experimental-cebola e epitélio lingual 2012-2013- 8º ano

2
ESCOLA B 2, 3 FERREIRA DE CASTRO Ciências Naturais - 8º Ano Actividade Experimental A- Lâmina B- Epiderme da cebola com a gota de água C- Lamela D- Agulha E- Inclinação progressiva da lamela para evitar a formação de bolhas de ar Unidade de ensino: Organização da matéria viva 1- Observação microscópica da epiderme da cebola 2- Observação microscópica do epitélio lingual Problema Proposto: Quais as diferenças entre as células vegetais e animais? Objectivos: - Utilizar o microscópio ótico de forma autónoma; - Montar uma preparação extemporânea; - Identificar células ao microscópio; - Identificar alguns constituintes celulares; - Distinguir célula animal de célula vegetal. Material necessário: Microscópio ótico composto (MOC) Lâminas Lamelas Água destilada Pinça Vidro de relógio Agulha de dissecação Papel de filtro Espátula Corante azul de metileno Água iodada (corante) Pocedimento: I – Observação das células da epiderme da cebola 1. Ilumina o microscópio. 2. Retira com a pinça a película que cobre a parte interna da escama (epiderme) da cebola e coloca-a, cuidadosamente, na água de um vidro de relógio para não se enrolar. 3. Põe uma gota de água na lâmina e estende cuidadosamente nessa gota um pedaço de película. 4. Coloca a lamela com cuidado, amparando-a com uma agulha como se vê na figura.

Upload: goncalobarreiro1979

Post on 02-Aug-2015

250 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Experimental-cebola e epitélio lingual 2012-2013- 8º ano

ESCOLA B 2, 3 FERREIRA DE CASTRO Ciências Naturais - 8º Ano Actividade Experimental

A- Lâmina B- Epiderme da cebola com a gota de água C- Lamela D- Agulha E- Inclinação progressiva da lamela para evitar a formação de bolhas de ar

Unidade de ensino: Organização da matéria viva

1- Observação microscópica da epiderme da cebola 2- Observação microscópica do epitélio lingual

Problema Proposto: Quais as diferenças entre as células vegetais e animais?

Objectivos: - Utilizar o microscópio ótico de forma autónoma;

- Montar uma preparação extemporânea; - Identificar células ao microscópio; - Identificar alguns constituintes celulares; - Distinguir célula animal de célula vegetal.

Material necessário: Microscópio ótico composto (MOC) Lâminas Lamelas Água destilada Pinça Vidro de relógio

Agulha de dissecação Papel de filtro Espátula Corante azul de metileno Água iodada (corante)

Pocedimento:

I – Observação das células da epiderme da cebola

1. Ilumina o microscópio. 2. Retira com a pinça a película que cobre a parte interna da escama (epiderme) da cebola

e coloca-a, cuidadosamente, na água de um vidro de relógio para não se enrolar. 3. Põe uma gota de água na lâmina e estende cuidadosamente nessa gota um pedaço de

película. 4. Coloca a lamela com cuidado, amparando-a com uma agulha como se vê na figura.

Page 2: Experimental-cebola e epitélio lingual 2012-2013- 8º ano

5. Deita uma gota de corante – água iodada- num dos seus lados, absorvendo com papel de filtro do lado oposto.

6. Coloca a preparação na platina e fixa-a com as pinças. 7. Foca a preparação aproximando o mais possível da preparação a objetiva de menor

ampliação: para isso, roda o parafuso macrométrico, olhando lateralmente à medida que o movimentas (cuidado para não partires a lâmina).

8. Observa depois pela ocular, rodando o mesmo parafuso em sentido contrário, até obteres uma imagem mais ou menos nítida. Para obteres maior nitidez, foca melhor usando o parafuso micrométrico.

9. Observa a preparação, primeiro com a objetiva de menor ampliação aumentando de seguida a ampliação.

10. Faz um esquema do que observas e legenda-o (não te esqueças de calcular a ampliação do MOC).

II – Observação das células do epitélio lingual

1. Raspa o dorso da tua língua com uma espátula. 2. Coloca na lâmina um pouco de produto raspado. 3. Junta uma gota de água e cobre tudo com a lamela.

4. Deita de um dos lados da lamela uma gota de corante azul de metileno e absorve o excesso, do lado oposto, com papel de filtro.

5. Aguarda uns minutos para que o corante actue. 6. Observa a preparação, primeiro com a objetiva de menor ampliação aumentando de seguida a ampliação. 7. Faz um esquema do que observas e legenda-o (não te esqueças de calcular a ampliação do MOC).

Resultados: Esquemas legendados das células da cebola e do epitélio lingual.

Interpretação dos Resultados/Tópicos de discussão: a. Como se designam os pequenos compartimentos de matéria viva observados? b. Refere os constituintes comuns às células observadas. c. Responde ao problema proposto.

BOM TRABALHO!