festejam na ix fest a dos químicos - quimicosjc.org.br · 2010. 8. 12. · mais de três mil...

4
Mais de três mil pessoas festejam na IX Festa dos Químicos Festa da Categoria Pág. 03 Denúncias Fábricas Pág. 02 Na urna, a hora do trabalhador Pág. 04 174 - de 11/08 a 25/08 de 2010 Vem aí as eleições presidenciais. Qual é a alternativa para a classe trabalhadora?

Upload: others

Post on 08-Dec-2020

12 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: festejam na IX Fest a dos Químicos - quimicosjc.org.br · 2010. 8. 12. · Mais de três mil pessoas festejam na IX Fest a dos Químicos Festa da Categoria Pág. 03 Denúncias Fábricas

Mais de três mil pessoasfestejam na IX Festa dos Químicos

Festa daCategoriaPág. 03

DenúnciasFábricasPág. 02

Na urna, a horado trabalhador

Pág. 04

174 - de 11/08 a 25/08 de 2010

Vem aí as eleiçõespresidenciais. Qual é a

alternativa para aclasse trabalhadora?

Page 2: festejam na IX Fest a dos Químicos - quimicosjc.org.br · 2010. 8. 12. · Mais de três mil pessoas festejam na IX Fest a dos Químicos Festa da Categoria Pág. 03 Denúncias Fábricas

BOCA NO TROMBONE - 02

Com a Boca no Trombone!

Johnson/ISS

Fiscalização

A empresa escondeu trabalhadorterceirizado durante fiscalização daANVISA (Agência Nacional de VigilânciaSanitária). Essa atitude escancarou aprecarização trabalhista na empresa. Senão tivesse irregularidade, não precisariamascarar a fábrica para a fiscalização.Que cara de pau! Nós estamos de olho evamos exigir dos órgãos competentestodas as ações para moralizar as

c o n d i ç õ e strabalhistas naempresa. Nãoprecisa maquiagem!É só agir certo!

Johnson

O terror ronda a Sampro

O gestor Dentinho e o Gusmão estãoaterrorizando a Sampro. O Gusmão só

A Cognis está sempre atacandotrabalhadores enquanto mantém gastose regalias desnecessárias para achefia.

A Elisabete Reno, por exemplo,tem privilégio no transporte da fábrica(RAAC) e gera custo que o RH não temcoragem de apontar. Já quando é paramelhorar as condições de trabalho agerência faz vista grossa. Ostrabalhadores produzem e a chefia geracusto!

Condições de trabalhoA iluminação nos pátios e

armazéns continua ruim. Isso atrapalhae muito a qualidade do serviço e afetaa visão do trabalhador. A administraçãoda área sempre empurra o problemacom a barriga.

A situação já está assim há maisde um ano. Os trabalhadores ficam coma vista irritada e pode acabar havendoum acidente por causa da iluminaçãoprecária. Será que vai ter que acontecer

sabe dizer que tudo foi ele quem fez. Ocara já brigou com todos os trabalhadoresda máquina. Os companheiros têm queagüentar a cara fechada dele o tempo todoe depois o cara ainda faz média paraaparecer quando o gestor está perto. ODentinho já colocou o seu fiel escudeiro lájustamente para terceirizar a enchesão desaco em cima dos trabalhadores.Ninguém mais tolera este tipo de chefia epressão. Esses caras estão acabandocom o sossego e a saúde mental daspessoas. Neste ambiente de trabalho, nãodá para produzir!

Fontes e Fontes/Dow

Acidentes

Houve dois acidentes recentes comjardineiros da terceirizada Fontes eFontes na Down. Em um deles, otrabalhador precisou até fazer cirurgia. Umdos sócios da Fontes e Fontes teve a cara-de-pau de levar o acidentado até oconsultório de um ortopedista e dizer queo acidente teria acontecido na casa dotrabalhador e não na empresa. Isso parafugir das responsabilidades, comoabertura da CAT, assistência médica etc.O Sindicato dos Químicos é solidário aocompanheiro e não vamos admitir essetipo de situação!

um acidente pro gerente da área tomaruma atitude?

AcidenteA falta de manutenção provocou um

acidente grave com um trabalhador daExpedição. Houve queda da empilhadeirapor falta de freio. Já faz tempo quecobramos manutenção das empilhadeirasvelhas, que circulam sem manutenção,mas o gestor da área não libera a comprade peças.

A área de materiais passa pordeficiências por descaso da gerência quesó pensa em chicotear os trabalhadorese não se preocupa com a segurança parao trabalho.

RestauranteA supervisora da Sodexo e a Shirlei

do RH estão discriminando ostrabalhadores na hora da refeição. Elasderam ordem para o pessoal terceirizadoser tratado de forma desigual. Atémisturam regulam para os companheirosterceirizados.

Isso é uma sacanagem porque osterceiros também constroem a riquezada empresa e, além disso, pagam umvalor maior de refeição do que oscompanheiros que não sãoterceirizados. Exigimos igualdade detratamento!

E chega de patifaria nos contratosde restaurante para redução de custo.Queremos restaurante de qualidade erespeito aos companheirosterceirizados!

Trapos de uniformeA empresa terceirizada Fontes e

Fontes continua mandando os trapos deuniforme da Dow para os trabalhadoresdela na Cognis mesmo após asdenúncias. Que pouca vergonha!

Há roupas rasgadas, remendadase casos de trabalhadores obrigados ausar roupas de tamanhos errados. Negartanto uniforme quanto EPI é contra aConvenção Coletiva e pode causaracidentes. Já passou da hora de mudar.Queremos atitude!

Cognis acúmula problemas para os trabalhadores!

Trabalhadores da Viapolconquistam aumento de

26% na PLROs companheiros da Viapol, em

Caçapava, conquistaram aumento deR$ 1.900,00 para R$ 2.400,00 na PLRdeste ano com relação ao ano passado,o que representa acréscimo de 26%. Ostrabalhadores da empresa já há algumtempo estão lutando por um incrementona PLR e anos após ano têm alcançadovitórias importantes. Parabéns por maisessa vitória, companheirada!

INFORME

IPA

Função irregular

Os trabalhadores desta fábrica deCaçapava estão indignados com a práticade função irregular da empresa. Parte dosfuncionários é registrada como auxiliar deprodução, mas, por exemplo, quemtrabalha na Sopradora deveria serregistrado como Operador. Essa é umamaquiagem grave da empresa para pagarmenos para os companheiros. Ostrabalhadores não aceitam essa patifaria!É hora de mobilização! Vamos pra cimada empresa, companheiros!

Page 3: festejam na IX Fest a dos Químicos - quimicosjc.org.br · 2010. 8. 12. · Mais de três mil pessoas festejam na IX Fest a dos Químicos Festa da Categoria Pág. 03 Denúncias Fábricas

BOCA NO TROMBONE - 03

IX Festa da CategoriaA campanha de sindicalização

da categoria química deste ano foiencerrada com a participação demais de três mil pessoas na IX Festada Categoria Química da região. Aconfraternização ocorreu no dia 25de julho, no Rancho dos Dois, emJacareí.

Os companheiros dançaramanimados ao som de música ao vivo,chopp, churrasco e sorteio debrindes. Já as crianças se divertiramcom o pula pula, a parede deescalada, a piscina de bolinha e comalgodão doce, pipoca e refrigerante.

Essa foi mais umaconfraternização de sucesso dostrabalhadores e trabalhadoras dacategoria e suas famílias. A Festaencerrou em grande estilo aCampanha de Sindicalização desteano. De janeiro até agora, 446

trabalhadores se tornaram sócios.Parabéns, companheirada! A

união de vocês fortalece ainda maisConfira abaixo a lista de

sorteados por fábrica.

o Sindicato!

FÁBRICA BRINDE

Cognis/Henkel: 3 bicicletas, batedeira

Johnson: 3 computadores com monitor de LCD,processador de alimentos, 3 bicicletas, DVD

karaokê, 2 mixeres, 2 microsystens, batedeira,panela elétrica, TV LCD 32’

Monsanto: panela elétrica, liquidificador

IPA: bicicleta, 2 computadores, DVD karaokê

Fademac: batedeira, liquidificador

Dow: bicicleta

FLC: sanduicheira

Alltec: sanduicheira

LM Farma: panela elétrica, liquidificador

Sisa Plásticos: sanduicheira

Page 4: festejam na IX Fest a dos Químicos - quimicosjc.org.br · 2010. 8. 12. · Mais de três mil pessoas festejam na IX Fest a dos Químicos Festa da Categoria Pág. 03 Denúncias Fábricas

BOCA NO TROMBONE - 04

EXPEDIENTE: Publicação do Sindicato dos Químicos de São José dos

Campos e Região - Redação/edição: Emerson José MTB:31.725

Diagramação/edição: Manuel Alberto Iraola - Impresso na Gráfica

Imperial. Site: www.quimicosjc.org.br e-mail: [email protected]

SJC: R. Cons. Rodrigues Alves, 51 CEP 12209-540 - fone/fax: 12-3921-

8177 Jacareí: R. Floriano Peixoto, 78 Centro CEP 12308-030 - fone: 12-

3953-3277 Taubaté: R. Sebastião Gil, 319 CEP 12100.000 - fone: 12-

3632-0932. Caçapava: Av. Coronel Alcântara, 690 - fone: 12-3655-6044

Eleições 2010Eleições 2010Eleições 2010Eleições 2010Eleições 2010AgAgAgAgAgororororora é a hora é a hora é a hora é a hora é a hora dos tra dos tra dos tra dos tra dos traaaaabalhadorbalhadorbalhadorbalhadorbalhadores ves ves ves ves vencerencerencerencerencerem nas urem nas urem nas urem nas urem nas urnasnasnasnasnas

Companheiros, as eleições desteano são mais um desafio para a classe tra-balhadora. Este é momento que temospara eleger trabalhadores que irão lutar pornossos direitos, por uma sociedade justae igualitária.

Por isso, o Sindicato dos Químicosnão pode deixar de fazer essa discussãocom todos os trabalhadores e trabalhado-ras. Você já pensou que o voto pode aju-dar a eleger um candidato que vai jogarcontra você na Assembleia Legislativa, nogoverno do estado, na Câmara dos Depu-tados, no Senado ou na Presidência danação?

Todos os partidos políticos tradicio-nais são da direita. Isso significa, por exem-plo, que eles votam contra a PrevidênciaSocial pública de qualidade porque que-rem abrir caminhos para cada vez maispara a exploração da previdência privada.

Os políticos da direita, como: Ser-ra, PSDB, DEM e outros, privatizam osserviços públicos de telefonia, água, luzetc. para as empresas lucrarem ven-dendo esses serviços. Eles manipu-lam licitações para favorecer os ca-pitalistas de olho gordo no dinheiropúblico, fazem Caixa 2, desviam di-nheiro público para cuecas, meiasetc. E escândalos de corrupção nãofaltam em nenhum dos governos epartidos que governaram o Brasildesde o fim da Ditadura Militar, em1985.

Depois ainda justificam o roubo oua má administração do dinheiro públicodizendo que há déficit na Previdência oufalta de caixa. O que há é desvio de verba.Quando não para meias e cuecas, parabancar mamatas de banqueiros e agiotasdo poder público (aqueles que deitam erolam recebendo juros da tal dívida públi-ca que ninguém sabe de quanto é nempara quem se deve).

E o PT de Lula e Dilma? Infelizmen-te, eles seguiram a mesma política de FHCodiada pelos trabalhadores. Continuam osprivilêgios às grandes empresas e baixossalários para os trabalhadores. O ritmo deprodução nas fábricas é alucinante e o as-sédio moral não para. Deram um aumentopara os aposentados que não dá para vi-ver nem uma semana e instalaram o FatorPrevidenciário que aumenta o tempo de

serviço e diminui o valor da aposentado-ria.

É preciso mudar este modelo eco-nômico em que o povo sustenta o Estadopara ele bancar a burguesia. Para isso, te-mos que eleger candidatos que defendamos nossos direitos! Temos que voltar o Es-tado brasileiro para o bem-estar, educa-ção, saúde, segurança, habitação da clas-se trabalhadora.

Vote naquele que irá representarvocê de fato. Vote nos candidatos e parti-dos de trabalhadores. Não se iluda por pro-paganda, campanhas milionárias espalhan-do materiais pela cidade e por carinhas deanjo. E não sejamos inocentes: parte dodinheiro que banca muitas campanhas dosatuais políticos saiu do bolso da própriaclasse trabalhadora e foi desviado duran-te anos por inúmeros esquemas de frau-des e corrupção.

Outras campanhas milionárias sãobancadas por grandes empresas, que fa-zem esforço para enganar o povo e elegeros seus representantes que depois vãomanter o modelo econômico de explora-ção dos trabalhadores e riqueza da elite.

Não se deixe enganar por pesqui-sas eleitorais tendenciosas que servemsó para favorecer os candidatos prefe-ridos dos jornais e TVs, aqueles quegovernam para a elite.

Observe as propostas, veja asações, analise os partidos, veja o quecada um diz e faz para o trabalhador.

A discriminação e o preconcei-to contra determinada orientação se-xual têm feito vítimas em toda a clas-se trabalhora, inclusive na nossa ca-tegoria. Vale ressaltar que discrimi-nação contra orientação sexual é cri-me, inclusive, com pena de reclusão.

Nenhum trabalhador pode serpreterido, deixado de lado na horadas promoções por conta da sua ori-entação sexual e muitos menos de-mitido. Infelizmente, na prática, nóssabemos que o preconceito atacatrabalhadores e trabalhadoras.

Além do preconceito dos pró-prios colegas de trabalho, há casode companheiros demitidos por con-ta da intolerância e da discriminaçãodos patrões, o que é ilegal e imoral.

São José dos Campos tambémé palco das mobilizações que ocorremem todo o país contra o FatorPrevidenciário. Vários atos estãoocorrendo para denunciar mais esteataque à aposentadoria.

O Fator reduz o valor dasaposentadorias e faz com que tenhamosque trabalhar mais para aposentar.

Quem inventou essa medida quemete a mão no direito à aposentadoriafoi FHC, mas Lula gostou tanto dedesviar o dinheiro do INSS que manteveo Fator Previdenciário e, este ano,ainda se negou a acabar com ele.

Trabalhadores de todas ascategorias participam dasmobilizações. O Sindicato dos Químicosapóia a luta pelo fim do FatorPrevidenciário!

Luta contra o FatorPrevidenciário

Enquanto a classe trabalhado-ra trilha o caminho da informação,da inclusão, da igualdade, trabalha-dores ainda hoje são discriminadospela cor da pele, da orientação se-xual, do gênero ou do nível social.

Somos todos trabalhadores!Não existem diferenças entre nós, anão ser aquelas que foram embuti-das ao longo dos nossos anos pelasociedade capitalista que segrega,diferencia e ataca para garantir asupremacia da elite.

Temos que ultrapassar tambéma barreira do preconceito paraavnaçarmos rumo a uma sociedadefraterna e de iguais. Somos todosiguais, nascemos iguais, somos tra-balhadores!

Abaixo o preconceito! Somos todos trabalhadores!