrepagamentoserecebimentosetambémumarelaçãoeficienteentreriscoeretornonaaplicaçãodosativos.

• Administraçãodospassivos:contemplaagestãoeficientedasfontesdefinanciamento,esperando-secondiçõescomcustosbaixosecomposiçãodaestruturadecapitaldemaneiraqueasseguremelhorestruturadeliquidezdaempresa.

Sob esse aspecto, as decisões financeiras da empresa se resumem em duasquestõesnorteadoras:asdecisõesdeinvestimentoeasdecisõesdefinanciamentos.Cabeàprimeiradecidirsobreaaplicaçãodosrecursosfinanceiroseàsegundasobreacaptaçãoderecursosfinanceiros.Nessesentido,asdecisõessobreaspolíticasdedividendospodemserenquadradasjuntamentecomasquestõesdedecisõesdefinanciamentos,porteremcomoprincipalcaracterísticaadefinanciaraatividadedaempresa.

Decisõesdeinvestimentosãoaquelasqueirãoagregarvaloraonegócio,ouseja,proporcionarnovasoportunidadesdegeraçãodelucrosparaaatividadeempresariale,poressemotivo,têmmaiordestaquenoprocessodetomadadedecisões.Seriacomosecomparássemosoataquedeumtimedefutebolcomorestantedotime:oataqueéapartedotimequemaissedestaca.Nãoqueasoutraspartessejammenosimportantes,entretanto, o ataque é aquele que proporciona a ampliação dos resultados, por isso,naturalmente,recebemaioratenção.

Outracaracterísticadasdecisõesdeinvestimentoéocustodeoportunidade.Seoacionistativesseumaoportunidadedeinvestimento,receberiaumdeterminadovalorporele.Destaforma,oinvestimentopropostopelaempresadevesuperaressecustodeoportunidadedoacionista.Esseargumentoémuitoutilizadonahoradadistribuiçãoouretençãodedividendosdaempresa.

Levando-se em consideração que o mercado financeiro brasileiro remunera ocapitalpelamaiortaxadejurosdomundo,aeficiênciaealucratividadedasempresastêmqueserelevadasparapoderatrairo investidorparaasatividadesprodutivas. Issotambémexplicaafaltaderecursoseainviabilidadefinanceirademuitosbonsprojetosouoportunidadesde investimento.Contudo,podemosdestacarqueesteprocessodedecisões envolve o planejamento estratégico da empresa e interfere diretamente nodesenvolvimentofuturodonegócio.

Page 7: Finanças Empresariais - aula 01

7AULA 01 - HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DAS FINANÇAS EMPRESARIAIS

Nasdecisõesdefinanciamento,asmaiorespreocupaçõessãoaescolhadamelhorfontedefinanciamentoeamelhorrelaçãoentrecapitalpróprioecapitaldeterceiros.Amelhorescolhaproporcionaráumcustomenorparaosrecursos,comrelaçãoaoretornoesperado.

Podendoaempresaobterrecursosdediversasfontes,comoinstituiçõesfinanceiras,acionistas,oumesmofornecedores,paracadafontedefinanciamentostem-sediferentesprazos,amortizações,custosdasoperaçõesegarantias.Poressemotivo,asduasáreasdedecisão,tantodecaptaçãoquantodeaplicaçãoderecursos,devemestaremperfeitasintoniaparaquemelhoresresultadossejamalcançados.

Outro fato importante é a comparação do lucro com a capacidade financeiradaempresa.Olucrocontábildeumaempresarepresentaaapuraçãodeseuresultadobaseadonoregimedecompetência,noqualsecontabilizaofatogerador.Ex:acompradeumequipamentoemummês,mascomopagamentoemoutromês.Noregimedecompetência,contabiliza-seadespesanomêsemquefoirealizada;noregimedecaixa,considera-seomêsemqueefetivamentehouveopagamento.

Jáacapacidadefinanceiradaempresadependedeseuregimedecaixa(éoperíodoemqueefetivamenteocorreopagamentoourecebimento),ouseja,umaempresapodeter lucro,mas, devido a desencaixes no fluxo de caixa, ela pode não apresentar boacapacidadefinanceiraparasaldarseuscompromissos.

Vale ainda ressaltar que o lucro, apesar de ser uma importante medida dedesempenho da empresa, não demonstra os riscos associados aos fluxos de caixa.Olucronãoé aúnicamedidade avaliaçãodeumaempresa.Alémdo lucro, a empresanormalmenteéavaliadapelaqualidadedeseusprodutosouserviços, relacionamentocomseusclientes,tecnologiaenvolvidanaatividade,perspectivasdefuturo,imagemnomercado,entreoutrosfatores.

Acapacidadedecrescimentonasvendas,participaçãonomercado,concorrênciaemargens de rentabilidade são outros indicadores que podemdemonstrarmelhoresperspectivasnageraçãodelucrosfuturosdaempresaesãooutrasfontesdeinformaçãoque,agrupadas,compõemumconjuntodereferênciasqueresultanovalordemercadodaempresa.

Ovalordemercadoéumamaneiraeficientedeseavaliarumaempresa,pois,seconsiderarmossomenteopatrimônio líquidodivididopelonúmerodeações, teremosovalorpatrimonialdeumaação,oqualpodenãorepresentaracapacidadefuturadegeraçãodelucrosdaempresa.

Aimportânciadamatemáticafinanceiranoprocessodemensuraçãodovalordaempresavemdofatodeessevalorgerarumfluxodecaixacomvaloresfuturos,osquaisdevemserdescontadosparaadatadaanálise.Deve-seterporbaseumataxamínimade remuneração do capital que compense os riscos que o investimento na empresaproporcionará.

Destamaneira,podemosdizerqueovalordeumaempresadependemaisdesuas

Page 8: Finanças Empresariais - aula 01

8 FINANÇAS EMPRESARIAIS

possibilidadesdedesempenhofuturodoquedohistóricodeseusresultadoscontábeis.Muitasvezes,umaempresacomvalorpatrimonialelevado,masqueesteja focadaemumaatividadeprodutivacompoucasperspectivasdedesenvolvimento futuro,oucujaatividade esteja passandopor umprocesso de renovação tecnológica que a empresanão consegueacompanhar, pode vir a ter umvalordemercadomenordoqueoutraempresacujovalorpatrimonialsejamenor,porém,inseridaemummercadocomgrandesperspectivasdecrescimento.

Oprocessodedeterminaçãoemensuraçãodovalordemercadodeumaempresaestá entre os principais desafios da administração financeira, pois, além de avaliar asperspectivas futurasdasempresas,deve-se levaremconsideraçãoo riscoea taxadeatratividadequeomercadoproporciona.

Temosumgrandevolumedeinformaçõesnasmãosdosgestores.Filtrar,avaliarecontextualizarasinformaçõestambémsãoatribuiçõesdoprofissionaldefinanças,poissaberextrairqualinformaçãoserárelevanteparaonegócioétarefadifícil,queexigedoadministradorumavisãoglobalbemacurada.Aavaliaçãodasinformaçõesserátambémmuitoimportantenoprocessodedefiniçãodeameaçaseoportunidades.Olharparaomercadoedecidirarelevânciadosfatosparaaempresaeelaborarprioridadesolhandoparadentroeforadaempresasãodecisivosnaadministraçãofinanceira.

Page 9: Finanças Empresariais - aula 01

9AULA 01 - HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DAS FINANÇAS EMPRESARIAIS

Page 10: Finanças Empresariais - aula 01

10 FINANÇAS EMPRESARIAIS

DECISÕES FINANCEIRAS

Agora serão apresentadas as bases para as decisões financeiras, as primeirasnoçõesderiscoeretorno,comoestasvariáveisseinseremnoprocessodetomadadedecisões, as característicaseexpectativasde investidorese tomadoresde recursos,osmercadoseagestãodainformaçãoparaapoionasdecisões.

Administraré tomardecisõeseasdecisõesfinanceirasdevem ter como focooequilíbrioentreasvariáveisriscoeretorno.Destamaneira,oadministradordeveotimizar

Page 11: Finanças Empresariais - aula 01

11AULA 01 - HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DAS FINANÇAS EMPRESARIAIS

oretornoeminimizarorisconoprocessodetomadadedecisão.Contudo,valeressaltaropressupostodequemaiorriscoexigirámaiorretornodaoportunidadedeinvestimentoe,consequentemente,menorriscoproporcionarámenorretorno.

O dilema do risco e do retorno está presente no processo de administraçãofinanceira.Épossívelmediraeficiênciadascarteirasdeinvestimentoeasuacondiçãoquantoaos riscosqueoadministradorfinanceiroassumeparacadaunidadeadicionalderetornooferecido.Osíndicesdeperformancedeativossãoferramentasutilizadasnamediçãodarelaçãoentreriscoeretorno.Osprincipaisparâmetrosdeperformanceserãovistosmaisdetalhadamentenaaula4,quandoveremostambémcommaisdetalheoriscoeoretorno.

Énomercadofinanceiroqueseapresentamospoupadoresouinvestidores,querepresentamosdetentoresdosrecursosfinanceirosqueserãoutilizadosnoprocessodefinanciamentodasempresaseosquedemandamestecapitalparaviabilizarseusprojetosdeinvestimentos.

Éessa relaçãodeofertaedemandade recursosquedeterminaoequilíbriodomercadoeopreçodastaxasdejurospraticados.Selevarmosessasituaçãoparaomercadodecapitaiseavaliarmosocomportamentodospreçosnolongoprazo,poderemosverificarainfluênciadoprocessodegeraçãoderesultadosfuturosdaempresaedaformaçãodopreçodemercadodasaçõesedaempresa.

Paraessaanálise,ocurtoprazonãopodeserconsiderado,poisas turbulênciaseventuais do mercado, os movimentos do capital internacional e os movimentosespeculativostrazeminstabilidadesedesvinculamopreçorealdasdecisõesfinanceirastomadaspelaempresanoprocessodegestãoedaconduçãodaestratégiadonegócio.

Nassituaçõesdeequilíbrio,opressupostodemaximizaçãodelucroseminimizaçãoderiscos–situaçõesquenorteiamasdecisõesfinanceirasdosqueinvestemedosquecaptamrecursos–sãofatoresnecessáriosparaqueomercadosetorneeficiente.

Asteoriasfinanceirasforamelaboradaslevando-seemconsideraçãoummercadoideal,entretanto,paraaseconomiasemdesenvolvimento,comoéocasodaeconomiabrasileira,existemfatoresqueacabamportrazeràrealidadesituaçõesinusitadas.

Afragilidadedaeconomiafrenteàscrisesdomercado internacionaléumfatorqueexpõeoinvestidorariscosequedificultaoprocessodeplanejamentoeelaboraçãodemodelosparaagestãofinanceira.

O risco-país, pontuadopelas principais agênciasde risco internacional, tornaofinanciamentomais caropelo simples fatodea empresa serdopaís avaliado.Apesarde os fundamentos da economia permanecerem estáveis e as reservas de capital seapresentaremsatisfatórias,aselevadastaxasde jurosea faltadecredibilidadetrazemdificuldadesparaarolagemdadívidaemantêmoriscoelevado.

Ataxadejuroséumfatorfundamentalparaoprocessodetomadadedecisõesfinanceiras, pois encarece os projetos e exige esforçosmuito elevados para que elessetornemviáveis.Aeficiêncianagestãoéodiferencialparaaviabilidadeounãodos

Page 12: Finanças Empresariais - aula 01

12 FINANÇAS EMPRESARIAIS

projetos.

Afaltaderecursos,principalmenteparaolongoprazo,fazcomqueasfontesdefinanciamentode curto prazo se concentrem, reduzindo assimo fôlego financeiro daempresaea suacapacidadedeexpansão.Esses tambémsão fatoresquedificultameencarecemacaptaçãoderecursosnomercadofinanceiro.Oplanejamentoestratégicoparaatomadadedecisõesfinanceirastemqueserrealizadocommuitocuidadoeespecialatençãoaestaseoutraseventuaisparticularidadesdaseconomiasemdesenvolvimento.

Devemosressaltarqueoprocessodetomadadedecisõesfinanceiraséumaciênciaexata,pois ébaseadoem informaçõesepremissasquepermitema comprovaçãoeaaplicaçãodasteoriasdesenvolvidas.Poressemotivo,acoletadeinformaçõeseaplicaçãodateoriadevemproduzirresultadosmuitopróximosdarealidade.

Terinformaçõescomqualidadeeemquantidadesatisfatóriaparaoprocessodeelaboraçãodemodelosfinanceiroséessencialparaaadministraçãofinanceira.Quantomaiscompletosdeinformaçãoforemosmodelos,maispróximosdarealidadeserãoecontribuirãodeformamaiseficienteparaoprocessodetomadadedecisão.

Equantomaior foro conhecimento sobreomercadonoqual seestá inserido,melhoresserãoaschancesdeprevereentendercomportamentoscaracterísticosdecadamercado.Dessaforma,épossívelrealizaraçõescorretivascommaiorrapidezeeficiênciaouevitaraçõesprecipitadasquepossamcomprometerasoperaçõesouarentabilidadedaempresa.

Page 13: Finanças Empresariais - aula 01

13AULA 01 - HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DAS FINANÇAS EMPRESARIAIS

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO FINANCEIRA

Pormaiseficientequesejaumaempresa,dificilmente,elateráchancesdecrescere tornar-se competitiva se não se preocupar com um aspecto fundamental: a gestãofinanceira.Emummercadoemqueaconcorrênciaécadavezmaisacirrada,manterumcontrolefinanceirorigorosopodefazertodaadiferença.“Umagestãofinanceiraadequadareforçaahabilidadedoempresárioemfazernegócios,permitindoqueodinheirogeradosejamaisbemutilizado”,destacaoconsultorGuilhermeMaciel,daTGIConsultoriaemGestão,integrantedaRedeGestão.

Segundooconsultor,sãopoucososnegóciosque,hoje,permitemlargasmargensdelucro.Namaioriadasvezes,éprecisoteroscustosrigorosamentesobcontroleparasustentarpreçoscompetitivos,daíaimportânciadeumagestãofinanceiraeficiente.Macielalerta,entretanto,queéprecisopensaremumnovomodelo,capazdeeliminaralgunsvíciose“pecados”clássicos,comoburocraciaeprocessosdemorados,complicadosouexcessivamenteformais,semaagilidadenaturalmenteexigidapelonegócio.“Sabemosqueumagestãofinanceiraécomplexa,masnãotemquesercomplicada”,afirma.

Segundoele,umsistemaeficientedevetercomoprincipaismarcasdequalidade:

1. Visibilidade do caminho do dinheiro: todas as informações precisam estaridentificadasealocadascorretamente,paraquesejapossívelanalisareentenderas“causas”deeventuaisdificuldadesouospontosemqueseráprecisotermaiscontrole,melhorarresultados,investir,etc.

2. Previsibilidadeeacompanhamentodecontas:devem-sefazerorçamentosdas

Page 14: Finanças Empresariais - aula 01

14 FINANÇAS EMPRESARIAIS

contasbásicas(receita,despesaeinvestimento)quesirvamcomoinstrumentoparaorientarousodosrecursosfinanceirosdaempresa.Oestudodasdiferençasentreoorçadoeorealizadoéfundamentalparaquesepossamatingirasmetasestabelecidasoumodificá-las.

3. Nitidezdosresultados:asinformaçõesdevemserutilizadasparadecisãoegestãodonegócio.Conhecerfinanceiramenteaempresapossibilitamelhoraproveitamentodeoportunidadesporquemostraadisponibilidadederecursoseosmomentosmaisadequadosparafazerinvestimentos.

4. Complexidade com simplicidade: é importante criar instrumentos, implantarrotinasefazeracordosdefuncionamentodescomplicadosequeasseguremoregistrocorretodasinformações.

5. Agilidade de organização e processamento das informações e decisões: a velocidade com que as variáveis financeiras acontecem exige do setor, além desimplicidade e registro seguros, rapidez na organização e no processamento dasinformações,paraquepossamauxiliaroprocessodecisórionomomentoadequado.(Desafio21,2005)

DECISÕES FINANCEIRAS E INFLAÇÃO

Apósestudarmosasprimeirasnoçõesarespeitodasdecisõesfinanceiras,veremosas características e os impactos da inflação na economia, na administração financeiraenosresultadosoperacionaisdaempresa.Paraisso,serãoanalisadososimpactosdosíndicesdeinflaçãonosdiferentesagentesdaeconomia,nosativosdaempresa.Tambémtraremosàtonaadiscussãodaimportânciaedarelevânciadainflaçãonoplanejamentofinanceiro.

A inflação é um fenômeno que podemos encontrar praticamente em todas aseconomiasesuasrespectivasmoedas.Éumelementodecorrosãodopoderdecompradamoedae,dificilmente,aorealizarumplanejamentofinanceiro,pode-sedesconsiderarestavariáveleseusefeitossobreosresultados.

Comoseusefeitosnãosãouniformessobreosváriosagentesdaeconomia,osíndices de preços, utilizados para a correção do efeito inflacionário sobre a moeda,minimizamosimpactosdainflaçãodemaneiralinear.Dessaforma,nãoatingemtodososagentesnamesmaproporçãoqueainflação,maspermiteumaaproximaçãodestesefeitosnasanálisesfinanceiras.

Existemdiferentesíndicesdepreçoscomoobjetivodemedirainflaçãoeservirdeindexadorparaacorreçãodevalores.Estadiversidadedeíndicessedátambémpelofatocitadonoparágrafoanterior,dequeosagenteseconômicossofremimpactosdiferentesedesproporcionaisdosefeitosdainflação.

A estabilização da inflação é um fator que contribui significativamente para

Page 15: Finanças Empresariais - aula 01

15AULA 01 - HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DAS FINANÇAS EMPRESARIAIS

as finanças em todas as suas fases, desde o planejamento financeiro até o controleorçamentário.Umavezqueosimpactosnãosãouniformes,seconsideradasaltastaxasdeinflação,asdistorçõesqueesteefeitopodeprovocarnamensuraçãoecorreçãodevaloresdosagenteseconômicossãomuitoelevadas.

Alémdoefeitodecorrosãodopoderdecompradamoeda,ainflaçãoemelevadaescalatemoutroefeito,queéodeperdadopoderdecomparaçãodepreços,fazendocomquesetenhadificuldadeemdeterminaropreçorelativodebenseserviços.

O Brasil passou por diversos períodos com elevada taxa de inflação antes daestabilizaçãoeconômicatrazidapeloplanoReal,fatoquecomprometeuoprocessodeplanejamentofinanceiro,principalmente,naspequenasemédiasempresas.

Até 1995, tendo em vista as elevadas taxas de inflação, foi necessária aregulamentação, pela lei n.º 6.404/76, de uma sistemática de correçãomonetária dasinformações financeiras da empresa. Essa regulamentação teve como característicamarcante a atualização dos valores monetários da empresa e o reconhecimento dosimpactosinflacionáriosnosresultadosoperacionaisapuradospelacontabilidade.

Depois de 1995, essa metodologia foi extinta e os demonstrativos financeirospassaramaserexpressosemvaloresnominais,apesardeainflaçãocontinuarexistindo,porém,comtaxasmuitomenoresdoquevinhamocorrendoantesda implantaçãodoReal.

Apesar dessa significativa mudança, não se pode desconsiderar os efeitos dainflaçãoeosseusimpactosnosvaloreseconômicosenosdemonstrativoscontábeisaolongodo tempo. É fato quedesde a extinçãoda correçãomonetária legal, em1995,muitasempresasnãotêmdadoadevidaimportânciaaesteassuntonaelaboraçãodeorçamentoseanálisedeprojetosimportantesparaaoperação.

Não se pode fechar os olhos para esta variável no processo de elaboração edesenvolvimentodosváriosmodelosfinanceiros.Aprojeçãodolucrooperacionaldeumaempresapodeestar comprometidasenãoconsiderarmososefeitos inflacionárioseovalordodinheironotempo.

Paraoprocessodetomadadedecisõesfinanceirasdevemoslevaremconsideraçãoasdistorçõesquepodemsercausadaspelainflação.Tomardecisõesfinanceirassemlevaremconsideraçãoessavariávelpodeserdeterminanteparaosucessoounãodoprojeto.

Page 16: Finanças Empresariais - aula 01

16 FINANÇAS EMPRESARIAIS

SETE MECANISMOS QUE IMPULSIONAM A ECONOMIA

Comofortalecimentodomercado,nadécadade1990,osobservadoresprocuraramexplicaçõesparaseucrescimentocontínuo.JayMueller,economistadaStrongInvestiments,identificouasseteforçaspositivasmencionadasaseguircomoospropulsoresbásicosdaforteeconomianorte-americana.

1. Demografiapositiva.AmaiorfaixaetárianosEstadosUnidoshojecorrespondeà faixaentre40e44anos (pessoasquenasceramnofinaldobabyboom,apósa

Page 17: Finanças Empresariais - aula 01

17AULA 01 - HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DAS FINANÇAS EMPRESARIAIS

SegundaGuerraMundial).Asegundamaiorécompostapelogrupodos35aos39anos. Estes trabalhadores experientes e qualificados respondempor cerca de 17%da população norte-americana. São importantes contribuintes para o aumento daprodutividadenopaís,umatendênciaquedevecontinuarnospróximoscincoadezanos.

2. Desregulamentação. Na medida em que a desregulamentação atingiu váriossetores (linhas aéreas, petróleo, transporte rodoviário, telecomunicações, serviçosfinanceiros),aconcorrênciaaumentou.Osconsumidoresusufruíramosbenefíciosdepreçosmaisbaixosemaisopções,eissoencorajougastosmaisaltos.

3. Cortes estratégicos na taxa de imposto. Reduções nas alíquotas de impostomarginal, nadécadade1980,desempenharamumpapel importantepara iniciar aexpansãoeconômicaquecontinuouaté,pelomenos,oiníciode2001.Osimpostossobreganhosdecapitalemlongoprazotambémcaírameamaioralíquotacaiupara20%em2000.Impostosinferioressobreganhosdecapitalpromoveminvestimentos.Alémdisso,aeliminaçãodealgumasdeduçõeselacunasnasleisfiscaisdeslocouofoco para as decisões de negócios e de investimentos baseadas em fundamentoseconômicosenãoemelisãofiscal.

4. Liberalizaçãodocomércio.Benseserviçosfluemmaislivrementepelasfronteirasnacionais desde a aprovação, em1993, doNorthAmerican Free TradeAgreement(NAFTA)edevidoadecisões recentes tomadassoboGeneralAgreementofTariffsandTrade (GATT).Outrosdesenvolvimentosnesta área incluemomovimentoparaaseconomiasmaisorientadasparaomercadodoLesteEuropeuedaÁsia.Comoadesregulamentação,aliberalizaçãodocomércioincentivaaconcorrênciaemmercadosque antes eram fechados para novos participantes. O resultado são produtos dequalidade superior e produçãomais eficiente, levando a preçosmais baixos e aocrescimentoeconômico.

5. A revoluçãoda tecnologia.Os avanços tecnológicosmudarama forma comotrabalhamos,noscomunicamoseinvestimos.AInternetéumpropulsorfundamentalnessa tendência, oferecendo não sómais rapidez na comunicação e transferênciadedados,comotambémnovasmaneirasdefazercompras.Preçosdehardwaredecomputadortêmcaídoacentuadamente,tornandoatecnologiaacessívelaumnúmerode pessoasmaior doque nunca. Investimentos corporativos emequipamentos detecnologiadainformaçãoagoraestãocompensando,emtermosdamaiorproduçãoportrabalhador.Ocrescimentoanualdaprodutividadenorte-americana,quefoiemmédia1,8%de1991a1995,saltoupara2,6%entre1996e1999.

6. Reforma social. Atualmente, umnúmeromaior de Estados temprogramas deassistênciaparaotrabalhoparaajudarpessoasquerecebemassistênciadogovernoa se tornarem membros autossuficientes e produtivos da força de trabalho. Aporcentagemdapopulaçãonorte-americanaqueatualmenterecebeauxíliodoEstadoestáemtornode2,4%-metadedosEstadosde1989.Arevoluçãotecnológicatambémajudouostrabalhadorescompoucaounenhumaqualificaçãoaentrarnogrupode

Page 18: Finanças Empresariais - aula 01

18 FINANÇAS EMPRESARIAIS

trabalho, facilitandoodesempenhode certas tarefas (como trabalhar em caixadesupermercado)eentãoaatualizarsuasqualificaçõesparaserempromovidosacargoscommelhorremuneração.

7. Políticamonetária.AReservaFederalagoraassumeumpapelmaisproativonousodapolíticamonetáriaparacontrolara inflação.Aumentosecortesestratégicosnastaxasdejurosestabilizaramocicloeconômicoepermitiramqueocrescimentocontinuasse.

Fonte: Gene Koretz, “A Test for the New Economy”, Business Week, 11 dedezembrode2000,p.36;RichMilleretal.,“HowProsperityIsReshapingtheAmericanEconomy”,BusinesWeek14defevereirode2000,pp100-110;eJayN.Mueller,“sevenEnginiesoftheEconommy”,MutualFunds,agostode2000,pp38-39.”(Guitmann,2005,p.209)

Aatençãoaessassetetendênciasforneceráavocêumanoçãodoqueestáporvir.Umenfraquecimentodeváriastendênciaspoderiasinalizarumamudançadesfavorávelqueafetarianegativamenteomercadodeações.

Page 19: Finanças Empresariais - aula 01

19AULA 01 - HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DAS FINANÇAS EMPRESARIAIS

ASSAFNETO,Alexandre.Finanças Corporativas e Valor.1.ed.SãoPaulo:Atlas,2003.

FERREIRA,J.A.S.Finanças Corporativas: Conceitos e aplicações.SãoPaulo:PearsonEducations,2005.

GITMAN,L.J;JOEHNKM.D.Princípios de Investimentos.SãoPaulo:PearsonAddisonWesley,2005.

MACHADO,J.R.Administração de Finanças Empresariais.RiodeJaneiro:Qualitymark,2004.

MACIEL,Guilherme.A Importância da Gestão Financeira.2005.Artigo-Desafio21.Disponívelem

<http://not i t ia . t ruenet .com.br/desaf io21/newstorm.not i t ia .apresentacao.ServletDeNoticia?codigoDaNoticia=1146&dataDoJornal=atual>.Acessoem28out.2005.

MANTEGA,Guido.JornalValorEconômico,2005.Entrevistaconcedidaem29-mar-2005.

MENEZES,EmilioAraujo.Breve história do pensamento teórico em finanças. Curitiba:RevistaFAEBUSINESSN.º4,2002.

WESTON,J.F.BRIGHAM,E.F.Fundamentos da Administração Financeira.SãoPaulo:MakronnBooks,2000.