evangelismo - trabalho - teologia

6
11- Que qualidades espirituais são essenciais ao pregador das Boas Novas do Evangelho? Deve ser um cristão verdadeiro, realmente convertido - Buscar as coisas do alto significa se esforçar para colocar as prioridades do céu na prática diária. Porque devemos buscar as coisas de cima e não da terra ( 2 Co 4:18) “não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas”. As coisas da terra são passageiras, e as do alto eterna. Deve mostrar em sua vida a ação do Espírito Santo de Deus - Uma das funções principais do Espírito Santo no projeto divino de redenção é a obra de revelar e confirmar a mensagem de Deus ao homem. Sem a obra do Espírito, não seria possível que o homem se salvasse. O que o homem pode aprender com Deus na criação material é importante, mas é muito limitado; jamais alguém poderia saber a vontade de Deus apenas observando a criação (Romanos 1:18-20). No restante deste artigo resumiremos a obra do Espírito Santo na revelação e na confirmação da Palavra de Deus ao homem. Deve buscar ser cheio do conhecimento e sabedoria do Senhor. Deve viver a cada passo na plenitude da fé - É preciso ler, meditar, estudar a palavra de Deus, para que ela habite ricamente em nós. Quando isto acontecer teremos a nossa vida, totalmente controlada e dirigida por Jesus cristo e sua palavra (Sl 119:11; Jo 15:7; Ap 1:3). 13- Qual a importância do trabalho de equipe na obra de evangelização? Encoraja iniciativas. Descobre novos talentos. Prepara novos obreiros. Se levanta novos evangelistas. Jesus não te chamou pra fazer tudo sozinho. Todos trabalhando juntos por um só ideal. Trabalhar o respeito, a paciência e o trabalho em equipe. Evangelismo realizado por uma só pessoa não é recomendado, mas não pode ser descartada essa possibilidade, pois existem situações em que o próprio Deus ordena, como aconteceu com Filipe, ao evangelizar o eunuco (Atos 8:86-29). 3- Quais os imperativos da evangelização? a) Conhecimento da vontade de Deus “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” Mateus 28:19-20. Existe uma vontade de Deus individual para cada pessoa, mas também existe uma vontade de Deus para nós, como igreja. O Senhor Jesus nos escolheu, Ele nos amou, fez com que conhecêssemos suas verdades, nos separou como raça eleita, “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de

Upload: mary-hellen-macedo

Post on 05-Nov-2015

228 views

Category:

Documents


9 download

DESCRIPTION

Trabalho evangelismo, evangelismo, trabalho, seminário, teologia. Trabalho referente ao tema evangelismo. Seminário de Teologia.

TRANSCRIPT

TURFA

11-Que qualidades espirituais so essenciais ao pregador das Boas Novas do Evangelho?

Deve ser um cristo verdadeiro, realmente convertido - Buscar as coisas do alto significa se esforar para colocar as prioridades do cu na prtica diria. Porque devemos buscar as coisas de cima e no da terra ( 2 Co 4:18) no atentando ns nas coisas que se vem, mas nas que se no vem; porque as que se vem so temporais, e as que se no vem so eternas. As coisas da terra so passageiras, e as do alto eterna.Deve mostrar em sua vida a ao do Esprito Santo de Deus - Uma das funes principais do Esprito Santo no projeto divino de redeno a obra de revelar e confirmar a mensagem de Deus ao homem. Sem a obra do Esprito, no seria possvel que o homem se salvasse. O que o homem pode aprender com Deus na criao material importante, mas muito limitado; jamais algum poderia saber a vontade de Deus apenas observando a criao (Romanos 1:18-20). No restante deste artigo resumiremos a obra do Esprito Santo na revelao e na confirmao da Palavra de Deus ao homem.Deve buscar ser cheio do conhecimento e sabedoria do Senhor. Deve viver a cada passo na plenitude da f - preciso ler, meditar, estudar a palavra de Deus, para que ela habite ricamente em ns. Quando isto acontecer teremos a nossa vida, totalmente controlada e dirigida por Jesus cristo e sua palavra (Sl 119:11; Jo 15:7; Ap 1:3).13-Qual a importncia do trabalho de equipe na obra de evangelizao?

Encoraja iniciativas. Descobre novos talentos. Prepara novos obreiros. Se levanta novos evangelistas. Jesus no te chamou pra fazer tudo sozinho. Todos trabalhando juntos por um s ideal. Trabalhar o respeito, a pacincia e o trabalho em equipe. Evangelismo realizado por uma s pessoa no recomendado, mas no pode ser descartada essa possibilidade, pois existem situaes em que o prprio Deus ordena, como aconteceu com Filipe, ao evangelizar o eunuco (Atos 8:86-29).3-Quais os imperativos da evangelizao?

a) Conhecimento da vontade de Deus

Portanto ide, fazei discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, at a consumao dos sculos. Amm. Mateus 28:19-20.Existe uma vontade de Deus individual para cada pessoa, mas tambm existe uma vontade de Deus para ns, como igreja. O Senhor Jesus nos escolheu, Ele nos amou, fez com que conhecssemos suas verdades, nos separou como raa eleita, Vs, porm, sois raa eleita, sacerdcio real, nao santa, povo de propriedade exclusiva de Deus 1 Pedro 2:09 a, para um propsito, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas pra sua maravilhoso luz 1 Pedro 02:09 b.b) A ordem expressa por Jesus

O envio missionrio de Jesus no uma opo a ser considerada, mas sim uma ordem a ser obedecida. Cristos genunos compreendem a importncia da transmisso da mensagem crist a todas as naes; conforme as Escrituras Sagradas salientam necessrio o envio missionrio de cristos para a comunicao das Boas Novas de Salvao (confira Romanos 10:14-15).Proclamamos as virtudes do Senhor Jesus sendo suas testemunhas onde ns estivermos. Assim brilhe tambm a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas obras e glorifiquem a vosso Pai que ests nos cus. Mateus 5:16, atravs de nossas atitudes devemos mostrar quem Jesus em ns.

c) Compreende que s em Cristo se tem a salvaoDeus deseja a salvao de todos, o que est escrito na Bbblia em 1 Timteo 2.4, porm, para ser salvo cada pessoa precisa crer na salvao de Deus na pessoa de Jesus Cristo."Ns temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo." (Romanos 5:1)

"Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unignito, para que todo aquele que nele cr no perea, mas tenha a vida eterna." (Joo 3:16)

"Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundncia." (Joo 10:10)

d) Jesus o cumprimento da promessa

Jesus Cristo morreu na cruz e ressuscitou dos mortos. Ele pagou o preo por nossos pecados e Ele a ponte entre Deus e as pessoas.

"Porque h um s Deus e um s Mediador entre Deus e os homens, o homem Jesus Cristo." (1 Timteo 2:5)

"Porque Cristo morreu pelos pecados de uma vez por todas, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus." (1 Pedro 3:18)

"Mas Deus prova o seu prprio amor para conosco, em que Cristo morreu por ns, quando ainda ramos pecadores." (Romanos 5:8)

2- Discorra sobre a participao humana e a participao Divina na obra de evangelizao. Exemplifique.Evangelizar a misso central da Igreja e de todos os crentes.Toda Igreja missionria. A obra de evangelizao um dever fundamental do Povo de Deus. Nessa linha, nada mais claro que a afirmao de So Paulo na primeira carta aos Corntios: Anunciar o Evangelho no glria para mim, uma obrigao que me imposta; Ai de mim, se no evangelizar!.O Esprito Santo exerce um papel fundamental na salvao do homem, levando o incrdulo a reconhecer seus pecados e a voltar-se para Deus. Enquanto o pregador fala, o Esprito Santo age no corao do ouvinte, produzindo f. No se pode desvincular o Esprito Santo da pregao. Uma pregao sem a uno do Esprito vazia e sem sentido. Alm de atuar na converso do homem, o Esprito Santo age como dinamizador da vida crist. A condio exigida daqueles que desejam ter uma vida crist autntica e levar almas a Cristo que sejam cheios do Esprito Santo, At 4: 31; Ef 5: 18.9- Na igreja primitiva, destacamos a ousadia de evangelizao. O que produziu esta ousadia na vida dos apstolos?

At 4.20 A ousadia dos cristos primitivos era resultado da presena do Esprito Santo em seu interior. No obstante a perseguio que enfrentavam aoites, apedrejamentos, aprisionamento e morte -, continuavam a pregar com ousadia o evangelho de Jesus cristo. A Igreja do Deus vivo no pode agir com medo. Em vez disso, deve marchar adiante com a mesma ousadia dos cristos primitivos;17-Que relao existe entre Fruto do Esprito, Evangelizao e o Evangelista:

Os evangelistas crescem em sua adorao, estudo da Bblia, no amor ao prximo, no fruto do Esprito, na orao, etc. No em nmero e sim em qualidade, ou seja, tornaram-se crentes maduros e experientes, para fazer seu papel evangelstico, para sair e fazer evangelizao, levar as boas-novas de Cristo Jesus para o mundo que precisa conhecer a Cristo e aceit-lo, ser transformado pela ao do Esprito Santo, criando seus frutos do Esprito para se tornar um novo evangelista na obra de Deus. 16-Faa uma descrio analtica do Fruto do Esprito, conforme Glatas 5:22

Mas o fruto do Esprito : amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, f, mansido, temperana.Amor (22) o amor puro, desprendido, sacrificial, que Deus mostra para conosco. A nica maneira de aprendermos este amor olhando para seu exemplo. Em 1 Joo 4:7-12, lemos: "Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que no ama no conhece a Deus, pois Deus amor. Nisto se manifestou o amor de Deus em ns; em haver Deus enviado o seu Filho unignito ao mundo, para vivermos por meio dele. Nisto consiste of amor: no em que ns tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciao pelos nossos pecados. Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos ns tambm amar uns aos outros. Ningum jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em ns, e o seu amor , em ns, aperfeioado."

Sabemos, pelo exemplo de Deus, como amar. Este amor sempre procura o melhor para aqueles que so amados. Deus procurou o melhor para ns quando deu seu Filho. O esposo que ama sua esposa procura cuidar dela e proteg-la, at ao ponto de sacrificar sua vida para salv-la (Efsios 5:25). O discpulo que ama Cristo obedece a tudo que o Senhor ordenou (Joo 14:15). Mas o imitador de Deus que ama seus inimigos no procura destru-los, mas ajud-los e salv-los (Mateus 5:43-48). No h maior desafio nas escrituras do que amar como Deus ama. Em contraste com as paixes da carne, vazias e passageiras, este amor eterno (1 Corntios 13:13).

Alegria (22) descreve o privilgio de regozijar em Cristo, apreciando as maravilhosas bnos de nossa relao com ele. Esta alegria no dependente de nossas circunstncias fsicas. Dinheiro no compra esta alegria. Um dos livros do Novo Testamento que fala mais claramente sobre alegria foi escrito por um homem que sofreu muito. Enquanto ele estava na priso, onde s vezes lhe faltava o essencial, Paulo escreveu a seus irmos em Filipos: "alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos" (Filipenses 4:4; veja tambm 3:1; 1 Tessalonicenses 5:16). Muitas pessoas pensam que tal felicidade depende das circunstncias. At mesmo muitas igrejas falam tanto de sade fsica e bnos materiais que do a impresso de que essas coisas so necessrias felicidade. A prosperidade fsica nada mais do que um substituto barato e temporrio para a alegria real que encontramos em Cristo. Os verdadeiros cristos no consideram cada provao e dificuldade como um sinal de infidelidade ao Senhor, mas percebem que tais provaes so ocasies para alegria e oportunidades para crescimento espiritual (Tiago 1:2-4). Nossa alegria vem de Cristo, que totalmente suficiente, no da temporria prosperidade material.

Paz (22) a sensao de bem-estar e tranqilidade que resulta de nossa amizade com Deus. Numa de suas horas mais difceis, Jesus falou com seus apstolos a respeito de sua partida. Ele tinha que ir embora, para completar sua misso. Mas o prprio pensamento desta partida afligia profundamente os apstolos. Nesse contexto, ele lhes deu esta segurana: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; no vo-la dou como a d o mundo. No se turbe o vosso corao, nem se atemorize" (Joo 14:27). Jesus no est fisicamente presente neste mundo, mas nos deixou sua paz!

Longanimidade (22) a capacidade de pensar antes de agir. Deste modo, demonstramos pacincia e perseverana. Por causa da sua longanimidade, Deus tem dado tempo suficiente ao homem para se arrepender de seus pecados (2 Pedro 3:9,15). Ele no quer condenar ningum, ento procura a reconciliao com cada pecador. Paulo nos diz que a mesma atitude deveria governar nossas relaes com nossos irmos (Efsios 4:2). Em vez de escapar com raiva ou agir despeitadamente para ferir aquele que nos feriu, deveramos pacientemente mostrar nosso amor e procurar reconciliar com essa pessoa. Tal atitude melhorar nossas relaes em todos os aspectos. Voc pode imaginar como poderiam as igrejas e famlias serem mais fortes e mais felizes se cada membro praticasse a longanimidade verdadeiramente?

Benignidade (22) a bondade de Deus, que melhor ilustrada por suas aes para nos salvar quando estvamos profundamente enterrados no pecado. Paulo mostra este ponto em Tito 3:3-7. Deus nos viu em pecado, como escravos de todo tipo de desejo ruim e totalmente incapazes de nos salvarmos. Por causa de sua benignidade e amor, ele nos abenoou ricamente atravs de seu Filho e do Esprito Santo e resgatou-nos do pecado. Agora, em vez de sermos escravos, somos herdeiros, com uma esperana de vida eterna! assim que Deus mostra benignidade. Temos que imitar tal bondade, mesmo para com nossos inimigos!

Bondade (22) semelhante a benignidade. Esta palavra ressalta a generosidade em dar mais do que algum merece. a palavra que Jesus usou para descrever o homem que pagou ao seu empregado mais do que seu trabalho realmente valia (Mateus 20:15). Os cristos no devem ser pessoas avarentas, to preocupadas com o que "certo" que perdem a capacidade de ser generosas e dar mais do que uma pessoa realmente merece. Deus generoso para conosco. Podemos ser generosos para com outros.

Fidelidade (22) a lealdade que mantm sua palavra, cumpre suas promessas e no trai os outros. Empregados devem mostrar esta qualidade em seu trabalho (Tito 2:10). Aqueles que ensinam o evangelho tm que mostrar fidelidade em seu uso da palavra, percebendo que sero julgados por Deus (2 Timteo 2:2: 1 Corntios 4:1-4).

Mansido (23) algumas vezes confundida com fraqueza e timidez, mas esta qualidade nunca fraca. Mansido, ou brandura, a fora sendo dominada. Moiss e Jesus eram mansos, mas mostravam fora para enfrentar as autoridades poderosas de seu tempo e condenar claramente seus pecados. O cristo tem que mostrar sua sabedoria com mansido (Tiago 3:13). Esta a atitude da submisso humilde, dominada, com a qual temos que estudar a Bblia (Tiago 1:21). a atitude que os seguidores de Cristo tm que mostrar quando resgatam um irmo que recaiu no pecado (Glatas 6:1; 2 Timteo 2:25).

Domnio prprio (23) a capacidade de governar nossos prprios desejos. Diferente da pessoa que anda na carne, como um escravo de paixes pecaminosas, o servo do Senhor deve mostrar o domnio prprio (2 Pedro 1:6). Esta caracterstica nos capacita a negar nossos desejos carnais. A pessoa que aprende a se dominar capaz de vencer os vcios e maus hbitos que governam as vidas de muitas pessoas que continuam a andar na carne.1- -D a definio dos seguintes termos:

-Evangelho: Doutrina de Cristo, cada um dos quatro livros principais do Novo Testamento; Matheus, Marcos, Lucas e Joo. A palavra Evangelho uma palavra de origem grega que significa boa notcia. Essa boa notcia a mensagem de salvao e esperana trazida por Jesus Cristo ao mundo e depois proclamada pelos apstolos e outros discpulos, e aps eles, proclamada por centenas de geraes at o dia de hoje.

-Evangelismo: Doutrina baseada no evangelho, o anncio da interveno de Deus na histria humana, especificamente a ressurreio de Jesus de Nazar duma morte por crucificao, e sua ressurreio nos libertando da morte e nos dando vida eterna.- Evangelizao: Ao de evangelizar, doutrinao. a proclamao de Jesus Cristo como Senhor e Salvador, por cuja obra o homem se liberta tanto da culpa como do poder do pecado, e se integra nos planos de Deus, a fim de que todas as coisas se coloquem sob a soberania de Cristo.-Evangelista: Pregador do Evangelho, missionrio. O dom ministerial do evangelista a capacidade dada por Deus a alguns membros do corpo de Cristo para expor o evangelho de tal forma aos no-cristos, que esses aceitem a Cristo e se tornem discpulos e membros responsveis do Corpo de Cristo, e tambm treinar a igreja para que ela desenvolva o ministrio de reconciliao.5-Quais os seis pontos importantes para o evangelista observar no desempenho de sua misso?

1)Referente a si mesmo

2)Referente ao trabalho

3)Referente a misso

4)Referente a palavra de Deus

5)Referente ao objetivo da Misso

6)Referente ao relacionamento com os prximos.