ferramentas de usinagem materiais para...

21
1 FERRAMENTAS DE USINAGEM MATERIAIS PARA FABRICAÇÃO

Upload: phunganh

Post on 09-Jan-2019

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

FERRAMENTAS DE USINAGEM

MATERIAIS PARA FABRICAÇÃO

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

Classificação conforme ISO em classes P, M, K, N, S e H.

ISO P – Aço - É o maior grupo de materiais na área de usinagem de metais, variando de material sem liga a material de alta-liga, incluindo fundidos de aços e aços inoxidáveis ferríticos e martensíticos. A usinabilidade é normalmente boa, porém difere muito dependendo da dureza do material, do teor de carbono, etc.

ISO M – Aços inoxidáveis - São materiais com liga com um mínimo de 12% de cromo; outras ligas podem incluir níquel e molibdénio. Condições diferentes, como ferrítico, martensítico, austenítico e austenítico-ferrítico (duplex), criam uma grande família. O ponto comum entre todos estes tipos é que as arestas de corte são expostas a uma grande quantidade de calor, desgaste tipo entalhe e aresta postiça.

ISO K – Ferro fundido - É, diferentemente do aço, um tipo de material de cavacos curtos. Ferros fundidos cinzentos (GCI) e ferro fundido maleável (MCI) são consideravelmente fáceis de usinar, enquanto que os ferros fundidos nodulares (NCI), ferros fundidos vermiculares (CGI) e ferros fundidos austemperados (ADI) são mais difíceis. Todos os ferros fundidos contêm SiC, um abrasivo para a aresta de corte.

ISO N – Metais não ferrosos - São metais mais macios, como alumínio, cobre, latão etc. O alumínio com teor de Si de 13% é muito abrasivo. Geralmente, velocidades de corte muito altas e longa vida útil da ferramenta podem ser esperadas destas pastilhas com arestas de corte vivas.

14

ISO S – Superligas resistentes ao calor - Incluem uma variedade de materiais à base de ferro de alta liga, níquel, cobalto e titânio. Eles são pastosos, criam aresta postiça, endurecem durante o trabalho (endurecido por trabalho), e geram calor. Eles são muito semelhantes à área ISO M, mas são muito mais difíceis de cortar e reduzem a vida útil das arestas da pastilha.

ISO H – Este grupo inclui aços com uma dureza entre 45-65 HRc e também ferro fundido coquilhado em torno de 400- 600 HB. A dureza os torna difíceis de usinar. Os materiais geram calor durante o corte e são muito abrasivos para a aresta de corte.

Cerâmicas de Corte

- Empregada na usinagem de aços e ferros fundidos;- Altas velocidades de corte, altas potências de acionamento;- Exigem máquinas rígidas e proteção ao operador. - Não apropriada para usinagem de alumínio devido à afinidade do hidróxido de alumínio.

Propriedades e características de cerâmicas:

- Resistentes à corrosão e às altas temperaturas- Elevada estabilidade química (boa resistência ao desgaste)- Resistência à compressão