festa da eucaristia - diocese-braga.pt · pdf filecomo gosto de ti, senhor. ... pelos nossos...

6
FESTA DA EUCARISTIA 07, 10 e 17 de Junho de 2007 - 3º ano de Catequese Conselho Interparoquial de Coordenadores de Catequese e Catequistas 3º Ano Arcos, Tadim, Esporões, Priscos e Guizande “Dai-lhes Vós de Comer”

Upload: doanh

Post on 06-Feb-2018

218 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: FESTA DA EUCARISTIA - diocese-braga.pt · PDF filecomo gosto de Ti, Senhor. ... Pelos nossos catequistas, para que não desanimem diante das difi culdades. E continuem a dar testemunho

FESTA DA EUCARISTIA 07, 10 e 17 de Junho de 2007 - 3º ano de Catequese

Conselho Interparoquial de Coordenadores de Catequese e Catequistas 3º Ano

Arcos, Tadim, Esporões, Priscos e Guizande

“Dai-lhes Vós de Comer”

Page 2: FESTA DA EUCARISTIA - diocese-braga.pt · PDF filecomo gosto de Ti, Senhor. ... Pelos nossos catequistas, para que não desanimem diante das difi culdades. E continuem a dar testemunho

1. Procissão de Entrada: A entrada é feita a partir do fundo da igreja. Esta organiza-se do seguinte modo: Turiferário, ceroferários, Cruciferário, acólitos, crianças e Presidente. As crianças entram duas a duas e beijam o altar.

2. Bênção Inicial – depois da saudação inicial o catequista por dizer estas palavras

Hoje é dia de festa na nossa paróquia. Os nossos corações enchem-se de alegria, porque as nossas crianças vão receber Jesus pela primeira vez.

A primeira comunhão, como um momento de particular signifi cado, é sintoma de muita esperança.

Nele convergem muitos esforços da parte dos pais, cujos fi lhos alcançam agora a primeira meta nesta caminhada.Os momentos solenes são sempre vividos com os outros, porque vivemos em comunidade e partilhamos as grandes alegrias.

A Igreja é sempre «casa», que acolhe para edifi car, em comum, um futuro de felicidade. A crianças que vão hoje receber Jesus são:

3. Acto Penitencial:

Presidente: Reconhecendo que somos pecadores e como sinal de entrega total na vivência da presente eucaristia vamos pedir perdão a Deus pela voz de ... e do seu pai.... (dizer o nome da criança

e do pai/mãe)

(momento de silêncio – apenas o som do órgão que acompanha a leitura. As restantes

crianças fi cam nos seus lugares e podem dar as mãos enquanto o colega lê)

Criança: Perdão Senhor, perdão...Por todas as vezes em que só pensei em mim, não querendo partilhar os meus brinquedos com os meus colegas. (pausa)

a comunidade Cristã.

Que o Senhor Jesus nos ajude a dar continuidade a esta festa.

Que saibamos, de hoje em diante, acompanhar pela palavra e pelo testemunho a vivência da Eucaristia que os nossos fi lhos hoje iniciaram.

19. Cântico Final:

Page 3: FESTA DA EUCARISTIA - diocese-braga.pt · PDF filecomo gosto de Ti, Senhor. ... Pelos nossos catequistas, para que não desanimem diante das difi culdades. E continuem a dar testemunho

Por todas as vezes em que os meus pais saíram tristes da minha escola porque a minha professora lhes disse que não me portei bem. (pausa)

Por todas as vezes em que tive vergonha de dizer em voz alta como gosto de Ti, Senhor. (pausa)

Perdão Senhor, perdão ...

Pai/Mãe: Perdão Senhor, perdão...Por todas as vezes em que não dei atenção à minha família, esquecendo-me de lhes perguntar como é que tinha corrido o seu dia. (pausa)

Por todas as vezes que me esqueci que sou o responsável pela educação da fé dos meus fi lhos, teimando em atribuir a responsabilidade aos outros. (pausa)

Por todas as vezes em que simplesmente não escutei a Tua palavra, não alimentando a minha fé e a fé dos meus irmãos. (pausa)

Perdão Senhor, perdão...

Padrinho/Madrinha: Perdão Senhor, perdão...Por todas as vezes em que me esqueci que sou também responsável pela educação da fé do meu afi lhado, preocupei-me mais em dar-lhe coisas materiais do que em transmitir-lhe os valores cristãos (pausa)

Perdão Senhor, perdão...

4. Glória

5. Oração da Colecta

se abeirarem do Banquete Eucarístico, que pela primeira vez o Senhor, lhes preparou, devemos pais e fi lhos sentir a paz interior que nos leva a participar na alegria da mesa Eucarística. Que o nosso abraço, o nosso beijo que lhes vamos partilhar, seja para eles e para nós, sacramento de Amor.

Presidente: Saudai-vos na paz de Cristo.

15. Antes da Comunhão:

Criança 1:Chegou o nosso momento importante.Há muito tempo que esperávamos por ele. É o momento em que Jesus vem ao nosso coração. Criança 2:A nossa alegria é grande e sabemos que toda a família de Deus, que é a nossa família, também está contente. Vamos agora receber Jesus, com muito amor e muito carinho, para vivermos com Ele dentro de nós e podermos ajudar aqueles que vivem ao nosso lado, aqueles que de nós se aproximam.

16. Comunhão – As crianças formam uma fi la e de mãos estendidas comungam. Entretanto o padrinho ou a madrinha acendem a vela do baptismo no círio Pascal que se encontra junto ao ambão.

17. Pós Comunhão –

18. Ritos Finais – antes da bênção fi nal um Pai expressa a sua gratidão

Pai: Vivemos com alegria esta celebração. Queremos, neste momento, expressar o nosso contentamento por estarmos aqui com os nossos fi lhos, com nosso Padre e com os catequistas e

Page 4: FESTA DA EUCARISTIA - diocese-braga.pt · PDF filecomo gosto de Ti, Senhor. ... Pelos nossos catequistas, para que não desanimem diante das difi culdades. E continuem a dar testemunho

6. Proclamação da Palavra LEITURA I - Gen 14, 18-20SALMO RESPONSORIAL - Salmo 109 (110)LEITURA II - 1 Cor 11, 23-26EVANGELHO - Lc 9, 11b-17

Presidente: Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Narrador: Naquele tempo, estava Jesus a falar à multidão sobre o reino de Deus e a curar aqueles que necessitavam.O dia começava a declinar. Então os doze aproximaram-se e disseram-lhe:

Alguns pais/mães: Manda embora a multidão para ir procurar pousada e alimento às ladeias e casais mais próximos, pois aqui estamos num local deserto.

Narrador: Disse-lhes Jesus:

Presidente: Dai-lhes vós de comer.

Narrador: Mas eles responderam:

Alguns pais/mães: Não temos senão cinco pães e dois peixes... Só se formos nós mesmos comprar comida para todo este povo.

Narrador: Eram de facto uns cinco mil homens. Disse Jesus aos discípulos:

Presidente: Mandai-os sentar por grupos de cinquenta.

Narrador: Assim fi zeram e todos se sentaram.Então Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos ao Céu e pronunciou sobre eles a bênção. Depois partiu-os e deu-os aos discípulos, para eles os distribuírem pela multidão. Todos comeram e e fi caram saciados; e ainda recolheram doze

Oremos, irmãos.

Por todas as crianças que passam fome que são mal tratadas, para que recebam o Pão e o carinho que merecem. Oremos ao Senhor.

Por todos os baptizados, para que testemunhem Jesus Cristo Ressuscitado que hoje virá ao nosso coração, oremos Irmãos

Por todos nós que hoje receberemos Jesus pela primeira vez, para que continuemos a ser seus amigos e a nos encontrarmos com Ele cada semana na Eucaristia dominical, oremos irmãos

Presidente: Ó Deus que amais a inocência e de todos sois Pai, dirigi estas crianças pelos vossos caminhos e alimentai os vossos fi éis com o pão que desceu do céu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amen

10. Ofertório: Os dons do pão e vinho devem ser trazidos do fundo da Igreja por uma família

11. Oração Eucarística – II da missa das Crianças

12. Santo

13. Pai Nosso

14. Monição à Paz

Mãe:Amigos, celebramos a festa do amor e da alegria. Este é o grande momento, em que cada um de nós deve sentir-se em paz consigo, com os outros e com Deus. Antes dos nossos fi lhos

Page 5: FESTA DA EUCARISTIA - diocese-braga.pt · PDF filecomo gosto de Ti, Senhor. ... Pelos nossos catequistas, para que não desanimem diante das difi culdades. E continuem a dar testemunho

cestos dos pedaços que sobraram .

Devem estar distribuídos em diferentes pontos da igreja, cestos com pães que serão neste momento recolhidos pelos pais/mães e colocados junto do altar.

Presidente: Palavra da salvação.

7. Homilia (Diálogo entre quatro crianças, pais e padrinhos e o presidente)

Criança 1- Durante a leitura da Palavra de Deus tentei estar atento, porque eu sei que é muito importante, mas houve uma altura, confesso, que me distrai um bocadinho e não percebi, aquela parte em que Jesus diz: “dai-lhes vós de comer”…

Criança 2 - Eu também não percebi…

Criança 3. como é possível se eles só tinham cinco pães e dois peixes?

Criança 4 - Era tanta gente e mesmo assim ainda recolheram doze cestos?

Presidente: Este generoso partilhar do pão no deserto por toda a gente, para que ninguém passasse fome, vem dizer-nos hoje que Jesus quer que tenhamos a coragem de partilhar com os outros o pouco ou o muito que temos, para que todos tenhamos vida e vida em abundância.

“Dai-lhe vós de comer” quer dizer que Jesus conta com a nossa ajuda para que o mundo seja melhor, por isso, é que Ele nos deixou a Eucaristia para ganharmos forças e transformarmos o mundo onde vivemos.

Mãe- Por isso, todos nós devemos partilhar o que Deus nos dá…

Presidente: Em primeiro lugar, o pão das nossas mesas para saciar a nossa fome e daqueles que não tem pão. Em segundo

presença.

Presidente: Credes no Espírito Santo que é invisível e nos transforma?

Todos: Sim creio.

Catequista: Transmitimos também que cada um de nós é uma pedra viva neste templo que é igreja.

Presidente: Credes na Igreja Una, Santa, Católica, e Apostólica?

Todos: Sim creio.

Presidente: Esta é a nossa fé, a fé da Igreja que nos gloriamos de professar.

9. Oração dos Fiéis

Presidente: Irmãos e Irmãs

Elevemos a nossa oração a Jesus Cristo, que, antes de Se entregar pelos homens, celebrou com os discípulos a Ceia Pascal, e rezemos, iluminados pela Fé:

Todos: Cristo, Pão do Céu, dai-nos a Vida

Pelos pais e padrinhos de cada um de nós, para que continuem a apoiar-nos no seguimento de Jesus Cristo através da palavra e pelo exemplo. Oremos Irmãos

Pelos nossos catequistas, para que não desanimem diante das difi culdades. E continuem a dar testemunho alegre da sua fé.

Page 6: FESTA DA EUCARISTIA - diocese-braga.pt · PDF filecomo gosto de Ti, Senhor. ... Pelos nossos catequistas, para que não desanimem diante das difi culdades. E continuem a dar testemunho

lugar, esta partilha de pães e peixes no deserto quer recordar-nos que necessitamos de um outro alimento. Esse dar-nos-á a vida em abundância para sempre.

Padrinho: Precisamos de Jesus que quer alimentar a nossa vida…

Criança 1 Realmente Jesus é muito bom!Presidente: Tens toda a razão. Agora sou eu que vos faço uma pergunta: Que fez Jesus de tão importante por vós? Olhem para a cruz e pensem um bocadinho.

Criança 2 Deu a vida para nos salvar.

Presidente: Muito bem, tanto amor!...

Criança 3 Quando olhamos para ele assim, que desejo sentimos de amar como Ele!

Criança 4 E ele dá-nos força para isso!...

Presidente: Ele vai dizer-nos o que disse aos seus amigos na véspera da sua morte; vai pegar neste pão e neste vinho e por meio do sacerdote, diz-nos: tomai e comei, isto é o Meu corpo; tomai e bebei, isto é o Meu Sangue. – O Meu Corpo que foi entregue por vós, o Meu Sangue que foi derramado por vós – na cruz

Criança 1-Ah! Já percebi, é isto que transforma este pão e este vinho e nos transforma a nós.

Pai - Amando como Ele, nós partilhamos o nosso alimento, a nossa vida. Madrinha - E então já não haverá fome, e nós queremos isso.

Criança 3 - Queremos partilhar o nosso pão, a nossa vida com os outros...

Criança 1 - Que bom é o pão que Jesus nos dá! O pão que é Ele mesmo!

Presidente - Por isso é que nos encontramos todos os domingos com Jesus.

Pai e Mãe – Este encontro com Jesus vivo, que acontece na Eucaristia não é uma rotina ou perda de tempo, mas é uma necessidade que dá sentido à nossa vida e a nossa família e ao nosso domingo. Precisamos deste alimento para ganhar forças…

8. Credo

Presidente: Quando vocês foram Baptizados renasceram pela água e pelo Espírito Santo. Hoje estão aqui para comungar pela primeira vez. A Eucaristia é o alimento e o sustento do Baptismo. É nela que escutamos a palavra, é nela que o Espírito de Deus nos une no mesmo amor.

Catequista: Durante o tempo em que nos encontramos fomos conhecendo melhor Deus nosso Pai.

Presidente: Credes em Deus Pai todo o poderoso que nos criou?

Todos: Sim creio.

Catequista: Durante estes três anos de catequese o nosso objectivo foi transmitir-vos que Jesus Cristo deu a vida por nós.

Presidente: Credes em Jesus Cristo fi lho de Deus Pai que se entregou por nós e ressuscitou ao terceiro dia?Todos: Sim creio.

Catequista -Transmitimos aos vossos fi lhos que o Espírito Santo é invisível, não o podemos ver nem tocar, mas sentimos a sua