exercício patologia 01

2
1- Qual a importância da radiografia de tórax para a patologia? Possui um acesso universal, permite identificar e visualizar as estruturas do aparelho respiratório. 2- Quando é necessária a utilização da tc e da angiografia nos estudos patológicos? TC; quando se deseja ver melhor a anatomia, profundamente da lesão no organismo. Angiografia; quando se deseja estudar os vazos sanguíneos. 3- Como podem ser divididas as patologias respiratórias de acordo com os sinais radiológicos? Explique-os Aumento da densidade radiográfica – Padrões, apreciados os contornos da lesão, repuxamento das cisuras; abaulamento de uma cissura no sentido oposto ao do lóbulo envolvido. Redução da densidade radiologica – pode ocorrer devido a razão entre o ar, sangue e o intestisso. Doenças extrapulmonares – doenças fora do pulmão como doença da pleura. Ex:. Derrame pleural. 4- Diferencie os três padrões que ocasionam aumento de densidade radiológica. Padrão Alveolar – possui formato algodonopadrã so. Padrão Intersticial – possui formato parecido com uma rede, causa dano no interstício. Padrão Misto – possui dois padrões anteriores, atinge os alvéolos e interstício. 5- Cite os sinais diretos e indiretos da atelectasia? Sinais Indiretos – Aumento da densidade, elevação do diafragma; desvio do mediastino, repuxamento hilar. Insuflasão do resto do pulmão. Sinais Diretos – Desvio da cissura, perda de ventilação, Sinais Broncovasculares. 6- Caracterize clinicamente e radiograficamente as cavidades. Clinicamente – destruição dos tecidos Radiologicamente – uma ou mais cavitações arredondadas ou ovaladas, com periferias bem ou mal definidas. 7- Cite pelo menos 5 exemplos de patologias que causam aumento de densidade. Atelectasia, tuberculose, enfisema, neoplasias e derrame pleural.

Upload: diego-aguiar

Post on 04-Jul-2015

266 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Exercício patologia 01

1- Qual a importância da radiografia de tórax para a patologia?Possui um acesso universal, permite identificar e visualizar as estruturas do aparelho respiratório.

2- Quando é necessária a utilização da tc e da angiografia nos estudos patológicos?TC; quando se deseja ver melhor a anatomia, profundamente da lesão no organismo.Angiografia; quando se deseja estudar os vazos sanguíneos.

3- Como podem ser divididas as patologias respiratórias de acordo com os sinais radiológicos? Explique-osAumento da densidade radiográfica – Padrões, apreciados os contornos da lesão, repuxamento das cisuras; abaulamento de uma cissura no sentido oposto ao do lóbulo envolvido.Redução da densidade radiologica – pode ocorrer devido a razão entre o ar, sangue e o intestisso.Doenças extrapulmonares – doenças fora do pulmão como doença da pleura. Ex:. Derrame pleural.

4- Diferencie os três padrões que ocasionam aumento de densidade radiológica.Padrão Alveolar – possui formato algodonopadrã so.Padrão Intersticial – possui formato parecido com uma rede, causa dano no interstício.Padrão Misto – possui dois padrões anteriores, atinge os alvéolos e interstício.

5- Cite os sinais diretos e indiretos da atelectasia? Sinais Indiretos – Aumento da densidade, elevação do diafragma; desvio do mediastino, repuxamento hilar. Insuflasão do resto do pulmão.Sinais Diretos – Desvio da cissura, perda de ventilação, Sinais Broncovasculares.

6- Caracterize clinicamente e radiograficamente as cavidades.Clinicamente – destruição dos tecidosRadiologicamente – uma ou mais cavitações arredondadas ou ovaladas, com periferias bem ou mal definidas.

7- Cite pelo menos 5 exemplos de patologias que causam aumento de densidade.Atelectasia, tuberculose, enfisema, neoplasias e derrame pleural.

8- Cite e explique os mecanismos que provocam as doenças que causam redução da densidade radiológica.