exclusivo & privativo - crn yacht · porta de correr separa este dormitório da escada e um...

8

Upload: phamkien

Post on 12-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

A busca contínua do CRN para construir iates originais, de alta qualidade e sob a orientação do proprietário resultou em um

modelo de 61 metros onde a privacidade familiar é o destaque

Por Maria Roberta Morso Adaptação Leandro Portes Fotos Maurizio Paradisi

exclusivo & privativoSaramour

52 www.boatinternational.com.br 53

Imponente. Esse pode ser o adjeti-vo para o Saramour, um barco de 61 metros de comprimento e seis pavimentos fabricado pelo estaleiro italiano CRN. Apesar de alto, ele não aparenta estranheza ou muito volumoso.

Saramour representa um progresso signifi-cante no estilo CRN, que nos últimos anos, com algumas exceções, associa-se ao Zuccon Interna-tional Project. Dois lançamentos mais recentes do estaleiro romperam com isso: o Yalla, de 73 metros, que tem a assinatura inconfundível de Frank Laupman/Omega Architects e o próprio Saramour, projetado por Paszkowski Design.

Este é o terceiro barco do proprietário. O pri-meiro foi o Baglietto, um modelo todo em alumí-nio de 30 metros desenhado por Paszkowski e entregue em 2003. O segundo foi um iate 46 me-tros construído pela CRN a partir de um projeto de Nuvolari Lenard, que foi entregue em 2005.

Com isso, ele já estava familiarizado com o es-taleiro e o designer, e tinha uma ideia muito pre-cisa sobre como deveria ser seu novo “brinquedo”. O contrato foi assinado em 2011 e a fabricação iniciou logo em seguida. Durante todo o processo de design, uma prioridade era primordial: a pri-vacidade. E mais a seguir veremos o por quê.

Ao desenvolver o projeto, Paszkowski abdicou de formas e características do seu próprio estilo e desenvolveu uma linha que misturou o DNA da CRN e as solicitações do proprietário. Questionado sobre a relação entre design, estaleiro e dono, Paszkowski citou Jon Bannenberg, que comparou a construção de um iate com uma orquestra, exi-gindo que os talentos individuais alcançassem como resultado um conjunto harmonioso. “Junto com minha equipe, tentamos adaptar os nossos procedimentos com os deles para tirarmos o me-lhor proveito deste projeto”, disse. Ele também ad-

SARAMOUR

54 www.boatinternational.com.br 55

São 61,3 metros de exclusividade e privacidade. O proprietário do Saramour quis priorizar o convívio familiar nesse superiate que representou um progresso de design do estaleiro italiano CRN

SARAMOUR

56 www.boatinternational.com.br 57

mitiu que esta colaboração trouxe satisfação parti-cular para ele e Lamberto Tacoli, CEO e presiden-te do estaleiro, ambos defensores ferrenhos da qualidade e construção do método ‘made in Italy’.

“Os iates que exibimos em 2013 no Monaco Yacht Show (Chopi Chopi e J’ade) e, agora, Sara-mour e Yalla são indícios de nossa disposição para a inovação e mais novidades estão por vir”, afirmou Luca Boldrini, diretor de vendas da CRN, que acrescentou: “Em nossos galpões, um modelo CRN131 de 74 metros desenhado por Gianni Zuc-con e o CRN134 de 55 metros criado por Nuvolari Lenard estão atualmente em construção”.

Boldrini ainda garantiu que, apesar de contar com uma identidade forte, o Saramour mantém o DNA da CRN. Paszkowski tem uma paixão por car-ros e trouxe do mundo automotivo alguns detalhes de design que representam novidades para o esta-leiro, como o sundeck cheio de curvas e levemente inclinado para trás. “Nossos clientes estão se tor-nando cada vez mais especializados e seus pedi-dos são cada vez mais relevantes”, completou.

O interior foi projetado exclusivamente para uso da família. Não há cabines VIP ou de hóspe-des. Em vez disso foram feitas grandes cabines privadas sob medida para atender às necessida-des de cada membro da família. A suíte do pro-prietário conta com loft, closet e largo banheiro localizado em frente ao convés superior onde a privacidade é total. Um hall foi concebido para acolher a família, enquanto assistem a TV. Uma porta de correr separa este dormitório da escada e um sistema de luzes em um nível mais baixo indica se você tem permissão para entrar.

Um grande deck panorâmico é acessado a partir da suíte. Aqui, uma piscina exclusiva rode-ada por solários fornece um local íntimo para re-laxar sob o sol. E a cobertura do convés foi inteli-gentemente criada cujo formato impossibilita as pessoas que estão no flydeck de verem a piscina.

Os proprietários desejaram um interior clean que servisse para mostrar suas obras de arte, ta-petes antigos e variedade de objetos preciosos. Contra essa uniformidade, as obras de arte são

NÚMEROS DE RESPEITODois motores Caterpillar C9 de 175 kW

empurram o Saramour a uma velocidade de cruzeiro de 14 nós. A autonomia chega

a 3 mil milhas náuticas

Áreas ao ar livre para relaxar são abundantes no Saramour. Se desejar

aproveitar o sol ou se aconchegar na sombra debaixo de algum dos

decks, opções não faltam

SARAMOUR

58 www.boatinternational.com.br 59

O interior é clean e amplo, beneficiando a entrada de luz natural e a circulação das pessoas. O local também é um convite ao relaxamento, com grandes sofás e obras de arte distribuídas pelos cômodos

SARAMOUR

60 www.boatinternational.com.br 61

destacadas em relevo belo, enriquecendo seu ambiente. Este é um espaço muito pessoal, longe do mundo, onde é possível relaxar e contemplar suas peças favoritas. Também foi importante para o proprietário que o interior fosse estrita-mente funcional.

O Saramour não segue a moda atual de bus-car uma harmonia entre as áreas internas e ex-ternas do barco. O interior é confortável e priva-do, além de ser beneficiado pela abundante luz natural que entra pelas grandes janelas. No con-vés principal, em vez de um grande vidro sepa-rando a praça de popa do cockpit, um hall de entrada mais íntimo antecipa um grande salão aberto, onde a simplicidade da decoração gera um ambiente de boas-vindas.

O interior pode levar a assinatura de Paszko-wski, mas todo o projeto foi supervisionado pelo arquiteto Costanza Pazzi, chefe do departamen-

to de design de interiores do CRN. “Seguindo pe-didos, criamos uma atmosfera de elegância. O iate é decorado em estilo minimalista com mó-veis soltos e acessórios da B&B Italia, Molteni e Maxalto, onde todo o estofamento foi escolhido pelo proprietário”, disse Pazzi. Sofás e poltronas, cobertas com linho bege claro recebem almofa-das coloridas, com a predominância de um tom vermelho escuro. A mesma intensidade de cores está presente nas paredes e portas.

A configuração de áreas privadas e sociais sa-lientam ainda o fato de que Saramour é projeta-do para uso familiar. No convés principal, toda a largura do barco foi usada para criar uma espé-cie de apartamento para a filha, com a cabine ao lado de uma sala de estar para leitura e relaxa-mento. As três outras cabines estão no convés inferior, onde a maior oferece um dormitório completo com vestiário e banheiro arejado. Tha-

MANTER A FORMAA academia chama a atenção também por suas paredes curvas cobertas com um mosaico azul A suíte do proprietário parece

um apartamento completo. Além de grande closet e

algumas salas particulares, há ainda um terraço com uma

piscina privativa

SARAMOUR

62 www.boatinternational.com.br 63

la mármore é a única pedra usada nos banheiros, onde a coloração e textura uniforme criaram uma decoração perfeita.

Do sunkdeck até o cockpit, o barco oferece uma abundância de áreas ao ar livre para relaxa-mento, seja aproveitando a luz do sol ou se acon-chegando em regiões sombreadas pelas saliên-cias do convés. No andar superior, uma academia pode ser acessada por meio de um corredor que surpreende com sua decoração fantasiosa: pare-des curvas cobertas com um mosaico construído por pequenas Bisazzas que brilham em tons de azul. Mais acima ainda, há um outro sundeck com uma jacuzzi localizada embaixo do arco de radar (todo esse grande arco é facilmente remo-vível, permitindo que o iate fique estacionado no dock coberto do proprietário).

No convés inferior, um pequeno hall de entrada leva para duas garagens laterais independentes, onde estão guardados uma Riva Iseo personaliza-

da e um tender Castoldi. Nas salas de controle e de máquinas, a longa experiência da CRN na constru-ção de iates é aparente. Os painéis estão abertos, expondo o funcionamento interno do iate. Dois motores Caterpillar 3512C-Cs impulsionam o Sa-ramour a uma velocidade máxima de 15 nós e uma autonomia de 3 mil milhas náuticas a 14 nós - o suficiente para atravessar o Atlântico ou navegar longe, sem paradas, pelo Mediterrâneo.

A tripulação tem quartos confortáveis e bem equipados. Camarotes para 12 pessoas e uma pe-quena sala de jantar estão localizados em frente ao convés inferior. Desse ponto, eles podem chegar a todas as plataformas através de escadas exclusi-vas, distante das áreas dedicada aos familiares.

E esse é o ponto principal do iate. O Sara-mour é o exemplo perfeito da capacidade da CRN de atender as exigências de seus clientes e mol-dar um superiate em torno delas. E no caso deste modelo, a missão consistia em dar privacidade.

UNIÃO PERFEITAO dono conhecia o trabalho do designer e já tinha um modelo do CRN. Com o Saramour, ele conseguiu juntar essas duas frentes

Comprimento: 61,3 m

Comprimento linha d’água: 51,6 m

Largura: 10,2 m

Calado: 3,1 m

Deslocamento: 840 toneladas

Tonelagem bruta: 1.070 GT

Motorização: 2 x Caterpillar 3512C-C, 1.230 kW a 1.800 rpm

Velocidade Máxima: 15 nós

Velocidade de Cruzeiro: 14 nós

Autonomia (a 14 nós): 3 mil milhas náuticas

Estabilizadores: Naiad Marine Zero Speed

Geradores: 2 x Caterpillar C9, 175 kW

Tanque de combustível: 110 mil litros

Tanque de água doce: 20 mil litros

Proprietário e convidados: 10 pessoas

Tripulação: 14 pessoas

Tenders: 1 x 8,2 m Riva Iseo e 1 x 6, 4 m Castoldi

Construção: Aço e alumínio

Classifcação: LR @ 100 – A1 – SSC - “Y”, MONO, G6, @ LMC UMS, MCA LY2 compliance

Arquitetura Naval: CRN Engineering Department

Desing interior e exterior: CRN Interiors & Design Departament; Francesco Paszkowski Design

Estaleiro / ano CRN / 2014 t: +39 071 501 1111 e: [email protected] w: CRN-yacht.com

SARAMOUR

O último deck apresenta uma jacuzzi

localizada abaixo do arco do radar

Entre as características do flydeck há uma

academia e um solário, na sequência

No flydeck também está a cabine do

capitão com o posto de comando do iate

O deck superior é dedicado ao dono e dispõe de um salão,

suíte máster, escritório e piscina privada na popa com mesa para refeições ao ar livre

As cabines da tripulação proporcionam fácil acesso à lavanderia

e áreas técnicas sem atrapalhar a privacidade

dos hóspedes

SARAMOUR

64 www.boatinternational.com.br 65