só faltam g10, fundição e sindpeças para fechar a campanha ... · a câmara municipal de...

4
Filiado a CUT, CNM e FEM Nº 812 4ª edição de outubro de 2015 Rua Júlio Hanser, 140 Lajeado - Sorocaba/SP CEP 18030-320 Informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região Formação Curso homenageia Wilson Fernando da Silva, o Bolinha PÁG. 3 Saúde Sorocaba pode ter nova epidemia de Dengue PÁG. 4 Educação Plano Estadual é debatido em audiência pública PÁG. 2 CONCUT A 12ª edição do Congresso da CUT, que ocorreu entre os dias 13 e 16 de outubro de 2015 em São Paulo, definiu plano de lutas e elegeu a nova direção nacional. O SMetal foi representado por nove delegados. PÁG. 3 Dino Santos / CUT Só faltam G10, Fundição e Sindpeças para fechar a Campanha Salarial Os acordos do Grupo 2, Grupo 8 e Estamparia serão assinados ainda nesta semana com a Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM). Os acordos com os sindicatos patronais de Parafusos e Forjaria também devem ser assinados nos próximos dias. Com isso, a Campanha Salarial caminha para os desfechos finais. PÁG. 3

Upload: vankhue

Post on 18-Jan-2019

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Filiado a CUT, CNM e FEM

Nº 812 4ª edição de outubro de 2015 Rua Júlio Hanser, 140 Lajeado - Sorocaba/SP CEP 18030-320

Informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região

FormaçãoCurso homenageia Wilson Fernando da Silva, o Bolinha

PÁG. 3

SaúdeSorocaba pode ter nova epidemia de Dengue

PÁG. 4

EducaçãoPlano Estadual é debatido em audiência pública

PÁG. 2

CONCUT A 12ª edição do Congresso da CUT, que ocorreu entre os dias 13 e 16 de outubro de 2015 em São Paulo, definiu plano de lutas e elegeu a nova direção nacional. O SMetal foi representado por nove delegados. PÁG. 3

Dino

San

tos / C

UT

Só faltam G10, Fundição e Sindpeças para fechar a Campanha SalarialOs acordos do Grupo 2, Grupo 8 e Estamparia serão assinados ainda nesta semana com a Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM). Os acordos com os sindicatos patronais de Parafusos e Forjaria também devem ser assinados nos próximos dias. Com isso, a Campanha Salarial caminha para os desfechos finais. PÁG. 3

A Câmara Municipal de Sorocaba foi sede na manhã de segunda-feira, dia 19, de audiência pública com o objetivo de debater o Plano Estadual de Educação (PEE) e a reestrutura-ção do ensino público do Estado de São Paulo.

Convocada pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa (Alesp), a audiência teve a participa-ção de deputados estaduais e repre-sentantes de movimentos sindicais, sociais e estudantis. Os presentes fi-zeram críticas e sugestões ao Projeto de Lei nº 1.083, de 2015, que institui o PEE para os próximos 10 anos, e falaram da falta de recursos e finan-ciamentos para a educação no estado.

Um dos pontos mais criticados pelos movimentos ligados à educa-ção foi o acréscimo de três metas (21, 22 e 23) à proposta protocolada pelo governo do estado sem consul-

ta às entidades integrantes do Fórum Estadual de Educação. As metas preveem a reestruturação do ensino público e redução de escolas com três ciclos.

“A reorganização não pode acon-tecer e nós não podemos aceitar que haja o fechamento de escolas com superlotação de salas de aulas”, afir-mou a presidente da Apeoesp (Sin-dicato dos Professores do Estado de São Paulo), Maria Izabel Azevedo Noronha, a Bebel, que pediu a retira-da das três metas.

O professor e integrante da Con-federação Nacional dos Trabalha-dores da Educação (CNTE), Fábio Santos de Moraes, também criticou a ação do governo estadual. “Quem faz um projeto para fechar centenas de escolas, trocar e tirar de forma agressiva 1,2 milhão de alunos, não está pensando nos estudantes”, disse.

Página 2 Folha Metalúrgica - Outubro de 2015 - Ed. 812

Sem água e agora sem ensino, governador?Conforme informações apuradas pela im-

prensa SMetal pelo menos 12 escolas estaduais em Sorocaba serão fechadas se a reestruturação da rede estadual de ensino for efetivada.

A diretoria de ensino de Sorocaba ainda não divulgou esse número, pois – assim como ou-tros municípios - tem até novembro para entre-gar à Secretaria Estadual de Educação o plano de como ficará a situação de milhares de estu-dantes que dependem do ensino público.

Ou seja, mais escolas podem ser fechadas. Além disso, o governo estadual de Geraldo Al-ckmin (PSDB) continuará fechando classes no-turnas do ensino médio.

O debate está latente na sociedade e tanto o sindicato dos professores (Apeoesp) quanto os alunos e pais estão se mobilizando em São Paulo, Sorocaba e outras cidades para protestar contra essa reestruturação que integra o Plano Estadual de Educação. Esse plano tem validade para 10 anos e ainda não foi aprovado, está na Assembleia Legislativa, na Capital, para vota-ção!

Agora é hora de protestar e se mobilizar con-tra essa medida de Alckmin que integra um go-verno que dá continuidade ao boicote à rede pú-blica de ensino. A quem interessa o fechamento

de escolas estaduais? O município de Sorocaba, por exemplo, vai assumir os estudantes que não terão mais classes no período noturno?

Será que a sociedade terá todas essas e mui-tas outras respostas? A imprensa conhece bem o governador do Estado. Sabe bem que ele não trata ninguém com educação. Não liga para pro-fessor, não presta contas à ninguém. Tanto que decreta sigilo para os documentos que tratam do escândalo do Metrô da capital e da Sabesp (que dá prêmio para ele).

Essa postura ditatorial do governador coloca policiais e cavalaria em cima da sociedade que luta para preservar os direitos. Mesmo assim, a voz da população ecoa alto e se faz ser ou-vida. Nós apoiamos a luta dos professores e de todos os interessados em uma educação pú-blica digna!

Os únicos que devem estar aplaudindo essa reestruturação no ensino estadual devem ser os proprietários de escolas particulares que espe-ram a pá de cal em cima do ensino público para ganharem mais espaço (e lucros) ainda.

Qual será a resposta da secretaria munici-pal da educação? Será que o prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) está feliz em saber que precisará investir no ensino médio, mesmo não sendo obrigação do município? Alckmin e Pannunzio são do mesmo partido. Mas pelo menos em relação à verba para a saúde eles não se entendem. E agora, com esse problema na educação?

É preciso crescer na conscientização políti-ca e entender qual é o papel de cada um e rei-vindicar. Uma sociedade melhor e mais digna depende dos nossos passos e das nossas vozes. Confira mais sobre essa discussão na reporta-gem abaixo.

editorial

Geraldo Alckmin

continuará fechando

classes noturnas do ensino

médio

Reestruturação do ensino é criticada em audiência

educação

Dia 27: O encerramento das audiências será na Alesp, com o secretário estadual de educação

Danie

le Ga

spar

i

Microsoft vai terceirizar produção do XBox

A partir de janeiro de 2016 a Flextronics instalada em Ma-naus, Amazonas, que produz equipamentos eletrônicos, as-sumirá integralmente a produ-ção do videogame XBox (360 e One) da Microsoft.

O SMetal procurou a direção da Flex em Sorocaba para saber sobre a possibilidade da produ-ção do XBox ser transferida para a planta local. Um dos porta-vo-zes da empresa no Brasil, Mar-cos Silva, disse por e-mail que o

console de jogos continuará sen-do produzido em Manaus.

Ainda de acordo com Mar-cos, sobre eventuais contrata-ções ou demissões, "a Flex só poderá planejar o efetivo de funcionários a partir de janeiro, dependendo das condições de mercado".

Em nota divulgada pela Mi-crosoft, dona da marca XBox, a venda faz parte da reestrutura-ção dos negócios de celulares da companhia, anunciada em julho.

indústria

Jornalista responsável: Paulo Rogério L. de Andrade

Redação e reportagem: Paulo Rogério L. de Andrade Fernanda Ikedo Daniela Gaspari

Fotografia: José Gonçalves Filho (Foguinho)

Projeto Gráfico e Editoração: Lucas Delgado Cássio de Abreu Freire

Auxiliar de Redação: Gabrielli Duarte

Estagiário: Vagner Santos

ComunicaçãoSMetal

Folha Metalúrgica, Portal SMetal, Revista Ponto de Fusão,

redes sociais, comunicação visual e assessoria de imprensa

Sindicato do Metalúrgicos de Sorocaba e RegiãoRua Júlio Hanser, 140 - Sorocaba SP - www.smetal.org.br

Diretoria Executiva SMetal

Presidente: Ademilson Terto da Silva

Vice Presidente: Tiago Almeida do Nascimento

Secretário Geral: Leandro Cândido Soares

Administrativo e de Finanças: Alex Sandro Fogaça

Secretário de Organização: João de Moraes Farani

Diretor Executivo: Joel Américo de Oliveira

Diretor Executivo: Silvio Luiz Ferreira da Silva

Sede Sorocaba: Tel. (15) 3334-5400

Sede Iperó: Tel. (15) 3266-1888

Sede Araçariguama: Tel. (11) 4136-3840

Sede Piedade: Tel. (15) 3344-2362

Folha Metalúrgica Impressão: Bangraf Publicação: Bissemanal Tiragem: 30 mil exemplares

Página 3Folha Metalúrgica - Outubro de 2015 - Ed. 812

G2, G8 e Estamparia assinam acordos nesta semana

O Grupo 8 e Estamparia assinam os acordos da campanha salarial nesta quarta-feira, dia 21, e o Grupo 2 na sexta, dia 23, com a Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM).

Como foi suspensa a negociação com o G3 os acordos estão sendo fechados por fábrica. Dos três sindicatos patro-nais que representam o grupo, dois deles já fizeram acordo da campanha com a FEM: Parafusos e Forjaria, que devem assinar nos próximos dias. Falta apenas a negociação com o Sindipeças.

De acordo com o secretário-geral da FEM e diretor do SMetal, Adilson Faustino, Carpinha, Sinpa e Sindiforja che-garam ao índice de 9,88%, em duas vezes.

“A campanha já está caminhando para o desfecho. Faltam apenas os acordos com G10, Fundição e Sindipeças, do G3”, afirma.

O tema da Campanha Salarial deste ano é “Nenhum Di-reito a Menos e Mais Avanços Sociais” e neste ano estão em discussão as cláusulas econômicas e sociais. A data-base é 1º de setembro e estão em Campanha cerca de 200 mil trabalha-dores na base da FEM-CUT.

Assim que os acordos estiverem assinados, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) divulgará os pisos e tetos salariais, além do resumo das cláusulas so-ciais conquistadas.

campanha salarial

SAIBA MAISComposição dos grupos patronais• O Grupo 2 é composto por fabricantes de máquinas e eletroeletrônicos.

• O Grupo 8, por fábricas de trefilação, laminação de metais ferrosos, ferramentas, refrigeração, equipamentos ferroviários, esquadrias, construções metálicas, artefatos de ferro, rodoviários entre outros.

• O Grupo 3 é composto por autopeças, forjarias e fábricas de parafusos.

• O Grupo 10, por fabricantes de lâmpadas, equipamentos odontológicos, iluminação, material bélico, oficinas mecânicas, rolhas metálicas, funilarias, entre outros.

• Estamparia, por estamparias de metais.

• Fundição, por indústrias de fundição.Acordo: Segundo Carpinha faltam G10, Fundição e Sindipeças, do G3, fecharem acordos

Realidade Brasileira: Além do SMetal, o Sindicato dos Papeleiros de Indaiatuba, a Marcha Mundial das Mulheres e Consulta Popular estão entre os apoiadores do curso

Com o objetivo de definir o plano de lutas da Central Única dos Trabalhadores para os próxi-mo quatro anos, foi realizado, en-tre os dias 13 e 16 de outubro, o 12º Congresso Nacional da CUT (Concut). Por unanimidade, tam-bém foi reeleita a direção executi-va da Central, presidida pelo ban-cário de São Paulo, Vagner Freitas.

Com o tema “Educação, Traba-lho e Democracia”, o Congresso reuniu mais de 2 mil delegados em São Paulo. Umas das novidades foi a implementação da paridade

de gênero na direção da entidade. Dos 44 dirigentes eleitos, 22 são homens e 22 mulheres.

Entre os principais temas deba-tidos no Concut estão: a ampliação da articulação com os movimentos sociais, a defesa da democracia e mudanças na política econômica do Brasil. Foi aprovada também a resolução que mantém a reinvin-dicação “redução da jornada, sem redução de salário”.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba (SMetal) foi repre-sentado por nove delegados.

Fogu

inho A

rquiv

o / S

Metal

Divu

lgaçã

o

CONCUT

Congresso da CUT define plano de lutas

Teve início no último final de se-mana, dias 17 e 18, o Curso de Rea-lidade Brasileira (CRB) organizado pelo Levante Popular da Juventude com o apoio do SMetal. Nesta edi-ção, o homenageado é o líder sindi-cal e ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, Wilson Fernando da Silva, o Boli-nha (1951-2008).

O curso está estruturado para acontecer até julho de 2016, sen-do um final de semana por mês de aulas. O conteúdo inclui estu-

do, em módulos, de obras clássi-cas como “O Povo Brasileiro”, de Darci Ribeiro; “Formação Eco-nômica do Brasil”, de Caio Pra-do Jr; além da investigação sobre os conceitos de classes, gênero, ideias socialistas e projeto popular.

O curso é realizado em diver-sos estados e sempre conta com participantes membros de diver-sos movimentos sociais, além de estudantes interessados em conhe-cer os principais pensadores brasi-leiros e suas obras.

FORMAÇÃO

Curso aborda estudos dos principais pensadores do Brasil

Diretoria: No Concut, o bancário Vagner Freitas foi reeleito presidente da CUT

Dino

San

tos / C

UT

Continuam abertas as inscrições para os concur-sos de moda de viola, contação de causos e culi-nária caipira do 1º Festival de Cultura Caipira de Araçoiaba da Serra, que acontecerá dias 31 deste mês e 1º de novembro, na Praça Coronel Almeida, no Centro.

O show do violeiro Ricardo Anastácio fará o en-cerramento do evento. O músico que nasceu em As-sis, no Vale do Paranapanema, e está há mais de 30 anos em Sorocaba, é autor de dois CD´s, um livro e um DVD sobre viola caipira.

Em entrevista ao SMetal o violeiro, com chapéu na cabeça e viola do lado, conta que sua inspiração musical está muito ligada à vida rural de sua famí-lia. Quando mudou-se de cidade, conheceu grandes violeiros que tocavam nas periferias tanto de Soro-caba quanto de Votorantim.

De 15 anos para cá o violeiro avalia que o cená-rio mudou bastante e a cultura caipira ganhou mais espaço sendo mais valorizada. Ele lançou o CD "Viola Tropeira" (caipira com tropeirismo) e o livro "Nheengatu e a identidade caipira" (pesquisa sobre a língua fonética falada por 250 anos, em São Paulo

e que deu origem ao ritmo caipira).Para se inscrever basta acessar a aba "inscrição"

do site www.festivalcaipira.aracoiaba.sp.gov.br. Confira no site www.smetal.org.br trecho da en-

trevista de Ricardo Anastácio com direito a pontea-do de viola.

Página 4 Folha Metalúrgica - Outubro de 2015 - Ed. 812

Festival promoverá diversos ritmos da viola caipira

Epidemia de dengue pode voltar em 2016

araçoiaba da serra

sorocaba

Sorocaba pode ter um número alto de casos de dengue no primeiro semestre de 2016. O alerta é da Vi-gilância em Saúde da cidade divul-gado em boletim epidemiológico na quarta-feira, dia 14.

"A situação atual é parecida à do ano passado, havendo novamente a possibilidade de elevados números de casos para o primeiro semestre de 2016", informou o boletim da vigilância. No documento, o órgão explica que um aumento de casos de dengue no mesmo período de

2014 já sinalizava a possibilidade de epidemia no município, surto que se concretizou no primeiro se-mestre de 2015.

Nos últimos três meses, de 5 de julho a 10 de outubro, foram notificados 503 casos suspeitos de dengue, sendo que 20 deles (3,9%) foram confirmados e 483 (96,1%) foram descartados. Dos 20 casos confirmados, 16 são autóctones e quatro importados. Já no mesmo período de 2014 haviam 26 casos da doença.

O boletim traz também infor-mações referentes à Febre Chikun-gunya e ao vírus Zika. Do dia 5 de julho até a presente data, foram notificados três casos suspeitos de Chikungunya, sendo um positivo importado e dois que aguardam re-sultado de exames.

Quanto à febre pelo vírus Zika, foram cinco notificações, sendo três descartadas e duas ainda estão em processo de avaliação clínica.

Leia a matéria completa em www.smetal.org.br

Trajetória Ricardo Anastácio é músico e professor de viola

Fogu

inho /

SMe

tal

A programação está disponível no site www.festivalcaipira.aracoiaba.sp.gov.br

notasGreve nos bancos

Sem avanço nas negociações com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), bancários em todo Brasil completaram na segunda-feira, dia 19, o 14º dia de greve. Em Sorocaba e região, 220 agências bancárias permanecem fechadas. Segundo o Sindicato da categoria em Sorocaba, a greve é por tempo indeterminado e não há previsão de nova negociação entre a Fenaban e o Comando Nacional dos Bancários.

Cursos da Etec

A escola Técnica (Etec) de Piedade está com inscrições abertas até o dia 10 de novembro para cursos técnicos gratuitos. São eles: Alimentos (integrado ao ensino médio - manhã ou tarde); Administração (Integrado - manhã ou tarde); Meio Ambiente (Integrado - manhã ou tarde) Técnico em Agroecologia (noite) e Técnico em Informática (semipresencial). As inscrições deverão ser feitas pelo site www.vestibulinhoetec.com.br. A Etec de Piedade fica na rua Bento Xavier Oliveira, 668, no bairro Paulas e Mendes. Mais informações pelo telefone (15) 3244-4570.

Taça Papagaio

Foram prorrogadas até sexta-feira, dia 23, às 19h, as inscrições para a 11ª Taça Papagaio de Futsal do SMetal. Os interessados devem retirar a ficha de inscrição no Clube de Campo, de quarta a domingo, das 9h às 18h, ou solicitar pelo e-mail [email protected]. Os times devem ser formados, exclusivamente, por sócios do sindicato e dependentes, mas não é necessário que todos os integrantes trabalhem na mesma empresa. O torneio começa dia 25 de outubro e as partidas serão realizadas aos domingos. Mais informações pelo telefone (15) 3225-3377.

Divu

lgaçã

o