evoluÇÃo da rÁdio em portugal

20
EVOLUÇÃO DA RÁDIO CLC 5 Maria João Lucas Outubro 19 2010 A descoberta da Rádio - Os primeiros sinais. Em 1895, na cidade de Bolonha, Itália, o estudante Guglielmo Marconi conseguiu transmitir sinais em código Morse no jardim de sua casa, sem o uso de A Rádio em Portugal Em Portugal, o primeiro contacto via rádio surge a 9 de Março de 1901 (em morse) entre o Forte da Raposeira e o Forte do Alto da Ajuda, em 1909 são fe Em 1924 surge em Portugal a primeira estação de rádio, dirigida por Abílio Nunes dos Santos, que passaria a ser conhecida como CT1 AA. .Guglielmo Marconi Este trabalho surgiu no âmbito da disciplina de CLC5 (Cultura Comunicação e Media), em que nos foi proposto trabalhar sobre a evolução de variados te Investiguei a descoberta, a evolução e o que se espera no futuro da rádio, eis os resultados: Month Day Year Place Photo Here, Otherwise Delete Box A primeira estação de rádio Personalizada Em Portugal, na rádio a generalidade das emissões eram efectuadas por amadores que consoante o seu entusiasmo e tempo livre iam emitindo para o seu Naquele tempo tinha linhas telefónicas directas para o Teatro Nacional, Sociedade de Geografia, Teatros Variedades e Maria Vitória e um segundo estúdi A 25 de Outubro de 1925 surgiram as primeiras emissões que eram preenchidas por mensagens de saudação a um auditório desconhecido. O seu esforço Os primeiros momentos da rádio Na euforia da Onda da rádio, nasceu em Maio de 1930 a primeira estação de rádio do norte: a Rádio Sonora. Entre 1931 e 1933 surgem novos postos emissores entre os quais, a Alcântara Rádio, o Clube Radiofónico de Portugal, Rádio Rio de Mouro e Rádio Club As estações tinham programação com horários diferentes, assim era possível ter rádio quase 24 horas por dia. Foi em Maio de 1932 que se realizou o primeiro Congresso Nacional de Radiotelefonia, na altura promovido pelo jornal “O Século”. Como o Estado Novo não autoriza a emissão de publicidade, muitas destas rádios vão acabar a curto prazo, dando assim espaço à criação de estações com Jorge Botelho Moniz ficou também na história quando em 1933 emitiu o primeiro relato radiofónico de um jogo de futebol, real Neste mesmo ano é criada a Emissora Nacional, rádio pertencente ao Estado Novo que começa a despertar para a real importânc É inaugurada em 1935, por decreto lei assinada pelo Primeiro-Ministro, então Duarte Pacheco A igreja católica desperta dois anos depois quando avança com a criação da sua própria estação emissora, a Rádio Renascença. Em 1940 encontravam-se a emitir em Portugal 298 postos amadores e mais de 20 estações particulares. A Rádio em Portugal Place logo or logotype here, otherwise delete this. Delete text and place photo here. Delete text and place photo here. company name S M T W T F S 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 2008

Upload: susana-soares

Post on 09-Mar-2016

235 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

CLC - EFA 2010

TRANSCRIPT

Page 1: EVOLUÇÃO DA RÁDIO EM PORTUGAL

EVOLUÇÃO DA RÁDIOCLC 5

Maria João Lucas Outubro 19 2010

A descoberta da Rádio - Os primeiros sinais.

Em 1895, na cidade de Bolonha, Itália, o estudante Guglielmo Marconi conseguiu transmitir sinais em código Morse no jardim de sua casa, sem o uso de fios. No ano seguinte, sua família mudou-se para Inglaterra, onde Marconi pôde aperfeiçoar seu método de transmissão, chegando a milhas de distância. O sucesso dessas experiências garantiu-lhe o Prémio Nobel de Física de 1909.

A Rádio em PortugalEm Portugal, o primeiro contacto via rádio surge a 9 de Março de 1901 (em morse) entre o Forte da Raposeira e o Forte do Alto da Ajuda, em 1909 são feitos os primeiros ensaios com um emissor de “TSF” mas é em 1914 que Fernando Cardelho de Medeiros põe em funcionamento um emissor de rádio para transmitir música.Em 1924 surge em Portugal a primeira estação de rádio, dirigida por Abílio Nunes dos Santos, que passaria a ser conhecida como CT1 AA.

.Guglielmo Marconi

Este trabalho surgiu no âmbito da disciplina de CLC5 (Cultura Comunicação e Media), em que nos foi proposto trabalhar sobre a evolução de variados temas, eu escolhi a rádio, simplesmente porque sempre me acompanhou, mais que a televisão, mais que os livros ou museus, sempre lembro a rádio na minha vida, desde que me conheço.Investiguei a descoberta, a evolução e o que se espera no futuro da rádio, eis os resultados:

Month Day Year

Place Photo Here,Otherwise Delete Box

A primeira estação de rádio Personalizada

Em Portugal, na rádio a generalidade das emissões eram efectuadas por amadores que consoante o seu entusiasmo e tempo livre iam emitindo para o seu bairro, música, declamações de poesia ou peças de teatro, realizadas quase sempre pelo grupo dramático da própria estação. Abílio Nunes dos Santos foi quem dirigiu a estação que passaria à história como o posto emissor CT1AA que era uma excepção, sendo a primeira estação nacional profissionalizada. Naquele tempo tinha linhas telefónicas directas para o Teatro Nacional, Sociedade de Geografia, Teatros Variedades e Maria Vitória e um segundo estúdio de dimensões consideráveis na Rua do Carmo, onde poderia acomodar mais de uma centena de músicos, para além do público que nesta época assistia aos programas. Com o rápido desenvolvimento da Rádio, foi publicado em 1930 o primeiro diploma legal sobre a TSF (Telegrafia Sem Fios).A 25 de Outubro de 1925 surgiram as primeiras emissões que eram preenchidas por mensagens de saudação a um auditório desconhecido. O seu esforço valeu bem a pena já que este projecto viria a ser desenvolvido e prosseguido por Américo dos Santos, que conseguiria constituir uma das mais populares estações emissoras na altura: A Rádio Graça. Mas nem mesmo Américo dos Santos sabia até onde seu sinal de rádio seria alcançado. Algum tempo depois, recebeu uma carta de Tomar avisando-o da recepção do sinal, com alguma qualidade.

Os primeiros momentos da rádio Na euforia da Onda da rádio, nasceu em Maio de 1930 a primeira estação de rádio do norte: a Rádio Sonora.Entre 1931 e 1933 surgem novos postos emissores entre os quais, a Alcântara Rádio, o Clube Radiofónico de Portugal, Rádio Rio de Mouro e Rádio Clube da Costa do Sol iniciam a sua actividade em 1931, a Invicta Rádio, Rádio Clube Lusitânia, CT1DS, Rádio Graça, Rádio Luso e Rádio Amadora em 1932, e no ano seguinte a Rádio Peninsular e a Rádio São Mamede.As estações tinham programação com horários diferentes, assim era possível ter rádio quase 24 horas por dia.Foi em Maio de 1932 que se realizou o primeiro Congresso Nacional de Radiotelefonia, na altura promovido pelo jornal “O Século”.Como o Estado Novo não autoriza a emissão de publicidade, muitas destas rádios vão acabar a curto prazo, dando assim espaço à criação de estações com cobertura Nacional, surge, nesta altura, a Rádio Clube Português, que resulta da evolução da Rádio Clube da Costa do Sol, sendo esta propriedade de Jorge Botelho Moniz, oficial do exército, como mantinha boas relações com o estado novo, inaugura em 1934 as mais modernas instalações, com as primeiras viaturas de exteriores existentes em Portugal, conseguindo ainda autorização para explorar a publicidade.Jorge Botelho Moniz ficou também na história quando em 1933 emitiu o primeiro relato radiofónico de um jogo de futebol, realizado em Lisboa, entre as selecções de Portugal e Hungria.Neste mesmo ano é criada a Emissora Nacional, rádio pertencente ao Estado Novo que começa a despertar para a real importância do poder da TSF.É inaugurada em 1935, por decreto lei assinada pelo Primeiro-Ministro, então Duarte PachecoA igreja católica desperta dois anos depois quando avança com a criação da sua própria estação emissora, a Rádio Renascença.Em 1940 encontravam-se a emitir em Portugal 298 postos amadores e mais de 20 estações particulares.

A Rádio em PortugalPlace logo or logotype here,otherwisedelete this.

Delete text and place photo here. Delete text and place photo here.

companyname

SMTWTFS123456789101112131415161718192021222324252627282930

2008

Page 2: EVOLUÇÃO DA RÁDIO EM PORTUGAL

Emissora Nacional transmite em directo partida dos soldados portugueses para Ultramar

http://www.youtube.com/watch?v=1GiOnSVJSY8&feature=related

Em 1961, uma das emissões históricas em Portugal, a partida de soldados para o ultramar, a Rádio Emissora Nacional reporta em directo a despedida dos soldados para a guerra, tentando passar a imagem de festa, descreve a paisagem, o rio, os barcos envolventes, despede-se com um “Até Breve”; ao fundo consegue escutar-se os gritos de dor, as mães a deixarem seus filhos, maridos e pais que deixam filhos bebés e esposas ainda grávidas, as suas despedidas contradizem o repórter, não transmitem um “Até Breve”, mas sim um “Adeus Eterno”.

Capitães de AbrilO marco mais importante da rádio portuguesa remonta ao dia 25 de Abril de 1974, às 00h29m, quando as forças militares de todo o país aguardam a canção de José Afonso. Escuta-se o programa”Limite” na rádio renascença.Chega então o momento de viragem na história de Portugal e a senha chega com a canção “Grândola Vila Morena”, que marca a revolução dos cravos.http://www.youtube.com/watch?v=rZx_yEiEYqw&feature=related

Os capitães de Abril tomam posse dos pontos vitais, e começam pelos meios de comunicação:Radio - TelevisãoRadio Clube Português Emissora NacionalA cidade de Lisboa vai despertando, e é através da rádio que se apercebem que algo de muito importante estava a acontecer:Na Rádio Clube Português, Luís Felipe Costa leu um comunicado do Movimento das Forças Armadas o qual explicava a finalidade e objectivos das Forças Armadas: "As Forças Armadas desencadearam na madrugada de hoje uma série de acções com vista à libertação do país do regime que há longo tempo domina. Nos seus comunicados as Forças Armadas têm apelado para a não intervenção das forças policiais com o objectivo de evitar derramamento de sangue .Embora este desejo se mantenha firme não se evitará responder, decidida e implacavelmente, a qualquer oposição que se venha a manifestar. Consciente de que interpreta os verdadeiros sentimentos da Nação, o Movimento das Forças Armadas prosseguirá na sua acção libertadora e pede-se à população que se mantenha calma e se recolha às suas residências".Viva Portugal"

Page 3: EVOLUÇÃO DA RÁDIO EM PORTUGAL

ReflexãoChegamos à Rádio como hoje a conhecemos, em que podemos escolher a programação, retirar publicidade indesejada, e tudo mais que podemos fazer através da rádio digital, e a rádio online.Será que com a evolução tecnológica as estações de rádio vão desaparecer? A minha opinião é que tudo pode evoluir, a rádio, a televisão e todos os meios de comunicação, mas não me parece que a rádio esteja ameaçada, muda e evolui, como toda a tecnologia, mas jamais será extinta.

Maria João Lucas

Os dias de hoje

Hoje em dia, podemos ouvir música e rádio no nosso telemóvel, já existem rádios online, o que nos permite escolher as músicas que queremos ouvir. Com a evolução da rádio e das tecnologias é possível entrarmos no nosso carro, ligar o rádio e ouvir as novidades do trânsito, previamente gravadas. Depois, sintonizamos uma estação e, quando a música começa a tocar, aparece escrito no visor o título da canção e do cantor. Para comprar o álbum, bilhetes para concertos, livros, ou até um bilhete de avião basta carregar num botão. Quando surgem os anúncios, a tecnologia permite saltar a publicidade

A Europa criou o Digital Áudio Broadcasting (DAB), a partir do projecto de investigação e desenvolvimento Eureka 147, que permite, por exemplo, um auto-rádio, munido de um monitor, poder vir a receber texto, imagem gráfica e até vídeo.

Page 4: EVOLUÇÃO DA RÁDIO EM PORTUGAL
Page 5: EVOLUÇÃO DA RÁDIO EM PORTUGAL
Page 6: EVOLUÇÃO DA RÁDIO EM PORTUGAL
Page 7: EVOLUÇÃO DA RÁDIO EM PORTUGAL
Page 8: EVOLUÇÃO DA RÁDIO EM PORTUGAL
Page 9: EVOLUÇÃO DA RÁDIO EM PORTUGAL
Page 10: EVOLUÇÃO DA RÁDIO EM PORTUGAL
Page 11: EVOLUÇÃO DA RÁDIO EM PORTUGAL
Page 12: EVOLUÇÃO DA RÁDIO EM PORTUGAL
Page 13: EVOLUÇÃO DA RÁDIO EM PORTUGAL
Page 14: EVOLUÇÃO DA RÁDIO EM PORTUGAL
Page 15: EVOLUÇÃO DA RÁDIO EM PORTUGAL
Page 16: EVOLUÇÃO DA RÁDIO EM PORTUGAL
Page 17: EVOLUÇÃO DA RÁDIO EM PORTUGAL
Page 18: EVOLUÇÃO DA RÁDIO EM PORTUGAL
Page 19: EVOLUÇÃO DA RÁDIO EM PORTUGAL
Page 20: EVOLUÇÃO DA RÁDIO EM PORTUGAL

Webliografia: http://www/trabalhos/revolucao-dos-cravos/revolucao-dos-cravos.shtml; http://www.aminharadio.com/radio/menu_portugal; http://pt.wikipedia.org/wiki/Radiodifus%C3%A3o#Hist.C3.B3ria_da_radiodifus.C3.A3o; :http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Girl_listening_to_radio.gif; http://www.bn.com.br/radios-antigos/radio.htmJornal “O PUBLICO”

Place logo or logotype here,otherwisedelete this.

Place logo or logotype here,otherwisedelete this.

Delete text and place photo here. Delete text and place photo here.

companyname

SMTWTFS

12345678910111213141516171819202122232425262728293031

2008