ficha de trabalho de camÕes lÍrico curso profissional

3
FICHA DE TRABALHO SOBRE CAMÕES LÍRICO Cantiga Alheia Mote Na fonte está Lianor Lavando a talha e chorando, Às amigas perguntando: - Vistes lá o meu amor? Voltas Posto o pensamento nele, Porque a tudo o amor obriga, Cantava, mas a cantiga Eram suspiros por ele. Nisto estava Lianor O seu desejo enganando, Às amigas perguntando: - Vistes lá o meu amor? O rosto sobre ua mão, Os olhos no chão pregados, Que, do chorar já cansados, Algum descanso lhe dão. Desta sorte Lianor Suspende de quando em quando Sua dor; e, em si tornando, Mais pesada sente a dor. Não deita dos olhos água, Que não quer que a dor se abrande Amor, porque, em mágoa grande, Seca as lágrimas a mágoa. Despois que de seu amor Soube novas perguntando, De improviso a vi chorando. Olhai que extremos de dor! In Luís Vaz de Camões Após leitura atenta da cantiga, responde às seguintes questões: 1. Indica o tema e o seu desenvolvimento. 2. Divide o poema em partes, justifica devidamente a tua resposta. 3. Procede ao levantamento dos sentimentos expressos e das sensações sugeridas. 4. Analisa a linguagem e estilo. 5. Faça a análise formal. 6. Considera as duas frases que se seguem. Constrói uma

Upload: anamachana

Post on 21-Oct-2015

10 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: FICHA DE TRABALHO DE CAMÕES LÍRICO CURSO PROFISSIONAL

FICHA DE TRABALHO SOBRE CAMÕES LÍRICO

Cantiga Alheia MoteNa fonte está Lianor Lavando a talha e chorando, Às amigas perguntando: - Vistes lá o meu amor? 

VoltasPosto o pensamento nele, Porque a tudo o amor obriga, Cantava, mas a cantiga Eram suspiros por ele. Nisto estava Lianor O seu desejo enganando, Às amigas perguntando: - Vistes lá o meu amor?

O rosto sobre ua mão, Os olhos no chão pregados, Que, do chorar já cansados, Algum descanso lhe dão. Desta sorte Lianor Suspende de quando em quando Sua dor; e, em si tornando, Mais pesada sente a dor.

Não deita dos olhos água, Que não quer que a dor se abrande Amor, porque, em mágoa grande, Seca as lágrimas a mágoa. Despois que de seu amor Soube novas perguntando, De improviso a vi chorando. Olhai que extremos de dor!

In Luís Vaz de Camões

Após leitura atenta da cantiga, responde às seguintes questões:

1. Indica o tema e o seu desenvolvimento.2. Divide o poema em partes, justifica devidamente a tua resposta.3. Procede ao levantamento dos sentimentos expressos e das sensações sugeridas.4. Analisa a linguagem e estilo.5. Faça a análise formal.6. Considera as duas frases que se seguem. Constrói uma frase complexa que estabeleça uma comparação.A mentira merece o castigo, a sinceridade merece o perdão.

Proposta de resolução:1- A temática presente neste poema é a coita de amor, marcada pelas saudades que sente pelo amigo. O poeta desenvolve esta temática

Page 2: FICHA DE TRABALHO DE CAMÕES LÍRICO CURSO PROFISSIONAL

colocando Lianor no centro de todo o sofrimento amoroso. Ao longo do poema o sujeito de enunciação apresenta esta figura feminina sofredora, capaz de transformar o canto em suspiros "Cantava, mas a cantiga Eram suspiros por ele" e quanto mais saudades mais mágoa e dor.Na 1ª estrofe Lianor ,com o pensamento e o desejo enganados, vai perguntando às amigas se viram o seu amor por quem o seu coração suspira.Na 2ª estrofe Lianor com os olhos pregados no chão, cansados de tanto chorar, suspende a sua dor mas quando consciente sente essa dor ainda mais pesada.Na 3ª estrofe, Lianor em grande mágoa recusa abrandar a dor. Esta mágoa só terá abrandamento quando souber novas do seu amor.

2- Este poema pode ser dividido em duas partes:A 1ª parte correspondente à 1ª volta (ou estrofe), onde se apresenta Lianor a cantar de dor pela ausência do seu amado. A 2ª parte corresponde à 2ª e à 3ª estrofe onde se descreve o estado de espírito de Lianor.

3- Os sentimentos presentes no poema são:Tristeza “…a cantiga eram suspiros por ele.”, engano “…o seu desejo enganado.”, saudade “Viste lá o meu amor?”; “Posto o pensamento nele”, dor “… suspende de quando em quando a sua dor”, tormento “Mais pesada sente a dor.”, mágoa “…em mágoa grande”. As sensações expressas são essencialmente de sofrimento, saudade e mágoa.

4- A linguagem é simples com expressões tradicionais ao gosto popular, muito próximo dos cantares de amigo. Há a salientar a hipérbole no último verso da 2ª estrofe (”Mais pesada sente a dor.”), o uso do gerúndio," chorando, perguntando, enganando, lavando" a marcar o prolongamento dos sentimentos expressos.

5- Quanto à análise formal estamos em presença de uma cantiga formada por um mote de 4 versos onde se apresenta o tema e 3 voltas de 8 versos cada onde se faz o seu desenvolvimento. Quanto à rima ela é emparelhada e interpolada do tipo a/b/b/a em todo o poema. Quanto à métrica estamos em presença de uma redondilha maior formada por versos de 7 sílabas “Na /fon/te es/tá /Li/a/nor/”; “La/van/do a /ta/lha e /cho/ran/do”.

6-A mentira merece o castigo assim como a sinceridade merece o perdão.