evangelho animais 58

14
Evangelho no Lar com Irmãos Menores Evangelho no Lar com Irmãos Menores

Upload: fatoze

Post on 23-Feb-2017

118 views

Category:

Spiritual


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Evangelho animais 58

Evangelho no Lar com Irmãos MenoresEvangelho no Lar com Irmãos Menores

Page 2: Evangelho animais 58

Evangelho no Lar semanal com Irmãos

MenoresColocar uma garrafinha de água para você para ser fluidificada.

Colocar uma garrafinha para seu tutelado tão amado.

Prece de Abertura: Fazer a prece de Francisco de Assis e agradecer a nosso Pai Bondoso a oportunidade de realizarmos o Culto do Evangelho no Lar para proteção do mesmo e de todos seus integrantes, inclusive os animaizinhos.

Page 3: Evangelho animais 58

Oração de Francisco de Assis

SenhorFazei de mim um instrumento da tua paz!Onde houver ódio – faze que eu leve amor.Onde houver ofensa – que eu leve o perdão.Onde houver discórdia – que eu leve a união.Onde houver dúvidas – que eu leve a fé.Onde houver erros – que eu leve a verdade.Onde houver desespero – que eu leve a esperança.Onde houver tristeza – que eu leve a alegria.Onde houver trevas – que eu leve a luz.

Ó Mestre!Fazei que eu procure mais consolar, que ser consolado;compreender que ser compreendido; amar que ser amado...pois:é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e émorrendo que se vive para Vida Eterna.Graças a Deus

http://m.youtube.com/watch?v=JN3HstpWZtU&desktop_uri=%2Fwatch%3Fv%3DJN3HstpWZtU&gl=BR

Page 4: Evangelho animais 58

Leitura do Livro QUANDO OS ELEFANTES CHORAM 

Page 5: Evangelho animais 58

IEm Defesa das Emoções A Complexidade da Emoção

As emoções raramente aparecem em forma pura, isoladas das outras emoções. Nas pessoas, raiva e medo, medo e amor, amor e vergonha, vergonha e magoa sempre convergem em situações particulares. Os animais podem também experimentar uma mistura de emoções. Talvez uma mãe golfinho que carrega o filhote morto com ela, por vários dias, sinta ambos, amor e magoa. Hope Ryden descreve um jovem filhote de alce tomando conta do corpo de outro filhote, morto pelos coiotes, apos o rebanho de alces ter ido embora. Por uns dois dial, o filhote vigiou o corpo, espantando agressivamente os coiotes, e, de tempos em tempos, cheirava e focinhava a face do filhote morto. Mais tarde (depois que os coiotes conseguiram comer parte do corpo) o filhote foi embora. 0 filhote pode ter sentido tristeza; pode ter se sentido abandonado pelo resto da manada; pode ter sentido raiva dos coiotes; pode ter tido medo dos coiotes. Talvez ele tenha sentido amor pelo filhote morto. Esses sentimentos, que podem ser complexos e multifacetados ou difíceis de interpretar, não significam que são inexistentes.

Como os seres humanos, nem todos os animais tem as mesmas emoções. Da mesma forma que o comportamento dos animais e diferente, sua vida sentimental também difere. 0 fato e frequentemente negligenciado, quando as pessoas discutem a respeito dos exemplos dos animais. "Gansos se acasalam para o resto da vida", as pessoas declaram. Ou então,

Page 6: Evangelho animais 58

"tordos expulsam os filhotes para fora do ninho quando eles estão crescidos o suficiente para se sustentar". "0 cão não Pica ao lado da cadela para ajuda-la a criar os filhotes e como as coisas funcionam." Isto quer dizer, erroneamente, que todos os animais se comportam da mesma maneira e que, portanto, podemos tirar as mesmas conclusões a respeito das pessoas. Porem, se os gansos se acasalam para o resto da vida, o mesmo não acontece com o galo silvestre. 0 galo silvestre macho se acasala com tantas fêmeas quantas conseguir, e depois as deixa criar os filhotes por elas mesmas. A galinha da Tasmânia nativa sempre se acasala com dois machos e o trio cria junto todos os filhotes. Enquanto os filhotes de tordos saem muito jovens do ninho, os de condores ficam com os pais por anos. Os lobos fêmeas e machos criam os filhotes juntos. Essas diferenças, muitas vezes, levam a uma espécie de joguinho de salão sociobiológico, em que as pessoas tentam provar certas coisas sobre o comportamento humano pela comparação com uma espécie animal que exibe o comportamento que querem definir como sendo "natural" para os seres humanos. No entanto, as espécies animais podem também diferir no contexto de suas emoções. A evidencia de que elefantes sentem compaixão e magoa não significa que hipopótamos sintam compaixão ou que pinguins sintam magoa. Talvez eles sintam, talvez não.

Os animais também diferem uns dos outros, como indivíduos. Entre os elefantes, por exemplo, um pode ser tímido, e outro, audacioso. Um pode tender a ter ataques de fúria, e outro ser tranquilo. Um comentarista vitoriano disse o seguinte sobre elefantes de carga de Rangun: "Existem trabalhadores motivados e existem preguiçosos; existem os que tem temperamento gentil, e outros que são tão duros como um prego. Alguns deles arrastam um tronco de arvore de duas toneladas de peso, sem reclamar; enquanto outros, igualmente poderosos mas menos predispostos, fazem um reboliço horrível acerca de um mero

Page 7: Evangelho animais 58

pauzinho, que, comparativamente falando, não e nada". Theodore Roosevelt escreveu sobre as espécies que caçava: "Os ursos diferem entre si, individualmente, em coragem e ferocidade, da mesma forma que os homens [...] Determinado urso pardo dificilmente pode ser instigado a resistir; enquanto outro pode lutar ate o fim, contra todas as probabilidades, sem hesitar, ou ate mesmo atacar, sem ser provocado [...] Mesmos os velhos caçadores - que, na verdade, como grupo, tem mentalidade estreita, além de serem obstinados sempre generalizam tão apressadamente quanto os iniciantes".

Page 8: Evangelho animais 58

Comentar o quanto o homem necessita ainda aprender a amar os animais e a natureza, respeitando esse presente que recebemos de Deus Pai...lembrando que em sua Lei do Amor, deixou claro que devíamos amar a todos, sem distinção

Page 9: Evangelho animais 58

Estudo do Livro

Os animais conforme o Espiritismo

Marcel Benedeti

INTELIGÊNCIA ANIMAL57. Por que hão de pretender deste modo confundir o perfectível com o imperfectível? Não, não, convencei-vos de que o fogo que anima os irracionais, o sopro que os faz agir, mover e falar na linguagem que lhes é própria, não tem, quanto ao presente, nenhuma aptidão para se mesclar, unir, fundir com o sopro divino, a alma etérea, o espírito em uma palavra, que anima o ser essencialmente perfectível: o homem, o rei da criação. Ora, não é essa condição fundamental de perfectibilidade o que constitui a superioridade da espécie humana sobre as outras espécies terrestres? Reconhecei, então, que se pode assimilar ao homem, que só ele é perfectível em si mesmo e nas sua obras, nenhum indivíduo das outras raças que vivem na Terra. (O Livro dos Médiuns- Mediunidade dos animais – Cap. XXII –nº 236.)

Comentários: Aqui o Espírito de Erasto afirma algo que poderia confundir o leitor menos esclarecido, que não tivesse lido as outras obras de Codificação que afirma que todo espírito recebe as mesmas condições de evoluir e atingir a perfeição. Portanto, a alma dos animais possui as mesmas condições de se tornar um arcanjo futuramente, depois de ter passado pela fase humana. O Espírito tentava informar à impossibilidade de o espírito animal se tornar perfeito sem ter passado pela fase humana. Isso é um fato, pois a Natureza não dá saltos, isto é, não salta uma fase para atingir outra posterior sem ter aprendido tudo o que for preciso em fases anteriores.

Page 10: Evangelho animais 58

Estudo do Livro

Os animais conforme o Espiritismo

Marcel Benedeti

INTELIGÊNCIA ANIMALPor não ser um espírito humano, a alma animal não possui todos os requisitos necessários para se sintonizar perfeitamente a alma do espírito desencarnado e receber dele todas as influências que receberia um médium humano.O Espírito de Erasto age, em suas palavras, de acordo com o entendimento dos seres humanos daquela época, que eram orgulhosos e tentavam iniciar seu aprendizado sobre as coisas da espiritualidade que o Espiritismo trazia como novidade. Por isso refere-se aos humanos como “reis da criação”. Mas, na verdade, não somos reis, pois, a evolução não termina aqui, nesta fase. Há ainda muito o que caminhar adiante para alcançarmos a perfeição.

Por isso vemos em O Livro dos Espíritos – Cap. VIII – nº 801: por que não ensinaram os Espíritos, em todos os tempos, o que ensinam hoje? Não ensinais às crianças o que ensinais aos adultos e não dais ao recém-nascido um alimento que ele não possa digerir. Cada coisa tem seu tempo. Eles ensinaram muitas coisas que os homens não compreenderam ou adulteraram, mas que podem compreender agora. Com seus ensinos, embora incompletos, prepararam o terreno para receber a semente que vai frutificar.

Page 11: Evangelho animais 58

Magnetização da Água : Neste momento podemos solicitar a magnetização da água. 

Magnetizar a água é colocar um pouco de água em um recipiente e solicitar, durante as vibrações, que os bons espíritos coloquem naquela água o remédio e os bons fluidos de que os participantes precisam naquele momento.

Page 12: Evangelho animais 58

Oração de Francisco de Assis

SenhorFazei de mim um instrumento da tua paz!Onde houver ódio – faze que eu leve amor.Onde houver ofensa – que eu leve o perdão.Onde houver discórdia – que eu leve a união.Onde houver dúvidas – que eu leve a fé.Onde houver erros – que eu leve a verdade.Onde houver desespero – que eu leve a esperança.Onde houver tristeza – que eu leve a alegria.Onde houver trevas – que eu leve a luz.

Ó Mestre!Fazei que eu procure mais consolar, que ser consolado;compreender que ser compreendido; amar que ser amado...pois:é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e émorrendo que se vive para Vida Eterna.Graças a Deus

http://m.youtube.com/watch?v=JN3HstpWZtU&desktop_uri=%2Fwatch%3Fv%3DJN3HstpWZtU&gl=BR

Prece de Encerramento

Fazer a Oração de Francisco de Assis

Page 13: Evangelho animais 58

Ao final, servimos a água magnetizada aos presentes, inclusive aos irmãos menores, mantendo o clima de respeito e recolhimento, evitando atitudes ruidosas ou de alardes.

O Evangelho no Lar promove a proteção de nossos lares, os enchendo de paz e amor, atrai a assistência dos bons espíritos e evangeliza encarnados e desencarnados que convivem conosco e na nossa casa.

Page 14: Evangelho animais 58

Realizar o Evangelho no Lar é convidar Jesus a permanecer em

nossa casa.

"Os animais dividem conosco o privilégio de terem uma alma."Pitágoras