fechamento de varanda no rio de janeiro

4
ROBSON QUINTILIANO ARQUITETO E URBANISTA CAURJ A 178146 - 4 21 98724 - 3671 [email protected] FECHAMENTO DE VARANDAS, COMO PROCEDER? Lei Complementar nº 145 de 06 de outubro 2014.

Upload: robson-quintiliano

Post on 06-Apr-2017

34 views

Category:

Engineering


0 download

TRANSCRIPT

ROBSON QUINTILIANO – ARQUITETO E URBANISTA – CAURJ A 178146-4

21 – [email protected]

FECHAMENTO DE VARANDAS, COMO PROCEDER?

Lei Complementar nº 145 de 06 de outubro 2014.

ROBSON QUINTILIANO – ARQUITETO E URBANISTA – CAURJ A 178146-4

21 – [email protected]

FECHAMENTO DE VARANDAS, COMO PROCEDER?

Que tipo de imóvel pode ser beneficiado por esta lei?A LC 145/2014 coloca as seguintes condições para construir ou regularizar o fechamento de varandas deunidades residenciais em prédio multifamiliar:•O imóvel residencial não está situado na Zona Sul da Cidade do Rio de Janeiro (LC 145, Art 1, parágrafo único)•O fechamento da varanda não poderá resultar em aumento real da área da unidade residencial, nem seráadmitida a incorporação da varanda, total ou parcialmente, aos compartimentos internos, sob pena de multa(LC 145, Art 2, §4)•a varanda não poderá ser dividida em compartimentos por alvenaria ou outro elemento construtivo, quedescaracterize sua área original, nem será permitida a sua incorporação aos compartimentos internos daedificação. (Decreto 39.345, Art 2, §3)•o nível do piso da varanda deverá ser mantido conforme o projeto originalmente aprovado não podendo seralterado para ficar no mesmo nível de piso dos compartimentos voltados para a varanda (Decreto 39.345, Art2, §4)Ou seja, se você modificou a linha de fachada do edifício, demoliu a alvenaria, nivelou com a varanda eanexou esta área à sala, você não conseguirá regularizar seu imóvel, a menos que a Prefeitura reabra o prazopara pedido de Mais Valia no futuro ou reforme o local nos padrões desta lei.

ROBSON QUINTILIANO – ARQUITETO E URBANISTA – CAURJ A 178146-4

21 – [email protected]

FECHAMENTO DE VARANDAS, COMO PROCEDER?

Atenção! Você vai precisar de autorização do condomínio!

A regularização ou autorização para obra de fechamento de varanda não depende somente daPrefeitura. Caberá ao condomínio de cada edificação, na forma prevista na respectiva convenção, decidirsobre o fechamento das varandas e autorizar o proprietário a proceder a regularização do fechamento.(LC 145 Art. 4 e Dec. 39.345 Art 3 §3)Por isso, antes de começar a orçar qualquer tipo de serviço deste tipo, seja um projeto de arquitetura,seja a execução do fechamento, não deixe de consultar o síndico do seu condomínio, pois você precisaráapresentar a autorização por escrito junto à Prefeitura, mesmo que ainda não haja nenhum dispositivoprevisto na convenção ou em ata de assembleia que defina o padrão.

ROBSON QUINTILIANO – ARQUITETO E URBANISTA – CAURJ A 178146-4

21 – [email protected]

FECHAMENTO DE VARANDAS, COMO PROCEDER?

Fonte: Arquitetos da Felicidade

Documentação necessária para regularização!Os proprietários que desejarem regularizar seu imóvel deverão contratar um profissional responsável peloprojeto de arquitetura e pela execução da obra (PRPA e PREO), arquiteto ou engenheiro civil, para assinar osrequerimentos e recolhimento do registro de responsabilidade técnica (RRT para arquiteto ou ART paraengenheiro).Serão necessários os documentos abaixo:•Certidão de ônus reais atualizada em nome do mesmo•Guia do IPTU 2015 quitada ou comprovante de isenção•Certidão de quitação fiscal e enfitêutica (certidão online que pode ser requerida no site da SecretariaMunicipal de Fazenda – SMF)•Guia do DARM Online de abertura do processo paga pelo proprietário. O DARM pode ser gerado peloprofissional responsável.•Apresentação de projeto arquitetônico•Declaração de profissional habilitado de que estão atendidas as normas técnicas de segurança vigentes;•autorização do condomínio.