evangelho animais 59

14
Evangelho no Lar com Irmãos Menores Evangelho no Lar com Irmãos Menores

Upload: fatoze

Post on 13-Apr-2017

111 views

Category:

Spiritual


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Evangelho animais 59

Evangelho no Lar com Irmãos MenoresEvangelho no Lar com Irmãos Menores

Page 2: Evangelho animais 59

Evangelho no Lar semanal com Irmãos

MenoresColocar uma garrafinha de água para você para ser fluidificada.

Colocar uma garrafinha para seu tutelado tão amado.

Prece de Abertura: Fazer a prece de Francisco de Assis e agradecer a nosso Pai Bondoso a oportunidade de realizarmos o Culto do Evangelho no Lar para proteção do mesmo e de todos seus integrantes, inclusive os animaizinhos.

Page 3: Evangelho animais 59

Oração de Francisco de Assis

SenhorFazei de mim um instrumento da tua paz!Onde houver ódio – faze que eu leve amor.Onde houver ofensa – que eu leve o perdão.Onde houver discórdia – que eu leve a união.Onde houver dúvidas – que eu leve a fé.Onde houver erros – que eu leve a verdade.Onde houver desespero – que eu leve a esperança.Onde houver tristeza – que eu leve a alegria.Onde houver trevas – que eu leve a luz.

Ó Mestre!Fazei que eu procure mais consolar, que ser consolado;compreender que ser compreendido; amar que ser amado...pois:é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e émorrendo que se vive para Vida Eterna.Graças a Deus

http://m.youtube.com/watch?v=JN3HstpWZtU&desktop_uri=%2Fwatch%3Fv%3DJN3HstpWZtU&gl=BR

Page 4: Evangelho animais 59

Leitura do Livro QUANDO OS ELEFANTES CHORAM 

Page 5: Evangelho animais 59

IEm Defesa das Emoções

Pontos de Vista sobre a Emoção Animal; Leigos e Científicos

A maioria das pessoas comuns que tem contato direto com animais aceita livremente a realidade das emoções dos animais. Sua crença tem origem nas evidencias provindas de seus sentidos e na dedução logica. Uma pessoa que ouve pássaros, perto do ninho, atacando um gato usualmente interpreta que eles estão com raiva. Quando vemos um esquilo fugir de nos, achamos que tem medo. Se vemos uma gata lambendo os filhotes, sentimos que ela os ama. Se vemos um pássaro cantando, supomos que esteja feliz. Mesmo aqueles que tem apenas experiências indiretas com animais, muitas vezes, conseguem reconhecer o que estão vendo como sendo um estado emocional, um sentimento, e correlacionam isso com um sentimento humano similar. A esse respeito, a descrição que um leigo faz da vida animal pode ser mais exata e é, certamente, mail rica do que a descrição comportamental padrão, que não mostra nenhum esforço em pesquisar as emoções animais sistematicamente ou em profundidade.

Apesar da falta de continuidade de trabalhos acadêmicos sobre as emoções dos animais, existe hoje um interesse muito maior do que antes pela realidade das vidas dos animais. Profissionais de uma grande variedade de disciplinas compartilham uma consciência major a respeito da complexidade das ações dos animais - cognitivas, perceptuais, comportamentais, individuais e sociais - e, correspondentemente, refletem maior humildade

Page 6: Evangelho animais 59

diante das questões da capacidade dos animais. Os seres humanos não estão mais tão convictos quanto a dar opiniões definitivas sobre o que um animal pode ou não pode ser e fazer. Estamos começando a perceber que não sabemos muitas coisas, e que estamos apenas no inicio do aprendizado.

Embora o estudo das emoções seja um campo respeitável em si, os que nele trabalham são normalmente pesquisadores da área de psicologia, que restringem os estudos as emoções humanas. 0 trabalho de referencia padrão, The Oxford Companion to Animal Behavior [Livro de Referencia de Oxford para Comportamento Animal], sugere que "e mais recomendável estudar o comportamento do que tentar chegar as emoções subjacentes". Por que? Elas podem ser ilusórias e difíceis de medir, mas isso não significa que os sentimentos dos animais não existam ou não sejam importantes.

Os seres humanos não estão sempre cientes do que estão sentindo. Como os animais, eles podem não ser capazes de expressar os seus sentimentos por meio de palavras. Isso não significa que não tenham sentimentos. Sigmund Freud especulou uma vez que um homem poderia estar apaixonado por uma mulher, por seis anos, e não saber disso, ate muitos anos mais tarde. Esse homem, com toda a boa vontade do mundo, não poderia ter verbalizado o que não sabia. Ele tinha os sentimentos, mas não sabia sobre eles. Pode soar como paradoxo - paradoxal porque, quando pensamos sob--e um sentimento, estamos pensando sobre alguma coisa sobre a qual temos consciência de que e um sentimento. Como Freud expos em seu artigo, em 1915, "0 inconsciente": "A essência de uma emoção e que certamente deveríamos estar conscientes dela". Ainda assim, não ha duvida de que podemos "ter" sentimentos sobre os quais nada sabemos.

Page 7: Evangelho animais 59

Dicionários psiquiátricos contem o termo alexitímia para a condição em que certas pessoas não podem descrever ou reconhecer emoções, e que são capazes de defini-las "apenas em termos de sensações somáticas ou de reações de comportamento, em vez de relaciona-las aos pensamentos que a acompanham". Essas pessoas são limitadas pela incapacidade de entender o que são os sentimentos. E curioso que o estudo do comportamento animal exija que os seus praticantes se tornem alexitímicos.

Page 8: Evangelho animais 59

Comentar o quanto o homem necessita ainda aprender a amar os animais e a natureza, respeitando esse presente que recebemos de Deus Pai...lembrando que em sua Lei do Amor, deixou claro que devíamos amar a todos, sem distinção

Page 9: Evangelho animais 59

Estudo do Livro

Os animais conforme o Espiritismo

Marcel Benedeti

INTELIGÊNCIA ANIMAL58. O cão que, pela sua inteligência superior entre os animais, tornou-se o amigo e o comensal do homem, será perfectível por si mesmo, por sua iniciativa pessoal? Ninguém ousaria afirmá-lo, porquanto o cão não faz progredir o cão. O que, dentre eles, se mostre mais bem educado, sempre o foi pelo seu dono. Desde que o mundo é mundo, a lontra sempre construiu sua choça em cima d’ água, seguindo as mesmas proporções e uma regra invariável; os rouxinóis e as andorinhas jamais construíram os respectivos ninhos senão do mesmo modo que seus pais o fizeram. Um ninho de pardais de antes do dilúvio, como um ninho de pardais, edificado nas mesmas condições e com o mesmo sistema de entrelaçamento das palhinhas e dos fragmentos apanhados na primavera, na época dos amores. As abelhas e formigas, que formam pequeninas repúblicas bem administradas, jamais mudaram seus hábitos de abastecimento, suas produções. A aranha, finalmente, tece a sua teia sempre do mesmo modo. (O Livro dos Médiuns – Mediunidade dos animais – Cap. XXII – nº 236.)

Comentários: O Espírito de Erasto, obviamente, estava generalizando o comportamento dos animais, pois, em particular, encontramos comportamentos que mostram iniciativas próprias que são ensinadas aos outros animais. Isso acontece, por exemplo, com os macacos-prego, que possuem cultura, isto é, eles ensinam o que aprenderam de novo aos seus descendentes. Talvez isso não configure como um enorme salvo evolutivo, mas, de acordo com os

Page 10: Evangelho animais 59

Estudo do Livro

Os animais conforme o Espiritismo

Marcel Benedeti

INTELIGÊNCIA ANIMALconhecimentos daquela época, ele não poderia entrar em detalhes como este e preferiu admitir que os humanos são os únicos seres que possuem iniciativa.

Se pensarmos em termos evolutivos, os espíritos encarnados na fase animal evoluem mais quando se encontram em contato com os seres humanos, que agem como seus professores de evolução espiritual. O mesmo não acontece conosco em relação aos Espíritos superiores. Nossa evolução estagnaria se não recebêssemos instruções específicas da espiritualidade. Se não recebêssemos influências positivas da espiritualidade superior, talvez ainda vivêssemos como os homens das cavernas. Por isso encontramos em O Livro dos Espíritos. Nem todos progridem simultaneamente e do mesmo modo. Dá-se então que os mais adiantados auxiliam o progresso dos outros, por meio do contato social. Portanto, os homens evoluem em função de aprendizado com nossos tutores espirituais, como acontece com os animais que têm em nós seus professores. Para os humanos, a evolução é mais moral, enquanto que a evolução dos animais é mais intelectual.

Page 11: Evangelho animais 59

Magnetização da Água : Neste momento podemos solicitar a magnetização da água. 

Magnetizar a água é colocar um pouco de água em um recipiente e solicitar, durante as vibrações, que os bons espíritos coloquem naquela água o remédio e os bons fluidos de que os participantes precisam naquele momento.

Page 12: Evangelho animais 59

Oração de Francisco de Assis

SenhorFazei de mim um instrumento da tua paz!Onde houver ódio – faze que eu leve amor.Onde houver ofensa – que eu leve o perdão.Onde houver discórdia – que eu leve a união.Onde houver dúvidas – que eu leve a fé.Onde houver erros – que eu leve a verdade.Onde houver desespero – que eu leve a esperança.Onde houver tristeza – que eu leve a alegria.Onde houver trevas – que eu leve a luz.

Ó Mestre!Fazei que eu procure mais consolar, que ser consolado;compreender que ser compreendido; amar que ser amado...pois:é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e émorrendo que se vive para Vida Eterna.Graças a Deus

http://m.youtube.com/watch?v=JN3HstpWZtU&desktop_uri=%2Fwatch%3Fv%3DJN3HstpWZtU&gl=BR

Prece de Encerramento

Fazer a Oração de Francisco de Assis

Page 13: Evangelho animais 59

Ao final, servimos a água magnetizada aos presentes, inclusive aos irmãos menores, mantendo o clima de respeito e recolhimento, evitando atitudes ruidosas ou de alardes.

O Evangelho no Lar promove a proteção de nossos lares, os enchendo de paz e amor, atrai a assistência dos bons espíritos e evangeliza encarnados e desencarnados que convivem conosco e na nossa casa.

Page 14: Evangelho animais 59

Realizar o Evangelho no Lar é convidar Jesus a permanecer em

nossa casa.

"Os animais dividem conosco o privilégio de terem uma alma."Pitágoras