expediente - unilasalle.edu.br · ficos de professores doutores, mestres e em tempo integral) e; 3....

44

Upload: voxuyen

Post on 09-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Unilasalle em Revista • 2014Unilasalle em Revista • 2014

EXPEDIENTEProvíncia La Salle Brasil-ChileIr. Jardelino Menegat, fsc, MScProvincial

Associação Brasileira de Educadores Lassalistas - ABEL Ir. Paulo Petry, fsc, PhDPresidente

Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro - RJIr. Ignácio Lúcio Weschenfelder, fsc, MScReitor

Prof. Ronaldo Curi Gismondi, PhDVice-Reitor e Pró-Reitor Acadêmico

Hugo César Said Amazonas, MScPró-Reitor de Desenvolvimento

Prof. Hélio Borges Monteiro NetoAssessor Jurídico

Mary Therezinha Alexandre Simen Rangel, PhDCoordenadora Pedagógica dos Cursos de Graduação

Profª Beatriz Vasconcellos Dias, MScCoordenadora dos Cursos de Extensão

Prof. Rogério CiriloCoordenador dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu

Profª Valéria Carneiro dos SantosAssessora da Reitoria / Procuradora Educacional Institucional

Tânia Correa SavérioCoordenadora do Registro e Controle Acadêmico

C&R Desenvolvimento Profissional e Gerencial LtdaConsultoria Jurídica

Realização

Marketing do Unilasalle-RJ

Editora ResponsávelBianca Antunes de Souza Jornalista - MTB 15671

RevisãoMelina AmaralJornalista - MTB 28096

Projeto Gráfico Jefferson Fernandes

em REVISTA

1 •.....................

Unilasalle em Revista • 2014

O Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro insere em seu Projeto Políti-co Pedagógico uma missão e uma visão, além de princípios bem definidos.

A missão é de todos os integrantes da instituição, sem exceção. Em síntese, pro-põe a formação continuada de cidadãos a caminho de uma sempre melhor integra-ção entre todas as dimensões constituti-vas do ser humano, como S. João Batista de La Salle as entendia e contempla em seus escritos e em suas práticas pedagó-gicas: intelectual, social, espiritual e física.

No transcorrer de cada semestre, ex-pressamos nossa disposição de assumir, com esmero, a missão proposta. Quem se forma na integridade humana, como de-sejamos, há de manter-se de pé; erguerá constantemente a tocha acesa da cultura; sua luz brilhará; em sua alma arderá o fogo do entusiasmo e do sentido da vida sem nunca se extinguir; terá o futuro em suas mãos; viverá a fraternidade universal e andará de mãos dadas com a humanida-de; edificará a comunidade e a sociedade fundadas nos valores cristãos.

A todos os estudantes que ingressa-ram no UNILASALLE-RJ convocamos para assumirem, desde o começo, essa missão e transmitam aos novos, que ingressa-rem, esse espírito forjado pelas mensa-gens de uma só alma, um só coração, um objetivo, um sonho, um LA SALLE, isto é, a “alma mater” da instituição superior. Aos veteranos podemos lembrar a responsa-bilidade de crescerem nos princípios que

La Salle defende e que são os mesmos contidos no Evangelho de Jesus Cristo. A todos auguramos esse amanhã pleno de realizações, futuro que todos juntos procuramos construir, hoje, como irmãos e irmãs. E, em cada novo dia e em cada declinar dos dias, todos possam exclamar “NÓS VENCEMOS”, conforme canta, com emoção, Gary Valenciano, eleito o melhor cantor de Filipinas no ano de 2009, ex-alu-no do Colégio La Salle Green Hills.

Para a consolidação do ensino supe-rior lassalista, em Niterói, firma-se a es-perança num dinamismo desafiante de missão de todos os membros dessa famí-lia universitária, convocados para viverem a comunhão de espírito e de sentimen-tos que o Papa Francisco proclamou na Jornada Mundial da Juventude. Por essa campanha, a juventude responde “Eis--me aqui, envia-me!”, “para anunciar o Evangelho, para ser presença geradora de fraternidade, para ser profetas, para pro-mover a sociedade de paz, para salvar...”

Jovem universitário, Professor desta IES, colaborador administrativo e de to-dos os serviços de ambientação e acolhi-mento, para vocês exclamamos: “BOTEM FÉ!” Desta forma, é certo, mostraremos ao mundo ser possível a sustentabilida-de, a subsistência da virtude e a formação de uma comunidade promissora, porque abraçamos a missão, porque temos uma visão de fé e esperança e vivemos o prin-cípio da fraternidade que La Salle nos transmite, hoje.

EDITORIAL

.....................• 2 Unilasalle em Revista • 2014

Ir. Ignácio Lúcio Weschenfelder, fsc, MScReitor

NOSSA MISSÃO É DINÂMICA E CONTAGIANTE

3 •.....................Unilasalle em Revista • 2014

CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE DO RIO DE JANEIRO

Cada ser humano é único no universo, com suas peculiaridades, necessidades, habilidades, competências e característi-cas pessoais.

Na escola, ou na universidade, por vezes, essas diferenças suscitam conflitos e dissensões. O bom professor precisa estar sempre atento ao fato de que seus alunos não são todos iguais, não ingres-sam na universidade nivelados em conhe-cimento, têm histórias e experiências de vida diferentes, personalidades distintas, maior ou menor apoio familiar, necessi-dade material ... Eis aí desafio gigantesco para professores e instituições.

Como efeito colateral do avanço das tecnologias da informação e comunica-ção, por outro lado, muitas vezes os dis-centes se mostram dispersos; expõem-se a um verdadeiro bombardeio de informa-ções que os invadem por múltiplos meios; são telefones celulares tocando a todo momento, um incômodo entra e sai das salas de aula... Essa realidade produz, não é difícil de compreender, descontenta-mento junto aos docentes, sobretudo nos turnos da noite, quando o cansaço se faz mais pronunciado e a paciência declina.

Por melhores que sejam as instalações físicas, os recursos de ensino à disposi-ção de mestres e alunos; por mais que se esmere em elaborar bons planos de cursos, tudo isso indispensável, constata--se que a qualidade da relação docente--discente representa um elo fundamental no processo educativo. Não há formação consequente sem respeito. O tratamento digno, a tolerância e o afeto na relação, de ambas as partes, são pressupostos da pedagogia lassalista para a obtenção de

clima e condições favoráveis à aprendiza-gem. Ao professor cabe a tarefa de con-quistar o coração dos alunos, segundo o ensinamento de S. J. B. de La Salle. Essa ação pedagógica não se aplica apenas ao Ensino Básico; vale, também, no Ensino Superior.

Investir na manutenção de um clima de entendimento e cooperação, envol-vendo todos os membros da comunidade educacional e acadêmica, e também os colaboradores técnico-administrativos, é dever de cada um desses atores, e mis-são especial da instituição. Em uma casa lassalista, esse esforço toma ares de ver-dadeira missão fraterna, pois La Salle é sinônimo de fé, fraternidade e serviço aos que dele necessitam.

Um dos postulados mais fascinantes de La Salle nos concita a equacionarmos as situações com um perfeito equilíbrio entre a firmeza de pai e a ternura de mãe, e é assim que devemos agir na vida, sem-pre, buscando a amizade, a tolerância, a cooperação, o companheirismo e o servir ao próximo, onde quer que estejamos.

Esse deve ser um esforço prioritário para todos os membros da comunidade acadêmica, para que a instituição vá bem e ofereça não somente uma formação de excelência para cada aluno, mas também uma vivência prática e verdadeira que lhe proporcione sólida formação humana e cristã, ainda que tão somente como filo-sofia de vida, tendo em vista a liberdade religiosa, os direitos humanos e o desejo de que o amor ao próximo represente, de fato, linguagem universal.

Esse é o caminho para o sucesso e a felicidade, em todos os planos.

Prof. Ronaldo Curi Gismondi, PhDVice-Reitor e Pró-Reitor Acadêmico

Unilasalle em Revista • 2014

Unilasalle em Revista • 2014

.....................• 6 Unilasalle em Revista • 2014

Do Instituto Superior de Educação La Salle ao Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro - Unilasalle-RJ

O Instituto Superior de Educação La Salle (ISE La Salle) foi a primeira institui-ção de ensino superior (IES) lassalista implantada no Estado do Rio de Janeiro, no ano de 2002. A seguir, veio o Institu-to Superior de Ciências Humanas e Filo-sofia La Salle (ISCHF La Salle), em 2004. A existência de dois institutos co-irmãos se justificava devido a peculiaridades da legislação da educação superior, à época. Mais adiante, com alterações das normas legais, o próprio MEC definiu que have-riam no País três tipos de instituições de ensino superior: 1. Universidades (com autonomia universitária, necessidade de contar com um número mínimo de mestrados e doutorados, prerrogativa de abrir campus fora do município da sede, percentual mínimo de mestres e douto-res, bem como de professores em tempo integral, dentre outros); 2. Centros Uni-versitários (com autonomia universitária, sem prerrogativa de abrir campus fora da sede, com percentuais mínimos especí-ficos de professores doutores, mestres e em tempo integral) e; 3. Faculdades (outras denominações, como institutos, faculdades integradas, caracterizadas como instituições fundamentalmente de ensino, sem autonomia para abertura de cursos ou alteração dos mesmos). Facul-dades deixaram de utilizar o prefixo “UNI” em seus nomes ou logotipos. Passamos a utilizar a sigla La Salle-RJ. Em novembro

de 2007, preenchendo os requisitos da Lei, a mantenedora do Unilasalle-RJ, As-sociação Brasileira de Educadores Lassa-listas - ABEL, requereu o credenciamento do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro - Unilasalle-RJ, a partir do ISE e IS-CHF La Salle. Sucederam-se inúmeras ava-liações, no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINA-ES/MEC, de modo que, em julho de 2012, foi credenciado o Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro - Unilasalle-RJ. Foi uma evolução que se deu no mérito, con-ferindo relativa autonomia universitária à nova instituição, para criar cursos, alterar o número de vagas, enfim, inovar, man-tendo e expandindo os referenciais de qualidade que a caracterizam. Essa his-tória explica o motivo de se ter utilizado as expressões “Institutos Superiores La Salle”, bem como La Salle-RJ, quando fa-zíamos referência ao ISE e ISCHF La Salle, agora novamente Unilasalle-RJ.

Bem vindo, Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro - Unilasalle-RJ !!!

Que sua trajetória seja de progresso e oportunidades de estudo de qualidade, formação exemplar para seus alunos, tra-balho profícuo para seus colaboradores e exercício competente e fraterno do ma-gistério para seus professores.

A reitoria do Unilasalle-RJ deseja que todos sejam muito felizes nesta Casa Las-salista.

Viva Jesus em nossos corações. Para sempre !!!

Facebook: www.facebook.com/unilasalleoficialTwitter: @la_salle_rj

7 •.....................Unilasalle em Revista • 2014

ENGENHARIA CIVIL

CURSOS DE GRADUAÇÃO

Curso Novo

DURAÇÃO 5 ANOS (BACHARELADO)

FORMAÇÃOContempla cinco áreas de conheci-

mento tradicionais dessa habilitação:› Análise de estruturas; › Hidráulica e saneamento;› Geotecnia e mecânica dos solos; › Infraestrutura em transportes; › Materiais de construção.

O desenvolvimento desses conheci-mentos requer a base de formação (Ma-temática, Física, Química, Informática, Desenho, etc.) comum a todas as Enge-nharias.

ATUAÇÃODe acordo com o Conselho Federal de

Engenharia e Agronomia (CONFEA), os cam-pos de atuação do engenheiro civil são:

Planejamento e gestão de projetos na construção civilSistemas, Métodos e processos da

construção civil; Tecnologia dos materiais de construção civil; e Instalações residen-ciais e comerciais.

Elaboração, análise e gestão de proje-to de sistemas estruturaisEstabilidade das estruturas; Estrutu-

ras de concreto, metálicas e de madeira; Pontes e grandes estruturas; Barragens; Estruturas especiais e Pré-moldados.

Planejamento e gestão de projetos de geotecniaSistemas, Métodos e processos da Ge-

otecnia e da mecânica dos solos e das ro-chas; Sondagem; Fundações; Obras de ter-ra e contenções; Túneis; Poços e taludes.

Planejamento e gestão de projetos de infraestrutura em transportesInfraestrutura viária; Rodovias, ferro-

vias, metrovias, aerovias e hidrovias; Ter-minais; Operação, tráfego e serviços de transporte; Sinalização e logística.

Planejamento e gestão de projetos de hidráulica e hidrologiaRegularização de vazões e controle de

enchentes; Captação e adução de água

para abastecimento doméstico e indus-trial; Barragens e diques; Sistemas de dre-nagem e irrigação.

HABILITAÇÃOBacharel em Engenharia Civil.

DURAÇÃO5 anos

Você já parou pra imaginar como o Cristo Redentor foi construído?

O projeto e a execução da obra acon-teceu graças ao esforço de uma equipe de profissionais comandada Heitor da Silva Costa... Um engenheiro civil.

Portanto, a Engenharia Civil é o ramo da engenharia que projeta, gerencia e executa obras monumentais como o Cris-to Redentor e muito mais...

Casas, edifícios, pontes, viadutos, es-tradas, barragens, canais e portos, são o resultado do empreendimento de enge-nheiros civis no planejamento e execução de projetos e no gerenciamento de equipes constituídas por diversos profissionais.

.....................• 8 Unilasalle em Revista • 2014

ENGENHARIA CIVIL

CURSOS DE GRADUAÇÃO

O engenheiro civil acompanha todas as etapas de um projeto de construção ou reforma.

Sua atuação abrange a análise das características do solo, o estudo da inso-lação e da ventilação do local, a definição do tipo de fundação, o projeto estrutural, as instalações, a gestão da obra, o con-trole dos materiais empregados, entre outras áreas.

Em que áreas atua o engenheiro civil? São atribuições do profissional:• Desenvolver o projeto, especifican-

do as instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento da edificação e definindo o material que será usado;

• No canteiro de obras, chefiar as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança;

• Garantir a estabilidade e a seguran-ça da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais;

• Projetar, construir e reformar prédios residenciais e grandes instalações, como estádios esportivos e shopping centers;

• Projetar e construir estruturas e fundações de madeira, aço ou concreto, que apoiam as construções, calculando o material necessário e as dimensões da obra; e

• Gerenciar, legalizar e avaliar recur-sos prediais.

O engenheiro civil pode, ainda, projetar, gerenciar e executar:

• Obras de barragens, canais, reserva-tórios, sistemas de irrigação, drenagem ou obras costeiras;

• Obras de saneamento básico, como redes de captação e distribuição de água e estações de tratamento de água e esgotos; e

• Obras de infraestrutura, como rodo-vias, ferrovias, viadutos, portos, aeropor-tos e metrôs.

Como é o mercado de trabalho do en-genheiro civil?Devemos ressaltar...Que nos próximos anos, a demanda

pelo profissional deve aumentar, já que dois grandes eventos serão sediados no país: a Copa do Mundo, em 2014, e os Jo-gos Olímpicos, em 2016.

Entre os setores apontados como pro-missores, estão o de petróleo e gás (PRÉ--SAL), que deverão receber investimentos em obras de grande porte, como gasodu-tos, refinarias e estaleiros. Outras áreas com boa perspectiva são a construção ci-vil, a produção e distribuição de energia e o saneamento básico.

Porque escolher a Engenharia Civil?O mercado para o engenheiro civil está

aquecido em todo o país, e a expectativa é melhorar ainda mais nos próximos anos.

O bom momento atual é reflexo do crescimento da economia e de projetos do governo federal como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) com grandes construções, como portos, ca-nais, barragens, que levam de quatro a cinco anos para ficar prontas e o “Minha Casa Minha Vida”, que aumentou a oferta de imóveis beneficiando a profissão.

O que é necessário para estudar En-genharia Civil?“Gostar de disciplinas” como...Matemática, física, estatística, dese-

nho e lógica. Portanto, prepare-se para exercitar suas habilidades em cálculo e desenho.

Há atividades em laboratórios e maté-rias das áreas de administração e econo-mia que ensinam técnicas e métodos de gerenciamento de projetos e equipes.

O estudo da Engenharia Civil engloba, ainda, habilidades específicas...

Nos três anos finais, você cursa disci-plinas mais ligadas às áreas de especiali-zação: estruturas, concreto, construção civil, hidráulica e saneamento, transpor-tes e geotecnia.

9 •.....................Unilasalle em Revista • 2014

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Engenharia de Produção aborda a análise, o planejamento e a programação dos processos empregados pelas organi-zações na produção bens e serviços. Por-tanto, tudo o que chega ao consumidor passou, de alguma forma, por um enge-nheiro de produção.

A profissão engloba conceitos aplica-dos à tomada de decisão na função Pro-dução, responsável pelo planejamento e controle da produção, que são a razão da existência das organizações produtoras de bens ou serviços.

O mercado de trabalho envolve orga-nizações que podem ser de manufatura ou de serviços, relacionadas com setores, como: mecânica, petróleo, química, civil, elétrico, alimentos, siderúrgico e agroin-dústria, entre outros. Ou seja, o profis-sional de engenharia de produção pode ser empregado tanto no âmbito industrial quanto no de serviços.

Devido à sua formação multidiscipli-nar e visão sistêmica, além do mercado tradicional (empreendimentos indus-

triais), vários setores passaram a requisi-tar esse profissional, como: finanças, ma-rketing ou desenvolvimento do produto.

A Engenharia de Produção aborda a análise, o planejamento e a programação dos processos empregados pelas organi-zações na produção de bens e serviços. Portanto, tudo o que chega ao consumi-dor passou, de alguma forma, por um en-genheiro de produção.

A profissão engloba conceitos aplica-dos à tomada de decisão na função Pro-dução, responsável pelo planejamento e controle da produção, que são a razão da existência das organizações produtoras de bens ou serviços.

Qual é a origem da Engenharia de Produção?A função Produção, entendida como

um conjunto de atividades que levam à transformação de um bem em outro com maior utilidade, acompanha o homem desde sua origem. Quando o homem polia a pedra, a fim de transformá-la em

utensílios, exercia uma atividade de pro-dução.

A Revolução industrial preparou o caminho para a moderna Engenharia da Produção, mas foi efetivamente com os avanços que ocorreram no século XX, par-ticularmente nos EUA, que os métodos e técnicas de planejamento e gestão da produção se difundiram.

Enquanto os ramos tradicionais da Engenharia (Mecânica e Elétrica) evolu-íram no desenvolvimento da concepção, fabricação e manutenção de sistemas téc-nicos, a Engenharia de Produção concen-trou-se no desenvolvimento de métodos e técnicas que aprimorassem a utilização dos recursos produtivos.

Então, como atua a Engenharia de Produção? Segundo a Associação Brasileira de

Engenharia de Produção (ABEPRO): “Compete à Engenharia de Produção

o projeto, a implantação, a operação, a melhoria e a manutenção de sistemas

DURAÇÃO 5 ANOS (BACHARELADO)

.....................• 10 Unilasalle em Revista • 2014

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

CURSOS DE GRADUAÇÃO

produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnolo-gias, informação e energia. Compete, ain-da, especificar, prever e avaliar resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e meio ambiente, recorrendo a conheci-mentos especializados da matemática, física, ciências humanas e sociais, conjun-tamente com os princípios e métodos de análise e projeto de engenharia”.

Mas, essas atividades não são exerci-das pelo administrador de empresas? Qual é a diferença entre a Engenharia de Produção e a Administração de Em-presas?A Engenharia de Produção possui

conteúdo tecnológico, constituído por disciplinas básicas da engenharia, como: química, física e cálculo, e disciplinas de conteúdos técnicos, tais como: desenho técnico, geometria descritiva e eletrotéc-nica. Além de disciplinas relacionadas à modelagem matemática, à simulação e aos sistemas de produção.

Diferentemente das ciências da admi-nistração de empresas, que focam na ges-

tão dos processos administrativos, proces-sos de negócio e na organização estrutural da empresa, a Engenharia de Produção centra-se na gestão dos processos produ-tivos, atuando no planejamento, execução e distribuição de produtos, controle de su-primentos, controle dos custos produtivos e planejamento da produção.

Como é o mercado de trabalho do en-genheiro de produção?O mercado de trabalho envolve orga-

nizações que podem ser de manufatura ou de serviços, relacionadas com setores, como: mecânica, petróleo, química, civil, elétrico, alimentos, siderúrgico e agroin-dústria, entre outros. Ou seja, o profis-sional de engenharia de produção pode ser empregado tanto no âmbito industrial quanto no de serviços.

Devido à sua formação multidisciplinar e visão sistêmica, além do mercado tra-dicional (empreendimentos industriais), vários setores passaram a requisitar esse profissional, como: finanças, marketing ou desenvolvimento do produto.

Portanto, por que escolher a Enge-nharia de Produção?Por tudo que foi dito, pode-se afir-

mar que o engenheiro de produção é o profissional que consegue entender os problemas globalmente, identificando as tecnologias necessárias para resolvê-los, embora nem sempre seja o profissional que irá detalhar a solução.

Ainda, do ponto de vista vocacional, há uma diferença em relação ao perfil do ingressante nos cursos dos ramos tradicio-nais da Engenharia, pois são exigidos dos ingressantes nos cursos de Engenharia de Produção visão e aptidões coerentes com abordagens gerenciais, porém sem aban-donar o foco dos assuntos da área técnica.

Enfim, acima de tudo, o ingressante no curso de Engenheira de Produção deve possuir espírito “solucionador de proble-mas”, típico do engenheiro.

11 •.....................Unilasalle em Revista • 2014

DIREITO

CURSOS DE GRADUAÇÃO

Hoje, o Bacharel em Direito tem di-versos caminhos a seguir, que vão muito além da simples prática da advocacia. É comum, por exemplo, encontrar vagas para profissionais especializados em direi-to ambiental, direito urbanístico, direitos humanos, biodireito etc. A globalização da economia possibilitou, também, o au-mento da demanda por profissionais es-pecialistas em questões de direito inter-nacional.

A advocacia é uma das mais tradicio-nais profissões. Para exercê-la, é necessá-rio ser aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A área jurídi-ca possibilita ao profissional do direito a habilitar-se para diversos concursos pú-blicos, tais como: Magistratura, Ministé-rio Público, Defensoria Pública da União e Estadual, Procuradorias do Estado e do Município, Delegado Federal e Estadual, Empresas Públicas, Magistério etc.

Habilitação:Bacharel em Direito

Duração:5 anos

e-mail:[email protected]

www.unilasalle.org/direito

UM LEqUE DE OpORTUNIDADES

OS DIFERENCIAIS DO CURSO:

• Curso aprovado pela Ordem dos Advo-gados do Brasil (OAB-RJ e OAB Federal);• Curso reconhecido pelo MEC;• Prática jurídica a partir do início do cur-so ( Oficinas Jurídicas);• Sala de Júri Simulado;• Núcleo de prática jurídica amplo com 5 setores (criminal, trabalhista, cível - parte geral, família, órfãos e sucessões, tributário), possui salas para realização dos laboratórios e biblioteca;

• Infraestrutura de ponta: salas de aula amplas, bem iluminadas e climatizadas, com datashow; • Excelente biblioteca;• Núcleo de Pesquisa e Extensão – NUPE• Professores com mestrado e doutora-do;• Excelência no projeto acadêmico, se-gundo parecer da Comissão de Ensino Jurídico do Conselho Federal da OAB; • Cinco laboratórios de informática, to-dos com equipamentos de última gera-ção; • 1.200 horas de carga a mais de aulas.

O curso de Direito do Unilasalle-RJ proporciona aos alunos um espaço aber-to de excelência educativa, comprome-tido com a formação integral dos pro-fissionais, para inserção no mercado de trabalho, priorizando os valores éticos e humanos, baseados num espírito analíti-co, crítico e inovador, a fim de gerar novos conhecimentos nas áreas de ensino, pes-quisa e extensão.

A pesquisa Jurídica aborda temas como Direitos Humanos, Direito Urbanís-tico, Direito Ambiental e Direito Processu-al, sendo desenvolvida pelos professores, propiciando ao estudante a capacidade de analisar a realidade social e apresentar soluções jurídicas para as dificuldades en-frentadas pela sociedade.

O Curso de Direito oferece aos seus alunos uma proposta inteiramente ino-vadora na área do exercício prático. Isso se deve ao fato de que o Unilasalle-RJ acredita que, quanto mais cedo o aluno for inserido na prática do Direito, mais ra-pidamente o aluno se envolve nas diver-sas áreas de estudo e, por conseguinte, desperta mais habilidades e competên-cias que, de certo, facilitam em muito o aprendizado da Ciência Jurídica.

Calcado nesse projeto, o Unilasalle–RJ inseriu, a partir do 2º Período, o aluno nas atividades teórico-práticas, através das várias Oficinas Jurídicas oferecidas, entre elas: Argumentação e Discurso Jurídico, Conciliação, Mediação e Arbitragem, Pro-cesso Constitucional, Criminologia, Crimi-

nalística, Direito Previdenciário, Biodirei-ro e Bioética, Direito Financeiro, Módulos Práticos de Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito Civil, Medicinal Legal, Direito do Trabalho e Direito Administrati-vo, que não se confundem com o Estágio Supervisionado, disciplina obrigatória a partir do 7º período do Curso.

A Oficina Jurídica de Conciliação, Me-diação e Arbitragem objetiva apontar a distinção entre esses institutos e estudar as características essencias do conciliador, mostrando ao alunado como proceder na função de conciliador, nos Juizados Espe-ciais Cíveis e Criminais, através de estudo de casos e simulações, desenvolvendo o poder de persuasão e a visualização de soluções alternativas na composição dos conflitos. Objetiva, ainda, analisar os as-pectos mais importantes da Lei de Arbi-tragem, preparando o alunado para uma nova tônica da carreira jurídica e para a composição das lides através da arbitra-gem.

A Oficina Jurídica de Processo Cons-titucional tem por fim não só propiciar aos alunos a prática dos ensinamentos

.....................• 12 Unilasalle em Revista • 2014

assimilados nas disciplinas de Teoria Ge-ral do Estado e Direito Constitucional I e II, mas, também, aprofundar o estudo do Controle da Constitucionalidade. Inclui, também, o estudo do procedimento do Habeas Corpus, do Mandado de Seguran-ça, do Mandado de Injunção, do Habeas Data, da Ação Civil Pública, e da Ação Po-pular, através da análise da doutrina, da jurisprudência, do estudo de caso e da elaboração de peças processuais.

A Oficina de Criminologia visa dar um conteúdo humanista às ciências crimi-nais, fazendo com que o aluno estude o homem criminoso, o fenômeno do crime, os fatores que levam ao cometimento do delito, a prevenção do crime, o tratamen-to do delinquente e a vítima.

A Oficina Jurídica de Direito Previ-

denciário objetiva a análise da legislação previdenciária, em especial, a relativa aos benefícios concedidos pelo Regime Geral de Previdência Social, bem como a elabo-ração de petições.

A oficina de Direito Financeiro visa não só demonstrar aos alunos os prin-cípios constitucionais informadores do Direito Financeiro, como compreender a atividade Financeira do Estado, estudar a Receita Pública, a Despesa Pública e o Orçamento Público. Verificar as conces-sões de imunidade ou de isenção, à luz da Justiça Tributária. Abordar a Fiscalização orçamentária e a Responsabilidade Fiscal, além de verificar a função do Tribunal de Contas.

A Oficina de Bioética e Biodireito obje-tiva desenvolver a argumentação jurídica

e moral acerca de temas como: início da vida humana, o seu desenvolvimento, o processo de morrer e a pessoa humana e sua relação com o ambiente.

A Oficina Jurídica de Tópicos de Medi-cina Legal visa conhecer e analisar o con-teúdo de peças processuais pertinentes à prova pericial e sua relevância para o Direito.

Por último, as Oficinas Jurídicas de Módulos Práticos de Direito Tributário, de Direito Empresarial, de Direito Civil, de Direito do Trabalho e de Direito Adminis-trativo visam preparar o aluno para res-ponder questões práticas sobre os temas abordados.

Essa é a moderna forma de se ensinar o Direito, inserindo, o mais rápido possí-vel, o estudante na prática.

JÚRI SIMULADONa sala de audiências do Júri Simu-

lado, inaugurada em 31 de março de 2009, é desenvolvida a Oficina Jurídica de Argumentação e Discurso Jurídico, onde os alunos têm a oportunidade de ambientar as suas argumentações, dan-do realismo aos debates, o que, por cer-to, irá aprimorar as técnicas de exercício do uso da palavra.

A Oficina Jurídica de Argumentação e Discurso Jurídico objetiva formar no aluno, em início de curso, cultura que o induza ao exercício da palavra, no senti-do de aprender a argumentar e defen-der determinado ponto de vista, através de leitura e análise de textos históricos e atuais (eruditos e populares), de de-

bates sobre questões atuais do mundo jurídico e político, de projeção de fil-mes que serão debatidos, de estudo de casos, culminando com julgamento si-mulado, mormente do Tribunal do Júri, dando-se em todos os encontros ênfase à expressão de opinião do alunado.

DIREITO

13 •.....................Unilasalle em Revista • 2014

NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICAO Núcleo de Prática Jurídica do Uni-

lasalle-RJ, com ambiente preparado es-pecialmente para o exercício da prática do Direito, destina-se à consolidação do desempenho profissional na área jurídi-ca, assegurando a indissociabilidade entre teoria e prática, a melhoria do exercício profissional, com incentivo à pesquisa ju-risprudencial, legislativa e doutrinária e, ao mesmo tempo, possibilita o acesso de pessoas carentes à Justiça, através da atua-ção de seus Advogados Orientadores, que prestam atendimento gratuito à comuni-dade, na busca de soluções para os proble-mas de relevância social e econômica.

Assim, o Núcleo, voltado também ao atendimento à comunidade, presta-se não somente ao exercício da Prática Jurí-dica, seja ela contenciosa ou preventiva. Presta-se, também, a despertar a consci-ência social do aluno, além de facilitar a interface do Curso de Direito com outros cursos oferecidos pela instituição. Para isso, serve-se do apoio, sobretudo, da prática dos alunos dos Cursos de Conta-bilidade, Administração e Relações Inter-nacionais, através do Núcleo de Prática Contábil, do Escritório de Relações Inter-nacionais e da Empresa Junior.

Ademais, o NPJ do Unilasalle-RJ pos-sui, além da Prática nas áreas Cível, Con-sumidor, Família, Órfãos e Sucessões, Trabalhista e Criminal, a prática na área Tributária, sendo pioneiro em atender o contencioso administrativo e o judicial.

Rua Dr. Paulo César, 222 Santa Rosa

Tel: (21) 2199 6677e-mail: [email protected]

.....................• 14 Unilasalle em Revista • 2014

HISTÓRIA

CURSOS DE GRADUAÇÃO

O curso de História tem por finalida-de viabilizar a formação do professor e pesquisador em História, em condições de desenvolver a docência associada à pesquisa numa visão crítica, consciente, contextualizada e dotada de conhecimen-to fundamentado num olhar sociopolíti-co amplo e compromissado, em sintonia com as demandas sociais atuais.

DIFERENCIAIS DO CURSO- Conceito máximo no MEC.- 1º lugar no ENADE em Niterói entre as instituições particulares, incluindo univer-sidades e centros universitários.- Possui 100% de seu corpo docente for-mado por mestres e doutores. - Para além do ensino e da pesquisa, os profissionais desse curso tornam-se capa-citados para atuar em campos como:

• Turismo• Produção cultural • Organizações não-governamentais• Museus• Instituições de preservação do patri-

mônio cultural

- Oferece uma ampla rede de estágios em escolas da rede pública e privada.

- Possui programas de pesquisa e inicia-ção científica, desenvolvidos no Laborató-rio de História, com bolsas da FAPERJ e da Instituição.- Organiza visitas técnicas orientadas para estudos de patrimônios.- Estabelece intercâmbio com outras Insti-tuições da Rede La Salle.- Laboratórios de Pesquisas em:

• História do Brasil• História Medieval e Antiga• História do Tempo Presente: Brasil e América• Turismo e Patrimônio Cultural• História da África• Teoria e Historiografia

Habilitação:Licenciado em História

Duração:3 anos e meio

e-mail:[email protected]

www.unilasalle.org/historia

Universitários e professores em Paraty

Universitários e professores em Tiradentes

15 •.....................Unilasalle em Revista • 2014

O curso de Pedagogia do Unilasalle-RJ, avaliado pelo MEC com nota 4, tem como objetivo formar licenciados em graduação de nível superior, capazes de exercer suas funções com qualidade e profissionalismo, nas diferentes áreas do conhecimento, tendo como valores essenciais a autono-mia e o compromisso social. Encontra-se estruturado de acordo com as bases legais de integralização para Licenciatura e as Di-retrizes Curriculares Nacionais para a gra-duação em Pedagogia, totalizando 3.480 horas, distribuídas em três anos e meio, tendo como eixo norteador a pesquisa/produção do conhecimento.

Desta forma, a atuação do profissio-nal pedagogo contempla o Magistério nas modalidades: Educação Infantil, Anos Ini-ciais do Ensino Fundamental, Formação Docente em Nível Médio, Educação Espe-

cial, Educação de Jovens e Adultos, além de atividades de planejamento e gestão no campo da Educação Profissional e também Empresarial, no que diz respeito ao desenvolvimento de pessoas, como re-crutamento, seleção e formação.

Os ingressantes são profissionais que, na maioria das vezes, já atuam em es-colas, em cursos livres ou em diferentes espaços, onde se requeira a função peda-gógica.

O currículo possibilita, ainda, ao egresso, atuar na implementação, ava-liação e acompanhamento de projetos educativos, campo este que vem se am-pliando em espaços de trabalho, formais e informais, envolvendo a Educação Bási-ca, o Ensino Superior e setores de órgãos públicos e privados.

Há que se destacar, ainda, as ativida-

PEDAGOGIA

CURSOS DE GRADUAÇÃO

des de Pesquisa e Extensão, bem como formas diversificadas de atendimento à comunidade – congressos, seminários, publicações acadêmicas, formações/cur-sos, conferências, oficinas e encontros.

Habilitação:Pedagogo

Duração:3 anos e meio

e-mail:[email protected]

www.unilasalle.org/pedagogia

.....................• 16 Unilasalle em Revista • 2014

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

CURSOS DE GRADUAÇÃO

O curso de graduação em Relações Internacionais do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro tem contribuí-do para consolidar e ampliar esse campo de estudos em Niterói e no Estado do Rio de Janeiro. O estudo das Relações Inter-nacionais é reconhecidamente multidis-ciplinar, oferecendo aos estudantes uma formação rica, que se beneficia de conhe-cimentos em Economia, Direito, Política, História, Estudos Regionais, entre outras áreas.

As múltiplas e quase diárias transfor-mações que vêm ocorrendo no mundo fazem com que o estudo das Relações Internacionais se volte para a análise de fenômenos recentes e complexos. Se a

disciplina surge a partir das interações dos Estados nacionais, tais mudanças le-vam a interações com novos atores e à necessidade de compreensão de novos temas, não necessariamente vinculados a conflitos.

O bacharel em Relações Internacio-nais se coloca no mercado por sua capa-cidade crítica e reflexiva, valendo-se do caráter multidisciplinar de sua formação para analisar os fatos do mundo contem-porâneo de um modo mais abrangente. O analista de Relações Internacionais tem ampliado ainda mais sua possibilidade de inserção profissional nos setores gover-namental (nas áreas como a diplomacia e inteligência), empresarial (participando

de processos de negociação internacio-nal e atuando em comércio exterior, por exemplo), em entidades da sociedade civil organizada (principalmente atuando em áreas como as de direitos humanos, desenvolvimento e meio-ambiente) e na academia (vinculando-se a universidades e centros de pesquisa em relações inter-nacionais).

Nosso curso oferece uma grade curri-cular que tem como principal diferencial o estudo detalhado das relações inter-nacionais de todas as áreas geográficas do planeta. Desta forma, o aluno tem a oportunidade de ter contato direto com diferentes questões da América Latina, Estados Unidos, Oriente Médio, Ásia, Eu-

Universitários e professores em Cuba Universitários do Unilasalle-RJ em Washington, D.C. - EUA

17 •.....................Unilasalle em Revista • 2014

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

CURSOS DE GRADUAÇÃO

ropa e África. Além disso, o corpo docen-te do curso de Relações Internacionais é constituído integralmente por mestres e doutores com ativa participação em pes-quisas e produção acadêmica e científica nacional e internacional, inserindo-se nos mais atuais e relevantes debates da área.

Para oferecer a melhor formação aca-dêmica e profissional aos nossos alunos, o curso de graduação em Relações Inter-nacionais do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro vem desenvolvendo, nos últimos anos, uma série de atividades em parceria com outras instituições. Ini-ciativas como o convênio para treinamen-to em Comércio Exterior com o Banco do Brasil, o convênio com a Subsecretaria de Relações Internacionais do Governo do Estado, para pesquisa sobre inteligên-cia comercial e a realização de projetos aprovados para participação em edições estaduais e nacionais do Projeto Rondon reforçam a dimensão multifacetada na formação do analista em Relações Inter-nacionais.

Em paralelo, nossos alunos são esti-

mulados a pensar, planejar e desenvolver suas próprias iniciativas. O Projeto Soli-daRIedade é um exemplo de atividade elaborada a partir do dialogo entre estu-dantes e professores, oferecendo às co-munidades do entorno da instituição pa-lestras e oficinas de conscientização sobre temas como cidadania, direitos humanos, meio ambiente, saúde, entre outros. Re-alizado desde 2010, o Projeto SolidaRIe-dade marca uma nova forma de interação entre nosso corpo estudantil e a popu-lação local, reforçando a importância do compromisso social como diferencial na formação lassalista.

Outra iniciativa pioneira é a participação maciça no Programa de Compreensão e Li-derança Global, desenvolvido pelo Núcleo de Relações Internacionais. Nos últimos anos, alunos e professores do curso de Rela-ções Internacionais do Unilasalle-RJ desen-volveram atividades de estudo e pesquisa em países como Moçambique, Argentina, México, Israel, Palestina, Colômbia, Turquia, Estados Unidos, França e Cuba. Esse proje-to, além de reforçar o caráter internacional

do curso, permite ao aluno vivenciar as múltiplas realidades políticas, econômicas e culturais que marcam a interação entre os povos e fazê-lo diretamente em seu campo de estudo.

Em suma, cursar Relações Interna-cionais no Unilasalle-RJ é ter diante de si as melhores oportunidades, com uma formação em constante atualização e a preocupação principal de fazer com que nossos estudantes sejam cada vez mais capazes de analisar e pensar um mundo que vive em constante busca por respos-tas e soluções.

Habilitação:Bacharel em Relações Internacionais

Duração:4 anos

e-mail:[email protected]/ri

Universitários e professores na Turquia

.....................• 18 Unilasalle em Revista • 2014

Inaugurado em Maio de 2011, o Es-critório Internacional foi estruturado com o objetivo de oferecer apoio aos alunos, para que estes ampliem seus horizontes e possam viver experiências enriquece-doras, tanto para o crescimento profissio-nal quanto pessoal. Nesse ano de 2013, nosso maior objetivo consiste em propor-cionar a todos os alunos da instituição maiores oportunidades de interagir com estudantes de diversas partes do mundo, promovendo integração e intercâmbio cultural, a partir da vasta rede de institui-ções presentes na Rede Internacional La Salle e em instituições conveniadas.

• Programa de Liderança Global:

Desenvolvido a partir de uma parceria estabelecida entre instituições lassalistas de ensino superior, de Niterói e da Filadél-fia, o Programa de Liderança Global tem por objetivo oferecer aos alunos a oportu-nidade de ampliar a capacidade de análise crítica e reflexão. Ademais, visa proporcio-nar o conhecimento de outras culturas e uma maior integração entre as universida-des lassalistas ao redor do mundo.

Em 2008, alunos do Unilasalle-RJ re-alizaram atividades vinculadas ao pro-grama em Moçambique. Em 2010, o país escolhido foi Argentina. Já em 2011, os programas aconteceram no México, na Colômbia e em Israel. Todas essas viagens foram marcadas por entrevistas com aca-dêmicos e lideranças políticas e corporati-vas, visitas a instituições e interação com a população local, no sentido de melhor compreender as diferentes realidades.

No início do ano de 2012, por meio do Programa de Liderança Global, foi realiza-da uma viagem de estudos à Turquia, que contou com a participação de 12 alunos e 3 professores, além de envolver a tradi-cional cooperação com nossos colegas da Filadélfia e a iniciativa pioneira de com-partilhar tal oportunidade com estudan-tes e acadêmicos da La Salle de Belém, na Palestina.

Em julho desse mesmo ano, o Pro-grama de Liderança Global ganhou uma edição durante as férias, que reuniu 34 estudantes e seis professores de oito di-ferentes universidades. Esta edição foi realizada na França, mais precisamen-

NÚCLEO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

te na La Salle Beauvais. Ainda em 2012, o programa foi realizado na Costa Leste dos EUA. Os estudantes tiveram a chan-ce de conhecer importantes organizações internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Fundo Mone-tário Internacional (FMI) e expandir os horizontes de seus conhecimentos, a par-tir de conversas com funcionários destas organizações.

O ano de 2013 já se iniciou com uma excelente oportunidade para os alunos que desejam uma maior integração com os alunos das instituições La Salle no exte-rior, ao mesmo tempo que adquirem um maior conhecimento cultural sobre um país que desperta grande curiosidade. Aconteceu entre os dias 28 e 10 de março uma viagem a Cuba, da qual fizeram parte os alunos da nossa instituição e os da La Salle Filadélfia.

Ocorrerá ainda, nesse ano de 2013, o Programa de Liderança Global na Filadél-fia, EUA, entre os dias 14 e 27 de julho. Já no mês de novembro, pela primeira vez, a sede do Programa de Liderança Global da Unilasalle será um país da Ásia: China.

Universitários e professores no Programa La Salle de Liderança Global 2012 - Beauvais / França

19 •.....................Unilasalle em Revista • 2014

Realizar um intercâmbio é uma chan-ce única de vivenciar a rotina de outro país, compreender uma cultura distinta e aprender como lidar com as diferenças. Além disso, contribui para a formação acadêmica e para os conhecimentos em língua estrangeira. A Assessoria de Assun-tos Internacionais do Unilasalle-RJ, que tem por finalidade coordenar programa de estágios e intercâmbio em nível regio-nal, nacional e internacional, fechou di-versos contratos de convênio com a Rede LaSalle de todo o mundo. No nível inter-nacional, foram feitas parcerias com insti-tuições na França, como o Institut Polyte-chnique LaSalle Beuvais, com instituições na Espanha, como o Centro Superior de Estudios Universitários LaSalle, Barcelo-na e com instituições no México, como La Universidad LaSalle Noroeste, Obre-gón. Para obter mais informações sobre o processo de intercâmbio e instituições conveniadas, entre em contato com o Escritório de Relações Internacionais e aproveite as oportunidades existentes numa rede internacional que inclui mais de sessenta instituições em mais de vinte países diferentes.

INTERCÂMBIO

INSTITUIÇÕES CONVENIADAS WEBSITES

Centro Universitário La Salle (Canoas RS - Brasil) www.unilasalle.edu.br

Faculdade UNILASALLE (Manaus AM - Brasil) www.unilasalle-am.com.br

Centro Superior de Estudios Universita-rios La Salle (Espanha)www.eulasalle.com

École Louis De Broglie Rennes (França)www.ecole-debroglie.fr

Institut Polytechnique La Salle Beauvais (França)www.lasalle-beauvais.fr

La Universidad La Salle Cancún (México) www.lasallecancun.edu.mx

La Universidad La Salle Chihuahua (México)www.ulsachihuahua.edu.mx

La Universidad La Salle Laguna (México)www.ulsalaguna.edu.mx

La Universidad La Salle Noroeste, Obrégon, (México)

Assuntos Internacionais: Prof. Carlos Frederico Coelho e-mail: [email protected]

Informações:(55 21) 2199 6693(55 21) 2199 6618www.unilasalle.org/intercambio.php

MÉXICOwww.ulsa.edu.mxwww.lasallecancun.edu.mxwww.ulsachihuahua.edu.mxwww.ulsalaguna.edu.mxwww.ulsa-noroeste.edu.mxwww.lasallep.edu.mxwww.ulsavictoria.comwww.ulsag.edu.mx

MANAUSwww.unilasalle-am.com.br

ÁUSTRIAwww.mci.edu

RIO GRANDE DO SULwww.unilasalle.edu.br

ESPANHAwww.eulasalle.comwww.salle.url.edu

FRANÇAwww.ecole-debroglie.frwww.lasalle-beauvais.fr

www.ulsa-noroeste.edu.mx

La Universidad La Salle Pachuca (México)www.lasallep.edu.mx

La Universidad La Salle Saltillo A.C. (México) Em construção

La Universidad La Salle Victoria (México)www.ulsavictoria.com

La Universidad Marista de Guadalajara (México)www.ulsag.edu.mx

Universitat Ramon Llull-Barcelona (Espanha)www.salle.url.edu

Universitários em Moçambique

.....................• 20 Unilasalle em Revista • 2014

A computação hoje faz parte do dia a dia de qualquer pessoa. Seja para estu-dar, pesquisar, controlar uma empresa, se divertir, se comunicar ou pagar contas, o computador é presença constante em to-das essas atividades e muito mais.

O curso de Sistemas de Informação do Unilasalle-RJ prepara profissionais para todas as áreas da computação, assim como para enfrentar os desafios de um mundo globalizado. Em especial, ao ter-minar o curso, o aluno sai preparado para criar programas de computadores em vá-rias linguagens, criar páginas na Internet, administrar banco de dados, trabalhar como analista de sistemas, criar e geren-ciar redes de computadores, entre outras funções.

As disciplinas do curso estão agrupa-das nas quatro grandes áreas definidas nas diretrizes do MEC: formação básica, formação tecnológica, formação com-plementar e formação humanística. A

formação básica envolve conhecimentos fundamentais em matemática e compu-tação, fazendo com que os alunos desen-volvam o raciocínio lógico, o senso crítico e as habilidades intelectuais. A formação tecnológica utiliza os conhecimentos bá-sicos adquiridos e prepara o aluno para o desenvolvimento de sistemas de informa-ção, permitindo o acesso às diversas tec-nologias e capacitando o aluno para reco-nhecer, definir e aplicar a melhor solução para tratar problemas computacionais e organizacionais. A formação complemen-tar permite a interação dos estudantes com outras profissões, em especial a ad-ministração, sendo desenvolvida através de trabalhos práticos e interdisciplinares. Por último, a formação humanística visa desenvolver, no futuro profissional de computação, uma postura crítica diante das diversas situações que o aluno irá en-frentar em sua vida profissional e particu-lar, assim como uma consciência ética e

ambiental. A maioria das disciplinas são compos-

tas de aulas práticas e teóricas. As aulas teóricas são dadas em salas modernas e confortáveis, equipadas com computador, data show e ar condicionado. Já as aulas práticas são administradas nos laborató-rios, equipados com computadores e sof-tware de última geração, internet rápida e ar-condicionado, sendo disponibilizado um computador para cada aluno.

O curso de Sistemas de Informação tem duração mínima de quatro anos e iniciou seu funcionamento no segundo semestre de 2009. É reconhecido pelo MEC. Atualmente, a primeira turma está cursando o 8º período do curso. A insti-tuição (docentes, coordenação e direção) tem uma grande experiência no ensino de computação, pois o curso de Compu-tação - Licenciatura Plena, com duração de quatro anos, foi o primeiro curso do Unilasalle-RJ, iniciando seu funcionamen-

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CURSOS DE GRADUAÇÃO

21 •.....................Unilasalle em Revista • 2014

to no segundo semestre de 2002, e tendo formado uma série de alunos que, na sua maioria, foram trabalhar em grandes em-presas.

Além das aulas, os alunos do curso de Sistemas de Informação contam com uma série de atividades para complementar o seu aprendizado. Desde 2005, todo semes-tre, o curso organiza a Jornada da Compu-tação, que é uma semana de atividades compostas por palestras de profissionais e professores gabaritados, apresentação de trabalhos, filmes educativos, entre outras. Outro diferencial é o incentivo à pesquisa, por meio da iniciação científica, e a dispo-nibilização de monitores para as disciplinas mais difíceis do curso.

Para os alunos interessados em estu-dar no exterior, o Unilasalle-RJ conta com um escritório de Relações Internacionais que promove o intercâmbio de alunos. Logo, além de poder estudar parte do seu curso em um outro país, o aluno também pode conviver com estudantes de outros países que estiverem no Unilasalle-RJ.

Segundo pesquisas de mercado recen-tes, existe falta de mão de obra especiali-zada na área de computação. Além disso, em virtude do crescimento natural do

país, do estado, especialmente em fun-ção do petróleo e da área portuária, e dos eventos que serão realizados no Brasil, em especial, no Rio de Janeiro, a deman-da por profissionais da área de computa-ção só tende a crescer.

Os estudantes do curso de Sistemas de Informação do Unilasalle-RJ têm en-contrado, com facilidade, estágios e, mui-tas vezes, empregos bem remunerados em grandes empresas, tanto em Niterói quanto no Rio de Janeiro. Desse modo, o aluno passa a ter sua própria renda e, principalmente, complementa o seu aprendizado, colocando em prática o que aprendeu nas aulas práticas e teóricas.

Habilitação:Bacharel em Sistemas de Informação

Duração:4 anos

e-mail:[email protected]/si

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CURSOS DE GRADUAÇÃO

.....................• 22 Unilasalle em Revista • 2014

O NUTI foi idealizado no 1º semestre de 2011, a partir não só de uma solicita-ção dos próprios alunos do curso de Sis-temas de Informação para aplicação dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula como também de uma demanda interna da instituição por soluções tecnológicas.

O principal objetivo do NUTI é de-senvolver e utilizar a computação para soluções em ambientes educacionais e empresariais, integrando ensino, pesqui-sa e extensão no curso de Sistemas de Informação do Unilasalle-RJ. Esse núcleo de pesquisa vai utilizar o aporte teórico e tecnológico, construído na graduação, possibilitando a aplicação desse conheci-mento sobre o uso da tecnologia nos di-versos ambientes da sociedade.

O NUTI está disponível a todos os alu-nos do curso de Sistemas de Informação. Para isso basta que eles se candidatem a qualquer um dos projetos em andamento, ou que submetam um projeto na área de Sistemas de Informação com a supervisão de pelo menos um professor do curso. Nesse caso, o projeto será analisado pela coordenação e pelo colegiado do curso e, se aprovado, será mais um projeto a fazer parte do NUTI.

NUTI – NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

23 •.....................Unilasalle em Revista • 2014

ADMINISTRAÇÃO

CURSOS DE GRADUAÇÃO

A globalização, a alta competitividade do mercado e a necessidade constante de inovação concorrem para a utilização de modernas técnicas de gestão, amparadas por sólida, mas evolutiva, teoria adminis-trativa, tanto na esfera pública como pri-vada. O Administrador, oriundo do curso de bacharelado de Administração, é o profissional que está atento a essas evo-luções, sempre pronto a resolver os pro-blemas organizacionais. Desse profissio-nal exige-se a capacidade de diagnóstico, liderança e trabalho em equipe, controle de processos, participação em projetos e estar preparado para mudanças.

O campo de atuação profissional é vasto, abrangendo as áreas de:

• Administração de recursos humanos;• Administração financeira e orçamen-

tária;• Administração da produção de bens e

serviços;• Administração de materiais e logística;• Administração de sistemas de infor-

mação;• Administração de marketing;

• Organização, sistemas e métodos de racionalização do trabalho, incluindo planejamento e controle de ativida-des;

• Administração estratégica em ativida-des de consultoria, cargos de chefia, gerência executiva ou similar;

• Gestão ambiental e Sustentabilidade; • Empreendedorismo.

O curso de Administração do UniLa-salle-RJ está organizado para atender as expectativas do mercado em relação a esse profissional, preparando-o dentro de modernas técnicas de ensino, com um corpo docente atuante no mercado e qua-lificação acadêmica (98% de mestre e dou-tores), além de ter sua estrutura definida por Diretrizes curriculares estabelecidas pelo Ministério da Educação, desenvolvi-do em 8 períodos semestrais (4 anos) em regime seriado, contando com 300 horas de estágio profissional em organizações públicas ou privadas de capital nacional ou multinacional, visitas técnicas em que os alunos poderão vivenciar, na prática, o que aprendem em sala de aula e ativida-des complementares, de forma a reforçar

o aprendizado adquirido. Conta, ainda, com uma Empresa Júnior atuante em que os alunos podem desempenhar e com-partilhar, na prática e em situações reais, os conhecimentos aprendidos no curso, além do apoio administrativo e infraestu-tura moderna, como o acesso à biblioteca virtual e ambientes de aprendizagem, que servem para aprimorar a relação do aluno com a instituição, possibilitando um apren-dizado dinâmico. Ressalta-se, ainda, a só-lida formação ética e moral, apoiada na pedagogia lassalista, comprometida com uma sociedade transparente e sustentável.

Corpo docente: 98% de mestres e doutores

Habilitação:Bacharel em Administração

Duração:4 anos

e-mail: [email protected]/adm

.....................• 24 Unilasalle em Revista • 2014

LA SALLE JÚNIOR

As últimas pesquisas realizadas sobre o Ensino Superior apontam que, atual-mente, o Brasil conta com mais de 700 mil estudantes de Administração. Esses dados estatísticos podem assustar, de certa for-ma, os profissionais no que tange à empre-gabilidade. Por outro lado, observa-se, por pesquisas realizadas junto ao Cadastro de Pessoas Jurídicas da Receita Federal, que o Brasil possui mais de 4,5 milhões de em-presas cadastradas.

De um lado, uma quantidade muito grande de alunos de Administração e, de outro, uma ampliação constante da quan-tidade de empresas, que já é suficiente para absorção de todos os graduados e graduandos da área nos próximos anos. Contudo, uma questão é pertinente: os empregos estão disponíveis, mas o que garante a colocação de um graduado em Administração em uma excelente empre-sa e com remuneração acima da média?

No Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro os alunos contam com in-fraestrutura inigualável no Estado, com professores extremamente qualificados e com experiência no mercado. Além disso, o diferencial frente à grande maioria dos cursos de administração no Brasil: uma Empresa Júnior reconhecidamente de ex-celência.

Formalmente, a La Salle Júnior é uma associação civil, sem fins econômicos, constituída por acadêmicos do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro, que desenvolvem estudos e prestam ser-viços de consultoria para micro, pequena e médias empresas.

Informalmente, a EJ é um grande labo-ratório prático do conhecimento técnico e em gestão empresarial, o que promove o desenvolvimento pessoal e profissional dos acadêmicos. É um local onde as so-luções mais criativas são implementadas com certa facilidade (interna e externa-mente), não encontrando níveis elevados de burocracia.

Sua atuação nas frentes multidimen-sionais das atividades empresariais garan-te uma atuação diferenciada, e a cada dia mais almejada pelas empresas do sistema socioeconômico da região, além da busca constante das empresas dos próprios alu-

nos dos cursos da instituição.Fazer parte do corpo empresarial de

uma empresa júnior é um imenso diferen-cial na formação acadêmica, pois, através do exercício prático, os acadêmicos con-seguem desenvolver as competências, as habilidades e as atitudes necessárias e exigidas para uma atuação diferenciada no mercado. Esse diferencial é percebido e admirado pelos mais variados profissio-nais de Recursos Humanos da moderni-dade.

A La Salle Júnior atua na concepção e no planejamento empresarial, na gestão financeira e orçamentária, na gestão de pessoas, na gestão de processos e nos sistemas de informações organizacionais. Venha fazer parte do nosso grupo, ou me-lhor, busque os serviços de consultoria da empresa júnior para a sua empresa e /ou empresa onde atua e lembre-se: os servi-ços são 100% gratuitos.

Por Wesley Oliveira (Presidente La Salle Júnior) e Professor Diogo Robaina (Professor Orientador)

e-mail:[email protected]

UM GRANDE DIFERENCIAL

25 •.....................Unilasalle em Revista • 2014

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CURSOS DE GRADUAÇÃO

O profissional contábil, pela sua fer-ramenta de trabalho, é capaz de trans-formar dados em informações e detém grande conhecimento sobre os negócios e suas interpretações. Através delas, forne-ce aos gestores a real situação econômica e financeira da entidade, acompanhada de orientações e instruções, para fins de tomadas de decisões.

De fato, ele passou a ser um agente efetivo de apoio e de orientação ao gestor, por estar constantemente ligado com a le-gislação e com as informações contábeis, tendo condições favoráveis para fornecer a todos os usuários, o indicador necessário para uma decisão segura e eficiente.

Portanto, a Contabilidade é o princi-pal meio de coleta das informações ne-cessárias referente aos inúmeros acon-tecimentos. Dos registros contábeis são elaborados demonstrações e relatórios. Estes, por sua vez, são transformados em informações através do processo de aná-lise e refletem o resultado dos atos e fatos praticados pela empresa.

Ocorre que o mercado tem imposto mudanças significativas na estrutura in-terna e externa da profissão contábil, face às necessidades e exigências oriundas do avanço da tecnologia; tecnologia esta que tem tornado mais ágil e prático o cumpri-mento das obrigações legais e fiscais, agi-lizando também a fiscalização do gover-no, através das Notas Fiscais Eletrônicas, SPED, Escrituração Contábil Digital, Escri-turação Fiscal Digital. Tudo isso visando a agilidade, perfeição e redução do uso da Contabilidade para fins ilícitos. Além dis-so, promove a rapidez das informações que subsidiam o planejamento estraté-gico, operacional e tático das empresas através dos ERPs (Sistemas Integrados de Gestão Empresarial).

Além do avanço da tecnologia, as ino-vações no Código Civil Brasileiro, o aqueci-mento da economia e o fortalecimento da presença das empresas brasileiras no mer-cado financeiro internacional mudaram o perfil do profissional de Contabilidade.

Esses acontecimentos causaram o au-mento da demanda por profissionais com um perfil mais estratégico e voltado para o mundo dos negócios, pautado nos pre-ceitos dos valores éticos.

O profissional de contabilidade deixou de ser simplesmente um tecnicista, que registra números, para ser um estrate-gista que conhece toda a cadeia produti-

va da empresa e sabe se comunicar com as pessoas. A valorização de uma maior transparência na gestão (Governança Cor-porativa) implicou melhoria da qualidade das informações de negócios e beneficiou os controles internos das empresas, ao se aderirem linguagens contábeis universais. Com isso, as normas contábeis se harmo-nizaram e hoje, desde 2007, o que fazemos aqui, faz-se em quase todos os países, por-que o Brasil passou a adotar o Internatio-nal Financial Reporting Standards (IFRS), conjunto de regras contábeis determina-dos pela International Accounting Standar-ds Board (IASB), com sede em Londres.

Neste novo contexto, o contador pre-cisa entender muito bem da teoria e da mensuração contábil, para poder interpre-tá-la corretamente e, assim, cumprir as no-vas determinações. No entanto, de acordo com levantamento feito pelo Conselho Fe-deral de Contabilidade (CFC), nem todos os profissionais estão atualizados nesse novo contexto, nem, consequentemente, pre-parados para esse desafio. Com o objetivo de proteger a sociedade de profissionais pouco qualificados, segundo a contadora Maria Clara Cavalcante Bugarim, vice-pre-sidente de desenvolvimento profissional e institucional do CFC, foi instituído, em

1999, Resolução CFC nº 853/99, o Exame de Suficiência como requisito para obten-ção do Registro Profissional, a exemplo do que já acontecia na advocacia com o Exame da Ordem. Dessa forma, o CFC pro-curou exercer sua principal função, a de fiscalizar o exercício da profissão contábil e garantir a qualidade dos serviços presta-dos pelos profissionais da área.

Enfim, todo este avanço valoriza ainda mais o profissional contábil, que frente a es-tas mudanças, tem constantemente se atu-alizado. A contabilidade tem hoje a missão de informar, não somente registros contá-beis e fiscais, mas também aspectos econô-micos e gerenciais com os quais a empresa está envolvida, e tudo isto com a maior cla-reza, exatidão e velocidade possível.

Além do Exame de Suficiência, a lei, agora, obriga a que todos os profissionais responsáveis pelo setor de contabilidade em uma empresa tenham concluído o curso superior em Ciências Contábeis.

Exigências relacionadas a um profis-sional ético, íntegro, transparente, com-prometido, responsavelmente solidário, criativo, inovador, talentoso, flexível, au-todidata e preparado para os desafios do dia a dia, são cobradas nos dias de hoje. Convém destacar que o Código Civil res-ponsabiliza o contador, na ordem civil e penal, pelas informações geradas pela contabilidade.

Empresas transparentes atraem mais investimentos e tornam-se mais eficien-tes. Como conseqüência natural, ocorre o crescimento das empresas e a geração de novos e melhores empregos.

Nesse novo cenário, as companhias estão mais cautelosas na contratação de novos profissionais de Contabilidade, ca-pazes de analisar todas as variáveis em questão.

Sendo assim, quem conclui o curso de Ciências Contábeis, hoje, tem o compro-misso de atuar com nova postura diante da organização e da sociedade, além de ter um campo novo e enorme de trabalho.

Titulação:Bacharel em Ciências Contábeis

Duração:4 anos

e-mail:[email protected]/contabeis

.....................• 26 Unilasalle em Revista • 2014

A Contabilidade vem sendo conside-rada como uma das atividades mais pro-missoras nesse início de século, tendo sido considerada como uma das dez profissões que mais se destacam no mercado globali-zado. No Brasil, onde a maioria das empre-sas legalmente constituídas tem a nature-za jurídica de Sociedades por Cotas de Res-ponsabilidade Limitada, um número muito grande de empresas é considerado como microempresa ou empresa de pequeno porte, com ou sem finalidade lucrativa.

Essa particularidade de nosso país alargou o campo de trabalho para o Con-tador, indispensável para qualquer tipo de empresa – como funcionário direto ou terceirizado – pois é o responsável legal pelo registro de todas as suas transações, pagamentos e débitos.

Outro alargamento certo do campo de trabalho para contabilistas, em especial aqueles dispostos a constituir seu próprio negócio, surgiu com a terceirização, não só de empresas, mas também da ativida-de exercida por vários profissionais, que

deixaram de ser empregados com carteira assinada.

Advogados, engenheiros, jornalis-tas, arquitetos, economistas passaram a prestar serviços como terceiros, por meio de pequenas empresas que, obrigatoria-mente, necessitam de serviços contábeis. O mesmo acontece com empresas de ser-viços como de transportes, limpeza, cabe-leireiros, pet-shops, lanchonetes, even-tos, entregas rápidas etc. Não importa o tamanho e a área de atuação da empresa, pois todas, por necessidade e por força de lei, precisam contratar um Contador.

Por este motivo, a Coordenação de Ciências Contábeis do Unilasalle-RJ im-plementou o projeto do Núcleo de Práti-ca Contábil (NPC), que associa conteúdos ensinados nas disciplinas do curso a práti-cas contábeis de consultoria e assessoria, de modo que o aluno obtenha, antes de ser colocado à disposição do mercado de trabalho, conhecimentos básicos e míni-mos para atuar como Contador de uma empresa de qualquer ramo ou de sua pró-

NÚCLEO DE PRÁTICA CONTÁBILpria empresa de serviços contábeis.

O objetivo do Núcleo de Prática Contá-bil (NPC) é fomentar a formação prático--profissional dos alunos de Ciências Con-tábeis através da prestação de serviços de assistência contábil gratuita para a popula-ção de baixa renda do município de Niterói e adjacências, ressaltando o compromisso social do Curso de Ciências Contábeis.

A estrutura de funcionamento permi-te assistir pessoas físicas, microempre-endedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte, prestar ser-viços complementares a pequenos e mé-dios escritórios de Contabilidade, além de auxiliar o Núcleo de Prática Jurídica em assuntos ligados ao Direito do Consumi-dor, Tributário, Empresarial e do Trabalho, que envolvam cálculos, perícias contábeis e financeiras, sempre levando em consi-deração o aspecto ético de não concorrer com escritórios contábeis e contadores autônomos juridicamente estabelecidos.

Ênfase especial será dada às tarefas de planejamento e controle, considera-

27 •.....................Unilasalle em Revista • 2014

NÚCLEO DE PRÁTICA CONTÁBIL

das o melhor caminho para proporcionar aos alunos do Curso de Ciências Contá-beis um ambiente para o exercício de suas futuras atividades profissionais e prepará--los para o mercado de trabalho, de acor-do com a proposta pedagógica do curso.

O Núcleo de Prática Contábil segue um Regimento Interno que prescreve as atividades a desenvolver que, em um en-foque inicial, poderá abranger, entre ou-tras, as seguintes:

•Consultoria contábil, fiscal, trabalhista e societária, consistindo em consultas a órgãos e entidades públicas;

•Assistência a micro e pequenas empre-sas, microempreendedores individuais, entidades isentas, ONG’s e pessoas físi-cas;

•Constituição, alteração social e baixa de empresas em geral;

•Parcelamento de impostos, adequação de tributação – análise do melhor siste-ma de tributação direta: lucro real, pre-sumido, SIMPLES;

•Geração e fornecimento regular de rela-tórios oficiais e/ou gerenciais, inclusive por via eletrônica;

•Diagnósticos empresariais – liquidez, endividamento, estrutura de capitais, rentabilidade, prazos médios de paga-

mentos, recebimentos e de renovação dos estoques;

•Declaração de Imposto de Renda – Pes-soas Físicas (inclusive espólios, baixa de CPF on line) e Pessoas Jurídicas;

•Assistência para a preparação de dados para declarações oficiais – DIRF, DCTF, CAGED, DRPC etc;

•Assistência para implantação de siste-mas computadorizados de Contabilida-de, Folha de Pagamento, Apuração Fis-cal, Controle do Patrimônio, Controle de Caixa etc;

•Prestação de serviços para obtenção de certidões em geral para pessoas físicas e jurídicas em órgãos municipais, estadu-ais, federais, cartórios, Conselhos Regio-nais e Sindicatos;

•Emissão de Guias informatizadas – DARM, DARJ, DARF, SEFIP etc;

•Assessoria para certificação digital junto à SRF e CEF;

•Assistência para o planejamento e exe-cução de parcelamento simplificado;

•Levantamento de situação fiscal de Pes-soas Físicas e Jurídicas, junto à Receita Federal, por meio de código de acesso ou certificação digital;

•Orientação para abertura de micro e pe-quenas empresas, incluindo elaboração

do plano de negócios;•Estruturação da política de alçadas para

tomada de decisões na área de vendas e compras;

•Estruturação de política de alçadas para tomada de decisões na área de Recur-sos Humanos;

•Programa de políticas para redução de Custos e acompanhamento de fluxos financeiros.

O Núcleo de Prática Contábil do Uni-lasalle-RJ funciona de segunda à sexta--feira, no horário de 14h às 18h, e conta com 10 estagiários sob a orientação de um professor do Curso de Ciências Contá-beis, responsável pelo desenvolvimento e controle dos trabalhos do Núcleo.

Os critérios de escolha dos estagiários constam do Regimento Interno do NPC. Tais critérios abrangem rendimento es-colar, período mínimo cursado para apro-veitamento no programa do NPC e neces-sidade de estágio para efeito de cumpri-mento das disciplinas Prática Profissional Supervisionada I e II.

Rua Gastão Gonçalves 59, Santa RosaTel: (21) 2199 6676 / 6766 e-mail: [email protected]

.....................• 28 Unilasalle em Revista • 2014

A Biblioteca é uma das melhores do Brasil. Inaugurada em março de 2002, e reinaugurada em 2006 em novo e mais amplo ambiente físico, a Biblioteca do Unilasalle-RJ tem como função prover infraestrutura bibliográfica e documentá-ria, apoiando as atividades da Instituição, centrando seus objetivos nas necessida-des dos seus usuários e colaboradores, proporcionando o acesso à informação, à leitura e a outros recursos disponíveis, de forma rápida e eficaz. Dentro de seu papel de apoio à pesquisa, a Biblioteca busca a ampliação permanente de mate-rial bibliográfico e o aprimoramento de seus serviços, por meio de uma política de atualização de acervo e de melhoria dos acessos a redes de informação. Am-pla, moderna, confortável, funcional e informatizada, a Biblioteca está nos 4º e

BIBLIOTECA5º andares do prédio B, com uma área de 2500m2 , possuindo todas as condições ambientais e técnicas para atender à co-munidade acadêmica.

4º andar• CPD;• Sala de multimídia;• Sala de terminais de computadores com acesso à Internet e rede sem fio (WI-FI) em todo o ambiente;• Salas de estudo em grupo;• Salas de estudo individual;• Áreas de leitura e estudo;• Sanitários.

5º andar• Administração;• Recepção;• Área de guarda-volumes;

• Pesquisa e empréstimo;• Obras de referência;• Terminal de consulta do acervo;• Hemeroteca;• Áreas de leitura e estudo;• Acervo principal;• Altar “Diálogo entre a Fé e a Razão”;• Sanitários.

A Biblioteca De La Salle conta com, aproximadamente, 45 mil volumes, para apoio bibliográfico aos programas de en-sino, pesquisa e extensão.

Horário de FuncionamentoDe segunda a sexta-feira, das 8h30 às 21h45.Sábado, das 9h às 16h45.e-mail: [email protected]: (21) 2199 6615 / 6648 / 6658 / 6784

29 •.....................Unilasalle em Revista • 2014

NÚCLEO DE ARTE E CULTURAGALERIA DE ARTE LA SALLE

O Núcleo de Arte e Cultura concentra as atividades culturais do Unilasalle-RJ, proporcionando subsídios para ações vin-culadas ao ensino, pesquisa e extensão, promovendo e apoiando ações de caráter multidisciplinar de arte, lazer, cultura, cida-dania e ética.

Neste espaço universitário de produ-ção e extensão de conhecimentos, a pro-posta do Núcleo é promover além das ex-posições e eventos – que educam o olhar e os sentidos – oficinas, seminários e acon-tecimentos que envolvam a arte, tecendo assim a rede interdisciplinar que mistura saberes e linguagens.

O Laboratório de Arte, Ciência e Cultura e o Acervo Filatélico e Numismático estão entre as atividades relacionadas do NAC, bem como os Projetos Café literário, Cena Poética e Quarta acústica, que relacionam a imagem à palavra escrita e cantada.

A presença de diferentes linguagens das artes visuais na Galeria de Arte La Salle resgata o “sujeito-leitor” no “ir e vir” do corredor cultural, pelo olhar sensível e aberto, capaz de captar ainda que intuiti-vamente, os sentidos que a obra de arte lhe disponibiliza na possibilidade de dife-rentes interpretações.

A curadoria educativa da Galeria de Arte La Salle implica na dinamização da re-lação arte/indivíduo/sociedade, isto é, na formação de consciência e olhar, a partir de visitas monitoradas.

Nesse sentido, ao se propor a exibição de arte como ação cultural tem-se como objetivo criar uma perspectiva de alcance para a arte ampliada como multiplicadora e catalisadora, dentro de um processo de conscientização e identificação cultural.

A arte tem várias funções na sociedade: interpretar o mundo; provocar emoções e reflexões; expressar o pensamento e a visão de mundo; explicar e refletir a história hu-mana; questionar a realidade; representar crenças, ideias, pessoas e, principalmente, a arte como linguagem de vida.

A Galeria de Arte La Salle participa, desde 2007, com eventos que dinamizam não só o espaço acadêmico, como a cida-

de de Niterói. Parcerias com instituições culturais e diplomáticas trouxeram a di-versidade na descoberta de novos olha-res, na unificação de forças que se har-monizam na paz e na engenhosidade do homem pleno, para a evolução integral do planeta. Os Consulados da China, Áus-tria e Japão, a Embaixada da França atra-vés da Aliança Francesa, o Centro Cultural Parthenon, o Instituto Cultural Germâni-co, a Casa Portinari, o Projeto Vividoso, a Associação de Colaboradores do Hospital Antonio Pedro, o SESC-Niterói, o Acervo Arunã de Arte Popular, o Museu do Índio, o Museu Histórico Nacional, a Biblioteca Nacional, o Museu do Corpo de Fuzileiros Navais e sua orquestra, o Espaço Bonsai--Niterói, o Instituto Art Education for the Blind (AEB – EUA) e artistas de Niterói, São Gonçalo, Rio de Janeiro e São Paulo, bem como da periferia, nos mostram as várias funções da arte na sociedade.

Assim, a dimensão da arte se associa em La Salle ao bem e ao belo, com es-pecial atenção às relações humanas, ao comprometimento político, público, e à competência didática, que associam-se à sensibilidade, compondo um cenário no qual a ética, a moral e o bem expressam o sentimento, a percepção da beleza de uma intuição inspirada nos valores da fé, da fra-ternidade e da solidariedade humana.

CoordenadoraAngelina Rojas

[email protected]@lasalle.org.br

Tel.: 2199 6629

.....................• 30 Unilasalle em Revista • 2014

LA SALLE EM NÚMEROS

NA PROVÍNCIA BRASIL-CHILE-MOÇAMBIQUE

40 Comunidades Religiosas 18 obras assistenciais48 escolas de ensino básico7 universidades51 000 alunos4 000 educadores300 irmãos

NO BRASIL

105 anos de história 12 Estados e no Distrito Federal16 obras assistenciais42 escolas de ensino básico7 universidades

www.lasalle.edu.br

Presença Lassalista

NO MUNDO

343 anos de história83 países1 100 escolas74 universidades870 000 alunos83 089 educadores

www.lasalle.org

31 •.....................Unilasalle em Revista • 2014

PÓS-GRADUAÇÃOA educação é um processo dinâmico

e a Pós-graduação do Unilasalle-RJ busca responder ao desafio da educação conti-nuada, da busca permanente do cresci-mento, da especialização e do aperfeiço-amento para o profissional de hoje, que é ativo na construção do seu saber.

Os cursos de pós-graduação do Unila-salle-RJ visam à formação de especialistas nas mais diversas áreas do conhecimento humano: artes, cultura, moda, gastrono-mia, saúde e educação. Procuramos ofere-cer o que há de mais moderno em termos de conteúdo teórico, com estreita aplica-ção no trabalho de cada profissional.

Nossas escolas de pós-graduação, em vários países do mundo, nos credenciam como uma instituição de ponta e que tem como norma o alto padrão de qualidade de ensino.

Nosso corpo docente é composto por professores mestres e doutores envolvidos com o ensino, a pesquisa e reconhecidos no mercado de trabalho, que atuam junto aos nossos alunos nas diferentes ativida-des acadêmicas: aulas, orientações de tra-balhos, projetos e grupos de pesquisa.

Para nós, a pós-graduação significa para o aluno um espaço/tempo de atua-ção, de interação, de relação teoria e práti-ca e de crescimento permanente. Por isso, atuamos de forma integrada com a Exten-são Universitária, oferecendo ainda aos nossos alunos a possibilidade de participa-ção em cursos breves, palestras, atividades profissionais, culturais e projetos sociais.

Oferecemos infraestrutura diferencia-da, com biblioteca de 2.000 m², labora-tórios de informática, laboratório de gas-tronomia, sala de multimídias, ambiente agradável e a melhor relação investimen-to/benefício do mercado.

Por tudo isso, temos a certeza de que os nossos alunos e alunas serão reconhe-cidos no mercado pela excelência de nos-so ensino e também pela diferenciação dos nossos programas.

Coordenador: Rogério CiriloSite: www.unilasalle.org/especializacaoe-mail: [email protected].: (21) 2199-6689

CURSOS NAS ÁREAS DE:

• Gastronomia• Pedagogia• Direito• Moda• Nutrição• Gestão Empresarial• Design

.....................• 32 Unilasalle em Revista • 2014

CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Especialização em

Direito e Responsabilidade AmbientalO curso de Pós-graduação em Direito

e Responsabilidade Ambiental - Conflitos Socioambientais, com duração aproxima-da de 10 meses, tem a colaboração, no seu corpo docente, de profissionais de reconhecida experiência no âmbito nacio-nal e internacional, envolvendo os temas ambientais.

Para além da especialização de re-cursos humanos das diversas áreas do conhecimento, o curso tem por objeti-vo capacitar os discentes na discussão e conscientização da política ambiental (na-cional e internacional), não apenas junto aos profissionais da área jurídica, mas to-dos aqueles diretamente ou indiretamen-te envolvidos com o tema.

JustificativaO crescimento econômico, baseado

na utilização descontrolada dos recursos naturais, gera impactos ambientais, atin-gindo diretamente e indiretamente os in-divíduos e a coletividade. Torna-se neces-

Especialização em

Educação InfantilObjetivoProporcionar aos profissionais envol-

vidos uma análise crítica e reflexiva sobre a Educação Infantil no Brasil, visando à melhoria da qualidade do atendimento oferecido às crianças de 0 a 5 anos e 11 meses, em creches e pré-escolas e apro-fundando os conhecimentos teórico-prá-ticos, através de uma reflexão crítica, a partir da contribuição das ciências huma-nas e das práticas pedagógicas existentes.

Público alvoPedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos,

profissionais de Educação Infantil, de Educa-ção Física, de Educação Artística, de Nutrição, de Saúde e licenciados em áreas afins.

Site: www.unilasalle.org/especializacaoe-mail: [email protected]

sário discutir e apontar soluções de como gerir os recursos naturais, não só no plano local, mas, principalmente, no plano glo-bal, conforme as determinações das Con-venções Internacionais (ex.: Estocolmo em 1972, Rio 1992, Rio + 20) a discussão sobre Meio Ambiente.

Portanto, assim como em outros or-denamentos jurídicos, tais convenções envolvem diretamente o Brasil, que está destinado a ser protagonista nas discus-sões relacionadas ao tema, não só por ser um país rico em recursos naturais, mas, também, pelo tamanho de seu território, população e pelo expressivo potencial de sua economia. A proteção do Meio Am-biente constitui um desafio Mundial que influencia a legislação nacional e interna-cional.

Site: www.unilasalle.org/especializacaoe-mail: [email protected]

33 •.....................Unilasalle em Revista • 2014

CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Especialização em

Gestão Empresarial com Ênfase em Logística

ObjetivoApresentar os principais e mais mo-

dernos conceitos, ferramentas e aspectos relacionados à Administração e à Logística; desenvolver habilidades gerenciais capaci-tando os profissionais, enquanto agentes de processos de mudanças organizacionais, a desenvolver visão estratégica de mercado e a participar de forma eficiente do processo decisório; dotar os alunos dos conhecimen-

tos fundamentais necessários para entender ou resolver problemas relacionados ao flu-xo de materiais e serviços em uma Organi-zação; e entender a logística integrada e o gerenciamento da cadeia de suprimentos, inclusive a do petróleo e gás, como instru-mentos catalisadores de recursos para a estratégia corporativa dos diversos tipos de organização em direção aos seus resultados.

Público alvoProfissionais com nível superior com-

pleto e que aspirem a cargos executivos em suas empresas, ou atuam, ou pretendam atuar, nas áreas relacionadas à Logística.

Site: www.unilasalle.org/especializacaoe-mail: [email protected]

Especialização em

Design de Interiores Objetivo O curso tem como objetivo central a for-mação de profissionais especializados em desenvolver projetos de interiores, para usos residenciais e empresariais, e que estejam habilitados a atuar no desenvol-vimento e execução de projetos de am-bientes que contemplem adequação e es-pecificação de materiais e de tecnologias,

acessibilidade, otimização da infraestru-tura e da diversificação do uso do espaço com criatividade e responsabilidade so-cioambiental.

Público alvo Designers formados em todas as habilita-ções (Produto, Interiores, Moda e Gráfi-co), arquitetos, artistas plásticos e demais

profissionais graduados e ou licenciados em áreas afins, que almejam aumentar seus campos de atuação na área de De-sign de Interiores.

Site: www.unilasalle.org/especializacaoe-mail: [email protected]

.....................• 34 Unilasalle em Revista • 2014

CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

lasalle.gastronomia

Especialização em

Gastronomia, Cultura e GestãoO Unilasalle-RJ vem atuando de forma

antenada com as demandas da nossa so-ciedade, e criou há 5 anos o curso de Pós--Graduação em Gastronomia e, em 2011, reestruturou o curso com uma dinâmica inovadora e características distintas. O novo programa visa atender ao dinamis-mo e excelência de qualidade exigida pelo mercado da gastronomia e pelo pú-blico interessado na formação nessa área. Além disso, o curso incorpora em seu perfil conceitos que hoje são tendências marcantes na gastronomia internacional, tais como:

• Uma excelente formação com foco nas técnicas e práticas da culinária inter-nacional. Para isso, além de professores altamente qualificados, oferecemos aos nossos alunos 80% de aulas práticas e a oportunidade de monitoria em diferentes atividades gastronômicas.

• Turmas com até 25 alunos;

• Uma visão ampla de alimentação saudável;

• Ênfase no conceito de sustentabilidade e na valorização das nossas tradições culi-nárias. Para isso, além do trabalho em sala de aula, oferecemos aos nossos alunos

atividades complementares como viagens e visitas técnicas a diferentes lugares e eventos, para que conheçam a riqueza e a diversidade da culinária brasileira;

• Aulas aos sábados, quinzenais, buscan-do atender aqueles que querem conciliar a inserção no mercado de trabalho com a formação e aperfeiçoamento profissional.

Entendemos, como desafios atuais de um curso de Gastronomia, a preocupação de educar os novos chefes, para serem ca-pazes de olhar e ver o valor e a força das tradições culinárias, assim como dialogar com as novas tendências.

Promover uma formação gastronômi-ca que prepare o cozinheiro chef para ser consciente e compromissado com aquilo que elabora e serve, é o enfoque que con-sideramos inovador e moderno para for-mar o profissional da cozinha com com-petência e criatividade.

Mercado de Trabalho:A Gastronomia ganhou lugar de desta-

que nos últimos anos, em especial por ser um dos setores mais aquecidos da eco-nomia. As perspectivas apontam para o fortalecimento dessa tendência, em fun-

ção da Copa do Mundo e das Olimpíadas. Entretanto, observamos que a oferta de mão de obra qualificada não acompanha essa demanda. Existe hoje uma expressiva carência de profissionais da Gastronomia formados nas habilidades e competências próprias de um cozinheiro chef.

Áreas de atuação de um Cozinheiro Chef:• Restaurantes, hotéis, bares, cervejarias;• Refeitórios de fábricas e empresas;• Carreira acadêmica: cursos de gradua-

ção em Gastronomia e profissionalizan-tes em geral;

• Consultoria para supermercados, res-taurantes e empresas;

• Catering aéreo: preparação das refei-ções que são servidas nas aeronaves;

• Navios em geral, mas em especial os de turismo;

• Plataformas de Petróleo;• Gastronomia hospitalar.

Site: www.unilasalle.org/especializacaoe-mail: [email protected]

35 •.....................Unilasalle em Revista • 2014

CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Especialização em

Gestão de Qualidade e Segurança de AlimentosA ênfase na segurança e qualidade dos

alimentos é considerada uma medida fun-damental para o aperfeiçoamento dos pro-dutos do mercado alimentício brasileiro.

O curso de Pós-graduação em Gestão de qualidade e segurança de alimentos possibilitará o acesso às ferramentas uti-lizadas no controle e garantia da qualida-de. Permitirá, também, que o profissional amplie seus conhecimentos em uma área que cresce em importância, aumentando, dessa forma, sua atuação no competitivo mercado de trabalho fluminense.

Público alvoTodos os profissionais com atuação

nas áreas de produção, processamento e serviços de alimentação. Entre eles, nu-tricionistas, farmacêuticos, gastrônomos, agrônomos, médicos veterinários, biólo-

gos, engenheiros de alimentos, bem como administradores de empresas, agentes da administração pública e demais profissio-nais do setor alimentício.

JustificativaO desenvolvimento econômico e so-

cial de países como o Brasil tem gerado uma demanda crescente por profissio-nais com capacitação técnica para suprir as necessidades do mercado. O setor de serviços destaca-se como o grande pro-pulsor de geração de emprego e renda, especialmente no setor de alimentação.

A realização das Olimpíadas e da Copa do Mundo, assim como a instalação do COMPERJ – Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Petrobrás) no município de Itaboraí, representam um relevante impacto na economia da região, que já

demonstra claros e evidentes sinais de crescimento. A qualificação profissional se tornará inevitável nesse contexto.

Em se tratando de alimentos, mais do que uma preferência, a qualidade é uma exigência dos consumidores e empreen-dedores que, necessitam encontrar na ali-mentação uma fonte de nutrição e saúde.

O curso de Pós-graduação em Gestão de Qualidade e Segurança de Alimentos tem a intenção de formar profissionais capazes de agregar valor aos serviços e produtos alimentícios.

Site: www.unilasalle.org/especializacaoe-mail: [email protected]

.....................• 36 Unilasalle em Revista • 2014

CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Especialização em

Pesquisa e Criação em Design de ModaObjetivoCom foco na criatividade, na inserção de produtos e posturas sustentáveis, sem perda de viabilidade econômica, o curso é o único no segmento que trabalha as diversas áreas da Moda integrando conhecimento cultural e tecnológico a oficinas práticas de desen-volvimento de projetos e produtos. Seus objetivos são aprimorar e alinhar a atuação dos profissionais que atuam nas diferentes

áreas da Moda com as atuais demandas de inovação e criação; especializar a formação de professores e estilistas.

Público alvoProfissionais com diploma de nível supe-rior reconhecidos pelo MEC, graduados em áreas afins, profissionais e empresários que atuem direta ou indiretamente no setor e que necessitem aprofundar, desenvolver ou posmoda.lasalle

atualizar seus conhecimentos nas áreas de pesquisa, tendências e criação.

Site: www.unilasalle.org/especializacaoe-mail: [email protected]

37 •.....................Unilasalle em Revista • 2014

EXTENSÃOA identidade universitária está alicerçada

no princípio da indissociabilidade entre o en-sino, a pesquisa e a extensão, que deve ser visto como um paradigma inspirador de no-vas questões e posturas, na busca pela pro-dução de um conhecimento que permita a transformação do mundo. No Unilasalle-RJ, adotamos como parte de nossa identidade institucional o pressuposto de que a indisso-ciabilidade entre ensino, pesquisa e extensão só terá sentido se proporcionar a produção e a socialização do conhecimento, de forma a contribuir para que todos tenham direito à vida plena e digna. Para isso, diferentes ati-vidades, cursos, parcerias, projetos sociais e projetos com a comunidade são assumidos e promovidos, visando interagir e dialogar com os diversos setores da sociedade.

A Extensão proporciona a relação entre os fundamentos acadêmicos e as práticas sociais, a partir dos princípios da missão educativa lassalista, cujo paradig-ma é o saber a serviço da sociedade.

Buscando essa integração, promove-mos, além dos cursos de extensão nas mais variadas áreas, diversos projetos:

1. CAPACITAÇÃO1.1 Cursos de Extensão• Considerando a importância da edu-

cação permanente, oferecemos Cursos de Extensão em diferentes áreas: Marketing, História, Gastronomia, Ciências Contábeis, Administração, Informática, Moda etc.

1.2 Rede Nacional de Capacitação e Educação Permanente do Sistema Único da Assistência Social – SUAS

• O Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro compõe a Rede Nacional de Educação Permanente do Sistema Úni-co da Assistência Social, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), estando, assim, credenciado para oferecer cursos de for-mação no âmbito do SUAS, na perspecti-va da Educação Permanente.

2. PROJETOS SOCIAIS:2.1 Jovem na Cozinha • Numa parceria do Unilasalle-RJ e a

CEG/Gás Fenosa-Fundação Dia Solidário e restaurantes de Niterói, o Projeto Jovem na Cozinha visa dar formação profissiona-lizante e condições de empregabilidade a jovens de baixa renda . Em diálogo com os setores econômicos, esse projeto visa atender à demanda de mão de obra qua-

lificada do setor gastronômico de Niterói, em especial, visando a Copa e as Olimpí-adas. O curso de Cozinheiro Internacio-nal busca formar os jovens com a instru-mentalização profissional, que o habilite a entrar no mercado de trabalho com competências que permitam a compra, o preparo de alimentos, a montagem e a apresentação de pratos diversificados. Além disso, por meio da formação ética e pessoal, buscamos desenvolver no jovem uma postura de responsabilidade e posi-cionamento profissional adequados.

3. PROJETOS COM A COMUNIDADE: Considerando a importância da inclusão da Educação Ambiental e do Desenvolvimento Sustentável como componentes da ativida-de extensionista, o Unilasalle-RJ é parceiro do Governo do Estado do Rio de Janeiro no desafio de preservação do meio-ambiente:

3.1 Conselho Consultivo Parque Esta-dual Cunhambebe:

• O Unilasalle-RJ é membro do Con-selho Consultivo do Parque Estadual Cunhambebe, unidade de conservação ambiental de relevante importância em nossa região. Com uma participação ativa no Conselho e com atividades de pesqui-sa e extensão, buscamos promover a de-fesa e a valorização do patrimônio históri-co-ambiental, além de ajudar a construir políticas e práticas voltadas ao desenvol-vimento sustentável em nosso estado.

• Considerando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, foi criado o projeto Pesquisa das Reminis-cências da Ocupação/Exploração na Re-gião Histórico-Ambiental do Parque Es-tadual Cunhambebe (Século XVIII-2011), coordenado pelo professor Ms.César Or-nellas e com a participação de 4 alunos pesquisadores. O presente projeto é uma iniciativa desenvolvida pelo Laboratório de Pesquisa de História do Brasil, e tem como objetivo contribuir para a interpre-tação histórico-ambiental da região do Parque Estadual Cunhambebe.

Site: www.unilasalle.org/extensaoe-mail: [email protected].: (21) 2199-6674

lasalle.extensao

.....................• 38 Unilasalle em Revista • 2014

CURSO: HISTÓRIACoordenação: Profª. Ms. Eloísa Maria Lima Souto da Silva e-mail: [email protected]

LABORATÓRIO DE HISTÓRIA PROJETOS DE PESQUISAS 2013.1

LEMPAR - Laboratório de Estudos sobre Memória, Patrimônio e Representações As atividades de Iniciação Científica do Curso de História são realizadas no Labo-ratório de História: LEMPAR - Laboratório de Estudos sobre Memória, Patrimônio e Representações, que abriga várias linhas de pesquisas coordenadas pelos profes-sores, conforme apresentado :

1. História do Brasil: Prof. Cesar Ornellas2. História Antiga: Profª. Nely Feitosa3. Históriografia Brasileira:

Prof. Sergio Câmara4. História do Tempo Presente:

Prof. Rafael Araujo5. História da África

Profª. Cecilia Guimarães6. Ensino de História - Educação Patri-

monial - Profª. Eloisa Souto7. Círculo de leitura - Prof. Sergio Câmara

PESQUISAS EM ANDAMENTO 2013.1

1- Projeto de Educação Patrimonial: Me-mória, Identidade e Patrimônio de Niterói- Profª. Eloisa Souto e Prof. Cesar Ornellas

2- Projeto Trilhas Históricas - Visitas Téc-nicas Orientadas - Prof. Cesar Ornellas Planejamento e execução de visitas técni-cas aos lugares históricos.

3- Projeto Cunhambebe. Pesquisa das Reminiscências da ocupação/Exploração na Região Histórico-Ambiental do Parque Estadual Cunhambebe (Séculos XVIII-XX)- Prof. Cesar Ornellas e Profª. Beatriz Dias 4- História Antiga: Política e Religião no Antigo Oriente Próximo. Profª. Nely Feitosa

5- Ensino de História- Criação de Oficinas

e Atividades de Prática Pedagógica Profª. Eloisa Souto e Profª. Cecilia Guimarães

6-América no Tempo Presente: Estudos sobre o Brasil e os demais países do conti-nente americano, no período compreen-dido entre 1980 e 2010 . Prof. Rafael Araujo

7- História da África: Debater os proces-sos de colonização e descolonização dos PALOP – Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Profª. Cecilia Guimarães

8- Historiografia Brasileira- Este projeto busca produzir possibilidades de diálogo entre duas obras-mestras da cultura brasi-leira. Não significa perseguir equivalências ou similitudes: Casa-Grande & Senzala e Raízes do Brasil. Prof. Sergio Câmara

9- Círculo de Leituras: Com o objetivo de promover a leitura e o debate em grupo, são destacadas obras literárias de mes-tres na arte da narrativa breve. Prof. Sergio Câmara

CURSO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃOCoordenação: Profª. Ms. Márcia Sadoke-mail: [email protected] 1: PEC – PRODUTOR, EMPREEN-DEDOR, CONSUMIDOR Criação de jogos computacionais para a disseminação da cultura empreendedora na educação.Coordenadores: Profª. Ms. Márcia Sadok e Prof. Ms. Ricardo Basílio Projeto 2: Criação de Aplicações Paralelas AdaptáveisCoordenador: Prof. Dr. Alexandre da Costa Senna

CURSO: DIREITOCoordenação: Profª. Ms. Tatiana Trommere-mail: [email protected] 1: O DIREITO FUNDAMENTAL À MORADIA DIGNA: uma análise civil – constitucional da moradia urbanaCoordenadora: Profª. Drª. Rosângela Ma-

ria de Azevedo Gomes Projeto 2: DIREITOS HUMANOS E SUAS RELAÇÕES COM A SOCIEDADE CONTEM-PORÂNEACoordenador: Prof. Dr. Jorge Luis Fortes Pinheiro da Câmara

Projeto 3: Legitimidade na Formação dos Precedentes em Demandas Seriais que Envolvem o Estado: Crítica à Imposição de Padrões Decisórios. Coordenador: Prof. Marcelo Pereira de Almeida

CURSO: ADMINISTRAÇÃOCoordenação: Prof. Marcos Figueiredoe-mail:[email protected]: ANÁLISE E GESTÃO DE PROCES-SOS ORGANIZACIONAISCoordenadores: Prof. Ms. José Almi de Oliveira e Prof. Ms. Helio Valim

CURSO: RELAÇÕES INTERNACIONAISCoordenação: Prof. Rickson Riose-mail: [email protected]: PENSANDO DEFESACoordenador: Prof. Dr. José Vanni

CURSO: PEDAGOGIACoordenação: Profª. Maria de Fátima Pimentae-mail: [email protected]

LABORATÓRIO DE ENSINO, APRENDIZA-GEM E PESQUISA: ESPAÇO DE FORMAÇÃO DOCENTE (LEAP)O Laboratório de Ensino, Aprendizagem e Pesquisa é um projeto permanente, vincu

PROJETOS DE PESQUISA

39 •.....................Unilasalle em Revista • 2014

lado ao Núcleo de Práticas Pedagógicas do curso de Pedagogia do Unilasalle-RJ, e se ca-racteriza por favorecer a aproximação entre os saberes teóricos e práticos, possibilitando a qualificação das ações pedagógicas, por meio do planejamento e da realização de atividades relacionadas a múltiplos espaços educativos. Diante da ampliação do espectro de atuação do futuro Pedagogo, justifica-se a necessidade de investir na formação do-cente, considerando a interface entre esses múltiplos espaços escolares e não-escolares, contemplada no Laboratório de Ensino, Aprendizagem e Pesquisa (LEAP), como pro-jeto de extensão.

PROJETO DE EXTENSÃO: APERFEIÇOAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESACoordenação e apoio pedagógico do pro-jeto: Profª. Drª. Simone Garrido Esteves CabralTendo em vista que a leitura, a interpreta-ção e a produção de textos são essenciais aos estudos em todos os níveis escolares e em todas as disciplinas, proporcionan-do a formação integral da cidadania, o Unilasalle-RJ, utilizando as possibilidades de extensão do seu trabalho pedagógico à formação e à prática docente, pensou no aperfeiçoamento como um mecanis-mo de atenção a essas competências. Diante de todos esses fatores, o curso de

aperfeiçoamento em língua portuguesa visa a conscientização do aluno e a am-pliação de seus conhecimentos e de sua competência quanto ao uso de Língua Portuguesa, proporcionando-lhe meios para o crescimento pessoal, acadêmico e profissional.

PROJETO DE PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA (PPP)O componente curricular Pesquisa e Prá-tica Pedagógica (PPP) perpassa a vida aca-dêmica do aluno, em todos os períodos do curso, representando um conjunto de atividades de aprendizagem social, pro-fissional e cultural, proporcionadas pela participação em situações reais de vida, de trabalho e também presentes no meio acadêmico. Esse conjunto de atividades, propostas na disciplina, articula-se com o projeto do curso, em que a relação “teo-ria e prática” é o seu pressuposto funda-mental.

PROJETO CAMINHANDO SOBRE A HISTÓRIA: Planejamento e execução de visitas técnicas a sítios de interesse histórico-ambiental. Coordenador: Prof. Ms. Cesar Augusto Ornellas Ramos.O projeto em questão busca viabilizar refle-xões acerca do espaço transformado pelas sociedades humanas, entendido como su-porte de informações e dados de interesse

histórico-ambiental. Assim sendo, com o objetivo de fomentar tais discussões acadê-micas, desenvolvemos roteiros de visitas téc-nicas, estruturados a partir da percepção das ambiências, dos “monumentos” culturais e naturais, como forma de contribuir para a sensibilização do olhar sobre determinadas realidades presentes, ausentes e re-signifi-cadas. Dessa forma, um dos roteiros estrutu-rantes do projeto em pauta é a visita técnica ao centro histórico do Rio de Janeiro, oportu-nidade na qual os visitantes são orientados a perceber a superposição de referências arquitetônicas, urbanísticas e ambientais, oriundas de vários períodos históricos. O projeto é destinado à capacitação de alunos do Curso de Pedagogia, de modo a favorecer o domínio de ferramentas descritivas e ana-líticas que possibilitem a aprendizagem da História de maneira lúdica e qualificada.

NÚCLEO DE PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA O Curso de Pedagogia, através das atividades desenvolvidas pela Brinquedoteca e pelo Núcleo de Pesquisa e Prática Pedagógica, tem participado, desde 2005, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), or-ganizando atividades lúdicas e pedagógicas que são desenvolvidas na Praia de Icaraí e no Campo de São Bento, com a participação de professores e alunos.

PROJETOS DE PESQUISA

.....................• 40 Unilasalle em Revista • 2014NITERÓI-RJ