feira dos municípios revista 2

16
Realização: Um evento que reúne a maior mostra de nossa cultura em um único lugar. Apoio:

Upload: allexander-alves

Post on 09-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Feira dos Municípios

TRANSCRIPT

Page 1: Feira dos Municípios Revista 2

Realização:

Um evento que reúne a maior mostra de nossa cultura em um único lugar.

Apoio:

Page 2: Feira dos Municípios Revista 2

Agradecimentos Agradecemos a todos aqueles que direta e in-diretamente contribuiram para a continuidade deste grande evento de nosso calendário que é a Feira dos Municípios Alagoanos, este ano o evento realiza sua 8ª edição. A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) na pessoa de seu presidente Antônio Palmery Neto e sua equipe, assim como, o In-stituto Brasileiro de Consultoria a Municípios (Ibcom), vem buscando a cada ano tornar este evento a maior síntese de nossa cultura para que seja exposta a todo povo alagoano e turis-tas que visitam no Estado.

IBCOM - Instituto Brasileiro de Consultoria a Municípios

Suzane NobreTextos Designer

Arquivo AMA, IBCOM.Fotos

(Responsavel pela organização do evento)

EditorialHá sete anos a Feira dos Municípios Alago-

anos reúne arte, cultura e desenvolvimento em um único evento. Realizada pela Associação dos Municípios (AMA) e o Intituto Brasileiro de Consultorias a Municípios (IBCOM), a Feira já se firmou no calendário turístico do Estado como grande divulgador das potencialidades locais.

Este ano a AMA e o Ibcom reiteram seu com-promisso de divulgar a diversidade sócio-cul-tural dos 102 municípios alagoanos, gerando oportunidade do público conhecer o que há de melhor nos quatros cantos de Alagoas.

Além de promover as potencialidades mu-nicípais, com a realização da Feira dos Mu-nicípios Alagoanos, a AMA e o Ibcom tam-bém criam novas oportunidades de negócios, desenvolve a economia regional e gera em-prego e renda para pequenos empreendedores, associações, cooperativas e artesões.

Durante os dias 08, 09, 10 e 11 de maio de 2014 o Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso receberá a visita de aproximadamente 200 mil pessoas, entre turistas, artistas da ter-ra, estudantes, gestores públicos e parceiros.

Falando em parceria, a AMA e o Ibcom acreditam que a união de esforços é um dos segredos para a realização de um evento bem sucedido. A 8ª edição da Feira dos municípios Alagoanos conta com o apoio de todos para fazer deste evento, o mais completo do Estado.

Realização: Apoio:

Page 3: Feira dos Municípios Revista 2

Alagoasparaíso de água doce e salgada

O paraíso das Àguas. Assim é conheci-do o Estado de Alagoas. Esta fama deve-se, principalmente, por seu litoral que se estende por 230 quilômetros . De águas mornas e cristalinas, o mar alagoano abri-ga paradisíacas picinas naturais de cores azuis e verdes que encanta a todos.

Mas, não só de água salgada é formado este paraíso . O famoso rio São Francis-co banha o nosso Estado. E, como não bastasse , ainda tem as lagoas Múndau e Manguaba, com seus passeios de barcos e vasto manguezal , além de grande varie-dade de peixes, crustáceos e moluscos.

Localizado na região nordeste do Brasil, entre os Estados de Pernambuco e Sergipe. Alagoas tem como capital a cidade lito-rânea de Maceió. Segundo dados do Censo 2010, a população do Estado é de pouco mais de três milhões de habitantes, divi-didos em uma área total de 27.767,661 km². Tem na agropecuária a base de sua economia e é um dos maiores produtores de cana-de-açúcar do paíes

www.feiradosmunicipiosibcom.blogspot.com

Page 4: Feira dos Municípios Revista 2
Page 5: Feira dos Municípios Revista 2

A gastronomia alagoana é rica a diversificada. São receitas feitas com variados elementos regionais e os mais típicos frutos do mar, dos rios e das lagoas. Entre peixes , mariscos e moluscos encontrados, o sururu é o mais autêntico ingrediente culinário do Estado.

A tapioca de coco ralado é outra comida típica de Alagoas que seduz o paladar do turista. No entanto, nada representa melhor o Estado do que a famosa receita do “Camarão do Bar das Ostras” . Servida durante anos por este famoso restaurante , a receita é a mel-hor lembrança gustativa de Alagoas.

Patrimônio materialO “Camarão do Bar das Ostras”

e tão importante para o Estado que, em agoste de 2011, ele pas-sou a ser muito mais que uma receita: virou o primeiro registro do patrimônio imaterial do Es-tado, assim como o acarajé é da Bahia. Hoje quem visita o Paraíso das Águas pode degustar esta famosa iguaria nos restaurantes e ainda levar para casa o passo a passo da receita.

Com tantas receitas deliciosas espalhadas pelos 102 municípios, os festivais gastronômicos promi-vidos no Estado são uma ótima alternativa de conhecer o que há de melhor na nossa culinária. O Festival Gastronômico de Lagos-tas, por exemplo, movimenta as cidades de Maragogi e Japarat-inga servindo degustação ao pú-blico e possibilitando interação com os chefes de cozinha.

SaboresDas Alagoas

www.feiradosmunicipiosibcom.blogspot.com

Page 6: Feira dos Municípios Revista 2

Alagoas é o Estado que detém a maior diversidade de manifes-tações culturais populares do Páis. Com esta informação é possivel ter uma ideia da variedade de cores, ritmos e danças que fazem deste local um celeiro de arte e cultura. Baianas, Bumba-meu-boi, Caval-hada, Fandago, Guerreiro, Pastoril, Quilombo, Reisado e muito mais. Ao todo, são mais de vinte e cinco manifestações culturais espalhadas por todo o território alagoano.

Como se não bastasse ser ex-poente em folclore, o Estado tam-bém é referência em artesanato. Esta expressão cultural ajuda o

desenvolvimento do turismo e con-tribui para o sustento da família de centenas de artesãos que vivem do barro, do bilro, da renda, do filé, da cerâmica, da fibra de bananeira e de tantas outras matérias primas.

Para manter toda esta cultura viva é preciso a trabalho de pes-soas comprometidas em passar os ensinamentos da arte para outras gerações. São mestres da cultura reconhecidos pelo Estado por meio da Lei do Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas. Em vigor desde de 2004, a lei já tornou 40 alagoanos verdadeiros patrimônios do povo.

Realização: Apoio:

www.feiradosmunicipiosibcom.blogspot.com

Page 7: Feira dos Municípios Revista 2

www.feiradosmunicipiosibcom.blogspot.com

A associação dos Municípios Alagoanos - AMA, representa os municípios apoiando e realizando um dos maiores eventos de Alagoas.

A AMA exerce um trabalho de liderança junto aos prefeitos, proporcionando a cada município presente ao evento a demon-

stração da sua cultura, dando oportunidade de excelentes investimentos.

Artesanato, artes plásticas, literatura, música, danças, folclore, culinária, enfim tudo que o interior de Alagoas possui 102 municípios e cada um deles possui um dom nas artes.

ÁGUA BRANCAANADIAARAPIRACAATALAIABARRA DE SANTO ANTÔNIOBARRA DE SÃO MIGUELBATALHABELEMBELO MONTE BOCA DA MATABRANQUINHACACIMBINHASCAJUEIROCAMPESTRECAMPO ALEGRECAMPO GRANDECANAPICAPELACARNEIROSCHA PRATACOITE DO NOIACOLONIA LEOPODINACOQUEIRO SECOCORURIPECRAIBASDELMIRO GOUVEIADOIS RIACHOS

ESTRELA DE ALAGOASFEIRA GRANDEFELIZ DESERTOFLEXEIRASGIRAU DO POCIANOIBATEGUARAIGACIIGREJA NOVAINHAPIJACARE DOS HOMENSJACUIPEJAPARATINGAJARAMATAIAJOAQUIM GOMESJEQUIÁ DA PRAIAJUNDIAJUNQUEIROLAGOA DA CANOALIMOEIRO DE ANADIAMACEIÓMAJOR ISISDOROMAR VERMELHOMARAGOGIMARAVILHAMARECHAL DEODOROMARIBONDOMATA GRANDE

MATRIZ DE CAMARAGIBEMESSIASMINADOR DO NEGÃOMONTEIROPOLESMURICINOVO LINOOLHO D’ÁGUA DO CASADOOLIVENCIAOURO BRANCOPALESTINAPALMEIRAS DOS ÍNDIOSPÃO DE AÇÚCARPARICONHAPARIPUEIRAPASSO DAS TRINCHEIRASPORTO CALVOPORTO REAL DO COLÉGIOPORTO DE PEDRASQUEBRANGULORIO LARGOROTEIROSANTA LUZIA DO NORTESANTANA DO IPANEMASANTANA DO MUNDAUSÃO BRASSÃO JOSÉ DA LAJESÃO JOSÉ DA TAPERA

SÃO LUIZ DO QUITUNDESÃO MIGUEL DOS CAMPOSÃO MIGUEL DOS MILAGRESSÃO SEBASTIÃOSATUBASENADOR RUI PALMEIRATANQUE D’ARCATAQUARANATEOTONIO VILELATRAIPUUNIÃO DOS PALMATESVIÇOSA

Realização: Apoio:

Page 8: Feira dos Municípios Revista 2
Page 9: Feira dos Municípios Revista 2
Page 10: Feira dos Municípios Revista 2

DepoimentosEu sou de Viçosa.

Adoro feira, desde criança que gosto de feira e uma feira como essa, que reúne todos os municípios do Es-tado, trazendo a sua cultura atravéz do fol-

clore, do artesanato, das exposições de cada município, a culinária, os produ-tos industriais, ela se transforma numa síntese do Estado de Alagoas. O Gover-no do Estado participa, é parceiro. Eu gostaria de parabenizar toda a direção da AMA, que de uma forma muito en-tusiasmada, faz esse evento que é lou-vável e merece os parabéns de todos.

Teotonio Vilela Filho Governador

A cada ano esta feira consegue se superar, ela consegue abrir uma janela, uma oportunidade para que a sociedade possa ter acesso, conhecer mais detalhadamente as ex-pressoções da nossa cultura, no artesanato, na culinária, na dança. Eu tenho muita satisfação de, como senador, como representante de Alagoas no Senado Federal, participar desse esforço de promoção da festa, que a cada ano, como eu disse, consegue ser maior. Isso é muito bom para Alagoas.

200 mil visitantes

É um dos even-tos mais importantes que a AMA. É a opor-tunidade que os municípios tem de mostrar as pessoas do Estado e de fora deleas potenciali-dades de cada região.Eu considero muito

importante isso, não só no que diz a res-peito à amostragem daquilo que é impor-tante para o município, como também um movimento comercial, para os artesões. O Estado participa e os municípios participam.

Renan CalheirosSenador

Benedito de LiraSenador

Pela primeira vez que a gente vem aqui. Bonita a feira e eu estou surpreen-dido pelo interior de Alagoas, que está em representado aqui nessa feira.

Valdir BiccaTurista gaúcho

A Feira dos Municípios é a grande vitrine do Estado de Ala-goas. É uma oportunidade que nós temos de mostrar não só para os alagoanos, mas para os turis-

tas também, o que cada um desses municípios tem de melhor, que a nossa cultura, a nossa gas-tronomia, o nosso folclore, os atrativos culturais, ou seja, tudo o que Alagoas tem de melhor.

Danielle NovisSecretária de Turismo

Ela representa um ol-har para a arte e a cultu-ra do Estado, assim como uma oportunidade de negócios. Aqui nós te-mos vários artesãos, vári-

os artistas alagoanos expondo. Aqueles que estão trabalhando nos municípios fazendo com que Alagoas se fortaleça cada vez mais no que tange à sua cultura.

Marcos VieiraPresidente Sebrae

www.feiradosmunicipiosibcom.blogspot.com

Page 11: Feira dos Municípios Revista 2

Musa dos Municípios

Todos os anos a Feira realiza o concurso para eleger a mais bela dos municípios. O evento é um dos maiores atrativos e a cada ano que passa traz mais beleza e glamour a passare-la. A musa Lourrane de Matos da cidade de Igreja Nova foi a ganhadora da última edição realizada na 7ª Feira dos Mu-nicípios Alagoanos.

PúblicoO evento hoje reúne visi-

tantes de todo Estado bem como turistas que chegam a nossa capital.

É justamente neste período que Alagoas recebe turistas vin-dos de todas as partes do país e do mundo. Além dos expos-itores, das prefeituras, órgãos públicos, empresas privadas, artesões e artistas em geral.

www.feiradosmunicipiosibcom.blogspot.com

Page 12: Feira dos Municípios Revista 2
Page 13: Feira dos Municípios Revista 2
Page 14: Feira dos Municípios Revista 2
Page 15: Feira dos Municípios Revista 2
Page 16: Feira dos Municípios Revista 2

Realização: Apoio: