feliz 2014! - universidade católica de santos · palco de dois megaeventos que vão sacudi-lo de...

8

Upload: vucong

Post on 07-Dec-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

“A no novo, vida nova” é expres-são que sugere uma reflexão sobre os conceitos de fim

e começo como duas realidades que se completam. Fim pode representar desintegração, morte ou pode ser fim que se abre para um começo promissor, para uma vida que não termina, mas se transforma.

É esse o sentido cristão do Natal, que celebra a entrada do Filho de Deus na his-tória da humanidade. Enviado pelo Pai, Ele veio há dois mil anos com a missão de reeditar o paraíso terrestre e reacender a luz do bem que vence o mal, do amor que supera o ódio, da vida que derrota a morte. O presépio de Belém simboliza o encontro com a vida renovada.

A Boa-Nova anunciada por Jesus ecoa no coração daqueles que creem no Evan-gelho. Segundo o papa Francisco, nin-guém tem o direito de se enclausurar em sua casa, mas deve ir à rua para pregar a

Feliz 2014!

palavra de Deus. Dirigindo-se aos jovens, o papa pede que não percam a sensibili-dade frente à injustiça, corrupção e vio-lência que assolam o País. A Igreja precisa da energia, da alegria e da criatividade da juventude para propagar a fé, a esperan-ça e o amor que revolucionarão o mundo.

No carrossel do tempo que passa, chega 2014, trazendo uma mensagem de esperança mais do que de pes-simismo e desencanto. O Brasil será palco de dois megaeventos que vão sacudi-lo de ponta a ponta: a Copa do Mundo e as eleições.

Em junho, o País vai revestir-se de ver-de e amarelo para o grande espetáculo futebolístico. Apesar das dificuldades enfrentadas para a realização do evento, dele se pode tirar uma lição importan-te que é a união dos atletas, cantando juntos o Hino Nacional, irmanados pelo mesmo desejo de dar ao país a então cobiçada Copa. Cada jogador executa a

sua parte em total sintonia com os outros para garantir a beleza do espetáculo. Nos dias de hoje, quando prevalecem o indi-vidualismo e a concorrência selvagem, destacar a importância do trabalho cole-tivo e harmonioso é a principal lição que a Copa pode dar aos jovens.

Em outubro, o povo será convocado a fim de eleger seus governantes. Para o exercício desse dever e direito, o eleitor deve agir com liberdade, consciência e espírito público, lembrando-se de que o voto é um dos principais instrumentos para se constituir uma nação verdadei-ramente democrática. Nesse sentido, o papa Francisco aposta nos jovens: “A ju-ventude é a janela por onde entra o futu-ro do mundo”.

Como protagonistas de um novo tempo, o papa os conclama a serem mensageiros da Boa-Nova anunciada por Jesus na gruta de Belém

E X P E D I E N T EÓrgão Informativo do Liceu Santista, publicado sob responsabilidade da Coordenadoria de Comunicação do Complexo Educacional São Leopoldo. Diretora: Profa. Me. Cláudia Cristina T. M. Santiago - Conselho Editorial: Profa. Maria Aparecida Esteves Martins e Roberta Barbosa de Araújo - Editor: Prof. Antonio Fernando C. Santos - Texto: Roberta Barbosa de Araújo - Jornalista Responsável: Roberta Barbosa de Araújo - Mtb 27.352 - Fotografia: Roberta Barbosa de Araújo. Arte e Editoração: Matiz Comunicação. Liceu Santista: Av. Francisco Glicério, 642 Santos/SP - Tel.: (13) 3205-1010 - www.liceusantista.com.br - [email protected] Distribuição Gratuita

EM NOTÍCIAS

que cabe na lata do poeta?” foi o tema da segunda edição da

Semana Literária do Liceu Santista, que este ano ampliou suas atra-ções, unindo arte, cinema e teatro. Entre os dias 23 e 27 de setembro, centenas de alunos da Educação Infantil aos Ensinos Fundamental e Médio tiveram a opor-tunidade de participar de contação de

cesso da escrita “Escrevo porque sou”, com a participação de con-vidados.

Eu sou leitorOrganizada pela mediadora de

leitura do Liceu Santista, Viviane Fer-reira de Almeida, a Semana Literária do Liceu Santista contou com o apoio cultural da Editora Melhoramentos, que ofereceu bottoms para todos os alunos com a inscrição “Eu sou leitor”. A ideia é que, além de exibir o peque-no acessório, a criança sinta-se envol-vida pelo prazer da leitura e torne-se uma multiplicadora de histórias.

“O

Novas tecnologias, mesmo Liceu SantistaA partir de 2014, o Liceu Santista traz

mais recursos do mundo digital, intera-tivo, real time para seus alunos por

meio de novas tecnologias, soma-das a um material didático dinâ-

mico e atualizado.

O uso de novas tecnolo-gias vem so mar ao que o

Liceu já oferece para seus alunos: desenvolvi-

mento de conteúdos por competências

e habilidades nas aulas regulares, nas comple-

mentares e nos projetos realizados

ao longo do ano le-tivo. O iPad e as salas

com projetor multimídia

2ª Semana Literária

histórias, oficinas literárias e de cinema, encontro com escritores, feira de livros e intervenções artístico-literárias. Entre as novidades, foram realizadas Leitu-ras Cruzadas, quando estudantes de anos diferentes interagem por meio da literatura.

Além da Feira de Livros, os pais também puderam prestigiar a abertura e o encerramento da Semana Literária: na segunda-feira, 23 de setembro, com a contação de históricas “Causos e assombra-ções da cultura popular brasileira”, com o ator Samuca, e na sexta-feira, 27 de setembro, o painel sobre o pro-

serão uma importante fer ramenta tanto para o professor, que vai expandir suas aulas, quanto para os alu nos, que utiliza-rão o equipamento nos momentos em que o educador achar ne cessário para complementar conteúdos. Toda a equipe docente já está passando por formação específica para a utilização dos novos equipamentos.

ParceriasO Sistema Uno mantém parcerias que

ocupam posições de vanguarda em or-ganizações líderes em educação, tecno-logia, produção de conteúdos, bilinguis-mo, avaliação e formação docente. Entre elas, Unesco, Apple, Discovery Education, Animal Planet, Cambridge, Lexium, Avalia, WWF e ETS.

Liceu Santista recebeu duas equipes do Trewhela’s School (ETS), vindas da

cidade de Colina, no Chile, para partidas de basquete e handebol. O intercâmbio esportivo com os liceístas integrou uma programa-ção montada pela escola chilena, cujos alunos ficaram uma semana no Brasil.

“Foi uma oportunidade enri-quecedora para os nossos estudan-tes não apenas na parte esportiva, mas culturalmente também. Comparti-lhamos histórias, vivências e muita ale-gria”, explica o professor Hugo Vinícius Tavares da Hora, responsável pelo contato com o representante da escola chilena.

Sob a supervisão do professor Hugo Vinícius, a equipe de basquete masculi-

O

Cerca de 40 alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental puderam colocar em prática suas estratégias de jogo durante (a re-alização d) o Torneio Interno de Xadrez do Liceu Santista no sá-bado, 5 de outubro. As partidas aconteceram no ginásio polies-portivo da escola e os familiares puderam acompanhar todo o andamento dos jogos da arqui-bancada.

Sob a coordenação da pro-fessora Cris Furtado e com o apoio do Clube de Xadrez San-tos, os liceístas jogaram de três a quatro partidas cada um, de acordo com a faixa etária e, in-dependente do resultado. To-dos os estudantes ganharam certificado de participação.

Intercâmbio esportivo Brasil - Chile

no do Liceu Santista, com alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, venceu o time chileno; no jogo de handebol fe-minino, foi a vez das chilenas vencerem a equipe liceísta, formada por alunas do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental, super-visionada pelo professor André Santana.

Festival de xadrez

A equipe formada por 22 nada-dores do Liceu Santista conquistou o segundo lugar na classificação geral da segunda etapa do 16º Campeo-nato Estudantil de Natação. O evento reuniu cerca de 400 estudantes de 107 instituições de ensino do estado de São Paulo e serviu de seletiva para o 9º Meeting Estudantil TV Tribuna. O time liceísta também classificou a escola na segunda colocação nas categorias Pe-tiz e Infantil, terceira colocação na ca-tegoria Juvenil e quarta colocação na categoria Mirim.

MeetingSeis alunos foram convocados para o

9º Meeting de Natação por classificarem-

Campeonato Estudantil de Natação

-se com os melhores tempos no Campe-onato Estudantil. Destaque para Bianca Carrai, que foi a segunda mais rápida da categoria Petiz 1 e 2, conquistando duas medalhas de prata.

lunos do 9º ano do Ensino Fun-damental e do Ensino Médio que participam do Grupo FASE

(Falando Sério) protagonizaram o projeto Gentileza gera gentileza, como forma de chamar a atenção para ações simples do dia a dia, mas que fazem muita diferença na vida das pessoas. Sob a supervisão da psicóloga Flávia Gonzalez e do coordena-dor de Pastoral, Sérgio Pereira Nogueira Júnior, a proposta foi envolver os estu-dantes do 1º ao 5º ano EF, lembrando-os de que pequenos gestos - como pedir licença, desculpar-se, dizer obrigado, ofe-recer um sorriso ao dar bom dia - abrem espaço para sorrisos, abraços e bons sen-timentos.

“Não podemos deixar que a correria que vivemos hoje seja motivo para dei-

A

A terça-feira, 24 de setembro, foi es-pecial para os alunos do 1º ano do Ensi-no Médio que participaram do Encontro de Jovens do Liceu Santista, realizado na Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia. Eles tiveram um dia inteiro de-dicado à reflexão, às boas lembranças, à alegria e, acima de tudo, ao fortalecimen-to de vínculos como amizade, respeito e amor ao próximo. A abertura contou com a presença das diretoras Cláudia Cristina T.M. Santiago e Neide Maria Santos.

Em seminário realizado no Liceu San-tista, alunos do 2º ano do Ensino Médio que participam do Programa de Iniciação Científica na UniSantos apresentaram os resultados atualizados de seus projetos, desenvolvidos sob a coordenação do IPECI (Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas) e orientação de professo-res da universidade. Oito trabalhos foram apresentados nas áreas de Humanas, Ci-ências e Tecnologia.

O IPECI é o órgão institucional da UniSantos responsável pelo registro, mo-nitoramento e divulgação de pesquisas científicas, prestação de serviços a insti-tuições públicas e privadas, intercâmbio com instituições de pesquisa e tecnolo-gia no Brasil e no Exterior.

Acesse a listagem completa dos pro-jetos no site www.liceusantista.com.br .

Projeto Gentileza gera gentileza

xarmos de lado as gentilezas, pois elas são reflexos do respeito, da solidarieda-de e do amor ao próximo em que tanto acreditamos como formas de bem viver”, explica o coordenador Sérgio.

O projeto teve início com uma pes-quisa sobre José Datrino, mais conhecido como Profeta Gentileza, uma persona-lidade carioca que se tornou conhecida por fazer inscrições com mensagens de paz, amor e gentileza sob um viaduto no Rio de Janeiro, promovendo uma das maiores intervenções urbanas de arte da cidade. A partir desse resultado, os alunos do 9º ano EF e do Ensino Médio confeccionaram guardanapos decorados com frases que enalteciam a gentileza, entregues para alunos do Fundamental 1 e funcionários que responderam a uma pesquia voluntária sobre o tema.

Encontro de jovens Alguns professores convidados pre-

pararam momentos especiais com os liceístas. André Santana, de Educação Fí-sica, realizou uma série de atividades co-operativas, que buscavam, de forma des-contraída, o fortalecimento da amizade, da confiança e do trabalho em equipe. Os professores Douglas Santos, Katia Rua e Isabela Dias, bem como a coordenado-ra do Ensino Médio, Alcielle dos Santos, também participaram do encontro.

Os psicólogos Sérgio Marques Jabur e Ramiz Candeloro de Moraes prepararam um momento especial com os estudan-tes. Com o auxílio de um vídeo, propu-seram uma série de questionamentos sobre os desafios enfrentados durante a adolescência.Também a psicóloga Do-rian Rojas conversou com o grupo sobre sexualidade. Fechando o encontro, a pro-fessora Ana Margareth Gonçalves Junot (de Ciências) conversou com os alunos, fazendo-os perceber a grandeza da vida, com seus desafios, e a importância da fa-mília como um porto seguro.

Iniciação Científica

nica na região, a Católica UniSan-tos integrou as 76 instituições no Estado de São Paulo que partici-

param da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que aconteceu na instituição, entre os dias 21 e 25 de outubro. Em sua terceira edição, sob a coordenação do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecno-lógicas (Ipeci), o evento reuniu centenas de alunos em palestras, oficinas, mostras, e apresentações de projetos de pesquisa. Entre os destaques estão a Jornada de Iniciação Científica, com a participação dos alunos do Ensino Médio; o I Quiz de Engenharia de Petróleo; o Caça Talentos; e a competição de pontes de macarrão, que teve quebra de recorde.

Para incentivar os participantes do evento, um grupo de alunos do curso de Engenharia de Petróleo promoveu o I Quiz Católica UniSantos (competição de perguntas e respostas). A experiência vivida no XI Engep – Encontro de Enge-nharia de Exploração e Produção de Pe-

Ú

Católica UniSantos integra Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

tróleo, em Macaé, no Rio de Janeiro, foi a inspiração para o evento que reuniu 20 competidores. Com 82% de acertos, em um total de 69 questões, a equipe vencedora foi formada pelos alunos do 8º semestre, Gustavo Martins Paraguas-su, Júlio Cesar Soares Barthonelli, Kátia ClaryanaCalderoni Klein e Felipe Rangel Ribeiro.

Quebra de recorde, expectativa, cál-culos precisos e muita emoção marcaram a 7ª edição da competição de pontes de macarrão, que reuniu mais de 130 alunos dos cursos de Engenharia. Elaborada pe-los alunos do 4º semestre de Engenha-ria Civil, Jonathan Vieira Silva, Roberto Gomes dos Santos, Lívia Lima Marinho, Gabriela Ramos, Sueli Moreno Ferreira e Otávio Henrique de Oliveira Magalhães, a ponte vencedora, treliçada de macarrão do tipo espaguete, suportou o peso de 111 quilos e 289 gramas.

Caça TalentosA competição Caça Talentos, entre

equipes de alunos dos cursos de Enge-

nharia, movimentou o hall de entrada e pátios do Campus Dom Idílio José So-ares. Com o tema Esporte e Tecnologia, os alunos desafiaram os limites com de-monstrações de Slackline, Tirolesa e Pie-zoeletricidade. A importância da tecno-logia e da engenharia para desenvolver produtos e mecanismos seguros e efi-cientes para modalidades esportivas es-teve presente durante as apresentações dos grupos.

Iniciação CientíficaCom a apresentação de 83 projetos

de pesquisa, foram realizadas as jorna-das de iniciação científica e de iniciação ao desenvolvimento tecnológico e ino-vação. Alunos dos cursos de Graduação e do Ensino Médio, do Liceu Santista e Escola Estadual Primo Ferreira, apresen-taram os trabalhos em forma de pôste-res, sendo que alguns trabalhos também foram apresentados de forma oral. Com uma variedade de temas e áreas de es-tudos, as pesquisas foram analisadas por professores da instituição e representan-tes do CNPq, agência do Ministério da Ci-ência, Tecnologia e Inovação.

Aconteceu

As formaturas dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio coroaram a passagem dos liceístas para uma nova etapa de suas vi-das. Enquanto os primeiros iniciam nova jornada no Ensino Médio, os segundos descobrem um novo mundo de conheci-mentos e de realizações, a universidade. Muitos professores, funcionários, familia-res e convidados prestigiaram os eventos, realizados na segunda-feira, 16 de dezem-bro, no ginásio poliesportivo da escola.

Formaturas

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia recebeu o Recital de Natal, que encerrou as atividades do ano leti-vo dos alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental que frequentaram o Perío-do Ampliado. O evento, coordenado pela Pastoral do Liceu Santista, também con-tou com a participação especial do Coral Canta Mais que, sob a regência do profes-sor Adrián Colicigno, apresentou um re-pertório com músicas natalinas e outras já apreciadas em eventos na escola.

Apresentando com voz e flauta, os liceístas arrancaram muitos aplausos das

Recital de Natal

“O Quebra-Nozes” foi o tema do es-petáculo encenado pelos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental para finalizar as atividades do ano letivo de 2013. Também com a participação es-pecial de um grupo de estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, o musical reuniu centenas de familiares e convida-dos que prestigiaram os liceístas. Partin-do da ideia original de um dos três balés criados por Tchaikovsky e baseado em um trecho do conto de E. Hoffmann, “O Quebra-nozes e o Rei dos camundon-gos”, os professores Adrián Colicigno e Andréa Dall´Antônia fizeram uma relei-tura da história, com uma apresentação que emocionou os presentes.

Auto de Natal: “O quebra-nozes”

O professor de História, Marcus Viní-cius de Castro Santos, foi eleito paraninfo pelas turmas do 9º ano EF. As classes tam-bém prestaram homenagens especiais para a Professora Mestre Paula de Freitas Denari, de Língua Portuguesa, e para as funcionárias Rosilda de Mello e Denise Busca Gonçalves.

As turmas do 3º ano do Ensino Mé-dio escolheram o professor de História, Douglas Souza Santos, como paraninfo e homenagearam o professor de Química,

famílias e convidados presentes. Entre os números mais aguardados, as canções em inglês que eles ensairam com o pro-fessor Adrian e com a professora do Ensi-no Bilíngue, Giselli Andrade Lima Tavares.

Sagrada FamíliaA encenação da Sagrada Família com

os anjos e os três Reis Magos foi feita com um grupo de alunos da Educação Infan-til e dos Ensinos Fundamental e Médio e emocionou o público ao relembrar o nas-cimento do Menino Jesus, anunciando o amor e a paz entre os homens.

Flávio Oliveira Roca, e a funcionária An-dréia Abreu Carvalho.

MissaNa sexta-feira, 13 de dezembro, os lice-

ístas reuniram-se na Igreja Nossa Senhora do Rosário de Pompéia para a missa de formatura, celebrada pelo padre Antonio Baldan Casal. A Família Liceu Santista esteve presente para prestigiar e apoiar os estudan-tes em seus próximos desafios.

EM NOTÍCIAS

rojetos interdisciplinares produzi-dos por alunos dos Ensinos Funda-mental e Médio ao longo do ano

letivo foram expostos durante a edição 2013 do Multirreferências da Ciência e da Arte, evento que integra as diferentes áreas do conhecimento e contextualiza a prática pedagógica. No sábado, 26 de outubro, centenas de visitantes - entre familiares e convidados - tiveram a opor-tunidade de prestigiar a exposição, que contou com apresentações musicais e teatrais, instalações e mostras de artes.

Os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental trabalharam temas varia-dos para a exposição: de mostra fotográ-fica a apresentações musicais. Destaque para “Nosso Brasil Africano” (1º ano EF), “Poesia? Presente!” (2º ano EF), “A riqueza do nosso som com Heitor Villa-Lobos” (3º ano EF), “Cem anos de Vinícius de Mora-es” (4º ano EF) e “O mundo: muitos olha-res” (5º ano EF). Alunos que participam do Período Ampliado também apresen-taram trabalhos sobre Mitologia Grega e Estátuas Vivas.

A programação também incluiu as exposições “Contos fantásticos”, “Con-traste: quando a arte passa pelo corpo”

P

Multirreferências da Ciência e da Arte

e “Toda vida merece um li-vro” (6º ano EF), “Caminho da transcendência: mani-festações religiosas” e “Pro-jeto Orquidário” (7º ano EF), “Espaço jornalístico” (7º e 8º ano EF), “Ser jovem é...” (8º ano EF), “Minha ca-minhada no Liceu Santista”

(9º ano EF) e “Exposição de artes” (9º ano EF e Ensino Médio) e “Tenda: Museu da memória” (1º ano EM).

Ensino BilíngueTodo o Ensino Fundamental esteve

envolvido em projetos do Ensino Bilín-gue, que as famílias puderam acom-panhar durante o Multirreferências. Vivência da língua inglesa na atividade Supermarket, Peter Pan e Big Book, siste-ma solar e móbiles sobre alimentação. E mais: Respeito aos idosos, baseado no livro Grandpa, de Eduardo Amos, Elisa-beth Prescher e Ernesto Pasqualin, In the dark sobre os portadores de necessida-des especiais e trabalhos baseados no filme Freedom Writers.