eurojust: liberdade de expressão: vão etarras todos à...

12
Liberdade de expressão: vão todos à Comissão de Ética Pág.2 » Daniel Deme/EPA Brit Awards A noite de Lady GaGa Lady GaGa venceu os Brit Awards nas categorias internacionais de melhor artista a solo, me- lhor álbum (“The Fame”) e revelação. A entrega foi ontem à noite em Earls Court. Pág. 9 » Amanhã Hoje Porto Lisboa man Am h h oje H Li Lisboa boa Sexta Por Po to o Porto Lisboa Quinta Gratuito EUROJUST: Britânico eleito sucessor de Lopes da Mota - PS: Almeida Santos diz que Sócrates não tem nada a explicar Leia mais ÚLTIMAS Directora Graça Franco Editor Raul Santos Grupo Renascença www.rr.pt www.rfm.pt www.mega.fm www.radiosim.pt Quarta-feira 17 Fevereiro de 2010 OPINIÃO O Watergate português José Miguel Sardica Virtude e carácter Graça Franco Pág.3 » Etarras Jornal espanhol noticia extradição dos suspeitos O recurso do mandado europeu será apreciado, amanhã, na Re- lação, mas o “La Razon” garante que os bascos detidos em Portugal serão extraditados. Pág.4 » Figueira da Foz Efígie de Salazar devolvida à autarquia Uma efígie de Salazar, desapare- cida há mais de 30 anos de um troféu desportivo, foi devolvida pelo presidente de Câmara eleito em 1976. Pág.4 » Desemprego INE regista 10,1% no último trimestre A taxa está bem acima dos 7,8% re- gistados um ano antes e dos 9,8% do trimestre anterior. Pág.5 » A 17 de Fevereiro... 1986: assinatura do Acto Único Pág.11 » Fantasporto Especialistas mostram efeitos especiais Especialistas vão revelar os segredos dos efei- tos especiais no cinema. Uma novidade no Fan- tas, que começa na segunda-feira. Pág.9 » ARCO Edição 29 com “formato reduzido” São pouco mais de 200 as galerias presentes. Menor é também a representação portuguesa: dez galerias contra as 12 de 2009. Pág.9 »

Upload: lamtu

Post on 10-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: EUROJUST: Liberdade de expressão: vão Etarras todos à ...mediaserver.rr.pt/rr/others/146517837356b03.pdf · Amanhã Hoje Porto Lisboa manAm hãh oje H LiLis boa ... FFernandes

Liberdade de expressão: vão todos à Comissão de Ética Pág.2 »

Da

nie

l D

em

e/E

PA

Brit Awards

A noite de Lady GaGaLady GaGa venceu os Brit Awards nas categorias internacionais de melhor artista a solo, me-lhor álbum (“The Fame”) e revelação. A entrega foi ontem à noite em Earls Court. Pág. 9 »

Am

anhã

Hoj

ePorto Lisboa

man

Am

hãhhoj

eH

LiLisboaboaS

exta

PorPo tooPorto LisboaQ

uint

aGratuito

Gratuito EUROJUST: Britânico eleito sucessor de Lopes da Mota - PS: Almeida Santos diz que Sócrates não tem nada a explicar Leia mais ÚLTIMAS

DirectoraGraça Franco

EditorRaul Santos

Grupo Renascençawww.rr.pt

www.rfm.ptwww.mega.fm

www.radiosim.pt

Quarta-feira17 Fevereiro de 2010

Pág.6 »

OPINIÃO

O Watergate

português

José Miguel Sardica

Virtude e carácter

Graça FrancoPág.3 »

Etarras

Jornal espanhol noticia

extradição dos suspeitos

O recurso do mandado europeu será apreciado, amanhã, na Re-lação, mas o “La Razon” garante que os bascos detidos em Portugal serão extraditados. Pág.4 »

Figueira da Foz

Efígie de Salazar

devolvida à autarquia

Uma efígie de Salazar, desapare-cida há mais de 30 anos de um troféu desportivo, foi devolvida pelo presidente de Câmara eleito em 1976. Pág.4 »

Desemprego

INE regista 10,1% no

último trimestre

A taxa está bem acima dos 7,8% re-gistados um ano antes e dos 9,8% do trimestre anterior. Pág.5 »

A 17 de Fevereiro...

1986: assinatura

do Acto Único

Pág.11 »

Fantasporto

Especialistas mostram efeitos especiais Especialistas vão revelar os segredos dos efei-tos especiais no cinema. Uma novidade no Fan-tas, que começa na segunda-feira. Pág.9 »

ARCO

Edição 29 com “formato reduzido”São pouco mais de 200 as galerias presentes. Menor é também a representação portuguesa: dez galerias contra as 12 de 2009. Pág.9 »

Page 2: EUROJUST: Liberdade de expressão: vão Etarras todos à ...mediaserver.rr.pt/rr/others/146517837356b03.pdf · Amanhã Hoje Porto Lisboa manAm hãh oje H LiLis boa ... FFernandes

A Comissão de Ética do Parlamento vai ouvir os pro-tagonistas do caso das alegadas escutas a Belém, no âmbito do processo que visa investigar as alegadas in-terferências do Governo nos media. O nome de Fernando de Lima, ex-assessor do Presiden-te da República, foi proposto pelo Bloco de Esquerda e aprovado com os votos a favor da esquerda e as abs-tenções da direita. Tolentino da Nóbrega e Luciano Alvarez, os jornalistas do “Público” que terão trocado e-mails sobre o caso das supostas escutas em Belém, segundo noticiou o “DN”, vão ser ouvidos por proposta do PS.

PSD acusa PS de “atirar poeira”PSD acusa PS de “atirar poeira”

As novas audições foram aprovadas na Comissão de Ética, com a abstenção do PSD e do CDS-PP e o voto favorável dos restantes partidos. Em conferência de imprensa, no Parlamento, o líder do PSD acusou o PS de tentar vitimizar-se e desviar a atenção dos factos que têm vindo a público sobre o comportamento do Governo em relação à comunica-ção social. “Nós já conhecemos as técnicas do PS: é sempre uma tentativa de se vitimizar relativamente às questões que são colocadas na agenda política e, por outro lado, de desviar a atenção dos portugueses do essen-cial”, disse José Pedro Aguiar-Branco. Referindo-se ao caso das alegadas suspeitas por parte da Presidência da República de que estaria a ser vigia-da pelo Governo, Aguiar-Branco considerou que “essa é uma matéria que até parecia que tinha sido comple-tamente desqualifi cada pelo PS à época”. “Voltar a trazê-la para a discussão parece que é tentar lançar poeira para o essencial, que é a actualidade das notícias que têm vindo a público”.

Outros nomesOutros nomes

Nas audições propostas pelo PS, estão 25 personalida-des ligadas à comunicação social, entre eles, o direc-tor de programas da SIC, Nuno Santos, o ex-ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, o comentador político Luís Delgado e o ex-director da SIC Emídio Rangel. Por proposta do PSD serão também ouvidos o presi-dente da Impresa, Francisco Pinto Balsemão, e da So-naecom, Ângelo Paupério. Por proposta do PCP, serão chamados o ex-vice presidente da Alta Autoridade da Comunicação Social José Garibaldi e o jornalista Fer-nando Correia.

Fernandes e Crespo ouvidos hoje Fernandes e Crespo ouvidos hoje

À hora de fecho desta edição, o jornalista José Manuel Fernandes está já a ser ouvidos na comissão parlamen-

tar, seguindo-se Mário Crespo.O ex-director do “Público” pretende aproveitar para denunciar as sucessivas tentativas de condicionar a comunicação social por parte do Governo, de que o caso TVI foi apenas “o mais óbvio”. “O que houve várias vezes ao longo do mandato de José Sócrates foi várias tentativas de condicionar o pluralismo e a liberdade de informação através de in-tervenções de vários tipos nos órgãos de comunica-ção”, disse Fernandes, à Renascença, considerando que estas pressões sobre os jornalistas e órgãos de comunicação vão “além daquilo que é legítimo numa democracia”. “A situação avolumou-se e é perigosa”, afi rma, por seu lado, o jornalista Mário Crespo. “Acho que o caso da tentativa de impedimento de publicação do ‘Sol’ diz muito do que estamos a viver em Portugal”, acres-centa, também em declarações à Renascença.“A ida ao Parlamento é para mim um acto solene e formal. (…) Espero que não se fi que por um ritual de ouvir pessoas sem consequências, porque essa é uma tradição e um dos elementos mais frágeis da nossa de-mocracia. Espero que o Parlamento esteja estimulado para conseguir tomar uma atitude clara e inequívoca”, deseja ainda o jornalista da SIC. Quanto às condições que José Sócrates ainda terá para se manter no cargo de Primeiro-ministro, José Manuel Fernandes e Mário Crespo são unânimes: o PS deveria escolher outra personagem para colocar à frente do Governo.

DES

TAQ

UE

PÁG.

02

Liberdade de Expressão

Escutas a Belém analisadas na Comissão de ÉticaO Parlamento aprovou hoje a audição de um novo conjunto de personalidades sobre o exer-cício da liberdade de expressão. À Comissão de Ética vão ser chamados, entre outros, os envolvidos no caso de alegadas escutas a Belém. À hora de fecho desta edição, já está a ser ouvidos pelos deputados o jornalistas José Manuel Fernandes. Seguir-se-á Mário Crespo.

GRUPO RENASCENÇA, 2010

O Presidente da República, Cavaco Silva, recusou hoje a comentar as notícias sobre a alegada tentativa do PS de envolver Belém no debate sobre as relações entre o poder político e a comunicação social. Questionado sobre a chamada destes novos nomes à As-sembleia da República, o chefe de Estado escusou-se a responder. “Se bem compreende eu estou aqui a receber o Pre-sidente da Guiné-Bissau numa visita ofi cial e por isso não farei qualquer comentário em relação a matérias que não se relacionem com a visita do Presidente Ma-lam Bacai Sanhá”, afi rmou Cavaco Silva, que falava aos jornalistas depois de um encontro com o Presidente da Guiné-Bissau.

Cavaco não comenta

LU

SA

Page 3: EUROJUST: Liberdade de expressão: vão Etarras todos à ...mediaserver.rr.pt/rr/others/146517837356b03.pdf · Amanhã Hoje Porto Lisboa manAm hãh oje H LiLis boa ... FFernandes

OPI

NIÃ

O

03PÁG.

GRUPO RENASCENÇA, 2010

O Watergate português

Quem foi que, liderando um dia a bancada da oposi-ção, disse a um Primeiro-ministro que alegadamente silenciara um comentador televisivo que ele devia explicações ao país, que a manobra era uma vergo-nha para o seu governo e uma nódoa que fi caria para sempre na sua reputação? Foi José Sócrates, em Ou-tubro de 2004, acusando Santana Lopes no caso Mar-celo-TVI. Essas imagens, exibidas por estes dias, são a mais perfeita e irónica (auto-)condenação do actual Primeiro-Ministro. Vale a pena apreciar o caso que agora prende o país pelo lado da justiça e pelo lado da política.Do ponto de vista judicial, ninguém se entende. Das escutas feitas no processo Face Oculta, o juiz de Aveiro deduziu que havia indícios de um plano do Primeiro-ministro para condicionar vozes jornalísticas incómo-das e controlar meios de comunicação potencialmen-te hostis, confi gurando um crime contra o Estado de direito. Nem o Procurador-Geral nem o Presidente do Supremo Tribunal, supostamente depois de ouvirem a mesma coisa, acharam tal, mandando parar o proces-so (que pelos vistos não parou), e destruir as escutas (que pelos vistos ainda existem). E como o segredo de justiça é uma coisa que os próprios agentes judiciais acham ser “um problema sem solução”, as escutas logo apareceram em fascículos nos jornais. Do ponto de vista legal, Sócrates é inocente até prova em con-trário – e prova judicial ainda não há. O “Sol” e toda a imprensa que tem vindo a revelar dados sobre o caso cometeram uma ilegalidade? Parece que sim. Mas a gravidade do que poderá estar em causa não torna a sua revelação um serviço público? Também parece que sim. O código deontológico dos jornalistas recomen-da publicidade quando se trata de indício de crime ou contradição por parte de titulares de cargos políticos. Resta o lado substancial e moral da política. E este é

simples. Numa democracia digna desse nome, sobre-tudo no estado frágil em que o país está, o Primeiro-Ministro, pura e simplesmente, não pode ser suspeito de liderar um “polvo” censório. Um homem é um ho-mem, e parece que o homem Sócrates é temperamen-tal: o que interessa saber não são os termos vernacu-lares com que em privado ele se refere aos seus reais ou imaginários inimigos, mas antes se utilizou meios e dinheiros públicos para limitar a pluralidade de opi-niões na televisão e nos jornais. Um Primeiro-Ministro tem que saber viver com a crítica, mesmo quando ela é injusta e abusa do “character assassination”: é o preço da democracia. Chegados aqui, o país não pode continuar com o “Sol” nas bancas e o líder do governo silencioso e acossado: ou o “Sol” inventou tudo o que conta, e deve ser expeditamente processado, ou Só-crates é culpado, e então estamos perante o Waterga-te português – com os seus “Washington Posts” e o seu Richard Nixon – com a agravante de o escândalo lesar também, e muito, a Procuradoria-Geral da República e a cúpula dos Tribunais portugueses.Em vista da legitimidade e mandato político que o eleitorado confi ou ao PS e a Sócrates em Setembro, era melhor que o processo Face Oculta não existisse. O Primeiro-ministro devia estar a liderar, a governar e a inspirar; não é isso que se vê. Ninguém de bom senso pode estar orgulhoso com o lamaçal. Mas a pro-porção que este caso tomou impede já que os brandos costumes varram o lixo para debaixo do tapete. José Sócrates bem pode clamar que tem o país a olhá-lo pelo buraco da fechadura. Se para lá da porta a casa estiver limpa, não tem nada que temer e até, parado-xalmente, sairá desta crise reforçado. O que ele não pode é exasperar-se ou esconder-se perante o direito de os portugueses saberem o que é que está para lá dessa mesma fechadura.

Virtude e carácterA Europa valorizou a longa carreira de competência téc-nica de Víctor Constâncio, desculpando os erros e as de-satenções cometidas internamente, nos anos recentes, em matéria de supervisão bancária. Casos como o BCP/BPN e BPP não chegaram para macular o currículo do candidato a vice-governador do Banco Central Europeu.Fez bem. Nessa área, a falta de proactividade do gover-nador português foi em tudo comparável à da maioria dos seus pares. O perfi l técnico de Constâncio garante, aliás, que não voltará a incorrer nos mesmos erros. Po-dem os europeus dormir descansados.Pode por isso dizer-se que Constâncio foi a escolha certa. E em concreto para os portugueses poderá mesmo vir a mostrar-se muito mais útil a sua presença em Frankfurt do que na Rua do Comércio. Um eurocrata que conhece,

a fundo, o impacto da política monetária num pequeno país aberto e excessivamente endividado é um aliado, sem preço, para as autoridades nacionais.Mas, se os eventuais erros de supervisão estão longe de comprometer o seu currículo, o mesmo não se poderá dizer da desastrosa gestão do capital de independência do Banco de Portugal. Aí, a sombra dos erros cometidos, de que ironicamente Constâncio foi também uma das vítimas, continuará a perseguir os sucessores.Por isso, a importância da futura escolha. Requer-se um perfi l imaculado. O que não implica, necessariamente, um falso apartidarismo. Oliveira Martins, à frente do Tribunal de Contas, já provou que a independência é, so-bretudo, uma questão de virtude e carácter. Dois tópicos que parecem perigosamente fora de moda nas escolhas para detentores de cargos públicos.

Graça Franco

José Miguel SardicaProfessor da Universidade Católica Portuguesa

Page 4: EUROJUST: Liberdade de expressão: vão Etarras todos à ...mediaserver.rr.pt/rr/others/146517837356b03.pdf · Amanhã Hoje Porto Lisboa manAm hãh oje H LiLis boa ... FFernandes

NAC

ION

AL

04PÁG.

Etarras

Jornal espanhol diz que suspeitos serão extraditados

O diário espanhol “La Razon” noticia hoje que o juiz Carlos Alexandre concluiu que o tribunal da Audiência Nacional, em Madrid, está em melhor situação para in-vestigar as acusações e concorda com a delegação de competências nos juízes espanhóis.O jornal madrileno dá conta, na sua edição online, do que afi rma ser a decisão do Tribunal Central de Instru-ção Criminal de Lisboa de extraditar, a curto prazo, os alegados elementos da ETA detidos a 9 de Janeiro, em Torre de Moncorvo.O “La Razon” cita a resolução judicial do juiz Carlos Alexandre que terá sido remetida à Procuradoria Geral espanhola, na última sexta-feira, e na qual o magis-trado português escreve que há “fundadas suspeitas de que a ETA estará a usar território português para preparar, planear e desenvolver os seus ataques ter-roristas”.O recurso do mandado de detenção europeu que de-corre sobre os dois alegados terroristas bascos será

apreciado, amanhã, quinta-feira, no Tribunal da Rela-ção de Lisboa.A defesa dos detidos terá oportunidade de expor ar-gumentos e o Ministério Público irá proferir alegações orais no processo.Assim, o Tribunal da Relação terá a decisão fi nal sobre a extradição dos dois alegados terroristas bascos.

Rubalcabna amanhã em LisboaRubalcabna amanhã em Lisboa

Precisamente amanhã, quinta-feira, o ministro do Inte-rior espanhol, Alfredo Peréz Rubalcaba, estará em Lis-boa, para um encontro com o seu homólogo, o ministro da Administração Interna, Rui Pereira.O combate à ETA irá dominar a jornada de trabalho do ministro espanhol em Lisboa e, no encontro, deverão também elementos das forças de segurança portugue-sas que estão a conduzir as investigações às ramifi ca-ções portuguesas do grupo terrorista basco.

Póvoa de Lanhoso

Dois mortos em explosão numa pirotecniaDuas pessoas morreram hoje de manhã, na sequência de uma explosão ocorrida na zona envolvente a uma fábrica de pirotecnia na Póvoa de La-nhoso. O incidente aconteceu no lugar de Simães, em Fonte Arcada, por volta do meio-dia.As informações foram avançadas à Renascença por António Veloso, do co-mando dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, que não adiantou possíveis causas para o acidente.

Operação Carnaval

Números melhoram face a 2009

A operação de Carnaval da GNR re-gistou, este ano, mais acidentes, mas menos mortos e menos feridos graves, face aos registos de 2009.Entre sexta-feira e as 24h00 de ontem, houve 1134 acidentes, dos quais resultaram cinco mortos, 298 feridos ligeiros e 29 feridos graves.Em relação ao ano passado, são menos cinco mortos, menos dois feridos graves e menos 91 feridos ligeiros.

GRUPO RENASCENÇA, 2010

Figueira da Foz

Efígie de Salazar devolvida à autarquiaUma efígie de António de Oliveira Sa-lazar, desaparecida há mais de 30 anos de um troféu de regatas de remo bati-zado com o nome do antigo Presiden-te do Conselho, foi agora devolvida ao município da Figueira da Foz.A Taça Salazar é uma obra de arte com cerca de 20 quilos de peso e metro e meio de altura, constituída por 235 peças em prata trabalhadas em estilo manuelino, sustentada numa base de

pau-santo. Foi oferecida por 68 municípios portugueses às regatas interna-cionais da Figueira da Foz, no fi nal da década de 1930, e declarada peça de museu na década de 1980. A placa onde fi gura António de Oliveira Salazar e que dá nome à taça desa-pareceu há mais de 30 anos e estava na posse de José Manuel Leite, eleito presidente de Câmara da Figueira da Foz em 1976, “que a guardou para evitar que fosse destruída”, disse à Lusa o actual autarca, João Ataíde. “Já tinha publicamente manifestado que possuía a efígie. Entendeu que agora era o momento oportuno para a devolver”, acrescentou. A placa com a fi gura do antigo Presidente do Conselho foi recolocada no troféu, à guarda do museu municipal da cidade.

LU

SA

LU

SA

Page 5: EUROJUST: Liberdade de expressão: vão Etarras todos à ...mediaserver.rr.pt/rr/others/146517837356b03.pdf · Amanhã Hoje Porto Lisboa manAm hãh oje H LiLis boa ... FFernandes

NAC

ION

AL

05

Portugal está numa situação perigosa. As ameaças fi nanceiras ex-ternas diminuíram temporariamente. Mas não desapareceram. Os mercados voltarão a exigir mais juros pelo dinheiro que teremos de pedir emprestado ao estrangeiro logo que sintam indícios de que o nosso país não irá reduzir o défi ce orçamental para menos de 3% do PIB até 2013.

Ora uma das condições para conseguirmos atingir essa difícil meta é a estabilidade política. Crises governamentais e executivos de curta duração não permitirão baixar signifi cativamente o défi ce das contas públicas.

Mas o PS e o Governo, com um primeiro-ministro fragilizado, e os partidos da oposição continuam a dar sinais de instabilidade. O CDS já pôs em dúvida se, afi nal, viabiliza o Orçamento. O PSD não terá um novo líder antes de um mês e meio. Entretanto, os candidatos à liderança do PSD dizem cobras e lagartos da política económica e fi nanceira do Governo. O PS, por seu turno, ameaça com demissões e desafi a a oposição a apresentar uma moção de censura. Será que os políticos entenderão que o Carnaval já acabou?

PÁG.

CIMPOR

Administração pronuncia-se hojeA administração da Cimpor pronuncia-se hoje sobre o novo preço que os brasileiros da Com-panhia Siderúrgica Nacional (CSN) oferecem pelas suas acções.A CSN subiu a oferta em 43 cêntimos, para 6,18 euros por acção, e baixou o limite mínimo de acções a comprar para um terço do capital.O prazo da oferta pública de aquisição (OPA) foi alargado até segunda-feira, uma vez que a OPA esteve suspensa desde sexta-feira, refere a Co-missão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

INE

Taxa de desemprego de 10,1% no último trimestre de 2009A taxa de desemprego em Portugal agravou-se para 10,1% nos últimos três meses de 2009, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE).O valor médio da taxa em 2009 foi de 9,5%, valor superior aos 7,6% de 2008 e em linha com as previsões do Governo. A taxa de 10,1% do último trimestre está bem acima dos 7,8% registados um ano antes e dos 9,8% do trimes-tre anterior.Em números brutos, o INE indica que, no quarto trimestre, a popula-ção desempregada foi estimada 563 mil pessoas, correspondendo a um acréscimo de 28,7% face ao trimes-tre homólogo de 2008 e a um au-mento de 2,8% em relação aos três meses anteriores.

OCDE: economia estagnadaOCDE: economia estagnada

A OCDE avançou a informação de que a economia portuguesa estag-nou no último trimestre do ano passado face ao trimestre anterior, depois de seis meses consecutivos a crescer. Os dados avançados hoje pela OCDE indicam que a economia se tenha fi cado por uma variação zero nos últimos três meses de 2009, com-parando com o terceiro trimestre desse ano. A economia portuguesa fi ca, as-sim, ligeiramente abaixo do de-sempenho da média estimada para a Zona Euro e da União Europeia (ambas cresceram 0,1%), apesar de registarem um abrandamento, do estimado para o conjunto dos países que compõem a organização (crescimento de 0,8%) e da média das sete maiores economias (cres-cimento de 0,9%).

Ponto de vista

Instabilidade política

Francisco Sarsfi eld CabralJornalista

GRUPO RENASCENÇA, 2010

PME

Associação pede revisão de legislação A Associação PME Portugal defende a revisão da legislação que dita o en-cerramento de empresas que não obtenham lucros durante um período consecutivo de três anos. A lei foi aplicada pela primeira vez em 2009 e é a esta norma que a Asso-ciação PME atribui o encerramento de mais de 37 mil empresas por via ofi -ciosa no ano passado, segundo dado avançado na edição de hoje do JN.Para José Alves da Silva, presidente da Associação PME Portugal, a medida foi boa para limpar uma série de empresas fi ctícias ou sem futuro, mas é perigosa para os próximos anos.

Page 6: EUROJUST: Liberdade de expressão: vão Etarras todos à ...mediaserver.rr.pt/rr/others/146517837356b03.pdf · Amanhã Hoje Porto Lisboa manAm hãh oje H LiLis boa ... FFernandes

INTE

RNAC

ION

AL

06PÁG.

CE

Reunião para debater decisão líbia

A Comissão Europeia vai analisar amanhã a polémica relacionada com a suspensão de entradas de cidadãos de 25 países europeus na Líbia. A Comissão Europeia considera desproporcionada a de-cisão de Tripoli, que mais não é que uma retaliação face a uma decisão da Suíça.Em 2008, as autoridades suíças detiveram o fi lho do líder líbio, por suspeita de maus tratos a duas pesso-as que se encontravam ao seu serviço, acusações mais tarde abandonadas.A Líbia respondeu com a suspensão do fornecimento de petróleo à Suíça e retirou depósitos dos bancos hel-véticos.Agora, segundo a imprensa líbia, o passo mais recente terá sido dado pela Suíça que terá elaborado uma lista negra de 188 cidadãos líbios impedidos de entrar no país, incluindo a família Kadafi , um facto que terá le-vado a Líbia a retaliar com a suspensão dos vistos para todos os países da Zona Schengen.

Decisão afecta PortugalDecisão afecta Portugal

A decisão apanhou desprevenidos alguns empresários nacionais que pretendiam participar numa feira, onde estão representadas 20 empresas portuguesas de vá-rios sectores, em particular da construção civil. Três empresários sofreram com a decisão das autoridades de Tripoli. O embaixador de Portugal na Líbia tentou, sem suces-so, fazer com que os cidadãos portugueses entrassem no país. Perante a recusa das autoridades de Tripoli, os empresários decidiram regressar a Roma.

Oli

vie

r H

osl

et/

EP

A

UE

Português confi rmado como embaixador em Washington

A Comissão Europeia confi rmou, esta manhã, a nomeação do português João Vale de Almeida para o cargo de em-baixador da União Europeia nos Estados Unidos.Vale de Almeida, 53 anos, foi chefe de gabinete de Durão Barroso e assume a direcção da mais importante delegação da União Europeia (UE) no exterior.Em declarações à Renascença, que pode ouvir em www.rr.pt, Vale de Almeida diz sentir-se particularmente honrado com a escolha.O lugar é um dos mais importantes e sensíveis da nova estrutura das rela-ções externas da União Europeia que está a ser montada desde a entrada em vigor do Tratado de Lisboa há pouco mais de dois meses. Como embaixador, Vale de Almeida dependerá dos serviços da britânica Catherine Ashton, Alta Representante da UE para a Política Externa e de Segurança Europeia, que foi nomeada pelos líderes da UE no ano passa-do. Vale de Almeida irá substituir o ex-Primeiro ministro irlandês John Bruton, que terminou o seu mandato como chefe da delegação da UE em Washing-ton no fi nal do ano passado. João Vale de Almeida começou a trabalhar na Comissão Europeia em 1982 na sua Representação em Lisboa e integrou o Serviço de Porta-Voz em Bru-xelas em 1989, sob a égide do Presidente Jacques Delors. De 1992 a 1994 foi chefe de unidade no Comité Económico e Social das Co-munidades Europeias. Entre 1995 e 1997, foi chefe adjunto do Serviço de Porta-Voz da Comissão Europeia, sob a égide do Presidente Jacques Santer, sendo nomeadamente responsável pela coordenação das posições ofi ciais da UE em matéria de relações externas. Vale de Almeida é licenciado em história pela Universidade de Lisboa e seguiu uma formação de jornalismo em França, nos EUA e no Japão. Fre-quentou, igualmente, cursos de gestão no Reino Unido e em França.

BCE

Nobel Krugman felicita Constâncio

O Prémio Nobel da Economia de 2008 Paul Krugman usou o seu blo-gue para felicitar o português Vítor Constâncio pela sua nomeação para a vice-presidência do Banco Central Europeu (BCE).O economista e professor da Uni-versidade de Princeton lembrou que “Constâncio foi uma das pesso-as” com quem trabalhou no Banco de Portugal, onde esteve em 1976 através de uma missão de estudan-tes do MIT. O economista diz que “é bom ver que ele se está a dar bem, depois de todos estes anos”. “Eu não conheço a sua visão actual, mas diz-se que é uma pessoa que favorece uma política monetária orientada para o crescimento. O que é obviamente uma posição que eu aprovo”, refere Krugman.

GRUPO RENASCENÇA, 2010

Page 7: EUROJUST: Liberdade de expressão: vão Etarras todos à ...mediaserver.rr.pt/rr/others/146517837356b03.pdf · Amanhã Hoje Porto Lisboa manAm hãh oje H LiLis boa ... FFernandes

EUA

Encontro de Obama com Dalai Lama vai ser “discreto”

O encontro do presidente nor-te-americano, Barack Obama, com o líder espiritual dos ti-betanos, Dalai Lama, previsto para amanhã, será marcado pela discrição, disse hoje em Washington o enviado especial do responsável máximo dos budistas. Lodi Gyari, que falava à im-prensa na sequência de uma visita à Casa Branca, desta-cou, contudo, que o encon-tro - que está a enfurecer o

regime chinês -, será muito importante para o Tibete e para reforçar o compromisso dos Estados Unidos na defesa dos direitos humanos.Observadores em Washington consideram que o facto de Obama e o Dalai Lama surgirem em conjunto perante os jornalistas poderia traduzir-se em danos acrescidos às já deterioradas relações sino-americanas.

Obama nomeia embaixador para a SíriaObama nomeia embaixador para a Síria

O presidente norte-americano, Barack Obama, nomeou ontem o diplomata de carreira Robert Ford para o posto de embaixador na Síria, por preen-cher há cinco anos. Se o Senado aprovar esta nomeação, Ford será o primeiro embaixador norte-americano em Damasco depois de Washington ter chamado o seu antecessor, na sequência do assassínio do primeiro-ministro libanês Rafi c Hariri, em Fevereiro de 2005, acto que os norte-americanos atribuíram à Síria. Robert Ford já foi embaixador dos EUA na Argélia e desempenhou algumas funções na embaixada do Iraque.

INTE

RNAC

ION

AL

07

Bélgica

Comboios retomam normalidadeO sistema ferroviário belga está hoje a regressar, aos poucos, à normali-dade depois da greve de ontem dos maquinistas. O protesto foi devido ao acidente, na segunda-feira, nos arredores de Bruxelas, que matou, pelo menos, 18 pessoas, deixando 171 feridas, quando duas composições cho-caram frontalmente.Os comboios Thalys, que unem Bruxelas a Paris, voltaram ontem a funcio-nar, mas o Eurostar, que liga a capital belga a Londres, vai continuar sem funcionar ao longo do dia de hoje.Esta manhã, um guindaste chegou ao local do acidente para levantar os destroços deixados pelos dois comboios. Um trabalho que pode levar até dez dias para fi car concluído.As autoridades permancem no local, uma vez que, que sob os escombros, podem aparecer novas vítimas.Na Bélgica está instalada a polémica sobre a utilização de travões au-tomáticos nos comboios, que são activados quando o semáforo fi ca vermelho. Apenas um dos dois comboios envolvidos no acidente tinha esse dispositivo. As causas do choque entre as duas compo-sições estão já a ser investigadas por uma equipa de peritos.

Paquistão

Detido comandante taliban

O exército paquistanês confi rmou a detenção de Abdul Ghani Baradar, o comandante militar taliban e nú-mero dois do movimento.A informação sobre aquela que é a mais importante detenção desde o início da intervenção externa no Afeganistão, já tinha sido avançada pelos meios de comunicação social norte-americanos.O mullah Baradar estaria em terri-tório paquistanês, muito embora o local de captura e outros detalhes da operação não tenham, inicial-mente, sido divulgados por razões de segurança.Baradar é o nome mais importan-te do movimento taliban preso em mais de oito anos de guerra. Che-fi ava o conselho militar do grupo e foi escolhido para o cargo depois da morte, em 2006, do chefe militar mullah Akhtar Mohammed Usmani. De acordo com as autoridades nor-te-americanas, coordenava as ope-rações militares dos taliban no sul e sudeste do Afeganistão.

PÁG.

Colômbia

Exército abate chefe das FARC

As autoridades colombianas abate-ram quatro guerrilheiros das FARC, incluindo um chefe que liderou o se-questro de 12 deputados regionais, em 2002, e um ataque ao Palácio da Justiça de Cali, em 2008, de que resultaram quatro mortos. A morte dos quatro guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) foi confi rma-da à EFE pelo chefe do Comando Conjunto do Pacífi co, general Justo Eliseo Peña, segundo o qual a ope-ração decorreu na segunda-feira, na localidade de López de Micay, departamento de Cauca (sudoeste), onde foi morto “Narices”. De acordo com o general Peña, Iván Cárdenas Carrillo, também conhe-cido por “Narices”, era o cabecilha da frente “Manuel Cepeda Vargas”, uma facção das FARC.

GRUPO RENASCENÇA, 2010

Mic

he

l K

rak

ow

ski

/EP

A

Page 8: EUROJUST: Liberdade de expressão: vão Etarras todos à ...mediaserver.rr.pt/rr/others/146517837356b03.pdf · Amanhã Hoje Porto Lisboa manAm hãh oje H LiLis boa ... FFernandes

UWC

Abertas candidaturas para bolsasA organização dos United World Colleges está a aceitar candidaturas para colégios em várias partes do mundo, tendo a Associação Portuguesa dos United World Colleges (UWC) aberto as candidaturas a bolsas de estudo para frequentar os colégios geridos por esta associação internacional.Os UWC gerem mais de uma dezena de colégios, nos cinco continentes, que formam alunos nos 11º e 12º anos. Mais de 40 mil jovens já passaram por estes estabelecimentos, que enfatizam uma educação com vista ao diálogo inter-cultural, promovendo o entendimento entre povos, culturas e nações. O presidente honorário da organização é Nelson Mandela.Os alunos portugueses podem candidatar-se a bolsas para os colégios no Canadá (100%), Hong Kong (60%), Índia (50%) e EUA (25%). Há ainda duas vagas sem bolsa, uma para o colégio americano e outra para o colégio situ-ado no País de Gales. Poderá encontrar mais informação sobre este assunto no site dos UWC Portugal, em www.pt.uwc.org.

RELI

GIÃ

O

08

“Passo a rezar”

Site já está disponívelO Secretariado Nacional do Apostolado da Oração inaugura hoje um novo site na Internet - “passo a rezar.net” – um projecto que visa levar a oração a todos os portugueses, em qualquer momento. A marcar o início da Quaresma, e na preparação da vinda do Papa a Por-tugal, o projecto inspira-se no que os jesuítas lançaram há cinco anos, em Inglaterra. O “pray-as-you-go” é, por cá, o “passo a rezar” e vai disponibi-lizar na Internet uma oração diária, de segunda a sexta. Francisco Martins, do Apostolado da Oração, diz que o projecto propõe aos portugueses que aproveitem melhor o tempo em que se deslocam para tra-balhar ou estudar. “Aproveitar estes tempos de trânsito para rezar é uma oportunidade única e o ‘passo-a-rezar’ quer servir aí as pessoas”, disse.“Trata-se de uma prece diária de 10 a 12 minutos, com música de fundo,introdução, uma leitura – normalmente o Evangelho do dia – e pontos deoração inspirados na espiritualidade de Santo Inácio de Loyola”, explicou, ainda, o padre jesuíta.“O que estamos a propor aos portugueses é que também preparem, inte-riormente, a visita do Papa Bento XVI a Portugal”, acrescentou.O acesso à oração é gratuito e pode ser feito através do endereço www.passo-a-rezar.net. O fi cheiro será disponibilizado de véspera, podendo ser guardado no computador, enviado por correio electrónico ou seguir para outro destino, através da transferência para um leitor de música digital ou para um dispositivo de armazenamento portátil.O Grupo Renascença colabora no projecto com a cedência dos seus estú-dios para as gravações e edição dos sons. O projecto conta, igualmente, com o apoio da Ecclesia e do Secretariado Nacional daPastoral da Cultura.

Quaresma

Um tempo de conversão e de aproximação a JesusHoje, Quarta-feira de Cinzas, a igreja dá início ao período da Qua-resma, tempo litúrgico de prepara-ção para a Páscoa. O Padre Luís Manuel Pereira da Sil-va, pároco da Sé de Lisboa, subli-nha o facto de, neste período, os cristãos serem especialmente cha-mados a uma maior identifi cação “com Cristo e com o Evangelho”, de modo a que haja uma “vivência no dia a dia das dimensões de intimi-dade e comunhão com Jesus”.O tempo da Quaresma apela à ora-ção e à penitência e, sobretudo, “à conversão, como se verifi ca nos próprios textos da Sagrada Escritu-ra, neste dia”, refere ainda o páro-co da Sé de Lisboa.

PÁG.

Vaticano

Papa sublinha carácter hediondo do abuso de crianças

O Papa Bento XVI reafi rmou que o abuso sexual de crianças é um crime hediondo, que ofende Deus e fere gravemente a dignidade humana, numa mensagem transmitida aos Bispos da Irlanda.O Papa esteve reunido com o epis-copado irlandês durante dois dias, no Vaticano, para analisar o caso dos abusos sobre menores cometi-dos por vários padres na Irlanda.Em comunicado, a Santa Sé dá con-ta da intenção do Papa de dirigir, em breve, uma carta pastoral aos fi -éis irlandeses, para indicar iniciati-vas de resposta a uma situação que deve ser enfrentada com coragem e honestidade.O comunicado refere também te-rem sido examinados os sucessivos fracassos das autoridades da Igreja irlandesa, incapazes de lidar com o problema.O Papa sublinhou ainda que os que foram abusados devem estar no centro de todas as preocupações.

GRUPO RENASCENÇA, 2010

AN

SA

/EP

A

Audiência Geral

Papa saudou peregrinos portuguesesO Papa saudou esta manhã, na habitual Audiência Geral das quartas-feiras, no Vaticano, um grupo de peregrinos portugueses. Trata-se de um grupo que se juntou quase 30 anos depois de uma primeira viagem a Roma, que serviu, então, para agradecer ao Papa João Paulo II a sua visita a Portugal.A reedição dessa peregrinação foi acompanhada pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, que, assim, ouviu também, hoje, Bento XVI recordar o encontro dos jovens portugueses em 1982, com o Papa polaco.Bento XVI manifestou o desejo de que o espírito de fé continue a renovar-se entre os peregrinos portugueses.Reportagem vídeo disponível em www.rr.pt.

Page 9: EUROJUST: Liberdade de expressão: vão Etarras todos à ...mediaserver.rr.pt/rr/others/146517837356b03.pdf · Amanhã Hoje Porto Lisboa manAm hãh oje H LiLis boa ... FFernandes

CULT

URA

09PÁG.

Brit Awards

Dizzee Rascal confi rma estrelato pop em noite dominada por Lady GaGa

Até há bem pouco tempo, Dizzee Rascal era um segredo de uma minoria, acantonado no circuito do grime, derivado do hip-hop nascido em Ingla-terra. Com “Tongue N’ Cheek”, editado em 2009, Rascal tornou-se uma estrela pop. A confi rmação chegou ontem na cerimónia dos Brit Awards, em Londres: o músico recebeu o prémio de Artista Masculino Solo Britânico. O hip-hop voltou a brilhar com Jay-Z, Artista Masculino Solo Internacional, mas a noite foi, sobretudo, de Lady GaGa, que venceu nas categorias inter-nacionais de melhor artista solo, melhor álbum (“The Fame”) e revelação.Poucos meses depois de o irmão, Noel, deixar os Oasis, Liam Gallagher subiu ao palco do Earls Count para receber, em nome da banda, o prémio de melhor álbum dos últimos 30 anos, “(What’s the Story) Morning Glory” (1995). Inconveniente, como é seu hábito, Gallagher não dedicou uma pa-lavra a Noel e atirou o microfone e o prémio para o público.Aos 23 anos, Ellie Goulding recebeu um enorme voto de confi ança: o prémio da crítica, ainda sem o seu disco de estreia editado.

Fantasporto

Todos os segredos dos efeitos especiais

A 30ª edição do Fantasporto come-ça segunda-feira com uma “Noite SFX”, dedicada à importância dos efeitos especiais no cinema. “Re-Animator”, de Stuart Gordon, e “Braindead”, de Peter Jackson, serão exibidos no grande auditório do Rivoli, que volta a ser a sede do “Fantas”.Os efeitos especiais são também o mote para workshops sobre as no-vas técnicas nesta área, a cargo de David Marti e Colin Arthur.Outra presença já confi rmada é a de Samuel Hadida, produtor que colaborou com David Cronenberg e Terry Gilliam. Vem ao Porto apre-sentar “Solomon Kane”, com hon-ras de abertura ofi cial do “Fantas”, a 26 de Fevereiro, e receber o Pré-mio Carreira, na sessão ofi cial de abertura.A dupla de realizadores Yannick Dahan e Benjamim Rocher estará presente no festival para apresen-tar “La Horde”. O canadiano Jeff Beesley, realizador de “Dolan’s Ca-ddilac”, também estará presente no Porto. O português Luís Galvão Teles, au-tor do clássico “A Confederação”, lançado na ressaca da revolução de 1974, será homenageado durante o esta edição do festival, que exibirá uma selecção dos seus fi lmes feita pelo cineasta.

ARCO

Edição reduzida abre hoje em Madrid

Maria João Costa, enviada a Madrid »

A 29ª edição da ARCO – Feira de Arte Contemporânea de Madrid – abre hoje em versão reduzida. Por opção da or-ganização, serão pouco mais de 200 as galerias presen-tes. Também mais encolhida é a representação portu-guesa que passou das 12 em 2009, para as dez este ano. Na feira, que abre hoje para visitas exclusivas de colec-cionadores, curadores e outros profi ssionais do mundo da arte, marcam presença seis galerias de Lisboa, duas do Porto, uma de Braga e outra de Ponta Delgada. As galerias portuguesas apresentam-se espalhadas pelo espaço da ARCO, em diferentes projectos. A Galeria Cristina Guerra dará a conhecer, na zona dos “Solo pro-jects”, o trabalho da artista portuguesa Filipa César – uma das fi nalistas do Prémio BES Photo deste ano. Tra-ta-se de um projecto em que a artista, mais de 30 anos depois do 25 de Abril, entrevista quatro ex-activistas

políticos que, entre 1971 e 1974, ajudaram desertores e outros activistas a fugirem clandestinamente para Es-panha. Também noutra área da ARCO apresenta-se a Galeria Fernando Santos que dará a conhecer o trabalho de Noé Sendas no núcleo “Cinema Loop”. Já a Galeria Fonseca Macedo de Ponta Delgada está na zona da “ARCO 40”, uma área dedicada a apostas jovens. Nesta imensa montra das últimas tendências da arte contemporânea que é a ARCO este ano há mudanças. Numa altura em que o mercado da arte tenta desco-lar da crise, a organização optou por ser mais selectiva nas escolhas das galerias para garantir mais qualidade.Outra das novidades da 29ª edição é o facto de, pela primeira vez, não haver um país convidado, mas sim uma cidade. A norte-americana Los Angeles apresenta-se com 17 galerias e 60 artistas.

GRUPO RENASCENÇA, 2010

Artista Feminina Solo Britânico - Lily AllenArtista Feminina Solo Internacional - Lady GaGaRevelação Britânica - JLSArtista Masculino Solo Internacional - Jay-ZArtista Masculino Solo Britânico - Dizzee RascalÁlbum Internacional – “The Fame”, Lady GaGa Melhor performance nos Brits - The Spice Girls ‘Wannabe/Who Do You Think You Are’ (1997)Grupo Britânico - KasabianEscolha dos Críticos - Ellie GouldingArtista Revelação Internacional - Lady GaGaSingle Britânico – “Beat Again”, JLSMelhor Álbum Britânico dos Últimos 30 anos - Oasis ‘(What’s the Story) Morning Glory?’Álbum Britânico - “Lungs”, Florence And The MachineContribuição Extraordinária para a Música - Robbie Williams

Lista dos premiados

Page 10: EUROJUST: Liberdade de expressão: vão Etarras todos à ...mediaserver.rr.pt/rr/others/146517837356b03.pdf · Amanhã Hoje Porto Lisboa manAm hãh oje H LiLis boa ... FFernandes

Hóquei em Campo

Mundial em alerta máximo devido a ameaça terrorista A Federação alemã de hóquei em campo está em “alerta máximo” depois da ameaça recebida por um órgão de comunicação social indiano sobre um possível aten-tado contra o Campeonato do Mundo, que vai decorrer, a partir do dia 28 de Fevereiro, em Nova Deli, na Índia.Em carta enviada ao jornal “Asian Times Online”, a denominada “Brigada 313”, considerada como um dos braços operacionais da Al-Qaeda, desaconselhava a presen-ça no mundial de hóquei.A Nova Zelândia, rival da Alema-nha no grupo A da competição, já decidiu adiar a chegada a Nova Deli por causa das ameaças.

DES

PORT

O

PÁG.

Ponto Final

Afi nal, não houve descalabro

Ribeiro CristóvãoJornalista

GRUPO RENASCENÇA, 2010

10

Liga dos Campeões

Regresso de Hulk na recepção ao Arsenal

O tetracampeão português FC Por-to recebe hoje o Arsenal, num jogo a contar para a primeira mão dos oitavos-de-fi nal da Liga dos Cam-peões. A partida pode marcar o re-gresso à competição do brasileiro Hulk.No Estádio do Dragão, no Porto, às 19h45, a equipa de Jesualdo Ferrei-ra vai tentar conseguir um resultado que lhe permita jogar em Londres, a 9 de Março, com boas possibilida-des de se qualifi car.No Arsenal não vão jogar, entre outros, Almunia, Gallas, Song, Van Persie, Arshavin e Eduardo.No FC Porto, Hulk poderá jogar de início, algo que não pode fazer há 12 jogos nas competições internas por ainda se encontrar suspenso preventivamente devido ao “caso” do túnel da Luz.Ainda esta noite, na Liga dos Cam-peões, o Bayern de Munique recebe a Fiorentina.Ontem, o Olympique de Lyon ven-ceu, por 1-0, o Real Madrid e o AC Milan perdeu, 2-3, com o Manches-ter United. Na próxima terça-feira jogam Estugarda-Barcelona e Olym-piakos-Bordéus. Para o dia seguin-te estão marcados os jogos CSKA Moscovo-Sevilha e Inter de Milão-Chelsea.

As mais recentes exibições e resultados alcançados pelo Sporting não faziam prever uma jornada feliz na sua deslocação a Liverpool, para ali defrontar o Everton.Os leões vinham de quatro derrotas consecutivas e um empate, em consequência de actuações invariavelmente cinzentas, pelo que a re-entrada na Liga Europa, ainda para mais frente a uma equipa muito moralizada pela campanha inglesa, não permitia alimentar grandes optimismos.Porém, não foi esse o registo que nos deixou o desafi o de Goodison Park, onde surgiu um adversário com menor potencial ofensivo, e sus-ceptível de ser travado por um maior acerto dos leões, sobretudo na primeira parte. E até o desfecho desses 45 minutos iniciais não é jus-to, por não traduzir, no resultado, aquilo que se passara em campo.Em resumo: não aconteceu o descalabro e fi caram mesmo indícios de que tudo poderá ser acertado, para melhor, no jogo de Alvalade, mercê de um desfecho que permita à equipa portuguesa seguir em frente na única competição em que ainda está verdadeiramente in-teressada. A acontecer esse sucesso, o mesmo poderá tornar-se uma excelente ajuda à reabilitação de uma equipa que, tendo perdido quase tudo, necessita, primordialmente, de se reencontrar consigo própria e com o seu lugar na história do futebol português.Logo, quando a noite já tiver descido sobre a cidade, o FC Porto rece-be o Arsenal para uma competição de mais elevado nível. E a grande novidade é o reaparecimento de Hulk, impedido de exercer a sua pro-fi ssão a nível interno por uma estranha justiça, que nada diz sobre o assunto vai para dois meses. O brasileiro cumpre assim um prolongado e severo castigo por um acto que se desconhece e, por isso, nem sequer se sabe se, quando e como, o cometeu.

Ouça a crónica de Ribeiro Cristóvão às 22h30, em Bola Branca

Volta ao Algarve

Pelotão na estrada com ContadorO ciclista espanhol Alberto Contador, da Astana, estreia-se hoje na tem-porada de 2010, defendendo a camisola amarela da Volta ao Algarve, na primeira de cinco etapas, entre o Estádio Algarve e Albufeira, na distância de 157,5 quilómetros.O madrileno vai envergar o dorsal número um, depois de ter ganho, há um ano, a prova algarvia, no início de uma época em que pretende conquistar o Tour pela terceira vez, após os êxitos em 2007 e 2009.O pelotão de 183 corredores partiu do Estádio Algarve às 11h00. A chega-da dos mais rápidos está prevista para o meio da tarde, frente à Câmara Municipal de Albufeira.

Page 11: EUROJUST: Liberdade de expressão: vão Etarras todos à ...mediaserver.rr.pt/rr/others/146517837356b03.pdf · Amanhã Hoje Porto Lisboa manAm hãh oje H LiLis boa ... FFernandes

11

Olhar

PÁG.

GRUPO RENASCENÇA, 2010

A 17 de Fevereiro de 1986...

Assinado o tratado que criou o mercado comumHugo Monteiro »

O diploma que re-vogou os tratados fundadores das Co-munidades Euro-peias – o Tratado de Paris, que fundou a Comunidade Euro-peia do Carvão e do

Aço (CECA), e os tratados de Roma, que instituíram a Comunidade Económica Europeia (CEE) e a Comunidade Europeia da Energia Atómica (EURATOM) - foi assinado a 17 de Fevereiro de 1986 e, de acordo com Vítor Martins, antigo secretário de Estado da Integração Europeia, “é um dos tratados estruturantes na integração europeia, na medida em que foi o que, depois do de Roma, mais alterações gerou no processo”. Abriram-se as fronteiras na Europa, criou-se o mercado único e introduziram-se conceitos como a coesão económica e social.O protagonista maior do processo foi o presidente da Comissão Europeia da altura: Jacques Delors. O so-cialista francês não só promoveu a União Económica e Monetária como um elemento chave no processo de integração, mas propôs. igualmente, a aprovação de uma Carta Social que garantisse níveis mínimos sociais a todos os trabalhadores europeus.O Acto Único Europeu surgiu, também, como resposta à falta de estabilidade fi nanceira e monetária que carac-terizou este período da história europeia. Vítor Martins recorda, em declarações ao Página1, que “há 24 anos,

a Europa vivia mergulhada numa grande crise. Falava-se mesmo na “eurosclerose”, e o Acto Único Europeu constituiu a viragem para um período de recuperação da economia europeia. A Europa uniu-se para responder á crise”. Foi também o Acto Único que, em última instância, abriu o caminho à assinatura do actual Tratado de Lis-boa. Explica Martins que “o Acto Único foi, seguramen-te, o alicerce mais sólido para todos os passos que têm sido dados na integração europeia. Logo, o Tratado de Lisboa só é possível porque foram dados esses passos: a abertura das fronteiras europeias, a existência de uma moeda única...”.Portugal, em 1986, dava os primeiros passos na Co-munidade Europeia. O Primeiro-ministro Cavaco Silva estreou-se nas grandes negociações europeias um ano antes, nos últimos meses de 1985. Ao lado dele, estrea-va-se também Vítor Martins, como secretário de Estado da Integração Europeia. Ao Página1, Vítor Martins re-cordou que, nas negociações para o Acto Único, “que decorreram nos últimos meses de 1985, Portugal não era formalmente Estado membro, mas apenas obser-vador com capacidade de intervir. Foi uma negociação particularmente difícil, mas onde reinava, como ainda hoje se recorda, um verdadeiro espírito de família eu-ropeu”. “Recordo o contributo que o nosso país deu para que vingasse o conceito de coesão económica e social. Foi o princípio que permitiu as ajudaa às regi-ões menos desenvolvidas da Europa”, sublinha.

ON

TEM

E H

OJE

Guardas nacionais georgianos trans-portam a urna na

chegada à Geórgia do corpo do atleta

Nodar Kumaritashvi-li, vítima de um

acidente durante os treinos para a

prova de luge nos Jogos Olímpicos de Inverno a decorrer

em Vancouver

Foto: Stringer/EPA

Page 12: EUROJUST: Liberdade de expressão: vão Etarras todos à ...mediaserver.rr.pt/rr/others/146517837356b03.pdf · Amanhã Hoje Porto Lisboa manAm hãh oje H LiLis boa ... FFernandes

PT

Governo nega ter representantes na administração O Governo manifestou hoje, no Par-lamento, total confi ança no conse-lho de administração da PT, tendo o ministro dos Transportes e Comu-nicações refutado a ideia de que o Estado tem representantes naquele órgão da empresa.António Mendonça disse que “o Es-tado não nomeia representantes na administração da PT” e que “não há quaisquer representantes do Gover-no no Conselho de Administração” da empresa, ressalvando, no entan-to, o facto de o Governo ter uma golden-share, que lhe permite que “se possa opor a um terço dos mem-bros do Conselho de Administração ou ao próprio presidente”.Mendonça referiu ainda que a PT irá resolver internamente a questão dos dois administradores alegada-mente envolvidos num plano para

controlar a comunicação social.

PS

Almeida Santos diz que suspeitas vão “traduzir-se em nada”

O presidente do PS afi rmou hoje que o Primeiro-ministro nada tem a explicar sobre a tentativa de compra da Media Capital pela PT e considerou que este caso “acabará em nada”, como outros que envol-veram Sócrates.Almeida Santos falava aos jorna-listas à entrada para uma reunião do Secretariado Nacional do PS. À entrada do encontro, que decorre à hora de fecho desta edição, suce-deram-se as declarações de apoio a Sócrates.Almeida Santos disse que “o Primei-ro-ministro dá as explicações que ele próprio entende que deve dar. Neste caso, penso que não precisa, porque não foi acusado de nada que precise de ser explicado”.

Eurojust

Britânico é o sucessor de Lopes da Mota

Aled Williams é o novo presidente da Eurojust, substituindo Lopes da Mota, que se demitiu após ter sido sancionado por alegadas pressões exercidas sobre os procuradores titulares da investigação ao caso Freeport. Uma nota de imprensa da Agência Europeia de Cooperação Judiciária, Eurojust, informa que Williams foi eleito pelos seus pares na segunda-feira, sendo a escolha que ser ra-tifi cada pelos líderes da União Eu-ropeia, na próxima cimeira de 25 e 26 de Março, numa votação por maioria qualifi cada. O britânico substitui a belga, Michè-le Coninsx, que assumiu interina-mente a presidência na sequência da saída do magistrado português.

ÚLT

IMA

S

12

Página1 é um jornal registado na ERC, sob o nº 125177. É propriedade/editor Rádio Renascença Lda, com o nº de pessoa colectiva nº 500725373. O Conselho de Gerência é constituído por João Aguiar Campos, José Luís Ramos Pinheiro, Luís Manuel David Soromenho de Alvito e Luiz Gonzaga Torgal Mendes Ferreira. O capital da empresa é detido pelo Patriarcado de Lisboa e Conferência Episcopal Portuguesa. Rádio Renascença. Rua Ivens, 14 - 1249-108 Lisboa.

TEMPO

PÁG.

A fechar...

LISBOA

PORTO

FARO

COIMBRA

MADEIRA

AÇORES

QUINTA SEXTA

11ºC/5ºC 11ºC/9ºC

14ºC/6ºC 12ºC/6ºC

13ºC/9ºC 14ºC/8ºC

13ºC/2ºC 10ºC/4ºC

18ºC/15ºC 15ºC/10ºC

15ºC/8ºC 18ºC/12ºC

Jornalistas absolvidos

O Tribunal de Oeiras absolveu hoje as duas dezenas de jornalistas que estavam acusados de ter violado o segre-do de justiça no processo Casa Pia de Lisboa.

Justiça ucraniana suspende resultado das eleições

O Tribunal Superior Administrativo da Ucrânia suspendeu hoje, e até deliberação ofi cial, os resultados das eleições presidenciais que deram a vitória a Viktor Yanukovych.

Procurador turco detido por conspiração contra o Governo

As autoridades turcas detiveram um procurador acusado de integrar uma conspiração para derrubar o Governo, noticiou a agência Anatolia.

Kennedy: imagens inéditas

Imagens inéditas de um vídeo amador mostram o Presi-dente norte-americano John Kennedy no aeroporto de Dallas, poucas tempo antes de ser assassinado.