fauna alagoana em perigo

2
Fauna Alagoana em perigo – Animais em extinção em Alagoas A lista de animais em risco de extinção, divulgada pelo Ibama mostrou que ela praticamente dobrou em relação ao último levantamento, divulgado em 2003, foi apurado que a próxima lista deve trazer cerca de 630 espécies, das quais pelo menos 20 estariam criticamente ameaçadas Em Alagoas, calcula-se que das mais de 280 espécies estudadas na mata atlântica, cerca de 30 estão ameaçadas e mais de 20 aparecem em situação de vulnerabilidade. Pelo menos uma espécie, o Mutum-de- Alagoas, que habitava a região de São Miguel dos Campos, é considerada extinta da natureza. Até porque seu habitat não existe mais. Entre as aves em perigo, o Pintor-verdadeiro e o Gavião Leucoptemis (Gavião-pombo-pequeno), como aves que raramente são vistas na natureza. Outras espécies endêmicas da região (significa que só existem por aqui) como o Limpa-folha-do-nordeste, o Zidedê-do-nordeste, a Choquinha-das-alagoas e o Cara-pintada também estão na lista de animais em risco de extinção. Animais em extinção em Alagoas Aves: Araponga-do-nordeste, Periquito-cara-suja, Choquinha-das- alagoas, Limpa-folha-do-nordeste (classificadas em alto risco de extinção), Chauá, Pintor-verdadeiro e Trinta-réis-real; Mamíferos: Peixe-boi-marinho (criticamente em perigo), Gato-do-mato- pequeno, Jaguatirica e Tatu-bola; o Tubarão-baleia (na familia dos peixes); Répteis: Cabeçuda (ou Tartaruga-meio-pente). Tartaruga-de-couro, Tartaruga-de-pente, Tartaruga-oliva e 'Tartaruga-verde (ou Aruanã).

Upload: daffily-gomes

Post on 30-Nov-2015

250 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Fauna Alagoana Em Perigo

Fauna Alagoana em perigo – Animais em extinção em Alagoas

A lista de animais em risco de extinção, divulgada pelo Ibama mostrou que ela praticamente dobrou em relação ao último levantamento, divulgado em 2003, foi apurado que a próxima lista deve trazer cerca de 630 espécies, das quais pelo menos 20 estariam criticamente ameaçadas

Em Alagoas, calcula-se que das mais de 280 espécies estudadas na mata atlântica, cerca de 30 estão ameaçadas e mais de 20 aparecem em situação de vulnerabilidade. Pelo menos uma espécie, o Mutum-de-Alagoas, que habitava a região de São Miguel dos Campos, é considerada extinta da natureza. Até porque seu habitat não existe mais.

Entre as aves em perigo, o Pintor-verdadeiro e o Gavião Leucoptemis (Gavião-pombo-pequeno), como aves que raramente são vistas na natureza.

Outras espécies endêmicas da região (significa que só existem por aqui) como o Limpa-folha-do-nordeste, o Zidedê-do-nordeste, a Choquinha-das-alagoas e o Cara-pintada também estão na lista de animais em risco de extinção.

Animais em extinção em Alagoas

Aves: Araponga-do-nordeste, Periquito-cara-suja, Choquinha-das-alagoas, Limpa-folha-do-nordeste (classificadas em alto risco de extinção), Chauá, Pintor-verdadeiro e Trinta-réis-real;

Mamíferos: Peixe-boi-marinho (criticamente em perigo), Gato-do-mato-pequeno, Jaguatirica e Tatu-bola; o Tubarão-baleia (na familia dos peixes);

Répteis: Cabeçuda (ou Tartaruga-meio-pente). Tartaruga-de-couro, Tartaruga-de-pente, Tartaruga-oliva e 'Tartaruga-verde (ou Aruanã).

Animais vulneráveis em Alagoas

Aves - Saíra e o Pintor Sete-cores

Repteis - Jacaré-do-papo-amarelo

Page 2: Fauna Alagoana Em Perigo

Pela legislação brasileira, a caça é proibida - exceto em caso de comprovada necessidade de sobrevivência. A penalidade é detenção de 6 meses a um ano e multa a partir de 500 reais por exemplar caçado, dependendo da espécie, podendo chegar a R$ 3 mil, se for animal ameaçado e até R$ 5 mil se estiver na lista dos criticamente ameaçados (Lei 9.605, de 1998 - Lei dos Crimes Ambientais)

A maior ameaça às espécies da fauna brasileira e alagoana é a destruição do habitat, relacionada às ações humanas de ocupação do solo e aos modelos de desenvolvimento, que em algumas localidades, como o Nordeste, têm como principal característica a monocultura extensiva, com a destruição das matas.

Há uma cultura do ser humano de só proteger o que conhece. Geralmente as pessoas se sensibilizam mais com aquilo que podem visualizar, temos que lembrar de todos os seres vivos, pois todos possuem uma importância muito grande no ecossistema. Precisamos uns dos outros para viver vamos ser contra a caça e a venda ilegal de nossos amigos animais