fama & tv - destak.pt · candidatos a pais superam crianças para adopção grande lisboa...

16
Terça-feira 15 Novembro de 2011 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1698 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell Lisboa Candidatos a pais superam crianças para adopção GRANDE LISBOA PÁGINA 03 Peça de teatro vai ensinar crianças de 70 escolas a separar e a reciclar ACTUALIDADE PÁGINA 04 Está a diminuir o número de profissionais de saúde vítimas de agressão Magistrados consideram ilegais cortes nos subsídios Decisão do Tribunal Constitucional não convenceu a Associação Sindical dos Juízes Portugueses. Selecção decide hoje no talismã Estádio da Luz a presença no Euro PUB EM DESTAK PÁGINA 02 ACTUALIDADE PÁGINA 04 ACTUALIDADE PÁGINA 05 Cigarros que se apagam sozinhos para evitar fogos ACTUALIDADE PÁGINA 05 Portishead ARTE & LAZER PÁGINA 08 Entrevistámos Geoff Barrow dos Portishead sobre os amores e desamores com a música, o novo disco em 2012 e a ligação a Portugal. D.R. Brad Pitt deixa carreira aos 50 Actor deve dei- xar de o ser da- qui a três anos, mas continuará ligado à arte. FAMA & TV PÁGINA 14 PUB

Upload: ngotruc

Post on 21-Jan-2019

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Terça-feira 15 Novembro de 2011 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1698 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell

Lisboa

Candidatos a pais superam crianças para adopção

GRANDE LISBOA PÁGINA 03 Peça de teatro vai ensinar crianças de 70 escolas a separar e a reciclar

ACTUALIDADE PÁGINA 04

Está a diminuir o número de profissionais de saúde vítimas de agressão

Magistrados consideram ilegais cortes nos subsídiosDecisão do Tribunal Constitucional não convenceu a Associação Sindical dos Juízes Portugueses.

Selecção decide hoje no talismã Estádio da Luz a presença no Euro

PUB

EM DESTAK PÁGINA 02

ACTUALIDADE PÁGINA 04

ACTUALIDADE PÁGINA 05

Cigarros que se apagam sozinhos para evitar fogos

ACTUALIDADE PÁGINA 05

PortisheadARTE & LAZER PÁGINA 08

Entrevistámos Geoff Barrow dos Portishead sobre os amores e desamores com a música, o novo disco em 2012 e a ligação a Portugal.

D.R.

Brad Pitt deixa carreira aos 50Actor deve dei-xar de o ser da-qui a três anos, mas continuará ligado à arte.

FAMA & TV PÁGINA 14

PUB

uma única competição inter-nacional.

A escolha da Luz foi feita não só por ser o maior estádio português, mas também por já ser talismã. Foi lá que, há dois anos, Portugal bateu por 1-0 a Bósnia, no jogo da 1ª mão do play-off de acesso ao Mun-dial 2010 – seguiu-se ida à Bós-nia e nova vitória por 0-1. Tu-do golos marcados por joga-dores que hoje devem ser titu-lares – Raul Meireles e Bruno Alves. Depois dos gritos por Messi, dos laser apontados à cara de Cristiano Ronaldo e da já apelidada «horta», onde foi o jogo da 1ª mão, espera-se uma recepção infernal na Luz, algo que não preocupa o selec-cionador bósnio. Safet Susic disse mesmo que «termos um relvado espectacular à nossa espera faz-nos acreditar mais que podemos conseguir».

Paulo Bento desvalorizou ontem a pressão a que está su-jeito e também procurou tirar pressão dos jogadores. O se-leccionador explicou que «in-dependentemente do resulta-do», ficará sempre de «cons-ciência tranquila» pelo trabal-ho feito na qualificação.

Paulo Bento confia na vitória «Estamos convencidos e con-victos de que vamos lá estar [Euro2012] e que nos prepa-rámos da melhor maneira possível para este play-off», disse o técnico que está «con-vencido de que o resultado se-rá bom». O seleccionador, na antevisão ao jogo assumiu ain-da a responsabilidade por uma derrota: «Se estivermos no Euro2012, a responsabilidade é dos jogadores. Se não conse-guirmos a qualificação, a res-ponsabilidade é minha».

O técnico também pediu tranquilidade. «Sou famoso também por isso, pela questão da tranquilidade. Em 20 anos como jogador e oito como trei-nador, nunca pensei em algum momento num jogo de vida ou de morte. É um objectivo, na-da mais», disse sobre o Euro 2012, acrescentando que «o fu-turo não me tira o sono».

Bento disse ainda que não tem o direito de exigir que a Luz esteja hoje cheia, devido à crise, mas pediu calma du-rante o jogo: «vão ter que ser pacientes, porque vamos ter problemas por enfrentar uma equipa de qualidade». O selec-cionador lembrou os proble-mas que a Selecção tinha (com treinador suspenso) quando chegou e que, desde 1990 «que Portugal não tinha dois selec-cionadores diferentes numa qualificação».

10 JOGOS DECISIVOS NA LUZ

Desde 1984 que o Estádio da Luz tem trazido bem mais ale-grias que tristezas à selecção nacional. Em 10 jogos decisi-vos, só houve dois resultados negativos – caso da final do Euro 2004, com a Grécia, e do empate com a Checoslováquia que não serviu, na qualificação para o Mundial 1990. União Soviética, Grécia Rep. Irlanda, Irlanda do Norte, Hungria, Estónia, Inglaterra e Bósnia já foram vítimas na Luz.

O ÁRBITRO ALEMÃO

O jogo será arbitrado pelo ale-mão Wolfgang Stark, conhecido por ser intolerante com a indis-ciplina. Stark já expulsou este ano Pepe, na polémica meia-final da época passada entre Real Madrid e Barça. De acordo com o ex-árbitro Carlos Valen-te, em declarações à Renas-cença, Stark «não gosta muito que os jogadores contestem as suas decisões».

60 MIL DEVEM ESTAR NA LUZ

Ontem, pela hora de almoço já tinham sido vendidos 40 mil bilhetes e a organização acre-dita que até à hora de jogo, devido ao bom tempo, devem ser vendidos 60 mil entradas.

PIOR DEFESA DESDE 1970

A entrada portuguesa na quali-ficação, com Queiroz suspenso, ajudou a que Portugal tenha a pior defesa desde 1970, já que desde essa altura que não sofria tantos golos numa quali-ficação. Daí que o selecciona-dor bósnio diga: «não defen-dem bem como equipa».

QUATRO ENTRADAS NO EURO São quatro as selecções que entram hoje no Euro 2012. Exis-tem vantagens preciosas para a Croácia (goleou fora a Turquia por 0-3), Rep. Checa (bateu por 2-0 Montenegro) e da Rep. Ir-landa, de Trapattoni, que gole-ou a Estónia por 0-4. Portugal ou Bósnia terão o 4.º ‘bilhete’.

O apelo já foi feito: os di-rigentes, equipa técnica

e jogadores da Selecção que-rem os portugueses unidos no apoio à equipa nacional, com o Estádio da Luz cheio e um ambiente “feroz” para receber os bósnios. Portugal empatou a zero na Bósnia, na primeira-mão do play-off, o mesmo que dá acesso ao Euro 2012, e pre-cisa de vencer, ou empatar a zero (mas bater os bósnios nos penáltis). Só assim faz o pleno com 11 anos em que não falhou

PLAY-OFF EURO 2012 O Estádio da Luz deve encher hoje (21h – RTP1) para o jogo com a Bósnia, que decide se Portugal vai estar no Europeu

Dados a ter em conta para o play-off de acesso ao Euro

Paulo Bento pediu paciência durante o jogo e está confiante na vitória que coloca Portugal no Europeu.

JOÃO TOMÉ [email protected]

Luz quer voltar a ser talismã

1. Paulo Bento quer tornar Portugal a 5.ª selecção a estar presente em todas as fases finais desde 2000, juntando-se a Espanha, Itália, Alemanha e França. 2. O treino em Óbidos não teve ausentes. 3. A boa disposição reinou entre o experiente Eduardo (suplente) e o jovem Patrício (titular). 4. Paulo Bento mostrou que quem sabe não esquece.

1 2

3ª Feira · 15 de Novembro de 201102 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptEm Destak

«No final [do jogo] queremos uma equipa feliz, uma selecção fe-liz e um país feliz» PAULO BENTO

«Se estivermos no Eu-ro 2012, a responsabi-lidade é dos jogado-res. Se não conseguir-mos é minha» PAULO BENTO

53 4

FOTOS PAULO CUNHA LUSA

3ª Feira · 15 de Novembro de 2011 · 03

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptGrande Lisboa

‘Look at Me Terreiro do Paço’ é uma iniciativa do Turismo LX

Desmaravilhas está a percor-rer actualmente cerca de 70 escolas do ensino básico do concelho de Lisboa até mea-dos do próximo mês de Dezembro, com mais de 120 espectáculos.

A iniciativa é da Câmara Municipal de Lisboa, e desen-volve-se especificamente no âmbito do programa de edu-cação ambiental “Lisboa Lim-pa Tem Outra Pinta”, estan-do ainda integrada na oferta educativa para o ano lectivo 2011-2012.

Imaginário infantil A peça, que tem a duração de cerca de 40 minutos, recorre ao imaginário infantil, fazen-do uma incursão bem-humo-rada pelo célebre conto de Lewis Carroll, já tantas vezes retratado, Alice no País das Maravilhas.

A história tem por base conceitos ligados à temática

Para conhecer o calendário completo das actuações e

saber em que escola anda a peça, basta, informa a Câmara de Lisboa, enviar um email para [email protected]. A ‘digressão’ do espectáculo termina no decorrer do pró-ximo mês de Dezembro.

Uma peça de teatro es-tá a ensinar as crianças

das escolas de Lisboa a sepa-rar e a reciclar o lixo domés-tico.

Porque é ‘de pequenino que se torçe o pepino’ e o fu-turo é mesmo das crianças, pretende-se ensiná-las a lu-tar por um futuro mais ami-go do ambiente, mais susten-tável, com simples práticas que, se aprendidas desde ce-do, se tornam fáceis e instin-tivas, com benefícios óbvios para todos. Assim, a peça de teatro Zeca e Alice no País

TRANSPORTES

Reacção ao corte de ligações fluviais A presidente da Câmara de Almada e os presiden-tes das 11 juntas do con-selho repudiam a decisão de supressão das ligações fluviais entre a Trafa-ria/Porto Brandão/Belém. CERIMÓNIA

Fundação Saramago na Casa dos Bicos

O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa vai entregar a chave da Casa dos Bicos à Fun-dação José Saramago, para instalação da sua sede, amanhã, às 12h, na Casa dos Bicos. PAISAGEM CLASSIFICADA

QUERCUS condena novo arboricídio A QUERCUS condena de novo o abate de árvores centenárias, que está a decorrer na vila histórica, pela Câmara de Sintra.

EDUCAÇÃO ’Zeca e Alice no País Desmaravilhas’ percorre cerca de 70 escolas

Peça de teatro ensina crianças de Lisboa a separar e a reciclar

Saber em que escola anda a peça...

Iniciativa dura até meados do próximo mês de Dezembro, com mais de 120 espectáculos.

LUÍS ANICETO

PATRÍCIA NAVES [email protected]

DISNEY

ambiental, tais como a limpe-za da cidade, a prevenção da produção de resíduos, a sepa-ração e a reciclagem. As per-sonagens principais são o Ze-ca Limpão, já conhecido no âmbito do programa “Lisboa Limpa Tem Outra Pinta”, agora transformado em eco-herói, e claro a sua inespera-da irmã Alice. Numa hora, um momento de formação cí-vica e ambiental.

O teatro infantil é inspirado no célebre conto de Lewis Carroll (na foto, na versão do filme da Disney)

10 SEGUNDOS Turismo de Lisboa promove

o nosso Terreiro do PaçoPromover a oferta tu-rística no Terreiro do

Paço e zona envolvente e informar sobre o desenvol-vimento das intervenções de requalificação nesta área nobre, são os objecti-vos da webletter e da revis-ta do Turismo, Look at Me Terreiro do Paço.

Distribuídas através de mailing list, nos Postos de Turismo e nos estabeleci-mentos turísticos, a revis-ta e a webletter têm, res-pectivamente, uma perio-dicidade trimestral e bi-

NOVA WEBLETTER E REVISTA

mestral e edições bilingues, em português e inglês.

A webletter acaba de ser lançada em terreirodopa-co.net e o 1º número da revis-ta é publicado em Dezembro.

FICHA TÉCNICA Título Registado no E.R.C. sob o n.º 123881; Propriedade/Editor: Metro News, Publicações, SA; Empresa Jornalística n.º 223575; Matrícula n.º 505434229 da C.R.C. de Cascais; NIPC505434229; Capital Social: € 156.480,00; Principais Accionistas: Cofina, SGPS, SA, António

Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva; Conselho de Administração: António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva, Laurentina Martins, Luís Santana; Nome da Publicação: Destak; Directora: Isabel Stilwell; Editores Executivos: João Moniz, Patrícia Naves; Redacção: Ana Rodrigues (assistente), Carla Marina Mendes, Filipa Estrela, João Tomé, Luís Miguel Mota (estagiário), Nuno Miguel Pereira, Patrícia Susano Ferreira, Vera Valadas Ferreira; Colunistas: J.L. Pio Abreu, João César das Neves, João Malheiro, José Luís Seixas, Luísa Castel-Branco; Fotogra-fia: Mafalda van Uden; Projecto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Grafismo: Pedro Alves (editor), Joana Túlio, Rita Alves, Sérgio Costa; Marketing: Luís Rebola, Alexandra Cayolla, Rui Gonçalves, Catarina Bernardo (assistente) ([email protected]); Passatempos/Eventos: Ana Bar-bado, Marta Tavares; Administração/Redacção/Publicidade: Estrada da Outurela 118, Parque Holanda – Edifício Holanda 2790-114 Carnaxide; Telefone: 21 416 92 10/Fax: 21 416 92 28; Departamento Comercial: DIRECTOR COMERCIAL: Ricardo Branco; AGÊNCIAS: Ana Silveira e Joana Santana (Coor-denadoras), Adriana Macedo, Daniel Barata, Margarida Rego, Paula Tavares, Ruben Casimiro, Sónia Andana; DIRECTOS: Luís Filipe (Coordenador), Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luis Farinha, Nuno Ferraz, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Maria da Luz Veiga (planeamento), Marta Brigham (assistente); Telefone: 21 416 92 10/Fax: 21 416 92 26/E-mail: [email protected]; DEPARTAMENTO ON LINE: Sónia Andana; Porto: Tiago Medeiros (Coordenador); AGÊNCIAS: Ivone Pinheiro; DIRECTOS: Rui Saraiva, Vitor Machado; Susana Matias (assistente) Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99; Chefe de Distribuição: José Magalhães; Periodicidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; Impressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Depósito Legal: n.º 170470/01. Delegação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80-1º 4100-320 PORTO Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99.

Transporte grátis para Idosos da Alta de Lisboa

A população sénior da Alta de Lisboa tem

desde Setembro transpor-te gratuito para ir ao médi-co, fazer compras ou até vi-sitar amigos, no âmbito de um projecto feito a pensar

PROJECTO

na mobilidade e segurança dos mais velhos. A iniciativa foi da Associação de Moradores do Bairro da Cruz Vermelha no Lumiar, que arranjou finan-ciamento e disponibilizou uma carrinha de nove lugares pa-ra transportar os idosos. «O Transporte Solidário é para pessoas a partir dos 55 anos, por na Alta de Lisboa existi-rem zonas em que há grande deficiência de transportes».

Porto de Lisboa bate recorde O Porto de Lisboa bateu o recorde de quase 90 mil passageiros de cruzeiros que passaram pela capital lisboeta em Outubro, mais 28 por cento do que no mesmo mês do ano passado.

CLICKLUÍS ANICETO O PSI 20 fechou a

cair 0,60%, em mínimos de 2003,

acompanhando o pessimis-mo da Europa face às ten-sões nos mercados da dívida, apesar do bom comporta-mento do BCP e da Galp.

FECHO VAR% RESUMO PSI-20 5.549,30 -0,60

SUBIDAS CONST. DESCI 6 1 13

MAIORES SUB. VAR% FECHO BANIF 3,65% 0,28 BCP 2,91% 0,11 MOTA-ENGIL 1,45% 1,05

MAIORES DESC. VAR% FECHO SONAE INDÚSTRIA -3,67% 0,58 ZON -2,49% 1,96 ALTRI -2,32% 1,18

BOLSA

3ª Feira · 15 de Novembro de 201104 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptActualidade

centa que, para alcançar o ob-jectivo de redução do défice do OE, é «socialmente mais justo» e mais equitativo criar--se um «imposto extraordiná-rio» a incidir sobre os rendi-mentos do trabalho e do capi-tal, de abrangência universal sobre os que tenham capaci-dade contributiva e com taxas progressivas.

A associação reconhece que a questão foi analisada pe-lo Tribunal Constitucional re-lativamente à redução de re-munerações da Função Públi-ca em 2011 e que concluiu es-tarem conformes a Constitui-ção, mas contrapõe que «a ju-risprudência do TC, afirmada naquele acórdão, não conven-ce» a ASJP.

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses

considera «ilegais e inconsti-tucionais» a redução de remu-nerações e a suspensão do pa-gamento dos subsídios de fé-rias e de Natal previstas na proposta na Lei do Orçamen-to do Estado para 2012.

No parecer a que a Lusa te-ve acesso, a associação acres-

OE2012 Decisão do Tribunal Constitucional não convence associação de juízes

Juízes consideram cortes de subsídios «inconstitucionais»

Aumentar salário mínimo leva a mais desemprego e fecho de empresas, garante secretário de Estado.

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA [email protected]

123RF

Salário mínimo ‘não é baixo’ No que respeita ao valor do sa-lário mínimo nacional, o secre-tário de Estado do Emprego garantiu ontem no Parlamen-to que um aumento pode difi-cultar a situação das empre-sas e contribuir para mais de-semprego e acrescentou que, «em termos relativos, o salá-rio mínimo não é realmente baixo em Portugal». A opinião é semelhante às conclusões de um estudo das Universidades do Porto e Minho, que expli-cam que este rendimento tem vindo a crescer desde 2006 acima da remuneração média dos privados e que aumentar o seu valor iria incrementar o desemprego e levar ao encer-ramento de empresas.

Criar um imposto extraordinário seria, segundo os juízes, «socialmente mais justo» e equitativo

Pedidos de ajuda de famílias preocupam EstadoO secretário de Estado da Segurança Social,

Marco António Costa, consi-dera preocupante o número crescente de famílias que pe-dem ajuda às instituições de solidariedade social. Recorde--se que o presidente da Cári-tas Portuguesa, Eugénio da

SEGURANÇA SOCIAL

Fonseca, revelou no domingo que, desde o início do ano, sur-giram 4645 novos agregados familiares a pedirem ajuda à instituição, o que representa uma média mensal de 516 no-vas famílias carenciadas.

Também o Banco Alimen-tar tem vindo a registar um

aumento das pessoas que pe-dem ajuda e uma redução de excedentes oferecidos pelas empresas e indústria. A situa-ção está a obrigar o Banco Ali-mentar a cortar nos cabazes de bens essenciais que entre-ga às instituições, pela primei-ra vez nos últimos 20 anos.

Dormir ou não dormir na cama dos pais...

Adiscussão dura desde tempos imemoriais e promete ficar na agenda muito

para lá do aquecimento glo-bal: dormir ou não dormir na cama dos pais, é a questão que quem tem filhos peque-nos coloca todas as noites. Mais precisamente até ao dia em que começa a perguntar--se qualquer coisa como «mas se não está na minha cama em cama de quem é que está?!?» Domesticar o sono dos filhos, tornando-o civilizado, ou seja das nove às nove, sem pesadelos, nem mais nada que nos obrigue a sair da cama e a interromper as preciosas e raras horas que nos sobram para dormir, é a miragem de todos os pais. Mas é uma tarefa difícil, por muitos manuais que se publiquem, por muitas recei-tas que mães e pais partil-hem no emprego, no parque ou à porta do jardim infantil. E entre os extremistas que advogam que as crianças durmam entre o pai e a mãe sempre, e aqueles que dizem que não pode acontecer nunca, há uma multidão de pais que faz como pode, para resgatar a noite à insónia. O problema é complicado, até porque se sabe que a pri-

vação de sono é uma tortura, e os especialistas portugueses não duvidam de que os pais portu-gueses dormem de menos e andam exaustos. É por isto tudo que a revista Pais e Filhos dedi-cou o seu 5º Debate ao tema. No dia 23 de Novembro, pelas 18 horas, no Cinema S. Jorge em Lisboa, vai ter a oportunidade de ouvir a opinião de especialis-tas como Mário Coordeiro (pediatra), Pedro Caldeira da Silva (pedopsiquiatra) e Cristina Flores (enfermeira), e de fazer todas as perguntas que há tanto

tempo tem vontade de colocar. A entrata é gratuita, mas é obri-gatório reservar lugar pelo 214154584, enquanto é tempo. Quanto à minha opinião, posso dar-lha já: desconfio que somos um bocadinho hipócritas, por-que mal temos a oportunidade disso, escolhemos alguém com quem partilhar as noites. E nesta história, como em todas, deve prevalecer o bom senso: para adormecer e todas as noi-tes, nunca; assustados, sempre; de manhãzinha, obrigatório.

No dia 23 de Novem-bro, a Pais&Filhos põe o tema à discussão. A entrada é gratuita.

ISABEL STILWELL [email protected]

EDITORIAL

Durante o ano passado foram registados 79 casos

O número de agres-sões a profissionais

de saúde diminuiu em 2010, ano em que foram regista-dos 79 casos, uma redução que pode estar ligada às «iniciativas locais» que con-duziram à «melhoria da qualidade dos serviços» ou à diminuição da comunica-ção de casos, revela a Di-recção-Geral da Saúde. Re-corde-se que em 2007 hou-ve 35 episódios de agres-sões, um valor que subiu para 69 no ano seguinte e para 174 em 2009.

VIOLÊNCIA

Centros de Novas Oportunidades passam a escolas

O Governo vai redi-reccionar a rede de

Centros de Novas Oportu-nidades e parte do seu fi-nanciamento para o Ensi-no Profissional, mantendo apenas alguns destes cen-tros com as actuais funções e com financiamento limi-tado aos que tiverem me-lhores notas, noticia a Lu-sa. Segundo o Ministério da Economia, o Executivo pre-tende transformar estes es-paços em Centros para o Ensino Profissional, no âm-bito de um plano mais vas-to para apostar nessa área de formação.

PROFISSIONAIS

123RF

O ministério de Álvaro Santos Pereira anunciou a decisão

MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Menos agressões a profissionais de Saúde em 2010

Portugal é uma «terra de oportunidades» Em época de crise económica e financeira, Portugal pode ser «uma terra de oportunidades para quem as saiba aproveitar», garantiu ontem Cavaco Silva em visita aos Estados Unidos.

CLICK ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Actualidade · www.Destak.pt · 053ª Feira · 15 de Novembro de 2011

lias adoptantes, 12 das quais regressaram à alçada do ISS. Ainda que o número seja resi-dual (3%), gera preocupação. Joana Marques Vida, vice-pre-sidente da Associação Cres-cerSer, defendeu à Lusa me-lhor intervenção técnica na se-lecção dos pais adoptantes.

Para as 561 crianças que podem ser adoptadas em

Portugal existem 2316 famílias dispostas a recebê-las. O que mostra que, segundo os dados avançados à Lusa pelo Institu-to de Segurança Social (ISS), a procura continua a ser supe-rior à oferta, tal como aconte-ceu em anos anteriores. E tam-bém à semelhança do que já se verificava, os candidatos a pais preferem os mais pequenos, sem irmãos e de preferência li-vres de problemas de saúde.

Os números atestam as pre-ferências. Do total de crianças

que juridicamente estão em condições de ter uma nova fa-mília, a grande maioria tem mais de quatro anos, embora a preferência das famílias (2154) recaia sobre os menores de quatro, que são apenas 114. Ao todo, 186 têm entre 11 e 15 anos – apenas 23 candidatos estão dispostos a receber crianças com esta idade –, 159 têm en-tre os sete e os 10 e 108 entre quatro e seis.

Os dados mostram ainda existirem 217 menores com irmãos na lista do ISS, apesar de «só cerca de 1/5 dos candi-datos em lista de espera acei-tarem adoptar irmãos». Para além disto, cerca de metade das crianças tem problemas de saúde, número uma vez mais superior ao de candida-tos que as aceitam.

Mais intervenção técnica No ano passado foram inte-gradas 384 crianças em famí- Preferência dos candidatos vai para crianças até aos três anos

SOCIEDADE Há 2316 famílias para 561 crianças disponíveis para adoptar

Candidatos a pais superam ‘oferta’Doze das crianças adoptadas foram devolvidas, situação que embora residual, gera preocupação.

123RF

CARLA MARINA MENDES [email protected]

Nos primeiros três meses do próximo ano será lançada

a ‘Agenda da Criança’, anunciou ontem o secretário de Estado da Segurança Social, no pri-meiro dia do II Congresso Internacional de Adopção, que decorre em Lisboa. Será uma agenda nacional, em que a criança será o centro da preo-cupação de uma iniciativa que envolverá transversalmente a sociedade portuguesa.

Agenda terá criança como tema central

Ban ki Moon pede mais verba O secretário-geral da ONU quer ver criado um fundo de 72,6 mil

milhões de euros para o combate às alterações climáticas.

Breivik admite massacre, mas não a culpa Na sua primeira aparição pública perante a Justiça, o militante anti-islâmico que matou 77 pessoas na Noruega, Anders Behring Breivik, admitiu o massacre, mas recusou declarar-se culpado.

10% dos adultos terão diabetes em 2030, revela um relatório divulgado pela Federação Internacional da Diabetes.

49% é o valor da subida das exportações portuguesas para a China nos primeiros nove meses de 2011.

NO

GLOBO

Por ano, as novas medidas podem salvar 500 vidas

Com o objectivo de bai-xar para quase metade

o número de vítimas mortais de incêndios, a União Euro-peia quer ver comercializados apenas cigarros «de propen-são reduzida para a ignição», para que estes se apaguem quando não são fumados, o que reduz as probabilidades de incêndio. A alteração pas-sa, nomeadamente, pela alte-ração do papel dos cigarros, que passa a incluir «dois anéis de maior espessura em dois pontos do comprimento do ci-garro». De acordo com Bru-xelas, a experiência da Finlân-dia, onde o número de vítimas de incêndios causados pelos cigarros diminuiu em 43%, su-gere que quase 500 vidas po-diam ser salvas na União Eu-ropeia todos os anos.

NOVAS REGRAS

123RF

UE quer reduzir risco de incêndios devido a cigarros

ITÁLIA

O Tesouro italiano emitiu ontem obri-

gações no valor de três mil milhões de euros, com maturi-dade a cinco anos, com um juro de 6,29%, o mais alto desde 1997. Segundo o Banco de Itália, 5,32% tinha sido a taxa cobrada no último leilão.

CHINA

O presidente norte-americano defendeu

que a China «deve funcionar sob as mesmas normas que os outros países», considerando que Pequim tem demorado a actuar sobre o valor da sua moeda. E isto tem «prejudi-cado não só os EUA, como todos os países da região», disse Barack Obama.

ALEMANHA

A Procuradoria alemã decretou a prisão efec-

tiva de um alegado suspeito de fundar uma organização terro-rista de extrema-direita – uma mulher de 36 anos – que, de acordo com as autoridades locais, é responsável pela morte de pelo menos nove estrangeiros e ainda um agente da polícia.

SÍRIA

O ministro dos Negó-cios Estrangeiros sírio

considera que a crise no seu país já tem fim à vista, apre-sentando desculpas pelos ata-ques perpetrados contra missões diplomáticas. Ontem, a União Europeia decidiu con-gelar os empréstimos euro-peus à Síria e aumentar as sanções contra o regime.

MÉDIO ORIENTE

Raides aéreos levados a cabo por Israel sobre

o norte da Faixa de Gaza cau-saram a morte a um militar do Hamas e feriram ainda outros sete. De acordo com a Associa-tied Press, os ataques destruí-ram também um posto de segurança do movimento islâmico, causando um corte de electricidade que afectou cem mil pessoas.

IRÃO

O Governo iraniano negou as acusações

das autoridades do Bahrein, classificando-as de desprovi-das de «fundamento» quanto à dita ligação de Teerão com um grupo que se preparava para realizar atentados nesse país.

Monti inicia consultas Mario Monti, que já é o primeiro-

-ministro de Itália, deu ontem iní-cio às consultas para a formação do novo Governo de emergência.

Há muito tempo que vimos adul-terando o significado

da palavra Amizade. Hoje conundimo-la com as pessoas que conhecemos, e nada mais. Contudo, a Amizade é um sentimento tão forte e poderoso como o Amor. Um amigo é alguém que nos conhece e aceita como somos na realidade, com todos os nossos defeitos. Alguém que está à distancia de um telefo-nema, a qualquer hora, a qualquer momento. Alguém que nos diz a ver-dade, que nos abana e ao mesmo tempo está sem-pre disponível para nos aconchegar. A Amizade não conhece inveja, mes-quinhez. Não guarda ran-cor nem segredos. Por isso mesmo, a Amizade é um bem maior do que o Amor. Não existe contabili-dade na Amizade, eu dei e tu não, nada disso. Nestes momentos tão difí-ceis que estamos a passar, e perante um futuro pró-ximo que não augura boas noticias, talvez nunca tenha sido tão necessário, tão importante ter um Amigo. Porque mesmo quando fingimos que não sabemos, a verdade é que cada um de nós sabe exactamente quem é essa, ou com sorte, essas pessoas com quem podemos contar até ao fim da nossa vida. Também todos temos a nossa parte de desilusões. De certezas que possuía-mos sobre o outro e de repente nos deparamos com a morte daquilo que era uma Amizade. E se o tempo tudo cura, não conheço cura ou remédio para esta dor. Contudo, quem no final deste penoso caminho que estamos a percorrer, onde a crise financeira se mistura com a ausência de valores e de sonhos, quem no final estiver ao nosso lado saberá honrar a palavra Amizade. Que sejamos nós capazes de fazer o mesmo.

INSTANTES

A Amizade

*HTTP://LUISACASTELBRANCO. BLOGS.SAPO.PT/ CONSULTORIOLUISACA STELBRANCO.BLOGS.SAPO.PT

LUÍSA CASTEL- -BRANCO*

EPA

3ª Feira · 15 de Novembro de 201106 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptDesporto

PUB

Sporting e Benfica, ao longo dos últimos anos

de domínio portista na Liga (sete títulos nos últimos 10 anos), têm perdido alguns campeonatos no período do Natal. Esta época, esperam- -se vários jogos importantes nos últimos seis desafios do ano, não só na Liga, como na Taça de Portugal e nas provas europeias – jogos que também influenciam o desempenho no

No último dérbi na Luz, em Março, Javi marcou o golo da vitória

LIGA Com o campeonato ao rubro entre os três grandes, até 18 de Dezembro todos têm calendário cheio

Seis tira-teimas até ao Natal Grandes têm seis jogos difíceis em 29 dias, com dérbis e clássicos, que podem definir a temporada.

LUSA

JOÃO TOMÉ [email protected]

Jaime Pacheco, o melhor treinador na China O português Jaime Pacheco foi eleito pelo semanário

chinês Titan o Treinador do Ano no campeonato da China. O português cumpre a 1.ª temporada no Beijing

Guan e foi vice-campeão da Liga que terminou este mês.

BENFICA

Aimar ainda se sente feliz a jogar futebol, explicou o jogador em entrevista ao jor-nal A Bola, indicando que «espero ser eu a deixar o futebol e não o futebol a deixar-me a mim». O médio do Benfica, cujo golo prefe-rido foi o que marcou ao Sporting, disse que Messi está ao nível de Maradona e Ronaldo marca golos «como já não se vê». O argentino foi homenageado ontem pela embaixada da Argentina.

MERCADO

Roma recusou 70 milhões do Chelsea por Rossi, reve-lou ontem Bruno Conti, o director desportivo do clube, naquela que seria uma das transferências mais caras de sempre.

TURQUIA

Guti terá rescindido com o Besiktas de Carvalhal, noticiava ontem a imprensa turca. O espanhol deve estar assim de saída do Besiktas, apesar de ter contrato até Junho de 2012. Para além de Carlos Carvalhal, há no clube sete jogadores portugueses.

Taekwondo nos Jogos do Sudeste Asiático Os jogos South East Asian (em português, do Sudeste Asiático) estão de volta com modalidades arrojadas como o taekwondo, que se realiza este ano em Jacarta, na Indonésia.

127 internacionalizações vão tornar hoje, com a Costa Ri-ca, Casillas o jogador mais internacional pela selecção espanhola. Isso mesmo já foi garantido por Del Bosque.

111.º internacionalização no 11.º dia do mês 11 (Novembro) de 2011 foi o que o guardião ita-liano Buffon celebrou na pas-sada sexta-feira ao serviço da Selecção de Itália.

10 SEGUNDOS

campeonato, já que ocorrem todos em 29 dias.

Comecemos pelo Benfica, que começa esta sexta-feira por defrontar na 4ª eliminató-ria da Taça de Portugal, na Fi-gueira da Foz, a Naval. Segue--se, quatro dias depois, o de-safio mais decisivo na Cham-pions, a ida a Manchester pa-ra enfrentar o United e, qua-tro dias a seguir, o dérbi mais aguardado dos últimos anos, na Luz, frente ao Sporting. Os leões estão a apenas um pon-to dos líderes Benfica e FC Porto e podem consumar a 26 de Novembro a sua recupe-ração na prova.

Antes do dérbi os leões têm missão difícil na Taça de Por-tugal, frente ao Sp. Braga, em Alvalade, mas têm seis dias para descansar, já que o seu

D.R.

Seleccionador queria vencer mas Sadiku não deixou

A Selecção de sub-21 esteve a vencer por

duas vezes mas acabou por empatar na Albânia, 2-2, num resultado que deixa Portugal isolado no 2.º lu-gar do grupo 6 de apura-mento para o Euro 2013. Jo-sué e Wilson Eduardo mar-caram para Portugal, mas Sadiku anulou a vantagem por duas vezes. Portugal beneficiou da derrota da Polónia pela Moldávia.

EURO2013

PAULO CUNHA/EPA

Albânia trava selecção sub-21 de Rui Jorge

CALENDÁRIO ATÉ DEZEMBRO BENFICA

NAVAL (F) 18 NOV TP

MAN. UNITED (F) 22 NOV LC SPORTING (C) 26 NOV L OTELUL (C) 7 DEZ LC

MARÍTIMO (F) 11 DEZ L RIO AVE (C) 16 DEZ L

FC PORTO

ACADÉMICA (F) 19 NOV TP

SHAKHTAR DONETSK (F) 23 NOV LC SP BRAGA (C) 27 NOV L

ZENIT (C) 6 DEZ LC BEIRA-MAR (F) 10 DEZ L MARÍTIMO (C) 17 DEZ L

SPORTING

BRAGA (C) 20 NOV TP BENFICA (F) 26 NOV L

ZURIQUE (C) 1 DEZ LE NACIONAL (C) 10 DEZ L LAZIO (F) 14 DEZ LE

ACADÉMICA (F) 18 DEZ L (C) CASA (F) FORA L LIGA; TP TAÇA DE PORTUGAL; LC LIGA DOS CAMPEÕES; LE LIGA EUROPA

calendário só “aperta” em De-zembro.

O FC Porto decide quase tudo na Champions na Ucrâ-nia, na próxima semana, após ir a Coimbra defrontar a Aca-démica para a Taça e, embo-

ra tenha mais tempo para des-cansar em Dezembro, tal co-mo o Benfica (que vai à Madei-ra) tem de defrontar o surpre-endente Marítimo, no Dragão. O futebol luso pára a partir de 18 de Dezembro.

PUB

3ª Feira · 15 de Novembro de 201108 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptArte & Lazer

D.R.

A autora finlandesa vai estar esta noite noTeatro Aberto

D.R.

Sofi Oksanen assiste hoje à sua peça ‘Purga’

Realiza-se hoje no Teatro Aberto, em

Lisboa uma representação especial do espectáculo Purga, de Sofi Oksanen. A autora finlandesa vai assis-tir ao espectáculo e estará disponível para uma breve conversa com o público so-bre a peça.

Com vários prémios arrecadados, Purga está traduzida em 38 línguas. Amanhã, será lançada a versão portuguesa, pela editora Objectiva (Alfa-

TEATRO

guara), na Fnac do Chiado. Com encenação de João Lou-renço, a peça está em cena até dia 27 de Novembro, de quarta a sábado às 21h30 e domingo às 16h.

Pastor canta com OML

O Cinema S. Jorge, em Lisboa acolhe ho-

je o concerto que junta no mesmo palco Luis Pastor e a Orquestra Metropolitana de Lisboa, integrado na Mostra Espanha 2011, or-ganizada pelo Ministério da Cultura daquele país. A poesia de José Saramago é a inspiração de um dos mais recentes trabalhos do prestigiado cantautor, e deu origem ao espectáculo hoje apresentado.

CULTURA

Nova Sala no aniversário de José Saramago Amanhã, dia em que José Saramago celebraria 89 anos, a Biblioteca Municipal Palácio Galveias inaugura às 13h, o Espaço Ler Saramago, o Essencial do Nobel.

Simple Plan em Portugal

Pela 1ª vez em Portu-gal, os canadianos

Simple Plan vêm apresen-tar o recente álbum Get Your Heart On. Editado em Junho, o disco conta com Rivers Cuomo dos Weezer. Depois da digressão ame-ricana, o grupo traz a Get Your Heart On Tour à Eu-ropa, com passagem por Portugal a 11 de Março, às 21h, no Coliseu de Lisboa. Na 1ª parte actuam os We The Kings. Preço 28 euros.

ESTREIA

CLICKSÉRGIO LEMOS/CM

Eu fiquei muito contente. Que-ríamos ser nos próprios mas sem nos repetirmos, entende? Foram apelidados de criadores do trip hop, pioneiros da cena de Bristol, as mudanças foram um corte com isso? Ou estavam sim-plesmente num lugar diferente? Não, porque nunca nos senti-mos parte disso, era o que a im-prensa dizia mas nunca senti-mos a responsabilidade. Não queríamos ser parte de cenas, conhecíamos o Tricky e Massi-ve mas não queríamos rótulos. Mas o sucesso de Dummy mudou as vossas vidas e carreiras? Mudou a minha vida, sem dú-vida. Eu vim de humildes co-meços e mudou tudo para mel-hor. Nunca estivemos numa de fama, só queríamos fazer mú-sica. Mas quando aconteceu não vou dizer que foi mau. Mas

Treze anos após o 1º encon-tro, qual a vossa relação

com Portugal? Excelente. No SBSR estivemos em Lisboa 4 dias, a ver as vis-tas. Adoramos é fantástico, já cá estivemos muitas vezes, conhecemos o Rodrigo Leão, o Frágil, restaurantes, já nos sen-timos em casa... Ainda sobre Third, após 11 anos; O que levou tanto tempo? Queríamos voltar com o disco certo. Fizemos outras coisas, acabámos uma tour, desapaixo-nei-me pela música e virei-me para a parte comercial, criei uma editora mas não queria criar mú-sica, e passou tudo rápido. No final e depois desse tempo to-do, era o disco que queriam?

PATRÍCIA NAVES [email protected]

nunca afectou– espero– as nos-sas cabeças, famílias, amigos. De volta a Bristol, 1991, é verda-de que o Geoff e a Beth (Gibbons) se conheceram numa fila de de-semprego? Sim. E eu tinha uma banda, a Beth procurava música que fos-se com a sua voz e pronto... E agora, já estão a compor? Mais ou menos... em Janeiro. Mas haverá um álbum? Sim, haverá um álbum. Então já não está cansado e de-sapontado com a música? Não, não estou. Estava a ler no outro dia um cantor que dizia ‘quero que a música me dê um soco no estômago’... E ainda o faz, ainda o surpreende? É o que quero, o que procuro.

Banda tem ligação com Portugal. A entrevista

completa em destak.pt.

Portishead Ainda a promover o espantoso regresso com Third, a banda de Bristol edita o inédito Chase The Tear em vinil 12”, com lucros para a Amnistia Internacional. O Destak falou recentemente com Geoff Barrow.

«Quero que a música me dê um soco»

ARTE

Malangatana com peça da Vista Alegre A Vista Alegre Atlantis lança Encruzilhada de Cul-turas, uma peça única de porcelana, de edição limi-tada a 700 exemplares, que integra a colecção Artistas Contemporâneos da Vista Alegre. A obra imortaliza a amizade que Malangatana tinha por Portugal e o papel que teve no (re)encontro das culturas portuguesa e africana. O lançamento é hoje, das 18h às 20h, na Associação Comercial de Lisboa.

EXPOSIÇÃO

‘Cartas da Real Fábrica’ expostas Uma viagem surpreen-dente pelo passado dos baralhos de cartas portu-gueses é a sugestão da exposição hoje inaugu-rada na Casa da Moeda. Cartas da Real Fábrica é composta por réplicas dos mais famosos baralhos de cartas impressos na Real Fábrica de Cartas de Jogar, documentos do arquivo histórico e baral-hos cedidos por coleccio-nadores. A entrada é livre, de 2ª a 6ª, das 9h às 19h.

ACTIVIDADE

Presentes originais para construção

Compor delicados orna-mentos para o cabelo é o desafio do atelier de Kan-zashi que se realiza no Museu do Oriente, a 24 de Novembro, às 18h30. Ins-crições até 17 Nov.

O Chef Chakall vai à Bulhosa de Entre-campos hoje, às 18h30, para o lançamento do recente ‘Cozinhar com

Prazer’.

TOME

NOTA

Miso Music no Instituto GoetheQuatro dias dedicados à nova música. Esta é a

proposta da Temporada Miso Music Portugal, que hoje co-meça no Instituto Goethe, em Lisboa. Até sexta, o público é convidado a assistir a vários momentos, que podem rede-

FESTIVAL

finir algumas visões sobre a música actual. Os primeiros dois dias são dedicados às crianças, com os espectáculos Contos Contados com Som, onde é possível imaginar his-tórias acompanhadas apenas por sons, misteriosamente

compostas a par de textos li-terários. Os dois dias seguin-tes contam com o clarinetista Nuno Pinto e o grupo francês Ensemble Aleph, no dia 17. No dia seguinte, o evento recebe o concerto monográfico de Mi-guel Azguime.

3ª Feira · 15 de Novembro de 2011 09

3ª Feira · 15 de Novembro de 201110

3ª Feira · 15 de Novembro de 2011 11

3ª Feira · 15 de Novembro de 201112

3ª Feira · 15 de Novembro de 2011 13

3ª Feira · 15 de Novembro de 201114 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptFama & TV

CARNEIRO 21MAR/20ABR Ligue já! 760 10 77 31

Amor: Tem que ter mais confiança na pessoa que está a seu lado. Saúde: Prováveis enxaquecas. Dinheiro: Possível promoção profis-sional.

TOURO 21ABR/20MAI Ligue já! 760 10 77 32

Amor: Não tenha medo de abrir o seu coração à pessoa que está consigo. Saúde: Época bastante favorável do ponto de vista do bem-estar. Dinheiro: Momento pouco favorável.

GÉMEOS 21MAI/20JUN Ligue já! 760 10 77 33

Amor: Notícias de pessoas com as quais já não estabelece contacto há algum tempo vão deixá-lo muito feliz. Saúde: Cuidado com a alimentação. Dinheiro: Preste atenção às contas.

CARANGUEJO 21JUN/20JUL Ligue já! 760 10 77 34

Amor: Prontifique-se a ajudar um familiar. Saúde: Evite apanhar frio e humidade. Dinheiro: Satisfaça os seus pequenos caprichos.

LEÃO 21JUL/22AGO Ligue já! 760 10 77 35

Amor: Evite ser tão enigmático. Saúde: Evite frequentar ambientes nos quais não se sente à vontade. Dinheiro: Concentre-se mais na sua actividade profissional.

VIRGEM 23AGO/22SET Ligue já! 760 10 77 36

Amor: Reflicta e tente perceber se deve investir na sua relação actual. Saúde: Vigie o sistema respiratório. Dinheiro: Cuidado com a sua incons-tância, pois pode trazer-lhe dissabores.

BALANÇA 23SET/22OUT Ligue já! 760 10 77 37

Amor: A sua dedicação e sentido de entrega vão estar mais favorecidos. Saúde: Cuidado com as constipações. Dinheiro: Este dia será favorável ao consumismo.

ESCORPIÃO 23OUT/21NOV Ligue já! 760 10 77 38

Amor: Seja prudente na forma como fala com a sua cara-metade. Saúde: Período propício a quedas. Dinheiro: Seja honesto consigo, não tenha receio de reconhecer os erros.

SAGITÁRIO 22NOV/21DEZ Ligue já! 760 10 77 39

Amor: Óptimo ambiente familiar e sentimental. Saúde: Deixe as preocupações de lado. Dinheiro: Possível aumento no âmbito profissional.

CAPRICÓRNIO 22DEZ/20JAN Ligue já! 760 10 77 40

Amor: A sua sensualidade vai deixar vários corações a suspirar. Saúde: Seja prudente com os doces. Dinheiro: Previna-se, pois poderão surgir gastos pelos quais não esperava.

AQUÁRIO 21JAN/19FEV Ligue já! 760 10 77 41

Amor: Poderá sentir que o seu amor não é correspondido. Saúde: Tenha cuidado com os olhos. Dinheiro: Pode receber um aumento inesperado no seu rendimento mensal.

PEIXES 20FEV/20MAR Ligue já! 760 10 77 42

Amor: Sentirá necessidade de se isolar e fazer uma análise dos sentimentos. Saúde: Sentir-se-á sem energia. Dinheiro: Evite ser tão apegado aos bens materiais.

www.mariahelena.tv [email protected] TEL.: (+351) 21 318 25 99

HORÓSCOPO MARIA HELENA MARTINS

Gerês), São Luís (Odemira), Aldeia do Meco (Sesimbra) e Vimieiro (Arraiolos) são os destinos que, graças ao cuida-do trabalho fotográfico de Constantino Leite, ficamos a saber terem cativado não só o paladar mas todos os sentidos de Stanisic. Nestas 320 pági-nas aplausos para o elegante projecto gráfico de Mário Be-lém. A ilustração é de Hugo “Makarov” Martins” e os tex-tos são de Mónica Franco.

5764 Kms. 61 horas em via-gem. 23 dias fora de casa. 5

hotéis. 754 e-mails. 498 telefo-nemas. 232 SMS. 55 ilustrações. 1347 fotografias. 120 amigos à mesa. 6 mercados. 3 hortas biológicas. 3 talhos. 4 chefes de cozinha. Mais de 3000 ingre-dientes.

Frisa o texto de apresen-tação da obra que Papa

Quilómetros – Uma Caminha-da pela Gastronomia Portu-guesa «não é só mas também» um livro de culinária. Em su-ma, este projecto da Casa das Letras «presta homenagem às coisas boas da vida». Que é co-mo quem diz «a Portugal, aos produtos portugueses, ao po-vo, aos amigos, à família, às viagens… à cozinha». E é logo na capa, que o seu protagonis-ta, o Chef Ljubomir Stanisic nos parece um “Jamie Oliver à portuguesa”. «O cozinheiro nascido a 8 de Junho de 1978 em Sarajevo deixou de ser o chefe estrangeiro de sotaque estranho e passou a ser o cozinheiro jugoslavo mais por-tuguês de sempre», lê-se às tantas na obra.

Em 10 capítulos o Chef vi-sita 10 localidades portugue-sas, provando os ingredientes e as receitas de cada local. Praia do Seixo (Santa Cruz), Ilha do Farol (Olhão), Penhas Douradas (Serra da Estrela), Peso da Régua (Douro), Vida-go (Chaves), Vila do Bispo (Sa-gres), Caniçada (Serra do

CULINÁRIA Jurado do ‘MasterChef’ presta homenagem às coisas boas da vida

Chef Stanisic elogia Portugal em livro

Receita para um livro de 10 capítulos

‘Papa Quilómetros’ é uma caminhada do chef de origem jugoslava pela gastronomia nacional.

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

D.R.

O cozinheiro nascido em Sarajevo deixou de ser um chef estrangeiro

Cleide foi a concor-rente expulsa da gala

de domingo da Casa dos Se-gredos 2, sinal de que os por-tugueses decidiram poupar Susana e Daniela S, as ou-tras nomeadas. Cleide era também a ‘Cúmplice da Voz’, o seu segredo, entre-tanto revelado. A gala ficou ainda marcada pela habitual polémica do ‘triângulo’ amo-roso Fanny - João M. - Dio-go, tendo o pai da concor-rente residente na Suíça abandonado abrupta e tem-porariamente o programa no momento que o namora-do de Fanny, Diogo, garan-tia ao telefone continuar nu-ma relação com ela.

CASA DOS SEGREDOS 2

Cleide foi expulsa

ACTRIZ DE ‘AVATAR’

Zoe Saldana termina namoro de onze anos

A exótica actriz Zoe Saldana, a protagonista feminina do filme Avatar, terminou o namoro de 11 anos com o empresário Keith Britton, do qual estava noiva. O casal de 33 e 35 anos, respectiva-mente, decidiu separar-se de forma amigável. Em Junho do ano passado haviam anun-ciado publicamente o noi-vado. Saldana e Britton são sócios no website My Fashion Data Base, projecto que não sofrerá com o fim da sua relação amorosa, garantem ambos em comunicado.

VETERANOS DE GUERRA

Actor Bruce Willis lança vodka solidário Na qualidade de accionista da marca de vodka Sobieski, o actor Bruce Willis apadrinha o lançamento de uma nova

gama da bebida que visa homenagear os veteranos de guerra dos EUA. Parte das receitas do novo pro-duto reverte a favor da Fisher House Foundation que apoia veteranos milita-res e suas famílias. A própria marca doará directamente 250 mil dólares à causa.

FITA SOBRE MÁFIA

Ross de ‘Friends’ será assassino contratado

Ross da série Friends, dará vida a um assassino contra-tado pela máfia no filme The Iceman. A película narra a história de Richard Kuklinski, mafioso que teria assassinado 250 pessoas entre 1948 e 1986, papel atribuído a Ray Liotta. No grande ecrã Schwimmer interpretará Jack Rosethal, rival de Kuklinski.

8.ª TEMPORADA

‘Anatomia de Grey’ estreia no dia 8 A 8 de Dezembro, o canal por cabo Fox Life tem agen-dadas duas grandes estreias. Pelas 21h25 chega a 8.ª temporada da série de culto Anatomia de Grey, num total de 22 novos episó-dios. Segue-se a exibição do 1.º episódio da 5.ª tempo-rada de Clínica Privada.

NAS

ESTRELASDel Toro será vilão

O actor Benicio Del Toro é o nome mais cotado para

viver o vilão da continuação da saga ‘Star Trek’.

«É amigável. Só queremos que não magoem os nossos filhos»

FILIPA SABROSA (SOBRE DIVÓRCIO)

O TAROT RESPONDE! PENSE NA SUA PERGUNTA! EX: «O AMOR DA MINHA VIDA VAI VOLTAR PARA MIM?» LIGUE 760 10 77 30 (0,60€ iva inc.)

O relatório do grupo de trabalho para a de-

finição do serviço público de comunicação social ontem divulgado recomenda o fim da RTP Informação e Me-mória e a fusão da RTP Áfri-ca e Internacional. Segun-do as recomendações do do-cumento de 32 páginas, o grupo liderado pelo presi-dente do Instituto Superior de Economia e Gestão, diz que a missão da RTP Infor-mação é garantida «ampla-mente» pelos canais priva-dos existentes. O grupo diz ainda que o serviço público de comunicação não deve ter publicidade.

MEDIA

Fim da RTP Memória

Fama & TV · www.Destak.pt · 153ª Feira · 15 de Novembro de 2011

PUB

NAS

ESTRELASLIVRO

Um amigo de Michael Jackson, Frank Cascio, revela em livro que o malogrado Rei da Pop já tomava o anestésico Propofol,

que causou a sua morte, desde 1999. A revelação do também assistente surge em My Friend Michael: An Ordinary Friendship with an Extraordinary Man.

nir, caso a banda entre, como tudo indica, no Rock N’Roll Hall Of Fame. Na primeira entrevista televisiva de Axl em 10 anos, o cantor falou da nomeação para

o prestigiado reconhecimento dando a entender que seria uma altura possível para um encontro com Slash, Duff McKagan e Izzy Stradlin.

ENTREVISTA O vocalista dos Guns N’ Roses, Axl Rose, deu a entender numa entrevista que há uma hipótese do alinhamento original se reu-

visibilidade a projectos que po-deriam não ter hipóteses».

Além da produção, o actor, pai de Maddox, 10 anos, Pax, 7, Zahara, 6, Shiloh, 5, e Vivienne e Knox, 3, garantiu «não ter a certeza» de se ele e a mulher já não terão mais crianças. Pitt diz que os filhos influenciam as

suas escolhas e que espera que um dia olhem para os seus projectos com orgulho. Entretanto, o actor está lei-loar no Ebay, um jantar com uma base de licitação de 10 mil dólares para fins filan-trópicos. As licitações aca-bam amanhã.

A 7ª Arte pode ficar em breve sem um dos seus

rostos mais queridos. O eterno namorado da América, Brad Pitt, está a pensar reformar-se da profissão de actor em pou-cos anos, talvez três, revelou em entrevista à versão austra-liana do programa 60 Minutes. Brad, de 47 anos, casado com Angellina Jolie e pai de 6 filhos, pensa em passar para o outro lado das câmaras, dedicando--se em exclusivo à produção. À questão «por quantos anos mais gostaria de continuar a representar», Pitt foi peremp-tório: «Três». «Estou a adorar produção, juntar pedaços de uma história ou conseguir dar

Pitt, casado com Angelina Jolie, está a leiloar um jantar solidário

EUA Um dos actores mais sexy do mundo pensa em produzir e ter mais filhos

Brad Pitt fala em deixar carreira aos 50 anosPitt diz que os filhos influenciam as suas escolhas e que espera que olhem para os seus projectos com orgulho.

EPA

PATRÍCIA NAVES [email protected]

TELEVISÃO

06:30 Bom Dia Portugal 10:00 Praça da Alegria 13:00 Jornal da Tarde 14:15 Ribeirão do Tempo 14:44 O Direito de Nascer 15:42 Portugal no Coração 18:00 Portugal em Directo 19:07 O Preço Certo 20:00 Telejornal 20:53 Futebol: Selecção Nacional

(AA) Euro 2012 Portugal vs Bósnia 23:08 Planeta Humano 00:07 Filme: Um Homicídio

Perfeito 02:03 Série: Infiltrados 02:47 Poder Paralelo

15:58 Diário Câmara Clara (R) 16:06 National Geographic (R) 16:58 Zig Zag 18:00 A Fé dos Homens 18:33 Série: No Meio do Nada 18:55 Café Central (R) 19:02 Biosfera 19:45 Nativos Digitais 20:01 Zig Zag 20:58 National Geographic 21:52 Café Central 22:00 Hoje 22:37 Diário Câmara Clara 22:46 Série: Erva 23:14 Série: Californication III 23:44 Bairro Alto 00:33 Série: Dexter III

06:00 SIC Notícias 07:00 Edição da Manhã 08:30 Tween Box 09:30 Cartas da Maya – O Dilema 10:30 Querida Júlia 13:00 Primeiro Jornal 14:30 Perfeito Coração 15:40 Boa Tarde 18:35 Morde e Assopra 20:00 Jornal da Noite 21:40 Peso Pesado II – Diários 22:35 Rosa Fogo 23:45 Insensato Coração 00:45 Série: Investigação

Criminal Los Angeles I 01:25 Série: CSI Las Vegas VII

06:30 Diário da Manhã 10:12 Você na TV! 13:00 Jornal da Uma 14:20 Ilha dos Amores 15:15 A Tarde é Sua 17:31 Dá Cá Mais 5 18:35 Casa dos Segredos 2 18:40 Morangos com Açúcar IX 20:00 Jornal das 8 21:22 Euromilhões 21:40 Casa dos Segredos 2 22:55 Remédio Santo 23:50 Anjo Meu 00:30 Casa dos Segredos 2 02:00 Série: Uma Família

Muito Moderna

RTP1

RTP2

SIC

TVI

O jornalista e comen-tador João Malheiro

lançou ontem, na Catedral da Cerveja, Estádio da Luz, o seu novo livro, Crónicas de Futebol & Bem Dizer III. A obra do cronista de ‘Ho-ra Bolas’ do Destak é prefa-ciada pelo músico Luís Re-presas. Para a cerimónia de apresentação foram convi-dadas várias personalida-des da vida política, cultu-ral, desportiva e social, co-mo Eusébio, Rui Costa, Jor-ge Jesus, Fernando Chala-na, Manuel Alegre, Mário Zambujal, António Victori-no d’Almeida, Paulo de Car-valho, Cláudia Jacques, Nu-cha, Karen Gaidão, Mónica Sintra, Toy e Mário Wilson.

FUTEBOL & BEM DIZER

Britney & Xuxa No TV Xuxa do próximo dia 20, o actor Marcelo Serrado e a cantora Britney Spears vão ser os convidados especiais. O programa vai ser exibido pela TV Globo Portugal, às 10h30.

CLICKRANDEE ST NICHOLAS Crónicas de

Malheiro em novo livro

PUB