exercício sobre falácias

3
Escola Secundária com 2º e 3º ciclos Professor Reynaldo dos Santos Prof. Isabel Duarte FICHA DE EXERCÍCIOS DE LÓGICA (FALÁCIAS) 1.Identifique as falácias cometidas e justifique a sua resposta. EXEMPLO: “Sou contra a pena de morte porque ela tira a vida a uma pessoa”. É a falácia da petição de princípio porque recorre-se ao que se quer provar para provar o que está em questão. A conclusão “sou contra a pena de morte” e a premissa “a pena de morte tira a vida a uma pessoa” expressam a mesma proposição, embora por intermédio de frases diferentes. a) A nudez pública é imoral porque é uma ofensa evidente. b) Se começares a jogar no bingo, vais tornar-te viciado no jogo. Se te tornares viciado no bingo, vais gastar todo o teu dinheiro. Se gastares gastares todo o teu dinheiro no jogo, vais ter de roubar para pagar as tuas despesas. Logo, se começares a jogar no bingo, vais ter de roubar para pagar as tuas despesas. c) Ou continuo a fumar ou engordo. Não quero engordar. Logo, não posso deixar de fumar. d) Defendes que as touradas devem acabar porque não passas de um intelectual suburbano desligado da vida rural. Logo, as touradas não devem acabar. e) Nenhum dos meus netos gosta de Matemática. Creio que na próxima geração não teremos cientistas. f) A pena de morte está errada porque não há o direito de tirar a vida a ninguém. 1

Upload: isabel-md

Post on 22-Nov-2014

1.862 views

Category:

Education


8 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Exercício sobre falácias

Escola Secundária com 2º e 3º ciclos Professor Reynaldo dos Santos

Prof. Isabel Duarte

FICHA DE EXERCÍCIOS DE LÓGICA (FALÁCIAS)

1. Identifique as falácias cometidas e justifique a sua resposta.

EXEMPLO: “Sou contra a pena de morte porque ela tira a vida a uma pessoa”.

É a falácia da petição de princípio porque recorre-se ao que se quer provar para provar o que está em questão. A conclusão “sou contra a pena de morte” e a premissa “a pena de morte tira a vida a uma pessoa” expressam a mesma proposição, embora por intermédio de frases diferentes.

a) A nudez pública é imoral porque é uma ofensa evidente.

b) Se começares a jogar no bingo, vais tornar-te viciado no jogo. Se te tornares viciado no bingo, vais gastar todo o teu dinheiro. Se gastares gastares todo o teu dinheiro no jogo, vais ter de roubar para pagar as tuas despesas. Logo, se começares a jogar no bingo, vais ter de roubar para pagar as tuas despesas.

c) Ou continuo a fumar ou engordo. Não quero engordar. Logo, não posso deixar de fumar.

d) Defendes que as touradas devem acabar porque não passas de um intelectual suburbano desligado da vida rural. Logo, as touradas não devem acabar.

e) Nenhum dos meus netos gosta de Matemática. Creio que na próxima geração não teremos cientistas.

f) A pena de morte está errada porque não há o direito de tirar a vida a ninguém.

g) A pena de morte justifica-se para os crimes como o assassínio e o rapto, porque é legítimo e apropriado que alguém seja condenado à morte por cometer actos tão repugnantes e desumanos.

h) "Com estas leis sobre o controlo de armas querem tirar-nos as nossas armas de defesa. É o que querem agora? Mas e depois o que não irão querer tirar-nos? Em breve, serão as armas de caça e as facas de mato e sabe-se lá mais o quê! Em breve teremos um Estado policial em que só o governo opressor possuirá armas. Se lhes damos um dedo, em breve quererão todo o braço. Em conclusão, ficarmos sem as nossas armas é nada mais, nada menos do que deixarmos de ser livres."

i) Ninguém provou que Deus existe. Logo, Deus não existe.

1

Page 2: Exercício sobre falácias

j) Toda a gente sabe que a Terra é plana. Então por que razão insistes nas tuas excêntricas teorias?

k)

l) As sondagens sugerem que os liberais vão ter a maioria no parlamento, também deves votar neles.

m) Esperamos que aceite as nossas recomendações. Passámos os últimos três meses a trabalhar desalmadamente nesse relatório.

n) Perguntei a quatro dos meus amigos o que eles pensavam das novas restrições ao consumo e eles concordaram em que se trata de uma boa ideia. Portanto as novas restrições são populares.

2