faltam só dois anos para a copa do mundo

24
Faltam dois anos para a Copa do Mundo ANO VII | NÚMERO 75 | JUNHO 2012

Upload: portal-cdl-fortaleza

Post on 10-Mar-2016

215 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Com a proximidade do Mundial, lojistas e empreendedores brasileiros fazem contagemregressiva para a realização de um dos maiores eventos esportivos do planeta

TRANSCRIPT

Page 1: Faltam Só Dois Anos Para a Copa do Mundo

Faltam dois anos para a Copa do Mundo

ANO VII | NÚMERO 75 | JUNHO 2012

Page 2: Faltam Só Dois Anos Para a Copa do Mundo

Informações: (85) 3464.5506 ou e-mail: [email protected].

O SPC é o maior e mais completo serviço de proteção ao crédito do Brasil. Possui o maior banco de dados da América Latina, oferecendo um portifólio completo para análise de Pessoas Físicas e Jurídicas. Faça como mais de

um milhão de associados: conte com o SPC você também.

SPC. Segurança que você precisa para vender e receber mais.

Quantaspessoas

você conhecenesta loja?

Só o SPCconhecetodas.

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

ANÚNCIO_SPC_CONJUNTURA_205X275.pdf 1 28/05/2012 19:01:13

Page 3: Faltam Só Dois Anos Para a Copa do Mundo

E x p E d i E n t E

Conjuntura do Comércioé uma publicação mensal editada

pela da CDL de Fortaleza.DISTRIBUIÇÃO GRATUITA.

PresidenteFrancisco Freitas Cordeiro

1° vice-presidentePio Rodrigues Neto

2° vice-presidenteFrancisco Deusmar de Queirós

Projeto gráfico e diagramaçãoEverton Sousa de Paula Pessoa

Estágiario de criação Antonio Henrique

Produção textualFernanda Lima

Estagiária de jornalismoDulcinea de Carvalho

Jornalista responsávelDégagé Assessoria

Tiragem10.000 exemplares

ImpressãoGráfica Cearense

Sugestões e comentá[email protected]

Rua 25 de Março, 882 – CentroCEP 60060-120 – Fortaleza – CE

Fone: (85) 3464.5506www.cdlfor.com.br

MISSÃOCoordenar a integração e o

desenvolvimento sustentável do comércio de Fortaleza, preservando os

interesses coletivos, a responsabilidade socioambiental e os princípios do

associativismo.

Palavra do Presidente

Faculdade cdlTeoria, prática e eficiência em educação superior 7

associativismoRE/MAX: concorrente de peso no mercado imobiliário 8

tecnologiaQR Code: tecnologia para comunicar 9

economia & mercadoEconomia se aquece ao longo do ano 10

matéria de capaFaltam só dois anos para a Copa do Mundo 12

responsabilidade socioambientalEdisca: uma atuação singular com a juventude 15

case de sucessoA trajetória de um mestre dos negócios 16

liderança & gestãoO que as empresas podem aprender com o Barcelona 18

cdl JovemCDL Jovem de Fortaleza visita novo estádio Castelão 19

Federação em açãoFederação apresenta 25ª Convenção no interior 20

como FazerConsultorias para pequenas, médias e grandes empresas 21

aprendendo na práticaComo melhorar o atendimento a seus clientes 22

n E s ta E d i ç ã o

Consciência Ambiental Comprovada twitter.com/cdlfortaleza Curta a CDL de Fortaleza no Facebook

mais: Aconteceu na CDL 4 O que vem por aí 5 Diálogo com o Empresário 6MISTOPapel produzido a partirde fontes responsáveis

www.fsc.org

É hora de avançar ainda mais

O segmentO vArejistA aguarda com grande expectativa mais uma data come-morativa para alavancar as vendas. O Dia dos Namorados é uma grande oportuni-dade para receber os consumidores, agora animados com a redução da taxa de juros e oferta de crédito que lhes possibilitará maior poder de compra. Além disso, o Governo Federal tem adotado medidas de estímulo ao consumo interno, fortale-cendo nossa convicção de que as vendas terão um acréscimo de pelo menos 7% em relação ao mesmo período do ano passa-do. Portanto, cabe aos lojistas a destreza de modernizar o ambiente de consumo e ofertar bons produtos a preços justos, com boa qualidade de atendimento.

Nesse cenário otimista, nossa capi-tal Fortaleza figura, no ranking nacional,

como a 8ª cidade em potencial de consu-mo, destacando a capacidade e o tamanho do mercado local, segundo pesquisa do IPC Maps. Assim, devemos ser criativos e aproveitar esse bom momento gerado pelo cenário positivo. Diante do favorável poder de consumo no Ceará, contrapondo quais-quer tendências de inadimplência, está na hora de o comércio varejista se desenvolver e avançar mais, objetivo a ser buscado com muito empenho, união e profissionalismo. A CDL de Fortaleza se coloca lado a lado do comércio, com benefícios e soluções para apoio ao seu desenvolvimento.

[email protected]

Informações: (85) 3464.5506 ou e-mail: [email protected].

O SPC é o maior e mais completo serviço de proteção ao crédito do Brasil. Possui o maior banco de dados da América Latina, oferecendo um portifólio completo para análise de Pessoas Físicas e Jurídicas. Faça como mais de

um milhão de associados: conte com o SPC você também.

SPC. Segurança que você precisa para vender e receber mais.

Quantaspessoas

você conhecenesta loja?

Só o SPCconhecetodas.

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

ANÚNCIO_SPC_CONJUNTURA_205X275.pdf 1 28/05/2012 19:01:13

CONJUNTURA DO COMÉRCIO Junho 2012 3

Page 4: Faltam Só Dois Anos Para a Copa do Mundo

Aconteceu na CDL

CDL Móvel agitou Vila Velha

A 28ª edição da CDL Móvel aconteceu no bairro Vila Velha, de 07 a 11 de maio,

na EEFM Dona Hilza Diogo de Oliveira. Foram ofertados sete cursos gratuitos de qualificação para os microempresários e associados da CDL de Fortaleza. Também foi realizada a Gincana Salve o Planeta, onde os alunos arrecadaram três toneladas de papel e garrafas pets. O vencedor da Gincana foi o aluno Leonardo Cândido Machado, que conseguiu a maior quantidade de produtos recicláveis e conquistou o

tão almejado prêmio: um tablet da Samsung.

A segunda edição de 2012 da CDL Móvel vem aí e ocorre de 18 a 22 de junho no Bairro Ellery, na EEEP Dona Creusa do Carmo Rocha. Além dos cursos, os inscritos e a comunidade poderão tirar documentos, como RG e CPF, e participar da Gincana Salve o Planeta, estimulando a consciência cidadã e iniciativas que favoreçam a responsabilidade socioambiental. Inscreva-se no site www.cdlfor.com.br e participe!

Muita alegria e descontração no encerramento da CDL Móvel no bairro Vila Velha, que contou com a presença de vários diretores da entidade. Abaixo, o aluno vencedor da gincana Salve o Planeta recebe seu prêmio.

4 CONJUNTURA DO COMÉRCIO Junho 2012

Page 5: Faltam Só Dois Anos Para a Copa do Mundo

Foi sucesso de público a segunda edição do Ciclo de Palestras, com o tema “Oportunidades de Negócios com grandes Fornecedores Mundiais”, que foi ministrado por Carlos Gouveia e Heverson Souza. A terceira edição está programada para 13 de junho, com o tema “A Importância de um Modelo de Gestão: o que os líderes e as empresas podem aprender com o Barcelona”, com Marcos Braun; já a quarta edição, em 03 de julho, abordará a temática “Como chatear clientes: uma viagem ao universo do ‘desserviço’”, com Nelson Gonçalves, ótimas oportunidades para gestores e interessados aprimorarem técnicas e estratégias de negociação.

Promovido pela CDL de Fortaleza e Faculdade CDL, o Ciclo de Palestras continua até outubro de 2012. Confira a programação no site www.cdlfor.com.br. O Ciclo de Palestras têm vagas limitadas. Maiores informações: 3433-3012 / 3433-3013. Não perca esta chance!

Ciclo de Palestras: ultrapassando fronteiras

dia do Comerciante é celebrado no theatro josé de AlencarO Setor de Comércio

e Serviços comemora uma importante data no dia 16 de julho: é o Dia do Comerciante, uma homenagem aos profissionais do segmento que mais

gera empregos no Brasil.

Fazendo jus à significativa data, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL) e a Câmara de Dirigentes

Lojistas (CDL) de Fortaleza promovem dia 16 de julho, às 20 horas, no Theatro José de Alencar, solenidade de comemoração do Dia do Comerciante, oportunidade em que

será entregue o Troféu Clovis Rolim, comenda criada em 1985, como reconhecimento a um empresário de destaque por sua contribuição ao crescimento do varejo cearense.

O que vem por aí

Carlos Gouveia e Heverson Souza apresentaram palestra sobre o tema “Oportunidades de Negócios com grandes Fornecedores Mundiais”.

CONJUNTURA DO COMÉRCIO Junho 2012 5

Page 6: Faltam Só Dois Anos Para a Copa do Mundo

Se fizermos um exercício de reflexão e relembrarmos a sua empresa 10 anos atrás, como ela estava? As mercadorias, produtos ou serviços, estrutura física das lojas, fachadas e layouts internos? As estratégias de comunicação com o consumidor estão atuais ou a campanha é igual todo ano? E os processos internos, políticas de recursos humanos, receitas e margens de lucro do seu negócio, mantiveram os mesmos níveis, aumentaram ou diminuíram?

Tenha certeza de que tudo, absolutamente tudo, está mudando. Com os impactos da tecnologia em nosso cotidiano, as transformações ocorrem de forma rápida, muitas vezes, sem percebermos. Então, por que muitos creem que as empresas não precisam se modernizar, mudar estruturas, processos e culturas?

A rigidez gerencial pode “engessar” a empresa a tal ponto que dificulta a decisão a ser tomada, ainda mais quando mudar é uma questão de sobrevivência.

No que tange à Contabilidade, as mudanças

O mundo está mudando!A sua empresa, também?

Cassius regis Coelho

Presidente do Conselho Regional de

[email protected]

foram muitas e estão se tornando cada vez mais importantes para a gestão das empresas, não apenas sob o foco fiscal e tributário, mas estratégico nas decisões, principalmente quando elas requerem dados históricos, percentuais, evolução ou involução, fundamental para que as empresas se desapeguem do “achismo” ou comodismo, e assumam decisões baseadas em informações profissionais e verdadeiras.

Investir em uma contabilidade bem elaborada com objetivos de extrair informação, e não apenas para atender as exigências fiscais, tornará a empresa mais segura de suas escolhas e decisões. O retorno é garantido.

Diálogo com o Empresário

Conjuntura

(85) [email protected]

www.cdlfor.com.br

AGORA VOCÊ PODE ANUNCIAR NA CONJUNTURA DO COMÉRCIO.

Os resultados aparecem quando você divulga sua empresa.

ANÚNCIO_CONJUNTURA_205X130_MAIO.indd 1 24/04/2012 08:28:14

Page 7: Faltam Só Dois Anos Para a Copa do Mundo

Faculdade CDL

Faculdade CDL relaciona teoria com a prática e promove eficiência desde o processo de aprendizagem ao encaminhamento para o mercado de trabalho

Teoria, prática e eficiência em educação superior

SErVIçOwww.faculdadecdl.edu.br(85) 3464-5514 / 3433-3045Facebook: www.facebook.com/faculdadecdlTwitter: @faculdadecdl

Algo é certo: hoje o ensino é um dos principais fatores que dinamizam o mundo globalizado. Por um

lado, há uma crescente demanda de pesso-as interessadas em adquirir conhecimen-tos, que lhes permitam ascender profissio-nalmente; por outro, existem professores e dirigentes interessados em incrementar um ensino de qualidade, que estimule o pensamento crítico, contribuindo com o desenvolvimento do homem enquanto ser sociocultural: unir essas duas importantes vertentes é o maior desafio e compromisso da Faculdade CDL.

Criada em 2008 pela sua mantenedo-ra – a CDL de Fortaleza –, a Faculdade CDL foi construída a partir de um projeto pedagógico, que objetiva trabalhar simul-taneamente teoria e prática para oferecer uma melhor metodologia de aprendiza-gem. E a proposta tem alcançado resulta-dos bastante satisfatórios.

Na Graduação, a Faculdade CDL ofer-ta os cursos de Gestão Comercial, Logís-tica e Marketing, todos autorizados com conceito máximo pelo MEC. Um dos di-ferenciais é que, a partir do 2º semestre, os alunos já recebem certificados parciais. Ao final do curso, que tem duração de dois anos e meio, o diploma de graduado é conferido àqueles que colam grau. Já na área de Extensão, os cursos – de curta du-ração – são ofertados in company, ou seja, para turmas abertas ou fechadas, visando atender um público potencial.

A Pós-Graduação, por sua vez, ini-ciará três novos cursos: 1. MBA em Marketing e Gestão do Varejo (4ª turma);

para ingressar na Faculdade CdL, fique atento: o próximo vestibular já está com inscrições abertas e as provas serão aplicadas no dia 17 de junho.

2. MBA em Gestão Estratégica de Pessoas (2ª turma), curso que contempla a gestão do capital humano como diferencial es-tratégico das organizações e que destaca uma disciplina opcional na Espanha (re-alizada em parceria com a Universidade Complutense de Madri); 3. MBA em Lo-gística, que dá ênfase à cadeia de supri-mentos e realiza o seminário opcional na Universidade de Aix (França), conhecida

por sua vocação logística, com previsão de visita ao porto de Marselha.

A Faculdade CDL também oferece: Cursos de Idiomas, com turmas de in-glês e espanhol em horários flexíveis; a Loja Conceito, um laboratório com 10 ambientes de varejo e serviço para as ati-vidades das aulas práticas; e tem, ainda, um corpo docente formado por doutores, mestres e especialistas com ampla experi-ência no âmbito empresarial e comercial.

Para ingressar na Faculdade CDL, fi-que atento: o próximo vestibular já está com inscrições abertas e as provas serão aplicadas no dia 17 de junho. Esta é uma chance que você não pode perder!

CONJUNTURA DO COMÉRCIO Junho 2012 7

Page 8: Faltam Só Dois Anos Para a Copa do Mundo

Na hora de investir, sempre sur-ge uma dúvida: onde aplicar o dinheiro. Entre as inúmeras

possibilidades, o mercado imobiliário é uma boa alternativa para quem busca uma renda estável. Com o aquecimento da economia, investir em apartamentos, salas comerciais e lotes são opções viáveis para obter retorno financeiro.

Em 1973 o americano Dave e sua es-posa Gail Liniger acreditaram no traba-lho de sua equipe e fundaram a RE/MAX, um império que realiza a maior quanti-dade de transações imobiliárias (vendas) do planeta. No Brasil, as operações da rede iniciaram em 2009, com o objetivo de conquistar a liderança no mercado na-cional do setor. Hoje a rede conta com 16 Master Regionais e está presente em 19 estados do País.

Quando atingiu o número de 1 (hum) milhão de transações por ano, em 1997, a RE/MAX registrou o slogan “Ninguém

Associativismo

rE/MAX: concorrente de peso no mercado imobiliárioA maior rede de imobiliárias do mundo está presente no Brasil e promete dinamizar a venda e compra de imóveis

o diferencial da RE/Max baseia sua gestão nas premissas do associativismo, propondo que cada franqueado crie seu próprio negócio de maneira independente.

88 países; a um sistema on-line, que co-necta todos os imóveis ao redor do mun-do, permitindo aos clientes brasileiros comprar um imóvel em outro país e vice--versa; e ao perfil associativista perante o mercado, que expande a possibilidade de oferta de imóveis, ampliando as opções de escolha por parte dos clientes e favo-recendo um lucro satisfatório aos sócio--empresários.

A rede oferece programas de forma-ção e treinamento para os corretores por meio da Universidade RE/MAX. Desta forma, a empresa consegue atender com qualidade a expectativa dos clientes. Além disso, o diferencial da RE/MAX ba-seia sua gestão nas premissas do associa-tivismo, propondo que cada franqueado crie seu próprio negócio de maneira inde-pendente, disponibilizando total apoio de uma estrutura consolidada e ferramentas que o orientem na sua atividade.

O alto atendimento e a atenção exclu-siva recebida tanto pelos clientes como pelos corretores garantem a satisfação de ambas as partes na procura de um imó-vel de qualidade. “Trabalhamos com o lema ‘todos ganham’, que norteia a nossa rede desde a sua fundação e possibilitou nosso reconhecimento no mercado. Com esse conceito, revolucionamos o segmen-to imobiliário em todo o mundo. Nos-so sistema permite recrutar e manter os melhores profissionais do mercado, ter equipes altamente motivadas e produti-vas, além de diminuir a rotatividade dos corretores e de prestar o melhor serviço aos clientes”, afirma Nuno Venceslau, di-retor de expansão da RE/MAX. Mais uma prova de que empresas que aderem ao associativismo agregam valor e eficiência, caminho certo para o sucesso.

no mundo vende mais imóveis do que a RE/MAX”. O resultado satisfa-tório nas vendas foi garantido graças à marca da empresa, reconhecida em

8 CONJUNTURA DO COMÉRCIO Junho 2012

Page 9: Faltam Só Dois Anos Para a Copa do Mundo

Tecnologia

Qr CODE: tecnologia para comunicarOs códigos de barra 2D fornecem informações sobre produtos e serviços

Surgiu um novo perfil de consumi-dor: o pesquisador, aquele que se in-teressa acerca da composição de um

produto, seu impacto ambiental, se causa alguma doença ou no que favorece. E in-teresse em mudar a forma de comunicar, tornando-se mais acessível e presente no cotidiano do consumidor, é uma das ca-racterísticas da ferramenta QR Code.

O Quick Response é um código de barras 2D que, em 1994, foi criado pela empresa japonesa Denso-Wave para identificar peças na indústria automo-bilística. Porém, desde 2003, o QR Code adiciona dados a telefones celulares, por meio de câmeras fotográficas acopladas a um software de leitura, que converte o código/imagem em texto e/ou link.

Atualmente existem diversas aplicações para os QR Codes que podem ser visuali-zados em metrôs, supermercados, even-tos, propagandas, camisetas, exposições e outdoors, mostrando que os códigos bidi-mensionais possuem inúmeras possibilida-des de uso. No Brasil, por exemplo, a rede de lojas Pão de Açúcar – em parceria com o Banco Itaú – já recebe pagamentos via ce-

cionando comodidade aos clientes. Já a cervejaria irlandesa Guinness, junto com a BBDO New York (empresa de publi-cidade criativa), criou um novo tipo de vidro para o copo de cerveja. O vidro é semelhante aos outros, mas apresenta um design único, que possibilita a visualiza-ção de um QR Code somente quando o copo está cheio de Guinness.

Em um mundo que prima pela veloci-dade da informação, o QR Code funciona como um atalho de comunicação com uso cada vez mais frequente, pautado em estratégias específicas e inovadoras de marketing móvel, ferramenta indispensá-vel para empresas que primam pela criati-vidade e rapidez para alcançar o dia a dia dos consumidores.

lular por intermédio do QR Code e do site www.qrcode.kaywa.com, no qual uma pes-soa pode criar sua própria “resposta rápida”.

“O procedimento de leitura de um QR Code é simples. Execute o aplicativo ins-talado no seu celular, posicione a câmera digital de maneira que o código seja esca-neado. Em instantes, o programa exibirá o conteúdo decodificado ou irá redirecioná--lo para o site do link que estava no código. Vale salientar que, em situações que ne-cessitem visualizar o conteúdo em algum site, o aparelho celular deverá contar tam-bém com funcionalidade de navegação e com um plano de dados”, ensina Ronaldo Prass, programador de Sistemas Sênior e professor de Linguagens de Programação em cursos de extensão universitários.

Por ser mais vantajosa em praticida-de, essa tecnologia fez que uma filial da rede Tesco – montada em parceria com a Homeplus (sócia da Samsung), em Seul – criasse uma loja na qual as compras são realizadas especialmente por meio do QR Code. Desta forma, a loja dispensa carri-nhos e sacolas plásticas, pois os produtos são virtuais e entregues em casa, propor-

Com um smartphone ou tablet, e utilizando um aplicativo, você fotografa o QR Code.

Em seguida você é direcionado para um site.

Agora é por conta da criatividade. Além da venda on-line, o site pode oferecer informações sobre o produto e sugestões de uso. Pode ser ainda a chave para a participar de uma promoção.

Como funciona?

CONJUNTURA DO COMÉRCIO Junho 2012 9

Page 10: Faltam Só Dois Anos Para a Copa do Mundo

Economia & Mercado

Economia se aquece ao longo do anoMesmo diante de momentos de instabilidade econômica, o Brasil se mantém firme com uma perspectiva de crescimento

Entre as perspectivas econômicas de estagnação e as transformações polí-ticas na Europa – como as mudan-

ças nos executivos da Itália e da Grécia –, a França assume um novo representante, com tendência mais populista, que deve gerar uma política menos recessiva. Já a Alema-nha inicia uma reação à política de austeri-dade fiscal, visando retomar o crescimento.

Embora o controle do déficit seja um indicador salutar a médio e longo prazo, no momento agudo da recessão são as políticas de estímulo à demanda efetiva que surtem maiores efeitos.

Se na Europa os sinais de recuperação estão distantes, nos EUA o aspecto positi-vo é a determinação do FED para priorizar a retomada do crescimento. A incerteza se pauta na reeleição ou não, nos próximos meses, do presidente Barack Obama.

Já a China reduziu o crescimento eco-nômico para conter a inflação, estimulan-do o crescimento com foco no mercado interno, haja vista o mercado externo continuar estagnado e com baixa impor-tação dos seus produtos.

A redução do patamar de crescimento de 10% para 8% ao ano fez o governo chi-

nês perceber que a desaceleração pode ter um custo maior que o previsto. Econo-mistas acreditam que a economia chinesa crescerá 8,6% em 2012 com uma inflação de 4%. Assim, o recuo das pressões infla-cionárias nos últimos quatro meses pos-sibilitará maior crescimento econômico.

Economia brasileira retoma crescimento

O governo brasileiro já percebeu que será difícil blindar a economia dos efeitos da crise externa: por isso concentra forças no mercado interno por meio do estímu-

Com a nova redução de imposto devem aumentar as vendas no comércio. FOTO: WILSON DIAS/ABR

10 CONJUNTURA DO COMÉRCIO Junho 2012

Page 11: Faltam Só Dois Anos Para a Copa do Mundo

0,64%inflação (ipCa) em

abril de 2012

9,0%taxa de Juros sELiC

6,2%taxa de desemprego

em março 2012

49,3%Relação Crédito/ piB

em março 12

R$ 1,98dólar em

28/05/2012

De olho nos números

lo ao consumo e aos investimentos públi-cos e privados.

O Banco Central do Brasil também mudou a âncora da economia, priorizan-do o crescimento econômico ao invés da inflação. A redução da taxa de juros SELIC e a redução do depósito compulsório dos Bancos deverão aumentar a liquidez da economia, favorecendo as transações in-ternas, medidas que – aliadas a uma maior oferta de crédito – deverão manter a eco-nomia em movimento em 2012.

O Governo também tem adotado me-didas de aceleração dos investimentos no PAC para contribuir para a geração de empregos e renda.

A oferta de crédito, a redução da taxa de juros e a redução de IPI para alguns produtos industrializados devem estimu-lar os investimentos privados, principal-mente pela expectativa de crescimento do consumo e redução de estoques.

Estima-se que este ano a relação cré-dito/PIB atinja 53%, um recorde para a economia brasileira devido ao crédito a pessoas físicas, principalmente o crédito imobiliário, que em 2012 deve superar o nível de 5% do PIB.

Fortaleza: importante centro consumidor

O potencial de consumo da população cearense deverá superar R$ 75 bilhões, em 2012, de acordo com o IPC Maps. Fortaleza demonstra um potencial de R$ 34 bilhões, tornando-se a oitava cidade no ranking na-cional. Este ano, o consumo dos fortalezen-ses deve aumentar em R$ 4,5 bilhões, um crescimento de 15% sobre o potencial do ano passado, estimado em R$ 30 bilhões. O crescimento da média nacional não deve superar a marca de 11%. A capital cearense é a 2ª do Nordeste, superada apenas por Sal-vador, com potencial de R$ 41,14 bilhões.

Enquanto as capitais do Nordeste avançam rápido no potencial de consu-mo, as capitais do Sul e do Sudeste per-dem espaço no ranking, devido a esse potencial ter migrado para as cidades de

Crescimento do varejo no BrasilMês Tx. Crescimento

Dez/2011 6,7%Jan/2012 7,8%Fev/2012 10,6%Mar/2012 12,5%

Fonte: IBGE, PMC Vários Meses.

Os segmentos de melhor desempenho foram: Equipamentos e material para escri-tório, informática e comunicação (30,5%); Móveis e eletrodomésticos (21,2%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (14,1%).

O varejo cearense teve crescimento do volume de vendas (mar/2012) de 6,2%, taxa relativamente baixa se comparada à média nacional. No trimestre, a taxa de crescimento acumulada é de 6,7%, bas-tante inferior a do País, que supera 10%.

O fraco desempenho do varejo cearen-se, em março/12, deve-se principalmente ao segmento de Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunica-ção, com queda de –32,8%. Já os segmen-tos de maior expansão foram: Combus-tíveis e Lubrificantes (com expansão de 17,2%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, com crescimento de 15,9%.

porte médio do interior desses estados. Portanto, uma política de abrangência nacional, que estimule o consumo inter-no, trará importante repercussão positiva para a economia cearense, que está em 10º lugar entre os estados brasileiros.

Análise do Setor de Comércio

Dia dos Namorados em destaqueCom expectativas positivas, lojistas es-

peculam que o Dia dos Namorados terá um crescimento nas vendas de 6 a 7% sobre o ano passado, considerando que o elevado nível de inadimplência poderá ser compen-sado pela redução dos juros, aumento da oferta de crédito e expansão da renda.

Varejo nacional acelera crescimento em 2012

Segundo a Pesquisa Mensal do Co-mércio-PMC, do IBGE, o volume de vendas do varejo brasileiro (mar/2012) cresceu 12,5% sobre março de 2011. No acumulado do trimestre, a expansão foi de 10,3%, revelando uma aceleração des-de dezembro/11.

Brasil: medidas de estímulo ao crescimento econômico

Redução da Taxa de Juros Expansão do consumo e dos

investimentos privados.

Redução do Compulsório Aumento da oferta de crédito na

economia

Redução de IPI Expansão do consumo de alguns

produtos da indústria.

Oferta de Crédito Aumento do consumo de bens duráveis.

Aumento dos Investimentos Públicos via PAC Geração de emprego e renda na

economia

Estímulo à Exportação Aumento da demanda de produtos

exportáveis

CONJUNTURA DO COMÉRCIO Junho 2012 11

Page 12: Faltam Só Dois Anos Para a Copa do Mundo

Faltam dois anospara a Copa do MundoCom a proximidade do Mundial, lojistas e empreendedores brasileiros fazem contagem regressiva para a realização de um dos maiores eventos esportivos do planeta

Matéria de Capa

12 CONJUNTURA DO COMÉRCIO Junho 2012

Page 13: Faltam Só Dois Anos Para a Copa do Mundo

Dois Anos. O que era quase im-possível de se imaginar agora está muito próximo de acon-

tecer: faltam somente dois anos para a realização da Copa do Mundo em nosso País. E, para os menos entendidos no es-porte, nem é preciso saber exatamente o que é um impedimento, tiro-de-meta ou escanteio. Para apreciar futebol, basta ter nascido brasileiro.

Quando foi eleito para sediar a Copa 2014, em 20 de outubro de 2007, o Bra-sil começou a se preparar para cumprir várias metas estabelecidas pela Federa-ção Internacional de Futebol Associado – FIFA. Desde então, o Governo Federal tem coordenado um programa de inves-

timento para cada subsede, modificando a rotina das cidades selecionadas, criando e reestruturando, inclusive, vários equi-pamentos turísticos para ficarem à altura da magnitude do evento. Estima-se que serão mobilizados 33 bilhões de reais em infraestrutura – com investimentos na área de transporte, sistemas viários, equi-pamentos turísticos, qualificação de vários profissionais – e, nesse cenário, Fortaleza tem alcançado singular visibilidade.

Devido aos importantes centros co-merciais e industriais, o Ceará apresenta boa rede hoteleira – seja em território ser-rano ou litoral –, e tem em Fortaleza a 5ª metrópole mais populosa do país. Para a Copa do Mundo, a capital cearense tem

Com o turismo esportivo em alta, um dos segmentos que mais lucrará com a Copa 2014 é o setor de Comércio e serviços.

Estádio Castelão deverá estar pronto até dezembro deste ano.

FOTO: DIVULGAÇÃO/ARENA CASTELÃO

CONJUNTURA DO COMÉRCIO Junho 2012 13

Page 14: Faltam Só Dois Anos Para a Copa do Mundo

Comerciantes e empresários

Pré-evento Passagens de avião; trem, ônibus

e metrô; táxi ou combustível para o automóvel; estacionamento; aluguéis de imóveis, como casas, flats e apartamentos.

Durante o evento Consumo de bebidas e comidas

dentro e fora do estádio; estada dos turistas em hotéis e pousadas; visita e uso dos equipamentos turísticos na cidade e nas proximidades da capital; promoção de ações culturais,

otimizando espaços públicos e adaptando pontos turísticos como locais de concentração para acompanhar os jogos da Copa; aquisição de novos produtos e acessórios, como apitos, chocalhos, camisetas, esmaltes, fitas e afins.

Pós-evento Perdurará o investimento na

gastronomia, hotéis e pousadas para os turistas que decidirem “esticar” um pouco mais a viagem nas regiões onde ocorrerão os jogos.

Estejam atentos onde os turistas farão maiores investimentos do início ao fim da Copa 2014

previsto, até 2013, um plano de mobili-dade urbana que viabilizará reformas no porto marítimo e no Aeroporto Interna-cional Pinto Martins, bem como a cria-ção de duas novas estações de metrô e uma linha de Veículo Leve sobre Trilhos. Além disso, o Estádio Governador Pláci-do Castelo, conhecido como Castelão, é o único que tem cumprido criteriosamente os prazos estabelecidos pela Fifa.

Preparativos finaisNo último mês de abril, em visita ao

canteiro de obras do Castelão, Aldo Rabe-lo, Ministro do Esporte, mencionou que “Fortaleza é uma referência de dedicação, empenho e de pronta resposta para os desafios que surgem a cada momento na organização do evento.” Com reformas orçadas em até R$ 518,6 milhões, de acor-do com a Matriz de Responsabilidade da Copa, foram realizadas transformações no estádio e em seu entorno, a fim de pro-porcionar maior conforto aos torcedores e a todos os profissionais que, direta ou indiretamente, terão no estádio seu ponto de trabalho ou de venda.

Segundo o Governo do Ceará, o Cas-telão deverá estar pronto até dezembro deste ano, para já receber uma das semifi-nais da Copa das Confederações, que terá início dia 15 de junho de 2013, em Bra-sília. “Estamos empenhados em preparar uma grande festa no ano que vem e um verdadeiro festival de campeões”, afirma Ronaldo “Fenômeno” Nazário, membro do Conselho de Administração do COL.

Com o turismo esportivo em alta, um dos segmentos que mais lucrará com a Copa 2014 é o Setor de Comércio e Ser-viços, quando o consumidor se sentirá parte do evento e esse caráter de pertenci-mento favorecerá uma maior adesão aos produtos do Mundial. Se o que move as pessoas ao consumo é paixão, novidade e poder de compra, este já é o momento de o lojista se preparar para aumentar a ofer-ta e a venda de produtos e serviços para a próxima Copa do Mundo.

Copa 2014, Comércio e ServiçosDe acordo com o Ministério do Tu-

rismo, só no ano da Copa espera-se rece-ber no Brasil uma média de oito milhões de visitantes. Em todas as áreas profis-sionais serão criados empregos tempo-rários e efetivos, com uma estimativa de retorno financeiro de R$ 4,9 bilhões, movimentando até R$ 180 bilhões em

negócios. “O objetivo é inserir o maior número possível de empresários no le-que de oportunidades que surgirão com o mundial de futebol”, afirma o superin-tendente do Sebrae/CE, Carlos Cruz. Ou seja: a paixão do brasileiro por futebol gerará um consumo de produtos como nunca se viu e, justamente por causa dis-so, comerciantes e empresários precisam correr contra o tempo para aquecer as vendas e direcionar o foco dos seus pro-dutos e serviços; afinal, restam apenas dois anos para o evento.

Como “a Copa do Mundo de 2014 an-tecipará uma onda de inovação tecnoló-gica que não estava esperada, avançando por cima de todos os negócios nos pró-ximos anos”, conforme pondera Marcelo Castro, especialista em Marketing Es-

tratégico e Consultor em Comunicação Corporativa, a CDL de Fortaleza já tem agendado para o dia 09 de agosto deste ano o ECOM 2012 – Seminários de Co-mércio, Negócios Eletrônicos e Meios de Pagamento, com o objetivo de trazer mais conhecimentos, principalmente, para o movimento lojista e varejista, preparan-do-os para atuarem nas vendas via inter-net antes, durante e depois do Mundial.

É lógico que os investimentos e proje-tos realizados para a Copa 2014 não sana-rão todos os problemas do nosso Estado e do nosso País, mas certamente edificará um legado em infraestrutura, comércio e serviços, promovendo um novo Brasil com capacidade empreendedora, que o tornará apto a competir com países de primeiro mundo. É agir para crer.

14 CONJUNTURA DO COMÉRCIO Junho 2012

Page 15: Faltam Só Dois Anos Para a Copa do Mundo

Responsabilidade Socioambiental

AEscola de Dança e Integração para Criança e Adolescente (Edisca) é uma organização não

governamental em Fortaleza, que utiliza a dança, teatro e artes plásticas para pro-mover o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes de comunidades em situação de risco social.

Com o intuito de proporcionar uma boa formação pedagógica, o espaço utili-zado pela ONG foi criado para oferecer um projeto complementar ao ensino re-gular dos jovens, servindo como ferra-menta para fortalecimento da aprendiza-gem com aulas de português, matemática, clube de leitura e de xadrez, informática educativa e utilização da biblioteca.

Há também uma parceria com escolas particulares da capital cearense, que ofere-cem bolsas de estudo a alunos da instituição e que, no momento, auxiliam 50 bolsistas. Este benefício é concedido com base no perfil do jovem, que precisa ser um aluno dedicado. A família do estudante também é avaliada, pois ela precisa aceitar a trans-ferência do aluno do ensino público para a rede particular, iniciativa que funciona como um notável investimento pessoal e profissional, gerando mudança de vida.

Edisca: uma atuação singular com a juventudeA ONG funciona como peça fundamental para promover o desenvolvimento humano

Na área social, a Edisca tem o Progra-ma de Nutrição, que oferece uma alimen-tação balanceada para crianças e adoles-centes; o Programa Nossa Saúde, no qual se trabalha com a saúde preventiva, cura-tiva e educativa; e, além disso, possui par-cerias com hospitais e clínicas particulares para a realização de consultas para os alu-nos, fornecendo também um atendimento psicológico aos estudantes e suas famílias.

Já na área artística a linguagem da dança, teatro, música e artes visuais são os suportes onde são exercidos os processos educativos. O corpo de baile da Edisca, por exemplo, tem um repertório marcado por temáticas antropológicas e sociais, e alcan-çou considerável prestígio ao ter se apre-sentado em várias capitais brasileiras e em países como a França, Itália, Alemanha e Áustria. A professora Dora Andrade, que coordena a Edisca, revelou que “a missão

da instituição, constituída há 21 anos, é dar uma oportunidade de acesso à educação de qualidade, com ênfase nas vivências artísti-cas, para crianças das camadas populares”.

A Edisca atualmente enfrenta dificulda-des financeiras e conta com o apoio de todos para manter a instituição ativa e cumprindo seu papel social. Se você quiser colaborar, faça sua doação e apoie esta causa!

O espetáculo “Duas Estações” é um tributo a identidade nordestina.

FOTO: DIVULGAÇÃO

DOAçõES:Banco do Brasil S.AAgência: 3474-6 Conta Corrente: 11251-8Caixa Econômica Federal Agência: 1977 – Op.003Conta: 1208-4Mais informações:(85) 3278-1515 / [email protected]

CONJUNTURA DO COMÉRCIO Junho 2012 15

Page 16: Faltam Só Dois Anos Para a Copa do Mundo

Case de Sucesso

A trajetória de um mestre dos negóciosDestemido, visionário, criativo, inquieto. Conheça um pouco da história de Ivens Dias Branco, um dos maiores empreendedores do Brasil

FOTO

S: D

IVUL

GAÇÃ

O

16 CONJUNTURA DO COMÉRCIO Junho 2012

Page 17: Faltam Só Dois Anos Para a Copa do Mundo

“Ivens Dias Branco é hoje um dos mais sólidos ‘capitães de indústria’ do país e sensível à realidade que o

cerca. O povo cearense lhe é grato e sen-te orgulho de ter um empresário com os olhos voltados para o mundo, mas que sempre preservou suas raízes e o apreço por sua terra”. O depoimento do Gover-nador do Estado do Ceará, Cid Ferreira Gomes, quando Ivens Dias Branco foi considerado pela Revista Época uma das cem pessoas mais influentes em 2011, retrata bem uma das principais persona-lidades empresariais do Ceará, desper-tando a curiosidade sobre como o empre-sário conseguiu construir uma fortuna avaliada em torno de US$ 3,8 bilhões.

“Sempre tivemos a filosofia de não exacerbarmos os gastos. A família inteira foi criada no trabalho. Meu pai sempre foi muito conservador”, conta Ivens. Ter em Manuel Dias Branco o maior referencial para atuar no ramo do empreendedorismo, fez que Ivens se tornasse sócio do próprio pai, em 1953. Posteriormente, assumiu o cargo de diretor industrial da empresa, pas-sando a gerir a presidência em 1972 e, em 1980, inaugurou a Fábrica Fortaleza.

Com 120 mil m² construídos em uma área total de 600 mil m², a Fábrica Fortale-za ainda é a principal planta do Grupo M. Dias Branco, considerado hoje o maior fa-bricante de biscoitos e massas da América Latina. O padrão de qualidade, aliado aos investimentos em tecnologia, fazem que as marcas Fortaleza e Richester sejam absolu-tas no Norte e Nordeste e as preferidas na alimentação de diversas famílias brasileiras.

Hoje o Grupo M. Dias Branco S.A Indústria e Comércio de Alimentos, com mais de meio século de existência, abran-ge todo o Brasil por meio de quatorze fábricas situadas em sete estados no País. De acordo com pesquisas elaboradas pela AC Nielsen, a Companhia é líder nacio-nal no segmento de biscoitos e massas e na produção industrial. Quanto ao fatu-ramento em reais e ao volume de vendas em toneladas, o Grupo obteve no primei-ro trimestre de 2012 o lucro líquido de R$ 106,5 milhões, um acréscimo de 29,6% se comparado ao mesmo período de 2011, sendo o Brasil seu principal mercado.

Os resultados alcançados pela empre-sa M. Dias Branco são justificáveis. Desde

sempre tivemos a filosofia de não exacerbarmos os gastos. a família inteira foi criada no trabalho. Meu pai sempre foi muito conservador.

os investimentos em equipamentos de úl-tima geração, acompanhamento dos pro-cessos de produção sob rigorosos padrões de qualidade e um parque industrial que acolhe, ao todo, mais de 17 mil funcioná-rios, a Companhia prima por um sistema de distribuição direta no micro e peque-no varejo. Some-se a isso o fato de ter uma experiente equipe operacional; uma ampla carteira de clientes ativos; reali-zar vendas pulverizadas – sem priorizar o volume de produtos a nenhum cliente específico, possibilitando livre definição na sua política de preços e de descontos comerciais –; além de a Companhia não depender de fornecedores na fabricação de suas matérias-primas, flexibilizando sua produção e otimizando os gastos.

Por sua vez, as técnicas de trabalho di-recionadas aos funcionários do Grupo M. Dias Branco são estrategicamente estuda-das para treinar os colaboradores a serem

motivados, a agirem com consciência ambiental nas práticas de suas atividades e a conseguirem, cada vez mais, superar novos desafios profissionais. Não é à toa que as marcas da Companhia se renovam, ao mesmo tempo em que se mantêm no mercado, e edificam continuamente um vínculo de respeito e confiança com o consumidor, primando pela qualidade nos produtos e tradição nos serviços.

O empresário Ivens Dias Branco – que tem vocação, talento e destreza para os negócios – também sabe exercer com esmero o seu papel de cidadão. Por isso viabiliza diversos projetos de responsa-bilidade social, como o Centro Histórico M. Dias Branco, Centro Cultural M. Dias Branco e Projeto Escola, para citar alguns, apoiando ainda instituições filantrópicas, patrocínios culturais, financiamentos para a preservação do patrimônio histó-rico, além de colaborar com fundos esta-duais e municipais em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Ivens Dias Branco já foi agraciado com importantes comendas, como o Prêmio Mérito Lojista 2012, concedido pela Con-federação Nacional de Dirigentes Lojistas; a Medalha Mérito Industrial, pela Federa-ção das Indústrias do Estado do Ceará – Fiec; e, recentemente, foi incluído na lista de bilionários da Revista Forbes. Discreto e simples, sobre o último título recebido, Ivens comenta: “Eu apenas tive a convicção e a felicidade de saber que minha maneira de administrar e meus pensamentos foram objetivos. Sou igual a quem eu era antes”.

Versátil e ousado, Ivens não para: ago-ra investe na comercialização de snacks e bolos, ampliando a oferta de produtos oferecidos pelo Grupo M. Dias Branco, além de ter investimentos no ramo turís-tico, portuário, na fabricação de cimento e no setor imobiliário. “A minha grande aposta é em infraestrutura. A ideia é que esses negócios possam gerar tanto dinhei-ro quanto a M. Dias Branco no futuro”, aposta o visionário Ivens. “Se eu tivesse 40 anos nesse Brasil de hoje, faria um ‘estra-go’. Muito embora eu não tenha o vigor de antes, sinto que, devido ao meu tempera-mento, não posso parar de vez”. O comér-cio e a indústria cearense agradecem.

O M. Dias Branco é um associado da CDL de Fortaleza!

CONJUNTURA DO COMÉRCIO Junho 2012 17

Page 18: Faltam Só Dois Anos Para a Copa do Mundo

Marcos Braun FilhoLiderança & Gestão

o que as empresas podem aprender com o Barcelona

Caros Leitores, ao descrever sobre o “super poderoso” Barcelona, o que se observa é um time de futebol que

reinventou todos os esquemas táticos possíveis e inimagináveis. Então, o que as empresas podem aprender com o Barcelona? Vamos aos fatos...

Aperfeiçoar e ser fiel a uma ideia para fortalecer um Modelo de Gestão: o time que observamos hoje tem um retrato fiel a um modelo construído na década de 1980. Foi o que Johan Cruyff fez, quando determinou que todas as equipes, da infantil à juniores, jogassem com a mesma filosofia dos holandeses, ou seja, a luta permanente pelo controle de bola e a retomada quando ela está com o adversário. Seu esquema tático é o que impressiona, onde na prática joga com um 3-7-0. Isso mesmo! 7 meio campistas, e nenhum “atacante de ofício”. Quando olhamos para as empresas, o cenário é bem diferente: muito se muda e pouco se realiza! Esquemas táticos em modelos de gestão antigos e industriais. Aprendemos que uma empresa não consegue ter um bom time de colaboradores se não tiver um bom esquema tático, ou seja, uma boa Estratégia. E ter uma Estratégia bem definida é o alicerce do alinhamento interno, visando à competitividade externa.

Comunicação Assertiva: o time do Barcelona possui em seu elenco nada menos que Busquets, Xavi, Iniesta, Fábregas, Messi, etc. Um ponto em comum entre eles é que todos são exímios trocadores de passes. O time não dá chutões: espera a hora certa de fazer o passe. O “trocar passes” para o mundo corporativo é a tão conhecida Comunicação. Para que possam tocar bem a bola, sem dúvida eles devem se comunicar bem. Nas empresas, temos muitos recursos e poucos meios que funcionam. Não adianta ter todas

Desenvolver Talentos com visão de Longo Prazo: a filosofia do Barcelona consiste em desenvolver os talentos desde cedo. Portanto, a equipe apresentada pelo time nos dias de hoje é o resultado de anos de trabalho. A personificação desta filosofia atende pelo nome de Messi: a grande estrela foi contratada aos 14 anos para atuar na equipe do Infantil B. As empresas precisam aprender esta lição com o Barcelona. O motivo? O apagão da mão de obra... Neste contexto, as empresas devem fortalecer seus sistemas humanos e buscar internamente profissionais com as competências necessárias, desenvolvendo as habilidades exigidas para a função que eles desempenharão. Desta forma, a empresa poderá reduzir, e muito, seus custos com pessoal.

Pense nestas lições e bata um bolão no seu mercado de atuação!

as informações e todos os meios de comunicação ao alcance de todos se não são usados corretamente.

Cumprir uma missão: sempre que entra em campo o que se espera é no mínimo um show do clube catalão. O time cumpre com excelência sua missão de impedir que seu adversário jogue futebol. Como? Jogando futebol, mantendo a posse de bola. Na sua empresa, os Líderes deixam expressamente claro aos colaboradores qual a missão organizacional? Caso contrário, a dinâmica do negócio determinará as prioridades do dia a dia das pessoas.

A cultura organizacional é sempre preservada, aspecto que faz prevalecer nas decisões internas: mesmo com mudanças de treinador e dirigentes, a filosofia seguida pelo futebol do Barcelona não muda. Todos sabem que o Barcelona se adaptou perfeitamente ao jeito holandês de jogar. Guardiola, o agora ex-treinador, venceu 13 dos 18 títulos disputados à frente do time. Recuperou um time em declínio. Fez Messi atuar ainda melhor e colocou em prática uma maneira de jogar própria e vencedora, com base em uma cultura interna forte.

Marcos Braun Filho é consultor empresarial, professor e coach. MB Consultoria e Educação Corporativawww.marcosbraun.com.br

18 CONJUNTURA DO COMÉRCIO Junho 2012

Page 19: Faltam Só Dois Anos Para a Copa do Mundo

Os associados puderam conferir a magnitude das obras que estão em andamento

CDL Jovem

CDL Jovem de Fortaleza visita as instalações do novo estádio Castelão

ACopa do Mundo se aproxima e as mudanças em nossa cidade tornam-se mais visíveis. O Setor

de Comércio e Serviço do Ceará já está consciente da necessidade de uma prepa-ração para atender às mudanças estrutu-rais em decorrência da demanda de jogos e de turistas que visitarão nosso Estado. Dentre os diversos equipamentos desen-volvidos ou restaurados, o grande desta-que, sem dúvida, é a obra de revitalização e ampliação do estádio Governador Plá-cido Castelo, conhecido como Castelão.

A CDL Jovem Fortaleza teve a opor-tunidade de levar seus associados e dire-toria para um almoço, seguido de apre-sentação do desenvolvimento da obra e das ações do Governo para a Copa, rea-lizada pelo Secretário Especial da Copa do Mundo 2014, Ferrúcio Feitosa. Na ocasião, foram apresentadas as etapas já concluídas e o planejamento para as etapas finais, tendo sido reiterada a pro-messa de cumprimento do prazo de con-clusão para dezembro de 2012.

Ao final da apresentação, a CDL Jovem de Fortaleza, representada por seu presi-dente Pablo Guterres e a vice-presidente Fabiana Lucas, ofereceu ao Secretário Fer-rúcio uma camiseta da seleção brasileira personalizada com seu nome e uma bola

de futebol assinada pela diretoria, como uma forma simbólica de parabenizar o Secretário pelo desenvolvimento compe-tente do projeto, que nos garantiu sediar quatro jogos em 2014.

Após a apresentação todos tiveram a oportunidade de fazer um tour pelo Caste-lão. Seguindo as normas de segurança do uso de capacetes e botas, o grupo seguiu para a visitação do canteiro de obras, onde observaram a instalação das estruturas ex-ternas, o campo, estacionamentos e parte do gigantesco complexo que se tornará o estádio. O sentimento geral foi de admira-ção pela imponência do estádio, aliado a um

sentimento de expectativa sobre a entrega no tempo previsto do valioso equipamento.

No decorrer da visita, um bate papo informal ocorreu entre o Secretário Fer-rúcio e os associados, que discutiram questionamentos sobre os efeitos de tão grandioso evento para a cidade e, em es-pecial, para o Setor de Comércio e Servi-ço do Estado. A CDL Jovem de Fortaleza está atenta às oportunidades de negócios e a preparação do segmento varejista para atender às mudanças e demandas geradas pelos jogos da Copa do Mundo, evento que fomentará diversos benefícios a toda a sociedade brasileira.

Secretário Ferrúcio Feitosa apresentou as obras do estádio para os associados e diretoria da CDL Jovem de Fortaleza

CONJUNTURA DO COMÉRCIO Junho 2012 19

Page 20: Faltam Só Dois Anos Para a Copa do Mundo

Federação em Ação

Federação apresenta25ª Convenção no interiorComitiva da Federação esteve nas CDLs das cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Iguatu divulgando a 25ª Convenção Estadual do Comércio Lojista

Francimir Moura, superintendente da FCDL-CE, concede entrevista a Rádio Verde Vale em Juazeiro do Norte. A divulgação também acontece em encontros nas CDLs do interior, como em Croatá (à esquerda).

AFederação das CDLs do Ceará tem apresentado a 25ª Convenção Estadual do Comércio Lojista, que

acontecerá nos dias de 14 a 16 de junho, em várias regiões cearenses, motivando o comércio para um envolvimento mais for-te em projetos com focos na inovação e na busca pela sinergia entre os lojistas.

Para o presidente da Federação, Ho-nório Pinheiro, o encontro - que ocorre-rá na Fábrica de Negócios do Hotel Praia Centro em Fortaleza - será um incentivo e um desafio pedagógico para as lideranças do comércio varejista. “Nossa intenção é mobilizar todos os lojistas para este mo-mento enriquecedor de troca de experiên-cias”, afirma o empresário, que questiona: “Para quem vai participar desse encontro, indago: será que eu, como varejista, tenho futuro no futuro que está traçado na mi-nha empresa?”.

A divulgação da 25ª Convenção pe-las CDLs do interior prosseguirá até a véspera do evento, com uma equipe de profissionais treinada, distribuindo nos

corredores comerciais das cidades peças publicitárias, como cartazes, adesivos e panfletos, uma movimentação que tem ainda ações paralelas da Coordenação Geral na divulgação nos veículos de co-municação de cada município visitado.

Divulgação nas CDLsAs visitas nas CDLs do interior estão

previstas para passar ainda pelas cida-des de Russas, Canindé, Sobral, Tianguá, Itapipoca e Fortaleza. Enquanto isso, a Federação já foi recebida pelos presiden-tes das CDLs de Crato, Juazeiro Norte e de Iguatu, em suas respectivas sedes. Na oportunidade, o presidente da FCDL-Ce-ará, Honório Pinheiro, apresentou a pro-gramação da 25ª Convenção ressaltando a importância da participação dos lojistas, motivando-os ao dizer que “todos sabem da velocidade nas mudanças que ocorrem no comércio e da necessidade da qualifi-cação e capacitação nos setores do varejo”.

Honório Pinheiro comentou também sobre a pauta nacional: tanto a Federa-

ção como a CDL de Fortaleza estão aten-tas aos temas como: reforma tributária, contratos, cartões de crédito e cadastro positivo; a participação decisiva do movi-mento cedelista na luta pela diminuição nos índices das taxas de juros; e o Código de Defesa do Contribuinte, uma deman-da antiga do comércio cearense, que será aprovado até o final deste ano.

A visita na região teve ainda a participa-ção do empresário Régis Dias, Coordena-dor Geral da 25ª Convenção, que ressaltou ser natural que os setores mais respeitados pelos poderes públicos e sociedade sejam os mais organizados por serem os que mais se desenvolvem. E comentou: “Nunca foi tão importante como agora e necessário os empresários do varejo estarem preparados, principalmente, para o ambiente em que será realizada a Convenção Estadual em Fortaleza, onde nós vamos ter experiência ligada ao setor, oportunidades de negócios e o acesso às novas informações que no fu-turo vão repercutir de forma favorável na consolidação do nosso segmento”.

20 CONJUNTURA DO COMÉRCIO Junho 2012

Page 21: Faltam Só Dois Anos Para a Copa do Mundo

Para uma empresa ser rentável ela precisa, a priori, de organização, planejamento e estudo de merca-

do. É necessário “arrumar a casa” e rever todos os processos desde o atendimento ao cliente, estoque de produtos, logísti-ca, solicitações, organização do ponto de venda e o backoffice. Nesse cenário, as consultorias desempenham um impor-tante papel.

Em aspectos gerais, uma consultoria fornece uma prestação de serviços por meio de profissionais qualificados, que prestam orientação no funcionamento de uma empresa, favorecendo uma redução nas perdas e ampliando a possibilidade de aumento no faturamento. “Fazendo uma comparação bastante simples, um con-sultor é como um ‘médico’. Quem quer prevenir doenças e garantir uma vida saudável costuma procurar um médico; quem quer evitar ou já tem problemas, em uma empresa ou nas finanças, procura um consultor”, pondera João Luiz Merini Moser, Consultor na área de Planejamen-to Estratégico Financeiro e Tributário.

As áreas de atuação das consulto-rias variam do planejamento estratégico à pesquisa do clima organizacional; do desenvolvimento de talentos à gestão de competências; dos procedimentos e práticas operacionais à identificação de oportunidades. Já para a escolha adequa-da de um consultor, seja administrativo ou financeiro e de acordo com o perfil da empresa (se micro, média ou grande), vale estar atento às características que ele deverá apresentar:

Ponderar riscos, minimizar perdas, aumentar faturamentos. Conheça as vantagens de ter acesso a uma consultoria

Consultorias para pequenas, médias e grandes empresas:Orientações que validam futuros investimentos

Como Fazer

Inicialmente, o consultor faz um diagnóstico da empresa e identifica os pontos críticos que estão afetando os resultados. Dependendo das respostas obtidas e do interesse do empresário, são implantadas estratégias adequadas ao perfil do ponto de venda, para em-preender melhorias e a loja/empresa se tornar mais competitiva.

Uma opção para obter o suporte de uma consultoria é recorrer ao SEBRAE, que oferece orientação por meio de um Agente Local de Inovação (ALI). Estu-dantes dos cursos superiores de Admi-nistração também contribuem por meio das Consultorias Júnior, empreenden-do um trabalho de qualidade por um investimento mínimo ou até gratuito.

Na área empresarial e comercial é válido inovar, mudar, ampliar a atua-ção no mercado e, sempre que possível, recorrer à orientação de um consultor. Afinal, correr riscos, sem prudência, nunca é um bom negócio.

o consultor faz um diagnóstico da empresa e identifica os pontos críticos que estão afetando os resultados.

Agente Local de Inovação (ALI) do SEBRAE é uma opção para obter o suporte de uma consultoria.FOTO: JULIEN PEREIRA/AGÊNCIA SEBRAE

• Comportamento: interatividade; pro--atividade; racionalidade; valores consoli-dados; comprometimento; pontualidade.

• Habilidade: técnicas; percepção; co-municação; relacionamento humano; administração; motivação.

• Conhecimento: sustentação conceitual e prática; raciocínio lógico; inteligência empresarial; tratamento da informa-ção; administração de tempo.

• Qualificações: experiência; educação; diferenciais.

CONJUNTURA DO COMÉRCIO Junho 2012 21

Page 22: Faltam Só Dois Anos Para a Copa do Mundo

Como melhorar o atendimento a seus clientes

É com satisfação que iniciamos hoje um grande projeto: escrever a Coluna Aprendendo na Prática. Nosso objetivo é

compartilhar e transferir as melhores e mais modernas tecnologias de gestão empresarial e profissional, fornecendo dicas e práticas bem-sucedidas de uma forma clara, para os que buscam o seu sucesso como empresário, empreendedor ou profissional.

Dizem que “o cliente sempre tem razão”, “o cliente é a prioridade número 1”, e muito se discute sobre a importância do cliente para as empresas, mas são poucas as que transformam palavras em ações. Por isso, hoje abordaremos o tema Como melhorar o atendimento a seus clientes.

Na verdade, o cliente é a pessoa mais importante em qualquer negócio, pois sem ele não existe empresa. Esta, por sua vez, existe para atender e satisfazer clientes, que merecem respeito, produtos e serviços de qualidade. Por isso, antes de delinearmos dicas de como melhorar o atendimento, é importante nos determos no conceito de satisfação.

Proveniente da percepção, a satisfação é algo muito pessoal e gera uma relação entre percepção e expectativa: o que alguns clientes percebem como positivo, outros podem não gostar. Já a percepção é um conceito psicológico que significa unidade de percepção de resposta ou reação: é como vemos as coisas e o mundo. Por sua vez, a expectativa é a esperança, baseada em supostos direitos, probabilidades ou promessas.

Portanto, para que o cliente fique satisfeito, é necessário que ele encontre nos nossos produtos e serviços a qualidade que ele esperava por meio dos fatores que expusemos. Quanto mais nossa marca é reconhecida no mercado, maior a expectativa dos clientes e maior o nosso desafio de atender

Eduardo Gomes de MatosAprendendo na Prática

essas expectativas. A seguir, vamos aprender na prática como melhorar o atendimento a seus clientes:

Conscientize toda a equipe da importância do cliente para sua empresa

Podemos fazer isto com treinamentos, palestras, discussão de textos e, principalmente, por meio do exemplo.

elimine os pontos de insatisfação dos seus clientes

Geralmente, a insatisfação está relacionada a nove aspectos: apatia; dispensa; frieza; desdém; automatismo; livro de regras; passeio; favoritismo; enganação. Quais destas falhas sua equipe está cometendo atualmente?

defina uma estratégia de serviços bem concebida

Preços e qualidade dos produtos são muito parecidos. Saber por que o cliente deve nos escolher – entre tantas opções, produtos e serviços – pode ser a parte mais difícil de um trabalho de Excelência no Atendimento, pois é neste ponto onde está o nosso diferencial e a nossa vantagem competitiva.

tenha sistemas considerados amistosos para conquistar clientes

Empresas ou lojas que expõem avisos como “Não trocamos mercadorias”, “Trocas somente até quinta”, “Não recebemos cheques”, muitas vezes afastam os clientes. Toda organização deve ter suas regras e normas, mas estas devem facilitar a vida dos clientes, preservando também o controle da empresa.

tenha gente voltada para a satisfação do cliente.

Garantir uma estrutura de apoio sendo solícito, leal e profissional para com as pessoas que estão na linha de frente de uma organização, e para com os colegas de trabalho, é um fator decisivo para vencermos os nossos concorrentes.

Forneça estrutura de apoio.Garantir uma estrutura de apoio

para as pessoas que estão na linha de frente de uma organização é um meio para vencermos os nossos concorrentes. É adotando uma postura de franqueza e humildade que conseguiremos respostas honestas, que nos permitirão melhorar o atendimento a nossos clientes.

Um forte abraço!

Eduardo Gomes de Matos é pós-graduado em Administração de Empresas. Diretor-presidente da Gomes de Matos Consultores Associados.www.gomesdematos.com.br

Na verdade, o cliente é a pessoa mais importante em qualquer negócio, pois sem ele não existe empresa.

22 CONJUNTURA DO COMÉRCIO Junho 2012

Page 23: Faltam Só Dois Anos Para a Copa do Mundo

CONJUNTURA DO COMÉRCIO Junho 2012 23

Page 24: Faltam Só Dois Anos Para a Copa do Mundo

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES NESTA LUTA.

Faça sua parte.

www.combatadengue.com.br

Reúna seus familiares e vizinhos paracombater a dengue. E cuide da sua casa.

Febre alta com dor de cabeça, dor atrás dos olhos,no corpo e nas juntas, vá a uma Unidade de Saúde.

ANÚNCIO_205X230_COMBATE_A_DENGUE.indd 1 15/05/2012 08:14:21