ficha de português 3

2
1. Lê a seguinte adivinha: Tenho asas, não tenho penas, sou mamífero e sei voar, de dia durmo e descanso, de noite vou passear. (Solução: o morcego) 1.1. Identifica todas as formas verbais. 1.2. À excepção de duas, todas as formas verbais se encontram no mesmo modo, tempo, pessoa e número. Indica-as. 1.3. Indica a conjugação a que pertence cada uma das formas verbais. 1.4. Coloca os verbos (excepto voar e passear) no pretérito imperfeito do indicativo, na primeira pessoa do plural e reescreve a adivinha. 2. Completa a seguinte anedota com as indicações que estão entre parênteses: Um ladrão, antes de se (deitar: infinitivo), (ajoelhar: pretérito perfeito do indicativo) e (rezar: pretérito perfeito do indicativo) a seguinte oração: – Meu Deus, não te (implorar: presente do indicativo) que me ( conceder: presente do conjuntivo) riquezas. -me (dizer: imperativo) só onde elas (estar: presente do indicativo) que as ( ir: futuro do indicativo) (buscar: infinitivo). 3. Lê a anedota seguinte: Na escola, o professor escolhe um aluno da turma e interroga-o: – Joãozinho, indica uma situação de injustiça. O rapaz pensa um minuto e depois exclama: – Quando o meu pai se engana nos exercícios e depois o professor me culpa a mim! 3.1. Transcreve todos os nomes para o respectivo lugar da grelha (não te esqueças de que um nome pode pertencer a mais do que uma subclasse): 4. Reescreve o parágrafo seguinte substituindo os nomes repetidos (em itálico) por outros equivalentes: O refeitório estava cheio de estudantes e professores. O barulho era muito, porque todos falavam alto. Para diminuir o barulho , os professores pediram aos estudantes que conversassem em voz baixa, pois era desagradável estar naquele refeitório. AUTO-AVALIAÇÃO Comuns Próprios Concretos Abstractos Colectivos

Upload: marina32

Post on 25-Dec-2015

7 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

ficha

TRANSCRIPT

Page 1: Ficha de Português 3

1. Lê a seguinte adivinha:

Tenho asas, não tenho penas,sou mamífero e sei voar,de dia durmo e descanso,de noite vou passear.

(Solução: o morcego)

1.1. Identifica todas as formas verbais.

1.2. À excepção de duas, todas as formas verbais se encontram no mesmo modo, tempo,pessoa e número. Indica-as.

1.3. Indica a conjugação a que pertence cada uma das formas verbais.

1.4. Coloca os verbos (excepto voar e passear) no pretérito imperfeito do indicativo, naprimeira pessoa do plural e reescreve a adivinha.

2. Completa a seguinte anedota com as indicações que estão entre parênteses:

Um ladrão, antes de se (deitar: infinitivo), (ajoelhar: pretérito perfeitodo indicativo) e (rezar: pretérito perfeito do indicativo) a seguinte oração:

– Meu Deus, não te (implorar: presente do indicativo) que me (conceder:presente do conjuntivo) riquezas. -me (dizer: imperativo) só onde elas (estar: presente do indicativo) que as (ir: futuro do indicativo) (buscar:infinitivo).

3. Lê a anedota seguinte:

Na escola, o professor escolhe um aluno da turma e interroga-o:– Joãozinho, indica uma situação de injustiça.O rapaz pensa um minuto e depois exclama:– Quando o meu pai se engana nos exercícios e depois o professor me culpa a mim!

3.1. Transcreve todos os nomes para o respectivo lugar da grelha (não te esqueças de que umnome pode pertencer a mais do que uma subclasse):

4. Reescreve o parágrafo seguinte substituindo os nomes repetidos (em itálico) por outrosequivalentes:

O refeitório estava cheio de estudantes e professores. O barulho era muito, porque todosfalavam alto. Para diminuir o barulho, os professores pediram aos estudantes queconversassem em voz baixa, pois era desagradável estar naquele refeitório.

AUTO-AVALIAÇÃO

Comuns Próprios Concretos Abstractos Colectivos

Page 2: Ficha de Português 3

5. Assinala com uma cruz (X) o género, o número e o grau de cada um dos nomes indicados:

NomesGénero Número Grau

masculino feminino singular plural normal aumentativo diminutivo

rapazola

cadelas

garota

mocinhos

casarões

égua

mãezinha

ricaços