faculdade de odontologia da usp issn 1415-4323 nossas … · 2017-10-25 · co-autora:...

6
SDO SDO Informação Informação Faculdade de Odontologia da USP Ano 10 - n. 2 - maio-ago. 2009 http//www.fo.usp.br/sdo http//www.fo.usp.br/sdo Nossas Publicações Nossas Publicações ISSN 1415-4323 REFORMA DA BIBLIOTECA REFORMA DA BIBLIOTECA REFORMA DA BIBLIOTECA REFORMA DA BIBLIOTECA Está chegando o momento de vermos nossa biblioteca de cara nova. Sua inauguração será dia 16 de setembro de 2009 e as mudanças ocorridas em seu lay- out favorecerão na busca de informações pelos usuários e conforto na área de acervo. A sala do acervo bibliográfico ganhou um espaço maior e novas estantes. Na sala de estudos em grupo inserimos biombos para separar os ambientes, o forro do teto foi trocado, o serviço de comutação bibliográfica e o de reprografia foram transferidos de lugar e as luminárias foram substituídas. A biblioteca precisou ser fechada no período de mudança e organização do mobiliário, acervo e equipamentos do novo espaço. Os funcionários, durante a reforma, exerceram suas atividades em local precário, mas de forma impecável, permitindo o acesso mesmo que restrito aos usuários FOUSP. Agradecemos a FO e sua comunidade pela compreensão e colaboração demonstrada nessa fase. Agradecemos também os diretores das bibliotecas do Conjunto das Químicas – Ângelo Cruz, do Instituto Oceanográfico – Domingos Tasso Junior e a Rosa Fischi, diretora da biblioteca da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia pelo empréstimo de equipamentos para limpeza do acervo, assim como a dedicação da equipe de limpeza da empresa União. A incansável ajuda e solidariedade no trabalho pesado de reorganização da biblioteca e na higienização do acervo reflete o espírito de equipe presente construído ao longo dos anos. Contamos com sua visita! Equipe SDO

Upload: others

Post on 05-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Faculdade de Odontologia da USP ISSN 1415-4323 Nossas … · 2017-10-25 · Co-autora: bibliotecária Luzia Marilda Zoppei Murgia e Moraes. II TREINAMENTO sobre o “Programa de Inventário

SDOSDO InformaçãoInformação

Faculdade de Odontologia da USP Ano 10 - n. 2 - maio-ago. 2009

http//www.fo.usp.br/sdohttp//www.fo.usp.br/sdo Nossas PublicaçõesNossas Publicações

ISSN 1415-4323

REFORMA DA BIBLIOTECAREFORMA DA BIBLIOTECAREFORMA DA BIBLIOTECAREFORMA DA BIBLIOTECA

Está chegando o momento de vermos nossa biblioteca de cara nova. Sua inauguração será dia 16 de setembro de 2009 e as mudanças ocorridas em seu lay-

out favorecerão na busca de informações pelos usuários e conforto na área de acervo. A sala do acervo bibliográfico ganhou um espaço maior e novas estantes. Na sala de estudos em grupo inserimos biombos para separar os ambientes, o forro do teto foi trocado, o serviço de comutação bibliográfica e o de reprografia foram transferidos de lugar e as luminárias foram substituídas. A biblioteca precisou ser fechada no período de mudança e organização do mobiliário, acervo e equipamentos do novo espaço. Os funcionários, durante a reforma, exerceram suas atividades em local precário, mas de forma impecável, permitindo o acesso mesmo que restrito aos usuários FOUSP. Agradecemos a FO e sua comunidade pela compreensão e colaboração demonstrada nessa fase. Agradecemos também os diretores das bibliotecas do Conjunto das Químicas – Ângelo Cruz, do Instituto Oceanográfico – Domingos Tasso Junior e a Rosa Fischi, diretora da biblioteca da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia pelo empréstimo de equipamentos para limpeza do acervo, assim como a dedicação da equipe de limpeza da empresa União. A incansável ajuda e solidariedade no trabalho pesado de reorganização da biblioteca e na higienização do acervo reflete o espírito de equipe presente construído ao longo dos anos.

Contamos com sua visita!

Equipe SDO

Page 2: Faculdade de Odontologia da USP ISSN 1415-4323 Nossas … · 2017-10-25 · Co-autora: bibliotecária Luzia Marilda Zoppei Murgia e Moraes. II TREINAMENTO sobre o “Programa de Inventário

Rev@Odonto: mais um produto

da BVS Odontologia Brasil

2 Ano 10 - n. 2 - maio-ago. 2009

SDO - INFORMA

BVS ODONTOLOGIA BRASIL

O Serviço de Documentação Odontológica está atualizando os Termos de Cooperação Técnica entre os integrantes do Sistema de Informação Especializado na área de Odontologia (SIEO), de modo a facilitar a cooperação entre Instituições de Ensino Superior para oferecer serviços/produtos à comunidade odontológica.

A BVS Odontologia Brasil torna-se uma rede de relacionamento entre docentes, pesquisadores, bibliotecários, alunos de graduação e de pós-graduação e usuários em geral e possibilita a inclusão de novos parceiros. Assim, ingressaram recentemente na BVS Odontologia Brasil e no SIEO, as seguintes instituições: Universidade Estadual de Londrina (UEL); Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); Associação Brasileira de Odontologia. Seção Rio de Janeiro (ABO-RJ). Boas vindas nossos novos parceiros!

Visite a BVS Odontologia Brasil (http://odontologia.bvs.br).

Telma de Carvalho Diretora Técnica do SDO/FO

Construiremos um banco de dados de revistas brasileiras de odontologia, disponibilizadas sob a forma eletrônica, utilizando a metodologia do SciELO. Isto facilitará a utilização de dados bibliométricos para aferir o uso da coleção e citação dos trabalhos. O SDO coordenará as atividades do Rev@Odonto. O projeto está em tramitação na SBPqO, como parceira e integrante do Comitê Consultivo da BVS Odontologia Brasil, a fim de intermediar a obtenção de recursos para o seu desenvolvimento. O banco de revistas eletrônicas em Odontologia já conta com 17 editores científicos interessados na sua concretização. Visite a BVS Odontologia Brasil (http://odontologia.bvs.br). Para maiores esclarecimentos, procure a bibliotecária Telma de Carvalho.

Telma de Carvalho

Diretora Técnica do SDO/FO

Nos meses de junho e julho/09 a bibliotecária Telma de Carvalho ministrou cursos na Federação Brasileira de Associação de Bibliotecários (FEBAB) – envolvendo os temas Bibliometria e Indicadores de Qualidade em serviços de informação.

O curso de Bibliometria, realizado no dia 20/06 enfocou aspectos relacionados à: Conceituação; Produtividade científica; Aplicações e implicações da bibliometria; A bibliometria no contexto da análise da produção científica; Indicadores de avaliação de produção científica; Avaliação de qualidade das revistas científicas brasileiras; O sistema Qualis de classificação de revistas; Bases/bancos de dados e análise bibliométrica/cienciométrica.

A bibliotecária Telma foi convidada pela Faculdade de Odontologia e Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic para repetir o curso lá, no mês de agosto/09. Já o curso sobre Indicadores de qualidade, ministrado juntamente com o Prof. Waldomiro Vergueiro, do Depto. de Biblioteconomia e Documentação da ECA/USP, no dia 25/07 p.p., procurou enfocar a importância do estabelecimento de indicadores de qualidade para avaliar os serviços de informação.

Apresentou a experiência do SIBi/USP no estudo dos indicadores estabelecidos pela International

Federation of Library Associations and Institutions (IFLA ) enfocando os testes realizados em projeto piloto com bibliotecas das áreas de humanas, biológicas e exatas no âmbito da Universidade de São Paulo, para verificar a aplicabilidade dos mesmos. Os indicadores utilizados foram: Uso da coleção; Agilidade de processamento; Disponibilidade do documento; Agilidade do empréstimo entre bibliotecas e comutação bibliográfica e Satisfação do usuário.

Telma de Carvalho Diretora Técnica

PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES - NOVIDADES

Em breve, a CAPES disponibilizará o acesso livre a artigos de autores brasileiros publicados artigos na Editora holandesa Elsevier. O acordo entre a CAPES e a Elsevier, dará maior visibilidade da produção científica no país. Veja matéria completa no site do Portal Periódicos CAPES: http://www.periodicos.capes.gov.br/portugues/paginaInicial/novidades/not016.htm Informações sobre a Elsevier: http:// www.americalatina.elsevier.com

Suely Cafazzi Prati/SDO-FOUSP

Page 3: Faculdade de Odontologia da USP ISSN 1415-4323 Nossas … · 2017-10-25 · Co-autora: bibliotecária Luzia Marilda Zoppei Murgia e Moraes. II TREINAMENTO sobre o “Programa de Inventário

Ano 10 - n. 2 - maio-ago. 2009 3

Población Dinah Aguiar,

Mugnaini Rogério, Ramos

Lúcia Maria S V Costa,

o rgan i z ado r e s . R edes

sociais e colaborativas em

informação científica. São

Paulo: Angellara; 2009.

Contribuiram com capítulos: Telma

de Carvalho, Vânia Martins Bueno

de Oliveira Funaro e Lúcia Maria S.

V. Costa Ramos.

LANÇAMENTO DESTAQUES GRUPO DE GESTÃO DO VOCABULÁRIO CONTROLADO DA USP, em São Paulo, SP, no período de 2009-2011, Área de Ciências Biológicas. Representante da FOUSP: bibliotecária Maria Cláudia Pestana.

PESQUISA de Doutorado na Universidad Carlos III, realizada em Madrid/España, no período de 01/09 a 31/12/2009.

Autora: bibliotecária Vânia Martins Bueno de Oliveira Funaro.

PARTICIPAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS DO SDO EM EVENTOS

Sobre Sobre Sobre Sobre A CIPAA CIPAA CIPAA CIPA A CIPA conta com novos membros eleitos para a gestão 2009/2010, com a participação de funcionários da Biblioteca, a saber: Renato Alves de Moraes, Marlete Benjamin dos Santos e Amarildo de Almeida. O SDO deseja a todos os membros da CIPA uma gestão promissora, muita sorte e sucesso.

VI ENCONTRO Internacional de Editores e Autores de Periódicos Científicos da Área de Odontologia, realizado no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, RS, no período de 06 a 08/05/2009. Participação como Ministrante de palestra e coordenadora de reunião:

bibliotecária Telma de Carvalho.

TREINAMENTO sobre o Programa de Inventário Automatizado para as Bibliotecas do SIBI/USP, realizado no Centro de Ensino de Computação – CEC do Instituto de Matemática e Estatística da USP, em São Paulo, SP, no dia 06/05/2009. Participação: bibliotecárias Suely C. Prati e Solange A.O. Franco.

PALESTRA sobre “Estratégias para Busca de Evidências em Odontologia nas Principais Bases de Dados”, realizada durante a XVI Reunião de Pesquisa e XIII Seminário de Iniciação Científica, em São Paulo, SP, no dia 12/05/2009. Participação: bibliotecárias Vânia Martins B.O. Funaro e Glauci Elaine D.

Fidelis.

ENCONTRO sobre “Gestão com Base na Qualidade”, realizado no Auditório da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, em São Paulo, SP, no dia 14/05/2009. Participação: bibliotecárias Telma de Carvalho e Maria Cláudia Pestana.

PAINEL sobre “Musicoterapia: uma proposta de trabalho”, apresentado na XVI Reunião de Pesquisa e XIII Seminário de Iniciação Científica, promovido pela Comissão de Pesquisa da Faculdade de Odontologia da USP, em São Paulo, SP, no período de 12 a 14/05/2009. Co-autora: bibliotecária Luzia Marilda Zoppei Murgia e Moraes.

II TREINAMENTO sobre o “Programa de Inventário Automatizado para as Bibliotecas do SIBI/USP, realizado na Sala de Multimídia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, em São Paulo, SP, no dia 20/05/2009. Participação: técnico de documentação e informação Rita Diná M. Pires.

TREINAMENTO para o Acesso aos E-books, realizado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade USP, em São Paulo, SP, no dia 26/05/2009. Participação: bibliotecária Glauci Elaine Damásio Fidelis.

PALESTRA sobre “Saúde do Trabalhador”, proferida pela psicóloga Anete de Souza Farina, realizada na Faculdade de Odontologia da USP/SIPAT, em São Paulo, SP, no dia 01/06/2009. Participação: bibliotecária Luzia Marilda Z.M. Moraes e os técnicos

de documentação e informação Ana Lúcia V. de Oliveira, Marlene

F.A. Mateus, Maria Aparecida Pinto, Agnaldo S. Gama, Rita D.M.

Pires, Nicanor A. Araújo Filho, Renato A. Moraes, Amarildo de

Almeida, Maria Bernadete C. Moraes, Marlete B. dos Santos, Valter

A.A. Pompeu.

PALESTRA sobre “Benefícios da Atividade Física e do Esporte”, proferida pelo Prof. Sidnei Correia, realizada na Faculdade de Odontologia da USP/SIPAT, em São Paulo, SP, no dia 02/06/2009. Participação: bibliotecários Telma de Carvalho, Glauci Elaine D.

Fidelis, Luzia Marilda Z.M. Moraes, Fábio Jastwebski e os técnicos de

documentação e informação Ana Lúcia V. de Oliveira, Marlete B. dos

Santos, Rita D.M. Pires, Renato A. Moraes, Nicanor A. Araújo Filho,

Agnaldo S. Gama, Eunice M. Vieira.

PALESTRA sobre “Acupuntura”, proferida pelas Profas. Dras. Ana Cristina R. Campana e Marina Cléa P. Prado, realizada na Faculdade de Odontologia da USP/SIPAT, em São Paulo, SP, no dia 03/06/2009. Participação: bibliotecários Luzia Marilda Z.M. Moraes, Solange A.O.

Franco, Lúcia Maria C.V.C. Ramos, Fábio Jastwebski e os técnicos de

documentação e informação Ana Lúcia V. de Oliveira, Marlete B. dos

Santos, Marlene F.A. Mateus, Rita D.M. Pires, Nicanor A. Araújo Filho,

Maria Bernadete C. Moraes, Sebastião David Marinho, Renato A.

Moraes, Agnaldo S. Gama, Valter A.A. Pompeu, Amarildo de Almeida.

PALESTRA sobre “Apaixonados pela vida: um desafio no voluntariado como realização pessoal”, proferida por Anésio Rodrigues, realizada na Faculdade de Odontologia da USP/SIPAT, em São Paulo, SP, no dia 04/06/2009. Participação: bibliotecária Suely C. Prati e os técnicos de

documentação e informação Rita D.M. Pires, Renato A. Moraes,

Marlete B. dos Santos, André L. Yovanos, Maria Bernadete C. Moraes,

Amarildo de Almeida, Sebastião David Marinho, Maria Aparecida

Pinto, Nicanor A. Araújo Filho, Eunice M. Vieira, Valter A.A. Pompeu.

Page 4: Faculdade de Odontologia da USP ISSN 1415-4323 Nossas … · 2017-10-25 · Co-autora: bibliotecária Luzia Marilda Zoppei Murgia e Moraes. II TREINAMENTO sobre o “Programa de Inventário

uma leitura mais lenta e detalhada, focando as nuances do texto, concentrando-nos no que nos parece ser as trás e para a através do texto para examinar características particulares tais como temas, narrativa, e caracterização dos personagens. Todo o leitor tem a sua abordagem individual mas o melhor método, sem dúvida, de extrair o máximo de um livro é lê-lo várias vezes. Segundo Norma Sandra de Almeida Ferreira (professora e integrante do grupo de pesquisa ALLE – Alfabetização, Leitura e Escrita, da Faculdade de Educação / UNICAMP) a leitura é importante em uma sociedade letrada, pois ela é o acesso para um tipo de conhecimento que se dá pela escrita. Pertencer ao mundo da escrita é pertencer ao mundo daqueles que detêm o poder das idéias legitimadas, da circulação e divulgação do conhecimento considerado científico. Sabemos que não nascemos leitores, mas nos tornamos, ao lado de outros leitores, com acesso a muitos e diversificados livros. A leitura como prática cultural é aprendida e ensinada tornando-se fundamental na formação de leitores e cidadãos. Além disso, é um direito de todos, como uma experiência que produz conhecimentos distintos e forma, informa, constitui o sujeito nas suas relações com o outro, consigo mesmo e com o seu mundo. Fontes: http://citador.weblog.com.pt/arquivo/007928.html Boletim Eletrônico do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo, n. 11, jun. 2009.

4 Ano 10 - n. 2 - maio-ago. 2009

PALESTRA sobre “Musicoterapia”, proferida pelos musicoterapeutas Luisiana França Passarini e Wanderley Alves Junior, realizada na Faculdade de Odontologia da USP/SIPAT, em São Paulo, SP, no dia 05/06/2009. Participação: bibliotecária Luzia Marilda Z.M. Moraes e os técnicos de

documentação e informação Ana Lúcia V. de Oliveira, Renato A.

Moraes, Marlete B. dos Santos, Marlene F.A. Mateus, Sebastião David

Marinho, Agnaldo S. Gama, Eunice M. Vieira.

CURSO “Treinamento Elsevier para Acesso Online a Revistas Científicas e Livros Eletrônicos da Editora Elsevier”, realizado no Auditório da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootécnica da USP, em São Paulo, SP, no dia 08/06/2009. Participação: bibliotecária Glauci Elaine Damásio Fidelis.

CURSO sobre “Normativas para dissertações e teses; Indexação para revistas científicas e Bases de dados para revistas científicas”, realizado na Faculdade de Odontologia da Universidade de Pernambuco, em Camaragibe, PE, nos dias 16 e 17/06/2009, a convite do Prof. Belmiro Cavalcanti do Egito Vasconcelos, diretor da Faculdade de Odontologia da Universidade de Pernambuco. Ministrou aula: Lúcia Maria S. V. Costa Ramos

XXIII CONGRESSO Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, realizado em Bonito/Mato Grosso do Sul, tendo como tema central do evento: “Rede de Conhecimento, Acesso à Informação e Gestão Sustentável”, no período de 05 a 08/07/2009. Participação: bibliotecárias Vânia Martins B.O. Funaro, Lúcia Maria

S.V. Costa Ramos e Maria Cláudia Pestana.

Curso “Treinamento para uso de EndNote”, realizado pela IB/USP - no dia 04/08/2009. Participantes: bibliotecárias Maria Cláudia Pestana, Vânia Martins B.O. Funaro

Curso “Treinamento ALEPH 500 participação de Bibliotecas”, realizado pelo DT/SIBi – Sala 148, nos dias 10 a 18/08/2009 das 9:00 às 12:00h – das 14 às 17:00h Participação: bibliotecária Maria Cláudia Pestana.

Palestra “Indicadores de Desempenho”, realizado pelo IEA – auditório –no dia 12/08/2009. Participantes: bibliotecária Maria Cláudia Pestana

Palestra sobre “Avaliações bibliométricas & Scopus”, realizado no Anfiteatro de Fisiologia - FM/USP, no dia 13/08/2009 - Palestrante: Eloisa Viggiani Participante: bibliotecária Maria Cláudia Pestana

A Importância da Leitura

Treinamento “Aleph: módulo Circulação/EEB”, realizado no Departamento Técnico - SIBI/USP, no dia 10 a 14/08/2009, Palestrante: Fabiana John Tonding – ExLibris Participante: bibliotecária Maria Cláudia Pestana

Curso “Competência em Informação”, realizado na sala de multimídia FMVZ/USP, nos dias 11 a 18/08/2009 das 9:30 as 16:30 Participação: bibliotecária Vânia Martins B.O. Funaro.

Reunião e Apresentação “Programa de Avaliação de Qualidade – PAQ”, realizado no IP/auditório, no dia 13/08/2009 das 9:30 às 12:30h e das 14:00 às 16:30h – PAQ – ALEPH SDO- Participantes: Bibliotecárias Fábio Jastwebski, Glauci Elaine D.

Fidelis, Maria Cláudia Pestana, Telma de Carvalho, Vânia Martins

B.O. Funaro, Valter A.A. Pompeu

Seminário para” Autores de Artigos Científicos”, realizado no Auditório Rômulo Ribeiro Pieroni - IPEN, no dia 19/08/2009, Palestrantes: José Stoop e Márcia Barbosa - Elsevier Participante: bibliotecária Maria Cláudia Pestana

Workshop para “Troca de Experiências com Projetos e/ou atividades em andamento nas Bibliotecas”, realizado na FEA, auditório 5 No dia 25/08/2009 - Participação: Bibliotecárias Glauci Elaine D. Fidelis, Solange A.O. Franco, Lúcia Maria S.V. Costa Ramos, Telma de Carvalho, Vânia Martins B.O. Funaro, e os técnicos de documentação e informação Amarildo de Almeida, Ana Lúcia V. de Oliveira, Marlene F.A. Mateus, Valter A.A. Pompeu. No dia 26/08/2009 – Participação: Bibliotecárias Lúcia Maria S.V.

Costa Ramos, Maria Cláudia Pestana, Fábio Jastwebski, Suely C.

Prati, Telma de Carvalho, e os técnicos de documentação e

informação Fernando Ricardo de Brito, Rita Diná M. Pires, Simone

Rodrigues do Santos, Valter A.A. Pompeu.

Video Conferência “PAQ e sua importância”, realizado no auditório IP, no dia 28/08/2009. Participantes: Bibliotecárias Lúcia Maria S.V. Costa Ramos, Solange

A.O. Franco, Suely C. Prati, Telma de Carvalho, Vânia Martins B.O.

Funaro, e os técnicos de documentação e informação Amarildo de

Almeida, Ana Lúcia V. de Oliveira, Marlene F.A. Mateus, Rita Diná M.

Pires, Valter A.A. Pompeu.

Ler é essencial. Através da leitura, testamos os nossos próprios valores e experiências com as dos outros. No final de cada livro ficamos enriquecidos com novas experiências, novas idéias, novas pessoas. Eventualmente, conheceremos melhor o mundo e um pouco melhor de nós próprios. Ler é estimulante. Os livros partilham sentimentos e pensamentos, feitios e interesses. Os livros colocam-nos em outros tempos, outros lugares, outras culturas. Os livros colocam-nos em situações e dilemas que nós nunca poderíamos imaginar que encontrássemos. Os livros ajudam-nos a sonhar, fazem-nos pensar. Nada desenvolve mais a capacidade verbal que a leitura de livros. Nada é comparada com o que se pode absorver de forma natural e sem custo através da leitura regular de livros. Alguns livros são simplesmente melhores que outros. Alguns autores vêem com mais profundidade o interior de personagens estranhas, e descrevem o que eles vêem e sentem de uma forma mais real e efetiva. As suas obras podem exigir mais dos leitores. Mas esse esforço vale a pena, pois estes autores podem proporcionar-nos aventuras que ficam na nossa memória para toda a vida. Muitas vezes um livro tem que ser lido mais de uma vez e com abordagens diferentes. Estas abordagens podem incluir: uma primeira leitura superficial e relaxada para ficar com as principais idéias e narrativa;

Page 5: Faculdade de Odontologia da USP ISSN 1415-4323 Nossas … · 2017-10-25 · Co-autora: bibliotecária Luzia Marilda Zoppei Murgia e Moraes. II TREINAMENTO sobre o “Programa de Inventário

Ano 10 - n. 2 - maio-ago. 2009 5

VOCE SABIA?VOCE SABIA?VOCE SABIA?VOCE SABIA?

Você os conhece? A Biblioteca Virtual é um serviço virtual, da Secretaria Estadual de Comunicação, que presta informações sobre todos os assuntos, gratuitamente. Saiba ainda dicas de viagem, condições das estradas e meteorológicas etc. acessando em: http://www.bv.sp.gov.br

Fonte: Regina Fazioli – Bibliotecária Coordenadora da Biblioteca Virtual do Governo do Estado de São Paulo

Rir faz bem à saúde A risada é um ótimo remédio para combater

o estresse. Quando uma pessoa ri, entra em

um estado fisiológico que altera o estado

imunológico da pessoa – para melhor claro!

Alem disso, ir provoca um aumento na

freqüência cardíaca e na pressão arterial,

acelerando a respiração como em um

exercício físico. Quando você rir, está

exercitando os músculos da face e do

abdômen e, em alguns casos, os músculos dos

braços também. Depois de rir a pessoa entra

em um estado de relaxamento, com a

desaceleração do ritmo do coração e da

respiração, levando ao relaxamento muscular.

Fonte: [email protected]

Palavras tem poder As palavras influem na sua realidade muito mais do que você imagina. Veja quais você deve evitar e quais deve usar: Ainda – Uma palavra positiva que abre muitas possibilidades. Por exemplo, na frase “não tenho namorado ainda”. Está implícita a idéia que posso não ter alguém neste momento, mas que isso só é questão de tempo. Mas atenção: Evite dizer frases como “com tantos assaltos por aí, nunca fui assaltado ainda”. Tentar – Verbo de má vontade. “Não sei, vou tentar”, então, é ainda pior. É quase uma frase declarada de que é possível tentar, mas é difícil conseguir. Experimentar – Ótimo verbo. Experimentar inclui ação, curiosidade. Substitua a frase “vou tentar” por “vou experimentar”. A segunda é muito mais dinâmica. É difícil – Expressão bloqueadora, paralisante. Ela retira a energia necessária para a ação. Troque pela expressão “é desafiante” ou “é um desafio”. Essa simples troca pode abrir uma maior possibilidade de sucesso. Gostaria, queria – Usar esses verbos no futuro do pretérito distancia ainda o objetivo. Eles devem ser empregados sempre no presente: “Eu quero” ou “eu gosto”. Mas – A gente só conhece o que uma pessoa realmente pensa das outras depois do “mas”, diz um ditado americano. O “mas” suaviza o que foi dito até aquele momento e enfatiza o que vem depois. O ideal é dizer antes o que desaprovamos. Por exemplo: “Ela é superficial, mas é inteligente e capaz”. Nunca, jamais, sempre – Expressões que restringem a realidade. Ninguém pode dizer que nunca fará ou será tal coisa – não controlamos a vida a esse ponto. Não – O cérebro não registra o não quando acompanhado de uma imagem. Por exemplo, quando se diz “não pense num gatinho”, a primeira coisa que se pensa é justamente num gatinho – o não é simplesmente ignorado. Por exemplo, pessoas que dizem “não quero gritar igual minha mãe” cada vez que dizem isso teem um flash de milésimos de segundo da imagem da mãe gritando. O que está sendo reforçado é essa imagem, e não o contrário. O não só é registrado no cérebro quando é uma negativa simples – o “não quero” ou “não posso”, por exemplo e quando vem desacompanhado de uma imagem.

Fonte: [email protected]

Cáries e brocas préCáries e brocas préCáries e brocas préCáries e brocas pré----históricashistóricashistóricashistóricas Fernando Reinach (Biólogo)Fernando Reinach (Biólogo)Fernando Reinach (Biólogo)Fernando Reinach (Biólogo) [email protected] Cemitérios fazem a felicidade dos arqueólogos. Nesses locais é possível analisar centenas de esqueletos acumulados ao longo de muitas gerações. Isso permite que se investiguem as características das populações pré-históricas. É possível estudar de que doenças e com que idade teriam morrido seus membros. Existem arqueólogos que constroem suas carreiras escavando cemitérios. Foi num desses cemitérios, no Pasquitão, que foi revelado um dos primeiros indícios do que hoje chamamos de dentística. O cemitério está localizado em uma das rotas que ligam o Afeganistão ao vale do Rio Indus. Foi nessa região ocupada inicialmente por tribos nômades e posteriormente por civilizações que cultivavam o algodão e outros cereais, que foi descoberto o cemitério denominado MR3. Nele foram escavadas mais de 300 sepulturas de uma população neolítica. Os corpos mais antigos foram sepultados há 9 mil anos e os mais recentes, 5.500 anos antes do nascimento de Cristo. Lá foram encontrados oito esqueletos – quatro mulheres, dois homens e três de sexo indeterminado -, todos com cavidades escavadas em seus dentes. No total foram encontradas 12 proto-obturações. As cavidades foram

CURIOSIDADE feitas na superfície utilizada para a mastigação e tem de 1 a 3 milímetros de diâmetro e até 3 milímetros de profundidade. Elas atravessam o esmalte do dente e atingem a dentina. Fazer o furo deve ter doído. Algumas das cavidades tem um formato cônico, outras um formato esférico, o que provavelmente reflete o tipo de broca utilizado. Apesar da superfície dos buracos ainda apresentarem as marcas das brocas, foi possível determinar que os furos foram feitos antes da morte dos indivíduos, uma vez que o uso dos dentes desgastou as bordas das cavidades. Possíveis brocas foram encontradas no local. Elas provavelmente eram fixadas em hastes de madeira. Um arco era usado para girar a broca e fazer a cavidade, uma tecnologia utilizada para perfurar sementes e fazer colares. Tentativas de repetir a operação utilizando as brocas originais e dentes modernos demonstraram que os furos podem ser feitos em questão de minutos. Pouco se sabe sobre o motivo que levou este povo a fazer as cavidades. Dificilmente serviam de ornamento, pois os molares tratados, por serem posteriores, não são visíveis. Tampouco se encontrou dentro das cavidades qualquer material que tivesse a função das modernas obturações. É possível que a função das escavações fosse aliviar a dor provocada pelas cáries. O fato é que a tecnologia foi abandonada, pois nas centenas de sepulturas mais recentes não foram encontrados dentes “tratados”. Estudos como esse mostram como o desenvolvimento de uma tecnologia pode levar milhares de anos, desde as primeiras experiências abandonadas até seu aperfeiçoamento e uso generalizado. Qual será a reação dos arqueólogos, daqui a milhares de anos, quando escavarem nossos cemitérios e encontrarem incrustações, coroas, pontes e dentaduras? Provavelmente dirão: “Este povo ainda não possuía vacinas contra cáries nem sabia regenerar dentes”.

Mais informações em Early neolithic tradition of dentistry, na Nature, v. 440, p. 755, 2006.

Page 6: Faculdade de Odontologia da USP ISSN 1415-4323 Nossas … · 2017-10-25 · Co-autora: bibliotecária Luzia Marilda Zoppei Murgia e Moraes. II TREINAMENTO sobre o “Programa de Inventário

6 Ano 10 - n. 2 - maio-ago. 2009

Universidade de São Paulo Reitora: Profa. Dra. Suely Vilela Vice-Reitor: Prof. Dr. Franco M. Lajolo Faculdade de Odontologia Diretor: Prof. Dr. Carlos de Paula Eduardo Vice-Diretora: Profa. Dra. Suzana Cantanhe Orsini M. de Sousa Serviço de Documentação Odontológica Diretora Técnica: Telma de Carvalho – [email protected] Serviço de Tratamento da Informação Suely Cafazzi Prati – [email protected] Serviço de Informação Documentária e Circulação Vânia Martins Bueno de Oliveira Funaro – [email protected] Serviço de Assistência e Divulgação Técnico-Científica Lúcia Maria S. V. Costa Ramos – [email protected] ________________________________ Elaborado por: Luzia Marilda Z. M. Moraes – [email protected] Diagramação: Maria Aparecida Pinto – [email protected] Colaboraram neste número: Luzia Marilda Z. M. Moraes, Telma de Carvalho, Suely Cafazzi Prati, Solange A.O. Franco, Maria Cláudia Pestana Serviço de Documentação Odontológica – FOUSP Av. Prof. Lineu Prestes, 2227 - Cidade Universitária 05508-000 São Paulo - SP - Brasil Fone: 0055-011- 3091-7816/3091-7836/3091-7837/3091-7861/3091-7413 Fax: 0055-011- 3032-4409 E Mail: [email protected] http://www.fo.usp.br/sdo Horário de Funcionamento: 2ª à 6ª - 8:00 às 20:30 Sábados - 8:00 às 13:00

http://blog.estadao.com.br/blog/link/?title=acervo_de_jose_mindlin_para_download&more=1&c=1&tb=1&pb=1 (Acervo de José Mindlin para download)

http://feedproxy.google.com/~r/livrosgratis/~3/lcp9wUzPpLM/ (Leitores de e-books para cegos próximos da realidade)

http://www.agencia.fapesp.br/materia/10664/especiais/mapas-abertos.htm (Mapas abertos - garantir acesso universal a uma importante coleção particular de mapas antigos e criar soluções para desafios impostos à cartografia histórica pelas novas tecnologias de digitalização)

http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5gkmxz4ZqnTZl9fhJmh0jAww_QzlQ (Unesco lança sua Biblioteca Digital Mundial - um site que oferecerá gratuitamente um acervo excepcional de livros, manuscritos e documentos visuais e sonoros procedentes de bibliotecas e arquivos do mundo todo)

http://www.arcmusic.org/begin.html (Liberado na web maior acervo musical do mundo)

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u561841.shtml (Periódico científico publica dois estudos plagiados na integra)

http://veja.abril.com.br/acervodigital (um link de acesso à todas as revistas Veja, editadas pela Abril nesses últimos 40 anos. Da capa à contra-capa, incluindo todas as páginas, que servirá como fonte de consulta e garimpagem de dados para efetivação de eventuais trabalhos de pesquisa)

Erros mais comuns

Frases errôneas tantas vezes repetidas que já acostumamos dizer. Prof. Pasquale

Manter o mesmo time. (Pode-se manter outro time? Nem o Felipão consegue!)

Labaredas de fogo. (De que mais as labaredas poderiam ser? De água?!)

Pequenos detalhes. (Existem grandes detalhes?)

Erário público. (O dicionário ensina que erário é o tesouro público, por isso, erário só basta!)

Despesas com gastos. (Despesas e gastos são sinônimos)

Encarar de frente. (Você conhece alguém que encara de costas ou de lado?)

Monopólio exclusivo. (Ora, se é monopólio, já é total ou exclusivo...)

Ganhar grátis. (Alguém ganha pagando?)

Países do mundo. (E de onde mais podem ser os países?)

Exultar de alegria. (Você consegue exultar de tristeza?)

Viúva do falecido. (Até que provem o contrário, não pode haver viúva se não houver um falecido.)

Fonte: [email protected]