fatos e atos - julho e agosto

20
Boletim Informativo da Santa Maria | Ano VII | Jul/Ago de 2011 8 5 11 Stands CICEUF As Câmaras do CICEUF fizeram sucesso na I Semana Tecnológica. Aplicativo Programa Sugestão de Melhorias Saiba mais sobre o projeto que permite acessar e controlar suas sugestões. Visita das famílias Colaboradores destacam a importância das visitas de seus familiares. 6 UTILIZAÇÃO UTILIZAÇÃO PADRONIZAÇÃO PADRONIZAÇÃO LIMPEZA LIMPEZA ORGANIZAÇÃO ORGANIZAÇÃO DISCIPLINA DISCIPLINA CONHECER E FAZER É TÃO FÁCIL QUANTO CONTAR ATÉ CINCO. PRATIQUE OS 5S DIARIAMENTE. CONHECER E FAZER É TÃO FÁCIL QUANTO CONTAR ATÉ CINCO.

Upload: santa-maria-papel

Post on 28-Mar-2016

225 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Jornal informativo destinado a colaboradores e clientes da empresa Santa Maria Cia. de Papel e Celulose.

TRANSCRIPT

Page 1: Fatos e Atos - Julho e Agosto

Boletim Informativo da Santa Maria | Ano VII | Jul/Ago de 2011

85 11Stands CICEUF

As Câmaras do CICEUF fizeram sucesso na I Semana Tecnológica.

Aplicativo Programa Sugestão de Melhorias

Saiba mais sobre o projeto que permite acessar e controlar suas sugestões.

Visita das famílias

Colaboradores destacam a importância das visitas de seus familiares.

6

UTILIZAÇÃOUTILIZAÇÃO

PADRONIZAÇÃOPADRONIZAÇÃO

LIMPEZALIMPEZAORGANIZAÇÃOORGANIZAÇÃO

DISCIPLINADISCIPLINA

CONHECER E FAZER É TÃO FÁCIL QUANTO CONTAR ATÉ CINCO.

PRATIQUE OS 5S DIARIAMENTE.

CONHECER E FAZER É TÃO FÁCIL QUANTO CONTAR ATÉ CINCO.

Page 2: Fatos e Atos - Julho e Agosto

2

A área de Serviço Especializado em Saúde e Medicina Ocupacional continua com as atividades do Programa Indústria Saudável, através do Projeto Viva Leve. Nos últimos meses, foram realizadas palestras sobre as principais questões apontadas na Santa Maria, como tabagismo, riscos cardiovasculares e postura. As palestras foram específicas para cada assunto, passando orientações para os colaboradores de como agir contra esses problemas.

Nos próximos meses, será realizada uma nova avaliação em todos os participantes do Programa, que passarão pela avaliação física e exame de sangue.

PROGRAMA INDÚSTRIA SAUDÁVEL

DIA DA INDEPENDÊNCIA

Nosso país é reconhecido em todo o mundo pela sua grande biodiversidade, tão generosa e bela. Usamos a matéria-prima que o Brasil oferece para produzir papel e fomentar florestas. E retribuímos, com trabalho e dedicação, gerando empregos, renda e desenvolvimento.

Uma homenagem da Santa Maria ao 7 de Setembro.Dia da Independência do Brasil.

A SANTA MARIA TRABALHA COM O QUE O BRASIL TEM DE MELHOR:

SUA NATUREZA.

Foto

s: U

nim

ed

Page 3: Fatos e Atos - Julho e Agosto

3

PPR 2011 1º SEMESTRE

Os colaboradores da Santa Maria e Reflorestadora São Manoel podem comemorar, pois as empresas estão distribuindo aproximadamente 60% dos salários dos colaboradores, como recompensa pelos resultados alcançados no 1º semestre desse ano. O pagamento será feito no dia 30 de setembro. Parabéns aos colaboradores que proporcionaram esse resultado e continuem com esse comprometimento para que o 2º semestre possa ser ainda melhor.

Para os colaboradores da MLCV Agricultura, a empresa distribuiu aproximadamente 35% do salário referente aos resultados alcançados no período de um ano, visto que para a agricultura o ano é de acordo com a safra, de maio a junho. Parabéns pelos resultados alcançados e que mais metas sejam alcançadas nesse próximo ano.

Um novo semestre começou, e com ele, novos desafios. Confira nos murais a meta geral e as metas da sua área. Se cada um fizer a sua parte e contribuir com o máximo possível, o resultado esperado será alcançado.

VEM AÍ A SIPATMA 2011 PREVIDÊNCIA PRIVADAVem aí a SIPATMA 2011 (Semana Interna de

Prevenção de Acidentes de Trabalho e Meio Ambiente), que abordará assuntos relacionados à segurança no trabalho e cuidados com o meio ambiente. Aguarde a SIPATMA de 26 a 30 de setembro.

Atenção! Os representantes do Banco Bradesco estarão na empresa durante a SIPATMA 2011 para esclarecer dúvidas sobre a Previdência Privada e realizar novas adesões. Aproveite mais esse benefício e prepare seu futuro! Agende seu horário no setor de Benefícios com Janete, pelo ramal 4259.

COMISSãO INTERNA DE PREVENçãO DE ACIDENTES

A CIPA relembra aos colaboradores a importância de registrar incidentes. Dessa forma, é possível evitar acidentes de trabalho, pois podemos eliminar as possíveis causas. Por isso, ao se deparar com condições abaixo do padrão, sejam por atos ou condições inseguros, utilize a ferramenta de Registro de Incidentes. Assim, as equipes responsáveis podem tratar de maneira adequada, eliminando antecipadamente a situação de risco.

Outra ação que ajuda na prevenção de acidentes é o Diálogo de Segurança, que pode ser realizado pelos cipeiros, seguranças e colaboradores do grupo, bem como os Minutos de Segurança que são enviados por e-mail e anexados nos murais. A partir disso, os colaboradores recebem orientações sobre diversas situações, além de esclarecer dúvidas sobre questões relacionadas à sua rotina, na empresa e em casa.

Evitar acidente é dever de todos!

No mês de julho, dois colaboradores se despediram da Santa Maria através do Programa Novos Horizontes. Esse programa já ofereceu a eles acompanhamento com profissionais da saúde e consultores financeiros, a fim de orientá-los sobre seu “novo horizonte” pós-aposentadoria.

A Santa Maria deseja sucesso e agradece pelos anos de dedicação em que contribuíram para o sucesso da empresa.

Nome: Cezar Augusto Zimermann Tempo de empresa: 20 anos Desligamento: 01/07/2011 Funções desempenhadas: Servente, Ajudante Operador Usina; Ajudante Geral; Encarregado de Acabamento; Coordenador de Preparo de Massa; Mestre MP I e Supervisor de Produção.

“Comecei a trabalhar na Santa Maria em 03/12/90, passando por todas as etapas do processo produtivo na fabricação de papel, para adquirir conhecimento operacional. Sinto-me orgulhoso por chegar ao final de mais uma etapa de minha vida, o meu trabalho. Agradeço aos meus superiores pelo apoio que recebi durante o convívio na empresa, aos colegas de trabalho, pelo empenho e dedicação sem medir esforços na hora que precisei de ajuda operacional, à minha família pela compreensão e incentivo, e principalmente a Deus, pela força e alegria para desempenhar minha função. Nesta jornada de trabalho não foi o tempo que me fez feliz, mas sim os momentos que compartilhei com os verdadeiros amigos. A todos que fazem parte desta família Santa Maria, obrigado! Que Deus os proteja e ilumine sempre. Abraço a todos!”.

Nome: Silvestre Avanir dos Santos Tempo de empresa: 23 anos Desligamento: 01/07/2011 Funções desempenhadas: Ajudante de Instrumentação; Instrumentista Manutenção; Instrumentista Líder; Líder de Equipe e Eletricista Especialista.

“Ao sair da Portaria da Santa Maria levo apenas coisas boas que passei aqui, levo a experiência, convivência, a lembrança de um ambiente onde todos são amigos e colegas. Minha trajetória na empresa sempre foi cheia de desafios, numa época eu tive que mudar de setor e de função, pois era instrumentista na fábrica de papel e tive que mudar para eletricista na unidade de madeira, foi um grande desafio. Além de outros desafios que todo mundo conhece e que já foi mencionado por vários outros colegas que saíram da empresa, como hoje eu saio. Quando as atividades no negócio de madeira encerraram, eu voltei para o papel. Então, minha trajetória foi mais ou menos assim: 13 anos de fábrica de papel, 10 anos de madeira, voltei ao papel há pouco tempo. Nessa época não precisei me readaptar porque já estava adaptado, já conhecia a área. Quero dizer aos meus colegas que cada um faça o seu trabalho com empenho e dedicação, buscando ajudar e ser ajudado, ou seja, aceitar ajuda, aumentando assim o convívio e a confiança um no outro. Acredito que fiz minha parte, caso contrário não estaria aqui todo esse tempo. Tenho certeza que a minha parte foi feita e saio da empresa agradecido. A empresa foi importante para mim, pois quando comecei a trabalhar ainda era solteiro, então constitui minha família trabalhando aqui, graças ao salário e outros benefícios recebidos e a própria experiência que levo para casa. Levo comigo tudo isso e também muita saudade”.

PROGRAMA NOVOS HORIZONTES

Page 4: Fatos e Atos - Julho e Agosto

4

FORMAçãO DE bRIGADISTAS

A Brigada de Emergência reúne colaboradores das empresas Santa Maria, Reflorestadora São Manoel e MLCV Agricultura para formar uma equipe de combate a incêndios, bem como primeiros socorros em caso de alguma ocorrência na sede das empresas ou em campo.

Nos dias 8, 9, 11 e 12 de agosto aconteceram os treinamentos para formação de novos brigadistas para integrar a equipe. Confira os nomes dos novos integrantes da Brigada de Emergência:

COLABORADOR SETOR

Adenilson Estevan Vogt Embalagem BobinasAmadeu Komar Fazenda Colônia PiquiriAnderson Roseno Gonçalves Fazenda CantagaloAntônio Duarte Meira Oficina Elétrica PapelAntônio Kurhan Manutenção CivilCésar Ernani de Lima Máquina Papel IClaudinei de Oliveira Embalagem BobinasClodoaldo Lourenço Cortadeira IICristiane Aparecida Batista Medicina e Segurança do TrabalhoCristiano Josué Bueno Máquina Papel IDaniel Rogério Padilha SubestaçãoDanilo Jantara Oficina Mecânica PapelDiecson Luiz Padilha Estação de Tratamento de EfluentesEderson Luiz Batista Cortadeira IIEdinaldo Nascimento Cortadeira IEdinei Luciano Rauber Expedição PapelEdson dos Santos Reino Central de ConcretosElizeia Jacinto Viveiro de Mudas ComercialElton Ricardo dos Santos Caldeira IIEmerson Cristiano Batista de Oliveira Máquina Papel IIEraldo Camargo Pesquisa e DesenvolvimentoEverton Luis Festa Máquina Papel IEverton Rodrigues de Oliveira Cortadeira IIFabiano Ricardo Neumann Peplinski Máquina Papel IIFabio Antônio Ribeiro Ferreira Máquina Papel IIFabio Mendes de Paula Embalagem BobinasFabrício Pereira Maia Máquina Papel IIGean Felipe Meira Cortadeira IIGleiton Junior Wachileski ProcessosJefferson Fabre Cortadeira IIJhonn Lenon Alves Cortadeira IIJoão Benedito C. da Silva Expedição PapelJoão Paulo Ferreira ProcessosJordano Sidor Assis Máquina Papel IIJosé Eurides Mendes Mecânica PapelJulian Marquim Máquina Papel IJulio César Batista Ribeiro ProcessosJunior César De Souza Hass Manutenção CivilKlebber Fillipi Cordeiro Máquina Papel IManoel Alexandre Paula da Luz Embalagem BobinasMarcos Almeida Araújo Elétrica PapelMarcos Antônio Leite Oficina Mecânica PapelMário Paes de Farias Máquina Papel IINelson Machado TransportesPaulo Sérgio dos Santos Estação de Tratamento de ÁguaPaulo Sérgio Mariano Máquina Papel IIRicardo Cirineu de Oliveira Instrumentação PapelRicardo Iankoski Viveiro de Mudas ComercialRodson Augustinho de Oliveira Caldeira IIRogério Cezar Luiz Oficina Mecânica PapelSalmo Ederson Leite Máquina Papel IISonia Mari Skiba Gordia Laboratório BioquímicoUilice Daniel Ribas Cortadeira IIValdeci da Luz Caldeira II

Page 5: Fatos e Atos - Julho e Agosto

5

COMITÊ INTERNO DE CONSERVAçãO DE ENERGIA, UTILIDADES E FIbRAS (CICEUF) REALIZA MOSTRA PARA OS COLAbORADORES

O CICEUF tem o objetivo de conscientizar os colaboradores quanto ao uso racional de recursos como Água, Ar Comprimido, Energia Elétrica, Fibras e Vapor, visando à sustentabilidade do negócio. Dessa forma, busca incentivar a geração de Sugestões de Melhorias e criação de TIM’s (Times Internos de Melhoria), visando redução de custos.

Durante os dias 2, 3, 4 e 5 de agosto, juntamente com a Semana Tecnológica – promovida pelo Departamento de Manutenção Mecânica, os integrantes das Câmaras do CICEUF desenvolveram kits didáticos a fim de demonstrar o uso coerente destes recursos na empresa. A abordagem direta aos colaboradores e visitantes foi uma forma eficaz de repassar informações sobre sustentabilidade, evidenciar os pontos em que há desperdício de recursos e como os colaboradores podem ajudar a evitar perdas.

Além disso, o evento contou com a participação da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná), que através de uma mini Estação de Tratamento de Água mostrou como é feito o tratamento da água que abastece a cidade.

O evento foi um sucesso, pois mais de 370 pessoas visitaram os stands. O CICEUF agradece a todos que contribuíram para a realização deste evento e também a todos que participaram, valorizando assim o empenho do grupo em desenvolver estas atividades.

Page 6: Fatos e Atos - Julho e Agosto

6

O Programa 5S é aplicado nas empresas Santa Maria, Reflorestadora São Manoel e MLCV Agricultura. Em algumas áreas, por serem distantes da sede das empresas, a aplicação e controle do Programa 5S fica mais difícil.

Entretanto, pode-se perceber o comprometimento e dedicação dos colaboradores dessas áreas em manter o Programa, criando alternativas para ter qualidade em seu ambiente de trabalho. Ao lado você confere algumas fotos tiradas durante auditoria nas Usinas Salto Curucaca e Salto São Pedro, que mostram a organização dessas áreas.

Os auditores do Programa 5S visitaram as Usinas no dia 16 de agosto para conferir a manutenção do programa e tomar como exemplo esses setores para disseminar a prática dentro da empresa.

Cada área possui um facilitador que pode auxiliar nas atividades relacionadas ao Programa 5S, bem como sugerir alterações no Programa, ajudar a atualizar o PML (Padrão de Manutenção da Limpeza), realizar treinamentos, entre outras atividades.

Ao lado você conhecerá todos os facilitadores das áreas das três empresas.

Portanto, sempre que tiver dúvidas sobre o Programa 5S, procure o facilitador de sua área para lhe ajudar.

FACILITADORES 5S

PROGRAMA 5S NAS USINAS

Almoxarifado da Manutenção Mecânica na Usina Hidrelétrica (UHE) Salto Curucaca.

Auditores 5S visitando a Casa das Máquinas (Turbina 4) na CGH Salto São Pedro.

Sala de painéis de controle da Central Geração Hidrelétrica (CGH) Salto São Pedro.

Almoxarifado da Manutenção Mecânica na UHE Salto Curucaca.

Almoxarifado da Manutenção Elétrica na UHE Salto Curucaca.

Quadro de ferramentas na CGH Salto São Pedro.

Page 7: Fatos e Atos - Julho e Agosto

7

GERÊNCIA ÁREA COMPOSIÇÃO FACILITADOR

AASM Associação Atlética Santa Maria, LanchoneteAASM (áreas interna e externa, todas as salas, escritório, salas de descanso e lazer), Lanchonete (áreas interna e externa, todas as salas, banheiros, escritório, depósitos etc.).

Dornelis Nunes

Agricultura

Escritório Administrativo, Unidade de Beneficiamento de Grãos e Unidade de Tratamento de Sementes.

Todas as salas da Administração, Balança, Moegas, Sala de Máquinas, Automação, Secador, Pátio, Oficina, Alojamento, Estoques, equipamentos, escritório e Barracão.

Sandra Viana Teixeira

Fazenda Capão Alto

Residências, Barracões, escritórios, lavador, depósitos e ao redor das edificações.

Antonio de SouzaFazenda Limoeiro Antonio de SouzaFazenda Três Capões Valdeci LuteskiFazenda Tunas e Tuninhas José de Jesus Oliveira

Comercial Gerência Comercial Sala PCP, Administração e Gerência Comercial, Sala de Visitas, Banheiros e Arquivo. Nilcéia Ferreira de Almeida

Controladoria

Arquivo Geral Todas as salas do Arquivo Geral. Eraldo CheratoContabilidade Salas Gerência, Técnicos e Contabilistas. Iloir SoutoFinanceiro e Tesouraria Todas as salas do setor Financeiro, Consultoria Financeira e Tesouraria. Soraya FernandesRecebimento Fiscal Todas as salas do Recebimento Fiscal na Balança, sala no Almoxarifado de Manutenção. Edimar Rauber

Sistemas - T.I.Todas as salas dos Sistemas - Tecnologia da Informação e ao redor, sala de Telefonia (ao lado da sala dos motoristas - Expedição).

Francisco Lopes da Silva Junior

Diretoria Departamento de Manutenção de Veículos e Terraplanagem Oficina, Pátios, Depósito pneus, Borracharia, Lavador, Estacionamento da Terraplanagem. Elton Cordeiro

Engenharia e Projetos

Britador Britador, Sala de Comando, Banheiro e Pátio. Edson dos Santos ReinoDepartamento de Manutenção Civil Escritórios, vestiários, barracões e pátio. Josiane SilvaEscritórios da Engenharia Escritórios, Banheiros e sala de reunião Engenharia de Projetos Juliano Michael TraczukSubestação Subestação e área externa. Daniel Rogério PadilhaUsina Curucaca Captação de Água, Sala de Comando, Banheiros, Escritórios, Almoxarifado e Sala das Turbinas e Em torno do

Barracão.Jorge Ferreira BossakUsina Salto São Pedro

Florestal

Administração Florestal Todas as salas do prédio do Florestal e área externa ao prédio. Adriane DominicoFazenda Baú

Residências, escritórios da expedição, ao redor das edificações, local de corte e acampamento.

Ednilson dos Santos UlchakFazenda Cachoeira José LemosFazenda Góes Artigas Valmir BergerFazenda Marrecas José Eurico Q. de Oliveira

Fazenda Palmeiras e PalanqueAnderson Luiz Ulchak (Palmeiras) e Sidnei (Palanque)

Fazenda Pinaré Ivo LacheskiFazenda Santa Maria do Oeste Amadeu KomarFazenda Xaxim Velho Mario de Jesus TeixeiraFazenda Tunas Tuninhas Leonir Ribas da CruzMáquinas da Colheita Mecanizada Lucio Marcos MarconViveiro de Mudas Florestais André Ribeiro

Jurídica Gerência Jurídica Sala do Gerente Jurídico. Gilmara Santos

Logística

Almoxarifado de Matéria-Prima Escritórios, banheiros, armazém, áreas externas. Antonio Josnei de Souza

Almoxarifado de ManutençãoArmazenagem, Recebimento, Escritórios, Banheiros, Pátios externos (ao lado e próximo ao da Oficina de Veículos),área externa e sala de "Projetos".

Antônio Potulski

Expedição Papel Escritórios, Banheiros, Armazenagem, Embarque, áreas externas e Sala dos motoristas. Denis de OliveiraLogística Florestal Sala (escritório) ao lado da Oficina de Veículos. Marcieli Miranda dos SantosPicador Demuth/ Pátio de cavaco/ Pátio de lenha e Coleta Seletiva e Reciclagem/ Aterro Sanitário

Áreas internas e externas, ao redor do Picador Demuth, Pátio de lenha, Pátio de cavaco, Prédio da Coleta Seletiva e área externa, Aterro Sanitário.

Antônio Edson Rodrigues

Suprimentos/ Compras + Logística + Transporte Todas as salas do Suprimentos/ Compras, Logística, Transporte. Vanessa Carla Pereira

MadeiraFabricação de Pallets, Área Externa ao Beneficiamento e Serraria

Escritórios e Linha de Produção, Banheiros, Vestiários, área externa do Beneficiamento, Exaustão em frente ao Beneficiamento, Área de Produção da Serraria, Produção de Batoques, área externa da Serraria e Pátio de Toras na Serraria.

Mário Cézar Portela

Papel

Administração Industrial Sala da Administração Industrial. Anne KudelskiCorte e Depósito de Tubetes, Balança e Embalagem de Bobinas e Conversão

Corte de Capas e Depósito de Tubetes, Balança e Embalagem, Escritórios, Banheiros e Linha de produção. João Delgado Hladunhaki

Depósito de Rolos Escritório, Depósito de Rolos e Depósito de materiais (em frente ao depósito de pneus). Maurício Aguiar

Estação de Tratamento de Água para a Caldeira, Turbo Gerador, Caldeira II, Estação de Tratamento de Água e Estação de Tratamento de Efluentes

ETAC, estação redutora de vapor, geração de ar comprimido, casa de bombas de óleo BPF, Turbo Gerador, Área Produtiva, Salas Administrativas, Copa, área externa à Caldeira II, Prédio da E.T.A. (Escritórios, Banheiros, Área produtiva, Captação de água e áreas externas) e Prédio da E.T.E. (Escritórios, Banheiros, Área Produtiva e áreas externas).

Jacques Gimenes

Ferramentaria, Usinagem e Caldeiraria Escritório, Ferramentaria, Oficina, Calderaria, Banheiro e área externa ao prédio.Rogério C.Luiz/José Adir J. Goliniak

Instrumentação Oficina, Laboratório das bancadas, Depósito de componentes ao lado da Oficina. André Luiz de SouzaLubrificantes Sala dos Lubrificantes. Fernando FurmanMotores/ Manutenção Elétrica Bancadas de serviço e Depóstio de Motores. Pedro LimaMP I MPI (Piso superior e piso inferior). Heri Cristine Nakamura

MP II e Salas da produçãoMPII (Piso superior e piso inferior), Sala dos Supervisores, Sala de reuniões em frente à Embalagem de Bobinas, Banheiros - piso superior e porão.

Júlio Rodrigues

Pintura Industrial/ Jato de Granalha Barracão e Cabine de Pintura. Paulo S. Oliveira SantosPlantão Manutenção Elétrica Escritório e sala de plantão. Renato MatullePlantão Manutenção Mecânica Bancadas de serviço e Vestiário. José Eurides Mendes

Processos - Preparo de Aditivos/ Revestimento e Escritórios da Manutenção

Aditivos (amido, central de aditivos, kits de cola e preparo de PCC), Cozinha do coater/ Revestimento, PPM - Planejamento e Programação da Manutenção, DME - Departamento de Manutenção Elétrica, Coordenação, DMM - Departamento de Manutenção Mecãnica.

Natascha V. Polovski

Salas de Automação Sala 08 - Sala de Automação e Acionamento/ Sala SDCD MPI/ Sala SDCD MPII. Tássio Alessandro de Souza

Qualidade Laboratório Bioquímico - E.T.E. Prédio da E.T.E. Sonia SkibaLaboratórios - Físico e Químico Prédio Papel, 2 ambientes na lateral da MP II. Anderson Agostinho

Recursos Humanos

Comunicação e Telefonia Sala da Comunicação, sala de reunião da Diretoria, sala da Secretaria e Biblioteca. Genoveva Petroski

Limpeza e Conservação e Áreas ExternasSalas do setor, Copas, Vestiários, Banheiros de todos os prédios, área externa ao setor e todas as áreas externas até o trevo de entrada.

Eronilda Barros

Marketing Sala de trabalho do setor de Marketing. Francielli Dallalibera

Portaria e Restaurante/ RefeitórioSalas da Portaria e área externa, Restaurante (áreas interna e externa, todas as salas, banheiros, escritório, depósitos etc.).

Antônio Moreira Andrade

Recursos Humanos e Departamento Pessoal Sala do Recursos Humanos, Administração de Pessoal e salas de reunião. Sirlei AmbrósioSegurança do Trabalho e Salas de Treinamento I, II e III Salas do SESMT, sala da área de Benefícios, sala da Brigada de Emergência e 3 Salas de Treinamento. Janete Rosolen

Serviços Médicos em Saúde OcupacionalTodas as salas do Ambulatório Médico e área externa, Banheiro do Ambulatório, Sala de Audiometria (dentro da sala dos motoristas - Expedição).

Cristiane Aparecida Batista

SIG Escritório SIG Sala de reunião, sala Analistas e sala Coordenador Lucas Fernando Zevirikóski

Page 8: Fatos e Atos - Julho e Agosto

8

NOVO MÉTODO DE CADASTRO DE MELHORIAS

Como forma de facilitar o registro de sugestões de melhoria, bem como otimizar o controle, o Sistema Integrado de Gestão (S.I.G.) criou um Aplicativo para Cadastro e Gerenciamento de Melhorias, para que os colaboradores possam acessar e controlar instantaneamente suas sugestões de melhorias.

Nesse aplicativo, os colaboradores poderão cadastrar as melhorias e localizá-las depois de cadastradas, e o gestor da área poderá aprová-las. Além disso, será um espaço para esclarecimento de dúvidas, coleta de informações sobre o Programa, visualização de gráficos e premiação.

O cadastro das melhorias se tornará mais fácil, pois o formulário de cadastro é autoexplicativo, proporcionando maior agilidade na inserção e centralização de informações. Além disso, possui campos obrigatórios, obtendo-se maior confiabilidade e maior volume de informações. Um diferencial é o campo Código e Senha, onde o colaborador/time possui a sua chave de acesso, e somente o time poderá atualizar dados na melhoria cadastrada, verificando com mais facilidade a situação da melhoria sugerida.

Para a implantação do projeto, foram identificadas pessoas chaves das áreas para efetuar o cadastro das melhorias e que serão treinadas para utilizarem o menu. Inicialmente o acesso será liberado para as pessoas chave, devido ao aplicativo ter sido criado no formato Excel, o que oferece restrições de acesso.

PESSOAS ChAVE:

PAPEL - Anne Gisele KudelskiÁREAS DE APOIO - Felipe Rafael de MouraGERAÇÃO DE ENERGIA - Daniel Rogério PadilhaAGRICULTURA - Sandra Viana TeixeiraFLORESTAL - Rene Alves Teles

Outro diferencial do aplicativo é o campo STATUS, que mostrará em que fase a melhoria se encontra: Em análise, Aprovado, Não aprovado, Aguardando complemento, Aguardando avaliação da eficácia, Concluído.

A aprovação da sugestão será feita pelo gerente da área de implementação, onde cada um terá seu login, conforme SIG_TAB_0006, disponível no Gerenciador Eletrônico de Documentos (GED), para acessar as melhorias pertinentes a sua área, porém sem poder alterá-las.

Com isso, as informações do Programa ficam centralizadas e serão melhor visualizadas pelos usuários. Para saber mais informações sobre o aplicativo, acesse SIG_MAN_0006 no GED.

Page 9: Fatos e Atos - Julho e Agosto

9

COMO É REALIZADO O CADASTRO DA SUA SUGESTÃO DE MELhORIA

PREMIADOS NA CATEGORIA MENSURÁVEL 2010

“O Programa de Sugestão de Melhoria foi um dos melhores incentivos que a empresa poderia imaginar em dar aos seus colaboradores, pois todos ganham. O colaborador pode ganhar duas vezes com uma boa sugestão de melhoria, pois você evita que a empresa ‘jogue’ dinheiro fora, aumentando seus lucros e dando resultado inclusive para o PPR. Eu me sinto gratificado por ter recebido este prêmio, pois ele ‘veio a calhar’, estou de moradia nova e vou poder trocar uma boa parte da casa que ainda não havia trocado. Assim, incentivo a todos os colaboradores da empresa Santa Maria a participar, pois vale a pena e você guarda para a vida toda aquilo que você ganhou”.

José Cesar Zampier – Produção Máquina de Papel II

Premiado em 3º lugar com a melhoria: Dispositivo filtrante na entrada no Tanque 22

Prêmios escolhidos: guarda roupa, jogo de sofá de 2 e 3 lugares, TV LCD de 21 polegadas, jogo de mesa com 4 cadeiras, cama Box, cabeceira para cama, forno micro-ondas e máquina de fazer pão.

“É muito importante recebermos este reconhecimento da empresa pelas sugestões propostas e implementadas, isto mostra que nós não somos apenas empregados cumprindo sua jornada de trabalho, mas verdadeiros colaboradores, que com ideias muitas vezes simples, colaboram para um crescimento da organização. Ao final ganha a empresa e ganham os funcionários”.

Rodrigo Prestes Barros – Produção Máquina de Papel II

Premiado em 5º lugar com a melhoria: Reajuste da entrada de Papel na 3ª prensaPrêmios escolhidos: batedeira, sanduicheira, modem, jogo de panelas, pen drive, bicicleta e sapateira.

“Ganhar o prêmio mostra que somos valorizados pela empresa, isso nos incentiva cada vez mais no dia-a-dia de trabalho, provando que é uma organização séria e interessada em compensar os colaboradores pelas ideias inovadoras”.

José Trajanoski Fiúza – Produção Máquina de Papel II

Premiado em 5º lugar com a melhoria: Reajuste da entrada de Papel na 3ª prensaPrêmios escolhidos: notebook.

“Fiquei muito feliz por a nossa sugestão ser premiada, pois é o reconhecimento pela dedicação da nossa equipe e com certeza um grande incentivo para todos. Agradeço a toda diretoria e esperamos contribuir sempre para o crescimento da Santa Maria”.

João Francisco Pacheco - Produção Máquina de Papel II

Premiado em 4º lugar com a melhoria: Padronização da Curva de Secagem e Purgadores

Principais prêmios escolhidos: geladeira, fogão, liquidificador e faqueiro.

1 geladeira

Informações adicionais.

Cadastro de Melhoria.

Armazenamento do formulário SIG_FOR_0010.

Page 10: Fatos e Atos - Julho e Agosto

10

SANTA MARIA PARTICIPA DO DIA NACIONAL DO CAMPO LIMPO

GERENCIAMENTO DE MELHORIAS NA GESTãO POR PROCESSOS – GMGP

No dia 18 de agosto, a Associação dos Distribuidores de Defensivos do Centro Sul do Paraná (ADDCS) realizou o Dia Nacional do Campo Limpo na Escola Municipal Rural Professor Maack, em Guarapuava – PR.

Esse evento reuniu aproximadamente 400 crianças e estudantes da cidade e promoveu palestras ministradas pela Força Verde, Bombeiros, Associação dos Engenheiros Agrônomos, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, além da exposição de maquetes e materiais de algumas instituições.

A Santa Maria participou do evento sendo representada pelo CICEUF, que expôs materiais das Câmaras de Água e Energia Elétrica, mostrando aos participantes a importância de economizar esses recursos, evitando desperdícios.

O que é gestão por processos?

Enfoque administrativo aplicado por uma organização que busca a otimização e melhoria da cadeia de seus processos.

O que esperar do GMGP?

- Identificação de Pontos Críticos;- Eliminação de Situações de Retrabalho;- Clarificação das Operações e Responsabilidades;- Construção da Memória Organizacional;- Monitoramento de Indicadores de desempenho;- Eliminação de Gargalos e Entraves do Processo;- Maior Agilidade nos Processos;- Redução de Custos.

Há alguns anos a Santa Maria estimula a coleta seletiva entre seus colaboradores, visando preservar o meio ambiente, incentivando-os a realizar reciclagem de materiais. Porém, no momento de descartar algum material, sempre surge dúvida sobre onde descartá-lo. Dessa forma, a partir dessa edição você saberá o que pode ser descartado em cada tipo de lixeira, começando pelo papel.

Papel

O que descartar:

- Folhas de caderno;- Papel sulfite;- Papel reciclado;- Jornal;- Papelão;- Revistas;- Envelopes;- Sacos de papel.

Descartar como rejeito:

- Guardanapo usado;- Etiqueta adesiva;- Fita crepe;- Fotografia;- Papéis plastificados.

Cuidados especiais: Devem estar limpos e secos (sem gordura, restos de comida, graxa). As caixas de papelão devem estar desmontadas, por questão de otimização do espaço no armazenamento.

COLETA SELETIVA

GESTÃO POR PROCESSOS É UMA MUDANÇA CULTURAL!

Nas próximas edições você conhecerá os mapas dos processos que constroem a Memória Organizacio-nal da Santa Maria.

METODOLOGIA

Page 11: Fatos e Atos - Julho e Agosto

11

VISITA DAS FAMÍLIAS

A segunda edição da Visita das Famílias aconteceu nos dias 8, 19 e 21 de julho, contando com a participação de 85 pessoas, entre familiares e colaboradores. Com essas visitas, os familiares puderam conhecer a empresa e saber como é o local de trabalho dos colaboradores e quais atividades desempenham.

Os familiares visitaram a Produção de Papel, Oficina de Veículos, Oficina Elétrica, Oficina Mecânica, E.T.A., E.T.E. e Reciclagem.

“Desde que comecei a trabalhar na Santa Maria em 1995, a empresa mudou muito, e para melhor. E abrir as portas para a comunidade conhecê-la é muito legal. Trazer minha família aqui foi muito bom, eu sempre falei como era a empresa e sempre quis que conhecessem. Depois que vieram, me disseram que não imaginavam que era assim, pois puderam conhecer onde trabalho e melhor, ficaram encantadas com a estrutura e principalmente com a organização da empresa (5S). Quando perguntei o que mais gostaram me falaram que não sabiam dizer o quê, pois tudo era novidade, tanto que depois que saíram daqui, fizeram muitos elogios à Santa Maria para os vizinhos e para a família. Já me falaram que na próxima visita devo avisá-los para que também possam vir conhecer a empresa”.

Laura Aparecida Opuchkevich Sistema Integrado de Gestão (S.I.G.)

Page 12: Fatos e Atos - Julho e Agosto

12

COLôNIA DE FÉRIAS PARA OS FILHOS DOS COLAbORADORES

De 12 a 15 de julho aconteceu a Colônia de Férias, realizada pelo Projeto Integrações, formado pelas empresas Santa Maria, Farmácias Trajano e Transportes Coletivos Pérola do Oeste, com o apoio do SESI/SENAI. Neste ano, a Colônia de Férias foi realizada com uma proposta diferente, proporcionando a prática de atividades físicas e o resgate de diversões infantis tradicionais.

Durante esses dias, as crianças foram levadas ao cinema Cine XV e participaram de diversas atividades, como: gincana, constituída de provas com brincadeiras, corridas, danças, pontaria, coordenação, cooperação, etc.; brinquedos (cama elástica, tobogã e balão pula pula); caça ao tesouro; ginástica com materiais; brincadeiras cantadas; brincadeiras tradicionais e jogos esportivos que estimularam o prazer de correr, saltar e andar.

Além de brincarem, as crianças receberam orientações odontológicas com a doutora Mara Luciani Lacoskre Santos, e a equipe do 2º Grupamento de Bombeiros de Guarapuava mostrou os equipamentos utilizados em seu trabalho, bem como passou informações sobre o serviço e proporcionou atividade de tirolesa.

Atenção, papais e mamães! Fiquem atentos à próxima Colônia e não deixem de inscrever seus filhos.

DIA DOS PAIS ASSOCIAçãO ATLÉTICA SANTA MARIA

No dia 9 de julho aconteceu a 1ª Festa Julina da AASM (Associação Atlética Santa Maria), que reuniu os sócios para passarem momentos de descontração ao assistirem ao casamento caipira e à quadrilha, além das demais atrações da festa.

Neste ano, os colaboradores pais das empresas Santa Maria, Reflorestadora São Manoel e MLCV Agricultura foram presenteados com um pão de mel, simbolizando a importância deles na educação dos filhos.

Parabéns a todos os pais que são exemplos de responsabilidade, alegria, amizade, honestidade e carinho!

Page 13: Fatos e Atos - Julho e Agosto

13

ASHLAND HERCULES

No dia 29 de junho, os representantes da Ashland Hercules visitaram a Santa Maria para conhecer o processo de produção e segurança da empresa. Os visitantes ficaram impressionados com o sistema de segurança e levaram o exemplo da Santa Maria para outras empresas ao redor do mundo. Da esquerda para a direita: Hamilton Pabst (Gerente de Vendas – Ashland Hercules), Izabel Cristina de Souza (Coordenadora de Segurança e Meio Ambiente – Santa Maria), Nilo Sergio Junque (Gerente Brasil Segurança - Ashland Hercules), Thomas Cantwell (Gerente Mundial de Segurança para Vendas - Ashland Hercules), Luis Muraroto (Vendedor – Ashland Hercules) e Julio César Ferrari (Coordenador de Processos – Santa Maria).

Os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro, de Guarapuava – PR, visitaram a Santa Maria no dia 16 de agosto. Na ocasião, além de conhecerem o processo de produção do papel, visitaram a Estação de Tratamento de Efluentes (E.T.E.).

Em 30 de junho, os representantes da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) de Curitiba e o representante da Faculdade Metropolitana de Curitiba (FAMEC), visitaram a Santa Maria. O objetivo da visita foi verificar a aplicação da Metodologia TPM na Santa Maria. Os visitantes afirmaram que somente na Santa Maria puderam observar uma real aplicação da metodologia em comparação a visitas em outras empresas. Um dos visitantes, o doutor Passos, teve a oportunidade de conhecer a aplicação do TPM na fábrica da TOYOTA (no Japão) e expôs suas considerações positivas comparando as práticas utilizadas na Toyota e na Santa Maria.

A partir dessa visita, a FIEP deseja elaborar um caso do TPM Santa Maria para que as empresas interessadas conheçam a aplicação e o desenvolvimento da metodologia. A FIEP teve conhecimento que a Santa Maria utiliza a Metodologia no Fórum Setorial de Papel e Celulose, que aconteceu em Curitiba, ocasião em que foram apresentados os Programas da Santa Maria. Da esquerda para a direita: Jerri Adriani Chequin (Analista da Coordenação de Desenvolvimento – FIEP), Luiz Tadeu Perussolo (Gerente Industrial Papel – Santa Maria), Marcelo Antonio Percicotti da Silva (Gestor da Coordenação de Desenvolvimento – FIEP), Ana Lúcia Soares Gonçalves (Analista da Coordenação de Desenvolvimento – FIEP), Eduardo Vaz da Costa Junior (Gerente executivo – FAMEC), Mário César Sterza (Gerente Comercial – Santa Maria) e Carlos Artur Krüger Passos (Assessor da Presidência – FIEP).

INSTALAçãO DO SISTEMA DE RÁDIO NA FAZENDA MARRECASPara facilitar a comunicação junto à Colheita

Mecanizada, foi instalado o sistema de rádio na Fazenda Marrecas, anterior frente de corte da Reflorestadora São Manoel. Dessa forma, durante todo o período, houve a possibilidade de comunicação entre os colaboradores da fazenda e entre colaboradores e sede da empresa.

O projeto de Instalação do Sistema de Rádio contemplou uma torre metálica tipo estaiada; equipamentos e acessórios de radiocomunicação; montagem dos rádios, calibração e projeto junto a ANATEL; construção civil de um abrigo para os equipamentos de radiocomunicação; compra de materiais e instalação de sistema de aterramento para o abrigo, interligado à torre; entre outras atividades.

Esse projeto já está encerrado. A partir de agora, as atividades iniciam-se na Fazenda Baú, nova frente de corte da Reflorestadora São Manoel.

Rádios. Torre instalada na Fazenda Marrecas.Abrigo dos Rádios.

UNICENTRO

SAIbA QUEM VISITOU A SANTA MARIA FIEP E FAMEC

Page 14: Fatos e Atos - Julho e Agosto

14

Nos dias 11 e 12 de julho, o colaborador Romilson Toledo Martins (Assistente Técnico da Santa Maria) visitou o centro de pesquisas e uma planta de Carbonato de Cálcio da Omya, nas cidades de Oftringen (Suíça) e Gummern (Áustria), com o objetivo de conhecer melhor o fornecedor de carbonato de cálcio, tanto GCC (Ground Calcium Carbonate – Carbonato de Cálcio Natural) quanto PCC (Precipitated Calcium Carbonate – Carbonato de Cálcio Precipitado) da Santa Maria. Romilson foi acompanhado pelo senhor Maximilian Laufmann que programou as apresentações de cada setor de acordo com os tópicos que foram solicitados para melhor aproveitamento técnico.

Durante a visita, foi realizada uma palestra sobre a impressão digital e o seu crescimento no mercado gráfico, além de visitas aos laboratórios de papel, wet end, pesquisa, testes de impressão e microscopia em Oftringen. No dia 12 de julho, Romilson conheceu a planta de GCC e também uma planta piloto de PCC em Gummern. Durante essa visita, foram apresentados os dois processos de obtenção dos dois tipos de carga mineral, desde a extração das rochas e todo o processo de moagem, separação de impurezas e obtenção das partículas, tanto na forma seca quanto em dispersão. A planta piloto de PCC desta unidade fabril é responsável pelo desenvolvimento de diferentes tipos de partículas que podem ser utilizados nas indústrias de papel, proporcionando melhores características de acordo com suas aplicações finais.

VISITA NA OMYA PRODUçãO FLORESTAL

PAPEL APERGAMINHADOPapel apergaminhado alcalino com maior

durabilidade e boa maquinabilidade. Além dos cadernos escolares, são fabricados com esse papel: refil para fichários, base para autocopiativo, formulários em geral, blocos talonários, bobinas PDV, notas fiscais, dicionários e a coleção de leis Vade Mecum. Nesse papel podem ser impressos materiais de até duas cores com baixa carga de tinta. Quando houver necessidade de impressão em mais cores, recomenda-se o SaMaPrint.

Na Santa Maria, o papel apergaminhado pode ser fabricado nas gramaturas: 50g, 56g, 63g, 70g e 75g, sendo comercializado em bobinas ou folhas.

O QUE É MAQUINABILIDADE?É o bom desempenho do papel na máquina do

cliente durante sua utilização.

VOCÊ CONHECE OS PRODUTOS DA SANTA MARIA?

Foto

s: O

mya

Você já pensou que o caderno que utiliza pode ser fabricado com o papel da Santa Maria? Um dos produtos que mais utiliza o papel apergaminhado são as folhas de caderno. Na Santa Maria, ele é comercializado como SaMaBond.

Page 15: Fatos e Atos - Julho e Agosto

15

Contribua com o jornal! Envie as suas piadas para o e-mail [email protected]. Sua piada pode ser a próxima!

MELHORES E MAIORES

CARTA DO LEITOR

A Santa Maria ficou mais uma vez entre as maiores empresas do Brasil, considerando os resultados do ano de 2010.

No ranking Maiores e Melhores 2011, da Revista Exame, ficamos na 244º posição entre as 400 maiores empresas do agronegócio.

Essa conquista só foi possível pela seriedade com que a empresa trabalha, a dedicação de seus funcionários e a confiança de seus clientes.

A Santa Maria está mais uma vez entre as maiores empresas do país. No ranking Melhores e Maiores 2011, da Revista Exame, ficamos na 244ª posição entre as 400 maiores empresas do agronegócio.

Esse resultado só é possível graças ao trabalho comprometido de cada um de vocês.

Obrigado por fazer parte desta conquista e nos ajudar a crescer cada vez mais.

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Cartaz_A3_2.pdf 1 24/08/2011 13:22:30

VIDA DOENTEEstacionar na vida é como uma doença. Deve ser encarado de forma séria e

grave. É necessária a intervenção com um tratamento eficaz. Pois além do doente sucumbir pela tristeza, contamina também quem convive ao lado dele.

O princípio básico é entender que como seres humanos estamos sempre querendo mais. Esta é a nossa maneira de ser. Não basta conseguir e parar. Queremos descobrir o que fazer, além do que já fomos capazes. É uma inquietação, um avançar.

O que dominamos não empolga tanto. Por isso é profundamente natural este apetite pela vida e pelas novidades, faz parte do processo de crescimento. Quando por alguma razão somos obrigados a sufocar o impulso interior de ir adiante, o preço que pagamos é a frustração.

Quem tem capacidade e talento, mas não tem apoio, corre o perigo de sentir-se culpado pelos sonhos e projetos incríveis, que não pode dar vazão. Neste ponto nos aproximamos da rota de colisão. Colidimos ao sufocar nossos sonhos. A doença inicia silenciosamente no exato momento em que:

Dizemos não, querendo dizer sim.Desistimos sem ao menos tentarmos.Sabemos o que queremos, mas insistimos em não ver.Escolhemos os sufocadores de sonhos para desabafar.Acreditamos que se emocionar é perder o controle sobre a vida.E, que os pequenos acontecimentos, não alimentam mais a alma.Para evitar uma epidemia, consideremos uma premissa básica e fácil de

equacionar: Somos únicos, criativos e capazes de realizar, portanto caso alguém queira convencê-lo do contrário, este alguém pode ser você mesmo, desconsidere e siga em frente... Estacionar na vida é ser prisioneiro da dor e da frustração.

“Podemos ser doença ou cura. A escolha é nossa”.!

Enviado por: Cristiane Aparecida Batista (Serviço Especializado de Medicina e Segurança do Trabalho – S.E.S.M.T.).Fonte: http://www.rhportal.com.br/artigos/wmview.php?idc_cad=uy__vnmks

COMPETIÇÃO DE MORCEGOSO morcego estava fazendo uma competição com seus três filhos pra

ver quem arrumava sangue mais rápido. O filho mais velho sai voando e volta em 60 segundos com a boca suja de sangue. O pai pergunta:

- Onde você arrumou esse sangue?- Tá vendo aquele boi ali?- Tô.- Foi dele.O segundo filho sai voando e volta em 30 segundos com a boca suja

de sangue. O pai pergunta:- Onde você arrumou esse sangue?- Tá vendo aquela mulher ali?- Tô.- Foi dela.O filho mais novo sai voando e volta em 15 segundos com a boca suja

de sangue. Novamente, o pai:- Onde você arrumou esse sangue?- Tá vendo aquele muro ali?- Tô.- Eu não vi.

Fonte: http://www.aspiadas.com/piada-126.html

Page 16: Fatos e Atos - Julho e Agosto

16

TREINAMENTOS

Como forma de contribuir para a formação e desenvolvimento de seus colaboradores, as empresas Santa Maria, Reflorestadora São Manoel e MLCV Agricultura proporcionam treinamentos direcionados às funções dos colaboradores, visando atualização dos conhecimentos para que possam acompanhar as evoluções de sua área. Veja os últimos treinamentos que aconteceram na empresa.

TREINAMENTO AUDITORES TPM (TOTAL PRODUCTIVE MANAGEMENT)

No dia 1 de julho, os auditores internos do Programa TPM foram treinados para que todos sigam o mesmo padrão de auditoria, visto que o Manual de Auditoria Comportamento TPM (SIG_MAN_0002) e o Relatório de Auditoria foram revisados atualmente. Os auditores passaram por uma reciclagem dos conceitos do Programa e puderam esclarecer suas dúvidas.

hIGIENE PESSOAL, ExTINTORES, INCÊNDIOS FLORESTAIS E PRIMEIROS SOCORROSOs colaboradores da Reflorestadora São Manoel receberam treinamento nos dias 20 e 25 de julho sobre questões de higiene, extintores, incêndios e primeiros socorros, para receber orientações e informações sobre como agir em determinadas situações.

RECICLAGEM AUDITORES E FACILITADORES 5SNeste ano foi formada uma nova equipe de Auditores Internos. E para atualizar os conhecimentos e afinar os critérios das auditorias do Programa 5S, os auditores passaram por um treinamento de Reciclagem no dia 25 de julho. Na ocasião, também foram divulgadas as mudanças nas auditorias. Além dos auditores, os facilitadores das áreas também foram treinados para saberem das mudanças nas auditorias e relembrarem sua importância na manutenção do Programa.

TPM COLhEITA MECANIZADANos dias 27 de julho e 2 de agosto, os colaboradores da Colheita Mecanizada passaram por treinamento sobre o TPM, que abordou a Gestão da Rotina, confecção de LPP (Lição Ponto a Ponto), explicação de ITR (Instrução de Trabalho) e APIR (Aspectos, Perigos, Impacto e Riscos) e revisão e preenchimento do Formulário de Registro de Falhas, enfatizando-se a Rotina de Capacitação Operacional. Além disso, os colaboradores receberam informações sobre o Programa 5S, para reforçar a aplicação dos cinco sensos em sua área.

Page 17: Fatos e Atos - Julho e Agosto

17

TPM USINAS E SUBSTAÇÃONo dia 29 de julho, os colaboradores das Usinas e Subestação receberam treinamento sobre a confecção de LPP e explicação de ITR e APIR, documentos relacionados a aplicação do Programa TPM.

FORMAÇÃO DE INSTRUTORESCom o objetivo de disseminar as práticas e políticas da Santa Maria, bem como mostrar aos colaboradores os produtos comercializados pelas empresas Santa Maria, Reflorestadora São Manoel e MLCV Agricultura, a área de Recursos Humanos lançou o treinamento “Produtos, Políticas e Práticas Organizacionais”. Os instrutores, chamados de facilitadores, foram indicados pela gerência de cada área e foram formados no dia 1 de agosto.

MANUSEIO CORRETO DE EIxOS, MANCAIS E ROLAMENTOS DA LINhA AGRÍCOLANo dia 4 de agosto, os colaboradores da Oficina de Veículos participaram de treinamento sobre o manuseio correto de eixos, mancais e rolamentos da linha agrícola, ministrado pelo Engenheiro Jean Gaston Cazamajou.

1ª SEMANA TECNOLÓGICA COM ÊNFASE EM INOVAÇÃOA 1ª Semana Tecnológica aconteceu de 2 a 5 de agosto e abordou diversos assuntos, como manutenção, novas tecnologias, eficiência energética, redução no consumo de água, entre outros. Além de colaboradores, pessoas da comunidade também participaram das palestras durante a semana.

PRODUTOS, POLÍTICAS E PRÁTICAS ORGANIZACIONAISNos mês de agosto, realizou-se o treinamento Produtos, Políticas e Práticas Organizacionais para as primeiras turmas. Participe desse treinamento, fique atento ao período de inscrições e saiba um pouco mais sobre as empresas Santa Maria, Reflorestadora São Manoel e MLCV Agricultura.

Page 18: Fatos e Atos - Julho e Agosto

18

ANIVERSARIANTESNOMEARIELTON SANT'ANAJOÃO CARLOS ALMEIDAANTONIO KURHANJOACIR LUIZ DOS SANTOSJOSINEI JOSÉ DOS SANTOSJULIO CESAR FERRARIMARCELO TREVISANVALTER LUIZ VIEIRA PEDROSOVITOR BRZEZINSKIADEMIR RAMOSJORGINHO FERREIRALARISSA ADRIANA LEALEDSON BARBOSA DOS SANTOSJOARES FERREIRA PACHUDLEANDRO PAULENAJOSÉ VALTER DE MORAISGILMARA DOS SANTOSRAFAEL SPLIETHOFFROSIEL RIBEIRO PACHUDJOAREZ GONÇALVES DOS SANTOSLEONEL CESAR SEIDLPAULO SERGIO OLIVEIRA DOS SANTOSVALDECI DA LUZAMELIO DA SILVA FERREIRAJOSÉ LUIZ KLOSTERROSSINEY KOVALSKIEDGAR ZALESKIADAIR JOSÉ RIBEIRO AGNERADÃO DA SILVA RIBASJEFERSON VANDERLEI TOLEDOMARCELO MARQUES BORGESOSMAR FERREIRA DA SILVASAULO BERNARDINOCLEVERSON RIBEIROANTÔNIO VILMAR DE OLIVEIRAODINEI JUNIOR LEMOSRONILSON JOSÉ DE FRANCAJOSÉ PEREIRA DOS SANTOSCELSO PELEPKAGIOVANE ADÃO PEREIRAJOÃO DIAS JUNIORJOÃO JOEL ANDREKOWICZMARCOS ALMEIDA ARAÚJOOSVALDO SYLA FAGUNDESRODRIGO DA COSTAADENILSON DE ALMEIDAERLLANDSON MENDES LOPESVERA LUCIA DE ARAUJO LIMA PADUCHFERNANDO MOROZINIADÃO ALVINO DUARTEJOSÉ VALDENIR FOGAÇAANTÔNIO DUARTE MEIRAGENOVEVA PETROSKICREDENILSON LEMESJOSÉ GIOVANI BUENOOLGA NOVAKOVVISKIPAULO CÉZAR DE LIMAPEDRO DE LIMAMARIA DO CARMO F DOS SANTOS MENDESACIR ALMEIDAJOSÉ JOEL RIBEIRO RODRIGUESLÚCIA TAVARES DE MORAESCLODOALDO RIBEIRO DE OLIVEIRASIDENEI FERREIRA

DATA2/102/103/103/103/103/103/105/105/106/107/109/1011/1011/1011/1012/1014/1014/1014/1015/1015/1015/1015/1016/1016/1016/1017/1018/1018/1018/1018/1018/1018/1019/1019/1019/1019/1020/1021/1021/1022/1022/1022/1022/1022/1024/1024/1024/1025/1026/1026/1027/1027/1028/1028/1028/1028/1028/1029/1030/1030/1030/1031/1031/10

SETORPROJETOS MECÂNICOSTERRAPLENAGEMMANUTENÇÃO CIVILEMBALAGEM BOBINASMÁQUINA PAPEL IPROCESSOSCONTABILIDADEMÁQUINA PAPEL IFINANCEIROMECÂNICA PREDITIVA E LUBRIFICAÇÃOOFICINA DE INSTRUMENTAÇÃOREGISTRO FISCALBORRACHARIAMÁQUINA PAPEL IMÁQUINA PAPEL IICARREGADORADM. JURÍDICOSUBESTAÇÃOLABORATÓRIO FÍSICOEMBALAGEM RESMAOFICINA MECÂNICA PAPELOFICINA MECÂNICA PAPELCORTADEIRA IIOFICINA MECÂNICA PAPELALMOXARIFADO MANUTENÇÃOOFICINA ELÉTRICA PAPELSUPERVISÃO CORTE E CARREGAMENTOOFICINA DE VEÍCULOSMÁQUINA PAPEL IIMANUTENÇÃO DE ROLOS E RASPADORESRECEBIMENTOTERRAPLENAGEMGERÊNCIA DE LOGÍSTICAALMOXARIFADO MANUTENÇÃOTERRAPLENAGEMTERRAPLENAGEMTERRAPLENAGEMTERRAPLENAGEMOFICINA MECÂNICA PAPELMECÂNICA PREDITIVA E LUBRIFICAÇÃOMEDICINA E SEG.TRABALHOOFICINA MECÂNICA PAPELELÉTRICA PAPELADM. DE PESSOALLABORATÓRIO QUÍMICOMANUTENÇÃO CIVILMECÂNICA PAPELEMBALAGEM RESMACRÉDITO, CADASTRO E COBRANÇATERRAPLENAGEMCALDEIRA IIOFICINA ELÉTRICA PAPELCOMUNICAÇÃO E TELEFONIAPEDREIRAMÁQUINAS FORMULÁRIOSEMBALAGEM RESMAOFICINA MECÂNICA PAPELOFICINA ELÉTRICA PAPELEMBALAGEM RESMATERRAPLENAGEMEXPEDIÇÃO PAPELLIMPEZA E CONSERVAÇÃOMÁQUINA PAPEL IOFICINA DE VEÍCULOS

ANIVERSARIANTES DE SETEMBRO - SANTA MARIA ANIVERSARIANTES DE OUTUBRO - SANTA MARIA

NOMEJOSÉ ALBARI PEREIRA DOS SANTOSGENILDO MARCONDES FERREIRACELIO ROBERTO HORTMANNNELSON MACHADOARAMI DE MELLO ARAUJOELIO CIESLAKJOÃO CARLOS PINHEIROPEDRO EDILSON PEREIRA DA SILVARODRIGO FERREIRA DE JESUSANTONIO FERNANDO FONSECADIECSON LUIZ PADILHAEURIDES MACHADO DE CAMPOSADRIANO JOSÉ CALDASMARCIO ALESANDRO RAMOSLORENZ HENRIQUE HELLEISDANIEL PASSOS MARTINSEDIANE CRISTINA DOS SANTOS EIDAMCLEVERSON SAVIO DE MATOSELISANDRO JOSÉ FERREIRA BATISTAGELSON LUIZ CAMARGOROBSON SIQUEIRA ALBERTITHIAGO DA SILVA PINHEIROALESSANDRA ALVES DE LIMADIVONZIR MENDES DA ROSAJULIANO MICHAEL TKACZUKOLINDA DA APARECIDA SANTOS DE GÓISOSVALDO MACEDOALCEBIADES SIMOESANSELMO VILSON PENTEADOFRANCIELLI INGLES DALLALIBERAEDANE ROBERTO MARCONDESERNANE LUIZ MARCONDESVANDERLEI FONSECAAMARILDO JOSÉ DE ABREU BARBOSAELTON RICARDO DOS SANTOSJOSÉ EDVALDO DIAS DE SOUZACARLOS CÉSAR DA SILVAAMIL ANTÔNIO MILITÃOANTÔNIO LEONEL DE LIMACRISTIANE APARECIDA BATISTAJOÃO SIRINO DE MIRANDAANTÔNIO CELSO LUTESKIEDER GOMES DA SILVAJOZOEL FERNANDES DE FRANÇAJOSE CORREA DOS SANTOSMARCIANO KLOSTERPEDRO ALBARI VALENTIMPEDRO OLINTO BUENO DOS SANTOSANTÔNIO CARLOS DA SILVACLAUDINEI QUIRINO LEALRONALDO ANTÔNIO AMESOTTO LUITLE FILHODOUGLAS FERREIRA DE LIMAFERNANDO CORRÊA DOS SANTOSJOÃO MARIA GONÇALVES DOS SANTOSSILVANA WAGNERMICHEL MOREIRAMARCOS ROGÉRIO PRAISNERRENATO MATULLEJOÃO LUIZ BOREIKODIRCEU DE CAMPOSGEAN FELIPE MEIRAKLEBBER FILLIPI CORDEIROMARCEL ROTH OPUSKEWITCHELIELTON FERREIRA CORREIALUIZ CARLOS ANTUNES DA ROCHAFABRÍCIO PEREIRA MAIAGERSON LUIZ ANDRADEILOIR SOUTOELIANE DE OLIVEIRA LATY

DATA1/91/93/93/94/94/94/94/94/95/95/95/96/96/97/98/99/910/911/911/911/911/912/912/912/912/912/913/913/913/914/914/914/915/915/915/916/917/917/917/917/918/918/918/919/919/920/921/921/921/922/922/923/924/924/924/924/925/925/925/926/926/926/926/927/927/927/928/930/930/9

SETORTRANSPORTESPALLETALMOXARIFADO MATÉRIA-PRIMATRANSPORTESOFICINA DE VEÍCULOSPLANEJ. E CONTROLE DE MANUTENÇÃOTERRAPLENAGEMOFICINA DE VEÍCULOSALMOXARIFADO MATÉRIA-PRIMAADMINISTRAÇÃO TEC. DA INFORMAÇÃOESTAÇÃO TRATAMENTO EFLUENTESUHE (USINA HIDRELÉTRICA) S. CURUCACASUBESTAÇÃOPROJETOS ELÉTRICOSTECNOLOGIA DA INFORMAÇÃOTRANSPORTESEMBALAGEM RESMAMECÂNICA PREDITIVA E LUBRIFICAÇÃOMÁQUINA PAPEL IIMÁQUINA PAPEL IIOFICINA DE INSTRUMENTAÇÃOAPRENDIZESAPRENDIZESMECÂNICA PAPELADM. ENGENHARIA E PROJETOSEMBALAGEM RESMALOGÍSTICA PALLETSCGH - SALTO SÃO PEDROINSTRUMENTAÇÃO PAPELMARKETING/COMUNICAÇÃOCORTE E TUBETESALMOXARIFADO MANUTENÇÃOOFICINA MECÂNICA PAPELEMBALAGEM BOBINASCALDEIRA IIPROJETOS MECÂNICOSALMOXARIFADO MATÉRIA-PRIMAEXPEDIÇÃO PAPELMÁQUINA PAPEL IIMEDICINA E SEG.TRABALHOTRANSPORTESTRANSPORTESESTAÇÃO TRATAMENTO EFLUENTESEXPEDIÇÃO PAPELCALDEIRA IIMEDICINA E SEG.TRABALHOEXPEDIÇÃO PAPELTECNOLOGIA DA INFORMAÇÃOPICADORCORTADEIRA IIINSTRUMENTAÇÃO PAPELEMBALAGEM BOBINASAPRENDIZESMÁQUINA PAPEL IIMÁQUINA PAPEL IIEMBALAGEM RESMAMERCADO INTERNO PAPELMÁQUINA PAPEL IIELÉTRICA PAPELTERRAPLENAGEMTERRAPLENAGEMCORTADEIRA IIMÁQUINA PAPEL IEMBALAGEM BOBINASRECEBIMENTOEMBALAGEM BOBINASEMBALAGEM BOBINASMÁQUINA PAPEL ICONTABILIDADELIMPEZA E CONSERVAÇÃO

NOMEARIOVALDO DE ALMEIDASIDENEI DE SOUZAADRIANE ALCINA CAMARGO LUSTOSAGERALDO DOS SANTOS SILVESTREADILSON JOSÉ CALDASSILVIA SANTANA

DATA6/911/913/913/918/929/9

SETORSITE 3AEQUIPE PRÓPRIAADM. FLORESTALMANUTENÇÃO DE ESTRADAS E ACEIROSEQUIPE PRÓPRIAVIVEIRO DE MUDAS-COMERCIAL

ANIVERSARIANTES DE SETEMBRO - REFLORESTADORA SÃO MANOEL

NOMEANDERSON LUIZ ULCHAKCLAUDINEI SCHWEIGEDINEI JOSE DOS SANTOSMARCOS FABRICIO BURATIJOAO ACIR DE OLIVEIRAEDSON VELINSKIEDSON JOSE GOMES

DATA5/105/1011/1012/1019/1025/1028/10

SETORELIAS FARAH NETOMANUTENÇÃO DE ESTRADAS E ACEIROSVIVEIRO DE MUDAS-COMERCIALGERÊNCIA FLORESTALEQUIPE PRÓPRIAEQUIPE PRÓPRIAEQUIPE PRÓPRIA

ANIVERSARIANTES DE OUTUBRO - REFLORESTADORA SÃO MANOEL

ANIVERSARIANTES DE SETEMBRO- MLCV

ANIVERSARIANTES DE OUTUBRO - MLCV

NOMECASSIANO UILLIAM RIBEIRODOMINGOS FERNANDES DE CAMARGOGILSO SILVEIRA DA SILVACLEVERSON JOSÉ CARDOSOCARLOS BATISTA DOS REIS

DATA11/1013/1024/1025/1026/10

SETORPRODUTIVO FAZENDA CAPÃO ALTOPRODUTIVO FAZENDA LIMOEIROPRODUTIVO FAZENDA TUNAS E TUNINHASADM. AGRÍCOLAPRODUTIVO FAZENDA TRÊS CAPÕESNOME

JOSÉ DE JESUS OLIVEIRABOLIVAR SOARES DOS SANTOSANTÔNIO RATKOVSKI FILHOLUIZ CARLOS DOS SANTOSCLAUDEMIR BERTOCHI DE OLIVEIRAEDENILSON DIAS SIQUEIRAJORGE VILMAR DOS SANTOS

DATA2/97/910/916/916/918/919/9

SETORADM. PRODUÇÃO AGRÍCOLAPRODUTIVO FAZENDA LIMOEIROPRODUTIVO FAZENDA CAPÃO ALTOPRODUTIVO FAZENDA TUNAS E TUNINHASPRODUTIVO FAZENDA LIMOEIROMÃO DE OBRA UBGM.O.OFICINA DE VEÍCULOS E TRATORES

Page 19: Fatos e Atos - Julho e Agosto

19

bOAS VINDAS AOS NOVOS COLAbORADORES

BÁRBARA DALGALLOMestranda em Ciências Florestais, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro de Irati – PR.Setor: Administração FlorestalEmpresa: Santa Maria

ROBSON KELLER NUNES Acadêmico do curso de Química, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro (Campus Cedeteg) de Guarapuava.Setor: Administração UtilidadesEmpresa: Santa Maria

FRANCISCO M. BORTOLUZZIAcadêmico do curso de Engenharia Mecânica, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste de Foz do Iguaçu – PR.Setor: Supervisão de Corte e CarregamentoEmpresa: Santa Maria

TAMARA MARIA ANDRADEAcadêmica do curso de Química, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro (Campus Cedeteg) de Guarapuava.Setor: Laboratório BioquímicoEmpresa: Santa Maria

LUCIANA B. POTRIChAcadêmica do curso de Engenharia Química, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste de Toledo – Pr.Setor: ProcessosEmpresa: Santa Maria

Para contribuir com a formação profissional dos alunos e proporcionar a prática do que eles aprendem em sala de aula, a Santa Maria e Reflorestadora São Manoel oportunizam vagas de estágios para estudantes de cursos relacionados ao seu negócio. Iniciaram seus trabalhos no mês de julho os estagiários:

A Santa Maria parabeniza os colaboradores aprovados em seleção interna no mês de agosto. São eles:

ADRIANO MABONI Ajudante de Manutenção (Oficina de Veículos)

AGUINALDO JOSÉ RIBEIRO Lubrificador (Borracharia)

CARLOS EDUARDO KLOSTERAssistente Administrativo (Expedição Papel)

JOÃO LAERCIO MACHADO Operador de Máquina Florestal (Carregador)

NILCÉIA FERREIRA DE ALMEIDA Assistente Comercial (Mercado Interno Papel)

GILBERTO PEREIRA DA SILVAEncarregado (Manutenção de Estradas e Aceiros)

JOÃO NEVES DA LUZ BONFIM Ajudante Geral Rural (Equipe Própria)

JACKSON ALDONI SANTOSAjudante Geral Rural (Equipe Própria)

JOSÉ CLAUDINOR DIASAjudante Geral Rural (Implantação Florestal)

ALEXANDRE TACHEVISKI DE OLIVEIRAPrimeiro Assistente (Máquina de Papel I)

EDVIR KOSMENKO Ajudante Geral Rural (Equipe Própria)

JEVERSON RODRIGUES LOBOAjudante Geral Rural (Equipe Própria)

VOLMIR RIZELLOAjudante Geral Rural (Implantação Florestal)

SEBASTIÃO RIBEIRO RAMOSAjudante Geral Rural (Manutenção de Estradas e Aceiros)

EDENILSON DIAS DA SIQUEIRAMecânico de Manutenção (Mão-de-Obra UBG)

SAnTA MARIA - SElEçãO InTERnASAnTA MARIA - SElEçãO ExTERnA

“Você também pode colaborar no recrutamento de pessoas. Divulgue as vagas disponíveis na Santa Maria, MLCV Agricultura e Reflorestadora São Manoel. Os candidatos também podem acompanhar as oportunidades e se inscrever pelo site http://www.santamaria.ind.br/mas_vagas.php, além de realizar seu cadastro na sede da Santa Maria todas as quartas-feiras”.

Confira os colaboradores que iniciaram seu trabalho na Santa Maria, Reflorestadora São Manoel e MLCV entre os meses de julho e agosto. Sucesso a todos em sua carreira profissional.

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO

REFlORESTAdORA SãO MAnOEl - SElEçãO ExTERnA MlCV - SElEçãO ExTERnA

Page 20: Fatos e Atos - Julho e Agosto

20

Tiragem: 1.000 exemplares | Contribuição: Antonio Moreira Andrade, Anne Gisele Kudelski, Carlos Alberto Goulart Rios, Clayton Fukumothi, Cleverson Ribeiro, Cristiane A. Batista, Edinéia do Nascimento, Eduardo Bogucheski Iongblood, Eva Mazepa Padilha, Felipe Rafael de Moura, Janete Serra Rosolen, Jéssica Juliana Alves, João Francisco Pacheco, José Cesar Zampier, José Trajanoski Fiúza, Laura Opuchkevich, Lucas Fernando Zevirikoski, Luciano Oliveira, Luiz Tadeu Perussolo, Maria Luiza Pacheco Baptista, Rinaldo Triacca, Rene Alves Teles, Rodrigo Prestes Barros, Romilson Toledo Martins, Sirlei Ambrósio, Victor Hugo Niczay de Araújo, Vilmar Domingues e Vinicius Ferri Freitas. Colaboração dos setores: Administração de Pessoal, Administração Florestal, Administração Industrial, Almoxarifado Matéria-Prima, Assistência Técnica, Benefícios, Cargos e Salários, Comercial, Comunicação e Marketing, Elétrica Papel, Gerência Jurídica, Gerência Industrial, Produção Máquina de Papel II, Projetos Elétricos, Recrutamento e Seleção, S.E.S.M.T., S.I.G. e Treinamento e Desenvolvimento. Colaborações externas: Unimed e Omya | Redação: Francielli Ingles Dallalibera | Revisão Final: Lilian Waschburger | Diagramação: Ideorama Comunicação | [email protected] | Publicação destinada aos clientes e colaboradores da Santa Maria.

Visando um melhor atendimento a sua carteira de clientes, a Santa Maria realizou algumas adequações na estrutura Comercial, buscando melhor atendimento e presença em todos os estados brasileiros. Com isso, a Santa Maria espera oferecer um serviço de vendas de qualidade, bem como uma melhoria na qualidade de trabalho dos colaboradores.

CONHEçA A REESTRUTURAçãO DA CARTEIRA DE CLIENTES DA ÁREA COMERCIAL

SANTA MARIA RECEbE VISITA DA KGEPEL PAPÉIS E SEUS CLIENTES

TELEFONES úTEISAssistência Técnica: (42) 3621-4050Logística: (42) 3621-4079

A Santa Maria recebeu no dia 6 de agosto a visita dos proprietários e funcionários da empresa Kgepel Papéis de Cascavel – PR. A Kgepel é o distribuidor da Santa Maria para as regiões oeste e sudoeste do Paraná. Como forma de promover a aproximação entre fornecedor, distribuidor e consumidor final, a Santa Maria recebeu também alguns clientes da Kgepel. Assim, os consumidores finais aumentam a confiabilidade em seu fornecedor, conhecendo a origem do papel que estão comprando.

Durante o dia, os visitantes receberam informações institucionais da empresa, assistiram à palestras sobre o processo de produção do papel; qualidade, onde comentou-se sobre os testes realizados e assistência técnica; e o processo de logística. No período da tarde foi realizada a visita na Fábrica de Papel, Estação de Tratamento de Água (E.T.A.). Estação de Tratamento de Efluentes (E.T.E.) e demais setores da empresa.

Os clientes da Kgepel que visitaram a Santa Maria foram: Brilhograph (Cascavel – PR), Gráfica Jofel (Toledo – PR), Gráfica Manaus (Foz do Iguaçu – PR), Gráfica Modelo (Cascavel – PR), Gráfica Planeta (Foz do Iguaçu - PR), Gráfica Sabadin (Medianeira – PR), Gráfica SN (Medianeira – PR), Gráfica Suprema (Toledo – PR), Gráfica Systen (Toledo - PR), Gráfica Xingu (Pato Branco – PR), Gráfica União (Cascavel - PR), Grasmil (São Miguel do Iguaçu - PR), Imprecolor (Cascavel – PR) e Stylograph (Cascavel – PR).

1 – ODMAR DALA ROSA (TUCA) + 55 42 3621-4043 +55 42 9918-9085

2 – CILMARA BLASISKIEwIS (MARA) +55 42 3621-4045 +55 42 9924-3200

3 – JAIR CAETANO DE SOUZA +55 42 3621-4084 +55 42 9919-2930

4 – ANDRÉ AUGUSTO CORREA +55 42 3621-4102 +55 42 9938-6612

5 – MARCEL TORT +55 42 3621-4103 +55 42 9977-5653

6 – IZABEL CRISTINA PRESTES +55 42 3621-4047 +55 42 9941-7575

7 – BRUNO GMURCZyK +55 11 2422-2556 +55 11 8752-8006

8 – MIChEL MOREIRA +55 42 3621-4090 +55 42 9910-0606

9 – MARILDO PAChECO +55 42 3621-4067 +55 42 9918-9094

ExPORTAÇÃOBruna Ticiane Prestes Barros +55 42 [email protected]

1

1

2

56

7

3

3

4

8

9

Vendedores

Tuca1 Mara2 Jair3 André4 Marcel5

Izabel6 Bruno7 Michel8 Marildo9

Divisão Comercial Brasil