feira de habilidades - universidade católica de santos · todo bordado e florido! ... para...

8

Upload: vandiep

Post on 30-Oct-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Feira de Habilidades - Universidade Católica de Santos · todo bordado e florido! ... para recebê-las, como forma de lou- ... da imagem. Nossa Senhora foi coro-ada no dia 31 de
Page 2: Feira de Habilidades - Universidade Católica de Santos · todo bordado e florido! ... para recebê-las, como forma de lou- ... da imagem. Nossa Senhora foi coro-ada no dia 31 de

O vestido de Laura

O tempo interiorE

XP

ED

IEN

TE Órgão Informativo do Liceu Santista,

publicado sob responsabilidade da Coordenadoria de Comunicação do Complexo Educacional São Leopoldo.Diretora: Profa. Me. Cláudia Cristina T. M. Santiago - Conselho Edito-rial: Profa. Maria Aparecida Esteves Martins e Roberta Barbosa de Araú-jo - Editor: Prof. Antonio Fernando C. Santos - Texto: Roberta Barbosa de Araújo - Jornalista Responsá-vel: Roberta Barbosa de Araújo - Mtb 27.352 - Fotografia: Roberta Barbosa de Araújo. Arte e Editoração: Matiz Comunicação.Liceu Santista Av. Francisco Glicério, 642 Santos/SPTel.: (13) 3205-1010www.liceusantista.com.br

[email protected]ção Gratuita

EM NOTÍCIASO vestido de Laura

é de três babados,

todos bordados.

O primeiro todinho,

todinho de flores

de muitas cores.

No segundo, apenas

borboletas voando,

num fino bando.

O terceiro, estrelas,

estrelas de renda

-talvez de lenda...

O vestido de Laura tem três babados; nossa vida, fases ou momentos passa-geiros. A certeza da transitoriedade da

vida nos faz debruçar sobre a problemática do tempo. No livro Confissões, Santo Agosti-nho expõe a dialética do triplo presente: “O presente das coisas passadas é a memória, o presente das coisas presentes é o olhar, o pre-sente das coisas futuras é a espera”.

A criança vive o presente das coisas pre-sentes, ou seja, para ela o tempo é apenas o instante que passa, e o mundo, um es-paço de flores e cores. Do mesmo modo, os jovens parecem mais antenados com o presente do presente. Eles saem do casulo familiar e procuram seus pares para juntos se lançarem a novas aventuras. Os adultos vivem o triplo presente. A maturidade é o tempo da reflexão, dos grandes projetos de vida e da luta para realizá-los, embora mui-tos sejam, na velhice, apenas recordações de sonhos não vividos.

Essa reflexão sobre o tempo não se re-fere ao tempo quantitativo, ao “tempo do relógio”, sempre igual para todos, mas ao

tempo qualitativo e concreto, vivido por cada pessoa na sua singularidade existencial.

O dinamismo da vida moderna, a sobrecarga de in-formações de fácil acesso, a agenda sempre cheia de coisas pendentes fazem os ponteiros do nosso relógio interior girarem num ritmo incontrolável. Na tentativa de lutar contra a corrente, não olhamos o aqui e ago-ra. O tempo passa e não saímos do círculo vicioso da pressa, do urgente, do “pra ontem”.

Os jovens conseguem deixar sua atenção flu-tuar entre várias coisas simultaneamente, na ânsia de não perder tempo. Por outro lado, são capazes de baixar a âncora, quando fazem algo de que re-almente gostam. Cabe, então, ao educador orientá-los para que compreendam que, além do querer, é preciso considerar o dever e a necessidade no exer-cício de sua potencialidade.

Feitas essas considerações sobre o tempo inte-rior, retomemos o poema de Cecília Meireles. O ves-tido de Laura é belo e vistoso, tem babados, roda, gira, movimenta-se. Precisa ser apreciado antes que se acabe. É dinâmico, é um “vir-a-ser” como a própria existência humana, que precisa ser vivida plenamente antes que se esvaia.

O vestido de Laura

vamos ver agora,

sem mais demora!

Que as estrelas passam,

borboletas, flores

perdem suas cores.

Se não formos depressa,

acabou-se o vestido

todo bordado e florido!

Cecília Meireles

O

Os desenhos que compõem a capa foram criados pelos pequnos artistas Izadora Audrey Imperadeiro (4º ano E); Victória Syrdahl (5º ano A), Fernanda Guimarães Gomes Rodrigues (5º ano D), Henrique Parola (5º ano D) e Henrique Lasevicius Azevedo (5º ano A). Todo

s os d

esen

hos f

oram

feito

s na

aula

de

arte

s da

prof

esso

ra A

ndré

a Lo

pes D

all´A

nton

ia

Page 3: Feira de Habilidades - Universidade Católica de Santos · todo bordado e florido! ... para recebê-las, como forma de lou- ... da imagem. Nossa Senhora foi coro-ada no dia 31 de

lunos da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Funda-mental prepararam uma festa

muito especial para comemorar o Dia das Mães. Apresentações musicais, incluindo canções em inglês, cantigas de roda e montagem de arranjos florais entreti-veram as homenageadas e também os muitos familiares que compareceram ao evento realizado no sábado, 7 de maio.

As mães do berçário ganharam de presente um café da manhã, preparado com carinho pela equipe da cozinha sob a supervisão da nutricionista Carina Sche-na. Foi uma oportunidade para que todas as famílias dos pequeninos pudessem co-nhecer-se melhor e aproveitar a manhã de forma descontraída. As berçaristas foram as anfitriãs do café festivo e envolveram todos os convidados na comemoração.

As mães de alunos do Infantil tiveram uma surpresa ao se verem na tela mos-trando a gravidez dos pequenos. Emo-cionadas, brincaram com eles no palco do auditório Santa Bakhita, quando se divertiram ao som de cantigas de roda.

Dia das Mães

A

A 16ª edição da Feira Comunitária de Habilidades foi realizada simultaneamen-te à festa do Dia das Mães no sábado, 7 de maio. Cerca de 60 expositores ofertaram

Para comemorar o mês de Maria e de todas as mães, o Liceu Santista preparou uma programação espe-cial que envolveu toda a comunida-de. Durante todo o mês de maio, o coordenador da Pastoral do Liceu Santista, Sérgio Pereira Nogueira Jú-nior, realizou um momento de refle-xão e oração em louvor a Maria, com a presença de pais, alunos, funcioná-rios e professores.

Além disso, como tradicional-mente acontece, muitas imagens de Nossa Senhora foram enviadas para a casa das famílias que se inscreveram para recebê-las, como forma de lou-var a Mãe de Deus.

Todas as dependências do Liceu Santista também receberam a visita da imagem. Nossa Senhora foi coro-ada no dia 31 de maio, em uma ce-lebração especial com a presença da comunidade escolar.

Feira de Habilidades

Uma das coordenadoras da Educação In-fantil, Adrianna Nunez, animou a brinca-deira tocando as canções ao piano.

FundamentalAs apresentações musicais dos alu-

nos do Ensino Fundamental 1 encanta-ram não apenas as mães homenageadas, como também os pais e avós que pres-tigiaram a festa. Os estudantes cantaram as músicas Because you loved me, de Celi-ne Dion (leia a letra no anexo), e Billionai-re, de Glee Cast.

Outra atividade preparada para as homenageadas foi a Dança Circular, que, de forma lúdica, trabalhou a importãncia do toque das mãos - que dão e recebem carinho - e da ação coletiva em prol de um bem comum.

As mães de alunos do Período Am-pliado ainda tiveram a oportunidade de ouvi-los cantar uma música sobre a im-portância do filosofar e ver uma apresen-tação de fotos da aula de xadrez.

Maio: mês das mães, mês de Maria

aos visitantes grande diversidade de pro-dutos e serviços, como artesanatos, rou-pas e acessórios, perfumaria e cosméticos, doces e salgados. Centenas de pessoas tiveram a chance de escolher o presente para as mães entre tanta variedade.

Organizada desde 1999, a feira foi ins-pirada no tema da Campanha da Frater-nidade daquele ano, “Sem trabalho... por quê?”. Desde então, o evento consta do calendário oficial do Liceu Santista, que disponibiliza seus espaços para reunir pais, alunos, professores e funcionários que realizam trabalhos alternativos.

Page 4: Feira de Habilidades - Universidade Católica de Santos · todo bordado e florido! ... para recebê-las, como forma de lou- ... da imagem. Nossa Senhora foi coro-ada no dia 31 de

om o objetivo de ilustrar e possi-bilitar maior análise e observação do projeto que vem sendo desen-

volvido em diferentes áreas do conheci-mento, muitos estudos do meio foram realizados com alunos dos Ensinos Fun-damental e Médio. As classes do 4º ano EF visitaram o Centro Histórico de Santos, incluindo um passeio de bonde. Acom-panhados pelas professoras de classe, os liceístas tiveram a oportunidade de um maior aprendizado sobre os lugares que foram importantes para o desenvolvi-mento da cidade.

Também num estudo interdisciplinar envolvendo História, Geografia e Ciên-cias, alunos do 6º e do 8º ano EF conhece-ram as ruínas do Engenho São Jorge dos Erasmos, localizadas na Zona Noroeste de Santos. Construído em 1534, foi um dos três primeiros engenhos de açúcar do país. No local, os liceístas receberam informações sobre a arquitetura do en-genho, o trabalho escravo dos indígenas, a mata adjacente às ruínas e as escava-ções arqueológicas realizadas no espaço há alguns anos.

Estudos do meioC

Um estudo do meio que reuniu arte, cultura e ciência levou os alunos do 7º ano EF a São Paulo para visitar o Museu da Língua Portuguesa e a exposição “Água na Oca”, no Parque do Ibirapuera. No museu, os estudantes tiveram a opor-tunidade de constatar a importância e as variações da língua, considerada um elo da identidade cultural do povo brasileiro. A exposição “Água na Oca” teve o intui-to de celebrar e desvendar a substância

mais importante do mundo - a água - em seus aspectos físicos, biológicos, ambien-tais, simbólicos e artísticos do líquido im-prescindível para a nossa existência.

Os alunos do 9º ano EF tiveram um estudo do meio científico-cultural. Eles fo-ram ao Catavento Cultural, conhecendo o salão Vida, onde são abordados os temas relacionados com diversidade, evolução e DNA. Também foram à Pinacoteca do Estado, onde visitaram cinco exposições entre fotografias, pinturas e esculturas.

Os alunos do 1º ano EM visitaram a zona rural de Mongaguá, como comple-mento do projeto interdisciplinar que está sendo desenvolvido com o grupo. A ativi-dade serviu para contextualizar conceitos como globalização, sustentabilidade e economia solidária. Os liceístas conhece-ram projetos de piscicultura (criação de lambaris), artesanato com fibra de bana-neira e ervas medicinais, bananicultura e pesque-pague, além do Programa Es-tadual de Microbacias Hidrográficas. Os estudantes também puderam observar a fauna e flora locais durante caminhada por trilha, contribuindo para a compreen-são do ecossistema da região.

O Museu Paulista - antigo Museu do Ipiranga - e a exposição “Água na Oca fo-ram visitados pelos alunos do 2º ano EM, que ainda apreciaram a mostra “Rio São Francisco navegado por Ronaldo Fraga”, no Pavilhão das Culturas Brasileiras no Parque do Ibirapuera.

Dois espaços dedicados à memória histórica brasileira e às expressões artís-ticas latino-americanas foram visitados por alunos do 3º ano EM: o Memorial da Resistência e o Memorial da América Lati-na, respectivamente. “É fundamental que os alunos vivenciem esses conteúdos, que ajudam a contar parte da nossa história e das nossas conquistas, sem que nos es-queçamos da importância do exercício da cidadania, da valorização da democracia e do respeito aos direitos humanos”, explica a coordenadora Alcielle dos Santos.

Page 5: Feira de Habilidades - Universidade Católica de Santos · todo bordado e florido! ... para recebê-las, como forma de lou- ... da imagem. Nossa Senhora foi coro-ada no dia 31 de

Um ambiente especialmente monta-do para que servisse como um hospital propiciou aos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental mais uma vivência da língua inglesa. Como em outros momentos já disponibilizados pela coordenação do Ensino Bilíngue, como restaurantes, hotéis e aero-portos, a simulação de uma institui-ção de saúde trouxe aos liceístas a oportunidade de praticar o idioma, aumentando o vocabulário e con-textualizando situações hospitalares.

Entre os espaços propostos, havia recepção, lanchonete, sala de cirurgia, sala

e onde viemos e para onde vamos? A pergunta de muitas e controversas respostas foi

suficiente para envolver um grupo de alunos do 9º ano do Ensino Fundamen-tal no mundo da Astronomia. E volunta-riamente, já que o projeto, desenvolvido pelo professor de Matemática do Liceu Santista, Roberto Alfeu Innocenti, é vol-tado para um grupo de estudos focado nos segredos do universo.

Os alunos Guilherme Fernandes Inoue, Hassan Jorge do Espírito Santo, Ju-liana Fernandes Inoue, Luiz Gustavo Ro-drigues Peralta, Martina Maria Perucchi e Michael Arthur Lamela Roma Fernandes assumiram o desafio de olhar o céu com outros olhos. Nos encontros, realizados semanalmente, os liceístas aprendem as particularidades dos planetas, seus saté-lites, as estrelas e as constelações, como funcionam os eclipses solares e lunares entre outros aspectos.

No entanto, o envolvimento dos estu-dantes com o tema foi “Mais além”. Este é o nome do boletim informativo que o grupo está editando - a primeira edição já está pronta - e que será divulgado entre os colegas. De forma didática, o

DAstronomia

número inicial traz informações sobre a Lua Nova, o eclipese solar, o que são os planetas gasosos, a diferença entre As-tronomia e Astrolo-gia e uma curiosi-dade em relação à temperatura inter-na do sol. Traz ain-da a primeira parte de uma história em quadrinhos intitula-da “E.T Bilu”, contando as aventuras de um dinossauro em busca da paz.

Olimpíada de AstronomiaNa sexta-feira, 13 de maio, um grupo

de alunos do 9º ano EF e do 1º ano EM fi-zeram a prova da 14ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Este ano, 16.036 instituições de ensino públi-cas e privadas participaram da OBA.

Com o objetivo de preparar os alu-nos para a avaliação da OBA, desde o início do ano o professor Roberto Alfeu começou a desenvolver com o grupo atividades especiais sobre os temas so-

licitados no exame. Todo o material de estudo foi postado em uma plataforma de ensino virtual a que os liceístas ti-nham acesso.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é realizada em uma única fase. Os liceístas participarão dos níveis 3 e 4, referentes ao Ensino Fundamental 2 e Médio, de acordo com a faixa etária. Todos os alunos que obtiverem nota su-perior a um valor mínimo estipulado pela organização vão receber um certificado de participação, bem como o professor representante da escola.

Bilíngue: simulação de hospitalde exame de sangue, fisioterapia, materni-dade e internação. “Antes de levarmos os alunos para o “hospital”, trabalhamos em sala de aula todo o vocabulário relacio-nado à atividade, como tirar sangue, dar injeção, verificar a febre e as batidas do coração”, explica uma das coordenadoras do Bilíngue, Maria Vitória Komar.

“Os alunos ficaram totalmente envol-vidos com a experiência. Eles se pre-pararam para a atividade, estudando

seus papéis, já que se dividiam em médi-co, enfermeiro e paciente, recepcionista e familiar de paciente, e assim por dian-te”, completa a outra coordenadora do Bilíngue, Alessandra Dias Vieira Marques.

Page 6: Feira de Habilidades - Universidade Católica de Santos · todo bordado e florido! ... para recebê-las, como forma de lou- ... da imagem. Nossa Senhora foi coro-ada no dia 31 de

E s tudo, dedicação e disciplina fazem parte dos principais ingre-dientes que formam um profissio-

nal de sucesso. Sem qualidade de ensino, nada disso é possível. Por isso, os ex-alu-nos formados pela Católica UniSantos ocupam cada vez mais posições de des-taque no mercado de trabalho. Além de reconhecerem que a instituição oferece um currículo diferenciado, eles são unâ-nimes em afirmar que os professores da UniSantos também fazem a diferença.

Um dos destaques da turma formada pelo curso de Serviço Social em 2010, An-gela Cristina Piedade Medeiro foi apro-vada na segunda colocação no concurso público para assistente social da Prefei-tura de Santos. Trabalho, estágio e mui-tas horas de estudo contribuíram para o bom desempenho na prova. Ao destacar o empenho dos professores, ela afirma: “O curso me ajudou muito na questão de estudo, principalmente no comprometi-mento ético”.

Formado em Ciências da Computa-ção, Davy Diegues Duran, assim como parte de sua turma, está bem colocado no mercado de trabalho. Ele trabalha

E

Formados pela UniSantos são destaques no mercado de trabalho

como programador na empresa de in-formática Stefanini IT Solutions, em São Paulo. Dedicado aos estudos, durante o curso conquistou Bolsa Mérito no 2º e 3º ano, fez Iniciação Científica no Laborató-rio de Sistemas Inteligentes da UniSantos e estágio no GEDAW.

Recém-formado em Engenharia Elé-trica, Felipe Gouveia Marchese foi o úni-co selecionado da Baixada Santista para o programa de Trainee da Unilever Brasil.

O processo seletivo teve seis etapas e contou com mais de 48 mil inscritos. Ele destaca que no momento da triagem do currículo o nome da UniSantos fez a dife-rença, pois a instituição prepara o aluno para ser um profissional completo.

Laís dos Santos França é uma das seis mulheres aprovadas entre os 35 selecio-nados em processo seletivo que envol-veu mais de 8.500 candidatos inscritos no Programa Jovens Engenheiros da Usi-minas. Sempre focada nos estudos e na carreira, acredita que o sucesso se deve à dedicação aos estudos durante o curso

de Engenharia Civil na UniSantos. Ela des-taca a atenção que recebeu dos professo-res durante toda a sua formação. “Gostei muito do curso. O professor nos conhece pelo nome”, diz a ex-aluna, ressaltando que a Católica tem um excelente corpo docente.

Formado em Matemática , Marcelo Eduardo Pereira é um ex-aluno dedicado ao ensino e à pesquisa. Recentemente, foi aprovado em primeiro lugar em con-curso público para o cargo de professor em Cubatão. Mestre em Educação e cur-sando doutorado, atua como professor em escolas de Educação Básica, cursos pré-vestibulares e universidades. Para ele, a formação na UniSantos foi muita significativa. “Considero que tive uma formação inicial consistente e que me deu, além do conhecimento necessário para prosseguir meus estudos, a moti-vação que é imprescindível pra seguir na carreira acadêmica”.

Page 7: Feira de Habilidades - Universidade Católica de Santos · todo bordado e florido! ... para recebê-las, como forma de lou- ... da imagem. Nossa Senhora foi coro-ada no dia 31 de

s alunos Tiago Senna de Paula Cintra e Bruna Galli Faria, ambos do 5º ano EF e Manuela Mendes

Nunes, do 7º ano EF, foram medalhis-tas no Festival de Natação de Cubatão. Tiago e Bruna conquistaram o primeiro e terceiro lugares na prova de nado livre (categoria mirim), respectivamente. Manuela ficou com a terceira coloca-ção no nado livre (categoria petiz 2). A equipe de revezamento do Liceu San-tista em parceria com a academia Clí-nica do Corpo classificou-se em terceiro lugar, numa disputada prova que teve

O

As duas equipes que representaram o Liceu Santista no 1º Festival de Minibasquete Masculino e Feminino 2011 foram o destaque da competição. Das quatro partidas dis-putadas, os liceístas venceram três. O torneio, promovido pela Federação Paulista de Basquetebol, aconteceu no domingo, 27 de março, no ginásio do Continental PC, em São Paulo (SP). Segundo organizadores do evento, cerca de 300 alunos participaram do festival.

A aluna Andressa Caldas Malan-trucco, do 4º ano do Ensino Funda-mental, sagrou-se campeã brasileira de patinação artística pela modalida-de Free Dance. Sua irmã Alexia Caldas Malantrucco, do 6º ano do Ensino Fun-damental, também conquistou exce-lente resultado, classificando-se em 5º lugar entre 28 patinadoras. Ambas competem pela categoria Mini Infan-til. O campeonato, realizado entre os dias 30 de abril e 7 de maio em São Paulo (SP), conta com a participação de 351 atletas de 44 clubes de cinco estados e Distrito Federal.

Festival de Natação de Cubatão

Campeonato Brasileiro de Patinação

Festival Paulista de Basquete

a duração de 3 horas. O grupo nadou 15.650 metros.

O festival foi realizado em 17 de abril no Centro de Lazer e Es-portes do Sesi e contou com um público de mais de 2 mil pessoas, que prestigiaram as 31 provas de 25 e 50 metros nado livre dispu-tadas ao longo do dia. Cerca de 30 alunos representaram o Liceu Santista no torneio. O grupo foi acompanhado pelos professores Fábio Eleutério da Silva e André Santana Martins.

Page 8: Feira de Habilidades - Universidade Católica de Santos · todo bordado e florido! ... para recebê-las, como forma de lou- ... da imagem. Nossa Senhora foi coro-ada no dia 31 de

aseada na CF 2011, “Fraternidade e a Vida no Planeta”, a Celebração Pascal do Liceu Santista, realizada

no sábado, 16 de abril, recontou a cria-ção do mundo e a responsabilidade que temos de cuidar e de zelar pelo ambiente em que vivemos e compartilhamos com nossos irmãos. A Páscoa é um momento

Celebração Pascal

B

de celebrar a ressurreição de Cristo e de refletir sobre nossas ações, daí a impor-tância do envolvimento de todos e de cada um pelo bem do planeta. O evento reuniu alunos, familiares, professores e funcionários da escola, que também acompanharam a encenação da Paixão de Cristo.

Alunos da Educação Infantil aos Ensinos Fundamental e Médio foram os protago-nistas do espetáculo da criação do mundo. A separação do céu e da terra, da luz e da sombra, a criação da fauna e da flora e, fi-nalmente, do homem e da mulher foram dramatizados pelos estudantes, bem como os pecados capitais que deram início às de-savenças entre as pessoas.

“Celebrar a Páscoa para nós, cristãos, é dar-nos um tempo de recolhimento, de reflexão. Da mesma forma que comemo-ramos a ressurreição de Jesus, a vitória da vida sobre a morte, também precisamos buscar a transformação do nosso modo de olhar o mundo e de cuidar dele. O planeta que vamos deixar para nossos filhos e netos é de nossa responsabilida-de”, afirma o coordenador de Pastoral do Liceu Santista e organizador do evento, Sérgio Pereira Nogueira Júnior.

Exposição

As famílias que compareceram ao Liceu Santista para assistir à Celebração Pascal tiveram a oportunidade de apre-ciar maquetes e cartazes produzidos por alunos do Ensino Fundamental sobre a Campanha da Fraternidade.

Chocolate

Representantes do Fundo Social de Solidariedade de Santos e do Projeto Anjos do Senhor estiveram no Liceu San-tista para receber os ovos de páscoa e as caixas de bombons arrecadadas em campanha realizada na escola pela Pas-toral. Também as creches assistidas pelo Liceu, Mundo da Criança e Instituto São José, foram agraciadas com os chocola-tes ofertados pela comunidade. No total, foram cerca de 1000 doações entre ovos e bombons, que ajudaram a fazer mais doce a Páscoa de centenas de crianças.