evangélio segundo tomé o dídimo.doc

35
EVANGELHO SEGUNDO TOMÉ O DÍDIMO EVANGELHO SEGUNDO THOMAS O Evangelho do Apóstolo Tomé (Thomas) (Apostolo Dídimo Judas Tomé) Texto Gnóstico encontrado em Nag Hammad, 1945 Estas são as palavras secretas que Jesus o Vivo proferiu qe que Dídimo Judas Tomé escreve: (1) E ele disse: "Quem descobrir o significado interior destes ensinamentos não provará a morte." (2) Jesus disse: "Aquele que busca continue buscando até encontrar. Quando encontrar, ele se perturbará. Ao se perturbar, ficará maravilhado e reinará sobre o Todo." (3) Jesus disse: "Se aqueles que vos guiam disserem, ‘Olhem, o reino está no céu,’ então, os pássaros do céu vos precederão, se vos disserem que está no mar, então, os peixes vos precederão. Pois bem, o reino está dentro de vós, e também está em vosso exterior. Quando conseguirdes conhecer a vós mesmos, então, sereis conhecidos e compreendereis que sois filhos do Pai vivo. Mas, se não vos conhecerdes, vivereis na pobreza e sereis essa pobreza." (4) Jesus disse: "O homem idoso não hesitará em perguntar a uma criancinha de sete dias sobre o lugar da vida, e ele viverá. Pois muitos dos primeiros serão os últimos e se tornarão um só." (5) Jesus disse: "Reconheça o que está diante de teus olhos, e o que está oculto a ti será desvelado. Pois não há nada oculto que não venha ser manifestado." (6) Seus discípulos o interrogaram dizendo: "Queres que jejuemos? Como devemos orar? Devemos dar esmolas? Que dieta devemos observar?" Jesus disse: "Não mintais e não façais aquilo que detestais, pois todas as coisas são desveladas aos olhos do céu. Pois não há nada escondido que não se torne manifesto, e nada oculto que não seja desvelado." (7) Jesus disse: "Bem-aventurado o leão que se torna homem quando consumido pelo homem; maldito o homem que o leão consome, e o leão torna-se homem." (8) E ele disse: "O homem é como pescador sábio que lança sua rede ao mar e a retira cheia de peixinhos. O pescador sábio encontra entre eles um peixe grande e excelente. Joga todos os peixinhos de volta ao mar e escolhe o peixe grande sem dificuldade. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça." (9) Jesus disse: "Eis que o semeador saiu, encheu sua mão e semeou. Algumas sementes caíram na estrada; os pássaros vieram e as recolheram. Algumas caíram sobre rochas, não criaram raízes no solo e não produziram espigas. Outras caíram em meio a um

Upload: mariana-do-rego

Post on 01-Dec-2015

28 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Evangélio segundo Tomé O Dídimo.doc

EVANGELHO SEGUNDO TOMÉ O DÍDIMOEVANGELHO SEGUNDO THOMAS

O Evangelho do Apóstolo Tomé (Thomas)(Apostolo Dídimo Judas Tomé)

Texto Gnóstico encontrado em Nag Hammad, 1945

     

Estas são as palavras secretas que Jesus o Vivo proferiu qe que Dídimo Judas Tomé escreve:

            (1) E ele disse: "Quem descobrir o significado interior destes ensinamentos não provará a morte."

            (2) Jesus disse: "Aquele que busca continue buscando até encontrar. Quando encontrar, ele se perturbará. Ao se perturbar, ficará maravilhado e reinará sobre o Todo."

            (3) Jesus disse: "Se aqueles que vos guiam disserem, ‘Olhem, o reino está no céu,’ então, os pássaros do céu vos precederão, se vos disserem que está no mar, então, os peixes vos precederão. Pois bem, o reino está dentro de vós, e também está em vosso exterior. Quando conseguirdes conhecer a vós mesmos, então, sereis conhecidos e compreendereis que sois filhos do Pai vivo. Mas, se não vos conhecerdes, vivereis na pobreza e sereis essa pobreza."

            (4) Jesus disse: "O homem idoso não hesitará em perguntar a uma criancinha de sete dias sobre o lugar da vida, e ele viverá. Pois muitos dos primeiros serão os últimos e se tornarão um só."

            (5) Jesus disse: "Reconheça o que está diante de teus olhos, e o que está oculto a ti será desvelado. Pois não há nada oculto que não venha ser manifestado."

            (6) Seus discípulos o interrogaram dizendo: "Queres que jejuemos? Como devemos orar? Devemos dar esmolas? Que dieta devemos observar?" Jesus disse: "Não mintais e não façais aquilo que detestais, pois todas as coisas são desveladas aos olhos do céu. Pois não há nada escondido que não se torne manifesto, e nada oculto que não seja desvelado."

            (7) Jesus disse: "Bem-aventurado o leão que se torna homem quando consumido pelo homem; maldito o homem que o leão consome, e o leão torna-se homem."

            (8) E ele disse: "O homem é como pescador sábio que lança sua rede ao mar e a retira cheia de peixinhos. O pescador sábio encontra entre eles um peixe grande e excelente. Joga todos os peixinhos de volta ao mar e escolhe o peixe grande sem dificuldade. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça."

            (9) Jesus disse: "Eis que o semeador saiu, encheu sua mão e semeou. Algumas sementes caíram na estrada; os pássaros vieram e as recolheram. Algumas caíram sobre rochas, não criaram raízes no solo e não produziram espigas. Outras caíram em meio a um espinheiro, que sufocou as sementes e os vermes as comeram. E outras caíram em solo fértil e produziram bons frutos; renderam sessenta por uma e cento e vinte por uma."

            (10) Jesus disse: "Eu lancei fogo sobre o mundo, e eis que estou cuidando dele até que queime."

            (11) Jesus disse: "Este céu passará, e aquele acima dele passará. Os mortos não estão vivos e os vivos não morrerão. Nos dias em que consumistes o que estava morto, vós o tornastes vivo. Quando estiverdes morando na luz, o que fareis? No dia em que éreis um vos tornastes dois. Mas quando vos tornardes dois, o que fareis?"

            (12) Os discípulos disseram a Jesus: "Sabemos que tu nos deixarás. Quem será nosso líder?"

Page 2: Evangélio segundo Tomé O Dídimo.doc

            Jesus disse-lhes: "Não importa onde estiverdes, devereis dirigir-vos a Tiago, o justo, para quem o céu e a terra foram feitos."

            (13) Jesus disse a seus discípulos: "Comparai-me com alguém e dizei-me com quem me assemelho."            Simão Pedro disse-lhe: "Tu és semelhante a um anjo justo."            Mateus lhe disse: "Tu te assemelhas a um filósofo sábio."            Tomé lhe disse: "Mestre, minha boca é inteiramente incapaz de dizer com quem te assemelhas."            Jesus disse: "Não sou teu Mestre. Porque bebeste na fonte borbulhante que fiz brotar, tornaste-te ébrio. (128) E, pegando-o, retirou-se e disse-lhe três coisas. Quando Tomé retornou a seus companheiros, eles lhe perguntaram: "O que te disse Jesus?"            Tomé respondeu: "Se eu vos disser uma só das coisas que ele me disse, apanhareis pedras e as atirareis em mim, e um fogo brotará das pedras e vos queimará."

            (14) Jesus disse-lhes: "Se jejuardes, gerareis pecado para vós; se orardes, sereis condenados; se derdes esmolas, fareis mal a vossos espíritos. Quando entrardes em qualquer país e caminhardes por qualquer lugar, se fordes recebidos, comei o que vos for oferecido e curai os enfermos entre eles. Pois o que entrar em vossa boca não vos maculará, mas o que sair de vossa boca – é isso que vos maculará."

            (15) Jesus disse: "Quando virdes aquele que não foi nascido de uma mulher, prostrai-vos com a face no chão e adorai-o: é ele o vosso Pai."

            (16) Jesus disse: "Talvez os homens pensem que vim lançar a paz sobre o mundo. Não sabem que é a discórdia que vim espalhar sobre a Terra: fogo, espada e disputa. Com efeito, havendo cinco numa casa, três estarão contra dois e dois contra três: o pai contra o filho e o filho contra o pai. E eles permanecerão solitários."

            (17) Jesus disse: "Eu vos darei o que os olhos não viram, o que os ouvidos não ouviram, o que as mão não tocaram e o que nunca ocorreu à mente do homem."

            (18) Os discípulos disseram a Jesus: "Dize-nos como será o nosso fim."            Jesus disse: "Haveis, então, discernido o princípio, para que estejais procurando o fim? Pois onde estiver o princípio ali estará o fim. Feliz daquele que tomar seu lugar no princípio: ele conhecerá o fim e não provará a morte."

            (19) Jesus disse: "Feliz o que já era antes de surgir. Se vos tornardes meus discípulos e ouvirdes minhas palavras, estas pedras estarão a vosso serviço. Com efeito, há cinco árvores para vós no Paraíso que permanecem inalteradas inverno e verão, e cujas folhas não caem. Aquele que as conhecer não provará a morte."

            (20) Os discípulos disseram a Jesus: "Dize-nos a que se assemelha o reino do céu."            Ele lhes disse: "Ele se assemelha a uma semente de mostarda, a menor de todas as sementes. Mas, quando cai em terra cultivada, produz uma grande planta e torna-se um refúgio para as aves do céu."             (21) Maria disse a Jesus: "A quem se assemelham teus discípulos?"            Ele disse: "Eles se parecem com crianças que se instalaram num campo que não lhes pertence. Quando os donos do campo vierem, dirão: ‘Entregai nosso campo.’ Elas se despirão diante deles para que eles possam receber o campo de volta e para entregá-lo a eles. Por isso digo: se o dono da casa souber que virá um ladrão, velará antes que ele chegue e não deixará que ele penetre na casa de seu domínio para levar seus bens. Vós, portanto, permanecei atentos contra o mundo. Armai-vos com todo poder para que os ladrões não consigam encontrar um caminho para chegar a vós, pois a dificuldade que temeis certamente ocorrerá. Que possa haver entre vós um homem prudente. Quando a safra estiver madura, ele virá rapidamente com sua foice em mãos para colhe-la. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça."

            (22) Jesus viu crianças sendo amamentadas. Ele disse a seus discípulos: "Esses pequeninos que mamam são como aqueles que entram no Reino." Eles lhe disseram: Nós também, como crianças, entraremos no Reino?" Jesus lhes disse: "Quando fizerdes do dois um e quando fizerdes o interior como o exterior, o exterior como o interior, o acima como o embaixo e quando fizerdes do macho e da fêmea uma só coisa, de forma que o macho não seja mais macho nem a fêmea seja mais fêmea, e quando formardes olhos em lugar de um olho, uma mão em lugar de uma mão, um pé em lugar de um pé e uma imagem em lugar de uma imagem, então, entrareis (no Reino).

Page 3: Evangélio segundo Tomé O Dídimo.doc

            (23) Jesus disse: Escolherei dentre vós, um entre mil e dois entre dez mil, e eles permanecerão como um só."

            (24) Seus discípulos disseram-lhe: "Mostra-nos o lugar onde estás, pois precisamos procurá-lo."

            Ele disse-lhes: "Aquele que tem ouvidos, ouça! Há luz no interior do homem de luz e ele ilumina o mundo inteiro. Se ele não brilha, ele é escuridão."

            (25) Jesus disse: "Ama teu irmão como à tua alma, protege-o como a pupila de teus olhos."

            (26) Jesus disse: "Tu vês o cisco no olho de teu irmão, mas não vês a trave em teu próprio olho. Quando retirares a trave de teu olho, então verás claramente e poderás retirar o cisco do olho de teu irmão."

            (27) Jesus disse: "Se não jejuardes com relação ao mundo, não encontrareis o Reino. Se não observardes o sábado como um sábado, não vereis o Pai."

             (28) Jesus disse: "Assumi meu lugar no mundo e revelei-me a eles na carne. Encontrei todos embriagados. Não encontrei nenhum sedento, e minha alma ficou aflita pelos filhos dos homens, porque estão cegos em seus corações e não têm visão. Pois vazios vieram ao mundo e vazios procuram deixar o mundo. Mas no momento eles estão embriagados. Quando superarem a embriaguez, então mudarão sua maneira de pensar."

            (29) Jesus disse: "Seria uma maravilha se a carne tivesse surgido por causa do espírito. Mas seria a maior das maravilhas se o espírito tivesse surgido por causa do corpo. Estou realmente surpreso pela forma como essa grande riqueza fez morada nessa pobreza."

            (30) Jesus disse: "Onde há três deuses, eles são deuses. Onde há dois ou um, estou com ele."

            (31) Jesus disse: "Nenhum profeta é aceito em sua cidade; nenhum médico cura aqueles que o conhecem."

            (32) Jesus disse: "Uma cidade construída e fortificada sobre uma montanha elevada não pode cair nem pode ser escondida."

            (33) Jesus disse: "Proclamai sobre os telhados aquilo que ouvirdes com vosso próprio ouvido. Pois ninguém acende uma lâmpada e coloca-a debaixo de um cesto, tampouco coloca-a num lugar escondido, mas num candelabro, para que todos que venham a entrar e sair vejam sua luz."

            (34) Jesus disse: "Se um cego guia outro cego, ambos cairão numa vala."

            (35) Jesus disse: "Não é possível que alguém entre na casa de um homem forte e tome-a à força, a menos que lhe ate as mãos; então será capaz de saquear sua casa."

            (36) Jesus disse: "Não vos preocupeis de manhã até a noite e de noite até a manhã com o que vestireis."

            (37) Seus discípulos disseram: "Quando tu te revelarás a nós e quando te veremos?"            Jesus disse: "Quando vos despirdes sem vos envergonhardes e tomardes vossas vestes e, colocando-as sobre vossos pés, pisardes sobre elas como criancinhas, então (vereis) o filho daquele que vive e não tereis medo."

            (38) Jesus disse: "Muitas vezes haveis desejado ouvir essas palavras que vos digo, e não tendes outro de quem ouvi-las. Pois virão dias em que me procurareis e não me encontrareis."

            (39) Jesus disse: "Os fariseus e os escribas tomaram as chaves da gnosis.  Eles não entraram nem deixaram entrar aqueles que queriam entrar. Vós, no entanto, sede sábios como as serpentes e mansos como as pombas."

Page 4: Evangélio segundo Tomé O Dídimo.doc

            (40) Jesus disse: "Uma parreira foi plantada fora do Pai, porém, não sendo saudável, ela será arrancada pela raiz e destruída."

            (41) Jesus disse: "Quem tiver algo em sua mão receberá mais, e quem não tiver nada perderá até mesmo o pouco que tem."

            (42) Jesus disse: "Tornai-vos passantes."

            (43) Seus discípulos disseram-lhe: "Quem és tu para dizer-nos tais coisas?"            [Jesus disse-lhes:] "Não percebeis quem sou eu pelo que vos digo, mas vos tornastes como os judeus! Com efeito, eles amam a árvore e odeiam seus frutos ou amam os frutos, mas odeiam a árvore."

            (44) Jesus disse: "Quem blasfemar contra o Pai será perdoado e quem blasfemar contra o Filho será perdoado, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado nem na terra nem no céu."

            (45) Jesus disse: "Não se colhe uvas dos espinheiros nem figos dos cardos, pois eles não dão frutos. O homem bom retira o bem do seu tesouro; o malvado retira o mal de seu tesouro malévolo, que está em seu coração, e diz maldade. Pois da abundância do coração ele retira coisas más."

            (46) Jesus disse: "Dentre os que nasceram da mulher, desde Adão até João, o Batista, não há ninguém superior a João, para que não abaixe os olhos [diante dele]. Mas eu digo, aquele dentre vós que se tornar uma criança conhecerá o Reino e se tornará superior a João."

            (47) Jesus disse: "É impossível para um homem montar dois cavalos ou retesar dois arcos. E é impossível que um servo sirva a dois senhores, pois ele honra um e ofende o outro. Ninguém bebe vinho velho e logo em seguida deseja beber vinho novo. E não se coloca vinho novo em odres velhos, para que não arrebentem; nem se coloca vinho velho em odres novos, para que não o estraguem. E não se cose pano velho em veste nova, porque ela está arriscada a rasgar."

            (48) Jesus disse: "Se os dois fizerem as pazes nesta casa, eles dirão a montanha: ‘Move-te!’ e ela se moverá."

            (49) Jesus disse: "Bem aventurados os solitários e os eleitos, pois encontrareis o Reino. Pois, viestes dele e para ele retornareis."

            (50) Jesus disse: "Se vos perguntarem: ‘De onde vindes?’ respondei: ‘Viemos da luz, do lugar onde a luz nasceu dela mesma, estabeleceu-se e tornou-se manifesta por meio de suas imagens’. Se vos perguntarem: ‘Vós sois isto?’ digam: ‘Nós somos seus filhos e somos os eleitos do Pai vivo’. Se vos perguntarem: ‘Qual é o sinal de vosso Pai em vós?’, digam a eles: ‘É movimento e repouso’."

            (51) Seus discípulos disseram-lhe: "Quando ocorrerá o repouso dos mortos e quando virá o novo mundo?"            Ele disse-lhes: "Aquilo que esperais já chegou, mas não o reconheceis."

            (52) Seus discípulos disseram-lhe: "Vinte e quatro profetas falaram em Israel e todos falaram de ti."

            Ele disse-lhes: "Omitistes aquele que vive em vossa presença e falastes dos mortos."

            (53) Seus discípulos disseram-lhe: "A circuncisão é benéfica ou não?"

            Ele disse-lhes: "Se ela fosse benéfica, os pais gerariam filhos já circuncisos de sua mãe. Mas a verdadeira circuncisão, a espiritual, tornou-se inteiramente proveitosa."

            (54) Jesus disse: "Bem-aventurados os pobres, pois vosso é o Reino do céu."

            (55) Jesus disse: "Aquele que não odiar (2) seu pai e sua mãe não poderá se tornar meu discípulo. E quem não odiar seus irmãos e irmãs e tomar sua cruz, como eu, não será digno de mim."

Page 5: Evangélio segundo Tomé O Dídimo.doc

            (56) Jesus disse: "Aquele que conseguiu compreender o mundo encontrou (somente) um cadáver, e quem encontrou um cadáver é superior ao mundo."

            (57) Jesus disse: "O Reino do Pai é semelhante ao homem que tem [boa] semente. Seu inimigo veio durante a noite e semeou joio por cima da boa semente. O homem não deixou que arrancassem o joio, dizendo: ‘temo que acabeis arrancando o joio e também o trigo junto com ele. No dia da colheita as ervas daninhas estarão bem visíveis e serão, então, arrancadas e queimadas."

            (58) Jesus disse: "Bem-aventurado o homem que sofreu e encontrou a vida."

            (59) Jesus disse: "Prestai atenção àquele que vive enquanto estais vivos, para que, ao morrerdes, não fiqueis procurando vê-lo sem conseguir."

            (60) Eles viram um samaritano carregando um cordeiro a caminho da Judéia. Ele disse a seus discípulos: "Por que o homem está carregando o cordeiro?"            Eles disseram-lhe: "Para matá-lo e comê-lo."            Ele disse-lhes: "Enquanto o cordeiro estiver vivo, ele não o comerá, mas somente depois que o tiver matado e que o cordeiro se tornar um cadáver."            Eles disseram-lhe: "Ele não poderia fazer de outro modo."            Ele disse-lhes: "Vós, também, buscai um lugar para vós no repouso, a fim de que não vos torneis um cadáver e sejais devorados."            (61) Jesus disse: "Dois repousarão sobre um leito: um morrerá, o outro viverá."            Salomé disse: "Quem és tu homem, e de quem és filho? Tu  te acomodaste em meu banco e comeste à minha mesa?"            Jesus disse-lhe: "Eu sou aquele que existe a partir do indivisível. Recebi  coisas de meu pai."            [ ... ] "Eu sou seu discípulo."            [ ... ] "Por isso digo que, se for destruído, ele estará pleno de luz, mas, se ele estiver dividido, estará pleno de trevas."

            (62) Jesus disse: "Eu digo meus mistérios aos [que são dignos de meus] mistérios. Que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita."

            (63) Jesus disse: "Havia um rico que tinha muito dinheiro. Ele disse: ‘Empregarei meu dinheiro para semear, colher, plantar e encher meu celeiro com o fruto da colheita, para que não me venha a faltar nada’. Essas eram suas intenções, mas naquela mesma noite ele morreu. Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça."

            (64) Jesus disse: "Um homem tinha convidados. E quando a ceia estava pronta, mandou seu servo chamar os convidados. O servo foi ao primeiro e disse-lhe: ‘Meu mestre te convida’. O outro respondeu: ‘Tenho dinheiro aplicado com alguns comerciantes. Eles virão me procurar esta noite para que eu lhes dê minhas instruções. Apresento minhas desculpas por não ir à ceia. O servo foi até outro e disse: ‘Meu senhor está te convidando’. Este disse-lhe: ‘Acabo de comprar uma casa e precisam de mim hoje. Não terei tempo’. O servo foi a outro e disse-lhe: ‘Meu senhor está te convidando’. Este disse-lhe: ‘Um amigo vai se casar e coube-me preparar o banquete. Não poderei ir à ceia, peço ser desculpado. O servo foi a outro ainda e disse-lhe: ‘Meu senhor está te convidando’. Este disse-lhe: ‘Acabo de comprar uma fazenda e estou saindo para buscar o rendimento. Não poderei ir, por isso me desculpo’. O servo retornou e disse a seu senhor: ‘Os que convidaste para a ceia mandam pedir desculpas’. (134) O senhor disse ao servo: ‘Vai lá fora pelos caminhos e traze os que encontrares para que possam ceiar. Os homens de negócios e mercadores não entrarão no recinto de meu Pai’."

            (65) Ele disse: "Um homem de bem tinha uma vinha. Ele a alugou a camponeses para que cuidassem dela e pagassem-lhe com uma parte da produção. Ele enviou seu servo para que os arrendatários entregassem-lhe o fruto da vinha. Eles pegaram seu servo e o espancaram, deixando-o à beira da morte. O servo voltou e contou a seu senhor o ocorrido. O senhor disse: ‘Talvez não o tenham reconhecido’. Ele enviou outro servo. Os camponeses também o espancaram. Então o proprietário enviou seu filho e disse: ‘Talvez eles tenham respeito por meu filho’. Como os camponeses sabiam que aquele era o herdeiro da vinha, pegaram-no e mataram-no. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça."

            (66) Jesus disse: "Mostrai-me a pedra que os construtores rejeitaram; ela é a pedra angular."

Page 6: Evangélio segundo Tomé O Dídimo.doc

            (67) Jesus disse: "Se alguém que conhece o todo ainda sente uma deficiência pessoal, ele é completamente deficiente."

            (68) Jesus disse: "Bem-aventurados os que são odiados e perseguidos. Mas os que vos perseguirem não encontrarão lugar."

            (69) Jesus disse: "Bem-aventurados aqueles que foram perseguidos em seu interior. São eles que realmente conheceram o pai. Bem-aventurados os famintos, porque se encherá o ventre de quem tem desejo."

            (70) Jesus disse: "Aquilo que tendes vos salvará se o manifestardes. Aquilo que não tendes em vosso interior vos matará se não o tiverdes dentro de vós."

            (71) Jesus disse: "Destruirei esta casa e ninguém será capaz de reconstruí-la [...]"

            (72) [Um homem disse-lhe]: "Dize a meus irmãos para que partilhem os bens de meu pai comigo."

            Ele lhe disse: "Ó, homem, quem me institui partilhador?"

            Voltando-se para seus discípulos, disse-lhes: "Eu não sou um partilhador, sou?"

            (73) Jesus disse: "A colheita é grande mas os operários são poucos. Portanto, implorai ao senhor para que envie operários para a colheita."

            (74) Ele disse: "Ó senhor, há muitas pessoas ao redor do bebedouro, mas não há nada na cisterna."

            (75) Jesus disse: "Muitos estão aguardando à porta, mas são os solitários que entrarão na câmara nupcial."

            (76) O Reino do pai é semelhante ao comerciante que tinha uma consignação de mercadorias e nelas descobriu uma pérola. Esse comerciante era astuto. Ele vendeu as mercadorias e adquiriu a pérola maravilhosa para si. Vós também deveis buscar esse tesouro indestrutível e duradouro, que nenhuma traça pode devorar nem o verme destruir."

            (77) Jesus disse: "Eu sou a luz que está sobre todos eles. Eu sou o todo. De mim surgiu o todo e de mim o todo se estendeu. Rachai um pedaço de madeira, e eu estou lá. Levantai a pedra e me encontrareis lá."

            (78) Jesus disse: "Por que viestes ao deserto? Para ver um caniço agitado pelo vento? E para ver um homem vestido com roupas finas como vosso rei e vossos homens importantes? Esses usam roupas finas, mas são incapazes de discernir a verdade."

            (79) Uma mulher na multidão disse-lhe: "Bem-aventurado o ventre que te portou e os seios que te nutriram."

            Ele disse-lhe: "Bem-aventurados os que ouviram a palavra do Pai e que realmente a guardaram. Pois virão dias em que direis: "Bem-aventurado o ventre que não concebeu, e os seios que não amamentaram."

            (80) Jesus disse: "Aquele que reconheceu o mundo encontrou o corpo, mas aquele que encontrou o corpo é superior ao mundo."

            (81) Quem enriqueceu, torne-se rei, mas quem tem poder que possa renunciar a ele."

            (82) Jesus disse: "Aquele que está perto de mim está perto do fogo, e aquele que está longe de mim está longe do Reino."

            (83) Jesus disse: "As imagens manifestam-se ao homem, mas a luz que está nelas permanece oculta na imagem da luz do Pai. Ele tornar-se-á manifesto, mas sua imagem permanecerá velada por sua luz."

Page 7: Evangélio segundo Tomé O Dídimo.doc

            (84) Jesus disse: "Quando vedes vossa semelhança, vós vos rejubilais. Mas, quando virdes vossas imagens que surgiram antes de vós, e que não morrem nem se manifestam, quanto tereis de suportar!"

            (85) Jesus disse: "Adão surgiu de um grande poder e de uma grande riqueza, mas ele não se tornou digno de vós. Pois, se tivesse sido digno, não teria experimentado a morte."

            (86) Jesus disse: "[As raposas têm suas tocas] e as aves têm seus ninhos, mas o filho do homem não tem nenhum lugar para pousar sua cabeça e descansar."

            (87) Jesus disse: "Miserável do corpo que depende de um corpo e da alma que depende desses dois."

            (88) Jesus disse: "Os anjos e os profetas virão a vós e darão aquelas coisas que já tendes. E dai vós também a eles as coisas que tendes e dizei a vós mesmos: ‘Quando virão tomar o que é deles?’"

            (89) Jesus disse: "Por que lavais o exterior da taça? Não compreendeis que aquele que fez o interior é o mesmo que fez o exterior?"

            (90) Jesus disse: "Vinde a mim, pois meu jugo é fácil e meu domínio é suave, e encontrareis repouso para vós."

            (91) Eles disseram-lhe: "Dize-nos quem tu és, para que possamos crer em ti."

            Ele disse-lhes: "Vós decifrastes a face to céu e da terra, mas não reconhecestes aquele que está diante de vós e não soubestes perceber este momento."

            (92) Jesus disse: "Buscai e encontrareis. No entanto, aquilo que me perguntastes anteriormente e que não vos respondi então, agora desejo vos dizer mas vós não me perguntais sobre aquilo."

            (93) [Jesus disse]: "Não deis aos cães o que é sagrado, para que eles não o joguem no lixo. Não atireis pérolas aos porcos, para que eles ..."

            (94) Jesus [disse]: "Quem busca, encontrará, e [quem bate] terá permissão para entrar."

            (95) [Jesus disse]: "Se tendes dinheiro, não o empresteis a juro, mas dai-o àquele de quem não o recebereis de volta."

            (96) Jesus disse: "O Reino do Pai é como [uma certa] mulher. Ela tomou um pouco de fermento, [escondeu-o] na massa, e fez com ela grandes pães. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!"

            (97) Jesus disse: "O Reino do Pai é como uma certa mulher que estava carregando um cântaro cheio de farinha. Enquanto estava caminhando pela estrada, ainda distante de casa, a alça do cântaro partiu-se e a farinha foi caindo pelo caminho atrás dela. Ela não se deu conta, pois não tinha percebido o acidente. Quando chegou em casa, colocou o cântaro no chão e percebeu que ele estava vazio."

            (98) Jesus disse: "O Reino do Pai é como um certo homem que queria matar um homem poderoso. Em sua própria casa ele desembainhou a espada e enfiou-a na parede para saber se sua mão poderia realizar a tarefa. Então ele matou o homem poderoso."

            (99) Os discípulos disseram-lhe: "Teus irmãos e tua mãe estão aguardando lá fora."

            Ele disse-lhes: "Estes que estão aqui que fazem a vontade de meu Pai são meus irmãos e minha mãe. São eles que entrarão no Reino de meu Pai."

            (100) Eles mostraram uma moeda de ouro a Jesus e disseram-lhe: "Os homens de César exigem-nos tributos."

            Ele disse-lhes: "Dai a César o que é de César, dai a Deus o que é de Deus, e dai a mim o que é meu."

Page 8: Evangélio segundo Tomé O Dídimo.doc

            (101) [Jesus disse]: "Quem não odeia (3) seu [pai] e sua mãe como eu não pode se tornar meu [discípulo]. E quem não ama seu [pai e] sua mãe como eu não pode se tornar meu [discípulo]. Porque minha mãe [ ... ], mas [minha] verdadeira [mãe] deu-me a vida."

            (102) Jesus disse: "Ai dos fariseus, porque eles são como um cachorro dormindo na manjedoura dos bois, pois eles não comem nem permitem que os bois comam."

            (103) Jesus disse: "Feliz do homem que sabe por onde os ladrões vão entrar, porque dessa forma [ele] pode se levantar, passar em revista seu domínio e armar-se antes deles invadirem."

            (104) Eles disseram a Jesus: "Vem, oremos e jejuemos hoje."

            Jesus disse: "Qual foi o pecado que cometi ou em que fui vencido? Porém, quando o noivo deixar a câmara nupcial, então que eles jejuem e orem."

            (105) Jesus disse: "Quem conhece o pai e a mãe será chamado filho de prostituta."

            (106) Jesus disse: "Quando fizerdes de dois, um, vos tornareis filhos do homem, e quando disserdes: ‘Montanha, move-te!’, ela se moverá."

            (107) Jesus disse: "O Reino é como um pastor que tinha cem ovelhas. Uma delas, a maior de todas, extraviou-se. Ele deixou as noventa e nove e foi procurá-la, até encontrá-la. Depois de ter passado por todo esse incômodo, ele disse à ovelha: ‘Eu me interesso por ti mais do que pelas noventa e nove’."

            (108) Jesus disse: "Quem beber de minha boca tornar-se-á como eu. Eu mesmo me tornarei ele, e as coisas que estão ocultas ser-lhe-ão reveladas."

            (109) Jesus disse: "O Reino é como o homem que tinha um tesouro [escondido] em seu campo sem saber. Após sua morte, deixou o campo para seu [filho]. O filho não sabia [a respeito do tesouro]. Ele herdou o campo e o vendeu. O comprador ao arar o campo encontrou o tesouro. Começou então a emprestar dinheiro a juros a quem queria."

            (110) Jesus disse: "Quem encontrou o mundo e tornou-se rico, que renuncie ao mundo."

            (111) Jesus disse: "Os céus e a terra se dobrarão diante de vós. E aquele que vive do Vivo não conhecerá a morte. Jesus não disse: ‘Quem se encontra é superior ao mundo?’"

            (112) Jesus disse: "Ai da carne que depende da alma; ai da alma que depende da carne."

            (113) Seus discípulos disseram-lhe: "Quando virá o Reino?"

            [Jesus disse]: "Ele não virá porque é esperado. Não é uma questão de dizer: ‘eis que ele está aqui’ ou ‘eis que está ali’. Na verdade, o Reino do Pai está espalhado pela terra e os homens não o vêem."

            (114) Simão Pedro disse-lhes: "Que Maria saia de nosso meio, pois as mulheres não são dignas da vida."

            Jesus disse: "Eu mesmo vou guiá-la para torná-la macho, para que ela também possa tornar-se um espírito vivo semelhante a vós machos. Porque toda mulher que se tornar macho entrará no Reino do Céu."

LIVRO DE TOMÉ, O ATLETAAtos do Apóstolo Tomé

(Apostolo Dídimo Judas Tomé)Texto Gnóstico encontrado em Nag Hammad, 1945

  

Esses textos foram registrados a parir do diálogo que Jesus teve com Tomé , Matias provavelmente o autor, não assinou o manuscrito. Os textos são considerados originais, e datam do primeiro século.

Page 9: Evangélio segundo Tomé O Dídimo.doc

 LIVRO DE TOMÉ Obs. Sua tradução foi baseada no texto de Marvin W.Meyer e na obra de John D. Turner

 Capítulo I         Ditos secretos que o Salvador Transmitiu a Judas Tomé e eu, Matias. Enquanto caminhávamos eu os ouvia conversar e registrei.         O Salvador disse: "Irmão Tomé,  enquanto tu ainda tens tempo no mundo, ouve-me e eu esclarecerei as suas preocupações." Dizem que és meus irmão gêmeo e meu verdadeiro amigo; portanto, examina-te e percebe  quem és tu, como vives e o que será de ti."        "Já que é chamado de meu irmão, não é conveniente  que conheças a ti mesmo?. Sei que compreendes, porque já sabes que sou o conhecimento da Verdade. Enquanto me acompanhas, apesar de ignorar muitas outras coisas, adquiriste algum conhecimento e será visto como aquele que se conhece, pois aquele que não se conhece, nada conhece; mas aquele que se conhece já atingiu, pelo conhecimento, o reino de Deus.        "Então , meu irmão Tomé, percebas a verdade que está oculta, e que outros tropeçam por ignorar!"     Capítulo II         Tomé disse ao Senhor: "Por isso suplico que responda a minha pergunta antes de tua ascensão. Quando eu tiver-te ouvido sobre as coisas ocultas, poderei, então falar sobre elas. Pois está claro para mim que a Verdade é difícil de ser alcançada na frente de todos".         O Salvador respondeu: "Se o que é invisível ainda te é obscuro, como entenderás o que não pode ver? Se encontras dificuldades em te atinar com as manifestações da Verdade visíveis no mundo, como então alcançarás o que é invisível, o que é relacionado com a grandeza louvada e com a plenitude?"        "Como podereis ser chamado de operários, se sois aprendizes e não chegastes ainda ao auge da perfeição?"           Tomé respondeu e disse ao senhor:! Fala-nos das coisas que, segundo dizes, não somos capazes de perceber e nos estão ocultas".         O Salvador disse: Todos os corpos de homens  e animais são [ ....] . No entanto, os seres que estão em cima são invisíveis entre as coisas visíveis. Mas são visíveis em sua própria origem e é o seu fruto que os alimenta.        "Por outro lado, esses corpos visíveis alimentam-se de criaturas como eles, sujeitos assim à transformação. O que estiver sujeito à transformação perecerá e se perderá e não terá mais esperança de vida, pois é um corpo animal. Assim como os corpos de animais perecem, também essas formações perecerão. Não são eles resultados do coito, como os animais?."        "Se essa espécie de corpo é também resultado do coito, como produzirá algo diferente dos animais?"       "Por essa razão, sois crianças até atingirem a perfeição." Capítulo III         Tomé respondeu: "Mestre, eu te digo que as pessoas que falam sobre o invisível e o difícil de explicar agem como arqueiros tentando acertar um alvo no meio da noite. É claro que eles atiram as flechas como qualquer outro arqueiro, já que miram um alvo; só que nesse caso, o alvo não pode ser visto. Quando a luz surge e expulsa as trevas, então se distinguirá o que cada pessoa fez. Mestre, nossa luz,  trazendo a iluminação."         Jesus disse: "É na luz que a luz existe".         "Tomé pergunta:"Mestre, por que esta luz visível que brilha sobre nós nasce e se põe?"         O Salvador responde: "Bem-aventurado Tomé, esta luz visível brilha sobre ti não para manter-te aí, mas para ajuda-te a partir. Quando todos os escolhidos perderem a natureza animal, essa luz se retirará´para o domínio da essência e será bem vinda, por conta de seu excelente serviço!"       Então o Salvador continuou: "Ó insondável amor da luz! Ó fogo amargo que queima nos corpos dos homens e em sua medula, arde dentro deles , dia e noite, queima nos membros dos homens, embriaga suas mentes e perturba suas almas, movendo-se dentro de homens e mulheres, dia e noite, movendo-se secreta ou visivelmente."       "Pois os homens estão atiçados e eles atiçam as mulheres e as mulheres atiçam os homens.       "Por isso se Diz:' Quem busca a Verdade na verdadeira sabedoria criará em si asas para voas e fugir da paixão que inflama os espíritos humanos. Quem busca, criará em si asas para escapar de qualquer espírito visível'."

Page 10: Evangélio segundo Tomé O Dídimo.doc

Klosterneuburg - Initien T

Tabernaculum erit umbraculum diei... Per tabernaculum significatur corpus Christi [450]/225

Taedet me morarum Gallicane, quia genere sectarum [709]/18

Talia passus est dominus, antequam occideretur [450]/133

Talis naturae est corvus, quod non pascit pullos suos [131], 278ra

Talis naturae est corvus, quod non pascit pullos suos [1074], 402va

Talmud, id est doctrina dividitur in quatuor libros [826]/2

Tam in epistola, quam in evangelio gloriosae virginis gloria multipliciter extollitur [452]/1.47

Tam miranda sunt, quae Deus fecit [451]/2.9

Tam multos laudatores iam caritatis habuisse creditur [1128]/3

Tam nepharium atque detestabile sacerdotum atque ministeriorum [1129]/4

Tandem ex Africa vestrae litteras unanimitatis accepi [219]/3

Tanta ac talis est scripturae divinae sublimitas [563]/1,37

Tanta erat illius primae transgressionis culpa [358]/17

Tanta erat illius primae transgressionis culpa [419]/4

Tanta est dignitas virginis [266]/39

Tanta est excellentia virginis gloriosae [266]/49

Tanta nos affectio tantusque amor [637A]/1.27

Tantae dignitatis sunt sacerdotes, ut Christus Iesus leprosos iussit accedi ad illos [932]/2

Tantum dic verbo et sanabitur puer meus (Matth. 8,8). Per regulum istum intelligitur quilibet peccator, cuius puer, id est anima, infirmatur, ad quam Christus summus medicus nisi cito descendat per misericordiam, moritur aeternaliter [172], 7va

Tantum dic verbo et sanabitur puer meus... Puer tuus est spiritus tuus [450]/72

Tantumne opinionis assumpsisse homines [779]/1

Tartaicae opacitatis fuligine [734]/10

Page 11: Evangélio segundo Tomé O Dídimo.doc

Te assumam et regnabis... Honor, si digne alicui confertur [266]/34

Te autem faciente eleemosynam (Matth. 6,3). Secundum beatum Augustinum omne peccatum aut est in Deum aut in proximum aut in seipsum. Peccatum scilicet in seipsum deletur per ieiunium [172], 9rb

Te duce venerius [723]/6.14

Te faciam principem... Mihi videtur, quod aliquis in scriptura de novo fit [204]/2.23

Te igitur clementissime pater... In hac prima parte canonis dirigitur [1215]/1

Te timor et pietas et sanctam(?) scientiam fortem 77va [192], 77va

Te timor et pietas, te conscientia, fortitudo [57], IIrb

Te ut in memoriam [825]/19

Te, ut in memoriam revocem, salvator [1216]/2

Templum Dei sanctum est... In verbis istis apostolus [567]/24

Templum domini sanctum est... Salomon, ut habetur III. Regum [451]/2.5

Templum domini sanctum est... Salomon, ut habetur III. Regum IX. usque in octavum annum templum domino aedificavit [451]/2.5

Templum domini, templum domini, templum domini est (Ier. 7,4). Nota quod triplex est templum, scilicet corpus Christi, uterus virginis, et ecclesia. Primo dico quod corpus Christi est templum. Ioh. 2,19: Dixit Iesus Iudaeis: Solvite templum hoc etc. [172], 35ra

Tempora momentis horis diebus [685]/2

Tempore electissimo felicissimoque, cum nostra inclinata terra Bohemiae a gentilitatis errore eversa est [278]/6

Tempore illo cum beata Dorothea martyr et virgo [701]/19

Tempore illo cum se pestifera barbarorum rabies longe lateque profudisset [708]/50

Tempore illo proconsul Egeas Patras civitatem ingressurus [701]/8

Tempore illo proconsul Egeas Patras civitatem ingressus [1076]/1.23

Tempore illo quo Dagnus in civitate [1076]/1.4

Tempore illo sub Maximiniano, qui Romanae rei publicae cum Diocletiano collega imperium tenuit [1076]/1.10

Tempore Numeriani imperatoris beatus Valens episcopus [707]/28

Tempore quo Attila rex Hunorum defunctus est [706]/19

Tempore quo Balduinus princeps sceptra [722]/4

Page 12: Evangélio segundo Tomé O Dídimo.doc

Tempore quo Carus caesar monarchiam [707]/8

Tempore quo Constantinus, qui Constantinopoli [1076]/1.27

Tempore quo gladius secuit [723]/6.12

Tempore Tiberii senioris Augusti [487]/2

Tempore Tiberii senioris Augusti qui sicut reliquas [707]/40

Tempore Tiberii, senioris Augusti, qui sicut alias regiones [487]/2

Tempore, quo bonae memoriae dominus Bego Concheum abbatiae [1080]/5

Tempore, quo Claudius matrem suam necavit [1076]/1.32

Tempore, quo Galba mortuo [1076]/1.26

Tempore, quo Maximianus Augustus rediit de partibus Africae [710]/7

Tempore, quo quidam presbyter nomine Seraldus [1080]/6

Tempore, quo Symon magus crepuit [1076]/1.3

Temporibus Antonii imperatoris orta est gravissima persecutio [710]/2

Temporibus beati Bonifatii papae, qui ut in ecclesiastis historiis legitur [710]/18.1

Temporibus Childerici imperatoris erat quidam dux [701]/18

Temporibus Claudii venit quidam vir [709]/11

Temporibus David regis reperit Iudaeus in silva [787]/7

Temporibus David regis reperit Iudaeus in silva [940]/11

Temporibus Decii caesaris maxima persecutio orta est [1076]/1.8

Temporibus Diocletiani et Maximiani imperatoribus [707]/31

Temporibus Diocletiani et Maximiniani imperatorum fuit quaedam mulier [1076]/1.11

Temporibus Diocletiani et Maximiniani imperatorum saeva fuerat christiana orta tempestas [707]/35

Temporibus Diocletiani et Maximiniani imperatorum saeva fuerat christiana orta tempestas [1076]/3.2

Temporibus Dyocletiani et Maximiani imperatorum orta est seditio [709]/1

Temporibus Hadriani imperatoris passio decem milium martyrum, quos glorificavit Deus, veneratur et colitur Christo(!) decima kal. Iulii vgl. [131], 264ra

Temporibus Hadriani imperatoris passio decem milium martyrum, quos glorificavit Deus, veneratur et colitur Christo(!) decima kal. Iulii [193], 231va

Page 13: Evangélio segundo Tomé O Dídimo.doc

Temporibus illis Diocletiano quarto et Maximiano tertio consulibus [708]/4

Temporibus illis Diocletiano quater [707]/20

Temporibus illis erat quidam adolescens habitans in civitate Tergestina [708]/54

Temporibus illis immanis persecutio fuit christianis [708]/43

Temporibus imperatoris Maximiani [493]/5

Temporibus imperatoris Maximiani erat quidam satrapa [701]/14

Temporibus imperatoris Maximiniani erat quidam satrapa [493]/5

Temporibus imperatoris Maximiniani erat quidam satrapa [1236]/4

Temporibus Iuliani, impiissimi imperatoris, divulgati sunt [708]/41

Temporibus Licini imperatoris, qui Constantini Augusti sororem habebat [909]/93

Temporibus Licinii imperatoris, qui Constantini Augusti sororem habebat [710]/19

Temporibus Maximiani imperatoris orta est persecutio christianorum [708]/19

Temporibus Maximiniani et Alexandri et incendio divino [1076]/1.31

Temporibus Numeriani imperatoris fuit vir quidam [1076]/1.18

Temporibus piissimi regis Honorii [707]/37

Temporibus piissimi regis Honorii [1076]/3.3

Tempus acceptabile [367]/4

Tempus acceptabile et dies salutis dicitur tempus gratiae [367]/4

Tempus autem plenitudinis dicitur tempus gratiae [305]/1

Tempus autem vestrum semper est paratum (Ioh. 7,6). Dicit Bernardus: Sicut nec peribit capillus de capite, sic nec momentum de tempore. Propter quod notandum, quod tempus est servandum propter tria: Primo propter brevitatem [172], 48vb

Tempus est loquendi, quia iam tempus [206]/8

Tempus flendi, tempus ridendi... Duo proponuntur nobis in praemissa auctoritate [450]/142

Tempus iam praeteriit [736]/7

Tempus nunc instans communi nomine appellatur septuagesima [340]/4

Tempus nunc instans quod nomine appellatur septuagesima [856]/5

Page 14: Evangélio segundo Tomé O Dídimo.doc

Tempus quod hodie incipit et durat [441]/1

Tempus quod hodie incipit et durat [493]/7

Tempus quod hodie incipit et durat [515]/1

Tempus quod hodie incipit et durat [566]/1

Tempus tribulationis est Iacob (Ier. 30,7). Augustinus 13 De civitate Dei capitulo secundo dicit sic: De morte corporis potest dici, quod bonis bona sit malis mala [82], 91va

Tempus, quod hodie incipitur, durat usque ad adventum domini [441]/1

Tenore praesentis publici instrumenti [225]/9

Tenore praesentis publici instrumenti [637A]/1.11

Tenore praesentis publici instrumenti cunctis pateat evidenter et sit notum, quod anno a nativitate eiusdem (domini) millesimo quadringentesimo tricesimo quarto [225]/9

Tentator dicitur diabolus, cuius officium est tentare [450]/157

Tenui cartulam et legi apices [637A]/1.13

Terra sonat, quod iam spe colendo teras [945]/1

Terrae sanctae miserabilem statum [825]/14

Terribile est etiam quiddam in Valeriae provinciae contigisse [131], 285ra

Terribile est etiam quiddam in Valeriae provinciae contigisse [1074], 412va

Terribilis est locus iste, quia terribili nomini dedicatus est [451]/2.4

Terribilis est locus iste... Terribilis est locus iste, quia terribili nomini dedicatum est [451]/2.4

Tertia die post sepulturam beati Leonis noni [708]/17

Tertia distinctio historiae, quam scripsit Moyses [564A]/13

Tertius Romanae ecclesiae praefuit Clemens episcopus [709]/35

Testante apostolo sicut unus dominus ita una fides esse dinoscitur [204]/29

Testatur sapiens Deus, a quo quodlibet est ens [801]/10

Teste domino et salvatore nostro [527]/7

Testimonium perhibuit verbo Dei... Sicut inmunit verba praedicta [517]/1.8

Thales philosophus Asianus, ut ait Laertius [421]/7

Thebeorum martyrum sacratissimam legionem [707]/5

Page 15: Evangélio segundo Tomé O Dídimo.doc

Themate solemnitas hodierna commendatur [266]/28

Theodorus (recte: Dorotheus), qui regnavit in civitate Romana [444]/7

Theodorus (recte: Dorotheus), qui regnavit in civitate Romana [538]/10

Theodosius coepit, perfecit Honorius [723]/5.7

Theodosius de Alexandro, rex Siciliae, Alexandrum ad convivium invitavit [337]/2

Theodosius de Alexandro, rex Siciliae, Alexandrum ad convivium invitavit [836]/7

Theologia est scientia scientiarum, remedium(?) animarum, per quam homo efficitur similis Deo [147], 369rb

Theologia in duas distinguitur species, supercoelestem et subcoelestem [322]/7

Theophilus de vita Alexandri rex Cecilie (Siciliae) Alexandrum ad convivium invitavit [836]/7

Therapeuticam methodum, Eugeniane amicissime, olim quidem inceperam scribere Neroni largiens [126], 34ra

Thessalonicenses sunt Macedones. Hi accepto verbo veritatis [3], 283vb

Thessalonicenses sunt Macedones. Hi accepto verbo veritatis [17], 260rb

Thomae gratiam apostolici nominis sortito, multis donis Sophiae insignito Honorius illum in gloria patris cernere [931]/5

Thronus eius sicut sol in conspectu meo... Legitur III. Regum X., quod rex Salomon fecit sibi thronum de ebore grandem [452]/1.113

Thronus eius sicut sol... Legitur III. regum X. [452]/1.113

Thronus eius sicut sol... Verba ista possunt esse [452]/1.112

Thronus eius sicut sol... Verba ista possunt esse Dei patris de filio loquentis [452]/1.112

Thymothee, quam pluribus iustis Christi ministris iustior es [1128]/8.2

Tibi christianae dirigitur [640]/1.28

Tibi dabo claves regni caelorum (Matth. 16,19). Verbum hoc cuilibet dicitur confessori, qui absolvendo confitentem a peccatis [194], 235ra

Tibi dabo claves regni celorum... Verbum hoc cuilibet dicitur confessori [1049]/1

Tibi dabo claves... In quibus verbis invenitur maxima dignitas [426]/5

Tibi quidem, papa Gaudenti, nostrorum decus insigne doctorum [203]

Tigris fluvius est Mesopotamiae [1066]/41

Timenda sunt unicuique christiano signa et prodigia mortis [451]/1.35

Page 16: Evangélio segundo Tomé O Dídimo.doc

Titire tu patule recubans [742]/1

Titulus est libri iste in quo breviter [762]/2

Tobias ex tribu et civitate Nephthalim etc. Per Tobiam, qui interpretatur bonus domino [373B]/1.9

Tobias senior ait inter cetera nato: Consilium, fili, perquiras a sapiente [192], 78rb

Tolle arma tua [826]/3

Tolle lectum tuum... Considerandum, quod quadruplex est lectus [451]/1.159

Tota theologia est de rebus vel de signis sicut quaelibet doctrina [304]/3

Totam dominus auferat maculam de oculo isto [244]/6

Totum hodiernum officium tam diurnum quam nocturnum festum est [776]/5

Totus mons fumigabat (Exod. 19,18). Scitis quod fumus indicat ignem. Unde et Matth. quarto vidit, quod succensa sunt castra. Fumus enim, qui videbatur, declarabat, quod factum est [82], 102rb

Totus mons fumigabat eo, quod dominus descendisset... Scitis, quod fumus indicat ignem [517]/4.15

Tractantes in lectionibus nostris [1049]/11

Tractantes in lectionibus nostris iam a multo quamvis interrupto tempore de theologia mystica [358]/5

Tractatulum de poenitentia praedictis subiungendo occurrit [504]/3

Tractatulum de poenitentia praedictis subiungendo occurrit sciendum [447]/2

Tractaturus Gratianus de iure canonico primo incipit a simplicioribus secundum naturam, scilicet a iure naturali [87], 2rb, Z. 11

Tractaturus Gratianus de iure canonico primo incipit a simplicioribus secundum naturam, scilicet a iure naturali [87], 2rb Z.11

Tractatus de sphaera per quatuor capitula distinguimus [634]/9

Tractatus iste continet IX partes [834]

Tractatus iste continet novem partes. Prima pars continet de his, quae valent ad detestationem vitii in communi [377]/2

Tractatus iste continet novem partes. Prima pars continet de his, quae valent ad detestationem vitii in communi [378]/2

Tradetur enim gentibus... Talia passus est dominus, antequam occideretur [450]/133

Tradidit dominus unicuique nostrum quinque magna talenta [452]/2.26

Tradunt seniores fuisse quendam persecutionis tempore monachum, nomine Apollonii [708]/6

Page 17: Evangélio segundo Tomé O Dídimo.doc

Trahe me post te... Reverendi patres... Beatus Gregorius in moralibus dicit [820]/10

Trahit hominem dominus, diabolus, proximus [451]/1.30

Trans torrentem prope torrentem est vallis Iosaphat [475]/2

Transcriptum testamenti Ruben [322]/9

Transcriptum testamenti Ruben [752]/4

Transeamus usque Bethlehem et videamus hoc verbum... carissimi, quamvis de ineffabili nativitate [932]/8

Transfige dulcissime Iesu [800]/2

Transi hospes, orna mensam... Hospes est omnis, qui extra proprium domicilium commoratur [440]/1

Transite ad me omnes... Ex quo invitat, vult aliquid dare [892]/2

Transite ad me omnes... Quia prima Eva sua temeritate et negligentia nobis viscera misericordiae Dei exsiccavit [266]/2

Transiturus de hoc mundo [384]/4

Transiturus de hoc mundo [535]/6

Transiturus de hoc mundo [817]/11

Transiturus de hoc mundo ad patriam salvator noster Iesus Christus, cum tempus suae passionis instaret [929]/15

Transiturus de mundo [384]/6

Translatio est quando planeta [686]/7

Transscriptum testamenti Ruben quaecunque mandavit filius [945]/3

Tres apparitiones domini legimus [264]/33

Tres causas assignat hic sponsa, quare non invenerit dilectum [452]/2.32

Tres Herodes leguntur. Primus Herodes fuit sub quo natus est Christus [197], 173r

Tres ibant in legatione domini sui per silvam [131], 276vb

Tres ibant in legatione domini sui per silvam [1074], 400vb

Tres libri sunt, primus, quem facit homo de aliquo [931]/8

Tres mulieres [516]/1.15

Tres mulieres [640]/1.17

Tres nobiles creaturae ponuntur hic, firmamentum, sol et luna [452]/1.76

Page 18: Evangélio segundo Tomé O Dídimo.doc

Tres socii emerunt equum pro 9 solidis [683]/8

Tres status esse amoris in anima [764]/4

Tres sunt hierarchiae, in quarum descriptione theologus et narrator hierarchiarum et potestatum sacrarum [354]/2

Tres sunt in coelo... In his verbis beatus Iohannes declarat trinitatem [923]/1

Tres sunt morselli in usurario: anima, corpus, pecunia [131], 271ra

Tres sunt morselli in usurario: anima, corpus, pecunia [1074], 393rb

Tres sunt nationes hominum, ut tradunt historicae [904]/37

Tres sunt theologicales [539]/2

Tres sunt, qui tentant: Deus, daemon, homo [269]/7

Tres sunt, qui testimonium dant... Diligendi tempore praeterito peregrinus festum filii [872]/5

Tres sunt, qui testimonium dant... Nota, quod tres sunt [1133]

Tres tribus Anna viris fertur peperisse Marias [329]/1

Tres unum sunt (1. Ioh. 5,8). Prima Iohannis quinto originaliter, in epistola praesentis solemnitatis lectionaliter. Quia tu, fili carissime, cum loqui desideras a temet ipso, incipere debes ad exemplum galli [82], 39vb

Tres unum sunt (1. Ioh. 5,8). Prima Iohannis quinto originaliter, in epistola praesentis solemnitatis lectionaliter. Quia tu, fili carissime, cum loqui desideras a temet ipso, incipere debes ad exemplum galli [82], 39vb

Tria in praedicatore [419]/14

Tria in praedicatore verbi Dei necessario requiruntur [419]/14

Tria leguntur grana in sacra scriptura [452]/1.101

Tria notat dominus in his verbis: audientium caritatem [450]/199

Tria sunt genera hominum affectuose exspectantium dominum suum [452]/2.29

Tria sunt necessaria cuilibet [520]/1

Tria sunt sub omnipotentis Dei manu habitacula [234]/4

Tria sunt sub omnipotentis Dei manu habitacula [372]/9

Tria sunt sub omnipotentis Dei manu habitacula [789]/8

Tria sunt sub omnipotentis Dei manu habitacula [1123]/4

Tria sunt, de quibus gaudent in coelis animae sanctorum [452]/2.14

Page 19: Evangélio segundo Tomé O Dídimo.doc

Tria sunt, in quibus praecipue lex divina consistit [374]/5

Tria sunt, in quibus praecipue lex divina consistit [818]

Tria sunt, quae commendant beatum Marcum, scilicet vita, doctrina et passio [452]/1.57

Tria sunt, quae faciunt ad commendationem probi hospitis [451]/1.74

Tria sunt, quae reddunt hominem perfectum [451]/1.54

Tria, ut ait Empedocles, in tanta rerum varietate [737]/10

Tria, ut ait Empedocles, in tanta rerum varietate [1052]/13

Triani imperatoris beatus Valens episcopus cum duobus pueris [1076]/3.1

Tribunus maior per epistolam sacram [740]/4

Trina hierarchia patet hac in theologia [354]/1

Trinitas supersubstantialis super Dea et super bona inspectrix [1128]/8.4

Triplex est domus Dei. Prima domus est quilibet homo bonus [451]/2.11

Triplex est thesaurus, videlicet cordis, oris, operis [450]/48

Triplex hic status fidelium describitur [450]/46

Triplicem huius festivitatis rationem [268]/2

Triplici autem ratione potest ostendi [800]/6

Tripliciter intelligitur voluntas; etenim voluntas dicitur illud animae instrumentum [251]/18

Tripliciter intelligitur voluntas; etenim voluntas dicitur illud animae instrumentum [1123]/2

Tristis est anima mea... Praestantissimi patres et domini. Sapientissimus mundi gubernator [504]/5

Tristis est anima mea... Praestantissimi patres et domini. Sapientissimus mundi gubernator [565]/12

Tristitia vestra vertetur in gaudium... Magna est consolatio ista [450]/302

Triticum autem meum congregate... Considerare autem debemus quadruplicem considerationem [450]/97

Triumphales mart. laudes atque victoriosissimos athletarum Christi agones [708]/22

Triumphalis beati martyris ille dies hodie [245]/2

Tu autem cum ieiunas ungue caput tuum oleo (Matth. 6,17). Ubi maius periculum vertitur, ibi cautius est agendum. Et quia maximum periculum est et fuit istis diebus per gulam et luxuriam, ideo hortatur nos ad ieiunium [172], 6vb

Tu autem cum ieiunas... Reverendi in Christo... Tria consueverunt [516]/1.13

Page 20: Evangélio segundo Tomé O Dídimo.doc

Tu benedicta et super omnes benedicta revertere. Primo per naturam. Numquid quia ita deificata (zu Cant. 6,12) [1], 20va

Tu eris super... In his verbis duo tangunt [830]/6

Tu es filius Dei viri... Spiritus est in hominibus [452]/1.39

Tu es filius Dei vivi... Spiritus est in hominibus et inspiratio omnipotentis dat intelligentiam [452]/1.39

Tu es ignis, qui famulo tuo Moysi in rubo apparuisti [74], 326va

Tu es, qui venturus es... Adventus Christi ad hominem quadruplex est [450]/17

Tu es, qui venturus... Videtur mihi, quod consueverunt, quare disputantes [517]/4.3

Tu est Petrus et super hanc petram... Sicut illi filii Israel, qui per Moysen trans Iordannem acceperunt [909]/53

Tu gloria Ierusalem... Gloria laudis et praeconium virginis beatae et gloriosae Agnetis [251]/8

Tu qui servis arae [539]/2

Tu quis es... Beatus Augustinus De doctrina christiana libro quarto capitulo quinto dicit: Sermo doctoris non aedificat, nisi sapiat pateat et doceat [306]/21

Tu solus laborem et dolorem consideras... In his verbis offert psalmus singularem compassionem filii Dei [450]/242

Tu solus peregrinus es... Ex his discipulis unus Cleophas [450]/267

Tu, domine sabaoth, qui probas renes et corda [452]/1.84

Tuae non immemor petitionis o sanctissima mater [234]/2

Tuae non immemor petitionis o sanctissima mater [787]/5

Tuae non immemor petitionis, o carissima mater [234]/2

Tuae sanctitatis epistolae [723]/2.5

Tuam ipsius animam pertransibit gladius... Glossa: Dolor dominicae passionis, quia non potuit crucifigi sine affectu materni doloris [450]/39

Tulerunt illum in Ierusalem, ut sisterent... Videtur mihi et scriptura docet [517]/4.9

Tulerunt illum in Ierusalem... In his verbis notandum est, quod dominus noster Iesus Christus hodie videlicet fuit ad templum portatus [266]/24

Tulerunt lapides Iudaei (Ioh. 8,59). In quibus verbis duo tanguntur. Primum est malitia Iudaeorum, quod Christum voluerunt lapidare, secundum est patientia Christi in hoc, quod patienter respondit dicens: Multa bona opera [172], 51va

Tulerunt lapides Iudaei... Adhuc lapides in Iesum iaciunt [450]/209

Page 21: Evangélio segundo Tomé O Dídimo.doc

Tulerunt mihi pallium. Verba sunt caelestis sponsae Canticorum quinto (Cant. 5,7) originaliter scripta et nunc recitative sumpta ad recolendum crudelissimam et inhumanam mortem, quam passus est gloriosus apostolus beatus Bartholomaeus, cuius hodie solemnia nostra colit mater ecclesia [82], 67va

Tulerunt mihi pallium. Verba sunt caelestis sponsae Canticorum quinto (Cant. 5,7) originaliter scripta et nunc recitative sumpta ad recolendum crudelissimam et inhumanam mortem, quam passus est gloriosus apostolus beatus Bartholomaeus, cuius hodie solemnia nostra colit mater ecclesia [82], 67va

Tulerunt puerum Iesum in Ierusalem... Celebrato paulo ante nativitate [932]/9

Tulit dominus Deus hominem... Circa haec verba quinque notari possumus [1130]/2

Tullius De natura deorum libro I... . Religio est virtus, quae superioris cuiusdam naturae [381]

Tunc Almachius, urbis praefectus sanctos domini fortiter laniabat [709]/34

Tunc apparebit signum filii hominis in coelo... Supra in evangelio dicitur: Dabunt signa magna etc. Considerandum autem est, quod tempore novissimo apparebunt quadruplicia signa [451]/1.193

Tunc apparebit signum filii hominis... Supra in evangelio dicitur [451]/1.193

Tunc assumpsit eum diabolus... Assumptio hominis Christi vel humanae naturae quadruplex est [450]/165

Tunc reliquit eum diabolus... Ibi dicit glossa: Consummata omni tentatione accesserunt angeli [450]/161

Tunc vadit et assumit... Ecce, quod hic dicitur, heu saepe videtur [450]/183

Tunc videbunt filium hominis... Ad natalitia regum celebranda consuevit antiquitus [308]/4

Turba multa, quae venerat ad diem festum... Per palmam significatur victoria [450]/219

Turbasti [745]/1

Turpem etiam illum abusum [637A]/3.21, XI

Turpem etiam illum abusum [637B]/3.23, XI

Tusco et Basso consulibus Carthaginis [1076]/1.9

Tyrus et Sidon et alia [305]/18

Tyrus et Sidon et alia nomina [305]/18

TEEVAE 001. T 39. Si quis diligit me (Ioh.14.). Non solum scripturae veteris et novi testamenti ammonent nos ad diligendum dominum Deum... -- Christus dominus cuius actio est nostra instructio sciens humanum genus debitum ad bona... // ...dignum mereamur fieri habitaculum hic per gratiam et in futuro per gloriam. Amen.

TEEVAE 002. T 39. Si quis diligit me (Ioh.14.). Sicut Iudaicus populus olim fidelis in fide merito festive et in multo gaudiorum 50 diem post immolationem agni pascalis celebravit... -- Augustinus super Iohannem dicit, quia dominus dixerat: Ad huc modicum... // ...dicentes Veni, sancte Spiritus et emitte caelitus lucis tuae radium.

Page 22: Evangélio segundo Tomé O Dídimo.doc

TEEVAE 003. T 39. Si quis diligit me (Ioh.14.). Carissimi, dies praesentis festivitatis hodie nobis illuxit merito gaudiosa... -- Ex quo omnipotens Deus tot beneficia nobis largitus est gratis enim et de nihilo... // ...si ad proximos discordes nunc pacem habentes et unanimes.

TEEVAE 004. T 39. Si quis diligit me (Ioh.14.). Si debite(?) festa Christi intuemur tunc inveniemus in eis multa nobis exempla virtutum ostensa... -- Deus piissimus sic disposuit omnia etiam quod nobis sunt magis utilia... // ...cum eo digni ad conregnandum esse mereamur. Amen.

TEEVAE 005. T 39. Si quis diligit me (Ioh.14.). Multi imperiti in lege Hebraeorum etiam plures in eadem et Moysi docti... -- Hodie ut praedixi sancta mater ecclesia pentecostes diem in quinquagesima a Christi resurrectionem... // ...da perenne gaudium. Amen.

TEEVAE 006. T 40. Licet faciamus hominem (Gen.1.). Licet divinarum personarum dignitas et excellentia sicut et ipsarum habitudo sit mortalibus modicum nota... -- Omnipotens Deus qui disposuit omnia et ordinavit sapienter et suaviter... // ...intelligam te, diligam te, Deus meus.

TEEVAE 007. T 41. Cum venerit paraclitus (Ioh.15f.). Pro parte multi infirmi saepe mirantur quare isti qui iniqua agunt... -- Salvator Ioh. 15 accusans ingratitudinem Iudeorum dixit: Si non venissem... // ...quam alias recipere non debent.

TEEVAE 008. T 40. Erat homo ex Pharisaeis (Ioh.3.). Quantam utilitatem afferat homini si diligenter sine mala affectione laborat... -- Iohannes vult manifestare miracula quae Christus fecit et effectus suae gratiae... // ...propter malam fidem parentum vel propriam ut in legenda sancti Bartholomaei.

TEEVAE 009. T 41. Erat homo ex Pharisaeis Nicodemus nomine (Ioh.3.). Quam prudenter quamque utiliter et sufficienter Dei providentia providerit hominibus gratiosa remedia... -- Sicut dicitur Iohannis tertio capitulo: Cum esset Iesus Ierosolimis in pasca in die festo... // ...rogemus dominum ne tradat nos et fructus nostros suae potestati. Amen.

TEEVAE 010. T 42. Homo quidam erat dives (Luc.16.). Plures sunt causae quare quilibet christianus de pretiosis vestibus et ornatu exteriori non debet gloriari... -- Salvator per verba praesentis evangelii merito incutit terrorem omnibus hominibus... // ...Thobiae 2: Cum esset dies festus factum est prandium in domo Thobiae.

TEEVAE 011. T 42. Homo quidam erat dives (Luc.16.). Fides christiana docet nos non solum fugere peccata sed etiam occasiones peccatorum... -- Quaerit Gregorius in homilia 40 et praesenti, ex quo in populo plus solent sciri nomina divitum quam pauperum... // ...scilicet remissio peccatorum, ut habetur ex bulla. Rogemus ergo dominum.

TEEVAE 012. T 42. Erat quidam medicus nomine Lazarus (Luc.16.). In quo paupere tria considerantur, scilicet gravis infirmitas, quia ulceribus plenus... // ...ut sic tribulationibus praesentibus mundati cum Lazaro recipiamus hereditatem patriae caelestis.

TEEVAE 013. T 43. Homo quidam fecit cenam magnam (Luc.14.). Quanta mala veniant hominibus, qui nimis anhelant ad delectabilia huius mundi... -- Secundum Gregorii homilia 36 super evangelia haec parabola dicitur de Christo... // ...et in sacris ordinibus existentes aliquando dicta sunt. Rogemus.

TEEVAE 014. T 43. Homo quidam fecit cenam magnam (Luc.14.). Omnipotens et misericors Deus multos varios vocat ad se recognoscendum ad penitendum et ad amandum ipsum... -- Secundum sanctos doctores scilicet Cyrillum, Augustinum, Gregorium iste homo est Deus... // ...in his tamen caute ambulandum est. Rogemus ergo dominum.

TEEVAE 015. T 44. Erant appropinquantes ad Iesum (Luc.15.). Quam utile quam etiam sit Deo placitum mansuetudinem sequi eamque in se habere... -- Publicani dicuntur secundum Isidorum 9 Ethymologiarum, qui exigunt tributa rerum venalium... // ...ut secum regnare mereamur in patria caelesti. Amen.

Page 23: Evangélio segundo Tomé O Dídimo.doc

TEEVAE 016. T 45. Estote misericordes (Luc.6, Matth.7.). Sicut ordinata caritas incipit a se ipsa sic et misericordia immo et aliae omnis virtutis... -- (Et sequitur: Nolite iudicare). Circa quem textum dubitatur an in nullo casu quis debeat alium iudicare... // ...ut per hoh digni mereamur fieri beatitudinis aeternae. Amen.

TEEVAE 017. T 45. Estote misericordes (Luc.6, Matth.7.). Frequenter salvator in evangelio nos ammonet, ut simus misericordes... -- Secundum Remigium super Matthaeum misericors dicitur quasi habens miserum cor... // ...vel eorum neglectio damnabitur. Oremus ergo ad dominum. De praedicta materia etiam habetur supra tertio dominicae primae post octavas pentecostes.

TEEVAE 018. T 46. Cum turbae irruerent in Iesum (Luc.5.). Licet Deo placeant omnia bona quae hic agimus bona intentione ad suum honorem... -- Ex quo doctrina Christi fuit adeo dulcis et gratiosa, quod non solum discipulos... // ...et propter hoc pingitur cum pisce. Rogemus ergo ad dominum.

TEEVAE 019. T 46. Cum turbae irruerent in Iesum (Luc.5). Si decursum operum bene inspicimus, videmus Christum dominum raro cessasse a praedicatione... -- Ex dictis iam patet quod verba Christi omni suavitate plena erant... // ...pro eorum consolatione posset aliquid plus reservare.

TEEVAE 020. T 47. Nisi abundaverit iustitia vestra (Matth.5.). Sicut successive elucidata est fides per revelationem et explanationem articulorum fidei... -- Iosephus in secundo libro Antiquitatum et deinceps in aliis se multum vituperat... // ...et omnibus aliis immunes quiete patiamur cum Christo aeterno. Amen.

TEEVAE 021. T 47. Nisi abundaverit iustitia vestra (Matth.5.). Quamvis quodlibet mortale sit periculosum et quasi a facie serpentis sit fugiendum... -- Ubi videtur loqui specialiter praelatis. Augustinus dicit in homilia praesenti quod idem est... // ...propter casum populi qui in eis contigit, ut Saul et Ionathae.

TEEVAE 022. T 48. Cum turba multa esset (Marc.8.). Quod unus sit Deus qui a principio sic res creavit sic sapientissime et gubernet... -- Frequenter turba sequebatur Christum, sed plures ex variis causis... // ...nolunt tangere et de pluribus viciis unde. Augustinus ibidem si placet.

TEEVAE 023. T 48. Misereor super turba (Marc.8.). De prima parte evangelii pro praesenti est dicendum quae tangit misericordiam Christi super turbam... // ...quia dominus benefecit sibi. Rogemus ergo dominum.

TEEVAE 024. T 49. Attendite a falsis prophetis (Matth.7.). Secundum scriptura cum testimonia inter omnia praesentis vitae necessaria ad custodiam vitae... -- Ex dictis supra sicut audistis quia ad impletionem praeceptorum Dei et legis evangelicae multum impedit malum consortium... // ...et omnibus nocivis corporis et animae eruamur. Amen.

TEEVAE 025. T 49. Attendite a falsis prophetis (Matth.7.). Licet per Moysen dominus praecipiat recedere a tabernaculis impiorum ne involvamur peccatis eorum... -- Origenes in praesenti homilia dicit: Praevidens dominus doctrinam haereticorum... // ...quam sic perpetue exspectare exterminum. Rogemus ergo dominum.

TEEVAE 026. T 50. Homo quidam erat dives (Luc.16.). Apud mundum et saeculares homines fideles procuratores diliguntur et exaltantur a suis dominis... -- Christus dominus ideo dignatus est de tanta maiestate ad nostram humilitatem descendere... // ...et volentem intrare suscipiunt. Rogemus ergo.

TEEVAE 027. T 50. Homo quidam erat dives (Luc.16.). Quod sumus procuratores positi in hoc mundo patet in primo parente nostro de quo Gen. 2 dicitur, quod dominus Deus posuit hominem... -- Haec parabola secundum Nicolaum de Lyra ad hoc inducitur, ut per hoc intelligatur... // ...videant famuli, procuratores, vinitores, officiorum magistri, zeche hospitalium.

Page 24: Evangélio segundo Tomé O Dídimo.doc

TEEVAE 028. T 51. Cum appropinquaret Iesus Ierusalem (Luc.19.). Non solum in veteri lege fideles docti sunt a Deo, ne essent crudeles... -- Sicut patet ex historia evangelii Lucae 19 iste praesens accessus ad Ierusalem factus est in ramis palmarum... // ...quos dominus expellit a se. Rogemus.

TEEVAE 029. T 51. Cum appropinquaret Iesus Ierusalem (Luc.19.). Beatus Gregorius secundo libro Moralium tractans illud Iob 30: Flebam quondam super eum... -- Salvator noster Christus dominus quam diligenter quam sollicite humanum salutem quaesiverit... // ...nobis conferat gratiam in praesenti et gloriam in futuro. Amen.

TEEVAE 030. T 52. Omnis qui se exaltat (Luc.18.). Quante omnipotens Deus praesumptionem et super alios sui erectionem indignam odiat... -- Quando contraria simul ponuntur tunc quodlibet eorum notius erit... // ...ut dilectum filium tuum in fine saeculorum laeti videre mereamur.

TEEVAE 031. T 52. Dixit Iesus ad quosdam qui in se confidebant (Luc.18.). Propria bona opera sua potest quis apud se cogitare aliquando laudabiliter et mertorie... -- Salvator a principio notat istos qui de sua iustitia stulte praesumebant... // ...ut maioribus malis sincere subveniat caritas.

TEEVAE 032. T 53. Exiens Iesus de finibus Tyri (Marc.7.). Homini qui aliquando lapsus est in peccatum et post etiam poenituit nihil est utilius ad conservandum se sine relapsu in peccatum... -- Tyrus et Sydon fuerunt civitates gentilium quae quondam filiis Israel in sortem datae sunt... // ...et aeternam vitam adipisci mereamur. Amen.

TEEVAE 033. T 54. Beati oculi qui vident (Luc.10.). Utile est noscere dignitatem primam priorum parentum, in qua creati sunt... -- Sicut habetur Lucae 10: Septuaginta duo discipuli reversi a praedicatione cum gaudio... // ...item ad hoc allegat Scotus Anselmus secundo capitulo Cur Deus homo.

TEEVAE 034. T 54. Beati oculi qui vident (Luc.10.). Lactantius Firmanus sexto libro Institutionum dicit quod isti qui ignoraverunt animas humanas esse immortales... -- Notandum quod discipuli viderunt primo Christum incarnatum secundum illud prima Iohannis primo: Quod fuit ab initio... // ...per Hildegardem monialem in epistola ad Collimenses(?) clericos.

TEEVAE 035. T 54. Beati oculi qui vident (Luc.10.). Quanta mala corporis et animae sint nobis omnibus ex peccato primorum parentum subsecuta et defectus... -- (ohne Thema) Ultra praedicta sicut dicit Glossa hic tota natura humana in primo nostro parente spoliata est... // ...tanto victoria est gloriosior. Rogemus ergo dominum.

TEEVAE 036. T 55. Cum iret Iesus in Ierusalem (Luc.17.). Sicut lepra infirmitas est corporis et valde periculosa et difficulter curabilis... -- Christus dominus per omnia sua gesta sancta et verba docet nos vitare peccata... // ...et a futura misericorditer conservet.

TEEVAE 037. T 55. Cum iret Iesus in Ierusalem (Luc.17.). Tota huius evangelii intentio est de mundatione leprosi in quo instruimur quod sic debemus querere... // ...ita puniti parvuli Sodomorum in submersione pro peccato parentum. Gen.19.

TEEVAE 038. T 56. Nemo potest duobus dominis servire (Matth.6.). Quante sollicitudo et cura nimia de corpore proprio et de exterioribus bonis rerum temporalium et divitiarum hominem impediat in spiritualibus... -- In hoc evangelio dominus vult ostendere quod praeter praedicta mala quae veniunt hominibus... // ...altero mutante propositum ut habetur in Vitas patrum.

TEEVAE 039. T 56. Nemo potest duobus dominis servire (Matth.6.). Differentia prima inter servitutem Dei et hominis est quia servitus, quae Deo exhibetur... -- Notandum quod alia est servitus corporis alia animae alia virtutum alia vitiorum alia mundi alia Dei alia hominis alia bruti... // ...et fructus non computant defalcando in capitali.

TEEVAE 040. T 56. Nemo potest duobus dominis servire (Matth.6.). Inter ista quae in hoc mundo impediunt hominem unum praecipuum est... -- Iohannes in Polycratico libro quinto capitulo quarto dicit quod hii qui in

Page 25: Evangélio segundo Tomé O Dídimo.doc

moribus sunt divinae bonitati conformes... // ...ut dicit Valerius Maximus libro secundo capitulo secunda. (nach Thema: Et idem habetur Luc. 12)

TEEVAE 041. T 57. Ibat Iesus in civitatem, quae vocatur Naim (Luc.7.). Mediator Dei et hominum homo Christus Iesus pro nobis factus ita in humanitate sua... -- Beda in homilia: Naim civitas est Galileae in secundo miliario Tabor montis... // ...et tamen postea veniam a Deo meruit.

TEEVAE 042. T 58. Cum intraret Iesus in domum cuiusdam principis Pharisaeorum (Luc.14.). -- Sicut doctus piscator et peritus auceps sive venator in eo loco sua retia tendit... -- Evangelium praesens in se continet tria puncta, primo adventum Christi ad convivium... // ...cuius nos participes faciat Christus dominus benedicus in saecula. Rogemus dominum.

TEEVAE 043. T 59. Acceserunt ad Iesum Pharisaei (Matth.22.). Sicut quilibet actus malus provenit ex inordinato amore secundum quod patet ex diffinitione peccati... -- Matthaei 22 habetur, quomodo salvator vicit Saducaeos Iudaeos... // ...contra praeceptum Dei et specialiter vicia quae regnant in populo sed transeo.

TEEVAE 044. T 59. Acceserunt ad Iesum Pharisaei (Matth.22.). Sequitur: Hoc est primum et maximum mandatum. Maximum scilicet dignitate quia caritatis primo Corintiorum 13: Maior horum caritas... // ...misericorditer preservet et regratietur Deo de cunctis beneficiis sibi collatis.

TEEVAE 045. T 59. Acceserunt ad Iesum Pharisaei (Matth.22.). Divina scriptura licet sit plena divinis praeceptis nullum tamen(?) est maius et efficacius et frequentius in scriptura repetitum... -- Ex verbis salvatoris in praesenti evangelio habetur quod quidquid scriptum est in prophetis... // ...sicut patet ex auctoritate Ambrosii allegata. Rogemus ergo dominum.

TEEVAE 046. T 60. Ascendens Iesus in naviculam (Matth.9.). Sicut arbor bona suam bonitatem ostendit in bono fructu et pulchro, ita bona mens hominis... -- Quod dominus ascendit parvam naviculam non magnam testimonium est eius humilitatis... // ...vide de istis vulgariter gocziamer qui est tristitia goczgrint goczfallend ubel.

TEEVAE 047. T 60. Ascendens Iesus in naviculam (Matth.9.). Christus dominus sicut pro nobis infirma carnis quae suae non derogant perfectionem suscepit... -- Postquam Christus in terra Genazerorum duos daemoniacos in quorum uno fuit legio daemonum curavit... // ...contra fidem oblatrantes potest pugnare.

TEEVAE 048. T 61. Loquebatur Iesus cum discipulis suis in parabolis (Matth.22.). Quod lata sit via quae perducit ad gehennam et multi sunt qui ea ambulant... -- Gregorius homilia 38 querit an sit eadem parabola quae Lucae 14 capitulo describitur... // ...et obligantur ad restitutionem eisdem.

TEEVAE 049. T 61. Simile est regnum caelorum homini (Matth.22.). Sicut in praesenti mundo sunt multa quae adversantur homini temptant eum de peccato... -- Huius evangelii sententia stat in isto quod vocavit multos Deus ad fidem orthodoxam... // ...Ego diligentes me diligo. Proverbiorum octavo.

TEEVAE 050. T 62. Erat quidam regulus (Ioh.4.). Quod fides vera sit fundamentum omnium bonorum satis ostendit apostolus ad Hebraeos 11... -- Antiquitus erat moris quod unaquaeque civitas habebat suum regem... // ...et consolare illum in exitum spiritus sui. Rogemus dominum.

TEEVAE 051. T 63. Simile est regnum caelorum homini regi (Matth.18.). Sancta ecclesia non solum exterioribus caeremoniis sed etiam verbis et factis conatur nos ducere ad fraternam dilectionem... -- Historia evangelii ad litteram sic applicatur. Nam Christo existente in Capharnaum... // ...quando secundum doctores tenetur Deum diligere super omnia. Rogemus dominum.

TEEVAE 052. T 63. Simile est regnum caelorum homini regi (Matth.18.). Secundum ea quae prudentes saeculi suadent tunc paterfamilias iste iudicatur providus... -- Secundum Glossam typice iste rex est Christus qui merita cuiusdam examinat... // ...non valent haec Magister. Rogemus ergo dominum.

Page 26: Evangélio segundo Tomé O Dídimo.doc

TEEVAE 053. T 64. Abeuntes Pharisaei (Matth.22.). Constat quomodo diversas bonas meditationes de Deo sequuntur in hominem diversae bonae affectiones... -- Beda dicit in homilia: Principes sacerdotum quaerentes dominum comprehendere et scribae timuerunt populum... // ...et habentur 23 quaestione prima Militare. Vide in sequenti sermone.

TEEVAE 054. T 64. Abeuntes Pharisaei (Matth.22.). Iustitia est virtus quae sua unicuique tribuit et ex hoc in homine quidem invenitur iustus ordo naturae... (Thema: Reddite ergo quae sunt Caesaris. Matth.22). Multi mirantur cum Deus sit omnipotens et summe bonus cur tantam varietatem et diversitatem... // ...Cum apostolica (X.......). Ecce decipimur dicentes decimas otiosa stipendia.

TEEVAE 055. T 65. Loquente Iesu ad turbas (Matth.9.). Commune est inter homines quod parentes deplangunt multum neces filiorum... -- Habetur praecedenter quomodo scribae et pharisaei arguerunt Christum... // ...impone manu tuae misericordiae super eam et vivet. Rogemus ergo dominum.

TEEVAE 056. T 65. Loquente Iesu ad turbas (Matth.9.). Ad nostram instructionem ne honoribus mundi extolleremur in superbiam... -- Historia praesentis evangelii continet duo miracula, scilidet liberationem mulieris... // ...irrisores qui laudabant eos cum eis erant.

TEEVAE 057. T 65. Loquente Iesu ad turbas (Matth.9.). Licet naturale sit quod parentes diligant suos filios et filias... -- Quidam haeretici fuerunt qui dixerunt nullam mulierem salvari pro eo... // ...et hoc significatur per matrem. Rogemus ergo dominum.

TEEVAE 058. T 66. Cum sublevasset ergo oculos (Ioh.6.). Si totam seriem evangelii consideramus, videmus maximam Iudaeorum ingratitudinem... -- Omnes quattuor evangelistae miraculum praesentis evangelii denuntiant... // ...quia per apostolos fides sanctae trinitatis praedicanda erat in quattuor partibus mundi.