famastil resolve 3

20
edição 03 - ano 03 distribuição gratuita www.famastil.com.br 03 55 ANOS FAMASTIL Famastil encontra oportunidades em economia instável MERCADO Famastil investe na internacionalização da marca Cresce grau de satisfação do Famastil Resolve FAMASTIL RESOLVE Lançamentos 2008 e previsões 2009 LANÇAMENTOS Consolida incremento de vendas AÇÃO VERÃO Famastil invade mercado paulista INOVAÇÕES Inovando na qualificação TREINAMENTO Novo Site Famastil SITE Prêmios e campanhas de mídia RECONHECIMENTO

Upload: famastil-taurus

Post on 31-Mar-2016

250 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Famastil Resolve 3

TRANSCRIPT

Page 1: Famastil Resolve 3

edição 03 - ano 03distribuição gratuitawww.famastil.com.br

03

55 ANOS FAMASTIL

Famastil encontra oportunidades em economia instável

MERCADO

Famastil investe na internacionalização da marcaCresce grau de satisfação do Famastil Resolve

FAMASTIL RESOLVE

Lançamentos 2008 e previsões 2009

LANÇAMENTOS

Consolida incremento de vendas

AÇÃO VERÃO

Famastil invade mercado paulista

INOVAÇÕES

Inovando na qualificação

TREINAMENTO

Novo Site Famastil

SITE

Prêmios e campanhas de mídia

RECONHECIMENTO

Page 2: Famastil Resolve 3

EXPEDIENTEA Revista Famastil Resolve é uma publicação daFamastil Taurus Ferramentas S/A, RS 115, km 38 - n°3535 95670-000 - Gramado - RS - BrasilFone: 54 3295.9500 | www.famastil.com.br

PROJETO GRÁFICO E COORDENAÇÃOe21 Agência de MulticomunicaçãoRua Sete de Setembro, 730 - 6° andarCentro - 90010-190Porto Alegre - RS - BrasilFone: 51 3227.9444 | www.e21.com.br

JORNALISTA RESPONSÁVELSandro Schreiner (MTB 7319)

Page 3: Famastil Resolve 3

55 ANOS DEGARRA E DETERMINAÇÃO Após a Segunda Guerra Mundial, a importação de martelos e outras ferramentas ficou limitada, o que fez com que o Brasil precisasse produzir estes produtos. Neste contexto, nasceu a Fábrica de Martelos Tissot, hoje Famastil. Na década de 60, a “fábrica” da Famastil ainda era um galpão fincado na beira do rio.

Cada operador tinha o seu pequeno forno, que consistia numa “mesa” com um buraco no meio. Um único funcionário manuseava o martelete na fábrica. Nessa época, a Famastil produzia em média 12 martelos por turno ou 24 martelos por dia. Hoje, a empresa fabrica uma média de 5 mil martelos por dia e 150 mil unidades por mês.

Em 1966, Eduardo Tissot entregou a direção da fábrica para os filhos Clarindo, Gentil e Renato Tissot. Eles deram continuidade à trajetória de inovação e qualidade que marcou o início da história da Famastil, em 1953. “O início foi difícil”, conta Clarindo. “Não havia estrada e nem telefone. Para contatar nossos vendedores fora do Estado era necessário viajar três horas até a estação telefônica em Gramado. Muitas vezes não conseguíamos completar as chamadas”, relembra Gentil. Outro fato marcante é relatado por Renato Tissot. “Como a fábrica era na beira do rio, quando vinham as enchentes o galpão inundava completamente, e o barro tapava as máquinas. Levávamos uma semana para limpar tudo”, conta.

55 ANOS FAM

ASTILR

evista Famastil Resolve

01

Clarindo Tissot Gentil Tissot Renato Tissot

Page 4: Famastil Resolve 3

55 A

NOS

FAM

ASTI

LR

evist

a Fa

mas

til R

esol

ve

02

Atualmente a Famastil possui 484 funcio-nários, distribuídos nas três unidades localizadas em Gramado e no escritório em São Paulo. Hoje, a empresa comercializa seus produtos no Brasil e em países como Argentina, Chile, Peru e Estados Unidos e atende uma carteira de 6 mil clientes, para quem entrega mensalmente 1,2 milhão de peças.

O Famastil Resolve, programa de fidelização lançado em 2006 pela Famastil e Prat-k, mudou a vida da Famastil e de todos que nela atuam. Em 2007, o programa aumentou as vendas da empresa em 30%, fazendo com que a Famastil esteja presente em todo o Brasil, em mais de 2.000 pontos-de-venda. No exterior, é encontrado em mais de 300 pontos-de-venda, no Uruguai, Peru e, em breve, no Equador e Chile. O Famastil Resolve trabalha com no mínimo 184 itens da Famastil e 62 da Prat-k, entre itens de irrigação, jardinagem, mecânica, construção civil e linha Prat-k.

NÃO PARAMOSDE CRESCER

O QUESOMOS HOJE

“Estamos preparados para crescer, qualificando nosso pessoal para chegarmos ao futuro. Nos próximos cinco anos, espero que a empresa registre um crescimento de 30%”, diz Clarindo Tissot.

“A Famastil tem um futuro grande pela frente. Somos uma empresa séria que trabalha de maneira séria e entendemos que essa postura vale muito. A perpetuação e continuação do sucesso vem da seriedade com a qual trabalhamos dentro da organização”, pondera Gentil Tissot.

1953Eduardo Tissot (pai de Gentil, Clarindo e Renato) adquire o esmeril (máquina de polir) e a máquina de furar. Nascia, assim, a Fábrica de Martelos Tissot Ltda.

1966Clarindo, com 22 anos, e Gentil, com 20, assumem a administração da fábrica. Os irmãos Renato e Norberto estavam na retaguarda. Naquele tempo, a Famastil já tinha uma linha de produtos formada por caixa de ferramentas, martelos, foices, marretas e outros itens.

1970A fábrica muda para o atual endereço e passa a fazer os chamados Gadanhos, uma espécie de ancinho, com vários usos na agricultura. Os produtos são exportados para a Argentina e representam 50% do faturamento da Famastil.

1973A empresa dá início as primeiras exportações.

Page 5: Famastil Resolve 3

55 ANOS FAM

ASTILR

evista Famastil Resolve

03LINHA DO TEMPO

1985A Famastil desenvolve vassouras de jardinagem, que de 1990 em diante são exportadas para os Estados Unidos.

1990100% dos produtos da empresa têm aplicação mundial, servindo para o mercado interno e externo.

1996É criado na Famastil o CONSAD (Conselho de Administração), composto pelos responsáveis de cada setor. O grupo se reunia para avaliar e discutir o faturamento, as vendas, a rentabilidade e as projeções para o mês seguinte.A Famastil firma parceria com a fabricante americana de ferramentas Stanley, fundada no ano de 1843, na cidade de Connecticut, nos Estados Unidos.

1998A Famastil avança no proceso de profissionalização. As pessoas começam a receber treinamento em todas as áreas.

2004Em 2004, a Famastil realiza uma aliança importante com a Taurus Ferramentas. Essa união resultou na ampliação do mix de produtos, que abrange as Linhas Mecânica, Construção Civil e Jardinagem.

OntemNo começo, as máquinas eram manuais e era preciso usar a

ONTEM E HOJE

HojeOs equipamentos são mais modernos e automatizados.

OntemA linha de produtos na década de 60.

HojeOs produtos comercializados atualmente no Brasil e no mundo.

OntemA fábrica na década de 60.

HojePronta para crescer ainda mais no futuro.

OntemOs produtos exportados saíam da empresa em caminhões abertos, repletos de caixas de madeira.

HojeNo CD (Centro de Distribuição), os itens fabricados passam por testes de qualidade e recebem embalagens especiais antes de ir para o mercado interno e externo.

Page 6: Famastil Resolve 3

FAMASTIL INVESTENA INTERNACIONALIZAÇÃODA MARCA

Quando o assunto é exportação, a Famastil já definiu a internacionalização da marca como o foco principal de atuação. “Vamos buscar a qualificação dos clientes, que antes pensavam apenas na questão de preço, e agora passarão a atuar com a valorização do produto, num processo de fidelização da marca, que vem com a implantação do Famastil Resolve nos mercados externos”, salienta o Gerente de Exportação, Alexandre Moroso de Lima. Depois do início do processo de implantação do Famastil Resolve no Uruguai e Paraguai, agora serão o Equador e o Peru os próximos países a receberem atenção. De acordo com o gerente, entre as ações implementadas, no Chile, por exemplo, houve redução de 9 para 3 distribuidores. “A intenção é proporcionar melhores serviços, dando garantia de entrega e mostrando a qualidade dos nossos produtos, tendo uma atitude de parceria com esses importadores”, argumentou. A meta futura é incorporar, nos próximos dois anos, pelo menos outros 10 países à carteira de negócios de exportação da empresa com o formato de “Famastil Resolve”.

Dentro dessa nova perspectiva, a Famastil está praticamente transformando o seu distribuidor em um grande operador logístico, inclusive atuando em conjunto com a empresa quando o assunto é a montagem de novos PDVs. Alexandre explica que o momento atual é de esclarecer o trabalho, mostrando que o mais importante dentro do programa é “vender pelo cliente e não apenas vender para o cliente”. Com isso, eles se tornam verdadeiros promotores da marca, contando com treinamento contínuo,

garantia de reposição e manutenção do PDV. “No Uruguai, em 2007, tínhamos uma meta de 30 PDVs, antes do lançamento do programa. Pouco mais de um ano depois, chegamos a 204 clientes, pois o mercado esperava por novidade, por aquele algo mais que não existia, com uma grande aceitação”, sustenta. Esse sucesso também se materializou em vendas, com um crescimento de 70% sobre a meta inicial e um faturamento 166% superior.

Com as devidas correções, o Paraguai recebeu a segunda etapa do Famastil Resolve no Exterior. A evolução do programa fez com que fosse criado o programa T-D-T (tienda dientro de tienda, ou loja dentro da loja) e mais dois formatos de propostas comerciais. “Iniciamos a implantação com 120 produtos referência, mas estamos trabalhando em lojas maiores com até 260 produtos, trazendo ganhos como maior visibilidade para a marca, identificação do vendedor com os produtos e a inserção da Famastil como opção para os consumidores finais”, destacou Moroso.

Os próximos passos do trabalho na área de exportação é a implantação dos projetos do Equador (Nov/08) e no Peru (Dez/08), com maior suporte e ampliação da confiança dos clientes, através do reforço no relacionamento com os clientes externos. “Dentro do atual cenário de instabilidade, também decidimos retomar o cliente de Marca Própria, proporcionando uma negociação diferenciada, com descontos que ajudam a ampliar o fluxo de caixa e reduzir o impacto da desvalorização das moedas locais com um maior volume de vendas”, afirmou o gerente Alexandre Moroso.

FAM

ASTI

L RE

SOLV

ER

evist

a Fa

mas

til R

esol

ve

04

Page 7: Famastil Resolve 3

FAMASTIL RESOLVE

Revista Fam

astil Resolve

05

CRESCE O GRAU DE SATISFAÇÃODO FAMASTIL RESOLVE

Que o projeto Famastil Resolve é um grande sucesso, disso ninguém tem dúvida. Mas saber os motivos da aceitação desse conceito dentre os mais de 2 mil clientes da marca em todo o país está sendo o foco de um trabalho realizado através da área de telemarketing. Desde julho deste ano, foi iniciada a aplicação da Pesquisa de Satisfação sobre o programa. “É uma forma de encontrarmos caminhos cada vez mais seguros para garantir resultados positivos dentro do Famastil Resolve, mas também de acharmos lacunas que precisamos trabalhar para que nossos clientes fiquem plenamente satisfeitos”, destaca o gerente de vendas e coordenador da pesquisa, Ricardo Wingert. No mês de setembro, por exemplo, o Índice de Satisfação Geral chegou a 95%, superando o resultado anterior. Já 97% dos entrevistados acham que o mix de produtos atende bem suas

necessidades e ajuda a ampliar vendas, enquanto outros 97% consideram que o sistema de merchandising e exposição de produtos é um dos pontos altos do programa.

Para Wingert, o trabalho traz outras vantagens para a fábrica e melhorias para os clientes. “Com a retroalimentação do projeto, feita pelas operadoras do levantamento, recebemos dados que nos permitem auxiliar nossos consultores nas vendas, melhorar a interação com os clientes para que possamos saber quais produtos com maior giro, além de servir também para recebermos sugestões até mesmo sobre novos produtos”, salienta. Ele revela que os dados são base para que os gerentes regionais de venda possam tornar seu atendimento ainda mais eficiente para o lojista. Wingert ressalta que ao mesmo tempo que a pesquisa traz informações que

ajudam a controlar a aplicação do programa Famastil Resolve junto aos mais de dois mil clientes, também sinaliza o que pode evoluir no processo de atendimento.

O trabalho realizado vai mais longe. Além do questionário básico, as operadoras buscam constatar qualquer desequilíbrio no atendimento. “A busca dessa satisfação plena deve ser contínua, e ao detectarmos algo fora do padrão, entramos em contato com nosso cliente e estipulamos um prazo máximo de 7 dias para a resolução”, disse Wingert. A cada três meses, todo o circuito de clientes passa por um novo balanço de dados. “Os nossos clientes querem sempre receber informações sobre o programa e tirar dúvidas, e nosso trabalho fica mais centrado se temos esse contato direto”, argumentou.

Page 8: Famastil Resolve 3

FAMASTILENCONTRA OPORTUNIDADESEM ECONOMIA INSTÁVEL

Planejamento e execução rápida de algumas medidas são os caminhos que a Famastil escolheu para ultrapassar o momento de instabilidade vivido pela economia internacional. Para tal, definiu estratégias que estão abrindo novas oportunidades para negócios. A primeira ação foi reforçar a exportação de produtos. “Com o dólar mais alto, estamos conseguindo uma compensação positiva com as vendas externas em relação à aquisição de produtos importados que fazem parte do mix”, afirma o diretor comercial, Michel Gasparin. Na sua avaliação, o impacto em setores diretamente ligados à atuação da empresa não será dos mais fortes. Ele lembra que as projeções continuam mostrando um crescimento no PIB na ordem de 10% para segmento da construção civil em 2008 no Brasil. “Estamos fechando outubro com o segundo melhor resultado de vendas da nossa série histórica e vamos observar os próximos movimentos do mercado, mas todas as providências já estão sendo tomadas para garantir o resultado”, afirmou.

Mesmo reconhecendo o desequilíbrio econômico momentâneo, Gasparin avalia que um processo recessivo está praticamente afastado. “É importante que sejam tomadas providências concretas, como a garantia de crédito para os empreendedores imobiliários, por exemplo, que garantem milhões de emprego e mantêm o giro do consumo no mercado interno, além disto, também é importante que as linhas de financiamento permaneçam abertas, para que as empresas continuem investindo”, enfatiza. O assessor de diretoria Clésio de Pinho Jacintho ressalta a importância de encontrar alternativas. “Nós já estamos ampliando a fabricação de produtos anteriormente importados, produzindo uma economia de custos e mantendo até mesmo uma probabilidade de contratação de novos funcionários”, enfatiza. Outra atitude tomada pela Famastil foi a retomada da produção de terceiros para exportação, permitindo a utilização de capacidade instalada e também reabrindo novos nichos de mercado, uma vez que este mercado havia sido perdido pela falta de competitividade da exportação em função da taxa do dólar.

Em outro front, Gasparin enfatiza que o relacionamento com fornecedores e clientes também passa por mudanças. “Estamos em conversações com as siderúrgicas, discutindo preços como forma de tornar nossa produção mais eficiente e com custos menores, ao mesmo tempo que estamos renegociando contratos de importação, principalmente da China, a fim de manter a competitividade”. Dentro dessa estratégia, o assessor Clésio Jacintho também ressalta que os lançamentos de novas famílias de produtos têm ajudado a manter as vendas em patamares positivos. “É importante planejar nossa produção dando ênfase a produtos novos que estão demonstrando capacidade de giros altos de negócios, como as novas linhas de pilhas, movimentadores de cargas, carrinhos de mão e cadeados”, sustenta.

Michel Gasparin, Diretor Comercial

MER

CADO

Rev

ista

Fam

astil

Res

olve

06

Page 9: Famastil Resolve 3

INOVAÇÕES

A implantação do programa Famastil Resolve foi um dos instrumentos de maior sucesso de vendas na empresa. De Sul a Norte do País, os resultados positivos se acumulam. No entanto, o case da chamada área São Paulo Metropolitana tem se convertido num dos melhores exemplos desse sucesso. “Em 2008, crescemos no Varejo desta região nada menos do que 132% de Famastil, e outros 144% de Prat-k”, destaca o gerente de vendas de Varejo para São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, Rodrigo Machado. Ele aponta mais alguns dados significativos para demonstrar seu otimismo com o funcionamento do projeto. “Dentro do Famastil Resolve, passamos de 111 para 230 clientes, sendo que o crescimento nas vendas e reposições destes lojistas alcançou 109%, em 2008”, comemora.

Na avaliação do gerente, esse desempenho positivo vem ocorrendo de forma sincronizada, em todo o País. “O trabalho que os demais gerentes, supervisores e vendedores têm feito é uniforme e padronizado, garantindo uma exposição de marca crescente e a constatação, pelos nossos clientes, que com Famastil eles resolvem o setor de ferramentas e a ordenação de suas lojas e, principalmente, que na Famastil eles podem confiar”, afirmou Rodrigo Machado.

O gerente observa que o atendimento a um número cada vez maior de segmentos também tem colaborado para que os clientes sintam-se seguros em trabalhar com a Famastil. E mais do que nunca a empresa está na mídia, tanto televisiva quanto escrita e falada. “Com isso tudo, só poderíamos consolidar um Case de sucesso na região Metropolitana de São Paulo, que tem, só na capital paulista, nada menos do que 11 milhões de habitantes e fronteiras muito maiores de negócios a serem exploradas”, acrescentou Machado.

Revista Fam

astil Resolve

07

FAMASTILINVADE MERCADO PAULISTA

Machado considera que alguns fatores influem de forma fundamental para chegar nesses patamares positivos. “Os nossos clientes acabam fidelizando porque temos componentes importantes e diferenciados, como Atendimento Consultivo, Mix Lógico, uma verdadeira prestação de serviços focados no giro, um serviço de exposição inteligente, sem falar que ainda estamos sempre prontos para dar orientação sobre a exposição dos nossos produtos e até mesmo sobre o lay-out de muitas lojas”, enfatiza o gerente de vendas. Segundo ele, ainda há muito espaço para crescer, oportunizando serviços cada vez mais eficientes. Para tanto, Rodrigo Machado aposta na qualificação das equipes “permitindo que os nossos clientes tenham lucros e resultados altamente expressivos trabalhando com as nossas marcas e produtos”.

Page 10: Famastil Resolve 3

SITE

Rev

ista

Fam

astil

Res

olve

08

CONHEÇA O NOVOSITE DA FAMASTIL

Já está no ar o novo site da Famastil, com muitas novidades para consumidores e lojistas. Agora todo mundo que acessar o www.famastil.com.br vai contar com uma navegação rápida, fácil e muito interativa em todo o site. São diversos espaços e sessões para potencializar as visitas e deixar os clientes muito mais próximos da Famastil.

Um dos muitos destaques oferecidos pelo site é o espaço “Simulador Online Famastil”. Lá, o lojista vai compor ambientes completos para a sua loja, utilizando as diversas soluções disponíveis para o PDV do Famastil Resolve, em apenas alguns cliques. E no mês de novembro, o site também estará disponível nos idiomas inglês e espanhol. Acesse e confira.

www.famastil.com.br

Page 11: Famastil Resolve 3

CAMPANHA FAMASTIL RECEBEMEDALHA DE OURO NO PRÊMIO COLUNISTAS

FAMASTIL RECEBE MENÇÃO HONROSA E FICA ENTRE AS TRÊS MELHORES TRENAS DO MERCADO NO PRÊMIO ANAMACO 2008

FAMASTIL ENTRE AS MAIS LEMBRADAS POR LOJISTAS NO12º PRÊMIO DO MELHOR PRODUTO DO ANO

RECONH

ECIMEN

TOR

evista Famastil Resolve

09

A Campanha da Famastil “Não importa qual o problema, com as ferramentas Famastil você resolve” que está no ar durante todo o segundo semestre de 2008, recebeu medalha de ouro como melhor campanha institucional no Prêmio Colunistas 2008. O prêmio que tem como jurados os principais colunistas do RS é um grande reconhecimento para Famastil, pois destaca a forte presença da marca na mídia. O que valoriza ainda mais o grande esforço de comunicação da empresa para estar sempre próxima de todos os clientes.

A Famastil recebeu o Prêmio Anamaco 2008, sendo escolhida como a 3ª melhor marca de trenas em Grandes Clientes, ganhando, ainda, uma Menção Honrosa para a mesma categoria. Todo esse reconhecimento vêm para reforçar, cada vez mais, a qualidade Famastil, que em apenas 2 anos no segmento de trenas já pode comemorar por estar entre as melhores.

O Prêmio do Melhor Produto do Ano da Revista Revenda, que escolhe os produtos mais rentáveis dentro da loja, premiou a Famastil em dois segmentos. A Trena Robusta ficou na 4ª posição no segmento Ferramenta Manual e a Mangueira Trançada alcançou a 5ª posição no segmento Mangueira de PVC. Mais um grande destaque e reconhecimento à qualidade dos produtos Famastil, sempre lembrada por lojistas e consumidores.

Page 12: Famastil Resolve 3

LAN

ÇAM

ENTO

SR

evist

a Fa

mas

til R

esol

ve

10

A FAMASTIL VAIINVESTIR PARA CRESCER

Revista Famastil Resolve: Os mercados mundiais ainda avaliam a real extensão da crise financeira. Como devem ficar os investimentos da Famastil para novos lançamentos, em 2009? Giuliano Tissot: A crise ainda está muito na mídia. Sabemos que vamos enfrentar uma pequena retração nas vendas, mas seguiremos com nosso trabalho. Em 2009, vamos investir muito em novos lançamentos, o que deve ocorrer até o ano de 2010. Expandiremos o guarda-chuva de produtos Famastil, focando sempre os resultados que vêm, principalmente, do uso do canal da prestação de serviços. Esse diferencial é garantia de continuidade nos bons resultados que a empresa vem conquistando nos últimos anos, usando como base o Famastil Resolve, que seguirá como alavancador de negócios, mas ainda mais focado na exportação.

R.F.R.: Na sua avaliação, o momento é propício para encontrar oportunidades em outros mercados?

G.T.: Com certeza temos condições de avançar. O nosso plano de exportação, por exemplo, prevê a montagem de projetos em 2 a 3 países por ano. Poderemos colocar no mercado produtos mais competitivos, seguramente apoiados nesta variação cambial, pois as cotações do dólar eram irreais. Além disso, está mudando um pouco a característica anterior nas vendas externas da empresa. Mais do que a questão preço, os nossos lojistas e parceiros fora do País estão apostando na prestação de serviços e na ampliação do mix de produtos, com maior giro. Estamos adaptando o Famastil Resolve e preparando vários lançamentos, que iniciaram com força, em 2008.

R.F.R.: Quais são as novidades em produtos que devem chegar em forma de lançamentos, a partir deste final de ano?

G.T.: A nossa indústria está trabalhando muito, ampliando o mix em cima de estudos de mercado. Definimos que duas linhas terão prioridade entre os lançamentos pelo giro que levam aos nossos parceiros lojistas e pelo investimento mais baixo para sua produção. A linha de Cadeados é um espaço com ótimas condições de crescimento no mercado, com uma ação mais eficiente de vendas. Outro segmento que será fortalecido é o de Lâmpadas Eletrônicas, onde a redução do consumo de energia e a tendência mundial de uso garante um altíssimo giro. As marcas ainda estão se consolidando nessa área, e vamos entrar com força, a partir do segundo semestre de 2009. Embora essas duas linhas mereçam destaque, estamos com 50 linhas de novos produtos sendo trabalhados para entrar no mercado brasileiro e internacional.

R.F.R.: Qual o produto mais vendido entre os novos apresentados durante 2008?

G.T.: A linha de Facões talvez tenha sido a de maior destaque, pois entramos bem, no início do segundo semestre deste ano, e estamos com um giro altíssimo, pois era um segmento praticamente dominado por uma marca, e que tem muito espaço para trabalharmos. O nosso preço também imprimiu alta competitividade para nossa linha. Outro destaque foi a linha de Pinturas, com pincéis, rolos, brochas, escovas e bandejas, entre outros. O retorno tem

Entrevista comGIULIANO TISSOTDiretor de Marketing da Famastil

Page 13: Famastil Resolve 3

LANÇAM

ENTOS

Revista Fam

astil Resolve

11

sido excelente, mesmo com o lançamento tendo sido feito apenas no mês de agosto de 2008. Por fim, vejo no segmento de Carrinho de Mão outro que cresceu muito e onde operamos com altíssimo valor agregado.

R.F.R.: Qual a tendência deste segmento no mercado?

G.T.: Mesmo com uma retração, até porque outros mercados internacionais da Famastil foram afetados até de maneira mais forte pela crise, o nosso segmento de operação no mercado não tem uma situação anormal. Acreditamos que o crédito será recuperado e voltaremos a ter um mercado retomando os bons negócios. Claro que, algum lançamento, poderá ser prorrogado.

R.F.R.: Que tipo de inovação esses produtos da Famastil oferecem?

G.T.: A melhor inovação é a nossa capacidade cada vez maior de oferecer serviços aos nossos parceiros. É algo que vem se tornando uma tendência entre os grandes players mundiais do setor.

R.F.R.: No mercado mundial, qual está sendo o foco das empresas que trabalham com ferramentas e materiais para construção e reformas?

G.T.: Investir na oferta de serviços, com a estruturação de lojas dentro de lojas, melhoria na exposição e montagem visual são componentes que estão em alta para os lojistas

e indústrias em todo o mundo. Quem não estiver pronto para atender essa demanda, ampliando a parceria com os distribuidores e lojistas, cada vez mais concentrados, ficará de fora da expansão do mercado mundial.

R.F.R.: Como analisas o processo de implantação do Famastil Resolve em mercados da empresa no Exterior?

G.T.: É hora de arregaçar as mangas e fazer mais. A fórmula nós já temos e agora é fazer as adequações necessárias e implantá-la da forma mais rápida e eficiente possível. Mas também precisamos evitar que ela seja copiada, embora saibamos que outras marcas também estão buscando elaborar situações semelhantes. É um diferencial que temos de manter firme em nossa operação.

R.F.R.: O que você destacaria no mercado mundial do setor?

G.T.: O mais importante é que podemos dizer que o Brasil está na pauta internacional dos grandes players do setor. Na China, por exemplo, o nosso País deixou de ser apenas mais um comprador. A solidez que estamos demonstrando tem feito com que sejamos um país com grande potencial de consumo. A crise deve ser menor aqui e possibilitar negócios importantes para os produtores mundiais, como a China que está reduzindo sua dependência dos Estados Unidos e Europa.

Page 14: Famastil Resolve 3

TREI

NAM

ENTO

Rev

ista

Fam

astil

Res

olve

12

INOVANDONA QUALIFICAÇÃO

Uma das ferramentas principais para garantir o sucesso na aplicação do programa Famastil Resolve e o incremento nas vendas é o treinamento dos consultores, responsáveis por levar os produtos da marca a mais de 2 mil pontos-de-venda no País. Essa certeza ajudou a reforçar esse trabalho, com uma alteração significativa no processo de qualificação desses funcionários. “Modificamos a sistemática e, agora, os treinamentos são realizados nas sedes regionais, como São Paulo, Belo Horizonte e Goiânia, o que trouxe ganhos na velocidade de capacitação dos novos consultores e na redução de custos nessa operação”, explica o diretor comercial da Famastil, Michel Gasparin. No Nordeste, os treinamentos ocorrem nas cidades de origem dos consultores.

As inovações não param por aí. Segundo Michel, a descentralização também aumentou para 4 o número de pessoas aptas a ministrar os treinamentos, em cada regional. “Hoje, temos no mínimo 12 multiplicadores preparados para qualificar os novos consultores. São gerentes, supervisores e consultores com maior experiência, que estão próximos as sedes de treinamento, e que ministram os cursos para os novos vendedores”, afirmou Michel Gasparin. Ele salienta outro fator importante: como o local de treinamento passou a ser regionalizado, e não mais centralizado em Gramado (apenas os consultores da Região Sul continuam sendo treinados na sede da indústria), o instrutor também está mais familiarizado com as rotinas, hábitos e cultura dos consultores da região. “Com isso, os novatos podem ser acompanhados pelo próprio instrutor, que exerce sua função normal, mostrando na prática o que foi passado na teoria no curso”, sustentou.

Contente com os resultados das mudanças, o diretor comercial, Michel Gasparin, ainda complementa a lista de vantagens. De acordo com a análise dos resultados, ele afirma que os novos consultores estão sendo capacitados de forma mais rápida dentro de suas regionais. “Antes dos treinamentos, um consultor levava até 6 meses para atingir o ponto de equilíbrio na vendas e, atualmente, este consultor chega no terceiro mês com um número sustentável de vendas”, comemora.

Com a descentralização dos procedimentos, a carga horária dos treinamentos passou das 80 horas anteriores para 40 horas, atualmente. Outra alteração foi feita no módulo de merchandising, que incluía a montagem dos expositores. “Estamos num processo bem mais prático, em que o nosso novo consultor aprende a montar um ponto-de-venda já no próprio cliente atendido por outro consultor mais experiente, contando com o devido acompanhamento”, ressalta Gasparin.

Page 15: Famastil Resolve 3

do merchandising realizado na loja pelo cliente e através de uma meta de vendas para reposição”, esclarece Ribeiro. Com uma estimativa inicial de ampliação de vendas em um patamar de 60%, o gerente comercial salienta perspectivas ainda mais ousadas. “Acredito que poderemos superar esse índice, pois estamos sentindo um grande entusiasmo dos nossos clientes”, disse. Ribeiro destaca que, para o verão 2009/2010, a intenção é levar a Ação Verão para Santa Catarina, nos mesmos moldes do que já é feito no RS. “Neste ano, ainda teremos apenas uma campanha institucional, com abordagens em algumas praias, mas de forma localizada, depois queremos a implantação do projeto completo naquele Estado, que é um dos que mais se desenvolve em termos de turismo de verão no país”, sentencia o gerente.

AÇÃO VERÃOCONSOLIDAINCREMENTODE VENDAS

Quanto maiores as inovações, melhores perspectivas de sucesso na campanha. Por isso, foram produzidos novos materiais gráficos para facilitar a visualização daqueles clientes que estão com suas lojas cadastradas para a promoção. “Estamos adesivando as lojas, contando com equipes de promotores que auxiliam na hora de realizarmos as atividades para sorteios de brindes aos consumidores nas lojas, e contando com premiações também para os nossos clientes pelo seu trabalho de organização dos expositores e pela atuação no dia da Ação Verão em seu estabelecimento comercial”, explica Ribeiro. Serão 4 prêmios, que variam de R$ 500,00 a R$ 3.000,00. Todo esse processo é realizado mantendo o conceito de orientação e avaliação das lojas participantes, levando em consideração três pontos básicos. “Essas premiações ocorrerão através da avaliação no PDV feita por cliente oculto, por uma análise

A cada ano que passa, os números da campanha Ação Verão demonstram as vantagens desse trabalho. No terceiro ano do projeto, já foi possível iniciar os trabalhos contando com o dobro de pontos-de-venda em relação ao primeiro ano de atuação. “Iniciaremos o projeto 2008/2009 com 25 PDVs, ainda tendo o Rio Grande do Sul como base, e com uma abordagem feita de forma diferente e objetivando

levar o consumidor final para dentro das lojas parceiras”, afirmou o gerente comercial da Famastil, Maurício Ribeiro. Na sua opinião, esse procedimento vai ajudar muito na fidelização do consumidor pela loja do cliente inserido na Ação verão. “No último veraneio, tivemos um incremento nas vendas superior a 100% em relação ao ano anterior”, ressalta Ribeiro, entusias-mado pela aceitação da campanha.

AÇÃO VERÃOR

evista Famastil Resolve

13

Page 16: Famastil Resolve 3

EXPOCONSTRUÇÃO BAHIA

CONSTRUSUL 2008

DIA DOS PAIS FAMASTIL NO MOINHOS

PRÊMIO ANAMACO

FAM

ASTI

L EM

EVI

DÊN

CIA

Rev

ista

Fam

astil

Res

olve

14

A Famastil participoude 19 a 23 de agosto, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, da Feira Expoconstrução Bahia 2008.

Mais uma vez, a Famastil esteve presente na Construsul, o evento aconteceu de 6 a 9 de agosto no Centro de Exposições da Fiergs, em Porto Alegre.

A ação de Dia dos Pais Famastil, aconteceu de 04 a 10 de agosto, no Moinhos Shopping, com diversas ações e exposição de produtos Famastil e Prat-K no louge montado para os visitantes.

A Famastil foi escolhida pelos revendedores como a 3ª melhor trena de bolso no Prêmio Anamaco em Grandes Clientes e, ainda, recebeu a Menção Honrosa no mesmo segmento.

Page 17: Famastil Resolve 3

FAMASTIL EM

EVIDÊNCIA

Revista Fam

astil Resolve

15

MÍDIA DIÁRIO DO GRANDE ABC

DIÁRIO DO GRANDE ABC • DOMINGO, 26 DE OUTUBRO DE 2008

Page 18: Famastil Resolve 3

FAM

ASTI

L EM

EVI

DÊN

CIA

Rev

ista

Fam

astil

Res

olve

16

MÍDIA REVISTA AMANHÃ

A crise que passa despercebidana Famastil Taurus

(Sinapi), que registrou variação de 0,35 ponto percentual em outubro (0,95%) sobre setembro (1,30%). Para o diretor comercial da Famastil Taurus, esse recuo revela a realidade do mercado, que estava superaquecido e até mesmo inflacionado. "O PIB da construção civil, que estava estimado para crescer 12% em 2008, pode recuar para uns 10%, mas mesmo assim fechará o ano com uma das maiores altas dos últimos anos", explica o executivo, que acrescenta: "Para 2009, não será diferente. A demanda por imóveis continuará existindo".

O cavaleiro do apocalipse pode até bater às portas da Famastil Taurus, mas o diretor comercial da empresa, Michel Gasparin, garante que elas estarão fechadas para todo e qualquer respingo de crise. Na fábrica de ferramentas para a construção civil, sediada em Gramado, na Serra Gaúcha, a produção é mantida em ritmo acelerado. "Enquanto houver expectativa de consumo, não vamos parar de produzir. Não temos por que fomentar a desgraça", afirma. Todo este otimismo está sustentado no crescimento de 46% das vendas registrado este ano em relação a 2007. Com este desempenho, a empresa deverá ultrapassar o faturamento previsto para 2008, de R$ 100 milhões - um crescimento de 32% em relação ao exercício anterior. Alheia às incertezas quanto ao futuro dos mercados, a Famastil Taurus resolveu manter firme a meta de chegar a 40% de crescimento em 2009. A estratégia passa diretamente pela fabricação de produtos que antes eram importados da China. Aliás, é esta nacionalização que vai estimular a contratação de mais 26 funcionários até o final deste ano.

Como houve uma valorização do dólar frente ao Real, a empresa espera que o mercado doméstico suspenda parte das importações. "Temos um espaço aberto para a indústria nacional", avalia. Para fisgar estes compradores, a Famastil Taurus procurou esquecer a crise, fazendo de outubro - mês que abalou os nervos da economia mundial - o segundo melhor mês de vendas da história da empresa fundada em 1953. O primeiro, conta Gasparin, foi justamente o anterior: setembro. "Setembro foi talvez o melhor mês da história para a grande maioria das empresas do segmento", diz Gasparin. A explicação, segundo ele, está no aquecimento natural do mercado da construção civil e das compras de commodities de aço, cujos preços estavam inchados ao longo do ano. Os números de crescimento da companhia são muito superiores aos do Índice Nacional da Construção Civil

Fabricante de ferramentas faz de outubro o segundo melhor mês em sua história de vendas e acumula crescimento de 46% no anoPor: Grasiela Duarte

Com base nos resultados registrados em setembro e outubro, a Famastil Taurus resolveu contratar 13 novos funcionários para atuar exclusivamente no departamento comercial. A atitude parece, no mínimo, destemida face aos acontecimentos recentes relacionados à economia global. "O que faz a economia girar é o comércio e a indústria. Se tivesse escutado o Mantega [Ministro da Fazenda, Guido Mantega] dizendo que o mundo vai acabar, teria demitido 50 pessoas no dia seguinte", brinca Gasparin. O diretor comercial da Famastil destaca que, apesar de otimista, a empresa está bastante atenta ao que acontece no mercado. Exatamente por isso, a companhia tem agido com cautela, preservando o caixa e reduzindo o nível de estoques.

Ainda que as vendas no mercado doméstico tenham atingido valores recordes, Gasparin reconhece que as exportações já sentiram abalos, em função do esfriamento das economias dos países importadores. O consolo é que a estratégia para superar esse desafio já havia sido traçada previamente. Agora, diz o executivo, é hora de conquistar novos mercados e intensificar a atenção para América Latina. O México, que antes vinha importando do mercado chinês, retomou negócios com a Famastil Taurus. Além disso, Gasparin conta que a Inglaterra foi conquistada pelos produtos da empresa recentemente e que a gigante americana do varejo Wal-Mart está vindo ao Brasil "para negociar".

Sem deixar-se influenciar

Page 19: Famastil Resolve 3
Page 20: Famastil Resolve 3