exercícios - modelos atômicos - estilo enem

6
ATOMÍSTICA - ESTILO ENEM 01. A Lei da Conservação da Massa, enunciada por Lavoisier em 1774, é uma das leis mais importantes das transformações químicas. Ela estabelece que, durante uma transformação química, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos. Esta teoria pôde ser explicada, alguns anos mais tarde, pelo modelo atômico de Dalton. Entre as ideias de Dalton, a que oferece a explicação mais apropriada para a Lei da Conservação da Massa de Lavoisier é a de que a) os átomos não são criados, destruídos ou convertidos em outros átomos durante uma transformação química. b) os átomos são constituídos por três partículas fundamentais: prótons, nêutrons e elétrons. c) todos os átomos de um mesmo elemento são idênticos em todos os aspectos de caracterização. d) um elétron em um átomo pode ter somente certas quantidades específicas de energia. e) toda a matéria é composta por átomos. 02. “Todos os tipos de átomos, quando excitados, poderão emitir ondas eletromagnéticas correspondentes aos espectros visíveis, ultravioleta etc. Essas emissões podem ser analisadas pela Espectroscopia. Cada emissão proveniente de um átomo pode ser decomposta e fotografada, produzindo-se um conjunto de raias ou bandas. Cada tipo de átomo apresenta um conjunto de raias ou bandas. Cada tipo de átomo apresenta um conjunto característico de raias, ou seja, um espectro característico”. A partir das conclusões acerca do modelo atômico de Bohr a) átomos emitem energia mesmo quando não excitados. b) o espectro não um conjunto de raias característico para cada átomo. c) os átomos, quando ativados, nunca emitem luz. d) os átomos, quando ativados, nunca emitem ondas ultravioletas. e) é possível identificar os elementos constituintes do Sol. 03. Em 1913, o físico dinamarquês Niels Bohr mostrou que as leis da Física Clássica não eram válidas para sistemas microscópicos, tais como o átomo e suas partículas constituintes. Bohr criou um novo modelo atômico, fundamentado na teoria dos quanta de Max Planck, estabelecendo alguns postulados. Desse modo, um dos postulados de Bohr caracteriza que a) é impossível determinar com precisão a posição e a velocidade instantâneas de uma partícula. b) um mesmo orbital não pode ter mais do que dois elétrons. Num orbital com dois elétrons, um deles tem spin + ½ e o outro - ½. c) o elétron pode-se mover em determinadas órbitas sem irradiar. Esses níveis estáveis são denominados “estados estacionários”. Professor Jonathan Araújo. 1 ASSUNTO: ESTRUTURA DA MATÉRIA – ATOMÍSTICA.

Upload: jonathan-araujo

Post on 12-Jan-2016

41 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Exercícios sobre atomística voltadas para o ENEM.

TRANSCRIPT

Page 1: Exercícios - Modelos Atômicos - Estilo ENEM

01. A Lei da Conservação da Massa, enunciada por Lavoisier em 1774, é uma das leis mais importantes das transformações químicas. Ela estabelece que, durante uma transformação química, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos. Esta teoria pôde ser explicada, alguns anos mais tarde, pelo modelo atômico de Dalton. Entre as ideias de Dalton, a que oferece a explicação mais apropriada para a Lei da Conservação da Massa de Lavoisier é a de que

a) os átomos não são criados, destruídos ou convertidos em outros átomos durante uma transformação química.

b) os átomos são constituídos por três partículas fundamentais: prótons, nêutrons e elétrons.

c) todos os átomos de um mesmo elemento são idênticos em todos os aspectos de caracterização.

d) um elétron em um átomo pode ter somente certas quantidades específicas de energia.

e) toda a matéria é composta por átomos.

02. “Todos os tipos de átomos, quando excitados, poderão emitir ondas eletromagnéticas correspondentes aos espectros visíveis, ultravioleta etc. Essas emissões podem ser analisadas pela Espectroscopia. Cada emissão proveniente de um átomo pode ser decomposta e fotografada, produzindo-se um conjunto de raias ou bandas. Cada tipo de átomo apresenta um conjunto de raias ou bandas. Cada tipo de átomo apresenta um conjunto característico de raias, ou seja, um espectro característico”.

A partir das conclusões acerca do modelo atômico de Bohr

a) átomos emitem energia mesmo quando não excitados.

b) o espectro não um conjunto de raias característico para cada átomo.

c) os átomos, quando ativados, nunca emitem luz.d) os átomos, quando ativados, nunca emitem

ondas ultravioletas. e) é possível identificar os elementos constituintes

do Sol.

03. Em 1913, o físico dinamarquês Niels Bohr mostrou que as leis da Física Clássica não eram válidas para sistemas microscópicos, tais como o átomo e suas partículas constituintes. Bohr criou um novo modelo atômico, fundamentado na teoria dos quanta de Max Planck, estabelecendo alguns postulados. Desse modo, um dos postulados de Bohr caracteriza que

a) é impossível determinar com precisão a posição e a velocidade instantâneas de uma partícula.

b) um mesmo orbital não pode ter mais do que dois elétrons. Num orbital com dois elétrons, um deles tem spin + ½ e o outro - ½.

c) o elétron pode-se mover em determinadas órbitas sem irradiar. Esses níveis estáveis são denominados “estados estacionários”.

d) o elétron ao saltar de um nível de energia interna E1 para outro mais externo E2 emite um quantum de energia.

e) num átomo, não existem dois elétrons com os quatro números quânticos iguais.

04. A Química pode ser definida como o ramo da ciência que estuda a matéria, suas transformações e a energia envolvida nessas transformações. Dessa forma, a Química está sempre presente em nosso dia como, por exemplo, nos alimentos, no vestuário, nos medicamentos, na construção civil, e assim por diante. Sobre a ciência química e as diferentes formas de energia,

a) no organismo de uma pessoa saudável, livre de qualquer tipo de contaminação, não é possível observar a ocorrência de fenômenos químicos.

b) a energia eólica, produzida pela transformação da energia cinética dos ventos em energia elétrica, é, atualmente, a principal fonte energética do Brasil.

c) o petróleo, uma das principais fontes energéticas do Brasil, é constituído por hidrocarbonetos, substâncias químicas formadas, principalmente, por elementos metálicos e que dificilmente sofrem reações de oxidação.

d) as ideias a respeito da existência do átomo ajudaram a consolidar a Química como ciência, cujo desenvolvimento possibilitou a criação de milhares de novos materiais.

Professor Jonathan Araújo. 1

ASSUNTO: ESTRUTURA DA MATÉRIA – ATOMÍSTICA.

Page 2: Exercícios - Modelos Atômicos - Estilo ENEM

e) não se faz necessária a participação da sociedade em movimentos a favor da utilização de uma química que promova a coexistência harmoniosa entre o homem e o meio ambiente, pois isso é papel exclusivo dos químicos.

05. Ricardo, ao observar sua mãe cozinhar em fogão a gás, percebeu que a chama azul do bico de gás do fogão ficava amarelada, sempre que nela caía um pouco de sal ou alimento com sal. Sabe-se que o elemento químico sódio (Na) é responsável por essa alteração de cor. Este efeito ocorre, por que

a) a ação da chama produz uma excitação dos elétrons da eletrosfera do sódio, fazendo com que eles migrem para níveis de menor energia na eletrosfera.

b) a excitação provocada pela ação da chama faz com que os elétrons da eletrosfera do sódio saltem de um nível mais interno para um nível mais externo.

c) os elétrons da eletrosfera do sódio, que foram excitados pela ação da chama, retornam ao nível mais interno.

d) os elétrons do sódio possuem uma coloração amarelada e, ao caírem na chama, fazem com que ela adquira essa cor.

e) ocorre uma reação química com os átomos de sódio, ao serem aquecidos pela chama.

06. Os recentes “apagões” verificados no Brasil, sobretudo no Rio de Janeiro, mostram a grande dependência da sociedade atual em relação à energia elétrica. O fenômeno da eletricidade só pode ser explicado, no final do século XIX, por meio de experiências em tubos, contendo um polo positivo e outro negativo, sob vácuo. Tais experimentos resultaram no modelo atômico de

a) Bohr. b) Dalton. c) Rutherford. d) Thomson.e) Sommerfeld.

07. Na experiência de espalhamento de partículas alfa, conhecida como “experiência de Rutherford”, um feixe de partículas alfa foi dirigido contra uma lâmina finíssima de ouro, e os experimentadores (Geiger e Marsden) observaram que um grande número dessas partículas atravessava a lâmina sem sofrer desvios, mas que um pequeno número sofria desvios muito acentuados. Esse resultado levou Rutherford a modificar o modelo atômico de Thomson, propondo a existência de um núcleo de carga positiva, de tamanho reduzido, e com praticamente toda massa do átomo. E assim, a partir dos conhecimentos sobre o modelo atômico de Thomson, Rutherford esperava que

a) a maioria das partículas atravessaria a lâmina de ouro sem sofrer desvios e um pequeno número sofreria desvios muito pequenos.

b) a maioria das partículas sofreria grandes desvios ao atravessar a lâmina.

c) a totalidade das partículas atravessaria a lâmina de ouro sem sofrer nenhum desvio.

d) a totalidade das partículas ricochetearia ao se chocarem contra a lâmina de ouro, sem conseguir atravessá-la.

e) os elétrons giram em torno do núcleo juntamente aos nêutrons.

08. Uma moda atual entre as crianças é colecionar figurinhas que brilham no escuro. Essas figuras apresentam em sua constituição a substância sulfeto de zinco. O fenômeno ocorre porque alguns elétrons que compõem os átomos dessa substância absorvem energia luminosa e saltam para níveis de energia mais externos. No escuro, esses elétrons retornam aos seus níveis originais, liberando energia luminosa e fazendo a figurinha brilhar. Essa característica pode ser explicada considerando-se o modelo atômico proposto por

a) Dalton.b) Bohr.c) Sommerfeld.d) Rutherford. e) Thomson.

Professor Jonathan Araújo. 2

ASSUNTO: ESTRUTURA DA MATÉRIA – ATOMÍSTICA.

Page 3: Exercícios - Modelos Atômicos - Estilo ENEM

09. No ano de 1897, o cientista britânico J. J. Thomson descobriu, por meio de experiências com os raios catódicos, a primeira evidência experimental da estrutura interna dos átomos e, posteriormente, a descoberta do elétron. O modelo atômico proposto por Thomson ficou conhecido como “pudim de passas”, que tem como característica

a) a ocupação mínima do núcleo atômico no centro do átomo.

b) a distribuição do elétron em órbitas fixas, quantizadas e estacionárias ao redor do núcleo.

c) as distribuições homogêneas das cargas negativas e positivas por todo o átomo.

d) os átomos serem esferas maciças e indivisíveis.

e) os elétrons estarem espalhados aleatoriamente no espaço ao redor do núcleo.

10. Um dos grandes mistérios que a natureza propiciava à espécie humana era a luz. Durante dezenas de milhares de anos a nossa espécie só pôde contar com este ente misterioso por meio de fogueiras, queima de óleo em lamparinas, gordura animal, algumas resinas vegetais etc. Somente a partir da revolução industrial é que se pôde contar com produtos como querosene, terebintina e outras substâncias. Mas, mesmo assim, a natureza da luz permanecia um grande mistério, ou seja, qual fenômeno físico ou químico gera luz. Somente a partir das primeiras décadas do século XX é que Niels Bohr propôs uma explicação razoável sobre a emissão luminosa. Com base no texto e nos postulados de Bohr, as emissões luminosas são explicadas pois

a) ao receber uma quantidade bem definida de energia, um elétron “salta” de um nível mais externo para um nível mais interno.

b) um elétron que ocupe um nível mais externo “pula” para nível mais interno, liberando uma quantidade bem definida de energia.

c) quanto mais próximo do núcleo estiver um elétron mais energia ele pode emitir na forma de luz;

quanto mais distante do núcleo estiver um elétron menos energia ele pode emitir.

d) ao se mover em um nível de energia definida, um elétron libera energia na forma de luz visível.

e) os elétrons movem-se em níveis bem definidos de energia, que são denominados níveis estacionários.

11. Quimicamente ApaixonadoSinto meus elétrons excitados

Ao estudar tuas teoriasEntre cristais e precipitadosMe fascinam tuas vidrariasTeus incríveis elementosOrganizados na tabela

São como os sentimentosQue tornam a vida mais bela

É tão linda a reaçãoOcorrendo na capelaBate forte o coração

Ó, Química, como tu és belaDo átomo à substância,

És útil para a humanidadeGrande é tua importância

Te conhecer é necessidadeTu és nobre como teus gasesPreciosa como teus metais

És perfeita no que fazesQuímica, não te deixarei jamais!

Disponível em: <http://www.quimica.ufc.br/?q=node/126>. Acesso: 16 jun. 2015

No poema é mencionado “elétrons excitados”, o que nos faz referir a uma das proposições feitas pelo físico dinamarquês Niels Bohr: o salto quântico. Tal fenômeno explica aquilo que sucede quando uma partícula - como o elétron - ganha energia. Atualmente, utiliza-se o conceito do salto quântico para elucidar diversas aplicações práticas, tais como

a) o teste da chama, pois ao aquecer uma determinada substância, excita-se os elétrons, fazendo com que emitam luz no seu nível de energia fundamental.

b) os fogos de artifício, visto que quanto mais próximo do núcleo estiver um elétron, mais energia ele pode emitir na forma de luz; quanto mais distante do

Professor Jonathan Araújo. 3

ASSUNTO: ESTRUTURA DA MATÉRIA – ATOMÍSTICA.

Page 4: Exercícios - Modelos Atômicos - Estilo ENEM

núcleo estiver um elétron, menos energia ele pode emitir.

c) os raios laser, porque ao fornecer uma determinada quantidade de energia o elétron “salta” para outra camada mais externa e energética e, quando retorna para a camada de origem, o mesmo emite a quantidade absorvida na forma de fótons.

d) as lâmpadas fluorescentes, já que ao se mover em um nível de energia definido, um elétron libera energia na forma de luz visível.

12. Os modelos atômicos são elaborados no intuito de explicar a constituição da matéria e têm evoluído ao longo do desenvolvimento da ciência, desde o modelo filosófico dos gregos, passando pelos modelos de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr, até o modelo atual. O modelo mais recente caracteriza-se pela

a) quantização dos níveis de energia dos elétrons.

b) indivisibilidade do átomo em partículas menores.

c) forma esférica de tamanho microscópico.d) distribuição dos elétrons em órbitas circulares

em torno do núcleo.e) distribuição dos elétrons de maneira uniforme

na superfície do átomo.

Questões Gabaritos01 A02 E03 C04 D05 C06 D07 A08 B09 C10 B11 C12 A

Professor Jonathan Araújo. 4

ASSUNTO: ESTRUTURA DA MATÉRIA – ATOMÍSTICA.