eurobarómetro especial do parlamento europeu 75.2 trabalho ... 75_2... · envolvidos em trabalho...

21
Direcção-Geral da Comunicação Direcção para as Relações com os Cidadãos Unidade de Acompanhamento da Opinião Pública. Bruxelas, 27 de Junho de 2011 Eurobarómetro Especial do Parlamento Europeu 75.2 Trabalho em regime de voluntariado SÍNTESE Cobertura: UE27 (26 825 cidadãos europeus) População: Europeus com idade igual ou superior a 15 anos Metodologia Entrevistas directas pessoais (CAPI) Trabalho de campo: 13 de Abril – 02 de Maio de 2011, realizado por TNS Opinion Introdução .............................................................................................................................. 2 I. A EXPERIÊNCIA DE TRABALHO VOLUNTÁRIO ..................................................... 6 1. Os Europeus trabalham em regime de voluntariado? .................................................... 6 2. Em que áreas prestam os Europeus trabalho voluntário? .............................................. 9 II. A IMAGEM DO TRABALHO VOLUNTÁRIO ........................................................... 11 1. Em que áreas desempenha o trabalho em regime de voluntariado um papel relevante? ......................................................................................................................................... 11 2. Quais são os principais benefícios do trabalho voluntário? ....................................... 14 III. EXPECTATIVAS ......................................................................................................... 17 1. Deve o enquadramento operacional do sector do voluntariado ser definido a nível nacional ou da UE? .......................................................................................................... 17 2. Que apoio suscita a criação de equipas voluntárias de salvamento em cada região?..19 IV. OS EUROPEUS E A SOLIDARIEDADE ENTRE GERAÇÕES................................ 20 1. Que laços podem ser estabelecidos entre os idosos e os jovens? ................................ 20

Upload: dinhthu

Post on 08-Feb-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Direcção-Geral da Comunicação Direcção para as Relações com os Cidadãos Unidade de Acompanhamento da Opinião Pública.

Bruxelas, 27 de Junho de 2011

Eurobarómetro Especial do Parlamento Europeu 75.2

Trabalho em regime de voluntariado

SÍNTESE

Cobertura: UE27 (26 825 cidadãos europeus) População: Europeus com idade igual ou superior a 15 anos Metodologia Entrevistas directas pessoais (CAPI) Trabalho de campo: 13 de Abril – 02 de Maio de 2011, realizado por TNS Opinion

Introdução..............................................................................................................................2

I. A EXPERIÊNCIA DE TRABALHO VOLUNTÁRIO .....................................................6

1. Os Europeus trabalham em regime de voluntariado?....................................................6

2. Em que áreas prestam os Europeus trabalho voluntário? ..............................................9

II. A IMAGEM DO TRABALHO VOLUNTÁRIO ...........................................................11

1. Em que áreas desempenha o trabalho em regime de voluntariado um papel relevante?.........................................................................................................................................11

2. Quais são os principais benefícios do trabalho voluntário? .......................................14

III. EXPECTATIVAS .........................................................................................................17

1. Deve o enquadramento operacional do sector do voluntariado ser definido a nível nacional ou da UE?..........................................................................................................17

2. Que apoio suscita a criação de equipas voluntárias de salvamento em cada região?..19

IV. OS EUROPEUS E A SOLIDARIEDADE ENTRE GERAÇÕES................................20

1. Que laços podem ser estabelecidos entre os idosos e os jovens? ................................20

2

Introdução Por iniciativa do Parlamento Europeu, 2011 foi declarado o "Ano do Voluntariado", enquanto 2012 será o "Ano da Solidariedade entre Gerações": duas boas razões para o Parlamento Europeu levar a cabo um inquérito Eurobarómetro para apurar o que pensam os Europeus desses dois conceitos, e para compreender melhor a forma como eles os vivem ou concretizam na prática. O presente inquérito Eurobarómetro foi levado a cabo de 1 a 16 de Maio de 2011, pela TNS Opinion, num contexto de crise financeira, económica e social que afecta todos os quadrantes da sociedade europeia. Antes de se proceder à análise das respostas dadas pelos Europeus, é necessário realçar algumas ilações importantes que podem ser extraídas deste inquérito. É muito difícil retirar conclusões de carácter geral, dadas as diferenças existentes

entre os Estados-Membros no que diz respeito ao estatuto das actividades de voluntariado.

Na ausência de dados do Eurostat e de quaisquer outras estatísticas de carácter global,

não é possível determinar com rigor o número de Europeus que trabalham em regime de voluntariado.

O contributo do sector do voluntariado para o PIB da UE e dos seus

Estados-Membros é muito difícil de estimar. Com efeito, não estão disponíveis quaisquer estatísticas à escala europeia. Só alguns dos países dispõem de dados nacionais.

Existe um amplo consenso quanto à relevância do papel do voluntariado na

sociedade, baseado nos valores da solidariedade.Ele dá um contributo para a cidadania, designadamente pela sua forte implantação a nível local, e é um factor de realização e desenvolvimento pessoais.

Como afirmou a relatora, deputada Marian Harkin, as pessoas não aderem ao voluntariado na mira de ganhos pecuniários: o trabalho não é remunerado. As pessoas envolvem-se em acções de voluntariado por gosto pessoal. O trabalho voluntário gera benefícios fora dos círculos da família e dos amigos. O voluntariado é aberto a todos.

22 a 25% dos Europeus prestam trabalho voluntário

No presente inquérito, 6 462 dos 26 825 europeus de idade igual ou superior a 15 anos entrevistados declararam trabalhar regular ou ocasionalmente em regime de voluntariado. Isto corresponde a 24% dos inquiridos. No relatório do inquérito Eurobarómetro da Comissão realizado em Fevereiro de 2007 afirma-se que se pode concluir com segurança que há mais de cem milhões de cidadãos envolvidos em actividades de voluntariado. Os resultados dos dois inquéritos são, assim, similares.

3

A taxa média europeia de participação nessas actividades deve ser analisada em articulação com os resultados nacionais (ver quadro da página 8). 48 pontos percentuais separam os Países Baixos (57%), o Estado-Membro em que o trabalho voluntário atinge a sua maior expressão, da Polónia (9%), aquele onde ele é menos comum. Doze países têm taxas superiores à média europeia e quinze apresentam taxas inferiores. Sete deles têm taxas abaixo dos 20%.

Perfil sociodemográfico dos voluntários europeus A maior percentagem de voluntários encontra-se nos inquiridos de idade igual ou superior a 20 anos (32%), seguidos pelos estudantes (26%). No que toca à ocupação dos inquiridos, verifica-se que 34% dos gestores se dizem envolvidos em trabalho voluntário, contra 17% dos desempregados.

Desporto e cultura: principais áreas de trabalho voluntário

Os 24% de inquiridos que declararam estar envolvidos em acções de voluntariado foram convidados a especificar a natureza do trabalho prestado.

o 24% responderam que eram voluntários num clube desportivo ou de actividades ao ar livre.

o 20% responderam que prestavam serviço "numa instituição artística, educativa

ou cultural".

o 16% disseram trabalhar "numa instituição de caridade ou de assistência social, ONG ou associação humanitária, ou no sector da ajuda ao desenvolvimento".

Solidariedade e ajuda humanitária: o domínio em que o sector do voluntariado tem

um papel mais relevante

Perguntou-se a todos os inquiridos em que áreas consideravam que o sector do voluntariado desempenhava um papel relevante. Três das quatro áreas mencionadas em primeiro lugar apresentavam uma relação directa com a solidariedade e a integração.

o As áreas da "solidariedade e ajuda humanitária" são as áreas que encabeçam a

lista das respostas, com 37%.

É interessante observar a diferença muito nítida que existe entre a percepção geral dos Europeus acerca da relevância de uma dada área e o trabalho voluntário prestado pelos 24% dos inquiridos que se dedicam efectivamente ao voluntariado.

O desporto, por exemplo, ocupa o primeiro lugar na prestação de trabalho

4

voluntário, apesar de apenas 15% dos inquiridos afirmarem que o voluntariado desempenha um papel relevante nesse sector.

o O sistema de saúde surge em segundo lugar, com 32%.

o Seguem-se-lhe a educação e a formação e o ambiente, ambos com 22%.

o A quarta área em que os Europeus consideram que o sector do voluntariado desempenha um papel relevante é a da "inclusão social dos cidadãos mais desfavorecidos", com 21%.

A mesma pergunta foi feita no ano transacto num inquérito Eurobarómetro promovido pela Comissão. Entre os dois inquéritos, registaram-se aumentos de 2 a 8 pontos percentuais nas três primeiras áreas.

O papel do trabalho voluntário na "construção da identidade europeia" foi o menos citado, com apenas 3%.

Manter e reforçar a coesão social, primeiro benefício do voluntariado na UE

Esta resposta demonstra, uma vez mais, o grande peso da ideia de solidariedade nas opiniões dos europeus a respeito do voluntariado.

o "Reforçar a coesão social" foi a primeira resposta de 34% dos inquiridos, e "reforçar os valores fundamentais da solidariedade" a de 25%.

o As duas respostas que se seguem prendem-se directamente com os benefícios de

que os próprios voluntários podem usufruir. Assim, a contribuição do trabalho voluntário para a realização e o desenvolvimento pessoais dos voluntários obteve 25%, e o seu papel na aquisição de conhecimento e no ingresso na vida activa obteve 22%.

o O valor económico do sector do voluntariado para a UE foi mencionado apenas

por 12% dos inquiridos.

Definição de um quadro operacional para o sector do voluntariado a nível nacional ou comunitário: grande bipolarização.

Como vimos nas respostas anteriores, na percepção dos Europeus, o papel desempenhado pelo sector do trabalho voluntário e a sua importância económica a nível da UE são limitados. Não constitui surpresa, portanto, o facto de os Europeus se dividirem quanto ao enquadramento em que o sector deve operar. Para 47%, ele deve ser definido numa "Carta Europeia do Voluntário", enquanto 45% dizem que a sua criação é uma tarefa da alçada de cada Estado-Membro. É importante notar que o potencial valor acrescentado de uma "Carta Europeia do Voluntário" não é reconhecido nos países em que o voluntariado é mais comum. Países

5

Baixos, Dinamarca, Finlândia e Áustria são, assim, os países em que a Carta desperta menos entusiasmo entre os inquiridos. Em contrapartida, um quadro europeu é tido por mais desejável nos países em que o voluntariado é menos comum, encabeçados por Espanha, Chipre e Grécia.

Apoio maciço à formação de equipas voluntárias de salvamento em todas as regiões Para dar resposta à proliferação de catástrofes e desastres naturais a que se tem assistido, o Parlamento Europeu gostaria que os Estados-Membros e as suas autoridades locais e regionais criassem equipas de salvamento voluntárias em todas as regiões. À pergunta se consideravam que essas equipas seriam úteis, 88% dos inquiridos responderam afirmativamente.

Encorajar a solidariedade entre gerações

2012 será o Ano da Solidariedade Entre Gerações. Puseram-se três afirmações distintas à consideração dos inquiridos. As respostas estabelecem uma hierarquia muito nítida:

o a "criação de empregos para os jovens no campo da assistência a idosos e a pessoas dependentes" foi eleita por 45% dos inquiridos.

o seguiu-se-lhe "assegurar as mesmas oportunidades de acesso ao emprego e à

formação" às pessoas de todas as idades, com 38%.

o "encorajar as pessoas com mais de 60 anos a permanecerem no mercado de trabalho para transmitirem a sua experiência à geração seguinte" obteve a preferência de 23% dos entrevistados.

N.B. Recorda-se aos leitores que os resultados do inquérito são estimativas, cuja precisão, caso não se alterem as restantes condições, assenta na dimensão da amostra e da percentagem observada. Com amostras de cerca de 1 000 entrevistas (dimensão das amostras que são correntemente utilizadas à escala dos Estados-Membros), a percentagem real, ou seja, a hipótese em que toda a população tivesse sido inquirida, varia entre os seguintes intervalos de confiança:

Percentagem observada 10% ou 90% 20% ou 80% 30% ou 70% 40% ou 60% 50 %

Margem de erro +/- 1,9 pontos percentuais

+/- 2,5 pontos percentuais

+/- 2,7 pontos percentuais

+/- 3,0 pontos percentuais

+/- 3,1 pontos percentuais

6

11%

13%

75%

1%

Yes, on a regular basis

Yes, on an occasional basis

No

DK

Total “Yes”: 24%

I. A EXPERIÊNCIA DE TRABALHO VOLUNTÁRIO

1. Os Europeus trabalham em regime de voluntariado?

P15 Actualmente, exerce alguma actividade, regular ou ocasional, em regime de

voluntariado? 1) Média europeia Fonte: Eurobarómetro/Parlamento Europeu 75.2

24% dos Europeus exercem actualmente alguma actividade, regular ou ocasional,

em regime de voluntariado, repartindo-se equitativamente entre homens e mulheres.

7

2) Variações nacionais:

57%

43%

39%

37%

35%

34%

34%

32%

30%

29%

26%

26%

24%

24%

24%

23%

23%

23%

22%

22%

21%

16%

15%

14%

14%

12%

12%

9%

85%

90%

87%

85%

86%

85%

83%

79%

78%

77%

77%

77%

77%

76%

76%

75%

73%

74%

70%

70%

67%

66%

65%

65%

63%

61%

57%

43%NLDK

FIATLUDESIIE

EESKBEIT

EU27FRLTCZCYUKLVHUSE

MTESELROBGPTPL

Total 'Yes' No DK

Fonte: Eurobarómetro/Parlamento Europeu 75.2

O nível de envolvimento em acções de voluntariado varia significativamente de uns Estados-Membros para outros; 48 pontos percentuais separam os Países Baixos (57%) da Polónia (9%) nesta matéria.

Os países com maior número de voluntários tendem a ser os situados na metade

setentrional da União Europeia (Países Baixos com 57%, Dinamarca com 43%, e Finlândia com 39%).

8

3) Variações sociodemográficas

Fonte: Eurobarómetro/Parlamento Europeu 75.2

Uma análise das variáveis sociodemográficas demonstra que os europeus com maior grau de instrução têm mais propensão a declarar que se dedicam a actividades de voluntariado (32% dos que estudaram até aos 20 anos, no mínimo.)

Por outro lado, a categoria dos gestores é a que regista uma percentagem mais

elevada de voluntários (34%), enquanto a dos desempregados é a que apresenta a percentagem mais reduzida (17%).

Total "Sim"

Não

DK

UE27 24% 75% 1%

15- 16% 83% 1% 16-19. 23% 77% -

20+ 32% 67% 1% Idade de conclusão dos estudos

Ainda a estudar 26% 73% 1%

Trabalhadores por conta própria 29% 70% 1% Gestores 34% 66% -

Outros trabalhadores não manuais 24% 76% -

Trabalhadores manuais 22% 78% - Dona(o) de casa 21% 78% 1% Desempregados 17% 83% -

Reformados 22% 77% 1%

Ocupação

Estudantes 26% 73% 1%

9

2. Em que áreas prestam os Europeus trabalho voluntário? Pergunta feita aos 24% dos inquiridos que afirmaram exercer actualmente alguma actividade, regular ou ocasional, em regime de voluntariado. P16 Em que tipo de instituição/associação desenvolve a sua actividade de voluntário? 1) Média europeia

24%

20%

16%

13%

12%

7%

7%

7%

6%

5%

4%

4%

3%

3%

12%

2%

In a sports club or club for outdoor pursuits (sports, fishing and hunting)

In a cultural, educative or artistic association

In a charity organisation or social aid organisation, NGO, a humanitarian association,development aid

In a community or neighbourhood association

In a religious or church organisation

In an organisation for protection of the environment, animal rights, etc.

In a leisure association or club for the elderly

In a leisure association or club for the young people (scouts, youth clubs, etc.)

In an association defending the interests of patients and/or disabled

In a professional organisation

In a trade union

In an organisation for the defence of the rights of minorities (association against racism, againstdiscrimination of women, or for the rights of homosexuals, etc.)

In a consumer organisation

In a political party or a political organisation

Other (SPONTANEOUS)

DK

Fonte: Eurobarómetro/Parlamento Europeu 75.2

Uma maioria dos voluntários europeus exerce a sua actividade de voluntariado num clube desportivo ou numa associação de actividades ao ar livre (24%).

Um voluntário em cada cinco presta serviço numa associação artística, educativa ou

cultural (20%), e 16% numa instituição de caridade ou de assistência social, ONG ou associação humanitária, ou no sector da ajuda ao desenvolvimento.

10

2) Variações nacionais: Irlanda, Dinamarca e Alemanha são os três países em que os inquiridos mais tendem a

dedicar-se ao trabalho em regime de voluntariado ligado ao desporto ou às actividades ao ar livre.

Itália e França são os países em que os inquiridos se dedicam mais ao trabalho em

associações artísticas, educativas ou culturais.

11

II. A IMAGEM DO TRABALHO VOLUNTÁRIO

1. Em que áreas desempenha o trabalho em regime de voluntariado um papel relevante?

As perguntas seguintes foram feitas a todos os inquiridos, independentemente de estarem ou não envolvidos em actividades de voluntariado. P11 Em quais dos seguintes domínios considera que o voluntariado desempenha um papel

relevante? 1) Média europeia

Os domínios em que o voluntariado é considerado relevante por todos os Europeus não coincidem com as actividades dos 24% de Europeus que trabalham nesse regime.

37%

32%

22%

22%

21%

21%

15%

15%

10%

9%

9%

9%

7%

3%

2%

0%

3%

34%

24%

14%

18%

20%

20%

13%

10%

11%

7%

8%

7%

7%

2%

7%

1%

6%

15%

16%

Solidarity and humanitarian aid

Health care

Education and training

Environment

Social inclusion of disadvantaged citizens

Protection of human rights

Active ageing

Employment

Sport

Culture

Intercultural and interreligious dialogue

Intergenerational dialogue

Consumer protection

Democratic life

Construction of European identity

None (SPONTANEOUS)

Other (SPONTANEOUS)

DK

EB75.2 (April-May 2011)

EB73.4 (May 2010)

Fonte: Eurobarómetro/Parlamento Europeu 75.2 Eurobarómetro/Parlamento Europeu 73.4 Comparativamente aos dados de Maio de 2010, ainda que a solidariedade e a ajuda humanitária mantenham a liderança da lista dos domínios em que o voluntariado é visto como relevante (+3 pontos), registou-se uma importante subida nas percentagens dos que atribuem relevância ao trabalho voluntário nos sectores da saúde (+8 pontos) e da educação (+8).

12

2) Variações e tendências nacionais

Fonte: Eurobarómetro/Parlamento Europeu 75.2 * EB75.2: trabalho de campo: 13 de Abril - 2 de Maio de 2011.EB73.4: Maio de 2010.

Solidariedade e ajuda humanitária

Saúde Educação e formação

Ambiente Inclusão social das

pessoas mais desfavorecidas

Protecção dos direitos humanos

Envelhecimento activo Emprego Desporto Cultura

EB* 73.4

EB*75.2

Dif. EB 75,2 - EB 73,4

EB73.4

EB 75.2

Dif. EB 75,2 - EB 73,4

EB73.4

EB75.2

Dif. EB 75,2 - EB 73,4

EB73.4

EB75.2

Dif. EB 75,2 - EB 73,4

EB73.4

EB75.2

Dif. EB 75,2 - EB 73,4

EB 73.4

EB 75.2

Dif. EB 75,2 - EB 73,4

EB73.4

EB75.2

Dif. EB 75,2 - EB 73,4

EB73.4

EB75.2

Dif. EB 75,2 - EB 73,4

EB73.4

EB75.2

Dif. EB 75,2 - EB 73,4

EB 73.4

EB 75.2

Dif. EB 75,2 - EB 73,4

EU 27

34% 37% +3 24% 32% +8 14% 2 % +8 18% 2% +4 20% 21% +1 20% 21% +1 13% 15% +2 10% 15% +5 16% 15% -1 11% 10% -1

BE 33% 42% +9 24% 35% +11 19% 24% +5 18% 22% +4 19% 18% -1 16% 23% +7 23% 20% -3 13% 13% = 18% 21% 3 15% 13% -2

BG 32% 42% +10 12% 24% +12 8% 13% +5 16% 24% +8 26% 33% +7 23% 22% -1 13% 19% +6 14% 24% +10 6% 3% -3 4% 3% -1

CZ 44% 53% +9 24% 31% +7 9% 10% +1 24% 30% +6 24% 23% -1 24% 21% -3 16% 19% +3 13% 16% +3 15% 10% -5 9% 7% -2

DK 34% 38% +4 13% 12% -1 6% 11% +5 18% 19% +1 32% 32% = 16% 19% +3 25% 23% -2 5% 7% +2 49% 47% -2 19% 17% -2

DE 34% 36% +2 27% 33% +6 15% 21% +6 24% 32% +8 26% 22% -4 18% 19% +1 14% 13% -1 7% 10% +3 32% 32% = 16% 16% =

EE 26% 28% +2 17% 25% +8 19% 31% +12 29% 36% +7 20% 23% +3 13% 18% +5 9% 10% +1 10% 12% +2 11% 9% -2 17% 17% =

IE 11% 14% +3 15% 24% +9 16% 30% +14 8% 10% +2 12% 17% +5 12% 17% +5 19% 25% +6 12% 17% +5 24% 26% +2 9% 9% =

EL 37% 43% +6 22% 36% +14 8% 12% +4 46% 50% +4 13% 12% -1 27% 27% = 1% 2% +1 11% 9% -2 25% 26% +1 26% 24% -2

ES 54% 48% -6 18% 24% +6 11% 19% +8 16% 22% +6 28% 25% -3 29% 24% -5 7% 13% +6 11% 15% +4 4% 3% -1 8% 7% -1

FR 47% 57% +10 14% 22% +8 18% 26% +8 17% 19% +2 16% 21% +5 19% 18% -1 20% 21% +1 12% 18% +6 24% 24% = 14% 13% -1

IT 37% 40% +3 30% 32% +2 9% 13% +4 13% 17% +4 23% 26% +3 28% 27% -1 11% 12% +1 8% 11% +3 2% 3% +1 6% 7% +1

CY 68% 68% = 15% 20% +5 15% 16% +1 21% 21% = 18% 22% +4 40% 40% = 22% 15% -7 10% 13% +3 9% 12% +3 11% 11% =

LV 20% 24% +4 27% 40% +13 17% 28% +11 19% 24% +5 12% 17% +5 12% 16% +4 4% 5% +1 12% 18% +6 10% 9% -1 13% 14% +1

LT 22% 26% +4 31% 43% +12 9% 17% +8 16% 19% +3 12% 16% +4 18% 23% +5 7% 10% +3 12% 17% +5 6% 7% +1 13% 10% -3

LU 44% 49% +5 15% 24% +9 19% 24% +5 16% 19% +3 25% 22% -3 18% 20% +2 19% 20% +1 10% 20% +10 18% 16% -2 15% 12% -3

HU 32% 35% +3 26% 37% +11 10% 18% +8 25% 28% +3 24% 27% +3 22% 21% -1 4% 9% +5 10% 18% +8 9% 11% +2 10% 10% =

MT 35% 38% +3 27% 35% +8 19% 22% +3 20% 20% = 24% 21% -3 16% 19% +3 30% 32% +2 9% 13% +4 14% 9% -5 9% 10% +1

NL 28% 32% +4 44% 47% +3 18% 23% +5 11% 15% +4 24% 23% -1 15% 19% +4 24% 21% -3 4% 8% +4 35% 34% -1 17% 21% +4

AT 26% 38% +12 25% 46% +21 18% 17% -1 20% 25% +5 23% 23% = 24% 22% -2 16% 21% +5 13% 13% = 16% 17% +1 10% 10% =

PL 25% 29% +4 36% 55% +19 14% 19% +5 13% 13% = 9% 14% +5 18% 18% = 17% 23% +6 6% 11% +5 6% 4% -2 8% 9% +1

PT 45% 48% +3 29% 47% +18 8% 11% +3 5% 7% +2 22% 24% +2 17% 18% +1 17% 28% +11 7% 9% +2 3% 2% -1 4% 3% -1

RO 34% 40% +6 22% 31% +9 13% 19% +6 16% 29% +13 11% 17% +6 14% 22% +8 5% 8% +3 15% 22% +7 3% 4% +1 4% 3% -1

SI 56% 54% -2 10% 18% +8 9% 15% +6 21% 29% +8 21% 23% +2 15% 18% +3 12% 21% +9 11% 12% +1 18% 15% -3 18% 11% -7

SK 39% 50% +11 22% 30% +8 7% 10% +3 27% 34% +7 17% 19% +2 24% 23% -1 9% 13% +4 14% 15% +1 16% 14% -2 15% 12% -3

FI 27% 33% +6 24% 37% +13 9% 15% +6 21% 23% +2 31% 32% +1 27% 31% +4 13% 16% +3 14% 19% +5 24% 24% = 12% 13% +1

SE 54% 58% +4 23% 29% +6 10% 23% +13 25% 17% -8 24% 19% -5 34% 38% +4 9% 8% -1 7% 10% +3 22% 15% -7 15% 11% -4

UK 8% 9% +1 21% 28% +7 23% 39% +16 19% 20% +1 15% 17% +2 12% 15% +3 11% 8% -3 10% 22% +12 18% 13% -5 6% 7% +1

13

O reconhecimento do papel do trabalho voluntário nas áreas da solidariedade e ajuda humanitária ganhou terreno na grande maioria dos Estados-Membros, e sobretudo na Áustria (+12), Eslováquia (+11), França e Bulgária (+10). Baixou apenas em dois dos 27 Estados-Membros, Eslovénia (-2) e Espanha (-6).

A percepção da relevância do voluntariado na saúde robusteceu-se em toda a parte,

salvo na Dinamarca (-1). Há a registar aumentos especialmente pronunciados na Áustria (+21), Polónia (+19) e Portugal (+18).

A percepção da relevância do trabalho voluntário nos sectores da educação e

formação só baixou na Áustria (-1), tendo sofrido aumentos muito significativos no Reino Unido (+16), Irlanda (+14) e Suécia (+13).

14

2. Quais são os principais benefícios do trabalho voluntário?

P13 Quais dos seguintes considera serem os dois principais benefícios produzidos pelo

voluntariado na UE? (duas respostas, no máximo) 1) Média europeia

34%

25%

25%

22%

20%

18%

12%

7%

2%

1%

It allows maintaining and reinforcing social cohesion

It strengthens fundamental values of solidarity of the EU

It contributes to the self-fulfilment and to the personal development ofvolunteer workers

It facilitates acquisition of knowledge and competencies which allow a goodprofessional integration

It gives Europeans the opportunity to develop their civic participation

It plays an important role in the sustainable development and in the protectionof the environment

It plays an important role in the economy of the EU

None (SPONTANEOUS)

Other (SPONTANEOUS)

DK

Fonte: Eurobarómetro/Parlamento Europeu 75.2

Em consonância com as áreas em que os Europeus reputam relevante o papel do voluntariado, são apontados como principais benefícios do voluntariado manter e reforçar a coesão social (34%), e reforçar os valores fundamentais da solidariedade e a realização e o desenvolvimento pessoais (ambos com 25%)

15

2) Variações nacionais:

M

anté

m e

ref

orça

a c

oesã

o so

cial

Ref

orça

os

valo

res

fun

dam

enta

is d

a so

lid

arie

dad

e n

a U

E

Con

trib

ui p

ara

a re

aliz

ação

e o

d

esen

volv

imen

to p

esso

ais

dos

vo

lun

tári

os

Pro

mov

e a

aqu

isiç

ão d

e co

nh

ecim

ento

/com

pet

ênci

as q

ue

faci

lita

m o

ingr

esso

na

vid

a ac

tiva

Pro

por

cion

a ao

s eu

rop

eus

a p

ossi

bil

idad

e d

e d

esen

volv

erem

a

sua

par

tici

paç

ão c

ívic

a

Tem

um

pap

el im

por

tan

te n

a p

rom

oção

de

um

des

envo

lvim

ento

su

sten

táve

l e n

a p

rote

cção

do

amb

ien

te

Tem

um

pap

el im

por

tan

te n

a ec

onom

ia d

a U

E

Nen

hu

m (

RE

SP

OS

TA

E

SP

ON

NE

A)

Ou

tro

(RE

SP

OS

TA

E

SP

ON

NE

A)

NS

/NR

UE27 34% 25% 25% 22% 20% 18% 12% 2% 1% 7%

BE 35% 33% 38% 19% 20% 19% 15% 1% 1% 1%

BG 40% 15% 23% 24% 26% 20% 15% 1% 0% 8%

CZ 32% 30% 28% 13% 25% 24% 12% 2% 0% 3%

DK 42% 20% 52% 18% 21% 20% 8% 1% 0% 2%

DE 50% 26% 27% 19% 20% 17% 11% 2% 1% 4%

EE 25% 14% 35% 24% 22% 20% 14% 3% 0% 8%

IE 23% 24% 35% 16% 22% 13% 20% 1% 1% 13%

EL 38% 32% 22% 21% 24% 27% 10% 2% 1% 2%

ES 28% 29% 24% 16% 17% 16% 10% 3% 1% 9%

FR 41% 26% 31% 17% 21% 18% 10% 2% 1% 6%

IT 25% 34% 14% 25% 24% 22% 13% 2% 1% 5%

CY 24% 46% 29% 23% 39% 16% 15% 1% - 1%

LV 29% 11% 29% 20% 24% 16% 12% 4% 0% 8%

LT 20% 15% 22% 24% 24% 14% 18% 3% 1% 15%

LU 31% 29% 24% 25% 20% 24% 16% 2% - 3%

HU 40% 19% 21% 29% 16% 27% 16% 2% 0% 3%

MT 16% 35% 19% 15% 28% 18% 14% 1% - 16%

NL 36% 26% 41% 22% 22% 11% 12% 4% 1% 3%

AT 48% 23% 28% 23% 20% 21% 16% 3% 2% 1%

PL 27% 17% 26% 24% 19% 14% 11% 2% 0% 12%

PT 32% 33% 21% 14% 19% 9% 13% 2% 1% 7%

RO 23% 16% 18% 27% 26% 21% 14% 1% 1% 17%

SI 32% 38% 28% 17% 21% 19% 12% 2% 2% 1%

SK 37% 30% 24% 17% 25% 24% 12% 1% 1% 4%

FI 47% 30% 27% 18% 20% 30% 8% 1% 0% 2%

SE 36% 30% 29% 33% 29% 21% 4% 1% 0% 2%

UK 23% 14% 24% 32% 14% 15% 20% 5% 1% 11%

Fonte: Eurobarómetro/Parlamento Europeu 75.2

16

No que se refere aos principais benefícios do trabalho voluntário, há diferenças consideráveis de percepção de uns países para os outros. As respostas mais dadas nos diversos países foram as seguintes:

- O trabalho em regime de voluntariado mantém e reforça a coesão social foi a resposta mais dada na Alemanha (50%), Áustria (48%) e Finlândia (47%).

- Reforça os valores fundamentais da solidariedade na UE: Chipre (46%), Eslovénia (38%) e Malta (35%).

- Contribui para a realização e o desenvolvimento pessoais dos voluntários: Dinamarca (52%), Países Baixos (41%) e Bélgica (38%).

- Promove a aquisição de conhecimento/competências que facilitam o ingresso na vida activa: Suécia (33%), Reino Unido (32%) e Hungria (29%).

- Proporciona aos Europeus a possibilidade de desenvolverem a sua participação cívica: Chipre (39%), Suécia (29%) e Malta (28%).

- Tem um papel importante na promoção de um desenvolvimento sustentável e na protecção do ambiente: Finlândia (30%), Grécia e Hungria (ambas 27%), República Checa, Luxemburgo e Eslováquia (todos 24%).

- Tem um papel importante na economia da UE: Irlanda e Reino Unido (ambos 20%), Lituânia (18%), Luxemburgo, Hungria e Áustria (16%).

Pode entender-se que estas respostas, em certa medida, ilustram as preocupações dos cidadãos europeus e as áreas em que eles têm alguma expectativa de acção.

3) Variações sociodemográficas

Os inquiridos com mais anos de escolaridade são os que mais tendem a responder que o trabalho voluntário mantém e reforça a coesão social (40% no caso dos inquiridos que prosseguiram os estudos até e para lá dos 20 anos, contra 28% no grupo dos que abandonaram a escola com 15 anos ou menos).

No entanto, esse mesmo grupo (dos mais "instruídos") é o que menos tende a pensar

que o sector do voluntariado dá um contributo significativo para a economia da UE (11%, contra 13% entre os que terminaram os estudos até aos 19 anos e 14% no grupo dos que ainda estão a estudar).

17

III. EXPECTATIVAS

1. Deve o enquadramento operacional do sector do voluntariado ser definido a nível nacional ou da UE?

P12 Qual das seguintes opções prefere para definir o enquadramento e a forma de

operação do trabalho em regime de voluntariado? (Uma resposta apenas) 1) Média europeia

Uma maioria tangencial dos inquiridos opta por um enquadramento europeu para o sector do voluntariado, apesar de os Europeus continuarem a dividir-se de forma muito igual nesta questão.

47%

45%

8%

The Member States and the EU should define together the framework and the way volunteering works in an EuropeanCharter for volunteer workers

(OUR COUNTRY) should define individually the framework and the way volunteering works

DK

Fonte: Eurobarómetro/Parlamento Europeu 75.2

47% dos inquiridos apoiam a criação de uma Carta Europeia do Voluntário,

enquanto 45% consideram que cada Estado-Membro deve estabelecer o enquadramento e sistema individuais de voluntariado a aplicar no seu território.

O estudo conduzido pela Comissão Europeia - DG EAC, 2010. Voluntary Services in

the European Union1, por ocasião do Ano Europeu do Voluntariado, realça a heterogeneidade deste sector na UE e a inexistência de um enquadramento jurídico harmonizado. A regulação do trabalho voluntário é feita a diferentes níveis nos Estados-Membros, conforme segue:

1) Estados-Membros com um regime jurídico específico para o sector do

voluntariado: BE, CY, CZ, HU, IT, LV, LU, MT, PL, PT, RO, ES

1 Comissão Europeia, 2010 - DG EAC, 2010. Voluntary Services in the European Union. Relatório final. Londres: GHK (p. 110).

18

2) Estados-Membros que não dispõem de um regime jurídico específico para o sector do voluntariado e onde este é regulado por diplomas de carácter geral: AT, DK, EE, FI, FR, DE, GR, IE, LT, NL, SE, UK

3) Estados Membros onde está presentemente a ser estudada a possibilidade de

criação de um regime jurídico próprio: BG, SK e SI

2) Variações nacionais:

68%

65%

60%

58%

57%

56%

55%

55%

54%

52%

50%

50%

50%

47%

47%

47%

46%

45%

43%

41%

38%

38%

37%

34%

32%

31%

31%

15%

22%

29%

39%

39%

35%

30%

41%

40%

39%

38%

47%

47%

43%

47%

45%

42%

36%

50%

48%

57%

54%

37%

59%

60%

60%

65%

59%

84%

6%

1%

3%

8%

14%

5%

7%

10%

3%

3%

7%

6%

8%

11%

18%

5%

2%

8%

25%

4%

6%

8%

4%

10%

1%

9%

4%

10%ESCYBEELITPTSKLUBGMTHUSEFREE

UE27LTROCZPLFI

DEIESI

LVUKATNLDK

The Member States and the EU should define together the framework and the way volunteering works in an European Charter for volunteer workers

(OUR COUNTRY) should define individually the framework and the way volunteering works

DK

Fonte: Eurobarómetro/Parlamento Europeu 75.2

Os países onde a Carta Europeia do Voluntário colhe mais apoio são Espanha (68%), Chipre (65%) e Bélgica (60%). Os países em que o apoio é menor são a Dinamarca (15%), os Países Baixos e a Áustria (ambos 31%).

19

2. Que apoio suscita a criação de equipas voluntárias de salvamento em cada região?

P14 O Parlamento Europeu gostaria que os Estados-Membros, e as suas autoridades

locais e regionais, criassem equipas de salvamento voluntárias em todas as regiões para responder a situações de catástrofe e desastre naturais. Considera ou não que tal medida seria útil?

1) Média europeia

88% dos Europeus pensam que deviam ser criadas equipas voluntárias de salvamento destinadas a responder a situações de catástrofes e desastre naturais.

2) Variações nacionais:

No inquérito não foi detectada qualquer correlação directa com os países que foram

atingidos recentemente por desastres naturais.

97%

96%

96%

95%

94%

94%

94%

94%

93%

93%

92%

92%

91%

90%

90%

90%

90%

89%

89%

89%

89%

88%

88%

87%

85%

84%

81%

78%

3%

2%

3%

2%

5%

3%

4%

3%

3%

3%

4%

5%

3%

5%

4%

7%

5%

7%

7%

6%

8%

9%

5%

8%

5%

8%

7%

10%

8%

9%

11%

13%

13%

18%

21%

6%

1%

1%

1%

1%

1%

2%

1%

1%

1%

2%

1%

4%

3%

2%

2%

3%

1%

1%

CYMTELHU

SIBGEESKBEATITPTPLSELUIE

CZROESLTFI

UKUE27

LVDEFRDKNL

Total 'Utile' Ne Sait Pas Total 'Pas utile'

Fonte: Eurobarómetro/Parlamento Europeu 75.2

20

23%

38%

45%

36%

45%

44%

11%

7%

24%

2%

2%

13% 4%

2

4%

Encouraging people aged 60 andmore to stay on the working market

in order to make the nextgenerations benefit from theirknowledge and experience

Ensuring that Europeans of all agesbenefit from the same access to the

work market and to trainingpossibilities

Encouraging jobs creation for youngpeople in the area of help to theelderly and dependent people

Very efficient Fairly efficient Not very efficient Not at all efficient DK

IV. OS EUROPEUS E A SOLIDARIEDADE ENTRE GERAÇÕES

1. Que laços podem ser estabelecidos entre os idosos e os jovens?

P17 Para cada uma das seguintes medidas tendentes a reforçar a solidariedade entre

gerações (e sobretudo entre os jovens e os idosos), diga-me por favor se entende que seria ou não eficaz.

1) Média europeia

Fonte: Eurobarómetro/Parlamento Europeu 75.2

89% dos inquiridos apoiam a criação de empregos para jovens no domínio da assistência a idosos e pessoas dependentes (45% qualificam-na como "muito eficaz" e 44% como "bastante eficaz").

83% dos Europeus são de opinião que os cidadãos de todas as idades devem ter as

mesmas possibilidades de acesso ao mercado de trabalho e a oportunidades de formação (38% "muito eficaz" e 45% "bastante eficaz").

59% dos inquiridos pensam que incitar os cidadãos idosos (com idade igual ou

superior a 60 anos) a permanecerem no mercado de trabalho para transmitirem a sua experiência à geração seguinte constitui uma medida eficaz (23% "muito eficaz" e 36% "bastante eficaz").

2) Variações sociodemográficas

No que se refere a estas três propostas, as variações sociodemográficas,

particularmente as etárias, são meramente marginais.

21

Unidade de Acompanhamento da Opinião Pública. [email protected]

Jacques Nancy +32 2 284 24 85, Defourny Elise +32 2 284 11 23,

Hallaouy Said +32 2 284 60 73, Maggio Luisa +32 2 284 14 21,

Lefèvre Nathalie +32 2 284 12 26, Van de Calseyde Caroline +32 2 284 14 76.